Sei sulla pagina 1di 146

11

ESTUDO FUNCIONAL DAS MQUINAS FERRAMENTA


O principal propsito perseguido na concepo de qualquer mquina ferramenta a gerao de superfcies elementares, que limitam o volume da pea que se pretende fabricar. De uma maneira geral, as mquinas ferramenta trabalham por arranque de material sob a forma de apara. Esta operao chama-se maquinagem ou enformao. A mquina ferramenta suporta a pea a trabalhar e a ferramenta propriamente dita. Os movimentos da pea e da ferramenta so realizadas de tal forma que a sua composio permite gerar a superfcie desejada, na forma e dimenses pretendidas. As superfcies elementares resultam sempre do deslocamento de uma geratriz em relao a uma directriz qual est ligada por uma lei precisa. As mais simples so o plano e a superfcie de revoluo cilndrica.

12

TIPOS DE MQUINAS FERRAMENTA DEDUZIDAS DA GERAO DAS SUPERFCIES ELEMENTARES

Obteno do plano I - OBTENO DO PLANO POR TRANSLAO

A gerao est ilustrada na figura 178 na qual a recta geratriz G representa a aresta de corte da ferramenta e a recta directriz a direco do deslocamento da geratriz.

Fig. 178 Gerao do plano por translao

A. APLAINAMENTO 1 Por ferramenta de forma (Fig.179) Se a ferramenta tem uma aresta rectilnea G e se desloca em translao rectilnea , gera-se um plano. O movimento segundo chamado movimento de corte (Mt. C). A operao chama-se aplainamento.

Planes troits juxtaposs Fig. 179 Realizao do plano com ferramenta de forma

Pequenos planos justapostos. Fig. 180 Realizao do plano com ferramenta de gerao

2 Por ferramenta de gerao (Fig.180) Quando a superfcie apresenta uma largura demasiado grande, o esforo de corte torna-se demasiado elevado e a aresta de corte no a mais adequada. Reduz-se ento o comprimento da aresta de corte mas limita-se a ferramenta a gerar superfcies planas mais estreitas unidas umas s outras. O movimento de corte ento alternativo. O movimento transversal segundo a geratriz G intermitente e chama-se movimento de avano (Mt. A). O plano final engloba todos os pequenos planos justapostos.

13

B. BROCHAGEM (FIG181) Quando a espessura de metal a retirar demasiado elevada, a aresta da ferramenta sofre um esforo ao qual no consegue resistir. ento necessrio retirar sucessivamente vrias camadas de metal. No caso de uma superfcie relativamente estreita, podem-se evitar passagens sucessivas dispondo sobre a ferramenta vrias arestas de corte paralelas G1, G2, G3... de espessura escalonada progressivamente. Tem-se ento uma ferramenta que realiza vrias passagens numa s translao; esta ferramenta chama-se brocha, e a operao chama-se brochagem.

Fig. 181 Realizao do plano por ferramenta de forma com mltiplas arestas de corte

II - OBTENO DO PLANO POR ROTAO A gerao est ilustrada na figura 182 na qual a recta geratriz G representa a aresta de corte da ferramenta que gira em torno da directriz mantendo-se-lhe perpendicular. A. TORNEAMENTO A pea roda sobre si prpria, e a ferramenta tem deslocamento de translao. 1 Por ferramenta de forma (Fig.183) Colocando a aresta de corte rectilnea G da ferramenta perpendicularmente ao eixo da pea e se, depois de a ter deslocado paralelamente a , for imobilizada, gera-se uma coroa circular plana. O movimento de rotao da pea o movimento de corte.

Fig. 182 Gerao do plano por rotao

Fig. 183 Realizao do plano com ferramenta de forma

Fig. 184 Realizao do plano com ferramenta de gerao

14

2 Por ferramenta de gerao (Fig.184) Se se limitar a largura da aresta de corte da ferramenta, e se se deslocar a mesma segundo a geratriz G, obtm-se uma superfcie plana. O movimento transversal da ferramenta neste caso o movimento de avano. B. FRESAGEM A ferramenta roda sobre si prpria e a pea desloca-se por translao. 1 Por ferramenta de forma (Fig.185) Uma ferramenta de aplainamento que possui uma aresta de corte grande sofre um aquecimento exagerado quando levanta uma apara longa. Fazendo rodar a ferramenta, esta traar a sua passagem e soltar-se- sem ter tido tempo de aquecer. Adoptando uma ferramenta cilndrica com arestas de corte mltiplas, qual se chama fresa, obtm-se assim um plano sobre a pea que se desloca por translao segundo a directriz . O movimento de corte o da fresa e o movimento de avano o da pea. Observaes: com efeito, o plano obtido desta forma a envolvente dos planos incompletos gerados por cada dente da fresa. Este tipo de fresagem diz-se fresagem de perfil ou cilndrica.

Passe Axe de la fraise au dpart Fig. 185 Realizao do plano por rotao da ferramenta de forma: fresagem cilndrica.

Passagem Eixo de sada da fresa Fig. 186 Realizao do plano por rotao da ferramenta de gerao: fresagem de topo.

2 Por ferramenta de forma (Fig.186) A face inferior da fresa gera uma circulo e o deslocamento da pea segundo , perpendicularmente ao eixo da fresa, gera um plano. Com este procedimento fazendo passes laterais sucessivos, obtm-se a largura que se pretenda. Este tipo de fresagem denomina-se fresagem de topo. C. RECTIFICAO A fresa constituda por um pequeno nmero de arestas cortantes, enquanto que a m possui um nmero muito grande de gros cortantes muito prximos uns dos outros arrancando cada um uma apara. O trabalho da m assemelha-se ento ao da fresa, mas no entanto a superfcie apresenta menos incorreces.

15

A m tangencial plana (Fig. 187) apenas pode atingir uma pequena largura. Procede-se ento a deslocamentos laterais da pea, os quais constituem o movimento de avano como se a m fosse comparvel ferramenta simples da figura 180.

Passes latrales successives

Passagens laterais sucessivas

Meule boisseau Une seule passe Position de laxe de la meule au dpart

M tacho Uma s passagem Posio do eixo da m partida

Fig. 187 Realizao do plano por rectificao de perfil ou tangencial

Fig. 188 Realizao do plano por rectificao de topo

A m tacho que trabalha de topo (Fig. 188) permite atingir uma largura considervel mas produz uma superfcie mais imperfeita. Observao: Pode-se obter um plano por outros processos, mandrilagem por exemplo, fazendo rodar a ferramenta em frente da pea fixa (Fig. 189). Deixa-se ao cuidado do leitor a anlise, como aqui foi feita, da combinao de movimentos e interesse particular do processo, para cada novo processo que entretanto aprenda.

Pice fixe Rotation de loutil Axe plateau porte outil Translation de loutil

Pea fixa Rotao da ferramenta Eixo do prato porta ferramentas translao da ferramenta

Fig. 189 Construo de uma face plana por mandrilagem

16

Obteno de superfcies cilndricas A obteno de uma superfcie de revoluo cilndrica implica quase obrigatoriamente um movimento de rotao, seja da pea: torneamento, seja da ferramenta: furao, mandrilagem, seja da pea e da ferramenta: fresagem, rectificao. Apenas a brochagem no exige mais que uma translao. A gerao de superfcies cilndricas exteriores est representada na figura 190 na qual a geratriz G representa a aresta de corte da ferramenta e a direco a circunferncia descrita por qualquer ponto da pea em contacto com a geratriz.

Pice fixe Fig. 190 Gerao do cilindro exterior por rotao da pea

Pea fixa

Fig. 191 Gerao do cilindro interior por rotao e translao da ferramenta

A gerao de superfcies cilndricas interiores pode obter-se segundo o princpio anterior ou ento, como se indica na figura 191, por rotao da ferramenta volta da directriz e translao simultnea paralela a . A geratriz ento a circunferncia G.

I - OBTENO DO CILINDRO POR TORNEAMENTO Quando a pea a obter de forma simples, cmodo faz-la rodar sobre si mesma sem deslocamento axial. a ferramenta que ento se desloca e a operao diz-se torneamento.

Fig. 192 Realizao do cilindro por ferramenta de forma

Fig. 193 Realizao do cilindro por ferramenta de gerao

Realizam-se assim superfcies de pequeno comprimento com ferramenta de forma por penetramento radial (Fig. 192). A ferramenta de gerao (Fig. 193) desloca-se paralelamente ao eixo director .

17

Gorge Fig. 194 Realizao da superfcie cilndrica interior por ferramenta de gerao

Garganta Fig. 195 Realizao da superfcie cilndrica por ferramenta de forma

As superfcies cilndricas interiores so igualmente realizadas por ferramentas de gerao (Fig. 194) ou por ferramentas de forma (Fig.195).

II - OBTENO DO CILINDRO POR MANDRILAGEM Quando praticamente impossvel fazer rodar a pea sobre si mesma, impe-se-lhe um movimento de translao paralelo ao eixo director do cilindro a obter. A ferramenta ento fixa a um suporte que roda sobre si mesmo em torno do eixo . A operao executada na mquina chamada mandriladora. A figura 196 mostra a execuo de uma mandrilagem com recurso a um mandril e a figura 197 a execuo de uma centragem exterior (torneamento) com recurso a uma ferramenta em ngulo.

Outil (grain) Barre dalsage Plate porte Fig. 196 Realizao de uma rectificao por meio de mandril

Ferramenta (buril) Barra de mandrilar - mandril Prato porta ferramenta Fig. 197 Realizao de uma centragem numa mandriladora

18

III - OBTENO DO CILINDRO POR FURAO Por vezes mais rpido e mais cmodo obter um cilindro com recurso a uma ferramenta de gerao de vrias arestas cortantes, que com uma ferramenta de gerao simples. A ferramenta de gerao especial (broca, mandril de lminas, mandril de buril) rodando sobre si mesma e avanando simultaneamente segundo o seu eixo relativamente pea que est fixa. A operao chamada furao (Fig. 198). Esta operao s se consegue executar para dimetros relativamente reduzidos.

Pice fixe

Pea fixa

Fig. 198 Realizao da superfcie cilndrica interior por rotao e translao da ferramenta: furao

IV - OBTENO DO CILINDRO POR FRESAGEM Quando impossvel montar a pea no torno e no se dispe de uma mandriladora, pode-se realizar uma centragem por fresagem (Fig. 199). A fresa e a pea rodam sobre si mesmas sem deslocamento do seu eixo. Um cilindro interior pode obter-se da mesma maneira (Fig. 200). A fresagem um mtodo de maquinagem possvel no caso de uma superfcie cilndrica parcial que no d passagem ferramenta para uma volta completa ao contorno (Fig. 201).

Fig. 199 Realizao do cilindro por rotao combinada e ferramenta de forma: fresagem

Fig. 200 Realizao da superfcie cilndrica interior por duas rotaes combinadas e ferramenta de forma: fresagem

19

Cylindrage partiel extrieur Cylindrage partiel intrieur

Superfcie cilndrica parcial exterior Superfcie cilndrica parcial interior

Fig. 201 A forma pretendida para a pea no permite que a ferramenta execute uma rotao completa sua volta

V - OBTENO DO CILINDRO POR RECTIFICAO Para obter uma superfcie mais correcta substitui-se a ferramenta ou a fresa por uma m, e procede-se ento como para uma ferramenta de forma (Fig. 202) ou como para uma ferramenta de gerao (Fig. 203 e 204).

Pice Meule

Pea M

Fig. 202 Execuo do cilindro por duas rotaes e uma translao combinadas e ferramenta de forma: rectificao.

Pice Meule Fig. 203 Execuo do cilindro por duas rotaes e uma translao combinadas e ferramenta de gerao: rectificao.

Pea M Fig. 204 Execuo da superfcie cilndrica interior por duas rotaes e uma translao combinadas e ferramenta de gerao: rectificao.

20

VI - OBTENO DO CILINDRO POR BROCHAGEM Para conseguir uma economia considervel suprimindo a rotao da pea ou da ferramenta, d-se ferramenta (brocha) o perfil correspondente da geratriz da superfcie. Um s curso longitudinal da brocha suficiente para a obteno da superfcie (Fig. 205). Observaes: Mostrou-se neste estudo que os processos de obteno de cilindros so muito diversos e podem imaginar-se outros. a forma do problema a resolver e os dados desse problema que quando, analisados, conduzem a escolha da ferramenta e da mquina que a suporta. Para outras formas alm do plano simples e do cilindro simples: prismas, superfcies cilndricas de perfil no circular (dentes de engrenagem, canelados) superfcies cnicas, superfcies esfricas, superfcies helicoidais, a escolha da directriz e da geratriz conduzem ainda a uma mquina ferramenta de um dos tipos enumerados anteriormente. rgos auxiliares que permitam a modificao ou a sincronizao dos movimentos de base sero por vezes necessrios: prato circular, divisor universal, fuso...

Broche Pice fixe

Brocha Pea fixa

Fig. 205 Brochagem A brocha tem apenas movimento de translao

A nica funo da mquina-ferramenta definitivamente a produo dos movimentos que melhor se adaptem maquinagem a executar e forma particular da pea.

REGRAS DE CONCEPO DAS MQUINAS FERRAMENTAS


Qualquer estudo de mquina ferramenta conduzido com o objectivo de assegurar: 1 A correco geomtrica das superfcies maquinadas em conformidade com as especificaes dos desenhos que as definem; 2 A comodidade de execuo dessas superfcies do duplo ponto de vista da utilizao de mo de obra fcil de formar e do custo mnimo; 3 A manuteno das qualidades de origem, isto a limitao do desgaste e a facilidade de conservao.

21

ESTUDO DOS ELEMENTOS QUE ASSEGURAM A CORRECO GEOMTRICA DAS SUPERFCIES MAQUINADAS
Far-se- uma enumerao sucinta dos factores de correco geomtrica das superfcies maquinadas antes de se iniciar o estudo detalhado. 1 O movimento de corte e o movimento de avano so os factores essenciais da gerao terica de uma superfcie. O movimento de corte pode ser rectilneo ou circular, e o movimento de avano pode ser contnuo ou intermitente. 2 Os dispositivos porta-peas e os dispositivos porta-ferramentas tm influncia na conformidade entre a maquinagem real e a maquinagem terica. 3 Os guiamentos dos movimentos de todos os dispositivos mveis so a nica garantia de conformidade entre as trajectrias reais e as trajectrias tericas. 4 A estrutura suporta todos os dispositivos e mantm a sua posio relativa destes. Mquinas Ferramenta com Movimento de Corte Rectilneo Designam-se por mquinas de aplainar: limador, plaina, escateladora, aquelas que conferem pea ou ferramenta um movimento de corte rectilneo alternado, cujo nmero de golpes funo do comprimento do deslocamento de avano. As mquinas de brochar conferem ferramenta um movimento de corte rectilneo capaz de maquinar a pea num s curso.

I - MQUINAS DE APLAINAR Estas mquinas so concebidas com vista execuo de superfcies planas atravs da utilizao de ferramentas de gerao. O seu mecanismo dever ento assegurar: - o movimento de corte e o movimento de avano ortogonais; - movimento preciso de ajuste da profundidade de passagem; - o movimento rpido de aproximao da pea em relao ferramenta. A. LIMADOR (FIG. 206) O movimento de corte recebido pela ferramenta da parte da corredia cujo deslocamento rectilneo. O percurso de retorno da ferramenta d lugar a um tempo morto1. Reduz-se aumenta a velocidade de retorno.

Chama-se tempo morto a um tempo improdutivo.

22

O carro porta ferramenta ajustvel verticalmente com preciso, de modo a se ajustar a profundidade de passagem (penetramento). A pea suportada pela mesa, a qual se desloca transversalmente em relao corredia, de modo a obter-se o movimento de avano. Para se aproximar a pea rapidamente da ferramenta antes da regulao da passagem, permitido um movimento vertical da pea usando a corredia da mesa. De modo a evitar o atrito sob grande presso exercida pela ferramenta sobre a pea durante o percurso de retorno, a ferramenta articulada de forma que deslize sem estar em contacto com a pea.

- Coulisseau - Table - Outil - Pice - Bti - Chariot porte-outil

- Corredia - Mesa - Ferramenta - Pea - Base - Carro porta ferramenta

Fig. 206 Limador elementos funcionais constitutivos

Caractersticas Principais do Limador Gnero: de biela interior, de cremalheira ou hidrulico; Curso da corredia porta ferramentas; Movimento da mesa: horizontal e vertical; Altura mxima disponvel sob a ferramenta Velocidade de corte; Potncia do motor. B. PLAINA Quando a pea a trabalhar pesada ou de grande comprimento, necessrio coloc-la sobre uma mesa sem balano, de forma que seja cmodo desloc-la em frente da ferramenta.
Montant Traverse Banc Montante Travessa Bancada

Fig. 207 Plaina elementos funcionais constitutivos

O movimento de corte e o movimento mais rpido de retorno so transmitidos pea pela mesa, que tem sempre a mesma posio em altura. necessrio ento que os movimentos de aproximao, de avano e de regulao da passagem sejam comunicados ferramenta.

23

A regulao de profundidade da passagem obtida no carro porta ferramentas. O carro porta ferramentas desliza transversalmente na travessa comunicando o avano. A aproximao faz-se pelo deslocamento vertical da travessa (guia transversal). A plaina apresenta uma grande estabilidade e o seu trabalho muito preciso, mas mesa e a pea por ela suportada so pesadas e a sua inrcia no incio e no fim do curso criam dificuldades de funcionamento. O movimento de avano tem lugar durante o curso de retorno da pea. A ferramenta ento articulada como o limador. Caractersticas Principais de uma Plaina Gnero: de um ou dois montantes; Curso da mesa; Distncia entre montantes; Nmero de carros porta-ferramentas; Altura mxima disponvel sob a ferramenta; Velocidades de corte; Potncia do motor.

C. ESCATELADORA A execuo de ranhuras interiores no cmoda num limador uma vez que a direco da ferramenta perpendicular trajectria a realizar. A escateladora tem a ferramenta na direco da sua trajectria o que lhe permite uma passagem fcil. O movimento de corte vertical e conferido ferramenta. Em virtude do pequeno curso til, o retorno rpido no pretendido. A regulao de aproximao faz-se atravs corredia porta ferramentas e em por vezes, nas escateladoras pequenas, pela mesa porta-pea que regulvel em altura. O movimento de avano comunicado pea pela mesa que a suporta, quer seja no sentido longitudinal quer seja no sentido transversal. O outro movimento ento a regulao precisa da profundidade de passagem. A ferramenta fixa rigidamente corredia (ferramenta no articulada), o avano no pode ento ser feito antes do fim do curso de retorno, aps o ferramenta estar solta da pea.

Tte inclinable Chariot tranversale

Cabeote inclinvel Carro transversal

Fig. 208 Escateladora Elementos funcionais constitutivos

Uma mesa circular que permite fazer rodar a pea relativamente ferramenta (para execuo de ranhuras mltiplas, formas circulares) por vezes montada na mesa principal.

24

Caractersticas Principais de uma Escateladora Gnero: de bancada fixa ou de consola; Curso da corredia porta-ferramenta; Curso da mesa: longitudinal e transversal; Altura mxima disponvel sob a ferramenta; Velocidades de corte; Potncia do motor.

D. MQUINAS DE BROCHAR Estas mquinas so concebidas para execuo, numa s passagem da ferramenta, de superfcies cuja geratriz pode ser uma recta ou uma curva plana e cuja directriz uma recta. O seu mecanismo no garante ento mais do que o movimento de corte rectilneo. A ferramenta, chamada brocha, fixada na corredia porta-ferramenta, que recebe o movimento, a maior parte das vezes, por meio de um pisto hidrulico. A ferramenta com efeito muito dispendiosa e bastante frgil, e a suavidade proporcionada pelo accionamento hidrulico aproveita-a ao mximo. Durante o curso de trabalho cada dente da brocha, proeminente em relao ao anterior, arranca uma apara. No existe portanto um movimento de avano. O curso de retorno, mais rpido, faz-se aps a desmontagem da ferramenta ou da pea. A pea est imvel, fixa rigidamente mesa para a brochagem exterior, e simplesmente apoiada e louca para a brochagem interior a fim de permitir a centragem automtica sobre a brocha. Caractersticas Principais de uma Mquina de Brochar Gnero: mquina vertical ou horizontal; Dimenses mximas da brocha e da pea; Curso da brocha; Esforo de compresso ou de traco; Velocidades de corte; Potncia do motor.

Piston moteur Broche Attelage pour broche d`intrieur

Pisto motor Brocha Fixao para brocha de interiores

Fig. 209 Mquina de brochar vertical elementos constitutivos funcionais

25

Distribution d`huile sous pression

Distribuio de leo sob presso

Fig. 210 Mquina de brochar horizontal - elementos constitutivos funcionais

MQUINAS FERRAMENTA COM MOVIMENTO DE CORTE CIRCULAR CONTNUO


No torno o movimento de corte conferido pea em rotao, na furadora, na mandriladora e na fresadora o movimento de corte conferido ferramenta em rotao, e por fim na rectificadora este movimento por vezes conferido em simultneo ferramenta e pea. Neste captulo apenas vai ser tratada, para cada uma destas mquinas, a disposio mais geral dos mecanismos. O estudo de possibilidades especificas devidas a outras concepes ou utilizao de equipamentos complementares ser feita no capitulo que diz respeito ao estudo comparativo dos trabalhos executados em mquinas-ferramenta.

I - TORNOS A pea maquinada sempre de revoluo, pois a pea roda em torno do eixo da forma que se pretende obter. Um torno designado por torno paralelo quando o eixo de rotao da pea paralelo ao movimento de avano principal guiado pela bancada. designado torno vertical quando a pea suportada por um prato horizontal, portanto de eixo vertical. designado torno revlver quando possui diversas ferramentas que podem trabalhar sucessivamente ou em simultneo, com mltiplas direces dos movimentos de avano. Por fim designado torno copiador quando o movimento de avano da ferramenta comandado por uma guia que rege a forma da geratriz da pea a obter. TORNO PARALELO O movimento de corte conferido pea. O movimento de avano comunicado ferramenta pelo deslocamento dos carros que a suportam: carro inferior (ou longitudinal) paralelo ao eixo do torno, carro transversal perpendicular ao anterior, carro porta-ferramentas que pode ser paralelo, perpendicular ou ainda oblquo ao eixo.

26

Os movimentos de avano e de corte so contnuos pelo que o arranque da apara no interrompido como na plaina, e o rendimento do torno melhor. Caractersticas Principais do Torno Paralelo Gnero: de tornear, de tornear roscar; Altura dos pontos acima da bancada: H.d.P.; Distncia mxima entre pontos: L.e.P.; Velocidades de rotao da rvore, valores dos avanos; Potncia do Motor.
Mandrin -Chariot infrieur ou tranard - rvore - Carro inferior ou longitudinal

Fig. 211 Torno paralelo elementos funcionais constitutivos

II - ENGENHOS DE FURAR A forma de revoluo obtida tem o mesmo eixo que a ferramenta em rotao. O engenho de furar designado sensitivo, quando o avano da ferramenta feito manualmente, mais ou menos rapidamente conforme a sensao de segurana ou de risco experimentada. Dimetro mximo de furao: 12 mm. O engenho de furar designado de descida automtica ou de coluna, quando a capacidade da mquina (furao at 50 mm de dimetro), necessita de avano mecnico da ferramenta. O engenho de furar designado radial quando a ferramenta pode tomar, por deslocamento radial, uma posio qualquer relativamente ao fuste da mquina. Esta permite executar furaes at 100 mm de dimetro. Por fim o engenho de furar designado de brocas mltiplas quando diversas ferramentas com eixos paralelos podem trabalhar simultaneamente. O movimento de corte e de avano, ambos contnuos, so conferidos ferramenta em rotao: broca, mandris de broquear, mandris de navalhas.

- Tte support de broche - Broche - socle

- Cabeote de suporte da rvore - Veio - base

Fig. 212 Engenho de furar Sensitivo

27

A pea est imvel e a mesa que a suporta pode deslizar sobre a coluna e rodar em torno desta para facilitar a aproximao e a regulao. Caractersticas Principais de Um Engenho de Furar Gnero: sensitivo, radial, ...; Capacidade: dimetro mximo da broca; Alcance: distncia entre coluna e broca; Altura disponvel sob a rvore; Curso da rvore; Velocidades de rotao e de avano da rvore. III FRESADORA A ferramenta rotativa denominada fresa, pode trabalhar como ferramenta de gerao ou como ferramenta de forma. A fresadora pode produzir superfcies prismticas, superfcies de revoluo, superfcies helicoidais, ... consoante a natureza do movimento da pea. A fresadora denominada horizontal (fig.213) quando a rvore porta-ferramenta horizontal. denominada vertical quando a rvore vertical. A fresadora denominada universal quando a rvore por combinao de dois movimentos, pode ocupar uma posio qualquer. O movimento de corte circular contnuo, conferido fresa. O movimento de avano conferido pea pela mesa que a suporta. O movimento de regulao em altura conferido pelo deslocamento vertical da consola. Efectivamente a mesa recebe trs movimentos que podem indiferentemente ser de avano, de regulao ou de aproximao.

Bti Chariot transversal

Fixe Carro transversal

Fig. 213 Fresadora horizontal elementos funcionais constitutivos

O eixo da fresa no sofre qualquer deslocamento. Caractersticas Principais de uma Fresadora Gnero: horizontal, vertical ou universal; Tipo e nmero do cone da rvore (Morse ou americano); Dimenses da mesa; Curso da mesa, do carro transversal e da consola (automtica com retorno rpido ou no); Velocidades da rvore e de avano; Potncia do motor.

28

IV - MANDRILADORAS A mandriladora pode ser comparada a uma fresadora horizontal ou vertical consoante a direco da rvore. A mandriladora tambm semelhante furadora, pois est destinada a produzir sobretudo formas de revoluo interiores de dimenses realmente grandes. A utilizao como furadora implica a montagem na rvore de uma broca ou de um mandril; a utilizao como fresadora implica a montagem de uma fresa na rvore, ou de uma ferramenta sobre o prato de facejar. Por fim, a utilizao racional como mandriladora implica a utilizao de uma vara porta-ferramenta, ou vara de mandrilar, acoplada rvore. O movimento de corte circular contnuo, conferido ferramenta pela rvore em rotao. O movimento de avano longitudinal para trabalhos de mandrilagem e transversal para os trabalhos de facejamento. A pea suportada pela mesa, o mais frequentemente rotativa, a qual suportada por dois carros com deslocamentos ortogonais. A regulao em altura obtida pelo deslocamento vertical do cabeote e da corredia porta-luneta para mandrilagem vara.
Lunette Plateau simple ou surfacer Luneta Prato simples ou de facejar

Fig. 214 Mandriladora horizontal elementos funcionais constitutivos

Caractersticas Principais de uma Mandriladora Gnero: vertical, horizontal, de montante fixo ou mvel; Dimetro e curso axial da rvore; Curso do cabeote; Curso dos carros longitudinal e transversal; Distncia entre narizes da rvore e da luneta; Velocidades da rvore e dos avanos; Potncia do motor.

29

V - RECTIFICADORAS A obteno de superfcies bem acabadas, ou ainda de grande qualidade geomtrica e de dimenses muito precisas, no se satisfaz com a utilizao de ferramentas de corte comuns. A m, tendo em conta a apara fina que remove, permite resolver o problema, e alm disso, os gros de abrasivo sendo muito duros cortam os metais temperados inatacveis pelas ferramentas de corte correntes. A rectificadora dita cilndrica assemelha-se ao torno, com a m rotativa a substituir a ferramenta de forma ou de gerao. A rectificadora dita plana assemelha-se a uma fresadora. O movimento de corte, ainda que a pea se desloque, pode ser considerado como conferido unicamente m, cuja rotao muito rpida.

O avano conferido por: Chariot porte-meule Carro porta m - deslocamento longitudinal da pea Fig. 215 Rectificadora plana elementos funcionais constitutivos. para a rectificao cilndrica comum; - deslocamento frontal da m para rectificao em mergulho; - deslocamento lateral da pea para rectificao plana. A profundidade de passagem sempre comunicada m. Tm-se ento os trs movimentos ortogonais habituais Caractersticas Principais de uma Rectificadora Gnero: rectificadora plana ou cilndrica; Dimenses mximas da m; Capacidade: dimenses mximas admissveis das peas; Gama de velocidades da m, da pea e dos avanos; Potncia do motor.

Meule

30

Suportes de Ferramentas SUPORTES PARA FERRAMENTAS PRISMTICAS

I GENERALIDADES A ESFOROS APLICADOS FERRAMENTA O corte de metal sob aco da ferramenta impe um esforo que, para comodidade de estudo da sua aco, se vai decompor segundo trs direces ortogonais. (ver publicao Coupe ds Mtaux). As componentes obtidas so a fora de corte Fc, a fora de avano Fa e a fora de penetrao Fp, cujos valores so dados pelas seguintes relaes (fig. 216). Fc = K (Rr )c S mm2 = Fc sin C Fa = F sin C = Fc cos C Fa = F cos C onde K=3 para os aos; K=4 para o alumnio; K=4 a 5 para o os ferros fundidos; C o ngulo de direco da ferramenta.
Fig. 216 Esforos sobre a ferramenta

Admite-se que a fora F, normal aresta de corte, cujas componentes so Fa e Fp, igual ao esforo de corte Fc.

As foras aplicadas ferramenta so considerveis, nas operaes de desbaste em particular, e podem provocar deformaes inaceitveis dos apoios das peas, do suporte da ferramenta e mesmo dos rgos funcionais da mquina. Para o desbaste de uma pea em ao com R = 110 daN/mm2, profundidade de passagem P = 5 mm, avano a = 0.5 mm e ngulo de direco C = 45 , ter-se-ia: Fc = 3 110 (5 0.5) = 825 da N Fa = Fp = 825 sin 45 = 825 0.707 583 da N, visto que F = Fc = 825 da N A fora total aplicada ferramenta teria o valor de 825 2 = 1166 da N

31

B. EFEITOS DOS ESFOROS DE CORTE NA FERRAMENTA E NO SUPORTE Os efeitos dependem da forma da ferramenta, do seu modo de fixao ao suporte e da forma do prprio suporte. Este estudo, vai limitar-se ao estudo de ferramentas de torneamento montadas numa torreta de quatro faces por dois parafusos de presso (fig. 217) e sero examinados separadamente os efeitos das trs componentes do esforo recebido pela ferramenta. 1 - Efeitos da fora de corte Fc Equilbrio da ferramenta. A equao de equilbrio em relao ao eixo O em volta do qual a ferramenta tem tendncia a rodar, d: Mo Fc + Mo Ro + Mo P1 + Mo P 2 = 0 de onde Fc l < P1 l1 + P 2 l 2 para que haja estabilidade. Segue-se que a aco dos dois parafusos apertados perpendicularmente, ser tanto mais eficaz quanto menor for o balano da ferramenta. Equilbrio do suporte da ferramenta. A torreta fixa pela porca central, cuja aco P tende a rodar em torno de O1 e tem-se: Mo1 Fc + Mo1 Ro1 + Mo1 P = 0 donde a estabilidade para Fc l < P l 2 O que demonstra que a aco da porca ser tanto mais eficaz, quanto menor for l. Flexo da ferramenta. A flexo provocada pelo momento flector, devido fora Fc isto Mf = Fc l. Ao reduzir l reduzir-se- a flexo da ferramenta. 2 - Efeito da fora de avano Fa. Equilbrio da ferramenta. A fora Fa tem tendncia a fazer rodar a ferramenta em torno da aresta O2 da torreta, mas os parafusos de presso provocam a aderncia rgida da sua face inferior (desprezar-se- o efeito da face superior sobre os parafuso). Considerando que as foras de aderncia so localizadas e que o contacto em O2 no foi estabelecido, ento a ferramenta roda em torno de O4 e assim tem-se:

Vue de face Vue de dessus Tourelle 4 faces Chariot porte-outil

Vista de frente Vista de trs Torreta de 4 faces Carro porta ferramenta

Fig. 217 Efeitos dos esforos de corte sobre a ferramenta e sobre o suporte

32

Mo 4 Fa + Mo 4 (P1 f ) + Mo 4 (P 2 f ) = 0 de onde a estabilidade para Fa l '1 < P 2 f l '2 onde f o coeficiente de atrito de escorregamento. A estabilidade da ferramenta ser tanto maior, quanto menor for o balano l1 e maior for a distncia l2 entre os dois parafusos. Equilbrio do suporte da ferramenta. A torreta ter tendncia para rodar em torno do ponto O3, mas a fora de aderncia do carro estabelecer o equilbrio. Admitindo que o valor do 2 momento da fora de aderncia Pf l 2 haver estabilidade para: 3 2 Fa L < Pf l 2 ; mas L = l + l 2 donde 3 Fa l < 2 (Pf Fa ) l 2 . 3

A estabilidade da torreta ser ento tanto maior quanto maior for l2 e o balano da ferramenta for reduzido. Aumenta-se o brao da alavanca da fora de aderncia Pf, soltando a face inferior de apoio da torreta (fig. 218). Flexo da ferramenta. A flexo da ferramenta ser reduzida custa da reduo do balano l. 3 - Efeito da fora de penetrao Fp. Equilbrio da ferramenta. Tem tendncia a deslizar sob os parafusos, pelo que estabilizar para Fp < (P1 + P2)f.
Prisonnier Aperto Appui Apoio Fig. 218 Fora de aderncia e a relao do limite exterior de aperto.

Equilbrio do suporte da ferramenta. A torreta tem tendncia para rodar em torno do ponto O3. Ter-se- ento, 2 como anteriormente, estabilidade para Fp l 3 < Pf l 2 , o 3 que conduz diminuio de l3 e ao aumento de l2.

4 - Concluso Algumas regras sobressaem do estudo precedente: - Diminuir o balano da ferramenta ao mximo, para aumentar a sua estabilidade e reduzir a sua flexo; - Afastar o mais possvel os pontos de apoio da ferramenta, fixando-os se necessrio, aliviando o apoio intermdio (fig.219); - Aplicar s torretas pivotantes um assento to grande quanto possvel, e fixar os seus apoios no exterior (fig. 218) - Tendo os esforos de avano e de penetrao a tendncia para fazer rodar a torreta em sentidos inversos, o ideal seria colocar a ferramenta de tal maneira que a normal projeco da aresta cortante passasse pelo eixo da torreta (fig. 220).

33

Vis Dgagement si ncessaire

Parafuso Alvio se necessrio

Tourelle

Torreta

Fig. 219 O alvio localiza a fixao da ferramenta, aumentando a estabilidade.

Fig. 220 A resultante R de Fa e de Fp passa pelo eixo da torreta; o seu momento ento nulo.

C ORIENTAO DO CORPO DA FERRAMENTA RELATIVAMENTE PEA. Para que a ferramenta trabalhe em boas condies, basta respeitar o valor do ngulo de sada e o ngulo efectivo de corte . 1 Na direco do movimento de corte Pode ento colocar-se a ferramenta conforme as trs posies da figura 221. - Em 1, a afiao da ferramenta far-se- ao mesmo tempo sobre as faces de ataque ou de sada ou apenas sobre uma delas; - Em 2, a afiao da ferramenta far-se- sobre a face de sada; - Em 3 a afiao da ferramenta far-se- sobre a face de ataque.

Pice

Pea

Vis de serrage Lame Porte-outil

Parafuso de aperto Navalha Porta ferramenta

Fig.221 Orientaes possveis da ferramenta. Os ngulos a e so conservados.

Fig.222 Porta ferramenta para a lmina que assegura a orientao 1.

A ferramenta 1 geralmente fixa barra. Pode porm obter-se sob a forma de lmina e mont-la num porta ferramentas auxiliar (fig. 222).

34

Clavette tangentielle Porte-outil Grain

Cavilha tangencial Porta-ferramenta Buril

Grain ou lame profil constant Porte-outil assurant une trajectoire lastique dgageante

Buril ou navalha de perfil constante Porta-ferramenta que assegura uma trajectria elstica libertadora

Fig. 223 Porta-ferramentas auxiliares para buris ou navalhas que asseguram as posies 2 e 3 da Fig. 221

A ferramenta 2 um simples buril montado sobre um porta-ferramenta auxiliar (fig. 223). A ferramenta 3 pode ser um buril uma pastilha ou uma navalha perfilada, montada igualmente sobre um porta-ferramenta auxiliar (fig.223). As ferramentas de perfil constante so obrigatoriamente do tipo 3. 2 - Na direco do movimento de avano, necessrio conservar na ferramenta o ngulo de obliquidade do perfil que a ferramenta tinha, pela sua afiao, o que implica: - A possibilidade de uma regulao da orientao (fig. 224-1) ou - A existncia de um batente lateral assegurando uma orientao invarivel (fig. 224-2)

Guide-bute Plan de base Rglage

Guia batente Plano de base Regulao

Fig. 224 Orientao da ferramenta em relao ao sentido de avano.

35

D ELEMENTOS FUNCIONAIS DO PORTA FERRAMENTA. Decorrem do duplo papel do suporte, fixar a ferramenta rigidamente e conferir-lhe uma posio correcta. - Os pontos de apoio da ferramenta sero geometricamente correctos ou livres para os localizar. - O dispositivo de aperto da ferramenta, no destruir no decurso do seu manuseamento, a regulao prvia. - A regulao da ferramenta em altura e em direco, ser possvel sem necessidade de adicionar um dispositivo complexo. - A utilizao do suporte dever trazer sempre uma simplificao e uma economia de tempo s operaes de montagem, de regulao e de desmontagem da ferramenta. - A seco do porta-ferramenta auxiliar ser suficiente para evitar qualquer flexo, ou no caso de uma flexibilidade desejada (fig. 223-3) a trajectria tender a libert-la. II TIPOS DE SUPORTES PARA FERRAMENTAS PRISMTICAS A SUPORTE COM CABEA DE AMARRAO. A ferramenta fixa por um s parafuso, que a fixa pela face inferior sobre o assento do suporte. 1 - Para mquinas de aplainar (fig. 225).

Battant articul Support borne Orientation de loutil en direction

Batente articulado Suporte de amarrao Orientao da direco da ferramenta

Chariot Cale porte sphrique

Carro Calo de porte esfrico

Fig. 225 Suporte de ferramenta com cabea de amarrao para limador

Fig. 226 Suporte de ferramenta com cabea de amarrao para torno

Para o aplainamento no necessrio um dispositivo de regulao em altura, mas apenas um dispositivo de regulao de direco. O suporte com cabea de amarrao, montado ele prprio sobre o batente articulado, simples e serve perfeitamente.

36

2 - Para tornos paralelos (fig. 226). A necessidade de colocar o bico da ferramenta altura do eixo da pea, obriga a prever um dispositivo de regulao. A ferramenta colocada sobre um calo de apoio esfrico que permite basculamento. Mas uma diferena muito grande de altura, resultante de uma variao grande de espessura do corpo da ferramenta, provoca uma modificao dos ngulos de sada (a > a) e de inclinao efectiva de corte (- < ), de modo que a ferramenta corta mal. A regulao da direco obtida, em caso de necessidade, por rotao do suporte em torno do seu eixo. Este suporte adequado apenas para os tornos, em que no haja necessidade de mudar de ferramenta com frequncia. Caso contrrio ser necessrio que a cada recolocao se regule, a altura, a direco e a profundidade da passagem, o que seria inaceitvel. Assim abandonou-se este sistema de suporte para ferramenta nica em favor de torretas porta ferramentas. B TORRETAS PORTA FERRAMENTAS. Uma torreta geralmente de forma prismtica, e cada uma das suas faces comporta uma ferramenta. A pivotagem da torreta em torno do seu eixo central, permite a colocao em servio sucessivo cada ferramenta. necessrio que a ferramenta que vem ocupar a posio de trabalho, encontre com preciso a sua regulao inicial. Esta condio impe uma fixao independente para cada uma das ferramentas da torreta e um sistema de referncia absoluto.

Tourelle Chariot Outil Bonhomme

Torreta Carro Ferramenta Testemunha

Chariot porte-outil Centrage de la tourelle Vue de dessous Vue de dessus

Carro porta-ferramenta Centragem da torreta Vista debaixo Vista de cima

Fig. 227 Torreta simples de quatro faces

37

1 - Torretas de comando manual. As torretas de comando manual tm geralmente quatro faces e equipam tornos paralelos. a Torreta simples (fig. 227) centrada pelo apoio cilndrico do seu piv e o ajuste da direco obtido por batente de uma testemunha de mola contra a parede lateral de um entalhe em rampa do carro. Se bem que o aperto da porca de bloqueio se faa segundo o sentido do batente, o posicionamento nunca ser preciso, tanto mais que o apoio de centramento ganha rapidamente folga. b Torreta melhorada Citam-se de seguida dois dispositivos que permitem um posicionamento muito preciso e muito rgido da torreta, e asseguram o posicionamento e a desmontagem muito rpidas e sem desregulao das ferramentas. Torreta Abb Cayre (fig. 228) O principio ponto-trao-ponto de Lord Kelvin (ver fig14 Mtrologie) aplicado para dar torreta uma posio fiel e estvel. O carro comporta trs ps fixos de topo esfrico. A torreta apresenta sempre, nas quatro posies possveis que pode tomar: uma cavidade tronco-cnica 1 na face do p 1, ligao ponto-ponto; uma ranhura em v 2, alinhada com a cavidade, na face do p 2, ligao ponto-trao; uma superfcie plana na face do p 3, ligao ponto-plano.

Chariot Tourelle Pied Axe Filet Ensemble

Carro Torreta P Eixo filetado Conjunto

Vue de dessous Vue de dessus Rainure en v Cavit tronconique Pieds bouts sphriques

Vista de baixo Vista de cima Ranhura em v Cavidade tronco-cnica Ps de topo esfrico

Fig. 228 Torreta porta-ferramenta Abe Cayre

38

crou Porca d e parafuso Tourelle Torre Cne de centrage Cone de centragem Bille ressort Esfera de mola Bague de retenue de lcrou la tourelle 4 plots solidaires du cne de centrage Fig. 229 Torreta Cazeneuve

Vue de dessus Vista de cima Ensemble Conjunto Chariot porte-outil Carro porta ferramenta Plot de la tourelle Ligao da torreta Casquilho de reteno da porca torreta 4 pinos solidrios com o cone de centragem

Daqui resulta que as bases 1 e 2 asseguram ao mesmo tempo a centragem de posio e a estabilidade de rotao da torreta. O bloqueio feito pelo eixo central filetado. Torreta Cazeneuve (fig. 229) A centragem e a estabilidade so obtidas por um apoio cnico de grande dimetro. O desaperto da porca descola a torreta do cone suportado pelo carro e o novo posicionamento aproximado assegurado axialmente pela fixao cilndrica com folga que prolonga a base do cone da torreta, e em rotao pela a esfera de ressalto que se imobiliza numa das quatro ranhuras da haste central. Simultaneamente o bisel do pino da torreta entra em contacto com o bisel de um dos quatro pinos do cone de centragem. O bloqueio da porca, acentuando o contacto entre as ligaes, obriga os dois cones a tomar sempre a mesma posio. Esta torreta de manuseamento rpido, cmodo e preciso. Torreta em blocos porta ferramenta amovveis (fig. 230) interessante, quando as sucessivas operaes a executar sem desmontar a pea, necessitam de mais de quatro ferramentas dispor de porta-ferramenta amovveis, que conservem fielmente a regulao inicial das ferramentas.

39

Cada ferramenta montada num bloco amovvel, que toma uma posio inaltervel em altura, graas ao batente sobre que se apoia o parafuso de regulao, e em direco graas aos contactos das faces de referncia FR da guia em cauda de andorinha.

Bloc porte-outil Bloco porta ferramenta Vue de droite Vista da direita Tourelle porte-outil Torreta porta ferramenta Vue de dessus Vista de cima Brides dappui des blocs Parafusos de apoio dos blocos Ensemble Conjunto Vis de rglage en hauteur Parafuso de regulao em altura Bute de rglage en hauteur Batente de regulao em altura Vis de serrage de bride Parafuso de aperto do freio Tenon et rainure pour rglage en direction Entalhe e ranhura para regulao em direco Fig. 230 Torretas preparadas para receber dois blocos porta ferramenta amovveis (tipo Ernault)

2 - Torretas de comando mecnico. Nos tornos automticos, semi-automticos ou revlveres, cada operao necessita da colocao em servio de uma ferramenta particular e por vezes, vrias ferramentas, a trabalhar em simultneo. Procura-se reduzir ao mximo a interveno do operador, comandando automaticamente e mecanicamente, a sada da ferramenta que terminou a sua passagem e o posicionamento de outra ferramenta.

40

Axe de la broche Eixo da rvore Chariot Carro Retour Retorno Dtail des tampons tangents Axe de rotation de la tourelle Queue doutil ou de porte-outil crou de serrage des tampons tangents

Tampons Excntrico Tourelle Torreta Rage porte-outil bins ------------? Detalhes dos excntricos tangentes Eixo de rotao da torreta Cauda da ferramenta ou porta-ferramenta Porca de aperto dos excntricos tangenciais

Fig. 231 Esquema de princpio de uma torreta de comando mecnico.

A torreta de seis faces de um torno revlver, representada esquematicamente na figura 231, roda de um sexto de volta a cada curso de retorno do carro e vai-se fixar automaticamente sem que haja bloqueio nem desbloqueio a accionar.

Broche porte-outil Vis de rglage pour profondeur de passe

Suporte porta-ferramenta Parafuso de regulao de profundidade de passagem

Logement pour outil ou porte-outil cylindrique

Alojamento para ferramenta ou porta ferramenta cilndrico

Fig. 232 Suporte porta-ferramenta regulvel por parafuso de passo fino (tipo Herbert)

Fig. 233 Porta-ferramenta combinado (tipo Herbert)

41

Cada apoio executado numa face da torreta, pode receber uma ferramenta, uma broca, um mandril, uma vara de broquear, um porta-ferramenta (fig.232) de haste cilndrica bloqueada por excntricos tangenciais. Alm disso cada face comporta um furo de centragem e furos de fixao para porta-ferramentas combinado (fig. 233). A figura 234 mostra a aplicao simultnea de uma ferramenta de torneamento e de uma ferramenta de broquear, graas montagem de um porta ferramentas combinado.
Tampons tangents Tourelle Excntricos tangenciais Torreta

Fig. 234 Porta ferramentas combinado com uma ferramenta de torneamento e de rectificao.

SUPORTES PARA FERRAMENTAS DE CORPO DE REVOLUO I. - GENERALIDADES A. ESFOROS APLICADOS FERRAMENTA 1 Caso de broca (fig. 235). Cada aresta da broca talha uma apara e o esforo que lhe aplicado pode ser decomposto em Fc, fora de corte, Fp, fora de penetrao radial e Fa, fora de avano axial. (ver a obra Coupe des mtaux). As foras Fp equilibram-se. A broca est bem afiada se cada aresta corta com o mesma fora uma mesma apara. Caso contrrio, o equilbrio necessita de um esforo radial e o desvio da broca provoca um aumento do dimetro do furo aberto. As foras Fa somam-se e a sua resultante R a fora de avano suportada pela broca. As foras Fc formam um binrio cujo momento d M = Fc , sendo d o dimetro da broca. Este binrio 2 provoca a toro da broca, acentuada progressivamente pela frico das aparas que deslizam em direco sada do furo, por vezes at ruptura. Na mandriladora, a ferramenta com guiamento no ponto, as navalhas trabalham nas mesmas condies.
Fig. 235 Esforos na broca

42

2 Caso da fresa (fig. 236). A fora de corte Fc d lugar a um binrio de momento D M = Fc , sendo D o dimetro da fresa, e a um esforo lateral sobre o eixo igual a Fc. 2 (transferncia de Fc para o centro O). A fora radial F, que pode ser decomposta em Fp e Fa aplica-se em O. Definitivamente a fresa e o seu suporte so sujeitos a uma toro D proveniente do binrio Fc e a 2 uma flexo proveniente da aco de R, resultante de Fc e de F, aplicada no eixo. A toro praticamente no ter efeito, mas a flexo provocar uma imperfeio da superfcie fresada quando a rvore porta-fresas for comprida ou estiver em balano ou quando a profundidade de passagem no for constante (as foras sero Fig. 236 Esforos sobre uma fresa trabalhando em sentido ento variveis). contrrio ao avano (fresagem em oposio) B. ELEMENTOS FUNCIONAIS DO PORTA-FERRAMENTAS O porta-ferramentas propriamente dito a rvore da mquina, mas por vezes necessrio colocar entre a ferramenta e a rvore um porta-ferramentas conveniente. A rvore e o porta-ferramentas devero: - Assegurar a centragem perfeita da ferramenta, por aperto concntrico no caso de uma haste cilndrica, ou por acoplamento cnico; - Transmitir ferramenta o binrio necessrio ao corte, seja por aderncia, seja por cavilha, espigo, dente... - Resistir flexo devida ao corte, se for o caso; - Permitir uma montagem e uma desmontagem rpidas.

Broche Tenon Lumire Clavette chasse-cne Foret queue conique

rvore Espiga Janela Cavilha de extraco do cone Broca de haste cnica.

Fig. 237 Montagem de uma broca e o seu sistema de extraco

43

C. FERRAMENTAS DE CORPO CNICO O cone assegura uma centragem perfeita. Se tiver uma conicidade reduzida, inferior a 8% aproximadamente, tem uma aderncia grande que dispensa enchavetamento, mas a extraco difcil. Se a conicidade for grande, superior a 20% aproximadamente, a aderncia muito fraca e necessrio o enchavetamento, mas a extraco da ferramenta fcil.
Vista inferior do nariz da rvore

Tige de rappel Broche Fraise crou dextraction de loutil

Tirante de fixao rvore Fresa Porca de extraco da ferramenta

4 trous tarauds Arbre porte-fraise Broche Tenons de fraise Cne American Standard Tenons de larbre Vis de retenue

4 furos roscados rvore porta fresas rvore entalhe da fresa Cone Americano Standard Espigas da rvore Parafuso de fixao

Fig. 238 Montagem de uma fresa com cabo cnico e seu sistema de extraco.

Fig. 239 rvore porta-fresas de cone Americano Standard para fresas de furo rectificado e de espiga.

1 Corpos de pequena conicidade o caso do cone Morse cuja conicidade 5.2% aproximadamente e do cone Brown et Scharpe (BS) cuja conicidade 4.17% aproximadamente. Para evitar o escorregamento devido a mau aperto (sujidade, leo, recuo provocado por choques) junta-se ao cone uma cavilha sobre a qual ficar apoiado a cunha de extraco (fig. 237) ou um veio roscado e uma porca de extraco. (fig. 238).

44

2 Corpos com grande conicidade o caso do cone Standard cuja conicidade de 29.2%.

Broche Corps du porte-outil auxiliaire crou de serrage de la pince Queue de loutil Cne Morse de la broche Cne dentranement Roulement billes Vis de pression sur le mors Guide des mors Serrage de loutil Cne de serrage main 3 mors Fig. 240 Pina para ferramentas de cabo cilndrico.

rvore Corpo do porta-ferramentas auxiliar Porca de aperto das pinas Cabo da ferramenta Cone Morse da rvore Cone de engate Rolamento de esferas Parafuso de aperto dos mordentes Guia dos mordentes Aperto da ferramenta Cone de aperto manual 3 mordentes Fig. 241 Bucha de aperto concntrico

O engate pode ser assegurado por um tirante de fixao mas, mais frequentemente, efectivado por espigas encastradas no nariz da rvore e na ferramenta (fig. 239) o que no dispensa o tirante ou parafuso de fixao para assegurar a suspenso da ferramenta (fig. 242). D. FERRAMENTAS DE CORPO CILNDRICO As rvores das mquinas-ferramenta esto sempre preparadas para engate cnico. necessrio ento interpor entre a rvore e a ferramenta um porta-ferramentas auxiliar de aperto concntrico, seja por pina expansvel (fig. 240) que permite apenas uma pequena variao do dimetro, seja por bucha concntrica (fig. 241) menos rgida mas com mais possibilidades.

45

E. FERRAMENTAS SEM CORPO E FERRAMENTAS DE CUBO Algumas fresas esto providas de um furo rectificado e apresentam alojamento para espigas. So ento montadas sobre uma rvore de cabo cnico como mostra a figura 239. Quando possuem um furo roscado, so montadas sobre uma rvore roscada mas necessrio que o sentido de corte acentue o bloqueio da ferramenta. Nas fresas de grande dimetro, o prato, ou disco, comporta mltiplas ferramentas amovveis, fixadas directamente no nariz da rvore por 4 parafusos de fixao do prato parafusos de ligao (fig.242). A rvore centragem obtm-se por furo Entalhe cilndrico e engate por espiga.
Prato porta ferramentas Ferramentas amovveis

4 vis de fixation du plateau Broche Tenon Plateau porte-outils Outils amovibles

Fig. 242 Montagem por unio directa de um prato com fresas

F. FERRAMENTAS DE BURIL Os buris so fixados sobre um porta-ferramentas rotativo auxiliar (vara de mandrilar por exemplo, fig.243) que se monta ele prprio no cone (rectificado) da rvore e a mantido por um tirante de fixao como na figura 238.

Grain vu de gauche Grain rond Barre porte-outil Broche Mplat pour lorientation du grain

Buril visto da esquerda Buril cilndrico Vara porta ferramentas rvore Facejamento para orientao do buril

Fig. 243 - Buril montado num porta ferramentas rotativo

Os buris cilndricos apresentam um facejamento contra o qual oposta se apoia o parafuso de fixao ou a cavilha tangencial a fim de assegurar a orientao do buril.

46

Os suportes de peas I. GENERALIDADES Foi visto que a ferramenta em trabalho sofre da parte da pea em curso de maquinagem um esforo importante que se decompe segundo as trs direces ortogonais correspondentes aos movimentos de corte, de avano e de penetrao. Obrigatoriamente, a pea sofre a reaco da ferramenta e, se o seu peso no for suficiente, a maior parte das vezes, para que ela conserve uma posio relativa invarivel, necessrio lig-la rigidamente mquina ferramenta que a suporta. Esta ligao obrigar frequentemente a colocar um suporte intermedirio entre a pea e o apoio da mquina.

A. POSICIONAMENTO DA PEA Os movimentos de corte e de avano determinante, como o tem-se visto, a directriz e a geratriz da superfcie produzida pela ferramenta. Isto sempre, em relao a estes dois movimentos principais que colocarem-se a pea. Mas, a trajectria resultante no materializada no espao, recorreremos s partes mveis essenciais da mquina: mesa, rvore, guias pertencentes s bancadas e estrutura, que constituem de parte da sua construo superfcies de referncia perfeitamente paralelas s direces dos movimentos. O problema do posicionamento da pea comportar obrigatoriamente a escolha acerca desta mesma pea de uma ou vrias superfcies de referncia SR o suporte da pea estabelecer a conjugao material destas superfcies com as superfcies de referncia prprias da mquina.

Outil Table support de pice

Ferramenta Mesa suporte da pea

Cales pice

Calos Pea

Fig. 244 A superfcie P a obter paralela a PR que assenta sobre T

Fig. 245 Ao tornar PR paralela a T por interposio de calos, obter-se P paralela PR

47

Supondo que se pretende executar na pea um plano P paralelo a uma face referncia plana PR (fig. 224) colocar-se- directamente sobre a mesa T da mquina. Se o plano a executar P (fig. 245) tiver de ser paralelo a PR, deve colocar-se previamente este ltimo paralelamente mesa T por interposio de calos de espessura conveniente. Enfim se o plano a executar P ocupar, relativamente superfcie de referncia da pea PR uma posio qualquer definida geometricamente, colocar-se- entre a pea e a mesa T um suporte capaz de dar a P uma posio paralela mesa T (fig. 246).

Pice Fig.246 Utilizando um suporte especial Su, obter-se- P paralelo a T que a posio pretendida relativamente a PR.

Pea

Fig. 247 As reaces da ferramenta provocam o deslocamento ou a deformao da pea.

B. FIXAO DA PEA As reaces da ferramenta sobre a pea Rc, Ra e Rp podem provocar o seu deslocamento ou a sua deformao (fig. 247). Ser necessrio ento equilibrar as reaces Rc e Ra, isto colocar apoios contra as superfcies AB e AC. Mas, no inicio e no fim do curso principalmente, a ferramenta poder levantar a pea da mesa e a superfcie obtida ser incorrecta. Ser ento necessrio prender a pea mesa para a impedir de ser levantada. Alm disso, a reaco Rp tende a fazer flectir a pea a meio. Ento dispe-se sob a parte flexvel um dispositivo de apoio. Em definitivo, a pea e o seu suporte sero fixos na mesa da mquina de modo que as reaces devidas ao corte sejam largamente equilibradas e que nenhuma deformao se manifeste da parte do sistema de bloqueio e da parte da ferramenta. C. ELEMENTOS FUNCIONAIS DO SUPORTE DA PEA Resulta do estudo geral que se fez que qualquer suporte de peas comportar: - Uma superfcie de referncia em contacto com a da mquina; - Um dispositivo de alinhamento em relao aos movimentos da mquina; - Um dispositivo de fixao mquina; - Superfcies de referncia sobre as quais as superfcies da pea sero apoiadas; - Um dispositivo de bloqueio da pea ao suporte.

48

Quando o movimento de corte conferido ferramenta, a pea geralmente suportada na mesa da mquina e, pelo contrrio, quando o movimento de corte conferido pea, ela suportada geralmente pela rvore da mquina. Esta observao conduz a estudar separadamente as mesas e os seus rgos anexos, e depois as rvores e seu equipamento. SUPORTES DE PEAS DE SUPERFCIES DE REFERNCIA PLANAS Tratar-se-o neste captulo os casos em que a mesa plana da mquina, directamente ou por intermdio de um porta-peas auxiliar, serve de referncia. I. MONTAGEM DIRECTA NA MESA Esta montagem sobretudo reservado s peas cuja superfcie grande comparativamente s dimenses da mesa. A. A SUPERFCIE DO SUPORTE PLANA A pea apresenta uma superfcie plana, que foi previamente maquinada, suficientemente grande para servir de plano de referncia. ento fixada sobre mesa (fig. 248) e o sistema de bloqueio comporta batentes no topo e batentes laterais, fixos ou regulveis, freios, grampos. (Ver a publicao Coupe des Mtaux)

Ablocage par clame. Pice Ablocage par bride Butes latrales Bute en bout

Bloqueio por grampo Pea Bloqueio por freio Batentes laterais Batentes de topo

Table de la machine Fausse-table Rgles dappui fixes Languette

Mesa da mquina Falsa-mesa Rguas de suporte fixas Chaveta

Fig. 248 Alinhamento por batentes e bloqueio directo por freios e grampos.

Fig. 249 Guias de suporte e falsa-mesa. Os planos T, T e T so paralelos entre si.

49

Para evitar a intromisso de aparas entre a pea e a mesa, e ao mesmo tempo, a influncia de defeitos macrogeomtricos, podem-se dispor rguas de suporte intermdias (fig. 249). Mas necessrio colocar-se ento freios alinhados com os calos. Quando est prevista a desmontagem da pea em curso de maquinagem e necessrio que retome a mesma posio, til utilizar-se uma falsa-mesa, ou mesa de montagem, em forma de placa que comporta ranhuras em T e duas chavetas de centragem alinhadas sem folga nas ranhuras da mesa da mquina (fig. 249)2. B A SUPERFCIE DE SUPORTE NO PLANA o caso de faces em bruto ou de faces cuja extenso muito pequena para servir de plano de referncia. Em geral, o calamento da pea feito tendo em conta um traado prvio ou repartindo o excesso de metal (fig. 250). Utilizando trs calos regulveis, determina-se um assentamento perfeito mas necessrio suprimir os riscos de flexo entre os apoios, provocados pela reaco vertical da ferramenta e pelo peso da pea, dispondo calos de.

Trac Cales rglables

Traado Calos regulveis

Touche Tampons tangents Ressort dappui corps

Apalpador Cavilhas tangenciais Mola de apoio Corpo

Fig. 250 O suporte de uma pea em bruto necessita de calos regulveis, por vezes de calos de apoio.

Fig. 251 Borno automtico.

Os bornos de suporte (fig. 251) so muito cmodos porque a mola assegura o contacto perfeito do apalpador e da pea e porque o sistema de aperto por cavilha tangencial no provoca qualquer variao de altura. II. MONTAGEM INDIRECTA NA MESA Esta montagem impe-se quando a pea no se apresenta sob uma forma que permita um bloqueio directa ou quando deve tomar uma orientao suficientemente complexa em relao s direces dos movimentos da mesa e da ferramenta.

Esta prtica interessante nas oficinas das escolas tcnicas, porque a presena dos alunos no contnua.

50

O dispositivo que serve de suporte intermdio entre a pea e a mesa pode ser de uso corrente: prensa, esquadro, cubo, v, rgua de senos, prato magntico, prato circular, aparelho divisor. Quando criado e reservado para uma maquinagem particular, designa-se por montagem de maquinagem. Ser consagrado um captulo especial ao estudo das montagens de maquinagem. A. OS PRENSAS DE FIXAO Os prensas de fixao aceitam peas de dimenses bastante reduzidas e possuem o seu prprio sistema de bloqueio. A pea apertada imobilizada pela sua aderncia contra os mordentes da prensa cujas superfcies planas constituem os planos de referncia perpendiculares mesa. A superfcie superior da corredia o plano de referncia paralelo mesa (fig. 252).

Pice Cale Glissire

Pea Calo Corredia

Mors fixe Mors mobile

Mordente fixo Mordente mvel

Fig. 252 As foras de aderncia das superfcies A e B so respectivamente F = N. f. Opem-se s reaces Rc e Rp e ao seu momento em relao ao ponto de apoio O.

Graduation en degrs Languette de positionnement Fig. 253 Prensa de base giratria

Graduao em graus Chaveta de posicionamento

O calo, por vezes necessrio e interposto entre a pea e a corredia do mordente mvel, assegura o posicionamento horizontal, e alm disso, aumenta a estabilidade da pea. Com efeito, necessrio equilibrar o momento da resultante R de Ra e de Rp e a presena da aresta de apoio O favorvel ao equilbrio, por aumento do brao da alavanca das foras de aderncia. Com efeito, sem o calo, a rotao da pea poderia fazer-se em volta do seu centro de apoio lateral, C.

51

1 Prensa de base giratria (fig. 253) A base fixada mesa da mquina por cavilhas e as chavetas de ajustamento asseguram-lhe um posicionamento sempre idntico. A base graduada permite, por rotao da prensa em volta de um eixo vertical, dar pea a orientao desejada.

Vis pas contraires Axe de rotation du berceau Berceau Base tournante Socle

Fuso de passos opostos Eixo de rotao do semicrculo Semicrculo Base giratria Apoio

Fig. 254 Prensa universal. Os eixos rectangulares x e y do aos mordentes uma orientao qualquer.

2 Prensa universal (fig. 254) No cmodo, com a prensa precedente, dar pea uma posio angular em relao ao plano horizontal. Adiciona-se-lhe para este fim um semicilindro que pode pivotar em torno de um eixo horizontal. Assim, a pea apertada entre os mordentes, pode tomar todas as posies do espao desejadas. B. ESQUADROS E CUBOS Quando se pretende facejar uma pea numa superfcie perpendicular superfcie de referncia previamente maquinada, no geralmente prtico fixar esta pea sobre a mesa da mquina. Utiliza-se ento um esquadro (fig. 255) ou um cubo (ou dado) contra o qual se apoia o plano de referncia. Os esquadros podem apresentar um ngulo diferente de 90 se a orientao da superfcie a maquinar o exigir.
Cube querre Cale de soutien Cubo Esquadro Calo de suporte

Fig. 255 Montagem sobre esquadro

52

C. Vs Para as peas de seco circular, a posio rigorosa do eixo obtida por bloqueio sobre dois vs e por esquadro limitador de curso (fig. 256). O v circular, ou apoio cnico (fig. 257) assegura a centragem da base da pea enquanto a altura centrada por apoio sobre um v simples suportado por um esquadro.

V simple V circulaire Fig. 256 Bloqueio sobre dois vs simples. Um batente de topo regulvel assegura a posio axial da pea

V simples V circular

Fig. 257 V circular e V simples para orientao da pea normal mesa

D. PRATO MAGNTICO O aperto da pea no sempre possvel, seja pelo risco de a deformar, seja pela forma da superfcie a maquinar no se prestar colocao do dispositivo de bloqueio. Pode ento prender-se a pea (metais ferrosos) contra um prato cuja superfcie de referncia susceptvel de exercer sobre ela uma atraco magntica equivalente ao aperto. O prprio prato magntico fixo sobre a mesa ou sobre um suporte auxiliar por aperto (fig. 258). Este procedimento correntemente utilizado na rectificao, na maquinagem e na soldadura devido facilidade de colocao e de manuteno dos elementos a justapor.

Plateau magntique Galet solidaire de la table mobile Cales talons de rglage

Prato magntico Cilindro solidrio mesa mvel Calos padro de regulao

Fig. 258 Mesa de senos e prato magntico acoplado mesa de senos.

53

E. MESA DE SENOS A prensa universal no apresenta a preciso requerida para assegurar pea uma posio angular muito exacta em relao mesa da mquina. A rgua de senos, graas a um calamento preciso previamente calculado substitui a prensa. muitas vezes equipada com um prato magntico. 1 Rgua de senos simples (fig. 258) A mesa mvel articulada a um eixo paralelo base do apoio da mesa da mquina. A distncia d entre os eixos do cilindro do apoio e da articulao conhecida. Deduz-se a espessura e do calo pela relao E = d sin .

2 Mesa de senos universal As duas mesas sobrepostas so mveis cada uma em torno de um eixo prprio e os dois eixos so ortogonais. Pode-se ento dar face superior uma posio qualquer no espao.
Cales talons de rglage x e y so ortogonais Calos padro de regulao x e y so ortogonais

Fig. 259 Rgua de senos universal

F. Prato circular (fig. 260) Quando se deseja dar pea um movimento de rotao lento (movimento de avano) em relao ao seu eixo, quer ele seja completo ou parcial, utiliza-se um prato que roda em torno de um eixo vertical. O prato giratrio universal quando articulado sobre dois eixos ortogonais maneira da rgua de senos universal.

Plateau tournant Commande automatique

Prato giratrio Comando automtico

Fig. 260 Prato circular manual ou de comando mecnico

G. APARELHO DIVISOR O prato circular no cmodo para o posicionamento de peas de fixao cilndrica. Utiliza-se para este efeito o aparelho divisor equipado com uma bucha de trs mordentes de aperto autocentrante (ver fig. 276) ou com dois pontos (ver fig. 266) que recebem directamente a pea.

54

O divisor semi-universal quando pode girar em torno de um eixo vertical. universal quando pode girar em torno de dois eixos ortogonais, um vertical, outro horizontal.

Pice Mandrin 3 mors Poigne de commande de la rotation du mandrin Plateau trous

Pea Bucha de trs mordentes Punho de comando da rotao da bucha Prato de furos

Fig. 261 Aparelho de diviso equipado com uma bucha de 3 mordentes

Observao: As modalidades particulares de emprego de aparelhos cujo interesse e princpios acabam de ser assinalados sero estudadas em detalhe no captulo Trabalhos executados pelas mquinas-ferramenta.

SUPORTES DE PEAS COM SUPERFCIES DE REFERNCIA DE REVOLUO


Quando a pea est animada de movimento de rotao que ao mesmo tempo o movimento de corte, arrastada pela rvore da mquina. A pea sempre apertada por um suporte auxiliar apoiado directamente na rvore.

I. RVORES PORTA-PEAS A. Esforos sobre a rvore Analise-se a pea em curso de torneamento representada na fig.262. A ferramenta reage segundo a reaco de corte Rc, a reaco de avano Ra e a reaco de penetrao Rp.

55

Considere-se agora, a rvore suportada nas chumaceiras (fig.263) e transfira-se para O a fora Ra e a fora R resultante de Rc e Rp. Constata-se que: - O binrio produzido por Ra e Ra1 (que so iguais) provoca a flexo da rvore e as reaces RA1 e RB1 nas chumaceiras; - A fora Ra2 = RA provoca o deslocamento axial da rvore; - O binrio produzido por R e R1 (que so Fig. 262 Esforos sobre a pea e sobre a rvore. iguais) ope-se rotao da rvore; - A fora R2 (igual a R) provoca a flexo da rvore e as reaces RA2 e RB2 nas chumaceiras. Ser necessrio equilibrar a fora axial atravs de uma flange e um batente, transmitir o binrio motor, equilibrar os momentos flectores pelos apoios das chumaceiras, evitando tanto quanto possvel a deformao da rvore. O clculo e a discusso dos resultados levam ao aumento de L permitindo assim maior estabilidade ao conjunto, diminuindo l1 e l2 dentro dos limites permitidos pelo atravancamento da pea.

Fig. 263 Equilbrio da rvore.

56

B. Elementos funcionais da rvore So inicialmente aqueles que se acabaram de definir e que so destinados a manter a rvore em posio invarivel: chumaceira anterior, chumaceira posterior e flange. A rvore que serve de suporte pea, deve possuir um dispositivo de arrasto por rotao e superfcies de referncia para o posicionamento do porta-peas auxiliar. o nariz da rvore que acumula essas duas funes. A rvore oca para permitir a passagem de um varo para torneamento, dito cilndrico e tem na parte anterior um cone Morse rectificado que pode receber um ponto de centragem.

Fig. 264 Esquema de um veio. Salienta as superfcies de referncia do nariz.

C. Forma do nariz da rvore O nariz 1 apresenta um suporte cilndrico e um roscado que permite uma folga diametral que provoca uma centragem defeituosa.

Fig. 265 Diferentes narizes de veios de torneamentos.

Os narizes 2 e 3 asseguram uma centragem correcta e, para alm disso, um aperto enrgico devido ao cone. A cavilha ou os parafusos pontiagudos impedem qualquer deslocamento por inrcia no caso de inverso do sentido ou de paragem brusca da rvore.

57

II. MONTAGEM DAS PEAS A forma do porta-peas auxiliar que se fixa na rvore depende das superfcies de contacto da pea e tambm da operao a executar. Para as formas de peas mais correntes, possvel conceber suportes que se adaptem sem dificuldade que sero estudadas ao longo deste pargrafo. A. Montagem entre pontos Procura-se materializar directamente o eixo da rvore fixando no seu nariz um ponto (fig.266), dito ponto vivo, cuja extremidade livre se apresenta sob a forma de cone a 60. Igualmente, o cabeote mvel do torno ou da rectificadora comporta no seu interior um outro ponto, dito contraponto.

Fig. 266 Montagem entre pontos. A pea montada entre pontos por dois centros ou pontos.

Como o ponto vivo roda com a rvore, enquanto que o contra-ponto est fixo, a pea roda sobre este com atrito. Evita-se o aquecimento e o desgaste da centragem do contra-ponto devido ao atrito utilizando um contra-ponto rotativo (fig.267). O eixo dos dois pontos materializa o eixo geomtrico da rvore e a pea apoia-se sobre os dois pontos. 1. A pea apertada pela sua superfcie exterior Um prato de arrasto montado no nariz e movimenta a pea empurrando o apoio que possui (fig.266).

58

Fig. 267 Contra-ponto rotativo.

A montagem e a desmontagem do arrasto so demoradas e a utilizao de um prato de aperto automtico evita esse tipo de manobras (fig.268). Quando a pea oca, pode utilizar-se, com o mesmo objectivo, um ponto piramidal, cujas arestas asseguram o arrasto. Esta disposio permite ainda tornar acessvel ferramenta a toda a superfcie exterior da pea. Para trabalhos de preciso, rectificao por exemplo, evita-se a excentricidade que poderia derivar da rvore ou do ponto vivo tornando-os fixos. a polia que suporta ento o prato de arrasto (fig.270). Quando a pea montada entre pontos longa (L>10D, em geral3), a reaco R (fig.263) provoca uma flexo que tem por efeito aumentar o dimetro da pea na sua zona mdia. ento necessrio equilibrar R atravs de um apoio que se desloca Fig. 268 Montagem entre pontos com auxlio de um prato de fecho acompanhando a ferramenta: a automtico luneta de acompanhamento, na qual, as teclas se ope ao deslocamento R (fig. 271 e 272).

Ver Organization Industrielle, Tome II por A. Castell, Abaque 1, fig. 78

59

2. A pea mantida pela sua superfcie interior O ponto piramidal j citado (fig.269) apoia-se na superfcie interior da pea mas essa disposio nem sempre assegura a concentricidade desejada. prefervel montar a pea antecipadamente alinhada sobre uma bucha munida de pontos de centragem.

Fig. 269 O ponto piramidal suprime o arrastador e o prato porta-arrastador

Fig. 270 Nariz de rvore de rectificadora.

Fig. 271 Luneta de acompanhamento montada.

Fig. 272 Montagem entre pontos com luneta seguidora

60

a. Mandril rectificado ordinrio (fig. 273) uma rvore temperada e rectificada com uma conicidade de 0,025 aproximadamente na qual se fora maceta ou prensa a introduo da pea a maquinar para assegurar o aperto. Este dispositivo no assegura uma centragem correcta da pea (conjunto cone e cilindro) e deteriora a sua rectificao. b. Mandril rectificado expansvel Sobre uma rvore cnica montado um casquilho perfeitamente cilndrico exteriormente, mas cujo encabadouro cnico. Este comporta seis rasgos longitudinais que permitem a sua dilatao graas presso da porca de aperto. O bloqueio obtido por aco de uma porca oposta precedente.
Fig. 273 Montagem em mandril rectificado.

c. Encabadouro Um mandril rectificado corrente no convm para a montagem de peas longas. Utilizam-se ento, mandris muito curtos ajustados com aperto ou com apoios cnicos em cada extremidade da pea, chamados encabadouros. B. Montagem do mandril com aperto concntrico
Fig. 274 Mandril expansvel com bloqueio e desbloqueio por porca.

A montagem entre pontos, usa dois apoios pea, o que estorva o acesso da ferramenta extremidade que suporta o arrastador. Alm disso, a penetrao da pea no ponto vivo no constante, o que origina variaes de posio no comprimento de uma unidade para a seguinte.

Fig. 275 Aperto interior com encabadouro.

61

Fig. 276 Bucha de trs mordentes de aperto autocentrante e sua montagem em falso prato.

Se a zona de contacto est em bruto, o aperto faz-se com mordentes temperados, ditos mordentes duros, que marcam a pea e no asseguram uma centragem perfeita. Se a zona foi previamente maquinada, os mordentes no so temperados, chamam-se mordentes macios e so torneados em funo das peas a apertar, o que garante um alinhamento correcto e anula os riscos de se notarem as marcas de aperto.

Fig. 277 Aperto interior com montagem em bucha de trs mordentes.

Fig. 278 Montagem em bucha e contra-ponto.

1. Montagem de peas curtas A pea montada em balano (consola) na bucha e apertada pelo exterior (fig.276) ou pelo interior, desde que tal seja possvel (fig. 278), o que facilita o acesso s superfcies a maquinar 1-2-3 e 4 por exemplo. Dizem-se neste caso, que trabalhamos em balano.

62

2. Montagem de peas longas necessrio estabelecer neste caso um segundo apoio, quer seja com o contra-ponto (fig. 278), ou com os apalpadores da luneta fixa (fig. 279 e 280) para evitar a flexo da pea. Os apoios da luneta devem possuir boas qualidades geomtricas e de atrito e receber uma lubrificao adequada. C. Montagem com pina A montagem de peas de pequena dimenso destinadas a ser sangradas ou reapertadas para operaes complementares, executada dificilmente em bucha autocentrante. Torna-se ento interessante a utilizao de uma montagem com pina (fig. 281).

Fig. 279 Luneta fixa.

Fig. 280 Montagem com bucha e luneta fixa

Fig. 281 Aperto exterior por montagem com pina.

63

A pina montada directamente no nariz da rvore e a aco da fora F provocada pelo aperto roscado da manga de aperto, obriga-a a fechar-se sobre a pea e a ajustar-se ao cone. A abertura faz-se automaticamente no desaperto, graas elasticidade da pina devida aos trs rasgos longitudinais. Observao importante! A coaxilidade pea/rvore apenas assegurada quando o dimetro da pea corresponde ao dimetro da pina. A fig. 282 mostra que um dimetro da pea reduzido ou elevado, originam uma deformao da pina que destri o alinhamento da pea com a rvore.

Fig. 282 Deformao das pinas.

Fig. 283 Prato perfurado com pea montada.

Fig. 283. Garra de mola montada em prato

D. Montagem em prato As peas que apresentam uma face plana de dimenses de muito grande extenso, no podem ser montadas entre pontos nem em bucha de aperto autocentrante. Apertam-se, ento, pela sua face plana num prato de furos (fig. 283) ou num esquadro ligado ao prato (fig. 285). O bloqueio faz-se pelos meios habituais: grampo freio e parafuso (fig. 283 e 385) ou por garras de mola (fig. 284).

64

Fig. 285 Montagem com esquadro.

No caso de montagem sobre esquadro, necessrio equilibrar o prato para evitar as deformaes da rvore originadas pela fora centrfuga (fig. 285).

65

GUIAMENTO DE MOVIMENTOS
Generalidades: J se viu que a trajectria da ferramenta em relao pea maquinada resulta da combinao de um movimento de corte e de um movimento de avano. Para que a superfcie obtida responda perfeitamente definio fornecida pelo desenho da pea h que garantir que os guiamentos do movimento sejam geometricamente e que mantenham a sua correco. Por conseguinte, qualquer guiamento de movimento compreender: - um dispositivo de guiamento que garanta os deslocamentos sem folga, porque as folgas provoca vibraes, rudos mecnicos e incorreces geomtricas; - rgos de correco das folgas que permitam neutralizar o desgaste; - rgos de lubrificao destinados a retardar o desgaste. Assim estudar-se- separadamente o guiamento do movimento rectilneo e o guiamento do movimento circular. GUIAMENTO DO MOVIMENTO RECTILNEO O rgo guiado chamado corredia e apresenta-se sob a forma de uma mesa de suporte da pea, ou de uma corredia que suporta a ferramenta ou de um carro de suporte da pea ou da ferramenta. O rgo que guia chamado guia. A guia e a corredia constituem uma montagem mvel caracterstica do movimento rectilneo. I- CONDIES DE ESTABILIDADE DO GUIAMENTO Estudo do equilbrio Considere-se uma pea em curso de maquinagem assente sobre uma mesa guiada por uma dupla guia e suponha-se a ferramenta em aco no ponto A da mesa. Os esforos que lhe so aplicados so: Rc, Ra, Rp reaces de corte da ferramenta, P peso da mesa e p peso da pea.

Pice Table Banc

Pea Mesa Barramento

Fig. 286 Esforos aplicados mesa de uma mquina-ferramenta

66

A fora longitudinal Rc equilibrada pelo esforo do motor aplicado mesa. A fora transversal Ra equilibrada pelos apoios laterais das guias e a aco vertical (Rp+P+p) compensada pelos apoios horizontais. A ferramenta praticamente nunca est situada no centro do guiamento e s foras anteriormente estabelecidas em O somam-se os momentos que tendem a fazer rodar o sistema em torno dos eixos Ox, Oy e Oz1. A rotao em torno de Ox empurra o carro contra a face horizontal de uma das duas guias e tende a provocar um basculamento transversal. A rotao em torno do eixo Oy empurra o carro para a frente ou para trs sobre as faces horizontais das duas guias e tende a provocar um basculamento longitudinal. Por fim a rotao em torno de Oz provoca o contacto entre as extremidades A e A ou B e B das guias e corredias (fig. 287).

Table

Carro Fig. 288- A estabilidade assegurada quando R ou R passam entre as guias.

Fig. 287- A rotao em torno do eixo Oz provoca a localizao dos apoios em A e A ou em B e B.

Durante a passagem do carro em frente da ferramenta, o momento que provoca esta rotao pode variar ou mesmo mudar de sentido o que se traduz num desalinhamento em relao s guias devido folga lateral das corredias.

Coulisseau Glissire

Corredia Guia

A aco vertical (Rp+P+p) e a aco transversal Ra traduzem-se numa resultante R (fig. 288) ou R quando a ferramenta trabalha no sentido oposto. Se a linha de aco da resultante estiver situada entre as duas guias, a estabilidade do apoio do carro est teoricamente assegurada.

Fig. 289- A variao angular tanto mais pequena quanto maior for a relao L/l.

Remete-se o leitor para o curso de mecnica e chama-se a ateno que o efeito de uma fora relativamente a um ponto se reduz a uma fora de equilbrio aplicada nesse ponto e a um momento.

67

II- ELIMINAO DE DESALINHAMENTOS O desalinhamento da corredia em relao guia inaceitvel. Assim necessrio reduzir sempre que possvel a folga lateral. 1 Influncia da largura da guia Considere-se uma corredia de comprimento L com uma folga j em relao guia de largura l. A figura 289 mostra que a variao angular da direco do eixo da corredia est na razo L . H ento interesse em dar corredia um comprimento o menor inversa da relao l possvel. 2 Influncia da forma da guia A guia rectangular (fig. 288) deixa subsistir sempre uma folga no guiamento. Para a eliminar totalmente necessrio adoptar uma forma prismtica para as faces dos apoios em v (fig.290), mas difcil obter um ajustamento perfeito das duas guias. III- ELIMINAO DOS BASCULAMENTOS. APOIOS COMPLEMENTARES. O estudo precedente conduz adopo de um guiamento estreito em v aliado a uma superfcie plana muito afastada do v (fig. 291).
Glissires en v Table Banc Guias em v Carro Barramento

Fig. 290- As guias em v eliminam o desalinhamento do carro

Este dispositivo apenas conferir segurana suficiente quando o peso do carro e da pea for grande, quer dizer quando a fora R for quase vertical. Esta condio no geralmente preenchida a no ser na plaina. Na maior parte dos casos ser necessrio acrescentar superfcies de apoio complementares destinadas a impedir o basculamento transversal ou longitudinal (fig. 294) e, devido presena destas superfcies o guiamento em v s ser conservado quando a direco da resultante R for quase invarivel (fig. 299).

Fig. 291- Guiamento teoricamente correcto. R ou R esto nas posies limites

68

A. Guias prismticas triangulares ditas de cauda de andorinha (fig.292) Conforme a forma da corredia, as posies relativas das faces de apoio iro variar sem que o princpio de guiamento seja modificado, embora a posio b confira o mximo de estabilidade.

Jeu fonctionnel Fig. 292- Tipos de guias prismticas triangulares

Folga funcional

A folga de guiamento provoca em simultneo um deslocamento vertical v e um deslocamento h da corredia (fig. 293-1). B. Guiamento prismtico rectangular (fig. 294) A melhor forma aquela que d um guiamento o mais estreito possvel com os apoios laterais o mais afastados possvel, o que ocorre na forma c.
Fig. 293 Em 1 as folgas so dependentes, em 2 as folgas so independentes.

As folgas lateral e vertical so independentes uma da outra (fig. 293-2), o que justifica a utilizao cada vez mais frequente das guias rectangulares.

Surfaces dappui complmentaires Jeu fonctionnel

Superfcies de apoio complementares Folga funcional

Fig. 294 Tipos de guiamentos prismticos rectangulares

C. Guiamento prismtico com rolamentos O atrito entre as superfcies de apoio mveis a causa principal de desgaste. Ao substituir o escorregamento pelo rolamento, garante-se assim um funcionamento mais suave e ao mesmo tempo uma maior preciso de guiamento. As fig. 295 e 296 so exemplos dessas aplicaes.

69

Fig. 295 Tipos de guiamentos montados inteiramente sobre rolamentos de agulhas

Fig. 296 Tipos de guiamentos com rolamentos e guias

IV- ELIMINAO DO EFEITO DE GAVETA(ENCRAVAMENTO) A posio em consola da ferramenta em relao ao eixo da guia, ou do fuso em relao ao eixo de guiamento do carro, provoca um desvio lateral j assinalado. Os contactos localizados nos extremos da guia (fig.297) so sede de foras de atrito importantes que se opem ao deslocamento da corredia. Estas podem mesmo, em certos casos, revelar-se mais fortes que a aco motriz longitudinal de que resultam. Existe assim um efeito de gaveta ou encravamento que impossibilita o deslocamento do carro.

Effort moteur Axe du guide Vis de commande Chariot

Esforo motor Eixo de guiamento Fuso de accionamento Carro

Vis

Fuso

Fig. 297 Existe encravamento quando as foras F1 e F2 ultrapassam o esforo motor.

Fig. 298 Guiamento estreito centrado sobre o parafuso

O fenmeno do encravamento combatido pela adopo de guias estreitas em relao ao seu comprimento, pela coincidncia do eixo da guia com o fuso de manobra do carro (fig. 298) e, sempre que possvel com a aco de corte. V- JUSTIFICAO DA FORMA DA BANCADA DE UM TORNO No caso mais geral, a ferramenta do torno recebe da parte da pea o esforo R cuja direco sensivelmente invarivel. Ser ento necessrio contrapor a R uma superfcie de apoio normal sua direco o que tender a empurrar o carro contra a bancada: ser a superfcie Sa (fig. 299-a). A superfcie horizontal Sa e a superfcie inclinada Sa impediro o escorregamento para baixo. As superfcies complementares opor-se-o a qualquer basculamento imprevisto.

70

A forma antiga (fig. 299-b) no oferece nenhuma superfcie de apoio sensivelmente normal resultante R, o que provocava uma grande incerteza de guiamento em funo da folga de funcionamento obrigatria.

Pice Tranard Forme moderne Forme ancienne

Pea Bancada/Carro Forma moderna Forma antiga

Fig. 299 Forma moderna e forma antiga de uma bancada de torno

VI- ELIMINAO DAS FOLGAS DEVIDAS AO DESGASTE O desgaste dos rgos que atritam inevitvel e deve-se admitir que todas as montagens de elementos mveis que tenham superfcies de apoio complementares no conservam por muito tempo as suas qualidades de origem. Para mais, obter montagens praticamente sem folga supe uma grande preciso de fabricao, injustificvel se o mnima desgaste ir destruir essa preciso. Ser necessrio acrescentar montagem uma pea de posio regulvel relativamente s faces principais de apoio: so chamadas calos de correco de folgas. A fig. 300 mostra o papel do calo numa montagem em cauda de andorinha e a conjugao de um calo lateral com calos de altura numa montagem ortogonal. Note-se que a folga funcional da cauda de andorinha (ver fig. 292 e 300) mostrada em A se tornar perfeitamente intil e que se podia aumentar a extenso das superfcies de contacto eliminando-a totalmente, se bem que os construtores no o faam.

Cale lie glissire Contre-glissire Jeu

Calo ligado guia Contra-guia Folga

Fig. 300 Papel dos calos de eliminao da folga

A. CALOS DE REGULAO DE FOLGA O dispositivo contm o calo propriamente dito, os rgos de regulao e os rgos de fixao.

71

Cale paralllpipdique Cale trapzodale bloque Cale trapzodal

Calo paralelepipdico Calo trapezoidal bloqueado Calo trapezoidal

Fig. 301 Tipos de calos de limitao da folga para guias em cauda-de-andorinha

A figura 301 mostra os tipos mais usuais adoptados para as guias em forma de cauda de andorinha. A soluo 2 a que d maior rigidez na montagem. O calo oblquo (fig. 302) e o calo de taco (fig. 303) eliminam totalmente a folga e deste modo proporcionam a mxima satisfao.

Coupe x Cale de rglage Vis de rglage

Corte x Calo de regulao Parafuso de regulao

Coupe y crous de rglage Contre-glissire

Corte y Porcas de regulao Contra-guia

Fig. 302 Calo oblquo de regulao para guia em cauda-de-andorinha

Fig. 303 - Calo de taco para guia em t.

72

1 Escolha do calo Para deslocamentos lentos sob aco de pequenos esforos, pode-se satisfazer com um dos tipos 1 ou 3 da fig. 301, mas, caso contrrio, o encalque dos apoios dos fusos ocasiona rapidamente um deslocamento do calo. Ser necessrio adoptar o calo oblquo (fig. 302 ou 303) ou calos bloqueados. 2 Colocao do calo A fig. 304-1 um exemplo de um calo de regulao mal posicionado. Com efeito, o sentido da aco de corte R mostra que calo ser comprimido contra a bancada em A e que, por conseguinte, a falta de manuteno de rigidez ser causa de um mau guiamento. Pelo contrrio a disposio 2 ser mais lgica pois o esforo principal no afecta o calo.

Face arrire Face avant Vis de rglage Cale de rglage Mauvais Bon

Face posterior Face anterior Parafuso de regulao Calo de regulao Mau Bom

Fig. 304 Disposio do calo de regulao de folga do carro de um torno: (1)- Calo mal colocado (2)- Calo bem colocado

A fig. 305 mostra a adaptao de contra-guias e de um calo inclinado a um torno moderno. Estes rgos so libertos de qualquer esforo importante. Por vezes a formao da folga oposta posio lgica do calo. Isto acontece com a mesa do limador representado na fig. 306. O desgaste apresenta-se na face posterior Sr da travessa e importa compens-la sem demora por regulao do calo inclinado. Mais frequentemente corrige-se a falta de rigidez do guiamento adicionando um reforo de apoio e uma guia suplementar ajustvel em altura (fig. 307). 3 Eficcia do ajustamento da folga O deslizamento dos carros ou das bancadas das mquinas-ferramentas e o desgaste resultante so geralmente localizados, o que indica que as guias j no so nem rectilneas nem planas. Qualquer regulao da folga torna-se ento perfeitamente ilusria sem uma rectificao prvia das superfcies das guias e dos prprios calos.

73

B. CALOS DE BLOQUEAMENTO A bancada no frequentemente mvel para permitir uma regulao prvia da posio relativa enter a pea e a ferramenta (mesa da fresadora, carro porta-ferramentas do limador...). No seria lgico tolerar uma folga que provocasse a desregulao, e o calo de regulao ento reforada com um calo de bloqueio totalmente independente. A fig. 308 apresenta duas disposies adoptadas correntemente nas fresadoras.

Contre-glissires

Contra-guias

Glissire rglable en hauter Bquille

Guia regulvel em altura Suporte

Fig. 305 Boa disposio de um calo de regulao de um carro de um torno

Fig. 307 O suporte com guia suprime a consola do carro

Pice Cale pente talon Face arrire Face avant Cale paralllpipdique Traverse fixe Vis de rglage Cale de rglage Table

Pea Calo de inclinao de taco Face posterior Face anterior Calo paralelepipdico Barramento Parafuso de regulao Calo de regulao Mesa

Fig. 306 Disposio imposta pela regulao frequente de uma mesa de limador

74

GUIAMENTO DO MOVIMENTO CIRCULAR


A rvore da mquina que suporta a ferramenta ou a pea, guiada em de rotao e por vezes tambm em translao por chumaceiras de apoio. A qualidade do guiamento ser tanto melhor quanto menores forem as folgas axial e radial. Ser necessrio ento: - Colocar as chumaceiras o mais afastadas possvel para se ter o mnimo de deslocamento radial. - Eliminar as folgas atravs de uma regulao dos apoios. - Libertar a rvore de todas as solicitaes de flexo que no sejam provocadas pelos esforos de maquinagem.

Cale de blocage Cale de rglage Console

Calo de blocagem Calo de regulao Consola

Fig. 308 Calos de bloqueio de uma consola de fresadora

I-ESTUDO DO GUIAMENTO DE UMA RVORE DE UM TORNO Estudou-se anteriormente (fig. 263) o equilbrio de uma rvore de torno e viu-se que as reaces da ferramenta sobre a pea so equilibradas pelas reaces nos apoios. Estas foras no se orientam sempre da mesma maneira pois dependem da posio da ferramenta em trabalho. Resulta daqui que os deslocamentos devidos incorreco do guiamento e deformao da rvore por flexo podem provocar variaes desordenadas das formas e das dimenses obtidas no decorrer da maquinagem. -se ento conduzido, como no guiamento em translao, a adoptar suportes que no tolerem qualquer deslocamento radial ou axial da rvore. O apoio anterior, est sujeito maior parte do esforo, e ser praticamente o nico sobre que incidir este estudo. Est munido de um dispositivo de regulao da folga radial que assegura uma perfeita concentricidade e de um dispositivo de regulao da folga axial que actua nos dois sentidos.

Palier arrire Palier avant Broche Bute arrire Collet Pice Poulie gorges Outil

Apoio posterior Apoio anterior rvore Batente posterior Anel Pea Polia de rasgos Ferramenta

Fig. 309 Guiamento esquemtico de uma rvore de torno

A este respeito, o batente anterior formado pelo anel da rvore e o batente posterior regulvel sero ambos aplicados sobre o apoio anterior para evitar as variaes provocadas pelas

75

dilataes da rvore (fig. 309). As montagens antigas que apresentam um batente antes do apoio anterior e um batente atrs do apoio posterior so ilgicas e ineficazes. A necessidade de transmitir o binrio do motor rvore por aco de correias ou engrenagens pode provocar uma flexo complementar significativa. necessrio ento libertar a rvore de todo o esforo motriz tangencial localizado, montando a polia ou a roda dentada sobre uma rvore oca, apoiada em chumaceiras intermdio que a deixam passar livremente pelo seu furo central (fig. 314, pg. 78). II. PRINCIPAIS TIPOS DE CHUMACEIRAS A. CHUMACEIRAS POLIDA A chumaceira polida caracteriza-se pelo deslizamento da rvore no seu apoio. muito rgida mas o aquecimento devido potncia dissipada por atrito provoca a sua deteriorao muito rpida e deformaes devido s dilataes. 1 Chumaceira polida cilndrica (fig. 310) A chumaceira de configurao interior cilndrica e exterior cnica. Um rasgo longitudinal completo e outros parciais permitem o seu reaperto ligeiro sob a aco longitudinal de duas porcas de afinao da folga radial, montadas em oposio. Um empanque de fibra inserido no rasgo completo evita a localizao da deformao da chumaceira. A afinao da folga axial obtm-se por aco de uma porca de traco da rvore travada em seguida por uma contra-porca. Quando a rvore se deva deslocar axialmente (caso da rvore de uma mandriladora por exemplo) as anilhas dos batentes e suas porcas de regulao deixam de figurar na montagem.
Broche Coussinet Lame de fibre crou de rglage du jeu radial/axial Corps de palier Collet de broche Bague de bute avant/arrire rvore Chumaceira Lamina de fibra Porca de afinao da folga radial/axial Corpo do apoio Gola da rvore Anilha do batente dianteiro/traseiro

Fig. 310 Chumaceira polida anterior de interior cilndrico para rvore de torno

Fig. 311 Chumaceira polida de interior cnico

2 Chumaceira polida de interior cnico (fig. 311) O duplo apoio cnico, de conicidade reduzida para eliminar a folga radial e de grande conicidade para servir de batente e impedir o aperto da precedente), teoricamente perfeito mas a sua realizao difcil j que os dois cones s apoiam simultaneamente depois de um ajuste pea a pea muito delicado. Esta disposio geralmente reservada para velocidades de rotao reduzidas e esforos significativos.

76

B. CHUMACEIRAS DE ROLAMENTO A utilizao de ferramentas para trabalhar a velocidades de corte muito elevadas originam velocidades de rotao que os apoios de chumaceira no podem suportar. necessrio ento substituir o escorregamento pelo rolamento, para reduzir o aquecimento e adoptar rolamentos de esferas ou de rolos de qualidade excepcional. 1 Montagem no regulvel. Os rolamentos de esferas e os rolamentos axiais de esferas montados como se indica no esquema da rvore da furadora (fig. 312) no permitem a regulao da folga radial. Uma vez que se manifeste um desgaste anormal, necessrio substitui-los. 2 Montagem regulvel. Quando os esforos radiais so considerveis, os rolamentos de esferas do lugar a rolamentos de rolos cnicos que suportam cargas mais elevadas e se prestam facilmente a regulao da folga radial e da folga axial ao mesmo tempo (fig. 313).

Arbre cannel Bute suprieure/infrieure Roulement double range de billes Bti Crmaillre Lumire Broche

rvore canelada Batente superior/inferior Rolamento de esferas duplo Corpo Cremalheira Janela rvore

Bute AR/AV Nez de broche

Batente posterior/anterior Nariz da rvore

Fig. 312 rvore de furadora montada sobre rolamentos de esferas

Fig. 313 Apoio de rolamentos de rolos cnicos

77

3 Montagem de uma rvore de um torno (fig. 314, pg. 78). A chumaceira anterior possui um rolamento duplo de rolos cnicos que serve de suporte e de batente. A chumaceira posterior constituda apenas por um rolamento de rolos cilndricos. A polia de accionamento montada sobre uma rvore oca suportada por duas chumaceiras intermdias com o objectivo de libertar a rvore de todo o esforo de flexo complementar. Observaes: Os rolamentos no conservam a sua preciso, a menos que sejam protegidos do exterior por juntas ou deflectores que impeam a introduo de poeiras ou lquidos. Uma circulao de leo contribui para a proteco mas preciso evitar ento as perdas ou as projeces com gargantas ou anilhas retentoras (fig. 314). Os rolamentos so muito mais barulhentos que as chumaceiras devido s vibraes que lhes so caractersticas. De referir ainda que as sobrecargas, comparveis a choques, devidas inrcia no arranque ou no decorrer de travagens bruscas, provocam a apario de fissuras sobre as pistas de rolamento e nas esferas ou rolos. A reproduo peridica das deformaes provenientes destas facetas d origem ao rudo mecnico. C. CHUMACEIRAS LUBRIFICADAS As chumaceiras no lubrificadas e os rolamentos so imperfeitos quando a maquinagem requer uma preciso muito elevada ou um acabamento superficial excelente. Os apoios lubrificados, de criao relativamente recente, satisfazem na perfeio. A rvore est praticamente em equilbrio num fludo onde as cargas radiais so invariveis. A chumaceira (fig. 315) possui dois sulcos nas extremidades A1 e A2 nos quais desembocam os canais longitudinais C1 C2 C3 C4. As cmaras B1 B2 B3 B4 esto ligadas a um caudal de leo sob presso constante que chega atravs dos orifcios de entrada E1 E2 E3 E4 e se escapa pelos espaos e1 e2 e3 e4 entre a rvore e cada separador de canal longitudinal.

Broche Chambres Canaux Huile sous pression Fig. 315 Esquema do apoio lubrificado Grard

rvore Cmaras Canais leo sob presso

78

Palier arrire/avant/intermdiaires Broche Guide de la broche Canaux de circulation dhuile Bague garde-graisse Support de roue du harnais Polie de commande Guides de larbre porte- polie de commande Pignon de commande de linverseur Pignon de commande du harnais Cannelures de la broche Guides et butes de la broche

Chumaceira posterior/anterior/intermdios rvore Guia da rvore Canais de circulao do leo Anilha retentora de leo Suporte da roda do arns Polia mandante Guias da rvore porta-polia mandante Pinho de comando do inversor Pinho de comando do arns Caneluras da rvore Guias e batentes da rvore

Fig. 314 Montagem de uma rvore de torno moderno (torno Cazeneuve). O trem est engrenado na posio de accionamento pelo arns.

79

Se a rvore se aproxima de um separador sob a aco de uma fora exterior, produz-se um estrangulamento da passagem correspondente, e1 por exemplo, e alargamento da passagem oposta e3. O leo encontra-se ento travado nas cmaras B1 e B4 e a sua presso aumenta empurrando a rvore para o centro da chumaceira, simultaneamente a presso baixa nas cmaras B2 B3. O equilbrio estabelece-se praticamente com uma variao radial da ordem de 1 mesmo sendo a folga da rvore na chumaceira de 0,03 a 0,04 mm. LIMITAO DO DESGASTE Os rgos destinados regulao da folga ou a sua eliminao no desempenham na perfeio as suas funes a no ser que as superfcies permaneam geometricamente correctas. Foi visto que o desgaste ocorre com frequncia localizadamente tornando a eliminao das folgas ilusria. necessrio ento retardar o desgaste o mais possvel, para evitar a reparao dos guiamentos, melhorando a qualidade das superfcies que atritam e procedendo sua lubrificao. A. INFLUNCIA DOS ERROS DE FORMA Considere-se o guiamento cilndrico sem folga (fig. 316-2). A superfcie de apoio a do rectngulo a b c d. Uma folga significativa redu-la a a b c d (fig.316-2) de maneira que a presso unitria de contacto aumenta. Segue-se que o aquecimento da superfcie reduzida ser muito mais rpido e muito que localmente haver fuso e arrasto de pequenas partculas de metal. a origem do desgaste. O mesmo fenmeno produz-se num guiamento plano cujo apoio seja imperfeito porque nos dois casos as formas das superfcies em contacto no so idnticas.
Fig. 316 A superfcie de contacto diminui com o aumento da folga

Fig. 317 A superfcie de contacto diminui com a imperfeio do estado superficial

B. INFLUNCIA DO ESTADO GEOMTRICO DAS SUPERFCIES A superfcie de contacto real diminui quando as imperfeies se multiplicam como se indica na figura 317. A presso unitria real pode ento provocar um aquecimento local significativo e um desgaste rpido no incio. Para o evitar necessrio obter-se por rascagem, rectificao, rodagem ou super-acabamento um estado de superfcie muito bom.

80

C. LUBRIFICAO A lubrificao tem como objectivo essencial evitar o contacto directo das superfcies e por conseguinte, o seu aquecimento originador de desgaste. A reteno do lubrificante entre as superfcies s possvel sob certas condies que o estudo experimental permitiu definir. Resumir-se-o aqui e sero estudados mais adiante os modos de lubrificao propriamente ditos. 1 Formao e conservao da cunha de leo (fig. 318) Desloque-se o elemento de superfcie S a grande velocidade em relao superfcie fixa S arrastando uma pelcula de leo. A aderncia deste leo tal que impede a superfcie S de avanar obrigando-a a bascular como se indica na figura 318. O leo actua ento normalmente superfcie S na direco N e equilibra a fora F provocando o deslocamento e a aco P da superfcie. Alm disso, sendo a espessura da pelcula maior entrada que sada, a presso unitria do leo varia em sentido inverso. A convergncia das duas superfcies manifestase pela presena de um a verdadeira cunha de leo que as afasta e cujas diferentes camadas de leo deslizam umas sobre as outras. Diz-se que ocorre atrito viscoso.

Dplacement Huile

Deslocamento leo

Fig. 318 Formao da cunha de leo sobre uma superfcie plana

Reciprocamente, proporcionando um espao em forma de cunha entre as superfcies de contacto e fazendo chegar a um lubrificante, a cunha de leo estabelece-se por si s e manter-se- na condio da velocidade ser suficiente e de que a aderncia no seja destruda por um aquecimento excessivo. 2 Lubrificao das guias cilndricas Durante o repouso (fig. 319-1) a rvore assenta sobre o chumaceira e devido folga diametral de funcionamento o contacto estabelece-se em A. A rotao da rvore que se pode considerar no lubrificada provoca o deslocamento do contacto de A para A devido aderncia que obriga a rvore a subir seguindo F (fig. 319-2). Mas o lubrificante arrastado pela rvore e penetra no espao convergente A1 A para estabelecer a cunha mencionada anteriormente. As presses f que resultam deslocam o contacto para B (fig. 319-3).

Courbe de pressions

Curva de presses

Fig. 319 Formao da pelcula de leo numa chumaceira

81

Assim que o equilbrio reposto, o leo, arrastado pela rvore, circula volta da chumaceira, de tal forma que a sua espessura se mantm mnima em B (fig. 319-4). Em marcha normal, estabelece-se ento uma pelcula de leo de vrias camadas deslizando umas sobre as outras suportando a rvore em rotao. Se ocorrer a ruptura da pelcula, o contacto directo provoca um aquecimento das superfcies e um desgaste rpido. A ruptura da pelcula evita-se fazendo a entrada do leo em circulao pelo lado oposto ao apoio da rvore sob carga e no permitindo qualquer ranhura longitudinal na regio do apoio (fig.320). A reduo da folga imposta pela preciso do guiamento ope-se frequentemente formao e conservao da pelcula. necessrio ento prever antes da zona de apoio uma canelura longitudinal, sem sada lateral, que apresente uma superfcie convergente onde se estabelecer a cunha de leo. Uma segunda canelura localizada a jusante da superfcie de apoio origina uma queda de presso favorvel renovao do leo. 3 Lubrificao de guias planas. As superfcies planas so apoiadas uma sobre a outra de tal forma que a cunha de leo no capaz de se formar por si s. Alm disso, as superfcies complementares de guiamento opem-se ao aumento da folga que seria favorvel manuteno do filme lubrificante. Segue-se que a espessura da camada de leo insuficiente para cobrir a altura dos defeitos de superfcie e que o contacto directo dos picos provoca a ruptura do filme (fig. 321).

Huile Gorge Cannelure Surface convergente

leo Ranhura Canelura Superfcie convergente

Fig. 320 Melhoramento da lubrificao

Film Rupture du film Contactes directs

Pelcula Ruptura da pelcula Contactos directos

Fig. 321 Os contactos directos provocam a ruptura da pelcula

Neste caso, o atrito no viscoso mas simplesmente oleado, e as camadas de lubrificante no podem deslizar umas sobre as outras. Para melhorar a manuteno e bom estado do guiamento, preciso ento criar canais de circulao de leo perpendiculares direco do movimento, com alimentao longitudinal (fig. 322). Cada canal transversal possuir por sua vez um corredor convergente na sua sada onde se formar e se manter a cunha de leo (fig. 323) capaz de arrastar a superfcie mvel.

82

Os guiamentos planos so muitas vezes parcialmente descobertos j que o seu movimento no pode ser continuo. necessrio isolar as superfcies colocando-as sob bainhas protectoras ou rasp-las com feltros de proteco.

Courbe des pressions Arrive de lhuile Surface convergente Fig. 322 Canais de lubrificao

Curva de presses Entrada de leo Superfcie convergente

Fig. 323 Criao de superfcies convergentes para lubrificao de superfcies planas

83

CORPO
O corpo da mquina recebe todos os rgos que geram as superfcies. necessrio ento que o corpo assegure a posio relativa dos vrios componentes da mquina com invariabilidade absoluta e permita facilidade de instalao e de servio. I - EQUILBRIO DO CORPO o corpo que estabelece simultaneamente a ligao com os rgos mveis, o equilbrio dos esforos e dos momentos necessrios realizao da maquinagem. Segue-se que cada estudo de equilbrio do corpo especfico de cada mquina considerada. De seguida esboa-se este estudo para uma fresadora horizontal (fig. 324). Os esforos F1 e F2 resultantes do corte do metal so equilibrados pelas reaces R1 e R2 da ferramenta. Por intermdio da rvore, o corpo solicitado pelas foras F1 e F2 e por intermdio da mesa solicitado pelas reaces R1 e R2. Considerando os trs eixos ortogonais Ox, Oy e Oz v-se que: - F1 e R1 provocam as rotaes fx e fx em torno de Ox assim como as rotaes fz e fz em torno de Oz - F2 e R2 que actuam no plano xOz provocam as rotaes fy e fy em torno de Oy. Alm disso, F1e F2, deslocadas paralelamente a si prprias at s seces da estrutura consideradas, solicitam essas seces traco compresso ou ao corte. Em definitivo, cada ponto do corpo deve resistir a aces mltiplas: corte, traco, FIG.:324- o corpo da fresadora esta em equilbrio sobre a aco das foras e das ferramentas, compresso, flexo, toro, encurvadura, essencialmente variveis porque dependem formando um sistema complexo dos esforos solicitados pelo corte e pela fx e fx esto num plano vertical frontal fy e fy esto num plano vertical de perfil posio da ferramenta.
fz e fz esto num plano horizontal

Estas aces so agravadas pelas variaes bruscas de velocidade, que originam considerveis foras de inrcia e vibraes. Um corpo mal dimensionado ou concebido, pode assim ser a nica causa de imperfeies macrogeomtricas (deformaes lentas) ou microgeomtricas (choques, vibraes).

84

II - QUALIDADE DAS ESTRUTURAS A - RIGIDEZ A rigidez do corpo opem-se s deformaes provocadas pelos esforos que lhe so aplicados. Assim a escolha judiciosa da forma e dimenso de cada seco que mais interessa. As figuras 325, 326, 327 e 328 apresentam algumas solues clssicas.

Nervures FIG.:325- estrutura em caixo em I com nervura triangular

Nervuras FIG.:326 estrutura em caixo rectangular duplo com nervura

FIG.:327- Brao de uma furadora radial

Uma situao de posio em consola considervel sempre eficazmente combatida por acessrios como braos, suportes, suspensores, que servem de apoio complementar.

85

B- INRCIA A massa do corpo da mquina faz oposio, pela sua inrcia, a qualquer movimento brusco. Uma elasticidade reduzida do metal no permite tambm deformaes de grande amplitude. Aliando a grande massa e um mdulo de elasticidade longitudinal reduzido, lutar-se- eficazmente contra as vibraes. assim que se explica a preferncia dada s estruturas de mquinas em ferro fundido sobre todos os outros materiais.

FIG 328: Estrutura de uma fresadora com seco tubular nervurada

FIG.:328- Os suspensores e o suporte suprimem a posio de balano.

C- INVARIABILIDADE As deformaes do corpo so s vezes provocadas por desgastes pronunciados, por choques, por aquecimentos locais, que criam desequilbrio de tenses internas do metal. Por vezes tambm so provenientes de uma lenta evoluo para o equilbrio dessas tenses. O remdio eficaz contra estes inconvenientes consiste em apenas utilizar materiais que sejam perfeitamente estveis por envelhecimento natural ou artificial aplicado sobre o corpo em bruto, e depois de cada operao importante de maquinagem do mesmo. O equilbrio trmico ser assegurado por alhetas de ventilao, sobretudo na vizinhana dos motores.

86

D - COMODIDADE DE UTILIZAO - PROTECO A concepo racional do corpo da mquina impe o agrupamento de todos os rgos de comando para evitar ao operador deslocaes inteis e cansativas, o acesso fcil de lubrificao, aos visores nvel de leo, aos rgos de regulao das folgas, aos ralos de escoamento, aos filtros .... A evacuao das aparas um problema delicado que ainda no tem uma soluo perfeita, tal como a recuperao total dos lubrificantes de corte. O corpo contribui para aumentar a segurana de trabalho do operador, seja porque encerra todos os rgos mveis, seja porque pela sua forma impede o acesso aos pontos perigosos. E ESTTICA O operador no indiferente esttica da mquina e toma tanto mais cuidado quanto o aspecto desta harmonioso, as suas superfcies lisas e asseadas, e as suas linhas simples. A interveno do artista especializado por isso actualmente corrente para estabelecer o a forma do corpo das mquinas. III- FABRICO DAS ESTRUTURAS O modo de utilizao das mquinas, a preciso que se espera delas, a importncia dos mtodos de fabrico so elementos determinantes para a escolha do material. A CORPOS MOLDADOS So mais frequentemente em ferro fundido e raramente em ao. O ferro fundido fcil de moldar e de maquinar. Pode-se modificar a sua massa vontade e tem pouca elasticidade. Mas sendo a sua resistncia traco reduzida no se pode utilizar para equilibrar esforos muito grandes. A maior parte dos corpos de mquinas-ferramentas que trabalham com ferramentas de corte ou abrasivos so em ferro fundido. Ferros fundidos especiais fuso (ferros fundidos ao crmio por exemplo) oferecem superfcies de atrito de grande qualidade quanto sua resistncia ao desgaste. B CORPOS SOLDADOS So reservados mais frequentemente para as mquinas de preciso reduzida, ou que necessitam de suportar esforos mais elevados: puncionadoras, corte de perfis, mquinas de brochar especiais ... So construdas por elementos em ao macio, planos, perfilados, chapa espessa recortada, unidas por soldadura de arco (soldadura por chama oxiacetilnica provoca graves deformaes), formando triangulao e nervuras. Mais leves que os corpos em ferro fundido so tambm menos frgeis e o seu preo para sries reduzidas menos elevado, mas as superfcies de atrito so de qualidade inferior.

87

C CORPOS COMPOSTOS Visto que a construo ou a maquinagem do corpo apresenta dificuldades por motivo das suas grandes dimenses e massa, dividem-se em muitos elementos que se justapem em seguida depois da maquinagem Podem-se adoptar ento metais diferentes consoante o papel que deve realizar o elemento.

88

ESTUDO DOS ELEMENTOS COM VISTA A REALIZAO MATERIAL DE UMA SUPERFCIE


Cadeia cinemtica O rgo motor que fornece mquina ferramenta os mltiplos movimentos necessrios realizao das superfcies geralmente dotado dum movimento circular contnuo de velocidade constante. Este movimento muito raramente directamente utilizvel pela mquina ou pela pea. necessrio transmiti-lo modificando-lhe a forma e a velocidade. O conjunto dos rgos adequados para produzir o movimento motor utilizvel constitui a cadeia cinemtica da mquina-ferramenta. Compreende em geral: - Um motor; - rgos de transmisso do movimento motor; - rgos de transformao do movimento motor; - rgos de regulao da velocidade; - rgos receptores do novo movimento.

A - motor nico B - accionamento da bomba de lubrificao C - accionamento da subida-descida D - accionamento da broca Fig. 330 Esquemas de cadeias cinemticas de furadoras radiais (1) accionamento individual por motor nico (2) accionamento individual por mltiplos motores

89

A figura 330-1 mostra o esquema da cadeia cinemtica do movimento de corte do movimento de subida e descida do brao de uma furadora radial. O motor nico, graas a numerosos rgos intermdios acciona os movimentos de corte, de avano, e de subida/descida, assim como a bomba do fludo de corte. O rendimento deste conjunto mau e o motor no trabalha em condies econmicas. prefervel, quando no exigida uma sincronizao perfeita pela natureza da superfcie a obter, dotar cada grupo funcional de rgos motores prprios (fig. 330-2). Esta a tendncia actual de construo de mquinas ferramentas.

90

Motor e equipamento elctrico Cada mquina-ferramenta possui uma autonomia total quanto sua fonte de fora motriz, quanto ao comando de arranque e de paragem, quanto proteco dos seus rgos e do operador que conduz a mquina. O estudo detalhado do motor e do equipamento elctrico pertencem ao domnio dos especialistas de electricidade e remete-se o leitor para os cursos de electricidade industrial. De qualquer modo as mquinas-ferramenta so na maior parte das vezes adquiridas j completamente equipadas. I. - SELECO DO MOTOR A seleco do motor em primeiro lugar funo da potncia necessria e da velocidade desejada, e, em seguida, das condies de trabalho da mquina. A. MOTOR DE VELOCIDADE CONSTANTE Quando a mquina-ferramenta comporta uma caixa ou um variador de velocidades, o motor do tipo trifsico assncrono. O arranque pode fazer-se directamente da rede at uma potncia de 25 kW, a velocidade constante, o motor robusto e econmico. Mas a gama de velocidades nominais rgida: 1000, 1500 ou 3000 rpm, o que impe um redutor mecnico entre o motor e a mquina. Alm disso o binrio de arranque mau, de modo que o arranque em carga praticamente impossvel, e necessrio dispor de uma embraiagem intermdia. O motor assncrono com rotor bobinado, que arranca atravs de um restato rotor, possui um bom binrio de arranque mas a sua manuteno delicada e o seu custo elevado. B. MOTORES DE VELOCIDADE VARIVEL interessante poder-se dispor de um motor cuja velocidade permanea constante ou varie sem restries. o caso das mquinas-ferramenta de ciclo automtico em que todas as operaes se realizam com caractersticas prprias quanto s velocidades de corte, avano, aproximao, e de recuo da ferramenta ou da pea. Utiliza-se nesses casos um motor em curto-circuito (shunt) de corrente contnua. A alimentao feita a partir do sector alternativo por interposio de rectificadores grelha de accionamento (sobretudo thyratrons) e a modificao da velocidade obtida por um variador electrnico que sujeita o motor ao ciclo desejado. O custo do equipamento e do motor s se pode amortizar caso sejam mquinas-ferramenta de grande produo. C. CARACTERSTICAS DO MOTOR. UTILIZAO RACIONAL A substituio de um motor existente no apresenta dificuldades pois a chapa do construtor indica todas as caractersticas necessrias. No caso de uma adaptao ou de uma transformao, necessrio indicar ao construtor:

91

- A tenso da rede, todos os motores podero funcionar sob duas tenses diferentes de acordo com a sua ligao placa dos terminais. Assim um motor que indica 220/380 V aceitar uma tenso de 220 V para uma ligao em tringulo e 380 V para uma ligao em estrela (fig. 331)

Rseau Bornes Barrettes Plaque bornes

Rede Terminais Barretes Placa de terminais

Puissance nominale Rendement Facteur de puissance Zone conomique Puissance utile

Potncia nominal Rendimento Factor de potncia Zona econmica Potncia til

Fig. 331 - Acoplamento de um motor trifsico 220/380V

Fig. 332 Utilizao econmica de um motor elctrico

- A potncia til em kW. O factor de potncia, cos, e o rendimento , que condicionam a utilizao econmica, apenas apresentam os seus valores mximos na vizinhana da potncia nominal (fig. 332). necessrio ento evitar o funcionamento do motor em vazio ou abaixo de um tero da potncia nominal; - A velocidade nominal; - A proteco mecnica. Depende da mquina e tambm da posio do motor. necessrio evidentemente evitar localizaes sujeitas a projeces de lquidos, humidades persistentes, locais com poeiras e ventilar o motor ao mximo. Existem trs categorias de proteco: motores fechados, (com ventilao exterior), motores protegidos e motores estanques; - A classe de isolamento, que depende tambm das condies de utilizao: meios hmidos, mal arejados e vapores nocivos; - As cotas de catlogo ou impostas, ponta da rvore, altura do eixo, fixao e atravancamento. II. - EQUIPAMENTO ELCTRICO Compreende os aparelhos adequados ao comando do motor por um lado e sua proteco por outro. So geralmente reunidos no mesmo quadro. A. RGOS DE COMANDO O contactor um interruptor comandado por um electroman (fig. 333). ento o accionamento de um electroman que provoca o arranque ou a paragem do motor. Basta

92

actuar agir sobre dois botes: de marcha M e de paragem A para obter o funcionamento desejado. Estes dois botes esto sempre na posio do esquema graas presso de molas. O funcionamento de um ou de outro estabelece ou corta a aco do electroman.

B - Circuito de comando; C - Circuito de potncia; D Sector; E Fusveis; F - Ligao mecnica; G Estator; H Rotor; I Contacto de auto-alimentao Fig. 333 Esquema de um contactor/interruptor com botoneiras de presso. O esquema est na posio de paragem

A vantagem deste tipo de esquema que se podem colocar distncia, no local mais cmodo para o operador, as botoneiras de marcha-paragem. tambm possvel multiplicar os postos de comando (mquinas grandes) montando todos os botes de paragem em srie e todos os botes de arranque em paralelo. O comando automtico da mquina obtido por actuao directa sobre os botes por actuadores ligados aos fins de curso, e aos apalpadores de medio. A adio de contactos temporizados (funcionando apenas um tempo previamente estabelecido) permite a realizao de ciclos programados. O arranque estrela-tringulo dos motores que funcionam normalmente em tringulo, motor indicando 220/380V, ligado rede de 220V, um exemplo. Do mesmo modo o arranque a trs tempos de motores assncronos de rotor bobinado apresenta a vantagem de no diminuir o binrio de arranque (fig. 334). B. RGOS DE PROTECO DO MOTOR 1 Proteco contra as baixas de tenso e em particular contra as avarias provenientes da rede. necessrio neste caso, como em todos os casos de paragem acidental do motor, que a reentrada em servio seja obrigatoriamente comandada para evitar os arranques inoportunos. a) Proteco por contactores (ou contactores - disjuntores). A proteco contra as quebras de tenso integrais (falha de alimentao) assegurada pelo retorno dos electromans que ficam sem alimentao (ver fig. 333).

93

No caso de mquinas-ferramenta, no se prev a proteco contra abaixamentos parciais de tenso.

1 tempo: (1) fechado, (2) e (3) abertos 2 tempo: (1) continua fechado, (3) fecha, (2) abre Funcionamento normal: (1), (2), (3) fechados Arranque Fig. 334 Arranque em trs tempos de um motor assncrono de rotor bobinado

b) caso de um motor bobinado com arranque manual por restato trifsico. Neste caso h trs resistncias por troos incorporadas no circuito do rotor que se suprimem progressivamente. Uma bobine (electroman), montada sobre duas fases da rede, activa automaticamente o restato em posio de arranque logo que a tenso falta entrada do motor 2 proteco contra os picos de intensidade Os picos de intensidade fortes, so devidos sobretudo a curto circuitos, so combatidos pela interposio de fusveis calibrados e de rels magnticos nos circuitos que cortam a alimentao (fig. 335). A regulao dos rels deve ser tal que o corte no se produza durante o perodo de arranque do motor, bastante grande quando a mquina a accionar tem grande inrcia.

94

A Intensidade; B - Electroman; C - Para o electroman Fig. 335 Rel magntico

A - Derivao da tomada; B - Intensidade; C - Bimetlico; D - Para o electroman Fig. 336 Rel trmico

Os picos de intensidade fracos no conseguem actuar sobre os fusveis e os reles magnticos, insuficientemente sensveis e precisos. Mas como provocam o aquecimento do motor pela sua durao prolongada, combatem-se atravs da colocao de rels trmicos de contactos bimetlicos (fig. 336). A deformao devido diferena de dilatao das duas lminas do contacto bimetlico suficiente para cortar a auto-alimentao do contactor. A regulao da intensidade faz-se em funo da potncia do motor, pelo curso do contacto bimetlico. A entrada em servio (rearme) no possvel seno depois do arrefecimento do contacto e, por conseguinte, do motor. Observao: a proteco de que se tem vindo a falar serve tambm para mquinas porque a alimentao elctrica cortada quando o binrio ou a potncia solicitada ultrapassem o mximo previsto. Do mesmo modo os sensores de fim de curso que comandam os botes de paragem podem assegurar a limitao sistemtica do deslocamento dos rgos da mquina. III. PROTECO DO OPERADOR A. LIGAO TERRA O fio neutro da distribuio trifsica obrigatoriamente ligado ao solo, porque em caso de desequilbrio de fases, a corrente que o atravessa poderia tornar-se perigosa. Para evitar os acidentes devidos s perdas pela massa das mquinas em casos de deficincia de isolamento dos condutores, necessrio ligar as carcaas dos motores a tomadas de terra de baixa resistncia. A corrente que se perde pela massa da mquina no pode de facto passar directamente ao solo, a no ser que a tomada de terra oferea uma resistncia muito mais baixa que a do operador (fig. 337). O controlo peridico do isolamento dos condutores uma obrigao legal.

95

A - Circuito humano; B - Tomada de terra de baixa resistncia; C - Beto, Terra Fig. 337 Proteco por ligao terra

B. ALIMENTAO DE BAIXA TENSO A manipulao de aparelhos como a contactores, comutadores, ferramentas portteis, apresentam sempre um perigo grave nas oficinas cujo solo na pratica no isolante. Para garantir a segurana dos operadores, alimentam-se esses aparelhos com baixa tenso, geralmente 24 volts a partir de uma rede isolada da rede principal por transformadores.

96

Transmisso de energia ferramenta ou pea O rgo receptor, ferramenta ou pea, ser animado: - de movimento de corte, geralmente rpido, circular contnuo ou rectilneo alternativo; - de movimento de avano, o mais frequentemente lento e rectilneo. TRANSMISSO MECNICA DO MOVIMENTO CIRCULAR

II RGOS DE TRANSMISSO ELEMENTARES No se far mais do que um estudo sucinto, limitado s incidncias da adaptao dos principais rgos de transmisso cadeia cinemtica das mquinas-ferramenta. A. POLIAS E CORREIAS A correia plana (fig. 338) utilizada: - directa, quando as polias rodam no mesmo sentido; - cruzada, quando as polias rodam em sentidos inversos ou para aumentar o ngulo de contacto e, consequentemente, a aderncia; - semi-cruzada, quando as rvores so ortogonais. Uma tenso exagerada nas correias diminui o escorregamento mas provoca a flexo das rvores, a fadiga dos apoios e, por conseguinte, incorreces nas superfcies maquinadas. A correia trapezoidal (fig. 339), devido sua grande aderncia, tem um escorregamento muito pequeno e no provoca a fadiga dos rvores e dos suportes, mas necessita de um sistema de regulao do entre-eixo, uma vez que se alonga rapidamente. Segundo o seu ngulo de contacto, este tipo de correia transmite uma fora tangencial 3 a 5 vezes maior que a correia plana e permite relaes de reduo mais elevadas.

Courroie droite Courroie croise Courroie semi-croise Poulie menant Poulie mene

Correia directa Correia cruzada Correia semi-cruzada Polia motora Polia movida Fig.: 339 Polia de rasgos e correias trapezoidais

Fig.: 338 Transmisso do movimento por polias e correias

97

O sistema de polias e correias, devido ao seu escorregamento inevitvel, imprprio para a obteno de uma relao de velocidades exacta. B. RODAS DE FRICO (FIG. 340) A rvore que suporta a roda recebe um esforo muito elevado mas o escorregamento inevitvel no permite a obteno de uma relao exacta de velocidades. Este sistema utilizado apenas pela sua suavidade de andamento (prensas de disco) ou como variador de velocidade.
Gaine de cuir Bainha de couro

C. ENGRENAGENS

Fig.: 340 Rodas de Frico

Uma engrenagem composta por duas rodas dentadas unidas uma outra pelo seu nmero de dentes. A relao de velocidades assim obtida de uma forma bastante rigorosa. A transmisso de esforos considerveis possvel com um pequeno atravancamento e a combinao de vrias rodas (fig. 341) permite a mudana de velocidades que se deseje. O sistema roda de coroa/parafuso-sem-fim (fig. 342) apresenta a dupla vantagem da obteno de elevadas relaes de velocidades, sem interveno de rodas intermedirias, e a irreversibilidade que impede a inverso no provocada pelo parafuso. O nmero de filetes por passo do sem-fim o equivalente ao nmero de dentes.

Arbre moteur Arbre intermdiaire Arbre rcepteur

Veio motor Veio Intermdio Veio receptor Fig.: 342 Esquema do dispositivo roda de coroa parafuso sem fim

Fig.: 341 Transmisso do movimento por rodas dentadas

98

D. JUNTA HOMOCINTICA (CARDAN) A junta homocintica dupla ou cardan duplo transmite directamente o movimento circular entre duas rvores no concorrentes e, no caso do veio intermedirio ser telescpico (fig.343), assegura a ligao independentemente da sua localizao. No entanto, no intervalo de uma rotao da rvore motora, a rvore movida tem uma velocidade varivel. Este inconveniente no tem grande importncia na transmisso dos movimentos de corte e de avano. II - MECANISMOS DE REGULAO DA VELOCIDADE As condies ideais de maquinagem de um dado metal, usando uma dada ferramenta e dimenses de apara definidas ou impostas, conduzem adopo de velocidades de corte e de avano correspondentes a leis invariveis. Seria necessrio, no entanto, para que o trabalho de corte fosse perfeitamente executado, dar mquina-ferramenta o avano e a velocidade de maquinagem teoricamente ideais.

Arbre moteur Arbre men Arbre intermediaire telescopique

Veio motor Veio movido Veio intermdio telescpico

Fig.: 343 Transmisso por Junta de Cardan dupla

Alm disso, uma vez que o dimetro de trabalho de uma ferramenta varia, por exemplo, seria necessrio fazer variar, em sentido inverso, a velocidade de rotao de forma a manter a mesma velocidade de corte. Estas regras levam instalao de mecanismos colocados entre o motor e a ferramenta, capazes de fornecer uma gama de velocidades contnua, variadores de velocidade, ou uma gama de velocidades nominais escalonadas por andares, que o caso das polias por andares, os arneses e as caixas de velocidades. Andares de velocidades A adopo dos nmeros normais da srie de Renard2 simplificam os clculos no sentido de que os produtos ou quocientes de nmeros normais so tambm eles nmeros normais. No entanto, houve necessidade de os arredondar para nmeros exactos, por questes prticas. A tabela n3 indica a sequncia dos nmeros normais arredondados da srie Ra 5, Ra 10, Ra 20 tendo por razes as seguintes: 5 10 , 10 10 , 20 10 , conforme a norma NF. 01-001. Os andares de velocidade adoptados para as mquinas-ferramentas esto contidos na lista de nmeros normais. Observaes: as dimenses nominais para mecnica so igualmente escolhidas das sries de Renard. Esta regra conduz normalizao das ferramentas de maquinagem e de controlo e reduo dos custos, mas tambm dos resultados de clculos, relativos s maquinagens contidas na lista de nmeros normais.

Renard teve a ideia de aplicar as progresses geomtricas de razo

10

aos clculos aeronuticos.

99

Tabela n3. Nmeros normais arredondados das sries Renard Ra 5, Ra 10 e Ra 20 para os nmeros de 1 a 500

RA 5 1

RA 10 1 1,2 1,6

RA 20 1 1,1 1,2 1,4 1,6 1,8

RA 5 10

RA 10 10 12

RA 20 10 11 12 14 16 18 20 22 25 28 32 36 40 45 50 56 63 70 80 90 100

RA 5 100

RA 10 100 125

RA 20 100 110 125 140 160 180 200 220 250 280 315 355 400 450 500

1,6 2 2,5 2,5 3 4 4 5 6 6 8 10 10

16

16 20

160

160 200

2 2,2 2,5 2,8 3 3,5 4 4,5 5 5,5 6 7 8 9 10 100 63 40 25

25 32 40 50 63 80 100

250

250 315

400

400 500

etc...

A. POLIAS ESCALONADAS (FIG.344) A correia, ao passar de um andar para o outro provoca a variao da relao de velocidades. Para que a sua tenso se mantenha sensivelmente a mesma, necessrio que a soma dos dimetros das duas polias permanea constante. Ao permutar as duas polias escalonadas, se tiverem o mesmo furo de encaixe, obtm-se duas gamas de trs velocidades.

100

B. ARNS SIMPLES (FIG.345-346) O conjunto compreende as rodas dentadas B e C, solidrias e montadas livremente (em roda louca) na rvore excntrica E, a polia em andares p, o pinho A, montado louco sobre a rvore e a roda D enchavetada na rvore. A cavilha t, ou testemunha, permite tornar solidrias a roda D e a polia P. Movimento rpido ou a alta velocidade (fig.345). O eixo E afastado e a cavilha t engatada na polia P, que fica ento solidria com a rvore e lhe comunica trs velocidades diferentes. Movimento pelo arns ou a velocidade reduzida (fig. 346). O eixo E avanado e o cunho t desengatado. O trem de engrenagens compreende agora as rodas A, B, C e D a rvore possui uma gama de trs velocidades reduzidas.

Arbre rcepteur Arbre moteur

Veio receptor Veio motor

Fig.: 344 Variao de velocidades por meio de polias escalonadas

z1 z 3 1 = a razo do z2 z4 9 160 1 250 arns, as velocidades reduzidas obtidas sero 18 rpm, 28 rpm e 9 9 400 45 rpm, de acordo com a srie de nmeros normais. 9 Exemplo: Sejam 160, 250 e 400 rpm as velocidades rpidas e r =

Fig.: 345 Arns na posio de movimento rpido ou a alta velocidade

Fig.: 346 Arns na posio de movimento a baixa velocidade

C. CAIXAS DE VELOCIDADES Os dispositivos de regulao de velocidade por polias escalonadas e por arns necessitam de operao bastante longa e pouco cmoda. Assim, imaginou-se encerrar dentro de um crter toda uma combinao de rodas dentadas que pudessem acoplar-se de diferentes maneiras.

101

Com a rvore motora girando a velocidade constante, a simples manobra de uma alavanca fornecer rvore movida a velocidade escolhida dentro da gama possvel. 1 Caixa de chaveta deslizante (fig. 347) A rvore movida suporta as rodas livres a b c d e uma chaveta deslizante que gira com ela. A manobra da alavanca coloca suavemente a chaveta na ranhura da roda livre correspondente assegurando, deste modo, a sua ligao com a rvore movido por um lado, e com a rvore motor por outro, por engrenamento com o bloco a b c d enchavetado permanentemente rvore motora.

Fig.: 347 Caixa de chaveta deslizante De aa a dd as velocidades aumentam

A chaveta deslizante no pode ser deslocada a no ser na paragem. Alm disso, possui baixa rigidez. 2 Caixa de trem de engrenagens com selector (fig. 348) As rodas a b c esto montadas com atraso na rvore movida. O bloco abc est enchavetado na guia deslizante da rvore motora e pode, por operao da alavanca, colocar-se de forma que as rodas a e a, b e b, ou c e c estejam separadamente engrenadas. O bloco deslizante no pode ser deslocado a no ser parado. Este dispositivo muito robusto. 3 Caixa de pinho selector ou caixa Norton (fig. 349) As rodas a b c d e f esto montadas com atraso na rvore motor. Uma alavanca selectora basculante, que suporta a roda intermdia i e a roda louca receptora r, enchavetada na rvore movida por meio de uma chaveta deslizante, pode ocupar posies tais que a roda r se encontre engrenada com qualquer das rodas a b c d e f.
Arbre rcepteur Train baladeur Arbre moteur Poigne de manuvre Veio receptor Trem selector Veio motor Alavanca de manobra

Fig.: 348 Caixa de trem de engrenagens com selector

102

O dispositivo permite obter um elevado nmero de velocidades com um atravancamento reduzido. Esta manobra s pode ser efectuada na situao de parado.

Arbre moteur Veio motor Arbre rcepteur Veio receptor Levier baladeur Alavanca selectora Roue intermdiaire Roda intermdia Fig.: 349 Caixa de velocidades Norton. De fr a ar as velocidades aumentam

4 ARNS DIFERENCIAL O arns comum (fig. 345) de operao pouco cmoda. O arns diferencial de chaveta deslizante (fig. 350) engrenado pela simples aco de uma alavanca. Quando a chaveta est na polia, a velocidade grande e as rodas dentadas no intervm. Assim que a chaveta colocada na roda d, a polia fica livre mas arrasta o eixo dos pinhes solidrios c e b que rodam respectivamente sobre o pinho a, que est fixo, e sobre o pinho d que desloca a rvore. H movimento diferencial e a velocidade nd da rvore obtida pela relao de Villis ou seja, no presente caso, por:

Bloc fou Clavette coulissante Broche Pignon fixe

Bloco livre Chaveta deslizante rvore Pinho fixo

Fig.: 350 Esquema de um arns diferencial

z d zb zc z a nd = n p z d zb

np rpm, velocidade da polia, za zb zc zd, nmero de dentes dos pinhes respectivos. Exemplo: Se np = 640 rpm e za = zc = 24 dentes, zb = zd = 25 dentes, teremos 25 25 24 24 n d = 640 50 rpm 25 25 A reduo assim considervel e a mais utilizada para movimentar grandes dimetros.

103

D. VARIADORES DE VELOCIDADE DE PROGRESSO CONTNUA Os mecanismos anteriormente estudados podem fornecer gamas de velocidades cujos valores so to espaados como desejado, mas os seus extremos no diferem suficientemente entre si, e fica-se muito limitado para adaptar a velocidade de corte s condies de trabalho. -se assim levado a adoptar variadores contnuos, seja por regulao apropriada da velocidade desejada, seja por aco de uma came comandando uma alavanca, uma velocidade varivel ao longo da prpria passagem com as condies de trabalho da ferramenta. 1 Variador de polias de raios regulveis (fig. 351) As faces cnicas das polias podem aproximar-se ou afastar-se manejando uma alavanca de manobra, de modo que a correia trapezoidal se apoie livremente entre os dimetros regulveis d D entre os limites D e d. A razo do variador varia assim de a . D d Este sistema incmodo para o caso da transmisso de uma pequena potncia.

Levier de manuvre Rampe Courroie Ressorte de pression Cne mobile Cne fixe Plateau moteur Plateau rcepteur Fig.: 351 Variador de polias de raios regulveis

Alavanca de manobra Rampa Correia Mola de presso Cone mvel Cone fixo Disco motor Disco receptor Fig.: 352 Variador de discos e palhetas de frico

2 Variador de discos e palhetas de frico (fig. 352) Os dois discos acoplados nos rvores esto em linha e possuem, face a face, uma garganta em forma de toro circular. As palhetas de frico de aro convexo, que se apoiam nas cavidades dos discos rodam em torno dos seus eixos a, em funo da velocidade do disco motor e comunicam o seu movimento ao disco movido. Os dimetros mdios dos contactos D e d so regulados pela rotao, comandados por uma alavanca, dos eixos a em torno dos eixos o que lhes so perpendiculares.

104

As palhetas tm um escorregamento inevitvel que provoca o aquecimento do dispositivo. 3 Motores de velocidade varivel Por vezes, utilizam-se nas mquinas-ferramentas de grande capacidade (plaina, por exemplo) e nas mquinas automticas, motores elctricos especiais, em que se pode fazer variar a velocidade por aco de um dispositivo de comando electrnico. III - MECANISMOS DE MUDANA DE MARCHA Para as mquinas cujo movimento de trabalho rectilneo alternativo, a mudana de marcha corresponde aos cursos de avano e de recuo, obtida por um mecanismo de transformao do prprio movimento do motor. Este estudo ser feito mais adiante. A necessidade de modificar o sentido de rotao para certos trabalhos executados em movimento circular conduziu interposio na transmisso, de inversores de marcha, mantendo o mesmo sentido de rotao do motor. 1 Inversor de marcha basculante (fig. 353) A bscula pivota em torno da rvore movida e possui duas rodas b e c sempre engrenadas. Alm disso, a roda b engrena constantemente na roda d montada na rvore movida.

a e d rodam no mesmo sentido Fig.: 353 Inversor de marcha basculante

d no roda

a e d rodam em sentidos opostos

Quando a roda b engrena com a roda a da rvore motora, a e d rodam no mesmo sentido (fig.353-1). Quando a roda c engrena com a roda a, a e d rodam em sentidos inversos (fig. 353-3). Por ltimo, o dispositivo funciona como embraiagem quando nem b nem c esto engrenadas com a (fig. 353-2).

105

2 Inversor de marcha de alavanca selectora (fig. 354) A rvore motora possui um pinho cnico engrenado com dois outros pinhes montados com movimento livre na rvore movida. A alavanca selectora, consoante as posies 0, 1, 2 imposta pela alavanca de manobra, assegura a desembraiagem ou a rotao num ou noutro sentido da rvore movido. Este dispositivo sobretudo utilizado no caso em que os rvores so perpendiculares. 3 Inversor de marcha de correias directas e cruzadas e cones de frico (fig. 355) As duas polias motrizes giram em sentidos Manchon crabots clavet Alavanca com chaveta coulissant deslizante inversos e esto livres sobre a rvore receptor. Deux pignons fous Dois pinhes livres Um cone duplo de frico solidrio com a rvore pode entrar em contacto com uma ou Fig.: 354 Inversor de marcha de pares cnicos outra polia ou permanecer desembraiado em posio intermdia. O comando conseguido pelo conjunto de esperas de fim-de-curso regulveis, colocados na mesa da mquina-ferramenta, ou pela corredia porta-ferramenta, que actuam sobre a alavanca em cotovelo.

Fig.: 355 Inversor de marcha por correias directa e cruzada e duplo cone de frico

Fig.: 356 Inversor de marcha electro-mecnico

106

4 Inversor de marcha electro-mecnico (fig. 356) O comando dos dispositivos anteriores no pode ser efectuado distncia, o que apresenta dificuldades de centralizao dos rgos de manobra. O sistema electro-mecnico adapta-se perfeitamente a este caso particular e constitui tambm uma excelente soluo no caso geral. O disco deslizante, enchavetado na rvore motor, pode comandar a rvore receptor num ou noutro sentido, consoante sejam activados os electromans 1 ou 2, ou mesmo manter-se na posio neutra intermdia. Este dispositivo pode, portanto, fazer o papel simultneo de embraiagem, de mudana de marcha ou mesmo de caixa de velocidades. IV - MECANISMOS DE EMBRAIAGEM As operaes de maquinagem necessitam de frequentes interrupes, por exemplo da aco da ferramenta, para mudanas de pea ou de velocidade, regulaes, efectuar medies. Ora, os arranques frequentes do motor comportam um grande consumo de energia, puramente desperdiado, e alm disso, nem sempre so possveis em carga quando o binrio elevado. Logo, necessrio, sem interromper a marcha do motor, poder acoplar ou desacoplar a mquina o mais simples e progressivamente possvel. 1 Embraiagem de cones de frico (fig.357) O cone motor, louco sobre a rvore receptora, um volante-polia ou uma roda dentada. A rvore receptora suporta o cone deslizante enchavetado na corredia, pressionado por uma mola e comandado pela alavanca de manobra.
Volant ou poulie Cne de friction clavet coulissant Organe moteur Volante ou polia Cone de frico enchavetado deslizante rgo motor

A embraiagem no suficientemente progressiva, apesar do revestimento de ferodo montado no cone macho.

Fig.: 357 Embraiagem de cones de frico

2 Embraiagem de discos (fig.358) Vrios discos metlicos, cuja face pode ser revestida de ferodo, so ligados alternadamente por entalhes a um disco motor em forma de campnula, ou a um tambor receptor. A alavanca pressionada por uma mola, assegura a aderncia entre as faces dos discos. Esta embraiagem muito progressiva e tambm muito eficaz.

107

Tambour cal sur larbre rcepteur Disque coulissant sur le tambour Ressort de compression

Tambor colocado na rvore receptor Disco deslizante sobre o tambor Mola de compresso

Fig.: 358 Esquema do princpio de uma embraiagem progressiva de discos

3 Embraiagem electromagntica (fig.359) o electroman que provoca ou no a aderncia do ferodo, substituindo assim a aco da mola. O duplo interesse deste dispositivo , primeiro, libertar a rvore receptora da presso da mola aquando da desembraiagem e, de seguida, de o poder comandar electricamente distncia.

lectro-aimants Bagues dalimentation Ferodo Disque de rappel lastique

Electromans Entradas para alimentao Ferodo Disco de resposta elstico Fig.: 360 Limitador de binrio de discos

Fig.: 359 Esquema de uma embraiagem electromagntica V - LIMITADORES DE BINRIO

A proteco dos rgos mecnicos da mquina-ferramenta e tambm do motor de comando absolutamente necessria para evitar os acidentes devido a manobras erradas ou ao trabalho em sobrecarga. A forma mais simples de o fazer, consiste em colocar, sada do rgo motor, uma cavilha de segurana que corta o movimento quando o binrio a transmitir ultrapassa o valor limite previsto. O maior inconveniente de um sistema deste tipo, a substituio necessria da cavilha cortada, pouco cmoda e de uma eficcia duvidosa, caso seja feita de um metal muito resistente.

108

Os limitadores de binrio de frico so mais flexveis e mais eficazes, uma vez que so facilmente regulveis. As embraiagens de frico podem servir de limitadores quando estas existem na cadeia cinemtica da mquina. Em caso contrrio, podem-se adoptar um acoplamento da pratos apertados por molas (fig.360). VI - FREIOS As velocidades de corte elevadas conduzem a intervalos de tempo considerveis para conseguir a paragem da mquina, devido inrcia dos rgos em movimento. Ora, o tempo de espera de paragem um tempo morto, um tempo perdido, que necessrio reduzir. Alm disso, certos trabalhos, tal como a abertura de roscas limitada por uma salincia, impem a paragem quase instantnea da mquina. A anexao mquina de um freio torna-se assim uma necessidade. A manobra do freio deve provocar sistematicamente a paragem do motor ou a desembraiagem da rvore receptora. 1 Freio mecnico de cinta (fig.361) A cinta, lmina de ao revestida a ferodo, traccionada pela alavanca na direco da seta f, adere ao tambor movido pela rvore motor e provoca a paragem. A frenagem no eficaz a no ser que o sentido de rotao do tambor arraste a cinta de forma a que esta puxe o ponto fixo A. A corrente de alimentao do motor cortada a partir do momento em que o p do operador carrega na alavanca de travagem.

Lame flexible Rglage de cours de freinage Effort de freinage Armature coulissante

Lmina flexvel Regulao do tempo de travagem Esforo de frenagem Armadura deslizante

Fig.: 361 freio de tambor 2 Freio electromagntico (fig.362)

Fig.: 362 Freio electromagntico associado a uma embraiagem

A armadura do electroman desliza sobre a rvore receptora e entra em contacto, seja com a embraiagem quando da entrada em marcha, seja com o prato de freio solidrio com o corpo da mquina quando o operador acciona o pedal de frenagem.

109

Transformao do Movimento Circular O movimento motor sempre comunicado sob a forma circular contnua. No entanto, os movimentos de avano da ferramenta ou da pea so muitas vezes rectilneos e lentos, os movimentos de corte no aplainamento so rectilneos, alternativos e rpidos. A mquina-ferramenta comportar portanto, os mecanismos de transformao do movimento circular contnuo em movimento rectilneo. O conjunto dos rgos prprios para tornar o movimento motor utilizvel constitui a cadeia cinemtica da mquina. I. TRANSFORMAO DO MOVIMENTO CIRCULAR CONTNUO EM MOVIMENTO RECTILNEO O fuso, a came e o roquete (ou roda de catraca) asseguram um movimento lento, e a cremalheira a biela e o balanceiro so reservados com mais frequncia para os movimentos de corte relativamente rpidos. 1 Fusos e porcas O movimento de translao obtido lento, contnuo e preciso. Muitas vezes existe irreversibilidade na transmisso quando a inclinao da hlice da rosca inferior, em princpio, a 6. Ento nenhum impulso axial pode em qualquer caso ocasionar a rotao do fuso ou da porca. Essa particularidade interessante para conservao da regulao da passagem ou durante a maquinagem. Logo, todo o no nenhum caso. Essa particularidade interessante para a conservao a curso de acabamento de. A velocidade linear V (m/min), em funo da velocidade de rotao N (rpm) e do passo da NP rosca P (mm) dada pela seguinte relao: V = 1000 Quando a porca fixa (fig. 363-1), o fuso ligado ao rgo que comanda mvel em rotao e em translao ao mesmo tempo. o caso, por exemplo da mesa de uma fresadora.

Organe Conduit Bti (1) Vis mobile, crou fixe (2) Vis et crou sont mobiles Fig. 363: Esquemas do sistema fuso e porca

rgo Conduzido Corpo Fuso mvel, porca fixa Fuso e porca mveis

Quando o fuso mvel somente em rotao (fig. 363-2), a porca que se desloca em translao. o caso, por exemplo do carro de um torno ligado ao fuso para abrir roscas.

110

2 Came O perfil da came conjugado com a sua velocidade de rotao, permite obter um deslocamento em translao correspondente a uma qualquer lei. Assim, a figura 364 mostra que a came 1 assegurar uma velocidade de deslocamento rectilnea maior que a came 2, visto que o seu arco til a1 inferior a a2 e porque a salincia p1 superior salincia p2. Esta facilidade de adaptao da came ao movimento desejado leva sua adopo na maior parte das afinaes de avano ou de profundidade de passagem das ferramentas de torno e de outras mquinas automticas. As figuras 365 e 366 esquematizam cames actuando directamente sobre o rgo conduzido, ou por intermdio de uma alavanca ou ainda de uma rampa inclinada.

Fig. 364:

Organe Conduit Came plate Pas Pas de la came Came tambour

rgo Conduzido Prato da came Passo Passo da came Came de tambor

Fig. 365: Avano rectilneo lento atravs da came com comando directo

3 Roda de catraca e de lingueta H necessidade por vezes, no aplainamento em particular, de provocar um avano por cada curso de trabalho a partir da ltima posio obtida. Ento necessrio, que o deslocamento seja intermitente mas sem possibilidade de retorno sobre si prprio. A figura 367 mostra a execuo habitual de um sistema de mquina de aplainar. A roda motriz R, ligada ao movimento de corte, arrasta uma biela cujo raio de manivela regulvel (ver 5 pargrafo) de modo que a extremidade A se desloque a quantidade desejada a cada curso de trabalho.

Organe Conduit Plan inclin

rgo Condutor Plano Inclinado

Fig. 356: Avano rectilneo lento atravs de came de comando directo

111

A lingueta empurra a roda de catraca enchavetada sobre o fuso de comando da mesa irreversvel, provocando o avano. No retorno, salta de 1, 2, 3 dentes conforme o curso do ponto A.

Porte-cliquet fou sur la vis Cliquet reversible Roue rochet clavete sur la vis Vis de commande de la table Bielle Roue R Rayon variable

Porta-lingueta louco sobre o fuso Lingueta reversvel Roda de catraca enchavetada sobre o fuso Fuso de comando da mesa Biela Roda R Raio varivel

Fig. 367: Sistemas linguetaroda de catraca, biela e disco da manivela conjugados

Basta bascular a lingueta (posio representada a trao interrompido) para obter a rotao do fuso no sentido inverso ou levant-lo em A para que a mesa da mquina fique imobilizada. 4 Cremalheira e Roda Dentada Este sistema de uma execuo extremamente simples embora tenha o inconveniente da reversibilidade. Alm disso, pouco desmultiplicado, e reserva-se (fig. 368) para os movimentos de corte rectilneos alternativos (plaina por exemplo). A velocidade linear V (m/min), funo da velocidade de rotao N (rpm) e do dimetro primitivo Dp do carreto obtido pela seguinte relao: V=

Dp N 1000

Organe Conduit Pignon Crmaillre

rgo condutor Carreto Cremalheira

Fig. 368: Esquema de um sistema de carreto-cremalheira

Quando se deseja obter um movimento de avano lento, comanda-se o carreto atravs de um parafuso sem fim, que tem a vantagem de ser irreversvel. o caso (fig. 369) do avano automtico do engenho de furar em 1, ou do torneamento vara no torno, em 2.

112

Vis san fin Couronne Organe conduit Vis san fin coulissante Crmaillre lie au bti Levier dembrayage Barre raine fixe en translation

Parafuso sem fim Roda de coroa rgo condutor Parafuso sem fim deslizante Cremalheira associada ao barramento Alavanca da embraiagem Barra entalhada fixa em translao

Fig. 369: Avano rectilneo lento atravs da combinao dos sistemas carreto-cremalheira

5 Biela e Prato Manivela O curso da corredia duplo do raio regulvel da manivela: C = 2 R (fig. 370). Os cursos de avano 1.2.3 e retorno 3.4.1 tm a mesma durao, de modo que os tempos mortos tornam-se demasiado longos. o caso dos dispositivos das mquinas de reduzida capacidade (entalhadeiras), que trabalham quase sem vigilncia (serrotes alternativos). 6 Prato Manivela e Balanceiro H interesse, no movimento de corte alternativo, de assegurar o retorno o mais rapidamente possvel de maneira a reduzir os tempos mortos. o que permite a biela especial constituda por um balanceiro (fig. 371). Esta recebe o movimento de oscilao do boto da manivela que arrasta uma pequena corredia cujo raio regulvel. O p do balanceiro arrasta uma pequena biela articulada a um eixo fixo. O topo est ligado porca solidria com a corredia do porta-ferramentas. Assim, o comprimento C de deslocamento do topo (curso da corredia) depende do raio R e a posio deste deslocamento depende do ponto de ligao da porca com a corredia. Notar que a pequena biela permite o deslocamento linear do topo do balanceiro.

Coulisseau

Corredia

Fig. 370: Sistema biela e disco de manivela

113

Bati Bouton manivelle Axe mobile Biellette Axe fixe crou mobile en translation Vis fixe en translation Petit Coulisseau Bielle Lardon Plateau dent

Corpo Boto da manivela Eixo mvel Pequena biela Eixo fixo Porca mvel em translao Fuso fixo em translao Pequena corredia Biela Pedao de ferro ou ao Disco circular dentado

Fig. 371: Sistema do disco de manivela e balanceiro 1 Dispositivo de variao do curso 2 Dispositivo do posicionamento do curso

Estudo do retorno rpido A figura 372 mostra que o curso de avano, ou curso de trabalho, foi percorrido pelo deslocamento do boto da manivela correspondente ao arco 1.2.3 no momento em que o curso de retorno corresponde ao arco mais pequeno 3.4.1. Logo, os arcos so proporcionais aos tempos pois o movimento do prato circular uniforme.O diagrama dos deslocamentos e das velocidades est esquematizado na figura 373.

114

Course C Aller Biellette Point fixe Vitesses Espaces Temps Temps travail Temps retour

Curso C Ida Pequena biela Ponto fixo Velocidades Deslocamentos Tempos Tempos de trabalho Tempos de retorno

Fig. 372: Princpios do retorno rpido

Fig. 373: Diagramas dos deslocamentos e das velocidades

II. EXEMPLO DE UMA CADEIA CINEMTICA Cada mquina-ferramenta tem a sua disposio prpria e seria fastidioso e sem interesse prtico fazer o inventrio de numerosas cadeias cinemticas. Haver de resto, que voltar a esta questo ao longo do estudo comparado dos trabalhos realizados nas mquinas-ferramenta. Apenas ser ento apresentado o equipamento cinemtico completo de um torno paralelo e de um torno universal accionado por um motor individual. A. DISPOSIO ESQUEMTICA (FIG. 374)

Harnais et broche Broche Barre de chariotage Vis mre

Arns e rvore rvore Vara Fuso

Fig. 374: Disposio esquemtica dos rgos de transmisso da cadeia cinemtica de um torno paralelo.

115

1. Motor Comandado por botes elctricos, pode rodar segundo um sentido ou no sentido contrrio. 2. Embraiagem e freio Situados imediatamente aps o motor, asseguram o arranque progressivo da mquina quando a velocidade de cruzeiro do motor for atingida. O freio est combinado com a embraiagem para paragem aps desembraiagem, continuando o motor a trabalhar. 3. Freio simples Nas mquinas de pequena e mdia potncia a embraiagem no necessria, actuano o freio directamente sobre a rvore do motor quando o circuito de alimentao for cortado. 4. Caixa de velocidades Situada antes da rvore, fornece-lhe a velocidade de rotao, to prxima quanto possvel da velocidade de corte terica. 5. Caixa de velocidades e variador contnuo - A caixa apenas fornece as velocidades por escales, pelo que o variador contnuo, que lhe est associado respeita a velocidade terica e coloca a mquina nas melhores condies de produo. de salientar que, um escorregamento no variador contnuo no destruir a sincronizao dos movimentos de corte e de avano porque este est situado antes do comando dos avanos. 6. Arns Graas sua grande desmultiplicao, permite as velocidades reduzidas da rvore. 7. Inversor de marcha Montado em paralelo sobre a rvore conserva assim o mesmo sentido de rotao, o inversor de marcha s actua sobre o sentido dos avanos. 8. Trem de engrenagens Ligam o inversor de marcha caixa de avanos. As rodas e os pinhes so amovveis, donde a possibilidade de fazer variar a razo do trem. 9. Caixa de avanos - Esta caixa tem chumaceiras muito prximas e consegue na maior parte dos casos o avano desejado. Alm disso, graas ao comando por trem de engrenagens de razo varivel, possvel obter uma gama muito vasta de velocidades de avano. A caixa dos avanos nunca est conjugada com um variador contnuo porque as perdas por escorregamento destruiriam a sincronizao das velocidades da rvore e dos avanos e tornariam o fabrico de roscas impossvel. 10. Embraiagem Assegura o acoplamento, quer da vara, quer do fuso com a caixa de avanos. Esta embraiagem, sem escorregamento um pinho enchavetado deslizante, de forma a manter a sincronizao das velocidades da fuso rvore e de avano. 11. rgo receptor dos avanos Este rgo, o carro, possui dois sistemas de transformao do movimento circular em movimento rectilneo, e duas embraiagens distintas permitindo o acoplamento quer com o fuso (abrir roscas) quer com a vara (torneamento). B. CADEIA CINEMTICA DO TORNO ERNAULT H.N. Mostra-se (fig. 375, pgina 116) a cadeia cinemtica de um torno Ernault - Batignolles, modelo H.N., de tornear e de abrir rosca, realando: - que a caixa de velocidade est intercalada entre o motor e a polia de ataque da rvore; - que no h embraiagem progressiva porque a potncia do motor relativamente reduzida: 7 HP.

116

Moteur 1 vitesse 1500 t. m: gamme moyenne 3000 t. m: gamme rapide Vis transversale: pas 4 mm

Motor de uma velocidade 1500 t. m: gama mdia 3000 t. m: gama rpida Fuso transversal: passo de 4 mm

Fig. 375: Cadeia cinemtica de um torno Ernault-Batignolles, modelo H. N.

117

Transmisso Hidrulica do Movimento I.- GENERALIDADES O transporte da energia fornecida pelo motor, assegurado por um lquido, geralmente o leo. A transmisso hidrulica procura, sobre a transmisso mecnica, as seguintes vantagens: - regulao mais fcil do esforo motor, donde maior segurana; - gama contnua de velocidades; - simplicidade de comando e pequeno atravancamento do dispositivo; - supresso dos choques e do fenmeno de reproduo devidos em particular s rodas dentadas. Contudo este tipo de transmisso apresenta inconvenientes: - fugas de leo que no impedem o movimento mas retm as poeiras e formam pasta; - avarias difceis de ser localizadas; - reparaes delicadas devido grande preciso dos rgos, e dificuldade de assegurar a intermutabilidade; - viscosidade varivel do leo em funo da temperatura que provoca desregulaes e obriga a trabalhar em vazio durante algum tempo, para aquecer os circuitos, e a utilizar um leo menos viscoso no Inverno do que no Vero II PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO (FIG. 376). Uma bomba de dbito constante, accionada directamente por um motor elctrico, aspira o leo do reservatrio atravs de um filtro. O leo chega ao inversor de marcha, distribuidor cujo accionamento se faz geralmente automaticamente pelos batentes habituais de fim de curso da mquina. Este inversor dirige o leo alternadamente para um lado ou para o outro do pisto que desliza num cilindro estanque, o que provoca movimento alternativo do rgo mvel da mquina (corredia porta-ferramentas ou carro porta-peas) A. CURSO DE IDA OU CURSO DE TRABALHO (FIG. 376). O esforo de corte provoca, por reaco, a subida da presso na bomba. O pisto motor deslocar-se- a velocidade invarivel, visto que a bomba de dbito constante1, se um rgo denominado estrangulador, montado sobre a conduta de retorno do leo, no vier trav-lo. este o princpio fundamental da regulao da velocidade de trabalho. Mas a travagem no suficiente. necessrio para que a velocidade diminua, que uma parte do dbito constante retorne ao reservatrio sem alimentar o cilindro. Para este efeito, uma vlvula de descarga regulada por uma mola, abre desde que a presso atinja o valor de regulao.

Em certas aplicaes, a bomba de dbito varivel regulvel conforme desejado, mas as bombas deste tipo so delicadas e o seu preo mais elevado.

118

Comprende-se ento, que fechando mais ou menos o estrangulador (regulao manual), se frena o leo que retorna ao reservatrio, e se aumenta a presso (contra-presso) a montante do pisto, em R. A presso da bomba sobe para equilibrar o esforo de corte e a contrapresso em R. De seguida, a vlvula de descarga abre, mais ou menos conforme a presso, e deixa escapar uma parte do dbito da bomba para o reservatrio. Assim que a presso atinje um valor perigoso para a bomba, ou para a mquina; ou ainda quando o estrangulador est completamente fechado, a vlvula de descarga abre ao mximo e deixa escapar todo o dbito da bomba (setas a trao interrompido). Ela assegura a segurana do dispositivo. Em resumo: - estrangulador aberto em bloco, velocidade mxima; - estrangulador fechado, velocidade nula, porque o retorno do leo impossvel; - estrangulador em posio intermdia, gama contnua de velocidades, conforme desejado.

Piston Cylindre Liaison avec la machine-outil trangleur Inverseur de marche Valve marche-arrt Pompe Moteur Filtre Bche Huile Valve de dcharge

Pisto Cilindro Ligao com a mquina-ferramenta Estrangulador Inversor de marcha Vlvula de marcha paragem Bomba Motor Filtro Reservatrio leo Vlvula de descarga

Fig.379 Esquema do princpio do comando hidrulico A figura representa o circuito de leo atravs do curso de trabalho Setas : alimentao Setas : retorno do leo ao reservatrio

B.CURSO DE RETORNO Faz-se geralmente a grande velocidade (retorno rpido). O inversor comandado pelo batente de fim-de-curso de trabalho, dirige o leo da bomba sobre a parte de trs do pisto em R. O leo da cmara A enviado ao reservatrio sem passar pelo estrangulador o que frenaria a circulao. No fim do curso, o segundo batente da mquina acciona o inversor e coloca-o em posio de curso de trabalho, e o ciclo contnuo.

119

NOTA: Convm poder parar a mquina rapidamente sem fechar o estrangulador, o que imporia uma nova manobra de regulao. Dispe-se portanto entre a sada da bomba e o reservatrio, de uma vlvula, dita vlvula de marcha/paragem. Estando fechada esta vlvula (posio de marcha), a comunicao impossvel entre o reservatrio e a sada da bomba e sua presena no tem qualquer influncia sobre o circuito. Se, pelo contrrio, esta vlvula estiver aberta (posio de paragem), h comunicao directa entre a bomba e o reservatrio, e o leo no alimenta mais o cilindro. Obtm-se assim a paragem instantnea da mquina sem agir sobre o estrangulador nem sobre o motor de accionamento da bomba.
trangleur Inverseur de marche Valve de dcharge Pompe Valve marche-arrte Estrangulador Inversor de marcha Vlvula de descarga Bomba Vlvula de marcha/paragem

Fig.377 -Esquema do circuito de leo para o curso de retorno

III.-ESTUDO SUCINTO DOS RGOS A. BOMBA DE ENGRENAGEM O espao entre-dentes conduz o leo precisamente at ao ponto em que o contacto dos dentes estabiliza, e h estanqueidade entre as seces C e C'. Como o dente duma roda penetra no entre-dente da outra, o leo no pode seno escapar-se pela sada. Nada, salvo a preciso de contacto e a potncia do motor de accionamento, pode limitar a presso obtida.

Entre-dents Aspiration Refoulement

Entre dentes Aspirao Refluxo

Fig. 378 - Esquema de uma bomba de engrenagem

Para as bombas de fabricao cuidada (inteiramente rectificadas) a presso em servio normal pode atingir 80 ou mesmo 100 bar (100 daN/cm2). O dbito depende da velocidade de rotao, do mdulo do dentado, do nmero de dentes e da largura do dentado. Utiliza-se frequentemente 30 a 60 litros/minuto. Observe-se o sentido de rotao, relativamente ao sentido de circulao do leo.

120

B. CILINDRO E PISTO MOTOR O cilindro um tubo de ferro fundido ou de ao estirado com uma rectificao de polida. O pisto cilndrico geralmente sem revestimento. A rodagem que permite uma folga da ordem de 0,01mm, suficiente para assegurar a estanqueidade. O pisto tem por vezes pequenas ranhuras que atenuam as fugas e desempenham a funo de reservas de leo para lubrificao. O vedante geralmente um simples anel em borracha sinttica ou uma montagem polida de grande comprimento.

Piston Cylindre Presse-toupe Tige Tuyauterie

Pisto Cilindro Vedante Haste Tubagens

Fig. 379 - Esquema do cilindro e do pisto

C. VLVULA DE DESCARGA E DE SEGURANA

Um pisto, ou distribuidor, perfeitamente cilndrico, recebe no espao anelar de resguardo a presso da bomba. Apoia-se sobre uma mola regulvel por um parafuso de suporte. Se a presso no circuito da bomba aumentar suficientemente, a mola comprimida para equilibrar e o distribuidor descobre o orifcio de passagem para o reservatrio.

Vis de rglage Ressorte Piston-tiroir De la pompe paulement Vers la bche

Parafuso de regulao Mola Pisto distribuidor Da bomba Resguardo Em direco ao reservatrio

Fig.380 - Esquema da vlvula de descarga e de segurana

Quanto mais a presso subir, mais este orifcio abre e maior ser o dbito ao reservatrio. A vlvula de descarga desempenha assim o papel de reguladora de dbito quando acoplada com um estrangulador como se viu anteriormente. Observe-se o furo central do pisto que evita a compresso do leo sob ou sobre ele, e permite o seu livre deslizamento

121

D. ESTRANGULADOR O mais simples o estrangulador de parafuso de agulha. O leo de regresso ao cilindro, de lado de trs durante curso de trabalho, canalizado pelo inversor. O mesmo escoa entre a agulha e a sede do estrangulador em direco ao reservatrio. Quanto mais a agulha fecha, maior a frenagem e a contrapresso criada pela bomba, sobe na cmara anterior do cilindro. Como j se viu, esta contra-presso adiciona-se ao esforo de corte. A presso na bomba rapidamente suficiente para fazer abrir a vlvula de descarga que deixa retornar ao reservatrio uma parte do dbito da bomba. O estrangulador possui um volante de regulao manual, graduado em velocidades de corte ou de avano.

Volant de rglage Presse -toupe Corps Pointeau Sige Vers la bche De l'inverseur

Volante de regulao Vedante Corpo Puno Apoio Em direco ao reservatrio Do inversor

Fig.381 - esquema do estrangulador de parafuso de reteno

Pode-se coloc-lo como as alavancas duma caixa de velocidades, na posio correspondente s condies ptimas de corte ou de avano. E. INVERSOR DE MARCHA o rgo mais delicado. O pisto distribuidor possui trs colares P1, P2 e P3 de igual dimetro, perfeitamente rodados, no corpo do inversor. As tubagens esto assinaladas no esboo, em funo do esquema geral precedente.

Vers la chambre A du cylindre De la chambre R du cylindre Position limite du taquetbute en fin de course retour Sens de la course-retour Levier Axe fixe

Para a cmara A do cilindro Da cmara R do cilindro Posio limite dos calos-batentes em fim de curso de retorno Sentido do curso de retorno Alavanca Eixo fixo

Ressorte basculeur pussant le levier sa position extrme Piston-tiroir Rainure Communication avec la bche De la pompe Vers l'trangleur

Mola basculante impelindo a alavanca sua posio extrema Pisto distribuidor Ranhura Comunicao com o reservatrio Da bomba Para o estrangulador

Fig. 382 - Esquema do inversor. O pisto est na posio (1) que corresponde ao curso de trabalho

122

Na posio 1 (fig.382), que corresponde ao curso de trabalho, a bomba alimenta a cmara A do cilindro. A cmara R est em comunicao com o estrangulador que regula a velocidade. O colar P1 do distribuidor, impede a comunicao da cmara A do cilindro, com o reservatrio, e o colar P2 impede a comunicao da cmara R do cilindro com o reservatrio que se far pelo furo central.

De la chambre A du cylindre Vers la chambre R du cylindre Position limite du taquet en fin de course travail Sens de la course travail Rainure Vers la bche De la pompe Communication avec l'trangleur

Da cmara A do cilindro Em direco cmara R do cilindro Posio limite do batente no fim de curso de trabalho Sentido do curso de trabalho Ranhura Em direco ao reservatrio Da bomba Comunicao com o estrangulador

Fig.383 O pisto distribuidor est na posio (2) que corresponde ao curso de retorno

Na posio 2 (fig.383), que corresponde ao curso de retorno, a bomba alimenta a cmara R do cilindro. A cmara A est em comunicao directa como reservatrio. O retorno faz-se a grande velocidade, invarivel. O colar P3 impede a comunicao da bomba com a cmara A do cilindro, o colar P2 impede a comunicao da cmara R com o estrangulador. A passagem da posio 1 posio 2, faz-se automaticamente por presso do batente de fim de curso de trabalho da mquina, sobre a alavanca basculante que est articulada ao pisto distribuidor. A mola basculante comprimida mantm a alavanca em posio e termina o seu movimento amortecida pelo batente. No fim do curso de retorno o batente de fim-de-curso, coloca o pisto distribuidor na posio 1 e assim sucessivamente.

Levier de manoeuvre Rainure Axe fixe Communication avec la bche Vers l'inverseur Piston-tiroir De la pompe

Alavanca de manobra Ranhura Eixo fixo Comunicao com o reservatrio Em direco ao inversor Pisto distribuidor Da bomba

Fig.384 - esquema da vlvula de marcha-paragem. O pisto distribuidor est na posio (1) que corresponde ao movimento

123

VLVULA DE MARCHA/PARAGEM O pisto distribuidor possui dois colares com o mesmo dimetro, rodados no corpo da vlvula. As tubagens esto assinaladas no esboo. Na posio 1 (fig.384) que corresponde marcha, a bomba est em comunicao com o Communication avec l'inverseur Comunicao com o inversor inversor que distribui o leo a um Rainure Ranhura Vers la bche Em direco ao reservatrio lado ou ao outro do cilindro. O De la pompe Da bomba colar P1 impede a comunicao da Fig.385 - O pisto distribuidor da vlvula est na posio (2) bomba com o reservatrio
que corresponde paragem da mquina

Na posio 2 (fig385) que corresponde paragem, a bomba est em comunicao directa com o reservatrio, para o qual o leo reflui. O colar P2 impede a comunicao da bomba com o inversor e, como o circuito do cilindro est isolado, a mquina pra. A manobra marcha ou paragem, faz-se manualmente por actuao da alavanca. Observe-se o furo central do pisto distribuidor e a ranhura do corpo que evitam a compresso do leo nas extremidades do rgo e assegura o seu livre movimento.
Mouvement de coupe Retour Coulisseau Piston attel au colisseau Tuyauterie Cylindre fix au bti Movimento de corte Retorno Corredia Pisto associado corredia Tubagens Cilindro fixo ao corpo

Fig. 386 - Esquema da ligao da corredia ao pisto

IV. EXEMPLO DE APLICAO Limador hidrulico A corredia est articulada ao pisto motor pela haste do pisto. Este ltimo comandado por um dispositivo semelhante ao estudado anteriormente.

124

Os batentes 1 e 2 so regulados de acordo com o curso da ferramenta e a posio da pea sobre a mesa. Na fig. 387, o curso de trabalho terminou e o batente 2 empurrou o inversor para a posio de retorno. No fim do curso de retorno (corredia a trao interrompido), o batente 1 repe o inversor na posio de trabalho. As rectificadoras planas e as mquinas de brochar recebem correntemente Fig. 387 - Esquema do comando do inversor de marcha dispositivos de comando hidrulico. No decorrer do estudo de obteno prtica de superfcies, ser fornecido um esquema explicativo de um copiador hidrulico.
Course Inverseur Curso Inversor

125

Medida e controlo dos deslocamentos dos carros Executar uma maquinagem, deslocar a ferramenta ou a pea de uma posio de origem at uma posio final distante da primeira de uma quantidade conhecida. Na primeira aproximao, basta medir o deslocamento do carro e da mquina ferramenta, directamente sobre a prpria mquina, para determinar as dimenses da superfcie trabalhada. Na prtica, isso no chega porque variaes devidas a causas muito diversas de que se fala na obra METROLOGIE alteram o resultado do deslocamento do carro. Ser ento necessrio realizar sempre o controlo da prpria pea depois da maquinagem. Mas, a medida precisa do deslocamento do carro reduzir sempre consideravelmente as tentativas e as variaes da cota obtida. A figura 388 demonstra que a cota de profundidade da fresagem P est ligada ao deslocamento vertical segundo o Mt p e que a cota de comprimento L est ligada ao deslocamento horizontal e segundo o Mt a tal que e = L .

Fig. 388 A preciso dos valores dos deslocamentos segundo Mt.p e Mt.a assegura a preciso das cotas P e L.

I MEDIDA DOS DESLOCAMENTOS DOS CARROS A. MEDIDA LINEAR SEM AMPLIAO O rgo mvel e o rgo fixo, guia, corredia, ou carro de suporte, possuem, um uma graduao em milmetros ou uma rgua graduada, e o outro uma espera fixa ou um indicador (fig. 389). Para reduzir os erros de paralaxe (erro de viso), necessrio colocar a graduao e a espera no mesmo plano ou em dois planos pouco inclinados um em relao ao outro e formando um bico de aresta viva (fig. 390). Alm disso, a preciso de leitura aumentada para as maiores precises de graduao, pela leitura lupa, ou por adio de um nnio. Finalmente, o nnio regulvel, que se alinha de inicio pela sua diviso zero sobre o zero da rgua ou numa diviso mltipla de 10, evita os erros de clculo de divises a ler aps o deslocamento.

B. MEDIDA LINEAR COM AMPLIFICAO


O deslocamento rectilneo do carro obtido com mais frequncia por fuso e porca ou por pinho e cremalheira com uma muito grande desmultiplicao. Pode-se ento determinar o deslocamento linear de pequena amplitude lendo o maior deslocamento circular do rgo motor.

126

- Repre (fixe) - Chariot - Coulisseau - Rgle ( fixe) - Fourreau gradu (mobile) - Contre-poupe

- Espera (fixa) - Carro - Corredia - Rgua (fixa) - Manga graduada (mvel) - Corredia

Fig. 389 Princpio da medio linear de um deslocamento sem amplificao.

Principio de amplificao Um tambor de diviso circular, suportado pelo eixo do rgo motor, desloca-se diante da espera fixa (fig.391), de forma que o comprimento que corresponde ao passo do fuso, por exemplo, se traduz no comprimento planificado de uma volta do tambor. Se se chamar: N ao nmero de divises do - Vernier rglable - Nnio regulvel tambor por volta; Fig. 390 O nnio regulvel e a disposio da sua face graduada D (mm) ao dimetro do concorrem para a preciso da medio do deslocamento do tambor; carro. P (mm) ao passo do fuso; L (mm) distncia circular entre duas divises do tambor; l (mm) o deslocamento linear do carro correspondente a L; ter-se-: D = NL e P D = donde l L PL = D l e D L=1 P

de forma que a amplificao da leitura seja

D que figura entre parentesis. P

necessrio saber passar de um elemento de leitura ao outro aplicando correctamente as relaes precedentes.

127

Exemplos: 1 Qual o dimetro D e qual o nmero de divises N necessrio dar a um tambor graduado para um fuso de passo P = 4 mm, uma distncia L = 2 mm entre duas graduaes e um comprimento de deslocamento do carro correspondente l = 0.025mm.

- Coulisseau - Chariot - Tambour gradu (mobile) - Rpere (fixe)

- Corredia - Carro - Tambor graduado (mvel) - Espera (fixa)

Fig. 391 translao l do carro corresponde uma rotao L do fuso tal que: L=l

D D ; Relao de ampliao: P P

PL 4 x2 = = 101.9 102 mm l 3.14 x0.025 P 4 = eN= = 160 divises 0.025 l 2 Um tambor de dimetro D = 48 mm montado sobre um fuso de passo P = 3 mm tem N = 60 divises. a) A que deslocamento do carro corresponde o intervalo entre duas divises? P 3 Tem-se-: l = = = 0.05 mm 60 N b) Quantas divises necessrio marcar para obter um deslocamento do carro de 1 mm? 1 Ter-se-: N = = 20 divises 0.05 - Vernier au c) Qual a relao de amplificao da leitura? dixime (fixe) - Tambour gradu D 3.14 x 48 Ter-se-: = 50 frein gras sur le 3 P moyeu (mobile) Ter-se-: D = Melhoramento da leitura A preciso tanto maior quanto maior for o dimetro do tambor, mas tambm: - quanto mais fina for a graduao;
- Moyeu cal sur la vis - Vis

- Nnio de dcimos (fixo) - Tambor graduado fixo sobre o moente (mvel) - Moente barrado sobre o fuso - Fuso

Fig. 392 Melhoramento da preciso por nnio circular e tambor regulvel

128

- que a espera seja substituda por um nnio circular (fig. 392) - que o tambor possa ocupar partida a posio zero em relao ao nnio. Basta montlo frenado sobre um moente solidrio com o fuso. Eliminao da folga (fig. 393) Quando as deslocaes sucessivas do carro se fazem no mesmo sentido f1 relativamente reaco de corte F, os contactos entre o fuso e a porca bem como entre o anel do fuso e o barramento no so interrompidos. Mas, se o deslocamento do carro for iniciado em sentido contrrio f, o fuso e o tambor rodar em vazio enquanto as folgas J1 e J2 no forem eliminadas. O deslocamento correspondente do tambor no intervm na leitura. Constitui o que se chama tirar a folga. Para fazer a regulao no sentido f, ser necessrio passar claramente para trs e voltar de seguida no sentido f1.

Chariot Bti

Carro Barramento

Fig. 394 Para o sistema roda de coroa-parafuso sem fim e pinho-cremalheira L = l

Fig. 393 O regresso do carro seguindo f s se inicia depois da recuperao dos jogos J1 e J2

dxZr dxZv

Observao. Para o sistema de accionamento representado pela fig. 394 a relao de D Zr . ampliao seria dada pela relao d Zv d (mm)dimetro primitivo do pinho; Zr nmero de dentes da roda; Zv nmero de filetes do fuso. C. MEDIDA LINEAR DE ALTA PRECISO Os dispositivos precedentes pressupem que o passo do fuso constante e que qualquer deslocamento do tambor provoca um deslocamento proporcional do carro. Ora, isto praticamente nunca ocorre e necessrio, quando a preciso desejada o exige, corrigir a leitura, ou torn-la independente do sistema de accionamento do carro.

129

Corrector da leitura Os erros de passo do fuso so corrigidos avanando ou regredindo na leitura feita no tambor graas ao deslocamento correspondente do nnio. Com este objectivo, o nnio articulado com o fuso tem um brao que se apoia constantemente sobre uma rgua de correco (fig.395) cujo perfil corresponde s irregularidades do fuso. Periodicamente, realizam-se medies directamente sobre o carro e confrontam- Vis mobile en translation avec la Fuso mvel em translao com a table mesa se com as medidas indicadas Table Mesa pelo tambor. A diferena, Vernier fou sur le vis Nnio incontrolado no fuso para mais ou para menos, Rgle de correction (fixe au bti) Rgua de correco (fixa ao traduzida por desnveis barramento) como y1, v1... a dar rgua. Fig. 395 Esquema de correco de leitura S.I.P. Reparar que o troo do fusos u corresponde ao perfil oposto u da rgua porque o fuso se desloca com a mesa. Rgua micromtrica e amplificador ptico Princpio de medida (fig.396). A mesa mvel da mquina tem uma rgua de preciso rgida graduada em milmetros e o corpo da mquina tem um leitor ptico munido de um indicador que assegura a leitura dos milmetros e de um tambor com 100 divises indicando cada uma um centsimo de milmetro. O dispositivo ento inteiramente independente do fuso da mesa. O retculo suportado pelo leitor desloca-se lateralmente 1 mm por cada volta do tambor e um sistema de prismas apresenta a imagem de duas divises consecutivas da rgua contra o retculo.

Table (mobile) Index Lecteur optique (fixe) Tambour portant 100 divisions Rticule Image dun trait de la rgle

Mesa (mvel) Indicador Leitor ptico (fixo) Tambor com 100 divises Retculo Imagem de um troo da rgua

Fig. 396 Esquema de leitura ptico O.P.L.

130

Um fuso micromtrico permite colocar inicialmente o tambor a zero e o retculo na diviso desejada da rgua. Dessa forma, qualquer deslocamento se traduz por uma leitura em milmetros graas ao indicador e por um complemento em centsimos de milmetro graas ao leitor ptico. A fig. 397 ilustra a medida de um deslocamento de x mm acrescido de y centsimos de mm.

- Ligne de dpart - Pice - Table - Rgle - Lecteur

- Linha de partida - Pea - Mesa - Rgua - Leitor

1).
1 Por o nnio de leitura a zero 2 Deslocar o leitor at ao enquadramento no retculo da imagem de um trao 3 Ler na rgua em frente do indicador

2).
Ler sobre a rgua, por deslocamento da rgua A + X (sem enquadramento rigoroso da imagem correspondente no retculo)

3).
Pr o tambor de leitura na diviso Y centsimos

4).
Deslocar a mesa no mesmo sentido que em 2 at enquadrar a imagem de um trao no retculo

Fig. 397 Medio de um deslocamento de x mm + y centsimos de mm

Carro micromtrico e rolos calibrados (fig. 398) O corpo da mquina possui uma cremalheira de preciso em que cada dente serve de apoio a um seguidor calibrado. A distncia entre cada dois seguidores constante. Um carro micromtrico que se apoia sobre um seguidor tem uma capacidade pelo menos igual a essa mesma distncia. O seu contacto actua por meio de uma alavanca sobre um comparador de 1/1000 mm solidrio com a mesa, garantindo a continuidade da presso da medio.

131

- Levier de renvoi - Table - Comparateur au 1/1000 solidaire de la table - Crmaillre porte-galets solidaire du banc - Banc - Chariot micromtrique

- Alavanva de reenvio - Mesa - Comparador 1 / 1000 solidrio com a mesa - Cremalheira porta-seguidor solidria do corpo - Corpo - Carro micromtrico

Fig. 398 Medio dos deslocamentos de uma mesa de mquina de ponteiro com a ajuda de seguidores e carro micromtrico

II- CONTROLO DO DESLOCAMENTO DOS CARROS SEM MEDIO A medida dos deslocamentos necessita de uma operao suficientemente longa porque exige muitos cuidados e ateno. Nos trabalhos em srie necessrio reduzir o tempo no produtivo ao mximo e assegurar o deslocamento dos carros por um controlo sem medio A. CONTROLO POR BATENTES FIXOS E CALOS A pea a maquinar posta na posio inicial por um batente anterior eclipsvel (caso do torno) ou por um batente posterior fixo (reaperto de peas). Os carros porta-ferramentas so ento deslocados, ao longo do seu trabalho, at aos batentes que limitam o seu curso. Os calos entrepostos entre os batentes e o carro permitem dar ferramenta quaisquer posies intermdias.

132

Fig. 399 Pea a desbastar

- Cale dpaisseur - Bute des longuer - Pice - Bute des diamtres

- Calo de espessura - Batente de comprimento - Pea - Batente de dimetros

Fig. 400 Controlo dos deslocamentos dos carros por batentes

Exemplo: Desbaste em torno paralelo de peas como a da fig. 399 a partir de um varo redondo de 30. O troo leva um batente retaguarda e dispe-se um batente de comprimento sobre o barramento e um batente de dimetros sobre o carro ( fig. 400) de tal modo que as cotas 62 e 24 sejam respeitadas com a tolerncia imposta. Passa-se de seguida ao resguardo 20 interpondo um calo de 40 entre o carro e o batente de comprimentos tirando o calo de 2 interposto entre o carro e o batente dos dimetros aquando da regulao do dimetro 24.

- Bti (fixe) - Barillet solidaire du coulisseau porte-tourelle

- Barramento (fixo) - Barrilete solidrio das guias porta-torretas

Fig. 401 Barrilete suporte de batentes fixos regulveis por torno revolver

Observao: A utilizao de calos no cmoda e nas mquinas equipadas para trabalho em srie (torno revlver por exemplo), muitos batentes so montados num barrilete, cada um correspondendo ao comprimento trabalhado a, b, c, d, e correspondente (fig. 401).

133

B. CONTROLO POR BATENTE ELSTICO E CALOS (FIG. 402)

Chariot Comparateur (bute lastique) Cales Bute fixe rglable

Carro Comparador (batente elstico) Esbarros Batente fixo regulvel

Chariot Came tambour Galet

Carro Came tambor Seguidor

Fig. 402 Medio dos deslocamentos de um carro por batente elstico e esbarros

Fig. 403 Esquema de comando por came tambor

O batente fixo d lugar a diferenas sensveis de cotas devido variao da presso de contacto exercida pelo operador. O batente pode ser tornado elstico por interposio de um comparador de quadrante cuja agulha deve sempre voltar ao zero na regulao inicial. A retirada sucessiva dos calos d as cotas a, b, c com exactido. C. CONTROLO PELO CURSO LIMITADO DO RGO DE ACCIONAMENTO DO CARRO O deslocamento est previsto ento por construo do rgo de accionamento. o caso da came tambor do torno automtico (fig. 403). So as rampas Ra e Rb que provocam e limitam os deslocamentos a e b do carro. O desgaste irregular das rampas minorado tornando-as regulveis por troos. D. CONTROLO POR AUTOMATISMO OU POR AUTO CONTROLO DO DESLOCAMENTO Estes casos particulares foram tratados no decorrer do estudo da organizao do controlo (ver a obra METROLOGIE).

134

ESTUDO DA MQUINA FERRAMENTAS COM VISTA MANUTENO DAS SUAS QUALIDADES GEOMTRICAS
Uma mquina ferramenta s pode produzir peas cujas formas e dimenses correspondam a especificaes previamente definidas se a sua preciso for claramente superior das peas a obter. Ora, so os rgos elementares da mquina, as superfcies de guiamento, os porta-peas, os porta-ferramentas, que condicionam a sua preciso em primeira aproximao, e pode-se sempre exigir um controlo to severo quanto se deseje. Mas, a mquina comporta-se como um conjunto e a preciso deste conjunto que importa conhecer. Ser necessrio ento proceder sua verificao logo que a montagem esteja terminada. Alm disso, a instalao defeituosa de uma mquina pode ocasionar deformaes, vibraes, imperfeies dos guiamentos. H ento um certo nmero de precaues a tomar cada vez que se procede ao assentamento de uma mquina ferramenta. Por fim, a sua qualidade s pode manter-se custa de uma lubrificao regular e de manuteno constante.

135

Verificao de mquinas-ferramentas I- GENERALIDADES As condies de recepo de mquinas-ferramentas so definidas pelas normas que impem modos operatrios e tolerncias bem precisas. Em Frana, foram estabelecidas pelo Engenheiro Geral da Fabricao de Armamento P. Salmon que as consignou na sua obra Machines-outils Rception - Vrification2. Traduzem-se, em geral, por um valor mximo em centsimos de milmetro por metro de erro de planeza, de paralelismo ou de perpendicularidade. As verificaes geomtricas referem-se mquina em repouso e ensaios prticos, que as confirmam, so executados sobre forma de operaes de acabamento, no fazendo caso da potncia nem do rendimento posto em jogo. II- VERIFICAES GEOMTRICAS Far-se- referncia, a ttulo de exemplo, verificao de um torno, cujas diferentes operaes de medio esto consignadas na tabela n. 4, reproduo das normas Salmon. A. ASSENTAMENTO Toda a verificao obrigatoriamente precedida do assentamento da mquina (esquemas 1 e 2), que feito por nivelamento da maior superfcie horizontal. Um calamento preciso da mquina evita deformaes por toro. O nvel controla no s o nivelamento mas tambm a planeza da superfcie de base. B. VERIFICAO DA QUALIDADE GEOMTRICA DOS ELEMENTOS SEPARADOS Com a superfcie de base previamente controlada, as verificaes debruam-se: - sobre o paralelismo das corredias e das bandas de guiamento (esquemas 3 e 4); - sobre a coaxialidade e o empeno da bucha e do ponto que esta suportar (esquemas 5, 6, 7 e 8); - sobre o deslocamento axial do fuso principal que ocasionar uma variao do passo (esquemas 15).

Edies Societ des Publications Mcanique 64, rue Ampre, Paris-17e.

136 Quadro n 4 Verificaes geomtricas de um torno de alta preciso: H.d.P. < 250 mm, E.P. < 1500 mm, das normas Salmon Erro em milmetros Aparelho de N. Esquema Alvo de verificao medida ConstaTolerado recomendado tado
A. Controlo do assentamento

Paralelismo das corredias Nvel e Travessa frente e atrs do carrinho num plano horizontal. Obliquidade transversal corredias do carrinho. das

+ 0,02 por metro + 0,03 por metro 0,02 por metro 0,01 por metro

Nvel e Travessa

Paralelismo das corredias do carrinho a um plano vertical que passe pela linha dos pontos.

Comparador e mandril

Paralelismo das corredias do contraponto s do carrinho. B. Ponto

Comparador

Verificao da excentricidade do ponto em rotao. C. Arvore

Comparador

0,01

Verificao da centragem da bucha. Deslocamento axial, sob presso constante, da rvore, em relao:

Comparador

0,005

a) ao empeno de cada batente; b) ao empeno da face de apoio da bucha. Excentricidade do fixao do ponto eixo da

Comparador e ponto especial

0,01 por cada limite 0,01

a) medida sada da fixao; b) medida a uma distncia de sada igual altura de pontos. Paralelismo do eixo da rvore corredia longitudinal do carrinho:

Comparador e mandril

0,005 0,01

a) no plano horizontal; b) no plano vertical.

Comparador e mandril

0,01 +0,01

(Continua)

137 Quadro n 4 (continuao) Verificaes geomtricas de um torno de alta preciso: H.d.P. < 250 mm, E.P. < 1500 mm, das normas Salmon Erro em milmetros Aparelho de N. Esquema Alvo de verificao medida ConstaTolerado recomendado tado
D- Contra ponto Paralelismo do eixo do exterior da manga corredia do carrinho: a) no plano horizontal; b) no plano vertical. Paralelismo do eixo de alojamento do contraponto corredia do carrinho:

+0.01 em 300 Comparador +0,01 em 300

10

11

a) no plano horizontal; b) no plano vertical. E- Contraponto

Comparador e mandril

0.01 em 300 0,01 em 300

12

Diferena de altura entre o ponto e o contraponto F- Carrinho

Comparador e mandril

+0,01

13

Paralelismo entre o eixo da rvore e o deslocamento longitudinal do carrinho porta-ferramentas. Perpendicularidade ao eixo da rvore do deslocamento transversal do carrinho G- Fuso principal

Comparador e mandril

0,02 em 300

14

Comparador e prato

0,01 em 300

15

Deslocamento axial, sob presso constante, devido aos empeno de cada batente. Paralelismo entre o eixo do fuso e as corredias do carrinho:

Comparador

0,005 por cada batente

16

a) no plano horizontal; b) no plano vertical.

Comparador e travessa

0,05 0,05

138 Quadro n 5 Ensaios prticos para um torno de alta preciso: H.d.P. < 250 mm, E.P. < 1500 mm, das normas Salmon. Estes ensaios devem ser efectuados de preferncia a todas as rvores. Em caso de contestao, os resultados obtidos estabelecero prova.
Natureza do ensaio e dimenses da pea de ensaio Condies de execuo do ensaio Verificao prvia Aparelhos e modos operatrio s recomenda dos Erro em milmetros Tolerado Constatado

Esquema

Maquinagem de peas cilndricas montadas no prato. D1/4 H.d.P. L=1 H.d.P

Os apoios maquinados so Execuo, num redondos. Os cilindro, de dois apoios apoios de maquinados so comprimento cilindricos. O mximo, entre eles, dimetro deve de 20 mm. ser mximo do lado do ponto.

Micrmetro

0,008

0,01 em 300

Maquinagem de peas cilndricas montadas sobre o Facejamento de uma face plana prato. normal ao eixo do cilindro. D=1 H.d.P. L=1 H.d.P. max.

A face facejada plana; o erro apena de concavidade.

Rgua e calos

0,01 em 300

Maquinagem de peas cilndricas montadas entre pontos. D=1/8 L. L=max=1 E.P.

Execuo sobre um cilindro com 3 apoios de comprimento mximo de 20mm. Os apoios Posio dos maquinados so apoios: um to cilndricos. perto quanto possvel de cada um dos pontos, apoios, o outro ao meio. Execuo sobre um cilindro de trs Os apoios apoios cilndricos. maquinados so A posio dos cilndricos. apoios a mesma do caso anterior. A origem da roscagem tomada num ponto qualquer do fuso principal. A roscagem deve ser limpa, sem limalhas nem ondulaes. O passo deve ser exacto

Micrmetro

0,02

Maquinagem de peas cilndricas montadas entre pontos. D=1/8 L. L max=1/2 E.P. Roscagem duma pea cilndrica. L=300.

Micrmetro

0,02

Roscagem S.I. O dimetro e o passo so to prximos quanto possvel dos do fuso principal.

Aparelhos especiais cuja preciso, tambm ter sido verificada.

Erro total: 0,02 em 300. Erro sobre uma poro qualquer de rosca tendo um comprimento de 50 mm:0,02

139

C. VERIFICAO DA POSIO RELATIVA DOS ELEMENTOS E DA REGULARIDADE DESTA


AO LONGO DOS DESLOCAMENTOS. (ESQUEMAS 9-10-11-12-13-14-16)

Esta verificao atende sobretudo ao paralelismo ou perpendicularidade, em qualquer ponto: - das superfcies de guiamento rectilneas entre si; - dos eixos de rotao dos rgos rotativos entre si; - das superfcies de guiamento rectilneas com os eixos de rotao dos rgos rotativos. D. VERIFICAO DO VALOR DOS DESLOCAMENTOS Faz referncia: - sobre a preciso do comprimento de deslocamento dum carrinho em funo da leitura feita no tambor do fuso do manpulo de manobra; - sobre a preciso de deslocamento do carro inferior (arrastado) em relao ao comprimento correspondente do fuso principal. O que acaba por controlar a regularidade do passo do fuso principal, e no ser feito por meios comuns mas apenas por ensaios prticos. III- ENSAIOS PRTICOS Tm sobretudo um carcter de preciso e aplicam-se a um trabalho de acabamento, partindo de esboos previamente preparados, de maneira a permitir o controlo por medio directa. A aplicao esforos considerveis destruiria a eficcia do controlo devido s deformaes que se produziriam. A tabela n. 5, reproduo das normas Salmon, indica as diferentes operaes que constituem os ensaios prticos.

140

Instalao de mquinas-ferramenta A instalao de qualquer mquina-ferramenta deve responder a dois objectivos distintos. Em primeiro lugar, h que assent-la convenientemente no solo da oficina e que a manter nessa posio atravs de um chumbadouro. Em seguida, necessrio integr-la racionalmente no conjunto que constitui a oficina. Esta segunda parte da instalao especfica do tipo de actividade prpria da oficina. I. AGRUPAMENTO DE MQUINAS-FERRAMENTA Em mecnica geral, o agrupamento de mquinas-ferramenta no segue regras imperativas, mas, quando se aborda a fabricao em srie, o problema merece um estudo extremamente srio porque a implantao da mquina funo do ciclo de fabricao pretendido. Qualquer que seja o modo de agrupamento em vista, necessrio prever corredores de servio limitadas por bandas coloridas traadas no solo e respeitar o espaamento regulamentar imposto pelo cdigo de trabalho. A. AGRUPAMENTO PARA FABRICAO EM MECNICA GERAL Neste agrupamento encontram-se as oficinas de maquinagem, reparao, ou que realizam trabalhos muito diversos sem renovao de srie ou trabalham com sries muito reduzidas. As mquinas so geralmente agrupadas por categorias: tornos, fresadoras, engenhos de furar. No entanto, esta prtica que no visa seno a harmonia do conjunto da oficina e talvez tambm a especializao do pessoal, no lgica. prefervel constituir grupos, cada um deles compreendendo as mquinas-ferramenta correntes, de forma a limitar a manipulao das peas e a deixar precisamente a responsabilidade total de uma fabricao ao mesmo grupo. Em cada grupo, as mquinas podem ser dispostas em linha ou oblquamente (fig. 404). Esta ltima disposio apresenta a vantagem de deixar uma maior liberdade de manobra nas extremidades das bancadas e das mesas. A disposio obliqua a nica racional para o agrupamento de tornos, por causa da instalao de suportes de vares.

Oprateur Machine Installation en ligne Installation oblique Fig.: 404 Comparao dos dois modos de instalao.

Operador Mquina Instalao em linha Instalao oblqua

Para o mesmo atravancamento, L l, tem-se E2E1 e e2>e1.

141

B. AGRUPAMENTO PARA FABRICAO EM SRIE Quando o nmero de peas a fabricar muito elevado, necessrio reduzir ao mximo os tempos mortos e sobretudo as operaes manuais. A gama de fabrico fixa a ordem das fases e das operaes e portanto as caractersticas das mquinas-ferramenta que sero utilizadas. H pois interesse em dispr as mquinas de tal maneira que as peas circulem sem descontinuar o ciclo previsto, passando de uma mquina para outra segundo a ordem das fases. O conjunto constitui ento uma cadeia de fabrico. O nmero de mquinas de cada tipo a incluir na cadeia depende da durao da operao particular de maquinagem a executar. Deste modo, para a mesma pea, se o tempo de torneamento quatro vezes mais elevado que o de furao, em princpio sero necessrios quatro tornos para uma furadora, ou ento ser necessrio juntar as diversas cadeias de fabricao para que a furadora receba altrenadamente peas de diversas cadeias. Esta observao mostra que o problema de implantao de mquinas para trabalhos de srie merece um estudo de conjunto que se integra frequentemente na construo da oficina. De forma a dar toda a flexibilidade desejvel organizao prevista, a reduzir os gastos de instalao, a permitir modificaes rpidas, so evitados os chumbadouros e a alimentao elctrica feita por grupos que permite a ramificao instantnea. II. CHUMBADOURO DE MQUINAS-FERRAMENTA Estando determinada a localizao de uma mquina, necessrio: - que ela ocupe uma posio estvel, pelo que necessita de uma preparao do solo; - que a sua ligao ao solo no interfira com as qualidades geomtricas dos seus rgos, o que implica o seu nivelamento; - que ela conserve a sua posio, ou seja, que ela esteja presa ao solo. A. PREPARAO DO SOLO Depende essencialmente do peso da mquina por unidade de superfcie de apoio real, do seu gnero de trabalho, com ou sem choques, e do seu equilbrio dinmico. Se a mquina for leve, ou bem equilibrada dinamicamente, ou se o seu corpo rgido (fresadora por exemplo), basta assent-la sobre o solo vulgar constitudo por uma cobertura de cimento recobrindo a laje de beto. Se for necessrio isolar a mquina das vibraes que o solo lhe possa transmitir (rectificadora por exemplo), h que assent-la sobre um macio isolado como indica a figura 405.

Cadre en planches carbonyles Bti Vrin Sable

Caixilho em pranchas carbonizadas Corpo Parafuso Areia

Fig.: 405 Rectificadora assente sobre 10 parafusos de nivelamento e sobre macio em beto isolado por areia.

142

Se a mquina for pesada e trabalhar por impacto (martelo-pilo por exemplo) necessrio que o macio que a suporta seja isolado do solo e prever um dispositivo de amortecimento dos choques como indica a figura 406.

Marteau-pilon Sable Madriers Ancrage Chabotte Dallage Bton

Martelo-pilo Areia Pranchas Ancoragem Cava Pavimento Beto

Fig.: 406 Martelo-pilo montado sobre um macio especial.

Actualmente h a tendncia de substituir os macios pela interposio entre o solo e a mquina de amortecedores ou de tapetes antivibratrios (fig. 407, 408 e 409).

Enrobage plastique adhsif Ame antivibrante support de charge

Revestimento plstico adesivo Alma antivibrante de suporte de carga

Fig.: 408 Tapete antivibratrio.

Socle de la machine Bute suprieure Coussin support de charge Ressort auxiliaire Bute de surcharge

Base da mquina Batente superior Almofada de suporte de carga Mola auxiliar Batente de sobrecarga

Bti Tapis Chape taloche et horizontale

Corpo Tapete Chapa talochada horizontal

Fig.: 407 Amortecedor antivibratrio. A almofada e os batentes so em malha de fio de ao inoxidvel.

Fig.: 409 Rectificadora assente sobre um tapete antivibratrio.

143

B. NIVELAMENTO O objectivo do nivelamento suprimir as deformaes por toro provenientes dos apoios. A superfcie da base a maior superfcie da mquina (bancada ou mesa). Verifica-se a horizontalidade com a ajuda de um nvel de preciso e de uma travessa (rgua de preciso) como indica a figura 410.

Niveau de prcision Bande plate ou traverse Vrins de nivellement (voir Fig. 413)

Nvel de preciso Barra (travessa) plana Parafusos de nivelamento (ver Fig. 413)

Fig.: 410 Nivelamento de um torno com parafusos de nivelamento e sua verificao com a ajuda de um nvel e de uma travessa.

O calamento obtido atravs da interposio de cunhas metlicas (fig. 411 e 412) ou de parafusos de nivelamento mais prticos e mais precisos (fig. 413). O nmero de cunhas ou de parafusos determinado de forma a obter uma presso por unidade da sua superfcie de apoio de 10 bar (10 da N/cm2).

Coin de nivellement Socle de la machine

Cunha de nivelamento Base da mquina

Coins mtalliques Solin en ciment

Cunhas metlicas Rebordo em cimento

Fig.: 411 Nivelamento por cunhas e chumbadouro por pernos.

Fig.: 412 Nivelamento por cunhas e chumbadouro atravs de um rebordo.

144

C. CHUMBADOURO A chumbadouro propriamente dito tornada-se intil pelo uso de tapetes ou amortecedores antivibratrios (fig. 407 e 409) de que j se falou. Com efeito a sua aderncia suficiente para impedir qualquer o escorregamento da mquina. Quando se desejar uma fixao absoluta, recorre-se a pernos de chumbadouro com cauda de carpa que se fixam no cimento do solo (fig. 411) ou a porcas embutidas que apresentam a Vrin de nivellement vantagem de no deixar salincias no Socle de la machine caso de deslocamento da mquina Plaque en tle de 3 4 mm (fig. 413). crou en tronc de Se a mquina no tem vibraes (bom equilbrio dinmico) pode-se ficar pela criao de um rebordo em cimento volta da base da mquina.
pyramide base carre

Parafuso de nivelamento Base da mquina Placa em chapa de 3 a 4 mm Porca em tronco de pirmide de base quadrada

Fig.: 413 Parafuso de nivelamento e ligao ao solo com pernos de chumbadouro com porca embutida.

145

Lubrificao e Manuteno das Mquinas ferramentas I GENERALIDADES Durante o estudo do guiamento do movimento j tinha sido referido que a lubrificao contribui largamente para retardar a o desgaste, e por conseguinte para conservar a mquina nas suas condies originais. A construo deve pois dedicar uma grande ateno ao problema da lubrificao, e o utilisador deve respeitar os procedimentos indicados pelo construtor. II DISPOSITIVOS DE LUBRIFICAO A LEO Os leos minerais tm qualidades variveis consoante a sua provenincia e temperatura de emprego. De uma maneira geral utilizam-se leos para velocidades rpidas, qualquer que seja a carga. A escolha do leo, frequentemente fixada pelo construtor, depende de: - da velocidade relativa dos rgos; - da carga sob que estes funcionam; - da temperatura normal dos mecanismos em regime de trabalho; - da estao do ano (leos de vero e leos de inverno) porque a lubrificao deve ser eficiente desde o arranque. Os rgos de lubrificao devem sempre estar colocados em locais muito acessveis. A. LUBRIFICAO COM GALHETA O leo introduzido pelo orifcio lubrificador ou injectado com uma galheta de pisto (bomba de Lub por exemplo) pelo lubrificador fechado por uma esfera de mola (fig. 414). Aps a lubrificao, a esfera fecha o orifcio, protegendo assim a canalizao de poeiras e aparas. Esta lubrificao peridica, de leo perdido, apenas convm para rgos de marcha lenta e em sob carga reduzida. Ser necessrio renov-lo vrias vezes por dia em alguns Embout de pompe Lub Graisseur casos.
Graisseur Lub

Ponteira da bomba Lub Lubrificador Lubrificador Lub

Fig. 414 Bomba de lubrificao Lub

B. LUBRIFICAO POR LUBRIFICADORES CONTAGOTAS (FIG. 415) Um reservatrio metlico ou em vidro, de dbito regulvel visvel atravs de um mostrador, colocado na chumaceira, ou a um tubo metlico ligado chumaceira. O leo distribudo gota a gota por gravidade. Este modo de lubrificao, a leo perdido conveniente para trabalho rpido mas exige uma vigilncia atenta.

146

C. LUBRIFICAO IMERSO Este procedimento sobretudo aplicado a engrenagens de caixas de velocidade. As rodas dentadas mergulham no leo e distribuem-no por rotao e projeco, ou encaminham-no atravs de ranhuras at s rvores e chumaceiras. A lubrificao por diabolos lubrificadores ( fig. 416) ou por anel (fig. 417) equivalente lubrificao imerso. A lubrificao continua, sem perda de leo (circuito fechado) mas no assegura o arrefecimento regular dos rgos. necessrio prever um bujo de esvaziamento para a evacuao do leo usado, um bujo para o enchimento com leo novo, e um mostrador ou viseira para a verificao do seu nvel.
Bonhomme (position ferme) Bonhomme (position ouvert) crou de rglage du dbit Corps en verre ou mtallique Tube en verre Regard Cuvette de remplissage Graisseur compte-gouttes Table Mesa Diabolo Diabolo Palier ressort Apoio de mola Banc Bancada Fig. 416 Lubrificao de uma guia em V por diabolo Testemunha (posio fechada) Testemunha (posio aberta) Porca de regulao de dbito Corpo de vidro ou metlico Tubo de vidro Mostrador Recipiente de enchimento Lubrificador conta-gotas

Fig. 415 Lubrificador conta gotas

D. LUBRIFICAO POR BOMBA (MONOCOUP) Para diminuir o nmero de pontos a atingir directamente, e os inconvenientes que daqui derivam (esquecimento principalmente) usa-se uma bomba manual que distribui o leo aos doseadores volumtricos (fig. 418).

Coussinet fendu partiellement en travers Bague Huile

Chumaceira parcialmente fendida transversalmente Anilha Oleo

Lubrificao de uma rvore por anilha

Cada doseador envia ao ponto a lubrificar a quantidade de leo que ele exige graas presso do ar comprimido ali encerrado aquando do enchimento.

147

Esta lubrificao eficaz mas apresenta o inconveniente de ser do tipo a leo perdido.
Posio das vlvulas durante a lubrificao Posio de uma vlvula durante o enchimento

Air comprim Doseur Au point graisser Clapet

Ar comprimido Doseador Para o ponto a lubrificar Vlvula

Fig. 418 Esquema do princpio de funcionamento do distribuidor de lubrificao mono-golpe

E. LUBRIFICAO POR BOMBA CENTRAL Uma bomba de pisto ou engrenagem accionada pela mquina ou por um motor individual envia o leo para um conjunto de canalizaes rgidas ou articuladas. Cada canalisao condu-lo ao ponto a lubrificar ou vaza-o sobre os rgos em movimento. O leo recolhido numa bacia de decantao de onde escoa para o reservatrio onde mergulha o tubo de aspirao. Deve prever-se uma bomba sempre sob presso para evitar que desferre.

Boite de rglage de la distribution de lhuile au coulisseau Pompe Bac de rcupration Bac de dcantation Crpine Rservoir

Caixa de regulao da distribuio de leo s corredias Bomba Reservatrio de recuperao Reservatrio de decantao Ralo Reservatrio

Fig. 417 Lubrificao centralizada sob presso das corredias do cabeote, dos rgos da caixa de velocidades, da biela e do sistema de avano da mesa (limador G.S.P.)

148

Este procedimento eficaz. Assegura uma lubrificao contnua e um bom arrefecimento. Os mostradores permitem o controlo da circulao de leo e os anis retentores evitam perdas de lubrificante. A periodicidade das mudanas de leo prevista para um tempo de funcionamento determinado.

III. DISPOSITIVOS DE LUBRIFICAO A lubrificao por massa consistente conveniente para rgos de marcha lenta e cargas elevadas, situados em locais de difcil acesso e sem vigilncia contnua. A. O LUBRIFICADOR STAUFFER SIMPLES. (FIG. 421)
Plaque porte-feutre Feutre Coulisseau

Chumaceira

A intervalos regulares enviada por aperto de um bujo, uma injeco de massa nova que expele a massa usada.

Fig. 420 Retentor de leo da corredia do limador O bujo e o corpo so em chapa embutida

Fig. 421 Lubrificador Stauffer simples

Tube de remplissage Piston en cuir Vis de rglage du dbit

Tubo de enchimento Pisto em couro Parafuso de regulao do dbito

Fig. 422 Lubrificador Staufler semi-automtico

B. O LUBRIFICADOR STAUFFER SEMI-AUTOMTICO(FIG. 422) Um pisto de presso por mola distribui a massa lubrificante de uma forma contnua. Um parafuso de dbito regulvel permite uma distribuio proporcional s necessidades, mas o lubrificador continua a funcionar independentemente da paragem da mquina.

149

C. O LUBRIFICADOR DE ESFERA um lubrificador semelhante ao da fig. 414 que necessita da aplicao de uma bomba-galheta. Apenas pode ser colocado em locais de fcil acesso. IV ORGANIZAO DA LUBRIFICAO Balano da lubrificao numa Mquina ferramenta A ficha tcnica de lubrificao fornecida pelo construtor indica: - Os pontos a lubrificar; - A frequncia das lubrificaes; - A natureza do lubrificante. O utilizador deve prever alm disso: - O pessoal encarregado da lubrificao; - O pessoal encarregado da manuteno; - As instrues particulares. O conjunto constitui o plano de lubrificao da mquina (tabela n 6) Observaes: Para facilitar o servio aconselhvel pintar claramente os pontos a lubrificar, com cores diferentes consoante a frequncia da lubrificao e segundo a natureza do lubrificante. Para facilitar a armazenagem de leos e massas lubrificantes e evitar erros, no se deve conservar mais que o menor nmero possvel de tipos e marcas tendo em conta as equivalncias de caractersticas e qualidade. Por fim, se a lubrificao deve ser feita na paragem para evitar acidentes, tal deve constar imperativamente das instrues.

150

Quadro N 6 Plano de lubrificao de um torno

151

MANUTENO
A manuteno da mquina ferramenta tem por objectivo a manuteno quase constante das suas qualidades de origem. Para o conseguir, ento necessrio: - Em primeiro lugar verificar o funcionamento dos rgos para descobrir os pontos defeituosos; - Efectuar de seguida as preparaes, as modificaes ou reparaes que se imponham. I.- VERIFICAO DO FUNCIONAMENTO Foram anteriormente expostas as verificaes a que a mquina ferramenta sujeita aquando da sua recepo, ou seja da sua colocao disposio do cliente. No decurso da sua utilizao, pelas causas mais diversas: trabalho em sobrecarga, erros de manobra, choques, desgaste, deformao dos apoios, provocam inevitvelmente alterao da preciso. A. VERIFICAES GEOMTRICAS PERIDICAS Segundo a cadncia de trabalho, o meio ambiente, a qualidade do pessoal utilizador, o servio de manuteno fixa a periodicidade das verificaes conformes s normas. So sobretudo conduzidas no plano prtico, e por isso, a percentagem de peas sucatada e a falta de homogeneidade na produo, a disperso nas cotas, do indicaes preciosas sobre os defeitos e permitem frequentemente a sua localizao. B. INSPECO PREVENTIVA Paralelamente s verificaes peridicas, convm proceder inspeco sistemtica dos diversos rgos. Para este efeito, o servio de manuteno estabelece para cada mquina, ou para cada tipo, uma ficha na qual esto indicados os pontos a examinar periodicamente. Vigiam-se assim o desgarte nas corredias, a amplificao d as folgas locais, o empeno dos planos de deslizamento, descobrem-se as perdas de leo por desgaste, as fugas nas juntas, as gripagens, os entupimentos. II. PRTICA DE MANUTENO A. LIMPEZA DA MQUINA O operrio deve manter a mquina sempre em perfeito estado, mas desejvel que sejam previstas limpezas peridicas feitas por agentes especializados, que devem tambm desembaraas as corredias de poeiras que estas tenham retido, eliminar camboouis que retmem as matrias abrasivas, as massas endurecidas que obstruem os canais de lubrificaoB. LUBRIFICAO Mesmo que a lubrificao diria seja deixada ao cuidado do utilizador, o esvaziamento de crteres, a renovao da lubrificao dos rolamentos, a recarga dosreservatrios de lubrificadores, incumbe a agentes de lubrificao especializados.

152

C. MANUTENO DO NIVELAMENTO A verificao do nvel das superfcies de referncia d lugar a uma correco do nivelamento fcilitada se a mquina estiver montada sobre parafusos facilmente acessveis e regulveis. D. REAJUSTAMENTO DAS FOLGAS Desde o primeiro perodo de utilizao, as folgas amplificam-se com uma regularidade relativa. Basta ento para as eliminar proceder regulao dos calos de reajustamento, ao reaperto das chumaceiras ou ainda ao calamento dos rolamentos e os batentes. Quando o desgaste localizado, torna-se impossvel de reajustar as folgas sem forar o guiamento nas zonas no atingidas pelo desgaste. Convm ento retocar as guias por gratttage quando a localizao pouco pronunciada, ou por uma verdadeira maquinagem no caso contrrio. E. MUDANA DE PEA Devido a manobras em falso, choques, sobrecargas, desgastes muito acentuados pode-se ser conduzido troca de certos rgos. Podem mesmo ser fabricados pelo prprio, se apenas asseguraram funes secundrias ou quando se deseja modificar a sua concepo para obter um melhor servio. Na maioria das vezes encomenda-se ao fornecedor uma pea conforme original, dita pea de substituio. No se pode perder de vista que as peas usadas trabalham no mnimo aos pares, e que se uma est fora de servio, a que lhe est conjugada necessita muitas vezes de um retoque ou de substituio. F. PRTICA DA DUPLA DESMONTAGEM Aps a reposio do estado das mquina, observa-se o seu funcionamento executando as verificaes geomtricas e inspeces habituais durante um perodo relativamente curto. Em seguida desmontam-se os rgos que foram objecto de retoque que esto normalmente expostos ao desgaste ou a deformaes (veios, rvores, engrenagens, corredias) e verifica-se como eles saem da fabricao. O examinamos do seu estado de superfcie, a tendncia gripagem, fissuraooo, do indicaes preciosas sobre os melhoramentos que podem ser feitos. III- ACOMPANHAMENTO DAS REPARAES bom acompanhar as reparaes efectuadas nas mquinas ferramentas, com o objectivo do retorno dos custos, de que se falar adiante, mas tambm com o objectivo de preveno para mquinas do mesmo tipo. A. FICHA DE REPARAO Cada mquina deve ser objecto de uma ficha n a qual deve estar inscrito: - Por um lado, a periodicidade das verificaes geomtricas, das inspeces preventivas, das limpezas, das desmontagens e das regulaes dos rgos mveis; - Por outro lado, as reparaes efectuadas com a sua causa presumida, e a importncia do defeito aps a recuperao.

153

B.

VIGILNCIA DOS PONTOS FRACOS

O exame das fichas revela os pontos fracos de certas mquinas. A vigilncia torna-se assim facilitada e a reparao pode ocorrer preventivamente no perodo de menor utilizao em lugar de provocar uma paragem prolongada de produo num momento em que seria desejvel dispr da cadncia mxima. C. ACTUALIZAO DE RESERVAS ARMAZENADAS O conhecimento dos pontos fracos permite manter reservas armazenadas de rgos prontos a ser montados. Assinalou-se anteriormente que as peas de substituio no devem ser montadas em suportes usados. ento indispensvel prever conjuntos ajustados e no peas isoladas sem interesse. Com frequncia, possvel reutilizar peas usadas com a interposiao das tiras ou calos, ou fazendo cromagem dura por deposio electroltica. Esta preparao apenas pode ser feita preventivamente pois arrasta uma paragem demasiado longa da mquina. IV CUSTO DAS REPARAES As reparaes custam caro por imobilizao do material e pela paragem da produo. Diminui-se o custo assegurando uma manuteno o mais regular possvel. O servio de manuteno deve respeitar a periodicidade das verificaes, vigiar os pontos fracos, no deixar amplificar os desgastes, manter uma reserva de conjuntos prontos a ser montados. Deste ponto de vista a normalizao do material de produo numa mesma unidade permite reduzir consideravelmente as imobilizaes.

154

Transformao do Movimento Circular ...................................................................................................... 109 I. TRANSFORMAO DO MOVIMENTO CIRCULAR CONTNUO EM MOVIMENTO RECTILNEO ......................................................................................................................................... 109 1 Fusos e porcas ............................................................................................................................. 109 2 Came ........................................................................................................................................... 110 3 Roda de catraca e de lingueta ...................................................................................................... 110 4 Cremalheira e Roda Dentada....................................................................................................... 111 5 Biela e Prato Manivela ................................................................................................................ 112 6 Prato Manivela e Balanceiro ....................................................................................................... 112 II. EXEMPLO DE UMA CADEIA CINEMTICA ............................................................................ 114 A. DISPOSIO ESQUEMTICA (Fig. 374) .................................................................................. 114 B. CADEIA CINEMTICA DO TORNO ERNAULT H.N. .......................................................... 115 Transmisso Hidrulica do Movimento....................................................................................................... 117 I.- GENERALIDADES ........................................................................................................................... 117 II PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO (fig. 376). ............................................................................... 117 A. CURSO DE IDA OU CURSO DE TRABALHO (fig. 376)........................................................... 117 B.CURSO DE RETORNO .................................................................................................................. 118 III.-ESTUDO SUCINTO DOS RGOS .............................................................................................. 119 A. BOMBA de ENGRENAGEM ........................................................................................................ 119 B. CILINDRO E PISTO MOTOR.................................................................................................... 120 C. VLVULA DE DESCARGA E DE SEGURANA ..................................................................... 120 D. ESTRANGULADOR ..................................................................................................................... 121 E. INVERSOR DE MARCHA............................................................................................................ 121 VLVULA DE MARCHA/PARAGEM............................................................................................. 123 IV. EXEMPLO DE APLICAO .......................................................................................................... 123 Medida e controlo dos deslocamentos dos carros........................................................................................ 125 I Medida dos deslocamentos dos carros ............................................................................................... 125 A. MEDIDA LINEAR SEM AMPLIAO....................................................................................... 125

B. MEDIDA LINEAR COM AMPLIFICAO ................................................. 125


Principio de amplificao ................................................................................................................ 126 Melhoramento da leitura.................................................................................................................. 127 Eliminao da folga (fig. 393) ......................................................................................................... 128 C. MEDIDA LINEAR DE ALTA PRECISO................................................................................... 128 Corrector da leitura.......................................................................................................................... 129 Rgua micromtrica e amplificador ptico...................................................................................... 129 Carro micromtrico e rolos calibrados (fig. 398)............................................................................. 130 II- CONTROLO DO DESLOCAMENTO DOS CARROS SEM MEDIO........................................ 131 A. Controlo por batentes fixos e calos ............................................................................................... 131 B. Controlo por batente elstico e calos (fig. 402)............................................................................. 133 C. Controlo pelo curso limitado do rgo de accionamento do carro.................................................. 133 D. Controlo por automatismo ou por auto controlo do deslocamento ................................................. 133 Estudo Da mquina ferramentas Com Vista manuteno das suas qualidades geomtricas......................... 134 Verificao de mquinas-ferramentas ......................................................................................................... 135 I- Generalidades....................................................................................................................................... 135 II- Verificaes Geomtricas................................................................................................................... 135 A. Assentamento.................................................................................................................................. 135 B. Verificao da qualidade geomtrica dos elementos separados...................................................... 135

C. Verificao da posio relativa dos elementos e da regularidade desta ao longo dos deslocamentos.
(esquemas 9-10-11-12-13-14-16) ........................................................................................................ 139 D. Verificao do valor dos deslocamentos......................................................................................... 139 III- Ensaios prticos................................................................................................................................. 139 Instalao de mquinas-ferramenta ............................................................................................................. 140 I. Agrupamento de mquinas-ferramenta ............................................................................................. 140 A. Agrupamento para fabricao em mecnica geral .......................................................................... 140 B. Agrupamento para fabricao em srie........................................................................................... 141 II. chumbadouro de mquinas-ferramenta ............................................................................................ 141 A. preparao do solo .......................................................................................................................... 141

155 B. nivelamento..................................................................................................................................... 143 Lubrificao e Manuteno das Mquinas ferramentas............................................................................... 145 I Generalidades..................................................................................................................................... 145 II Dispositivos de lubrificao a leo ................................................................................................... 145 A. Lubrificao com galheta ............................................................................................................... 145 B. Lubrificao por lubrificadores contagotas (fig. 415)................................................................... 145 C. Lubrificao imerso ......................................................................................................... 146 D. lubrificao por bomba (monocoup)............................................................................................... 146 E. Lubrificao por bomba central ...................................................................................................... 147 III. Dispositivos de lubrificao .............................................................................................................. 148 A. O lubrificador Stauffer simples. (fig. 421)...................................................................................... 148 B. O lubrificador Stauffer semi-automtico(fig. 422) ......................................................................... 148 C. O lubrificador de esfera .................................................................................................................. 149 IV Organizao da lubrificao ............................................................................................................ 149 Balano da lubrificao numa Mquina ferramenta ........................................................................ 149 Observaes:.................................................................................................................................... 149 Manuteno ..................................................................................................................................................... 151 I.- Verificao do funcionamento ............................................................................................................ 151 A. Verificaes geomtricas peridicas............................................................................................... 151 B. Inspeco preventiva....................................................................................................................... 151 II. Prtica de manuteno ..................................................................................................................... 151 A. Limpeza da mquina....................................................................................................................... 151 B. Lubrificao .................................................................................................................................... 151 C. manuteno do nivelamento............................................................................................................ 152 D. Reajustamento das folgas ............................................................................................................... 152 E. Mudana de pea............................................................................................................................. 152 F. Prtica da dupla desmontagem ........................................................................................................ 152 III- Acompanhamento das reparaes ..................................................................................................... 152 A. Ficha de reparao .......................................................................................................................... 152 b. Vigilncia dos pontos fracos............................................................................................................ 153 C. Actualizao de reservas armazenadas ........................................................................................... 153 IV Custo das reparaes ....................................................................................................................... 153

Potrebbero piacerti anche