Sei sulla pagina 1di 4

P g i n a |1

www.observatoriodasmetropoles.ufrj.br

O sensvel, demasiado sensvel, da condio humana.


Resenha de: HAROCHE, Claudine (2008). A condio sensvel: formas e maneiras de sentir no Ocidente. Rio de Janeiro: Contracapa.

por Eliana Kuster1

O homem contemporneo quer a sociedade na qual ele vive? Ou ele quer uma outra? Ou ainda, ser que ele quer uma sociedade em geral?
Cornelius Castoriadis. As encruzilhadas do labirinto: a ascenso da insignificncia.

A questo lanada por Castoriadis pode ser um bom ponto de partida para iniciarmos a leitura de A condio sensvel, livro da sociloga Claudine Haroche. Valendo-se de discursos da filosofia, psicologia, sociologia, antropologia e poltica, Haroche nos fala do Homem, ressaltando, ao longo dos doze artigos que compem o livro, o papel que as formas de percepo do mundo tm no engendramento desse homem nas suas construes histricas de indivduo e sujeito. Talvez possa ser interessante comearmos esta resenha nos reportando aquilo que pode parecer bvio ao tratarmos de um livro: o ttulo. A condio sensvel, ou seja, a nossa condio humana de apreender o mundo atravs daquilo que, em ns, sente. O homem o resultado da composio das suas sensaes, da sua possibilidade de ser afetado pelo mundo: do seu sensvel. atravs desse sensvel que o mundo lhe chega. Mediado, interpretado, filtrado pelas percepes individual e coletiva. sobre as condies dessas percepes que se debrua a autora. Foi Schopenhauer quem afirmou que o mundo a minha representao, questionando assim a objetividade do real em favor da interpretao que cada um constri desse real. Nesse sentido, a partir da leitura de Haroche, poderamos arriscar afirmar: o mundo a minha representao a partir da leitura que dele faz a minha sensibilidade.
Professora do Instituto Federal do Esprito Santo (IFES) e Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) Outubro, 2009
1

P g i n a |2

www.observatoriodasmetropoles.ufrj.br

O que a autora faz nos desvelar como, historicamente, aconteceu esse processo: as possibilidades de apreenso do mundo atravs das condies de sensibilidade de cada poca e os diferentes conceitos de indivduo e, por conseguinte, de sociedade - que surgem a partir da. Assim, temos na primeira parte intitulada Moderao, postura e deferncia nos gestos e nas maneiras de ser, consideraes que se baseiam na conteno pessoal, tratando o governo de si como um componente essencial para o exerccio do poder e analisando-o desde a Sociedade de Corte como um fundamento para o governo dos outros. Ao assim fazer, verifica-se a transferncia, para o corpo, de um status de operador poltico e social. Tambm atravs deste corpo e de sua organizao externa podemos inferir a organizao subjetiva do ser, defende Haroche, apoiada em autores como Marcel Mauss e Maurice Halbwachs. Compreender a organizao da sociedade atravs das suas formas, ou seja, partir dos corpos concretos para, destes, chegar aos corpos polticos, e, das distncias fsicas ser capaz de chegar s distncias subjetivas, so as transies que interessam aqui, atravs de atitudes como a deferncia ou atravs de simples formas de construir o olhar para o Outro, conferindo-lhe um lugar determinado na hierarquia social. Na segunda parte, Formas, formal, incremento do informal, Haroche vai tratar de uma transio: de uma vida na sociedade cortes pautada por uma considerao a outrem, que se hierarquizava naturalmente conforme fosse o seu objeto, ditando assim as formas e maneiras de comportamento, passa-se para uma sociedade pautada pela necessidade generalizada da distino. Essa busca de reconhecimento vai contaminar os sentimentos de auto-respeito e de respeito do outro, vinculando-se prpria idia de justia e conferindo uma importncia crucial construo de si, afirma a autora. O crescente apagamento das formas que traduziam atravs de sua aplicao todo um intrincado jogo poltico e social vai, nas sociedades democrticas, dar lugar ao que Castoriadis denomina como ascenso da insignificncia, ou seja, uma progresso contnua da informalidade no trato social e um crescente desengajamento deste mesmo social: uma exacerbao do individualismo, portanto.

Outubro, 2009

P g i n a |3

www.observatoriodasmetropoles.ufrj.br

A exteriorizao do homem interior o ttulo da terceira parte do livro, na qual nos aproximamos do perodo contemporneo: a hipermodernidade e, com ela, a emergncia de novas maneiras de sentir. Haroche d continuidade aos raciocnios anteriores, ao debruar-se sobre as conseqncias que aquele desengajamento social j apontado tem para a constituio subjetiva do prprio indivduo. Em outras palavras: um sujeito que no se sente mais participante do jogo social ainda o mesmo sujeito? Quais as conseqncias subjetivas dessa desinscrio social? De que maneiras possvel a esse novo sujeito altamente individualizado, desvinculado de um conjunto, perceber o mundo? Aqui, Haroche reporta-se a Zygmunt Bauman e seu conceito de sociedades lquidas para fazer o questionamento fundamental: possvel pensar imerso na fluidez, sob presso permanente e ininterrupta do fluxo? Privado de tempo, da durao exigida pelos sentimentos, o indivduo hipermoderno pode experimentar algo diferente de sensaes? (p.123) Por fim, em O estreitamento da conscincia, quarta e ltima parte, a autora densifica suas anlises, lanando seu olhar sobre a mudana que a imerso contempornea em um mundo de movimento e acelerao contnuos exerce sobre as formas de percepo, e mesmo sobre a capacidade de perceber. Apoiando-se na diferenciao entre a percepo que seria passiva e o pensamento que pressupe algo de ateno, Haroche recorre a Locke e ao encadeamento que este autor traa entre a sensao forma primitiva de perceber e a sua elaborao: as idias. Novamente o que nos fica uma questo: possvel elaborar as sensaes em um panorama que no cessa de modificar-se? Ou, por outra, no movimento incessante, qual a possibilidade de, muito simplesmente, pensar? As questes trazidas por Haroche em A condio sensvel partem, prioritariamente da idia do engendramento de um sujeito a partir de sua percepo do mundo. , a condio sensvel desse sujeito que ir lhe permitir a inscrio nesse mundo, possibilitando-lhe a porosidade necessria para esse dialogismo no qual, de um lado h os acontecimentos que compem o mundo e, do outro, as representaes que cada um capaz de elaborar a partir de sua sensibilidade e de seu repertrio interno e, munido
Outubro, 2009

P g i n a |4

www.observatoriodasmetropoles.ufrj.br

dessas, passa a atuar no real. Embora concernentes ao indivduo, estas so questes que tocam profundamente a constituio do social e, em ltima anlise, permitem um novo olhar para as formas de organizao urbana, bem como para as interdies e possibilidades apresentadas pelas cidades contemporneas. Afinal, como antevisto por Simmel no incio do sculo XX, ao se tentar compreender o tecido da sociedade, os fios delicados e invisveis que se tecem de homem a homem no sero mais considerados indignos de observao (p.141). assim, atravs da observao destes fios delicados e invisveis, que a autora compe aquilo que o psicanalista Joel Birman define na apresentao do livro como uma sinfonia terica. Feliz comparao que estabelece uma metfora da escrita da autora com uma msica. Assim como em uma sinfonia na qual conseguimos, por vezes, distinguir os instrumentos que, unidos, originam a msica, os textos de Haroche apresentam seu grau de independncia. Podemos l-los e consider-los separadamente. Mas, tambm como os diversos instrumentos musicais em uma sinfonia, os textos da autora dialogam formando algo maior: um panorama no qual entrevemos questes que tocam profundamente o homem e a sociedade contemporneos.

Outubro, 2009

Potrebbero piacerti anche