Sei sulla pagina 1di 71

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

Empresas buscam: equilbrio estabilidade no mercado. financeiro e

Com as oscilao econmicas, as empresas necessitam de um planejamento que interaja nas suas finanas e principalmente traga uma situao econmica financeira aceitvel.

A anlise econmico-financeira est ligada necessidade de identificao da solidez e da performance das empresas,

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Sendo assim de interesse para os empresrios, investidores, credores, concorrentes, rgos Governamentais, ou seja, a comunidade em geral.

No s analisar solues.

dados,

tambm

apontar

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Para se ter um grau de entendimento sobre a situao patrimonial, econmica e financeira de uma entidade, essencial a compreenso da nomenclatura e estrutura das demonstraes contbeis e de ndices financeiros. Eles so calculados a partir da comparao entre contas ou grupo de contas.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

Deve-se observar, quando da elaborao das demonstraes financeiras, as normas contbeis e a complementao dos ordenamentos especficos sobre as denominaes das contas e seus agrupamentos.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


por esta razo, que a anlise econmicofinanceira das empresas torna-se a razo mais frequente para o desenvolvimento em carter econmico financeiro. Um banco, antes de efetuar um emprstimo ou um financiamento, precisar analisar a capacidade de pagamento do tomador de recursos.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Outro exemplo, o do investidor que pretende adquirir aes de determinada empresa.

Ele necessitar, com certeza, de uma anlise clara da situao econmico-financeira da empresa a ser investida, j que o objetivo do investidor obter o melhor retorno sobre seu investimento.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Cada empresa, internamente, atravs de seus relatrios, gerados em grande parte pela contabilidade, tambm precisa analisar seus prprios dados para conhecer os resultados alcanados e verificar quais os pontos fracos e fortes.

Consegue isso por meio do administrador financeiro, que deve analisar os dados da empresa, para, se necessrio, reorientar as aes em termos operacionais e estratgicos.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


De um modo geral, os exemplos dados sobre a importncia da anlise, resumem-se da seguinte forma:

-a principal preocupao de um credor, obviamente, ser no sentido de receber o que emprestou, acrescido de juros.
-J o investidor, saber sobre seu retorno de seu investimento, mantendo certo grau de segurana.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Devido a esse aumento de informaes financeiras, a Anlise das Demonstraes Financeiras desenvolveu-se rapidamente, criando padres em tais ndices.

Esse estudo aumentou rapidamente, depois que houve as primeiras falncias de grandes empresas, dentre as quais instituies financeiras, que necessitavam de um estudo mais abrangente sobre a tendncia dos seus indicadores financeiros ao longo dos anos que antecederam s suas quebras.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

Nos dias atuais, existem vrios especialistas desenvolvendo novos estudos e pesquisas de insolvncia, principalmente na classificao de risco de empresas.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


O PAPEL DO ANALISTA FINANCEIRO
De um modo geral, o analista um profissional que desenvolve a anlise de uma empresa. Ele dever selecionar os indicadores que o permita conhecer: o desempenho da empresa no perodo analisado, em face de suas atividades operacionais;

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


O PAPEL DO ANALISTA FINANCEIRO quais as grandes decises de carter estratgico, que afetam significativamente a estrutura de capitais de uma empresa.
Com uma viso mais ampla, o analista tem que buscar referenciais que o facilitem comparar o desempenho de uma empresa com as outras que tenham atividades semelhantes.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Esses indicadores no so apenas o estudo de uma Anlise Financeira. Na avaliao de tais indicadores, exige-se que se considerem inmeros aspectos, sejam eles internos e externos, pois so a partir deles, que se chega relao entre as atividades das empresas e os seus resultados.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Por ser associada a um processo decisrio e a sade financeira de uma empresa (representada pela sua liquidez e rentabilidade), a anlise deve interessar sociedade em geral.

Sejam eles dirigentes de empresa, acionistas, credores, concorrentes, rgos Governamentais ou a comunidade em geral.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Para os dirigentes de empresas, a anlise suporta o planejamento e o controle gerencial. Os administradores desejam conhecer a posio patrimonial e identificar os fatores que afetam a sua evoluo.
O analista deve analisar os efeitos de decises anteriores, confrontando os resultados reais com as metas fixadas, detectando os pontos fortes a serem explorados e os pontos fracos a serem corrigidos.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

Os acionistas preocupam-se com o retorno do seu investimento, determinado pela valorizao das aes nas bolsas e pelos dividendos periodicamente distribudos. Decidem-se pela compra e venda de aes a partir de estudos preparados por analistas do mercado de capitais. Esses estudos associam a Anlise das Demonstraes Financeiras avaliao do comportamento das cotaes.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Os credores preocupam-se com a capacidade de solvncia da empresa. O analista deve avaliar o risco suportado no horizonte de tempo em que ocorrero os vencimentos das obrigaes das empresas. Os fornecedores preocupam-se com o sucesso de seus grandes clientes. O analista deve fornecer subsdios para que os fornecedores de bens e servios possam fazer uma programao da produo e vendas, alm de ter uma implementao de seus prprios planos de expanso

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


A anlise tambm de fundamental importncia para a concorrncia entre empresas. As empresas podero extrair valiosas concluses atravs da comparao de diversos dados, tais como: volume de faturamento, giro dos estoques, retorno sobre o investimento total e sobre o capital prprio, novos investimentos em ativos fixos, grau de endividamento, liquidez, etc.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

Isso permite identificar os pontos fortes e fracos dos concorrentes e as causas determinantes de seus sucessos e fracassos. Para os rgos Governamentais, a anlise facilita a fiscalizao fazendria das empresas, como tambm o controle de preos e o julgamento das suas qualificaes financeiras em concorrncias pblicas.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


A comunidade onde uma empresa mantm suas dependncias, preocupa-se com o sucesso dos seus negcios, uma vez que as empresas de determinada regio determinam o crescimento do nmero de empregos diretos e indiretos, alm de maior arrecadao de impostos e taxas, expanso de programas sociais custeados pela prpria empresa, etc. Os bons resultados obtidos pela empresa geram progresso e melhor padro de vida para todos.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


A responsabilidade profissional do Analista de interpretar as informaes disponveis e emitir seu parecer. Cabe a ele analisar com cautela as situaes duvidosas, ocorridas pelo fato das informaes no serem suficientemente claras, procedendo assim, nesse caso, a uma reclassificao de contas dentro de forma conservadora.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Os Analistas devem estar atentos para a qualidade da documentao, tanto nas pequenas e mdias, como tambm nas grandes empresas. Problemas de irregularidades so frequentes, tais como: a falta de identificao da empresa nas demonstraes e da assinatura do contador e do responsvel pela empresa;

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


contas classificadas de forma incorreta, demonstraes financeiras incompletas e/ou excessivamente sintticas; sem as devidas apuraes cabveis (estoque, CMV - Custo das Mercadorias Vendidas ou CPV Custo dos Produtos Vendidos), falta do parecer de auditoria, da DFC (Demonstrao do Fluxo de Caixa) e notas explicativas (no caso das S.As); etc.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

prefervel que no se faa uma anlise, quando as Demonstraes Financeiras no so confiveis. Dessa maneira, evitam-se tomadas de decises sem o correto dimensionamento do risco da empresa. O parecer o produto final relativo ao processo da anlise.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Um bom analista, precisa ser possuidor de conhecimentos externos sua rea de atuao, alm de que a leitura de seu parecer deve proporcionar ao leitor o conhecimento necessrio sobre a empresa, sendo assim autoexplicativo.
O analista precisa ter a capacidade de sntese, mas no dever omitir informaes importantes na elaborao de seu parecer, para que a sua anlise torne-se uma forte ferramenta para a tomada de deciso.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


OS TIPOS E CARACTERSTICAS DA ANLISE DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS Como no existe nenhum padro para a Anlise das Demonstraes Financeiras, existem vrios tipos de ndices, que so utilizados de acordo com o Analista. Os tipos de anlises dividem-se em: de Estrutura, Vertical ou de Composio; de Evoluo, Horizontal ou de Crescimento; por Diferenas Absolutas, de Quociente ou Razo.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

A Anlise de Estrutura ou Vertical, tem o objetivo de medir percentualmente cada componente em relao ao todo do qual faz parte e fazer as comparaes entre dois ou mais perodos, caso a empresa a ser analisada no esteja em seu primeiro ano de atividades.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

A Anlise de Evoluo ou Horizontal de avaliar o aumento ou a diminuio dos valores que expressam os elementos patrimoniais ou do resultado, numa determinada srie histrica de exerccios.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

No caso da Anlise por Diferenas Absolutas, de avaliar qualitativa e quantitativamente os novos recursos injetados na empresa e a forma como esses recursos foram aplicados. Baseia-se na diferena entre os saldos no incio e no fim do perodo, para determinar o fluxo de origens e aplicaes de recursos.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

A Anlise por Quocientes determinada em funo da relao existente entre dois elementos, indicando quantas vezes um contm o outro ou a proporo de um em relao ao outro. Assim caracterizam-se os ndices de Liquidez, de Endividamento, de Rotao e de Rentabilidade.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

Os ndices de Liquidez tm o objetivo de avaliar a capacidade financeira da empresa, para satisfazer compromissos de pagamentos com terceiros. representado pelos ndices de Liquidez Absoluta, Liquidez Seca, Liquidez Corrente, Liquidez Geral e Solvncia Geral.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

Como o seu prprio nome diz, os ndices de Endividamento procuram avaliar o percentual de seu endividamento da empresa com terceiros, seja a curto ou a longo prazo. Podese at verificar, dependendo do caso e do grau de comprometimento, se a empresa est num processo de insolvncia.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Em relao aos ndices de Rotao, pode-se afirmar que so esses os verificadores do giro (velocidade) dos valores aplicados. So representados pelos ndices de Rotao do Ativo, do Patrimnio Lquido, do Ativo Operacional e do Ativo Total Mdio. Alm dos j citados, existem o Prazo Mdio de Renovao de Estoques, de Recebimento de Contas a Receber, de Pagamentos a Fornecedores e Imobilizao do Capital Prprio.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


A Rotao do Ativo mostra quantas vezes as vendas giraram em relao ao seu Ativo Total. Na Rotao do Patrimnio Lquido revela o que a empresa tem de recursos prprios, girando no Patrimnio Lquido. J o de Rotao ou Giro do Ativo Operacional, revela a quantidade que as vendas promoveram em relao com o Ativo Operacional. O mesmo acontece no caso do Ativo Total Mdio, pois tambm toma como base as vendas da empresa.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Para o Prazo Mdio de Renovao de Estoques, verifica-se quantas vezes os estoques giraram durante perodo analisado. Isso tambm vale para o Recebimento de Contas a Receber e Pagamentos a Fornecedores. importante analisar esses ndices cuidadosamente, pois, a partir deles, pode-se saber se a empresa est precisando de recursos complementares em disponibilidades para pagar suas dvidas junto a seus fornecedores.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Pois, isso ocorre quando o prazo mdio de estoques somado ao de recebimento superior ao prazo de pagamento concedido pelos fornecedores, ou seja, o seu ciclo financeiro positivo. O ideal seria que esse ciclo fosse negativo, o que mostraria que a empresa estaria trabalhando com recursos de terceiros, sem haver necessidade de tomar dinheiro emprestado ou colocar dinheiro dos scios para liquidar suas dvidas junto a seus fornecedores.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

Na Imobilizao do Capital Prprio teremos, percentualmente, onde o capital prprio foi investido mais intensamente, seja no Ativo Permanente ou em outro investimento. Para os acionistas, os ndices de Rentabilidade e Lucratividade so os mais importantes. A partir deles tem-se uma avaliao do rendimento obtido pela empresa em determinado perodo.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Os de Lucratividade, indicam ou representam a relao entre o rendimento obtido e o volume de venda (Lucratividade s/Vendas, Lucratividade Operacional, Lucratividade Bruta e No Operacional).J os de Rentabilidade, representam a relao entre os rendimentos e o capital investido na empresa (Rentabilidade do Capital Prprio, Rentabilidade do Ativo Total, Rentabilidade do Capital Realizado e do Investimento Total).

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Alm dos ndices citados, tambm importante, na constituio de uma anlise, a Alavancagem Operacional e Financeira, pois representam de um modo geral, todas as afirmaes com bases nos ndices anteriores. A Alavancagem Operacional representa o efeito desproporcional entre a fora efetuada numa ponta (a do nvel de atividade ou produo) e a fora obtida ou resultante na outra (a do lucro).

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

Quanto maior for a produo e quanto mais distante a empresa estiver de seu ponto de equilbrio (quantidade mnima que a empresa deve produzir para que no tenha prejuzos), menor ser o Grau de Alavancagem Operacional, pois a variao (acrscimo ou reduo) no volume de produo provocar menor impacto no percentual de lucro.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

J a Alavancagem Financeira, representa a diferena entre a obteno de recursos de terceiros a um determinado custo e aplicao desses recursos no ativo da empresa a uma determinada taxa; essa diferena (para mais ou para menos), provoca alterao na taxa de retorno sobre o patrimnio lquido.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Todos os ndices citados no podem ser analisados isoladamente, mas em conjunto. A quantidade de ndices a serem utilizados numa empresa deve ser medida com cautela. Uma grande quantidade pode chegar a confundir o Analista, principalmente se for um iniciante. Por outro lado, uma quantidade muito pequena de ndices pode no ser suficiente para chegar-se a concluses sobre a sade financeira de uma empresa.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


A quantidade e o tipo de ndices a serem utilizados vai depender muito do objetivo da prpria anlise que se pretende desenvolver. O objetivo principal subsidiar a tomada de deciso de crdito ou de investimento, entre outras. A anlise deve levar a uma classificao do risco da empresa (rating). A ponderao dos ndices pode ser:

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


pela comparao dos ndices da empresa com padres de seu segmento, de sua regio geogrfica e de seu porte; pelo uso de anlise discriminante mltipla; por meio da experincia do analista; ou

de recursos quantitativos

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

Apesar da contribuio fornecida pelos ndices financeiros, importante destacar que normalmente referem-se ao passado, quando para o analista o mais importante seria saber o que est ocorrendo no presente e o que poder ocorrer no futuro.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

Porm, isso no invalida a importncia de tais ndices, pois, mesmo tratando-se do passado, tem-se um instrumento para se saber como que a empresa vinha caminhando ao longo dos ltimos anos. Dessa forma, os ndices Financeiros sempre sero ferramentas que podem prestar grande auxlio aos analistas, credores e investidores, entre outros usurios.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


ASPECTOS DA ANLISE ECONMICOFINANCEIRA E O PERIGO DE SUA M ABORDAGEM A empresa necessita estar atenta a todas as mudanas externas que possam vir a atingi-las. Para situar-se no mercado, fundamental o acompanhamento de suas tendncias e do desempenho financeiro e de rentabilidade da concorrncia.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

A tomada de deciso deve ser claramente analisada, verificando se a posio alcanada satisfatria ou se pretende alcanar um objetivo mais ambicioso. Sem um padro comparativo, de nada adiantar analisar os Demonstrativos Financeiros.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Por exemplo, se um empresrio ao observar o relatrio verifica determinado valor com relao ao retorno sobre investimento de sua empresa, que para ele neste caso, ou para qualquer outra pessoa que no tem conhecimento tcnico especfico, um nmero perdido no tempo e no espao. necessrio que haja uma medida comparativa, para que se permita formular juzos do tipo melhor ou pior.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

Para alcanar tal objetivo na Anlise das Demonstraes Financeiras, vital a utilizao de padres, que podem ser internos e externos. Quando se refere prpria empresa interno, destacando-se os exerccios ou perodos passados e os oramentos (quando se tem o hbito de elabor-los), para assim obter uma referncia para julgamento da rigidez financeira.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

externo, quando se toma por comparao dados referentes a terceiros, que podem ser um competidor direto ou at a mdia global de todo o setor na qual a empresa opera como os benchmarks (Taxa de Mercado Setorial), encontrados em revistas especializadas.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Um outro fator importante dentro da anlise, a capacidade de pagamento de uma empresa, por meio dos ndices de Liquidez, que considerada um dos itens mais importantes no processo de avaliao do desempenho da empresa, como tambm, a anlise da relao do capital de terceiros sobre o capital prprio, por meio de endividamento e da anlise do investimento.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

Um aspecto que merece ser esclarecido, que a anlise tem funo de apontar o porqu de determinada situao de rentabilidade e de liquidez de uma empresa e principalmente o que poder acontecer se no forem realizadas (ou se o cenrio econmico no mudar). uma questo de demonstrar alguns fluxos projetados que s tm a beneficiar as empresas.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

Muitas vezes, a Anlise das Demonstraes Financeiras serve mais para formular perguntas inteligentes para a investigao mais profunda, do que para fornecer respostas imediatas.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Alm disso, no processo da anlise, deve-se saber que os indicadores de liquidez e o seu aspecto restritivo como informao efetiva para a tomada de deciso, deve ser questionada cuidadosamente, pois somente reflete a condio de pagamento na data da elaborao do Balano Patrimonial. Qualquer evento posterior no momento seguinte pode alterar completamente a condio de pagamento da empresa, invalidando at uma avaliao positiva feita anteriormente.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Um exemplo clssico do aspecto citado o episdio da desvalorizao cambial, ocorrido inicialmente no nosso pas em janeiro de 1999. De um dia para o outro, os ativos e passivos realizveis em moeda estrangeira tiveram um grande aumento decorrente da desvalorizao da moeda brasileira, aumentando a expresso monetria em reais dos crditos e dbitos vinculados a moedas estrangeiras.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Alm da anlise da capacidade de pagamento pelos ndices de liquidez, fundamental o monitoramento de sua rentabilidade. A possibilidade de a empresa sofrer problemas de liquidez est totalmente ligada sua capacidade de gerao de lucros. Obtendo a capacidade de gerar lucros e tambm de caixa, a empresa ter naturalmente a capacidade de solver seus compromissos, isto por que os ganhos sero maiores que os gastos.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Um ltimo e polmico aspecto a ser discutido com relao a tica. Suponhamos que uma empresa, em grandes dificuldades financeiras, necessite de um financiamento e procure uma instituio financeira, que, por sua vez, pede as suas demonstraes financeiras. A empresa poder pedir aos profissionais da contabilidade que confeccionem demonstraes financeiras no condizentes com a realidade da empresa, com o intuito exclusivo de conseguir os recursos junto instituio financeira.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

O contador, que provavelmente o analista interno da empresa, sabe a gravidade de tal deciso. O que fazer? Sabe-se bem, que alm de ferir o Cdigo de tica Profissional, est preste a cometer um risco vital para a empresa. Obviamente, existe um outro profissional a servio do banco, que analisar tais documentos e poder detectar tal fraude

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


ANLISE FINANCEIRA E CONTABILIDADE GERENCIAL DEVEM SER UTILIZADAS INTEGRALMENTE Nunca houve um caso conhecido em que um investimento tivesse sido realizado apenas baseado nos resultados das Anlises Contbeis da empresa. Mas, tambm, no conhecido nenhum caso de sucesso a longo prazo no investimento em aes, em que a anlise dos relacionamentos contbeis no desempenhe algum papel, como infra-estrutura de uma anlise fundamentalista.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

Segundo Srgio Iudicibus, a Anlise de Balano caracteriza-se como a arte de saber extrair relaes teis, para o objetivo econmico que tivemos em mente dos relatrios tradicionais de suas extenses, se for o caso.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Deve-se ter a conscincia de que a Anlise das Demonstraes Financeiras uma arte, que por sua vez no existe nenhum roteiro padronizado que leve sempre s mesmas concluses, dentro das mesmas circunstncias. Outro fator a ser lembrado, que a Anlise das Demonstraes Financeiras, pela sua natureza financeira, apresenta limitaes, que devero ser sempre lembradas.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

devido s suas limitaes que no se pode separ-la da Contabilidade Gerencial, pois atravs dela que se supre as demais necessidades. A Contabilidade Gerencial est voltada nica e exclusivamente para a administrao da empresa, procurando suprir informaes que se encaixem no modelo decisrio do administrador.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

Esse modelo decisrio leva em conta cursos de aes futuras, informes sobre situaes passadas ou presentes. Somente sero insumos de valor para o modelo decisrio medida que o passado e o presente sejam estimadores vlidos daquilo que poder acontecer no futuro, em situaes comparveis j ocorridas.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


A Anlise Financeira e das demonstraes financeiras deve ser entendida dentro de suas possibilidades e limitaes. Por um lado, aponta mais problemas do que solues, por outro lado, convenientemente manuseada, pode transformar-se num poderoso painel de controle da administrao. Levando-se em considerao apenas os valores de Balanos e Demonstrativos Financeiros, ainda tem uma limitao adicional, que a no utilizao de quantidades ou unidades fsicas, juntamente com os valores.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Informaes quantitativas em unidades fsicas, frequentemente so to importantes quanto os valores, pois realam em utilidade, quando relacionados uns com os outros. A anlise quantitativa e qualitativa das fontes e usos de recursos pode fornecer muitas indicaes teis administrao para otimizar a estrutura de recursos e minimizar seus custos.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

Da mesma maneira, acontece com uma anlise dos fluxos de caixa, porque auxilia a desvendar os perodos. Apesar de boa rentabilidade a empresa poder precisar de financiamentos.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


O quantitativo e demais fatores que no se obtm na Anlise das Demonstraes Financeiras so estudados e analisados claramente na Contabilidade Gerencial, que dever ser feita pelo Contador Gerencial. Na prtica, entretanto, no existe esse cargo. O contador gerencial poder ser o controlador da empresa, que tambm chamado de Controller.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


Controladoria o ramo da Contabilidade que est em grande abrangncia nos dias atuais. Esse profissional engloba todas as funes acima citadas (Contador, Administrador Financeiro, Analista, Economista etc.). a partir dele que, alm da Anlise Financeira, se estudaro outros procedimentos de carter gerencial para um melhor desenvolvimento das empresas. Ele capaz de estimar resultados, atribuir oramentos, dentre outros.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA

Vale salientar, que, devido a tanta abrangncia, praticamente impossvel trabalhar sem uma equipe, na maior parte dos casos. Como, por exemplo, ele necessitar de informaes do diretor comercial para estimar vendas e posteriormente lucros.

ANLISE ECONMICO - FINANCEIRA


A Anlise Financeira, a Contabilidade Gerencial, a Economia, as informaes internas da empresa no seu mbito comercial e financeiro, devem ser trabalhados continuamente. Assim como vital as Demonstraes Contbeis para a constituio de uma anlise, o Administrador necessita de um Analista para se obter um relatrio mais dedutivo que um exemplar de balancete para a tomada de decises. Um necessita do outro para atingir um objetivo em comum: a lucratividade.

Potrebbero piacerti anche