Sei sulla pagina 1di 9

14 Concurso de Credenciamento de Estagirios do Ministrio Pblico

PROVA A
1) Sobre o estgio no Ministrio Pblico correto afirmar que: a) no confere vnculo empregatcio com o Estado, mas estende ao estagirio os direitos e vantagens assegurados aos servidores pblicos. b) confere vnculo empregatcio com o Estado, e considerado tempo de servio pblico para todos os fins. c) no confere vnculo empregatcio com o Estado, mas considerado tempo de servio pblico para todos os fins. d) confere vnculo empregatcio com o Estado, mas no estende ao estagirio todos os direitos e vantagens assegurados aos servidores pblicos.

2) A designao do local do estgio ato: a) b) c) d) da do do do Comisso do Concurso. Conselho Superior do Ministrio Pblico. rgo Especial do Ministrio Pblico. Procurador-Geral de Justia.

3) O estagirio tem direito licena para a realizao de provas: a) b) c) d) at at at at o o o o mximo mximo mximo mximo de de de de 20 20 30 30 dias dias dias dias por por por por ano, ano, ano, ano, com sem com sem prejuzo prejuzo prejuzo prejuzo da da da da bolsa bolsa bolsa bolsa mensal. mensal. mensal. mensal.

4) Os estagirios esto sujeitos: a) b) c) d) fiscalizao e orientao da Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico. inspeo permanente do Conselho Superior do Ministrio Pblico. fiscalizao e orientao do Conselho Superior do Ministrio Pblico. inspeo permanente da Procuradoria-Geral de Justia.

5) A no renovao da matrcula no Curso de Direito durante o estgio acarretar: a) b) c) d) advertncia. descredenciamento do estagirio. interrupo do estgio. nenhuma conseqncia funcional.

6) A transferncia do local de exerccio do estagirio pode ser feita: a) somente a pedido, ouvido o Secretrio Executivo da Promotoria de Justia.

14 Concurso de Credenciamento de Estagirios do Ministrio Pblico


b) de ofcio, por portaria do Procurador-Geral de Justia, ouvido o Secretrio Executivo da Promotoria de Justia. c) a pedido ou de ofcio, ouvido o Conselho Superior do Ministrio Pblico. d) a pedido ou de ofcio, ouvida a Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico.

7) A prtica de infrao funcional pelo estagirio acarretar: a) b) c) d) a expulso imediata. o descredenciamento sumrio. procedimento administrativo, garantida a ampla defesa. a exonerao.

8) Ao estagirio vedado: a) b) c) d) utilizar papel com timbre do Ministrio Pblico em trabalhos do estgio. assinar peas processuais juntamente com o Promotor de Justia. acompanhar audincias. assinar isoladamente peas processuais.

9) A personalidade civil da pessoa comea: a) b) c) d) da do da do data da maioridade, aos vinte e um anos. nascimento com vida, resguardados, desde a concepo, os direitos do nascituro. data da maioridade, aos dezoito anos. nascimento com vida, excludos os direitos do nascituro.

10) Os prazos de prescrio: a) b) c) d) no podem ser alterados por acordo das partes. podem ser alterados por acordo das partes. podem ser alterados, a qualquer tempo, por qualquer interessado. podem ser alterados, por acordo das partes ou qualquer interessado.

11) O domiclio do incapaz : a) b) c) d) o o o o escolhido livremente pelo incapaz, devidamente representado. escolhido livremente pelo representante. do seu representante legal ou assistente, necessariamente. escolhido por acordo de vontades entre o incapaz e o representante.

12) So requisitos essenciais validade do negcio jurdico: a) objeto determinado, ainda que manifesta a impossibilidade jurdica do negcio. b) objeto possvel e qualquer forma, ainda que defesa em lei. c) agente capaz, objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel, forma prescrita ou no defesa em lei.

14 Concurso de Credenciamento de Estagirios do Ministrio Pblico


d) agente capaz, qualquer objeto e forma, pois a lei no impe limitaes.

13) Deve o juiz nomear curador especial ao incapaz: a) sempre, pois o curador especial, em qualquer hiptese, o representante legal do incapaz. b) mesmo que regularmente representado. c) ainda que coincidentes os interesses entre representantes e representado. d) sempre que, no exerccio do poder familiar, colidir o interesse dos pais com o dos filhos.

14) Nos casos de dissoluo da pessoa jurdica ou cassada a autorizao para seu funcionamento, ela: a) no subsistir. b) subsistir para os fins de liquidao, at que esta se conclua, e mesmo encerrada a liquidao, no ter o cancelamento da sua inscrio no registro competente. c) ter sua inscrio no rgo competente cancelada de plano por deciso judicial. d) subsistir para os fins de liquidao, at que esta se conclua, e encerrada a liquidao, promover-se- o cancelamento da sua inscrio no registro competente.

15) O complexo de relaes jurdicas de uma pessoa, dotado de valor econmico, uma: a) b) c) d) universalidade de fato. universalidade de direito. fundao. fraude.

16) O titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes, pratica: a) abuso de direito, reconhecido expressamente no Cdigo Civil. b) abuso de direito, aceito na doutrina e na jurisprudncia, mas sem previso legal no Cdigo Civil. c) exerccio regular do direito, aceito na doutrina e na jurisprudncia, mas sem previso legal no Cdigo Civil. d) exerccio regular do direito, reconhecido no Cdigo Civil vigente.

17) O enunciado no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal (art. 5, inciso XXXIX, da CF) traduz o princpio constitucional da: a) b) c) d) identidade fsica do juiz e reserva legal. legalidade e anterioridade. ultratividade da lei penal mais benigna e anterioridade. proporcionalidade e legalidade.

14 Concurso de Credenciamento de Estagirios do Ministrio Pblico

18) O art. 5, inciso XLIII, da CF, equipara aos crimes hediondos, os seguintes delitos: a) b) c) d) tortura, rufianismo e incndio. trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, concusso e tortura. terrorismo, tortura e exploso. tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins e terrorismo.

19) A contagem dos prazos penais obedece a seguinte regra: a) o dia do comeo includo no cmputo do prazo. b) o dia do comeo includo no cmputo do prazo, que interrompido nas frias forenses. c) no se computa o dia do comeo, incluindo-se o do final. d) no se computa o dia do comeo e o prazo interrompido no final de semana.

20) A, querendo matar B, efetua disparos de arma de fogo, atingindo e matando C. A hiptese de: a) b) c) d) erro erro erro erro determinado por terceiro e A ficar isento de pena. sobre a ilicitude do fato e A no ficar isento de pena. quanto pessoa e A no ficar isento de pena. sobre elemento do tipo e A no ficar isento de pena.

21) Diz-se o crime impossvel quando: a) nele se renem todos os elementos da sua definio legal. b) iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheais vontade do agente. c) voluntariamente, o agente desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza. d) por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consum-lo.

22) A, que tem dezessete anos de idade, pratica um crime e fica sujeito: a) legislao especial por ser penalmente inimputvel. b) legislao penal por ser semi-imputvel. c) legislao especial at completar dezoito anos, quando a medida scio-educativa aplicada ser convertida em pena privativa de liberdade. d) por ser inimputvel, no se sujeita a qualquer legislao.

23) A e B praticam juntos crime de roubo. A porta uma arma de fogo e ameaa a vtima, enquanto B subtrai seus pertences. A conduta de B equivale a:

14 Concurso de Credenciamento de Estagirios do Ministrio Pblico

a) b) c) d)

autoria de crime menos grave. participao de menor importncia. co-autoria. incomunicabilidade das condies de carter pessoal de A para B.

24) A fica preso durante a ao penal por seis meses e condenado pena de dois anos de recluso. Os seis meses de priso processual sero descontados da pena final, em ateno: a) b) c) d) detrao. regresso de regime prisional. ao regime especial de cumprimento da pena. s regras do regime aberto.

25) Assinale a alternativa INCORRETA: a) So garantias dos membros do Ministrio Pblico, a vitaliciedade, a inamovibilidade e a irredutibilidade de vencimentos. b) A vitaliciedade indica que os membros do Ministrio Pblico, superados os quatro anos do estgio probatrio, no podem ser demitidos. c) A inamovibilidade, em nosso sistema, relativa, posto que pode ser superada pela manifestao de dois teros dos integrantes do Conselho Superior do Ministrio Pblico. d) A irredutibilidade de vencimentos garante que a remunerao dos membros do Ministrio Pblico no pode ser reduzida.

26) Assinale a alternativa INCORRETA: a) O Ministrio Pblico da Unio comandado pelo Procurador-Geral da Repblica, que nomeado pelo Presidente da Repblica dentre integrantes da carreira. b) Os Ministrios Pblicos dos Estados so chefiados pelos Procuradores-Gerais de Justia, que so escolhidos e nomeados diretamente pelos Governadores. c) Os Ministrios Pblicos dos Estados so chefiados pelos Procuradores-Gerais de Justia, que so nomeados pelos Governadores, dentre os integrantes de lista trplice de membros da carreira, na forma da lei orgnica do respectivo Ministrio Pblico. d) Os Procuradores-Gerais de Justia podero ser destitudos por deliberao da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei orgnica do respectivo Ministrio Pblico.

27) Assinale a alternativa INCORRETA: a) Cabe ao Ministrio Pblico praticar atos prprios de gesto e propor ao Poder Legislativo a criao e a extino de seus cargos, bem como a fixao e o reajuste dos vencimentos de seus membros. b) Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional e administrativa. c) O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado. d) No o Ministrio Pblico quem elabora sua proposta oramentria.

14 Concurso de Credenciamento de Estagirios do Ministrio Pblico

28) So princpios institucionais do Ministrio Pblico: a) b) c) d) a a a a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. unidade, a divisibilidade e a independncia funcional. concentrao de funes, a indivisibilidade e a independncia funcional. concentrao de funes, a unidade e a independncia funcional.

29) NO vedado ao membro do Ministrio Pblico: a) b) c) d) exercer receber exercer receber advocacia. honorrios. uma funo de magistrio. custas processuais.

30) funo institucional privativa do Ministrio Pblico: a) promover as medidas necessrias garantia dos direitos assegurados na Constituio Federal. b) promover a ao civil pblica para proteo do meio ambiente. c) expedir notificaes. d) promover a ao penal pblica.

31) Assinale a alternativa INCORRETA. Incumbe ao Ministrio Pblico a defesa: a) b) c) d) de de do da quaisquer interesses individuais disponveis. interesses sociais. regime democrtico. ordem jurdica.

32) O ingresso na carreira do Ministrio Pblico pressupe: a) nomeao independentemente de concurso pblico e mnimo de trs anos de atividade jurdica. b) aprovao em concurso pblico e mnimo de trs anos de atividade jurdica. c) aprovao em concurso pblico e mnimo de dois anos de atividade jurdica. d) nomeao independentemente de concurso pblico e mnimo de dois anos de atividade jurdica.

33) Nas aes fundadas em direito pessoal e nas aes fundadas em direito real sobre bens imveis correto afirmar que: a) se o ru tiver mais de dois domiclios, ser demandado no foro do domiclio de maior valor patrimonial. b) havendo dois rus com diferentes domiclios, sero demandados no foro de qualquer deles, escolha do autor.

14 Concurso de Credenciamento de Estagirios do Ministrio Pblico


c) capital d) capital sendo incerto ou desconhecido o domiclio do ru, ser demandado no domiclio da do Estado. no possuindo o ru domiclio nem residncia no Brasil, ser demandado no foro da do Estado.

34) Nas aes civis e sendo o Ministrio Pblico parte: a) os prazos para contestar e recorrer so contados em qudruplo. b) o prazo para contestar contado em dobro e em qudruplo para recorrer. c) o prazo para contestar contado em qudruplo e em dobro para recorrer. d) os prazos para contestar e recorrer so contados em dobro.

35) A competncia para o julgamento de crime de peculato cometido contra o errio municipal por Prefeito, enquanto no exerccio do cargo, : a) b) c) d) do do do do SupremoTribunal Federal. Tribunal de Justia. Superior Tribunal de Justia. Juiz de direito de primeira instncia.

36) Desconhecido o lugar da infrao, a competncia regular-se- pelo: a) b) c) d) lugar da priso. domiclio ou residncia da vtima. domiclio ou residncia da testemunha. domiclio ou residncia do acusado.

37) So condies da ao: a) b) c) d) interesse de legitimidade legitimidade legitimidade agir, citao e possibilidade jurdica do pedido. de parte, interesse de agir e competncia. de parte, interesse de agir e possibilidade jurdica do pedido. de parte, competncia e citao.

38) Duas aes so idnticas quando forem iguais: a) b) c) d) as partes, a causa de pedir e o pedido. as partes e o pedido. a causa de pedir e o pedido. as partes e a causa de pedir.

39) Inicia-se a ao penal com: a) b) c) o oferecimento da denncia ou da queixa. o recebimento da denncia ou da queixa. a citao do ru.

14 Concurso de Credenciamento de Estagirios do Ministrio Pblico


d) o interrogatrio do ru.

40) Quanto natureza jurdica, o inqurito policial um: a) b) c) d) processo criminal. processo administrativo. processo policial. procedimento administrativo.

GABARITO DAS PROVAS A, B, C e D

A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 C D A A B C C D B A C C D D B A B D A C D A C A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

B B C B D C A A D B D A C D A C A B B D A C D A B 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

C B A C C D D B A B B D A C D A B C D A A B C C D 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

D B B D A C D A B C D A A B C C D B A C C D D B A

14 Concurso de Credenciamento de Estagirios do Ministrio Pblico

25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

B B D A C D A B B C B D C A A D

25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

B A C C D D B A C D A A B C C D

25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

B C B D C A A D B D A C D A C A

25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

B D A C D A C A B C B D C A A D

Potrebbero piacerti anche