Sei sulla pagina 1di 4

Definio e Classificao das Cermicas

Associao Brasileira de Cermica

DEFINIO Cermica compreende todos os materiais inorgnicos, no metlicos, obtidos geralmente aps tratamento trmico em temperaturas elevadas.

CLASSIFICAO O setor cermico amplo e heterogneo o que induz a dividi-lo em sub-setores ou segmentos em funo de diversos fatores como matrias-primas, propriedades e reas de utilizao. Dessa forma, a seguinte classificao, em geral, adotada.

Cermica Vermelha Compreende aqueles materiais com colorao avermelhada empregados na construo civil (tijolos, blocos, telhas, elementos vazados, lajes, tubos cermicos e argilas expandidas) e tambm utenslios de uso domstico e de adorno. As lajotas muitas vezes so enquadradas neste grupo porm o mais correto em Materiais de Revestimento.

Materiais de Revestimento (Placas Cermicas) So aqueles materiais, na forma de placas usados na construo civil para revestimento de paredes, pisos, bancadas e piscinas de ambientes internos e externos. Recebem designaes tais como: azulejo, pastilha, porcelanato, grs, lajota, piso, etc.

Cermica Branca Este grupo bastante diversificado, compreendendo materiais constitudos por um corpo branco e em geral recobertos por uma camada vtrea transparente e incolor e que eram assim agrupados pela cor branca da massa, necessria por razes estticas e/ou tcnicas. Com o advento dos vidrados opacificados, muitos dos produtos enquadrados neste grupo passaram a ser fabricados , sem prejuzo das caractersticas para uma dada aplicao, com matrias-primas com certo grau de impurezas, responsveis pela colorao. Dessa forma mais adequado subdividir este grupo em: loua sanitria loua de mesa isoladores eltricos para alta e baixa tenso cermica artstica (decorativa e utilitria). cermica tcnica para fins diversos, tais como: qumico, eltrico, trmico e mecnico.

Materiais Refratrios Este grupo compreende uma diversidade de produtos, que tm como finalidade suportar temperaturas elevadas nas condies especficas de processo e de operao dos equipamentos industriais, que em geral envolvem esforos mecnicos, ataques qumicos, variaes bruscas de temperatura e outras solicitaes. Para suportar estas solicitaes e em funo da natureza das mesmas, foram desenvolvidos inmeros tipos de produtos, a partir de diferentes matrias-primas ou mistura destas. Dessa forma, podemos classificar os produtos refratrios quanto a matria-prima ou componente qumico principal em: slica, slico-aluminoso, aluminoso, mulita, magnesianocromtico, cromtico-magnesiano, carbeto de silcio, grafita, carbono, zircnia, zirconita, espinlio e outros.

Isolantes Trmicos os produtos deste segmento podem ser classificados em: a) refratrios isolantes que se enquadram no segmento de refratrios, b) isolantes trmicos no refratrios, compreendendo produtos como vermiculita expandida, slica diatomcea, diatomito, silicato de clcio, l de vidro e l de rocha, que so obtidos por processos distintos ao do item a) e que podem ser utilizados, dependendo do tipo de produto at 1100 C e c) fibras ou ls cermicas que apresentam caractersticas

fsicas semelhantes as citadas no item b), porm apresentam composies tais como slica, slica-alumina, alumina e zircnia, que dependendo do tipo, podem chegar a temperaturas de utilizao de 2000 C ou mais.

Fritas e Corantes Estes dois produtos so importantes matrias-primas para diversos segmentos cermicos que requerem determinados acabamentos. Frita (ou vidrado fritado) um vidro modo, fabricado por indstrias especializadas a partir da fuso da mistura de diferentes matrias-primas. aplicado na superfcie do corpo cermico que, aps a queima, adquire aspecto vtreo. Este acabamento tem por finalidade aprimorar a esttica, tornar a pea impermevel, aumentar a resistncia mecnica e melhorar ou proporcionar outras caractersticas. Corantes constituem-se de xidos puros ou pigmentos inorgnicos sintticos obtidos a partir da mistura de xidos ou de seus compostos. Os pigmentos so fabricados por empresas especializadas, inclusive por muitas das que produzem fritas, cuja obteno envolve a mistura das matrias-primas, calcinao e moagem. Os corantes so adicionados aos esmaltes (vidrados) ou aos corpos cermicos para conferir-lhes coloraes das mais diversas tonalidades e efeitos especiais.

Abrasivos Parte da indstria de abrasivos, por utilizarem matriasprimas e processos semelhantes aos da cermica, constituem-se num segmento cermico. Entre os produtos mais conhecidos podemos citar o xido de alumnio eletrofundido e o carbeto de silcio.

Vidro, Cimento e Cal So trs importantes segmentos cermicos e que, por suas particularidades, so muitas vezes considerados parte da cermica.

Cermica de Alta Tecnologia/Cermica Avanada O aprofundamento dos conhecimentos da cincia dos materiais proporcionaram ao homem o desenvolvimento de novas tecnologias e aprimoramento das existentes nas mais diferentes reas, como aeroespacial, eletrnica, nuclear e muitas outras e que passaram a exigir materiais com qualidade excepcionalmente elevada. Tais materiais passaram a ser desenvolvidos a partir de matrias-primas

sintticas de altssima pureza e por meio de processos rigorosamente controlados. Estes produtos, que podem apresentar os mais diferentes formatos, so fabricados pelo chamado segmento cermico de alta tecnologia ou cermica avanada. Eles so classificados, de acordo com suas funes, em: eletroeletrnicos, magnticos, pticos, qumicos, trmicos, mecnicos, biolgicos e nucleares. Os produtos deste segmento so de uso intenso e a cada dia tende a se ampliar. Como alguns exemplos, podemos citar: naves espaciais, satlites, usinas nucleares, materiais para implantes em seres humanos, aparelhos de som e de vdeo, suporte de catalisadores para automveis, sensores (umidade, gases e outros), ferramentas de corte, brinquedos, acendedor de fogo, etc.

Potrebbero piacerti anche