Sei sulla pagina 1di 16

Escola de Administrao Fazendria

1
Nome: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Gabarito

Concurso Pblico 2009

Prova Objetiva 1
COMUM A TODOS OS CARGOS
N. de Inscrio

Instrues
Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. Verique se o Nmero do Gabarito, colocado na quadrcula acima, o mesmo constante do seu CARTO DE RESPOSTAS e da etiqueta colada na carteira escolar; esses nmeros devero ser idnticos, sob pena de prejuzo irreparvel ao seu resultado neste processo seletivo; qualquer divergncia, exija do Fiscal de Sala um caderno de prova, cujo nmero do gabarito seja igual ao constante de seu CARTO DE RESPOSTAS. O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra posterior exame grafolgico:

cursiva,

para

Obstculos so aqueles perigos que voce v quando tira os olhos de seu objetivo.
DURAO DA PROVA: 4 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 60 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida uma hora do incio da prova. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. Ao sair da sala entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

8. 9. 10. 11.

12. 13.

Boa prova!

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA 1 - Assinale a opo correta em relao ao texto. O Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hdricos PROGUA Nacional um programa do Governo Brasileiro nanciado pelo Banco Mundial. O Programa originou-se da exitosa experincia do PROGUA / Semirido e mantm sua misso estruturante, com nfase no fortalecimento institucional de todos os atores envolvidos com a gesto dos recursos hdricos no Brasil e na implantao de infraestruturas hdricas viveis do ponto de vista tcnico, nanceiro, econmico, ambiental e social, promovendo, assim, o uso racional dos recursos hdricos.
(http://proagua.ana.gov.br/proagua)

3 - Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto. Havia um srio conito pelo uso das guas da bacia do Rio Piracicaba _____1_____ populao da prpria bacia (cerca de 4 milhes de habitantes) e a da Regio Metropolitana de So Paulo (cerca de 18 milhes de habitantes). Parcela signicativa do abastecimento da capital paulista suprida ___2____ gua da bacia do Rio Piracicaba, _____3_____ Sistema Cantareira (transposio de guas da bacia, por meio de reservatrios e tneis at a Regio Metropolitana de So Paulo). Tal interveno hidrulica na bacia era desprovida de critrios de uso da gua ____4_____ contemplassem as necessidades da populao local. A ao reguladora da ANA se deu ____5_____ denio de critrios tcnicos operacionais e de outorga.
(Jos Machado http://www.ana.gov.br/SalaImprensa/artigos/ set.2008.pdf)

10

a) O PROGUA / Semirido um dos subprojetos derivados do PROGUA/Nacional. b) A expresso sua misso estruturante(.5 .5 .5 e 6) refere-se a Banco Mundial(.3 .3 3 e 4). c) A nfase no fortalecimento institucional de todos os atores envolvidos com a gesto de recursos hdricos exclusiva do PROGUA/Semirido. d) Tanto o PROGUA/Semirido como o PROGUA/ Nacional promovem o uso racional dos recursos hdricos. e) A implantao de infraestruturas hdricas viveis do ponto de vista tcnico, nanceiro, econmico, ambiental e social exclusiva do PROGUA/Nacional. 2 - Assinale a opo que corresponde a erro gramatical. O Brasil possui cerca de(1) 4 milhes de hectares irrigados: rea que pode ser triplicada em(2) 20 anos. um dos pases mais importantes(3) na produo de alimentos, mas, apesar de(4) sua vocao para a agricultura irrigada, ainda so necessrias estratgias para explorar racionalmente esse potencial. Hoje, a captao e o consumo de gua para a irrigao representa(5), respectivamente, 46% e 69% dos valores totais captados e consumidos.
(Adaptado de Denise Caputo http://www.ana.gov.br/SalaImprensa/noticias) 5

1 a) b) c) d) e) na pela com a da entre a

2 de da pela na com

3 do com o no pelo por meio do

4 se os quais cujos pelos quais que

5 cuja da na com a pela

4 - Em relao ao texto abaixo, assinale a opo incorreta. O tratamento de esgotos fundamental para qualquer programa de despoluio das guas. Em grande parte das situaes, a viabilidade econmica das estaes de tratamento de esgotos (ETE) reconhecidamente reduzida, em razo dos altos investimentos iniciais necessrios sua construo e, em alguns casos, dos altos custos operacionais. Por esses motivos que mesmo os pases desenvolvidos tm incentivado nanceiramente os investimentos de Prestadores de Servios em ETE, como os Estados Unidos e pases da Comunidade Europeia. No Brasil, o problema de viabilidade econmica do investimento pblico torna-se ainda mais agudo, devido elevada parcela de populao de baixa renda. No entanto, vale ressaltar que a gua de qualidade tambm um fator de excluso social, uma vez que a populao de baixa renda dicilmente tem condies de comprar gua de qualidade para beber ou at mesmo de pagar assistncia mdica para remediar as doenas de veiculao hdrica, decorrentes da ausncia de saneamento bsico.
(http://www.ana.gov.br/prodes/prodes.asp)

10

15

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

a) O emprego do sinal indicativo de crase em sua construo(.6) .6) .6) opcional porque opcional a presena de artigo denido singular feminino antes de sua. b) Em torna-se(.12), indeterminado. o -se indica sujeito

c) A forma verbal tm(. 8) est no plural porque concorda com os pases desenvolvidos.
Agncia Nacional de guas - ANA - 2009 2 Prova Objetiva 1 - Comum a todos os cargos - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

d) Mantm-se a correo gramatical do perodo se a conjuno No entanto(.14) ) for substituda por qualquer uma das seguintes: Porm, Todavia, Entretanto, Contudo. e) Estaria gramaticalmente correta a substituio de uma 16) por porquanto. vez que(.16)

6 - Em relao ao texto, assinale a opo correta. O Rio Paraba do Sul tem cerca de 2/3 de suas guas retiradas do seu leito por uma obra de transposio em Santa Ceclia (RJ). Essas guas so utilizadas para gerar energia eltrica e para abastecer a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro (cerca de 8 milhes de pessoas). Havia conitos pelo uso dessas guas entre as diferentes regies. Tambm nesse caso, a ao da ANA se pautou por denir um arcabouo tcnico e institucional, estabelecendo regras de operao para o reservatrio e de vazo mnima a ser liberada a jusante (rio abaixo), em determinadas pocas do ano, de forma a compatibilizar os usos.
(Jos Machado http://www.ana.gov.br/SalaImprensa/artigos/ set.2008.pdf)

5 - Em relao ao texto, assinale a opo incorreta. A outorga de direito de uso da gua um dos principais instrumentos da poltica nacional de recursos hdricos, instituda pela Lei n. 9.433/97, por meio da qual o poder pblico autoriza o usurio de gua, sob condies preestabelecidas, a utilizar ou realizar interferncias hidrulicas nos recursos hdricos necessrios sua atividade, garantindo o direito de acesso a esses recursos e tendo em conta que a gua um bem de domnio pblico. Os rios e lagos que banham mais de uma unidade da federao e as guas armazenadas em reservatrios de propriedade federal so de domnio da Unio. Nesses casos, a outorga emitida pela Agncia Nacional de guas (ANA). Os demais rios, lagos, reservatrios e as guas subterrneas so de domnio estadual ou distrital, sendo a outorga emitida pela respectiva autoridade local.
(Jos Machado http://www.ana.gov.br/SalaImprensa/artigos/ set.2008.pdf)

10

10

a) A substituio de cerca de(.1) por acerca de mantm a correo gramatical do perodo. b) A eliminao de para antes de abastecer(.4) ) prejudica a correo gramatical do perodo. c) A palavra arcabouo(.8) est sendo empregada com o sentido de estrutura, esquema. d) A substituio de se pautou(.8) por se orientou prejudica a correo gramatical do perodo. e) A palavra jusante(.10) tem o mesmo signicado de montante. 7 - Assinale a opo em que o trecho do texto est reescrito de forma gramaticalmente errada. Os fundamentos da Lei n. 9.433/97, conhecida como Lei das guas, resultaram de dcadas de discusses e basearam-se nas experincias adotadas pelas unidades federadas desde a dcada de 70, alm de estarem sintonizados com os discursos dos mais signicativos fruns internacionais. Esses fundamentos estabelecem que a gua um bem de domnio pblico e um recurso natural limitado, dotado de valor econmico. Alm disso, apregoam que, em situaes de escassez, a gua deve ser usada prioritariamente para o consumo humano e a dessedentao de animais; que sua gesto deve sempre proporcionar o uso mltiplo; que a bacia hidrogrca a unidade territorial para a implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos; e que essa gesto deve ser descentralizada e contar com a participao do Poder Pblico, dos usurios e das comunidades.
(Adaptado de http://www.ana.gov.br/SalaImprensa/artigos )

15

a) O emprego de sinal indicativo de crase em sua atividade(.6 e 7) justica-se pela regncia de recursos, que exige preposio a e pela presena de artigo denido feminino antes de sua. b) A expresso da qual(.3) refere-se a outorga de direito de uso da gua(.1). c) Mantm-se a informao original do perodo substituindo-se tendo em conta(.8) 8) por considerando. d) O segmento que banham mais de uma unidade da federao(.10 e 11) ) uma orao adjetiva restritiva. e) O verbo autorizar(.4) 4) est empregado, no texto, com a mesma predicao verbal que apresenta na frase: O diretor autorizou-nos a tirar frias em fevereiro.

10

15

a) Asseveram ainda que a gesto hdrica deve ser descentralizada e contar com a participao do Poder Pblico, dos usurios e das comunidades, e que a bacia hidrogrca a unidade territorial para a implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos.(. 12,a 16) b) Esto sintonizados com os discursos dos mais signicativos fruns internacionais.(.4, 5 e 6)
Agncia Nacional de guas - ANA - 2009 3 Prova Objetiva 1 - Comum a todos os cargos - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

c) Esses fundamentos estabelecem que a gua um bem de domnio pblico, dotado de valor econmico, e um recurso natural limitado.(.6, 7 e 8) d) Apregoam tambm que a gesto da gua deve sempre proporcionar o uso mltiplo e que, em situaes de escassez, a gua deve ser usada prioritariamente para o consumo humano e a dessedentao de animais. (. 9,10 e 11) e) Os fundamentos da lei conhecida como Lei das guas (Lei n. 9.433/97), basearam-se nas experincias adotadas pelas unidades federadas desde a dcada de 70 e resultou de dcadas de discusses.(. 1, 2, 3 e 4) 8- Julgue se os itens esto gramaticalmente corretos e assinale a opo correspondente. I. A viso pan-americana sobre os desaos que envolvem o tema gua constitui a Mensagem de Foz do Iguau, documento lanado na cidade paranaense, durante o encerramento do Frum de guas das Amricas.

c) O marco deniu um compromisso de entrega de gua pela Paraba conquanto o Rio Grande do Norte, estabelecendo quotas mximas de uso de gua por nalidade e por trecho de rio. d) O conito que havia foi atenuado por meio do marco regulatrio de uso das guas do Rio Piranhas-Au, institudo pela ANA, em articulao com os rgos estaduais e com o Departamento Nacional de Obras contra as Secas. e) Deniu, tambm, regras de operao dos reservatrios existentes e programas de monitoramento da quantidade e qualidade da gua. 10- Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de http://www.ana.gov.br/prodes/prodes.asp, mas esto desordenados. Ordene-os e assinale a opo correta. ( ) Tal incremento da carga orgnica poluidora nos corpos dgua leva escassez de gua com boa qualidade, fato j vericado em algumas regies do pas. ( ) Entre os maiores desaos da gesto de recursos hdricos no Brasil est a reduo das cargas poluidoras que degradam os corpos dgua. ( ) Tanto assim que menos de 20% do esgoto urbano recebe algum tipo de tratamento, o restante lanado nos corpos dgua in natura, colocando em risco a sade do ecossistema e da populao local. ( ) Nesse cenrio, os euentes domsticos representam uma das principais fontes de degradao dos ecossistemas aquticos do territrio nacional. ( ) Principalmente em regies metropolitanas, essa degradao da qualidade da gua vem criando situaes insustentveis do ponto de vista de desenvolvimento. a) 2, 1, 4, 5, 3

II. O Frum visa diagnosticar a poltica e a gesto da gua na Amrica e propor polticas adequadas para enfrentar os desaos globais relacionados gua, entre cujos as mudanas climticas e o crescimento da populao mundial. III. Aps um debate democrtico, vrias idias foram escolhidas para compor a Mensagem de Foz do Iguau. H desde temas que abrangem todo o continente americano, at propostas que contemplam uma regio especca. IV. A Mensagem ser enviada para o Frum Mundial da gua que ocorrer em maro de 2009, em Istambul Turquia.
(Adaptado de Raylton Alves http://www.ana.gov.br/SalaImprensa/noticiasExibe.asp?ID_Noticia=6119)

Esto corretos apenas os itens: a) I e III b) I e II c) II e III d) II e IV e) III e IV 9 - Os segmentos a seguir constituem um texto retirado, com adaptaes, de http://www.ana.gov.br/SalaImprensa/ artigos/ set.2008.pdf. Assinale a opo que apresenta erro gramatical. a) O Rio Piranhas-Au nasce na Paraba e desgua em Macau, no Rio Grande do Norte. b) Ambos os Estados tm nesse manancial uma das principais fontes de abastecimento de suas populaes e de atividades econmicas, como a piscicultura.

b) 3, 2, 4, 5, 1 c) 3, 5, 4, 2, 1 d) 5, 1, 4, 3, 2 e) 4, 3, 2, 1, 5 11- Assinale a opo em que o trecho constitui continuao coesa e coerente para o texto a seguir. O Projeto de Integrao do Rio So Francisco com Bacias Hidrogrcas do Nordeste Setentrional (PISF) procura o desenvolvimento regional, com a perspectiva de conseguir benefcios que se estendam para alm de 2025, e visa ao desenvolvimento sustentvel de uma das reas de maior concentrao populacional do Semirido, mediante o atendimento a mltiplos usos da gua, com garantia adequada.
(http://www.ana.gov.br/SalaImprensa/anexos)

a) Entretanto, em termos de infraestrutura, prope obras de bombeamento e construo de adutoras, que promovero a transferncia de gua do Rio So Francisco para o semirido do Nordeste Setentrional.

Agncia Nacional de guas - ANA - 2009

Prova Objetiva 1 - Comum a todos os cargos - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

b) Considerou-se, nessa proposio, a evoluo das demandas por gua no Nordeste Setentrional, associadas no s ao abastecimento urbano e domstico de gua, mas, tambm, aos usos produtivos da gua e produo de alimentos. c) Contudo, o PISF motivado pela busca da garantia na disponibilidade da gua, inclusive para abastecimento domstico, necessria ao desenvolvimento sustentvel da regio a ser atendida pelas obras de aduo e por suas derivaes. d) medida que, na condio de agncia reguladora do uso das guas de domnio da Unio, a ANA concedeu ao empreendedor, o Ministrio da Integrao Nacional, o Certicado de Sustentabilidade Hdrica (Certoh) e a respectiva outorga de direito de uso das guas do Rio So Francisco para tal propsito. e) O processo de concesso desses dois diplomas legais foi cercado de extremo zelo tcnico, aps detalhada anlise e depois do cumprimento de exigncias feitas ao empreendedor, seguindo processo decisrio independente e transparente. 12- Em relao pontuao do texto, assinale a opo correta. A gua pode ter diversas nalidades, como: abastecimento humano, dessedentao animal, irrigao, indstria, gerao de energia eltrica, lazer, navegao etc. Muitas vezes, esses usos podem ser concorrentes, o que gera conitos entre setores usurios ou mesmo impactos ambientais. Nesse sentido, necessrio gerir e regular os recursos hdricos, acomodando as demandas econmicas, sociais e ambientais por gua em nveis sustentveis, para permitir a convivncia dos usos atuais e futuros da gua sem conitos. Por isso, a outorga fundamental, pois, ordenando e regularizando o uso da gua, possvel assegurar ao usurio o efetivo acesso a ela, bem como realizar o controle quantitativo e qualitativo dos usos desse precioso recurso.
(Jos Machado http://www.ana.gov.br/SalaImprensa/artigos/ set.2008.pdf)

LINGUA INGLESA Your answers to questions 13 to 16 must be based on the article below entitled The accidental environmentalists: The accidental environmentalists
Source: www.economist.com Dec, 11th 2008 (Adapted)

More destructive hurricanes, shrinking forests, melting glaciers, disappearing animals: the prospective damage to Latin America and the Caribbean from climate change makes for grim reading. A new World Bank report, timed to coincide with a United Nations conference in Poland, tries to put numbers to the potential economic cost. By taking the Intergovernmental Panel on Climate Changes predictions for what the planet might feel like in 2100 and then overlaying data from several thousand farms situated in regions of varying heat and dryness, it is possible to make some informed guesses about what the effect on crop yields, and therefore on GDP, would be if temperatures rose and rainfall fell. Some Latin countries are already doing things to reduce net carbon emissions that put them ahead of governments elsewhere. Much of the regions power comes from hydroelectricity and biofuels. The result is that emissions of carbon dioxide per unit of power are 74% lower than in India and China. There are obstacles to taking these policies further. In Brazil, plans for more hydroelectric dams in the Amazon are opposed by some environmentalists; they claim the resulting ooding of forest prompts methane-producing rotting vegetation. 13- As regards the potential economic cost caused by climate change, gures a) are going to be presented. b) cannot be set. c) would have to be shown. d) seem to minimize its effect. e) do not reect its dire threat.

10

15

a) As vrgulas da linha dois justicam-se porque isolam elementos de mesma funo gramatical componentes de uma enumerao. b) O emprego do sinal de dois-pontos(.1) justica-se por anteceder orao subordinada adjetiva restritiva. c) A vrgula aps Muitas vezes(.4) 4) justica-se para isolar conjuno temporal. d) O emprego de vrgula aps hdricos(.8) 8) justica-se para isolar orao subordinada adverbial comparativa. e) O emprego de vrgula aps fundamental(.11) 11) justica-se por isolar orao subordinada adverbial condicional.

14- In some Latin American countries, carbon dioxide emissions per unit of power a) are unacceptably high in relation to other countries. b) are considerably lower than those of India and China. c) have increased signicantly over the last few decades. d) are being tackled through the construction of new capacity. e) need to be reduced by around 74% as soon as possible.

Agncia Nacional de guas - ANA - 2009

Prova Objetiva 1 - Comum a todos os cargos - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

15- In relation to the constructions of hydroelectric dams in the Amazon, some environmentalists a) support and supervise them. b) have prevented them. c) devised a number of them. d) do not approve of them. e) take part in their initial plan. 16- As regards the use of hydroelectricity and biofuels, both are linked to a) unforeseeable reductions in carbon emissions. b) a likely cut in carbon dioxide emissions. c) the increase of carbon emissions. d) reductions in gas emissions in China. e) the reduction of carbon dioxide emissions. Your answers to questions 17 to 20 must be based on the article below entitled Looming water crisis simply a management problem: Looming water crisis simply a management problem
Source: www.newscientist.com August 20th 2008 (Adapted)

18- In paragraph 1, the author refers to a future marred by conicts over water. In other words, a future a) unspoiled by them. b) rid of them. c) clouded by them. d) broadened by them. e) safeguarded by them. 19- In paragraph 2, the author says that based on his own research, the situation a) should have been resolved. b) must be promptly addressed. c) could have been hindered. d) may bring about catastrophic shifts. e) might not be so severe. 20- In paragraph 2, the author implies that the problem of distribution and management of water is a) overestimated. b) paramount. c) marginal. d) extraneous. e) secondary. RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO 21- Um rio principal tem, ao passar em determinado ponto, 20% de guas turvas e 80% de guas claras, que no se misturam. Logo abaixo desse ponto desemboca um auente, que tem um volume dgua 30% menor que o rio principal e que, por sua vez, tem 70% de guas turvas e 30% de guas claras, que no se misturam nem entre si nem com as do rio principal. Obtenha o valor mais prximo da porcentagem de guas turvas que os dois rios tero logo aps se encontrarem. a) 41% b) 35% c) 45% d) 49% e) 55%

Todays focus on the credit crisis and rising prices for food and oil has temporarily put another global scarcity in the shade: water. The UN predicts that by 2025, two-thirds of us will experience water shortages, with severe lack of water blighting the lives and livelihoods of 1.8 billion. According to the UN World Water Assessment Programme, by 2050, 7 billion people in 60 countries may have to cope with water scarcity. At this years World Economic Forum, UN secretary-general Ban Ki-moon recommended that water scarcity should be at the top of the international agenda. As the global economy grows, so will its thirst, he said, warning of a future marred by conicts over water. There is no doubt that we need to rethink how we use water, especially with the human population growing rapidly, and global warming likely to produce unpredictable patterns of rainfall and drought. Nevertheless, my own research suggests that the situation may not be as dire as many are suggesting. Nations can thrive on surprisingly meagre quantities of fresh water provided they adopt water-efcient technologies and encourage economic activity that does not guzzle water. I believe the looming water crisis is primarily a problem of distribution and management rather than supply. And we can solve it with existing technologies, increased investment and political will. 17- According to paragraph 1, water shortages a) are foreseen. b) are not going to occur. c) would have to be calculated. d) have been compensated. e) were not dealt with.
Agncia Nacional de guas - ANA - 2009 6

Prova Objetiva 1 - Comum a todos os cargos - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

22- Em um ponto de um canal, passam em mdia 25 barcos por hora quando est chovendo e 35 barcos por hora quando no est chovendo, exceto nos domingos, quando a frequncia dos barcos cai em 20%. Qual o valor mais prximo do nmero mdio de barcos que passaram por hora neste ponto, em um m de semana, se choveu durante 2/3 das horas do sbado e durante 1/3 das horas do domingo? a) 24,33 b) 26,83 c) 25,67 d) 27,00 e) 30,00 23- Alguns amigos apostam uma corrida num percurso em linha reta delimitado com 20 bandeirinhas igualmente espaadas. A largada na primeira bandeirinha e a chegada na ltima. O corredor que est na frente leva exatamente 13 segundos para passar pela 13 bandeirinha. Se ele mantiver a mesma velocidade durante o restante do trajeto, o valor mais prximo do tempo em que ele correr o percurso todo ser de: a) 17,54 segundos. b) 19 segundos. c) 20,58 segundos. d) 20 segundos. e) 21,67 segundos. 24- Determinado rio passa pelas cidades A, B e C. Se chove em A, o rio transborda. Se chove em B, o rio transborda e, se chove em C, o rio no transborda. Se o rio transbordou, pode-se armar que: a) choveu em A e choveu em B. b) no choveu em C. c) choveu em A ou choveu em B. d) choveu em C. e) choveu em A. 25- Trs esferas rgidas esto imveis em uma superfcie plana horizontal, sendo que cada esfera est encostada nas outras duas. Dado que a maior delas tem um raio de 4cm e as outras duas tm raios de 1cm, os pontos em que as esferas tocam o cho formam um tringulo cuja rea :

rea para rascunho

a) b) c) d) e)

15, 75 2 15, 75 2 6 15 6
cm2 cm2 cm2

cm2 cm2

Agncia Nacional de guas - ANA - 2009

Prova Objetiva 1 - Comum a todos os cargos - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

26- O determinante da matriz 2 B= a 4+a a) 2bc + c - a b) 2b - c c) a + b + c d) 6 + a + b + c e) 0 27- Uma urna possui 5 bolas azuis, 4 vermelhas, 4 amarelas e 2 verdes. Tirando-se simultaneamente 3 bolas, qual o valor mais prximo da probabilidade de que as 3 bolas sejam da mesma cor? a) 11,53% b) 4,24% c) 4,50% d) 5,15% e) 3,96% 28- Na populao brasileira vericou-se que a probabilidade de ocorrer determinada variao gentica de 1%. Ao se examinar ao acaso trs pesssoas desta populao, qual o valor mais prximo da probabilidade de exatamente uma pessoa examinada possuir esta variao gentica? a) 0,98% b) 1% c) 2,94% d) 1,30% e) 3,96% 1 b 2+b 0 c c

rea para rascunho

Agncia Nacional de guas - ANA - 2009

Prova Objetiva 1 - Comum a todos os cargos - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

TICA NA ADMINISTRAO PBLICA 29- O art. 5o da Constituio Federal assegura ao cidado, de forma expressa, os seguintes direitos perante as reparties pblicas brasileiras: I. de obter certides necessrias defesa de seu interesse pessoal, independentemente do pagamento de taxas;

Esto corretas: a) apenas as armativas I, II, IV e V. b) as armativas I, II, III, IV e V. c) apenas as armativas II, III, IV e V. d) apenas as armativas II e IV. e) apenas as armativas I e II. 32- Sobre a responsabilidade do servidor pblico, regido pela Lei n. 8.112/90, correto armar que: I. as responsabilidades civil, penal e administrativa so excludentes, ou seja, a condenao em uma esfera impede que o seja na outra, para que no haja bis in idem;

II. de obter informaes de interesse coletivo, salvo aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado; III. de petio contra ilegalidade; IV. de ter acesso a informaes relativas sua pessoa, contidas em processo em curso ou j arquivado; V. de ser atendido no prazo mximo de trinta minutos, quando em la de espera de atendimento presencial. Esto corretas: a) apenas as armativas I, II, III e IV. b) as armativas I, II, III, IV e V. c) apenas as armativas II, III, IV e V. d) apenas as armativas II, III e V. e) apenas as armativas II e III. 30- Um servidor pblico foi procurado por um cidado que pretendia viabilizar um direito legtimo perante a repartio pblica na qual ele (servidor) trabalhava. O assunto no se inseria na sua esfera de atribuies mas, mesmo assim, ele se pronticou a ajudar o cidado, mediante uma remunerao pelo trabalho extra que faria. Feito o acordo entre os dois, o servidor redigiu um requerimento, nos devidos termos, o qual foi assinado e protocolizado pelo interessado. Valendo-se do conhecimento que tinha entre seus colegas de trabalho, o servidor cuidou para que o direito postulado fosse reconhecido e deferido o mais breve possvel. Neste caso, esse servidor: a) cometeu o crime de corrupo passiva. b) cometeu o crime de prevaricao. c) cometeu o crime de advocacia administrativa. d) cometeu o crime de concusso. e) no cometeu crime algum. 31- So hipteses de demisso de servidor regido pela Lei n. 8.112/90: I. agresso fsica a um colega de trabalho, no ambiente interno da repartio, sem um motivo justo;

II. a responsabilidade administrativa ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato; III. a responsabilidade penal restringe-se aos crimes praticados no exerccio das funes; IV. nos casos em que a Fazenda Pblica for condenada a indenizar terceiro, por ato de servidor pblico no exerccio da funo, assiste-lhe o direito de regresso contra o responsvel, independentemente de ele ter agido sem dolo ou culpa; V. a obrigao de reparar o dano causado ao errio estende-se aos sucessores do servidor e contra eles ser executada, at o limite do valor da herana recebida. Esto corretas: a) b) c) d) e) as armativas I, II, III, IV e V. apenas as armativas I, II, III e IV. apenas as armativas I, III e IV. apenas as armativas II e V. apenas as armativas II, IV e V.

33- O dirigente de um rgo pblico sediado em Braslia e os servidores responsveis pelas licitaes e compras desse rgo compareceram a um evento de demonstrao de um novo produto de informtica que estava sendo lanado no mercado e que poderia interessar ao rgo adquiri-lo. O evento ocorreu em um hotel resort situado no Nordeste e as despesas de transporte, hospedagem e alimentao desses agentes pblicos foram custeadas pela empresa fornecedora do produto porque o rgo pblico no dispunha de verba para tanto. Esse tipo de conduta dos agentes pblicos: a) lcita porque o rgo no dispunha de verba para pagar as dirias que so devidas nos deslocamentos no interesse do servio. b) congura ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio. c) congura ato de improbidade administrativa somente na hiptese de o produto vir a ser adquirido pelo rgo, por preo superior ao de mercado. d) no congura ato de improbidade administrativa porque agiram no interesse do rgo e no no interesse pessoal deles.
9 Prova Objetiva 1 - Comum a todos os cargos - Gabarito 1

II. enriquecimento ilcito no exerccio da funo; III. compelir ou aliciar outro servidor a liar-se a sindicato ou a partido poltico; IV. divulgar informao obtida em razo do cargo mas que deveria permanecer em segredo; V. praticar agiotagem no mbito da repartio.

Agncia Nacional de guas - ANA - 2009

www.pciconcursos.com.br

e) congura ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito no exerccio da funo. 34- De acordo com o Decreto n. 1.171/1994 (Cdigo de tica Prossional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), vedado ao servidor pblico: I. aceitar ajuda nanceira, para si ou para familiares, fornecida pela parte interessada, para ns de praticar ato regular e lcito, inserido em sua esfera de atribuies;

36- Sobre o processo administrativo, regulado pela Lei n. 9.784, de 29/01/1999, correto armar que: I. os padres ticos de probidade, decoro e boa-f so critrios que devem ser observados pelas autoridades administrativas;

II. vedada a imposio de obrigaes ou restries em medida superior ao estritamente necessrio para atendimento do interesse pblico; III. uma vez concluda a instruo do processo administrativo, a Administrao tem o prazo de trinta dias para decidi-lo, salvo prorrogao por igual perodo, expressamente motivada; IV. o fato de a autoridade ter interesse direto ou indireto na matria a torna impedida de atuar no processo respectivo; V. o fato de a autoridade ter amizade ntima com a parte interessada no a impede de atuar no feito mas, por razes ticas, deve dar-se por suspeita para decidi-lo. Esto corretas: a) apenas as armativas I, II e IV. b) apenas as armativas I, II, III e IV. c) apenas as armativas I, II, III e V. d) apenas as armativas I, II, IV e V. e) as armativas I, II, III, IV e V. RECURSOS HDRICOS - LEGISLAO APLICADA 37- So instrumentos de gesto de recursos hdricos, segundo a Lei n. 9.433, de 8/1/97 o (a): a) enquadramento dos corpos de gua em classes, segundo seus usos preponderantes e o sistema de informao sobre recursos hdricos. b) enquadramento dos corpos de gua em classes, segundo seus usos preponderantes e a scalizao do uso dos recursos hdricos. c) outorga dos direitos de uso de recursos hdricos e a licena ambiental. d) outorga dos direitos de uso dos recursos hdricos e a licena de instalao para atividades ribeirinhas. e) cobrana pelo uso de recursos hdricos e o sistema de informao sobre recursos hdricos. 38- Segundo a Lei n. 9.433, de 8/1/97, a outorga de direito de uso de recursos hdricos: a) somente pode ser suspensa em denitivo se o outorgado no cumprir os termos da outorga. b) em corpos hdricos de domnio da Unio, indelegvel. c) para pequenos ncleos populacionais, determinada por deciso do rgo outorgante estadual. d) efetiva-se por ato da autoridade competente do Poder Executivo Federal, dos Estados ou do Distrito Federal, chamado de rgo outorgante. e) necessria apenas para captao recursos hdricos e lanamento de euentes; os demais usos esto dispensados de solicitar outorga.

II. fazer uso de informao privilegiada obtida no mbito interno do seu servio, salvo quando a informao afetar interesse do prprio servidor; III. utilizar, para ns particulares, os servios de servidor pblico subordinado; IV. utilizar-se da inuncia do cargo para obter emprego para um parente prximo; V. procrastinar a deciso a ser proferida em processo de sua competncia porque tem antipatia pela parte interessada. Esto corretas: a) as armativas I, II, III, IV e V. b) apenas as armativas I, II, III e IV. c) apenas as armativas I, III, IV e V. d) apenas as armativas I, II, III e V. e) apenas as armativas III, IV e V. 35- De acordo com o Cdigo de tica Prossional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal: I. a tica no servio pblico exige do servidor uma conduta no apenas de acordo com a lei, mas, tambm, com os valores de justia e honestidade;

II. o servidor no pode omitir a verdade, ainda que contrria aos interesses da Administrao; III. a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eccia e moralidade, salvo nos casos em que a lei estabelecer o sigilo; IV. as longas las que se formam nas reparties pblicas no podem ser qualicadas como causadoras de dano moral aos usurios dos servios pblicos porque no decorrem de culpa do servidor, mas sim da Administrao; V. para consolidar a moralidade do ato administrativo necessrio que haja equilbrio entre a legalidade e a nalidade na conduta do servidor. Esto corretas: a) as armativas I, II, III, IV e V. b) apenas as armativas I, II, III e V. c) apenas as armativas I, II, III e IV. d) apenas as armativas I, III, IV e V. e) apenas as armativas I, III e IV.

Agncia Nacional de guas - ANA - 2009

10

Prova Objetiva 1 - Comum a todos os cargos - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

39- O Conselho Nacional de Recursos Hdricos tem, na sua composio: a) membros que representam os Poderes Pblicos Federal, Estadual e Municipal. b) representantes de comits de bacias hidrogrcas, desde que sejam de rios de domnio da Unio. c) maioria de representantes dos usurios e organizaes civis. d) representantes dos usurios de recursos hdricos e das organizaes civis de recursos hdricos. e) representantes de outras categorias, desde que estas sejam aprovadas pela Diretoria Colegiada da Agncia Nacional de guas. 40- Os Comits de Bacia Hidrogrca, segundo a Lei n. 9.433, de 8/1/97: a) so responsveis pela implementao do sistema local de informao, em recursos hdricos. b) no podero ter atuao sobre bacias hidrogrcas que sejam contguas, mas no estejam conectadas. c) denem o valor a ser cobrado pelo uso da gua. d) denem o enquadramento dos corpos hdricos. e) tm a atribuio de aprovar o Plano de Recursos Hdricos da bacia. 41- A Lei n. 9.433, de 8/1/97, determina que as Agncias de guas: a) prestem apoio administrativo, tcnico e nanceiro ao respectivo Conselho Estadual ou Nacional de Recursos Hdricos. b) possam ser criadas mediante determinao da Diretoria Colegiada da Agncia Nacional de guas. c) detenham o poder outorgante nas bacias hidrogrcas. d) devam atender a apenas um comit de bacia hidrogrca. e) mantenham o cadastro de usurios e elaborem o Plano de Recursos Hdricos para apreciao do respectivo Comit de Bacia Hidrogrca. 42- Segundo a Lei n. 9.433, de 8/1/97, na implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, compete ao Poder Pblico Federal: a) fazer a conciliao entre interesses conitantes dos Estados. b) deliberar sobre os projetos de aproveitamento de recursos hdricos cujas repercusses extrapolem o mbito dos Estados em que sero implantados. c) tomar as providncias necessrias implementao e ao funcionamento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos. d) analisar as propostas de alterao da legislao pertinente a recursos hdricos. e) denir as frmulas de cobrana pelo uso dos recursos hdricos em rios de domnio da Unio.

43- Entre as atribuies da Agncia Nacional de guas, est (esto): a) arbitrar os conitos existentes entre Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos. b) scalizar e punir os infratores por lanamentos de poluio feitos em desacordo com a licena ambiental. c) decidir sobre regularizao de aes de uso e ocupao do solo nas bacias hidrogrcas. d) aprovar o Plano Nacional de Recursos Hdricos. e) outorgar o direito de uso de recursos hdricos e scalizar o uso de recursos hdricos de domnio da Unio. 44- Entre os itens que constituem as receitas da Agncia Nacional de guas, esto (est): a) os royalties do setor eltrico. b) o ICMS ecolgico. c) os recursos decorrentes da cobrana pelo uso da gua em rios de domnio da Unio, dentro do limite determinado pela Lei n. 9.433. d) a compensao nanceira por danos causados por m utilizao dos recursos hdricos. e) os valores apurados pela concesso de outorgas provisrias enquanto perdurar a autorizao. 45- A Diretoria Colegiada da Agncia Nacional de guas: a) composta por membros com mandatos, no coincidentes, de quatro anos. b) por ser uma autarquia sob regime especial vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente, tem seus membros escolhidos e nomeados pelo Ministro de Estado do Meio Ambiente. c) presidida por um de seus membros escolhido pelo Ministro de Estado do Meio Ambiente. d) pode ter seus membros substitudos a qualquer tempo por deciso do Presidente da Repblica. e) permanece com vaga aberta at o nal do mandato, caso haja rencia de um de seus membros, de forma que os mandatos permaneam no coincidentes. 46- A deciso sobre pedidos de outorga de direito de uso de recursos hdricos em rios de domnio da Unio compete: a) ao Conselho Nacional de Recursos Hdricos. b) ao Ministrio do Meio Ambiente. c) Agncia de gua da bacia em questo, ou na sua ausncia, ao Comit da Bacia Hidrogrca. d) Diretoria Colegiada da Agncia Nacional de guas. e) Secretaria de Recursos Hdricos e Ambiente Urbano.

Agncia Nacional de guas - ANA - 2009

11

Prova Objetiva 1 - Comum a todos os cargos - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

47- A Agncia Nacional de guas possui, em seus quadros: a) Especialista em Recursos Hdricos, Fiscal de Recursos Hdricos, Especialista em Geoprocessamento e Analista Administrativo. b) Especialista em Recursos Hdricos, Especialista em Geoprocessamento e Analista Administrativo. c) Especialista em Recursos Hdricos, Auditor Ambiental, Especialista em Geoprocessamento e Analista Administrativo. d) Especialista em Recursos Hdricos, Fiscal Ambiental, Especialista em Geoprocessamento e Analista Administrativo. e) Especialista em Recursos Hdricos, Auditor de Recursos Hdricos, Especialista em Geoprocessamento e Analista Administrativo. 48- Com relao s entidades sem ns lucrativos que receberam delegao do CNRH para exercer funes de competncia das Agncias de gua em corpos hdricos de domnio da Unio, pode-se dizer que: a) a entidade operar a partir de contrato de gesto rmado com o CNRH e scalizado pela Secretaria de Recursos Hdricos e Ambiente Urbano do MMA. b) so a ela asseguradas as transferncias das receitas provenientes da cobrana, arrecadadas na respectiva ou respectivas bacias hidrogrcas, de que trata a Lei n. 9.433. c) esto proibidas de utilizar bens pblicos para seu funcionamento e operao. d) devem operar apenas com funcionrios prprios, pois a Lei n. 10.881, de 2004, impede que funcionrios da ANA sejam cedidos para trabalhar na Agncia. e) a resciso do contrato de gesto somente se dar por autorizao do CNRH.

DIREITO: CONSTITUCIONAL 49- Assinale a opo correta relativa aos poderes do Estado e respectivas funes e aos princpios fundamentais da Constituio Federal de 1988. a) Ningum obrigado a cumprir ordem ilegal, ou a ela se submeter, por isso que dever de cidadania opor-se ordem ilegal, ainda que emanada de autoridade judicial; caso contrrio, nega-se o Estado de Direito. b) O pacto federativo sustenta-se na harmonia que deve presidir as relaes institucionais entre as comunidades polticas que compem o Estado Federal, e no legitima restries de ordem constitucional que afetem o exerccio da competncia normativa em tema de exonerao tributria pertinente ao ICMS pelos Estados-membros e Distrito Federal. c) O uso de algemas s lcito em casos de resistncia e de fundado receio de fuga ou de perigo integridade fsica prpria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justicada previamente a excepcionalidade por escrito. d) A mera instaurao de inqurito, ainda quando evidente a atipicidade da conduta, no constitui meio hbil a impor violao aos direitos fundamentais, em especial ao princpio da dignidade humana. e) A prova ilcita pode prevalecer em nome do princpio da proporcionalidade, do interesse pblico na eccia da represso penal em geral ou, em particular, na de determinados crimes; a dignidade humana no serve de salvaguarda proscrio da prova ilcita. 50- Assinale a opo correta relativa ao tratamento dado pela jurisprudncia que atualmente prevalece no Supremo Tribunal Federal, ao interpretar a Constituio Federal, relativa aos tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos raticados pelo Brasil. a) Incorporam-se Constituio Federal, porque os direitos e garantias expressos na Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. b) Incorporam-se ao ordenamento jurdico como lei ordinria federal porque a Constituio confere ao Supremo Tribunal Federal, competncia para julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal. c) Os que tiveram ato de raticao antes da vigncia da Emenda Constitucional n. 45, de 2004, so equivalentes s emendas constitucionais em razo dos princpios da recepo e da continuidade do ordenamento jurdico. d) A legislao infraconstitucional anterior ou posterior ao ato de raticao que com eles seja conitante inaplicvel, tendo em vista o status normativo supralegal dos tratados internacionais sobre direitos humanos subscritos pelo Brasil.

Agncia Nacional de guas - ANA - 2009

12

Prova Objetiva 1 - Comum a todos os cargos - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

e) Os que tiveram ato de raticao depois da vigncia da Emenda Constitucional n. 45, de 2004, independentemente do quorum, so equivalentes s emendas constitucionais em razo do princpio da prevalncia dos direitos humanos. 51- Assinale a opo correta relativa Administrao Pblica na Constituio Federal de 1988. a) A Constituio Federal no probe a nomeao de cnjuge, companheiro, ou parente, em linha reta, colateral ou por anidade, at o terceiro grau, inclusive da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica, investido em cargo de direo, chea ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de conana, ou, ainda, de funo graticada na Administrao Pblica direta e indireta, em qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. b) Em obedincia ao princpio da publicidade, instituio nanceira no pode invocar sigilo bancrio para negar ao Ministrio Pblico informaes e documentos sobre nomes de benecirios de emprstimos concedidos com recursos subsidiados pelo errio, em se tratando de requisio para instruir procedimento administrativo instaurado em defesa do patrimnio pblico. c) A lei que posteriormente declarada inconstitucional perece mesmo antes de nascer, por isso, os efeitos eventualmente por ela produzidos no podem incorporar-se ao patrimnio dos administrados, ainda que se considere o princpio da boa-f. d) Antes do provimento do cargo, o candidato tem mera expectativa de direito nomeao ou, se for o caso, participao na segunda etapa do processo seletivo, mas a Administrao Pblica no pode, enquanto no concludo e homologado o concurso pblico, alterar as condies do certame constantes do respectivo edital, para adapt-las nova legislao aplicvel espcie. e) Os bens e o interesse pblico so indisponveis, porque pertencem coletividade. O Administrador mero gestor da coisa pblica e no tem disponibilidade sobre os interesses conados sua guarda e realizao em razo do princpio da indisponibilidade do interesse pblico, que no pode ser atenuado.

52- Assinale a opo correta relativa organizao dos Poderes, ao Poder Legislativo e ao Poder Executivo. a) O Conselho da Repblica rgo de consulta do Presidente da Repblica nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrtico. b) No exerccio do controle externo, ao Congresso Nacional compete julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo poder pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico. c) Admitida a acusao contra o Presidente da Repblica, por dois teros do Supremo Tribunal Federal, ser ele submetido a julgamento perante o Senado Federal, nas infraes penais comuns, ou perante a Cmara dos Deputados, nos crimes de responsabilidade. d) Os Ministros de Estado sero escolhidos entre brasileiros natos maiores de vinte e um anos e no exerccio dos direitos polticos. e) A scalizao contbil, nanceira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. 53- Assinale a opo correta relativa organizao dos Poderes, ao Poder Judicirio. a) A justia de paz, composta de cidados eleitos pelo voto direto, universal e secreto, possui competncia privativa para, na forma da lei, celebrar casamentos, vericar, de ofcio ou em face de impugnao apresentada, o processo de habilitao e exercer atribuies conciliatrias, sem carter jurisdicional, alm de outras previstas na legislao. b) Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe, entre outras funes, processar e julgar, originariamente a homologao de sentenas estrangeiras e a concesso de exequatur s cartas rogatrias. c) As causas intentadas contra a Unio podero ser aforadas na seo judiciria em que for domiciliado o autor, naquela onde houver ocorrido o ato ou fato que deu origem demanda ou onde esteja situada a coisa, ou ainda, no Distrito Federal, mas as causas em que a Unio for autora sero aforadas na seo judiciria onde tiver domiclio a outra parte. d) Compete ao Superior Tribunal de Justia, entre outras funes, processar e julgar, originariamente, nas infraes penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica.

Agncia Nacional de guas - ANA - 2009

13

Prova Objetiva 1 - Comum a todos os cargos - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

e) Sero processadas e julgadas na justia estadual, no foro do domiclio dos segurados ou benecirios, as causas em que forem parte instituio de previdncia social e segurado, sempre que a comarca no seja sede de vara do juzo federal, hiptese em que o recurso cabvel tambm ser para o tribunal estadual da rea de jurisdio do juiz de primeiro grau. 54- Assinale a opo correta relativa ao Sistema Tributrio Nacional, s Finanas Pblicas, normas gerais e oramento pblico e s Polticas Pblicas na Constituio Federal de 1988. a) A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios devem divulgar, at o ltimo dia do ms subsequente ao da arrecadao, os montantes dos tributos e preos pblicos arrecadados, assim como os recursos recebidos de transferncias tributrias. b) A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e xao da despesa, includa na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita. c) A instituio de fundos de qualquer natureza sem prvia autorizao legislativa autorizada pela Constituio Federal. d) A participao da populao, por meio de organizaes representativas, na formulao das polticas e no controle das aes em todos os nveis uma das diretrizes que devem ser observadas pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios na organizao das aes governamentais no atendimento dos direitos da criana e do adolescente. e) A propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende s exigncias fundamentais de ordenao da cidade expressas no plano diretor, por isso, o poder pblico municipal pode exigir do proprietrio do solo urbano no edicado, subutilizado ou no utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena de imediata desapropriao com prvia e justa indenizao em dinheiro, vencido o prazo assinalado para o adequado aproveitamento. ADMINISTRATIVO 55- Quanto s caractersticas da administrao pblica federal brasileira e sua forma de organizao, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao nal, assinale a opo correspondente. ( ) Os rgos so compartimentos internos da pessoa pblica que compem sua criao bem como sua extino so disciplinas reservadas lei. ( ) A realizao das atividades administrativas do Estado, de forma desconcentrada, caracteriza a criao de pessoas jurdicas distintas, componentes da administrao pblica indireta. ( ) As entidades da administrao pblica indireta do Poder Executivo, apesar de no submetidas hierarquicamente ao Ministrio a que se vinculam, sujeitam-se sua superviso ministerial.
Agncia Nacional de guas - ANA - 2009 14

( ) O Poder Judicirio e o Poder Legislativo constituem pessoas jurdicas distintas do Poder Executivo e, por isso, integram a administrao pblica indireta. a) V, F, V, F b) V, F, F, V c) F, V, V, F d) F, V, F, V e) V, V, F, V 56- Um servidor pblico federal estvel foi demitido aps processo administrativo disciplinar. Inconformado com a deciso, ajuizou uma ao em que requereu a anulao da deciso administrativa. Ao nal de seu processamento, o servidor obteve deciso transitada em julgado favorvel a seu pedido. Nos termos da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a m de que o servidor retorne a seu cargo de origem, ainda existente, a deciso judicial dever ter determinado sua a) readaptao. b) reintegrao. c) reverso. d) reconduo. e) disponibilidade. 57- O Decreto n. 6.170, de 25 de julho de 2007, tratou de regular as transferncias de recursos da Unio mediante convnios, contratos de repasse e termos de cooperao. Quanto disciplina desta norma, assinale a opo incorreta. a) O convnio tem como partcipes, de um lado, rgo ou entidade da administrao pblica federal, direta ou indireta, e, de outro, rgo ou entidade da administrao pblica estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, ou ainda, entidades privadas sem ns lucrativos, em regime de mtua cooperao. b) O Otermodecooperaocaracteriza-sepelatransferncia termo de cooperao caracteriza-se pela transferncia de recursos entre quaisquer rgos ou entidades da administrao pblica federal direta e indireta. c) Quando a transferncia dos recursos nanceiros ocorre por intermdio de uma instituio ou um agente nanceiro pblico federal, enquanto mandatrio da Unio, o instrumento administrativo constitui o contrato de repasse. d) Qualquer rgo ou entidade da administrao pblica direta e indireta, de qualquer esfera de governo, bem como as entidades privadas sem ns lucrativos, com os quais a administrao federal pactua a execuo de programa, projeto, atividade ou evento mediante a celebrao de convnio denomina-se convenente. e) As alteraes necessrias aos ajustes regulados pelo Decreto n. 6.170, de 2007, podero ser realizadas por meio de termo aditivo, desde que no haja alterao do objeto aprovado.

Prova Objetiva 1 - Comum a todos os cargos - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

58- Quanto ao regime jurdico a que se submetem os atos administrativos no ordenamento brasileiro, assinale a opo incorreta. a) Congura desvio de nalidade a prtica de ato administrativo visando a m diverso daquele previsto, explcita ou implicitamente, na regra de competncia. b) Em virtude de sua presuno de legitimidade, at prova em contrrio, presume-se que os atos administrativos foram emitidos em conformidade com a lei. c) A convenincia e a oportunidade da prtica do ato constituem o mrito administrativo e apenas estaro passveis de ponderao nos atos discricionrios. d) De acordo com a teoria dos motivos determinantes, a situao ftica que determinou e justicou a prtica de ato administrativo passa a integrar a sua validade. e) Todos os atos administrativos nulos ou anulveis so passveis de convalidao ou saneamento, desde que a prtica do novo ato supra a falta anterior. 59- Relacione as modalidades de interveno do Estado na propriedade de terceiros a suas respectivas caractersticas. Ao nal, assinale a opo correspondente. 1. Servido Administrativa 2. Requisio Administrativa 3. Tombamento 4. Desapropriao ( ) Tem por nalidade proteger o patrimnio cultural brasileiro; constitui uma restrio parcial da propriedade; e, em regra, no gera direito indenizao. ( ) Promove-se a transferncia da propriedade por razes de utilidade pblica ou interesse social; pode recair sobre bens mveis ou imveis dotados de valorao patrimonial; em regra, enseja indenizao. ( ) Pode recair sobre bens mveis, imveis ou servios, quando existente perigo pblico iminente; possui natureza transitria; e a indenizao, se houver, ser ulterior. ( ) Constitui um nus real sobre bem imvel, em prol de uma utilidade pblica; em regra, possui carter de denitividade; caracteriza-se como uma espcie de restrio parcial da propriedade. a) 3, 4, 2, 1 b) 2, 4, 1, 3 c) 4, 3, 1, 2 d) 1, 3, 4, 2 e) 3, 2, 1, 4

60- No setor de atividades exclusivas de Estado, devero ser introduzidas as Agncias como novo modelo institucional, na forma de Agncias Executivas e Agncias Reguladoras, que revitalizaro as autarquias e fundaes, resgatando a sua autonomia administrativa e assimilando novos instrumentos e mecanismos de gesto voltados para a assimilao em profundidade da administrao gerencial, por meio da introduo da avaliao de desempenho, do controle por resultados, da focalizao da satisfao do usurio e do controle de custos. (In: BRASIL. Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado. Os avanos da reforma na administrao pblica: 19951998. Braslia: MARE, 1998. 127 p. Cadernos MARE da reforma do estado; Caderno 15, p. 18-19.) Quanto s caractersticas das agncias reguladoras federais no ordenamento jurdico brasileiro, assinale a opo correta. a) Como integrantes da administrao pblica federal direta, as agncias reguladoras surgiram no Brasil com a nalidade primeira de regular e controlar os servios pblicos que passaram a ser prestados pela iniciativa privada na dcada de 1990. b) Sem uma legislao que discipline as caractersticas gerais das agncias reguladoras brasileiras, as leis especiais que instituram cada uma delas acabaram por conferi-las as mais diversas naturezas: empresas pblicas, sociedades de economia mista, autarquias e fundaes. c) Entre as garantias asseguradas a m de conceder s agncias reguladoras maior autonomia e independncia, esto, em regra, a formao de quadro prprio de servidores, receitas prprias e dirigentes escolhidos pelo chefe do Poder Executivo, aprovados pelo Senado Federal e com mandato xo. d) A independncia decisria conferida s agncias reguladoras no Brasil trouxe o conceito de jurisdio administrativa ao ordenamento jurdico brasileiro, de maneira que, em seu mbito de atuao, essas instituies possuem competncia para dirimir conitos de interesses que envolvam a administrao pblica, com fora de coisa julgada. e) Enquanto entidades da administrao pblica federal indireta, as relaes de trabalho das agncias reguladoras so regidas pela Consolidao das Leis de Trabalho CLT, em regime de emprego pblico.

Agncia Nacional de guas - ANA - 2009

15

Prova Objetiva 1 - Comum a todos os cargos - Gabarito 1

www.pciconcursos.com.br

Escola de Administrao Fazendria www.esaf.fazenda.gov.br

www.pciconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche