Sei sulla pagina 1di 14

Criando uma imagem do disco rgido parte 1 http://www.guiadopc.com.br/artigos/1075 8/criando-uma-imagem-do-disco-rigidoparte-1.

html

53 Abel Alves abril 30, 2009 Artigos, Dicas e tutoriais Muitos usurios do micro reclamam que, de tempos em tempos, tem que formatar o HD (disco rgido) para que o sistema volte a funcionar de maneira eficiente. A formatao e reinstalao de aplicativos d um trabalho enorme, alm da perda de tempo. E o pior que nem sempre resolve o problema! Uma tcnica muito mais eficiente e rpida restaurar o computador para um estado anterior onde tudo funcionava corretamente. Alis, desde o Windows XP, existe a Restaurao do Sistema para tentar resolver estes problemas. Infelizmente a restaurao do Sistema nem sempre eficiente e resolve a situao. Nos casos mais complicados, o ideal fazer uso de uma imagem do HD. Uma imagem um backup total da partio de sistema, com uma grande vantagem: a restaurao deste Backup muito simples e rpida. Normalmente a restaurao de um backup total demorada e necessitamos ter o programa de restaurao instalado numa partio com sistema operacional. Os programas usados para criar imagens de parties geram um CD ou DVD de recuperao. Assim, basta dar BOOT por esse CD/DVD para acessar o programa de restaurao de imagem e restaurar a mesma. O programa para criao de imagem que utilizaremos ser o MACRIUM REFLECT. A instalao do Reflect muito simples (Next>Next>Finish). Quando for executado pela primeira vez, o Reflect vai se conectar via Internet com o site do fabricante para obter uma licena gratuita de uso, como mostra a tela a seguir:

Se tudo estiver OK, o programa terminar sua instalao e apresentar uma tela semelhante a seguinte:

Clicando no primeiro boto da barra de ferramentas do programa (Create backup image) se inicia um assistente para criao de imagens.

Clicando Next, escolhemos qual a partio que desejamos criar a imagem. Notem que podemos criar uma imagem de todo o HD (todas as parties de um HD) ou apenas de algumas parties. No nosso caso, escolhemos apenas a partio de sistema (C:).

Agora s selecionar o local para armazenar a imagem. Notem que o programa oferece 3 opes:

Pasta no HD (Local Hard Disk) Rede (Network) Gravador de CD/DVD (CD/DVD Burner)

Se ns seguirmos as dicas do artigo organizando dados no computador, devemos ter uma partio de dados disponvel no nosso HD. Assim, escolhemos a primeira opo. Mas poderamos colocar num computador da rede ou ainda gravar DVDs ou CDs com a imagem.

Escolhemos a partio de dados para armazenar a imagem (E:).

O processo de criao da imagem est prestes a comear. Se quisermos ainda podemos modificar algumas opes clicando no boto Advanced.

Clicando no boto Finish ainda aparece uma tela onde podemos dar um nome para o backup ou criar uma arquivo (XML) com todas as opes escolhidas para este backup. Finalmente a criao da imagem se inicia:

Neste exemplo, o arquivo de imagem ficou com 6 GB (a partio estava com, aproximadamente, 9 GB ocupados).

No prximo artigo vamos mostrar como fazer a restaurao da imagem. Um grande abrao e at l! SeguranaSoftwareWindows
Sobre o autor

Engenheiro Eletrnico e Mestre em Cincias pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Em 1994 comeou a escrever a coluna Soluciontica no Jornal do Brasil e colaborar tambm com outras publicaes. Foi consultor e comentarista do programa de TV Hipermdia (GNT-Net). Ex-professor do IME e da PUC-RJ, hoje professor da UEM (Universidade Estadual de Maring) onde est cursando Doutorado em Engenharia. Na Internet, alm de fundador do Guia do PC (www.guiadopc.com.br), foi colunista do TCInet (Editora Abril), ForumPCs e do portal Terra. Atualmente editor chefe do Guia do PC e colunista dos jornais O Globo (RJ) e Hoje em Dia (MG).

Criando uma imagem do disco rgido final


32 Abel Alves maio 10, 2009 Artigos, Dicas e tutoriais Vimos na primeira parte deste artigo como criar uma imagem do disco rgido usando o programa Macrium Reflect. Na ltima parte do artigo vamos mostrar como restaurar a imagem. O melhor mtodo para restaurar uma imagem criada pelo Reflect gerar um CD de restaurao. Isto porque, se houver perda da partio ou HD, no poderemos acessar o programa para restaurar a imagem. Usando um CD de restaurao criado pelo prprio Reflect, basta dar BOOT usando o CD e restaurar a imagem. A criao do CD de restaurao bem simples. Basta chamar o programa Reflect. Se o CD ainda no tiver sido criado, vai surgir uma janela sugerindo a sua criao:

Outra forma de gerar o CD de restaurao escolher no menu do programa Other Tasks e depois Create rescue CD. Surge a janela:

Escolha a opo Linux ( apenas para o sistema que ser usado para chamar o programa de restaurao) e clique em Next. Depois s selecionar o seu gravador de CD/DVD e clicar em Finish.

Para usar o CD de restaurao do Reflect, basta dar BOOT na mquina via CD. Vai aparecer a seguinte tela:

Ao clicarmos em Next, aparece uma tela onde devemos selecionar o local onde a imagem est armazenada. Note que agora a partio de DADOS recebe a letra D:. Isso ocorre porque o Linux do CD de restaurao atribui letras sequencialmente. No se

preocupe com isso e selecione a partio dos dados (D:) e o arquivo de imagem estar armazenado nela. Clique em Next.

Na tela que aparece, selecione a partio que ser restaurada e clique em Next.

Escolha agora onde a partio ser restaurada e clique Next. Neste exemplo no faremos isso, mas poderamos restaurar para uma nova partio em um novo disco, por exemplo.

Escolhemos se a partio ser Ativa (que vai dar BOOT), Primria ou Lgica.

Temos a opo tambm de verificar a imagem antes da restaurao.

Depois escolha a opo Replace with the Master Boot Record from the Backup (Recommended) e prossiga.

Escolha a opo para checar a integridade do sistema aps a reinicializao (Yes..).

Finalmente clique em Finish para iniciar a restaurao da imagem. Aps a restaurao o Windows dever estar no estado em que foi feita a imagem, ou seja, no se esquea de fazer as atualizaes atravs do Windows Update e tambm as atualizaes do antivrus antes de comear a trabalhar na mquina restaurada.

Espero que os artigos tenham sido teis para vocs. bom lembrar que existem outros programas para criao/restaurao da partio, tais como : Norton Ghost, Acronis True

Image etc. Mas a grande vantagem do Macrium que ele totalmente gratuito! Aproveitem enquanto durar! SeguranaSoftwareWindows

Potrebbero piacerti anche