Sei sulla pagina 1di 2

Portal Batista - O DESAFIO DA ESCOLA BBLICA DOMINICAL NA PS-MODERNIDADE (parte 4)

Escrito por Redao CBB Seg, 11 de Maro de 2013 12:55 -

O DESAFIO DA ESCOLA BBLICA DOMINICAL NA PS-MODERNIDADE (parte 4)

Por Denize Alcaide

2. O Desafio do baixo nvel intelectual dos alunos

Como algum que no sabe ler ou escrever, ir questionar uma pregao como sendo antibblica? Como ir perceber que a verdade da Palavra de Deus est sendo usada com a finalidade de explorar sua f? Mesmo aqueles que conseguiram chegar a uma formao secundria em nosso pas, muitas vezes no tm uma formao adequada que permita aprofundar seus debates teolgicos alm do nvel superficial, tornando-os uma espcie de refns de qualquer tipo de ensinamento transmitido.

Quando o jornalista britnico Robert Raikes iniciou a Escola Dominical em 1780, seu objetivo primordial era de oferecer um ensino gratuito s crianas pobres. J a Escola Bblica Dominical atual um reflexo do modelo americano em que o conhecimento bblico tem nfase no crescimento e na edificao espiritual em todas as faixas etrias. O ponto , diante do quadro brasileiro em que o ensino sugerido totalmente alienador, verificamos um empasse dualista, em que hora a Escola Bblica Dominical pode ser um canal para reforar os desmandos de certos pastores que em nome de Deus envolvem emocionalmente seu pblico, hora estamos diante do anti-intelectualismo que permeia a cultura de um modo geral.

Chegamos concluso at aqui, que duas vertentes anticrists esto causando estragos nas igrejas ditas evanglicas: As igrejas que assumiram os princpios da ps-modernidade, e as que ainda no chegaram nem mesmo na Modernidade. Vivem em uma espcie de cristianismo, que a autoridade eclesistica est acima da autoridade escriturstica.

1/2

Portal Batista - O DESAFIO DA ESCOLA BBLICA DOMINICAL NA PS-MODERNIDADE (parte 4)


Escrito por Redao CBB Seg, 11 de Maro de 2013 12:55 -

Supervalorizando a figura do lder como uma espcie de super-homem de Deus. ele quem determina as normas de conduta, com base na sua palavra pessoal e inquestionvel, uma espcie de prottipo da liderana espiritual da Idade Mdia. Mas por que no Brasil ainda se observa este tipo de mentalidade? Paulo Freire vai fazer uma abordagem crtica do quadro social brasileiro em seu livro Pedagogia da Autonomia, mostrando a misria humana e a excluso social brasileira.

Portanto, dois tipos de analfabetismos derivam deste quadro: o analfabeto total, ou seja, aquela pessoa que nem mesmo teve a oportunidade de pegar em um lpis na vida; e o analfabeto funcional, aquela pessoa que sabe ler, mas no compreende o que est sendo lido. Os socilogos alegam que o grande nmero de excludos dentro das igrejas evanglicas se deve ao fato do sentimento de amparado por ela auferido; pela esperana futura que o cristianismo d ao falar das recompensas da vida por vir e do sofrimento que cessar, por exemplo. Alm disso, seu ingresso na igreja seria por receberem alguns benefcios imediatos atravs de programas sociais. Desta forma algumas lideranas abusam da inocncia e despreparo dessas pessoas, manipulando-as para o fim que desejam, revelando um carter corrompido, abominvel e hipcrita da autoridade que dizem possuir.

2/2

Potrebbero piacerti anche