Sei sulla pagina 1di 49

Mecnica

Rodas e pneus

Rodas e pneus

NDICE

Introduo A roda Histrico Aprendendo mais sobre as rodas O pneu O pneu e suas partes Pneu radial e diagonal Informaes contidas no pneu Manuteno do pneu Avarias em pneus e suas causas Caderno de Exerccios

05 06 07 09 14 15 17 20 27 32 37

Rodas e pneus

Introduo

O objetivo dessa apostila orientar os prossionais a respeito das rodas e pneus. O contedo foi desenvolvido de forma a proporcionar informaes suscintas, no entanto, buscando dar um carter de importncia s reais necessidades do leitor. Temas como segurana e possveis avarias foram salientados, visto que esto diretamente relacionados com os cuidados que o usurio impe aos veculos, especialmente s rodas e aos pneus. O melhor aproveitamento desses componentes faz referncia no s aos cuidados empreendidos, mas s observaes e informaes contidas nessa apostila, sobretudo s recomendaes tcnicas enunciadas. Certamente esse material contribuir para o aprimoramento prossional e maior conhecimento sobre a roda, o pneu e tudo aquilo que o caracteriza.

05

Rodas e pneus

A roda

06

Rodas e pneus

Histrico
Desde o incio dos tempos o homem busca a melhoria contnua dos meios de transporte. Assim, as rodas constituram-se como importante fator na evoluo desses meios.

Primeiramente, o homem utilizava a fora para arrastar os objetos. Obviamente, quanto maior e mais pesados os objetos, maior era a diculdade.

07

Rodas e pneus

A necessidade de transporte dessa carga levou o homem a inventar as primeiras rodas que atenderiam a esse objetivo, ou seja, transportar o peso que excedia a capacidade da fora humana.

Com o passar do tempo o homem percebeu que as rodas poderiam ser utilizadas para sua prpria conduo e, ento, desenvolveu outros dispositivos que se juntariam idia da roda.

08

Rodas e pneus

O homem evoluiu, e com ele o conceito, de maneira a conhecermos a modernidade e tecnologia das rodas de liga leve.

Rodas de liga leve

Rodas de ao

Aprendendo mais sobre as rodas


Hoje podemos conceituar a roda como um conjunto formado por aro e disco, servindo de elemento intermedirio entre o pneu e o veculo.

Portanto, aro o elemento anelar onde o pneu montado; e disco o elemento central que permite a xao da roda ao cubo do veculo.

Disco Aro

09

Rodas e pneus

Para a xao da roda ao cubo necessrio que haja uma perfeita concordncia entre as dimenses dos parafusos com os furos de xao do disco da roda, que podem ser planos, esfricos ou cnicos.

Os aros podem ser: a) De centro plano e de centro semi-rebaixado (Semi Drop Center), utilizados em caminhes e nibus. Tais aros so dotados de anel ou anis removveis para permitir a montagem do pneu.

A - Pneu B - Cmara de ar C - Vlvula D - Protetor B

C b) De centro rebaixado (Drop Center), utilizados em automveis e tambm em caminhes e nibus com pneus sem cmara.

A - Pneu B - Vlvula

10

Rodas e pneus

O tamanho de um aro normalmente constitudo por dois conjuntos de nmeros, sendo que o primeiro representa a largura do aro, medida de ange a ange, em polegadas e o segundo, o dimetro nominal do aro, tambm em polegadas. As letras (ou letra) ao lado da largura indicam o tipo de perl do aro, conforme normas internacionais.

L = 4,5

PF

Onde: D0 = Dimetro Nominal PF = Off-Set (Distncia entre a linha de centro do pneu/roda e a face de apoio do disco da roda. Geralmente gravado na maioria das rodas).

D0

Exemplo: 6 JJ X 14 Signica um aro com 6 de largura, perl tipo JJ (aro de centro rebaixado) e com 14 de dimetro nominal.

Pneu Hump

4,50

B X

13 H
Hump (*) Dimetro nominal em polegadas Tipo do perl

Roda

Largura do aro em polegadas * Hump uma salincia que existe no perl do aro em toda sua circunferncia, facilitando o assentamento dos tales do pneu.
11

Rodas e pneus

R estat.

S - Largura da seco
Largura do pneu novo, montado no aro de medio e inado presso indicada, sem incluir barras de proteo ou decorativas.

D - Dimetro externo
Dimetro do pneu novo, montado no aro de medio e inado, sem carga.

R estat. - Raio esttico sob carga


Distncia entre o centro da roda e o solo, com o pneu sob carga.

12

Rodas e pneus

H - Altura da seco
Distncia entre o calcanhar do talo e o centro da banda de rodagem.

D - Dimetro do aro
Dimetro medido entre os assentos dos tales.

L - Largura do aro
Distncia entre os anges do aro, medida internamente.

Circunferncia de rotao
Distncia percorrida pelo pneu inado e com carga em uma volta completa da roda, a uma certa velocidade.

13

Rodas e pneus

O pneu

14

Rodas e pneus

O pneu e suas partes


Banda de rodagem Cinturas Flanco

Carcaa Talo

Todo pneu formado de quatro partes principais:

Carcaa
a parte resistente do pneu, constituda de lona(s) de polister, nylon ou ao. Retm o ar sob presso que suporta o peso total do veculo. Nos pneus radiais as cinturas complementam sua resistncia.

15

Rodas e pneus

Tales
So constitudos internamente de arames de ao de grande resistncia e tm a nalidade de manter o pneu acoplado ao aro.

Banda de Rodagem
a parte do pneu que entra diretamente em contato com o solo. formada por um composto especial de borracha que oferece grande resistncia ao desgaste. Seus desenhos constitudos por partes cheias (biscoitos) e partes vazias (sulcos) oferecem desempenho e segurana ao veculo.

Flancos
Protegem a carcaa de lonas. So dotados de uma mistura especial de borracha com alto grau de exibilidade.

16

Rodas e pneus

O pneu tem como funo: Suportar a carga Assegurar a transmisso da potncia motriz Garantir a dirigibilidade do veculo Oferecer respostas ecientes nas freadas e aceleradas, e Contribuir com a suspenso do veculo no conforto

Pneu radial e diagonal


Certamente voc j ouviu falar de pneu radial e diagonal. A diferena bsica entre eles est principalmente na carcaa.

O pneu diagonal, tambm chamado convencional, possui uma carcaa, constituda de lonas txteis cruzadas uma em relao outra.

No pneu radial, a carcaa constituda de uma ou mais lonas, cujos cordonis esto paralelos e no sentido radial. Esta estrutura estabilizada pelas cinturas sob a banda de rodagem.

17

Rodas e pneus

Voc sabia? As principais vantagens dos pneus radiais esto na durabilidade, economia de combustvel, melhor aderncia nas aceleraes e freadas mais ecientes.

O quadro abaixo mostra o comportamento dos pneus na relao solo e rea de apoio:

PNEU DIAGONAL

PNEU RADIAL

PNEU SOB CARGA

APOIO NO SOLO

NAS CURVAS

18

Rodas e pneus

Vejamos agora as diferenas bsicas dentro dos pneus. Os sem cmara possuem no interior uma camada de borracha especial, denominada liner que garante a reteno do ar. Devem ser montados em aros apropriados, utilizando vlvulas especiais.

Pneu com cmara (tube type)

Pneu CMARA DE AR 50

Aro a canal (centro rebaixado)

Vlvula

Pneu sem cmara (tubeless)

Pneu

Hump 50

LINER

Aro a canal (centro rebaixado)

Vlvula

O pneu sem cmara apresenta uma srie de vantagens como montagem e desmontagem mais simples e maior segurana quando perfurado.

Pneu com cmara esvaziamento rpido

Pneu sem cmara esvaziamento lento

19

Rodas e pneus

Informaes contidas no pneu


Todo pneu apresenta em seus ancos uma grande quantidade de informaes. Muitas so representadas por cdigos devido ao limitado espao disponvel, e outras podero estar em ingls por exigncias de exportao devido s normas de outros pases. T.W.I.

.I.

T.W

T.

.I.

LARGURA DA SECO (S)

9
ALTURA DA SECO (H)

10

13 3 14 2

5 12 4

DIMETRO INTERNO(D)

15 8 7
PNEU EM CORTE MONTADO NO ARO.

6 11

T.W.I. 1) Nome do fabricante 2) Logotipo do fabricante 3) Modelo do pneu 4) Caractersticas de dimenses e construo (ver desenho): P - Indica que o pneu para uso principal em veculos de passeio (exigncia de exportao) 175 - Largura da seco (mm) 70 - Srie tcnica: relao entre altura de seco (H) / largura de seco (S) R - Quando existir, indica estrutura radial 13 - Dimetro interno do pneu (dimetro do aro) em polegadas (D) 5) ndice de carga/cdigo de velocidade: no exemplo: 82 = 475 kg S = 180 km/h 6) Pneu verso sem cmara (tubeless) ou com cmara (tube type)

20

T.

.I.

T. W .I.

Rodas e pneus

7) Posio dos indicadores de desgaste T.W.I. (Tread Wear Indicators): quando atingidos, indicam o momento de retirada do pneu de uso (1,6 mm de resduo de banda de rodagem) 8) Cdigos internos para controle de fabricao 9) Local de fabricao 10) Matrcula D.O.T.: exigncia de exportao, mas de interesse no Brasil - indica estabelecimento de produo, tipo do pneu e perodo de fabricao 11) Dados referentes estrutura do pneu: exigncia de exportao 12) Carga e presso mxima: exigncia de exportao 13) Registro de homologao: exigncia de exportao 14) Classicao do pneu junto UTQG (Uniform Tyre Quality Grading): exigncia de exportao 15) Signica Mud and Snow: exigncia de exportao

A palavra REINFORCED, se houver, indica um pneu com estrutura reforada, para veculos comerciais leves.

Para melhor entendimento das informaes, vamos fazer a leitura dos cdigos que caracterizam os pneus.

1) Dimenses
145 70 R 13 74 S

Limite de velocidade (at 180 km/h) ndice de carga (mximo de 375 kg por pneu) Dimetro interno do pneu (polegadas) Construo radial Altura da seco em % Largura da seco do pneu (mm)

21

Rodas e pneus

Nota: Quando no houver a gravao da relao altura/largura nos pneus, entenderemos cdigo 82.

165/70

R 13 76 S

Limite de velocidade (at 180 km/h) ndice de carga (mximo de 400 kg por pneu) Dimetro interno do pneu (polegadas) Construo radial Quociente percentual entre altura da seco e largura da seco do pneu (A/L = 0,70) Largura da seco do pneu (mm)

Obs.: Quanto ao limite de velocidade e ndice de carga, consultar tabelas 1 e 2.

2) Codificao do pneu (gravada na pea)


PIRELLI

DO

T XL E

1 XJUX 488

E3

DOT

XL

E1 XJUX

488

E3

Cdigo de referncia Data de fabricao (no caso, produzido na quadragsima oitava semana do ano de 1988) Cdigo do tipo de pneu (facultativo) Dimenses do pneu (145 SR 13 74 S) Cdigo do fabricante rgo internacional que normaliza a construo e aplicao do pneu

22

Rodas e pneus

FIRESTONE

M/S

DOT E2 FB B3KT 35

M/S

DOT

E2

FB

B3KT

359

Data de fabricao (no caso, produzido na trigsima quinta semana do ano de 1989) Cdigo do tipo de pneu (facultativo) Dimenses do pneu (165/70 R 13 76 S) Cdigo do fabricante rgo internacional que normaliza a construo e aplicao do pneu. Indica que o pneu do tipo lama e neve

GOODYEAR

Y1 EK 2W72 34 DOT 9

DOT

Y1

EK 2W72

349

Data de fabricao (no caso, produzido na trigsima quarta semana do ano de 1989) Cdigo do tipo de pneu (facultativo) Cdigo do fabricante Dimenses do pneu (165/70 R 13 76 S) rgo internacional que normaliza a construo e aplicao do pneu.

23

Rodas e pneus

Tabela 1
O smbolo de ndice de Carga(IC) indica a carga mxima a que o pneu pode ser submetido.

IC 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29

kg 45 46,2 47,5 48,7 50 51,5 53 54,5 56 58 60 61,5 63 65 67 69 71 73 75 77,5 80 82,5 85 87,5 90 92,5 95 97,5 100 103

IC 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69

kg 140 145 150 155 160 165 170 175 180 185 190 195 200 206 212 218 224 230 236 243 250 257 265 272 280 290 300 307 315 325

IC 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109

kg 450 4 62 475 487 500 515 530 545 560 580 600 615 630 650 670 690 710 730 750 775 800 825 850 875 900 925 950 975 1000 1030

IC 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149

kg 1400 1450 1500 1550 1600 1650 1700 1750 1800 1850 1900 1950 2000 2060 2120 2180 2240 2300 2360 2430 2500 2575 2650 2725 2800 2900 3000 3075 3150 3250

24

Rodas e pneus

IC 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39

kg 106 109 112 115 118 121 125 128 132 136

IC 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79

kg 335 345 355 365 375 387 400 412 425 437

IC 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119

kg 1060 1090 1120 1150 1180 1215 1250 1285 1320 1360

IC 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159

kg 3350 3450 3550 3650 3750 3875 4000 4125 4250 4375

Tabela 2
O Smbolo de Velocidade indica a velocidade a que o pneu pode ser submetido, carga correspondente ao seu ndice de Carga nas condies de servios especicados pelo fabricante do pneu.

Smbolo de velocidade A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 A8 B C

Velocidade (km/h) 5 10 15 20 25 30 35 40 50 60

25

Rodas e pneus

Smbolo de velocidade D E F G J K L M N P Q R S T U H V ZR W y

Velocidade (Km/h) 65 70 80 90 100 110 120 130 140 150 160 170 180 190 200 210 240 ACIMA DE 240

270 300

26

Rodas e pneus

Manuteno do pneu

Para se obter dos pneus os melhores resultados em termos de aderncia, durao e segurana fundamental que eles sejam adequadamente utilizados. Algumas recomendaes podem auxiliar, tais como:

A presso de enchimento deve ser aquela indicada pelo fabricante do veculo e do pneu. O seu controle deve ser feito pelo menos uma vez por semana, com os pneus sempre frios, porque os mesmos se aquecem durante o rodar e o calor provoca o aumento da presso inicial. Utilizar nesta operao um calibrador devidamente aferido e no esquecer o estepe.

27

Rodas e pneus

A presso correta proporciona ao pneu um apoio perfeito no solo e, desta forma, a rodagem apresenta um desgaste normal.

Apoio perfeito no solo

Quando a presso insuciente, o pneu tende a se apoiar mais nas laterais da banda de rodagem e estas se desgastam prematuramente. Alm disso, o exionamento do pneu torna-se muito acentuado, contribuindo para uma maior gerao de calor, o que prejudica a estrutura do pneu. Menor apoio no solo

Quando a presso excessiva, o pneu apia-se mais na faixa central da banda de rodagem, a qual sofre um desgaste mais rpido e o conforto do veculo prejudicado.

Menor apoio no solo

28

Rodas e pneus

O tipo de pavimento das estradas tem inuncia direta na durabilidade dos pneus. Quanto mais abrasivo o piso e quanto mais precria a condio da estrada, menor tende a ser a quilometragem do pneu.

O traado da estrada, por sua vez, tambm inui no rendimento. Estradas com muitas curvas, desnveis, subidas e descidas, solicitam muito mais do pneu o efeito do arrastamento, freadas e aceleradas, reduzindo conseqentemente sua vida til.

Por estas razes fundamental dirigir com regularidade e manter velocidades compatveis com cada tipo de estrada.

29

Rodas e pneus

Paralelamente devem ser evitados os impactos violentos contra obstculos ou buracos, bem como os roamentos contra o meio-o, que podem causar avarias graves na carcaa do pneu (quebra de cordonis e bolhas).

Periodicamente muito importante efetuar uma inspeo geral nos pneus, vericando a uniformidade de consumo e se no existem avarias nos ancos ou banda de rodagem que exijam reparos nos pneus ou at mesmo sua retirada de uso.

30

Rodas e pneus

A presena de desgastes irregulares, ou o surgimento de vibraes, so fatores que determinam a necessidade de um novo alinhamento e balanceamento de rodas.

Por outro lado, os pneus durante o uso podem apresentar um desgaste desigual da banda de rodagem devido a alguns fatores como: m distribuio das cargas, tipo de percurso, variao das curvaturas das estradas e condies das suspenses. Com as suspenses em condies ideais, as demais irregularidades podem ser minimizadas atravs do rodzio dos pneus, seguindose as recomendaes do fabricante do automvel.

31

Rodas e pneus

Visto que a utilizao de pneus normalizada pelo CONTRAN visando a segurana do condutor, chega um momento em que inevitvel a retirada do pneu de uso. Atravs da Resoluo 558/80, de 15 de abril de 1980, o Conselho Nacional de Trnsito (CONTRAN) estabeleceu em seu artigo 40 que ca proibida a circulao de veculo automotor equipado com pneus cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm.

Altura dos indicadores = 1,6 mm

Profundidade normal

Nos pontos onde localizam-se estes indicadores existem na regio do ombro da rodagem as siglas T.W.I. (Tread Wear Indicators).

Avarias em pneus e suas causas


Para que os pneus ofeream os melhores resultados em termos de segurana e desempenho, fundamental que sejam observadas suas corretas normas de uso e de manuteno. Neste sentido, apresentamos a seguir as principais avarias decorrentes de emprego inadequado do produto ou de natureza acidental, no cobertas por garantia, conforme exemplos abaixo, com suas respectivas causas.

Avaria acidental do talo


Montagem/desmontagem com ferramentas inadequadas Montagem/desmontagem com processos inadequados Aros incorretos Aros em mal estado de conservao

32

Rodas e pneus

Quebra do friso do talo


Montagem/desmontagem com ferramentas inadequadas Montagem/desmontagem com processos inadequados Aros incorretos Aros em mal estado de conservao

Queima interna de carcaa


Uso prolongado com baixa presso ou sobrecarga

Quebra da carcaa
Conseqncia de rodar vazio devido a: - falhas na cmara de ar - cortes ou perfuraes - pneu sem cmara mal montado no aro - aro deformado ou imprprio para pneu sem cmara - falhas na vlvula - avarias no liner interno ou tales do pneu sem cmara

33

Rodas e pneus

Desgaste irregular
Alinhamento das rodas fora do especicado Aros deformados ou inadequados Problemas mecnicos na suspenso Emprego de medida ou tipo inadequado de pneu

Desgaste localizado
Aceleradas ou freadas bruscas Amortecedores avariados (desgastes em vrios pontos da circunferncia do pneu) Rodas desbalanceadas

Ondulao no flanco
Impactos em buracos ou obstculos com quebras dos cordonis da carcaa

34

Rodas e pneus

Avaria no flanco
Perfuraes por corpos cortantes Roamentos no meio-o ou em componentes do veculo

Avaria na banda de rodagem


Perfuraes ou cortes causados por corpos estranhos

Fora dos limites de segurana


Pneu com desgaste excessivo, ou seja, resduo de desenho inferior a 1,6 mm

35

Rodas e pneus

Casos como desgaste prematuro, efeitos vibracionais, tendncias de deriva, entre outros, podero tambm estar relacionados s anomalias mecnicas.

Todos os cuidados enunciados, quando observados com ateno, certamente aumentaro a vida til dos pneus e do veculo.

36

Caderno de Exerccios

37

38

Rodas e pneus

Exerccio 1: rodas

1. Considerando a gura abaixo, identique os componentes atravs das letras A, B e C:

B C
Letra A B C Componente

2. Sobre a gura abaixo, dena o componente indicado pela letra A e descreva a sua funo no conjunto roda/pneu.

Pneu

Roda

3. Na identicao de uma roda, o que signicam os cdigos abaixo?

6 JJ X 14

39

Rodas e pneus

Exerccio 2: pneus

4. Abaixo temos uma gura demonstrando as partes constituintes de um pneu. Quais so as partes indicadas pelas letras abaixo?

B A

D E

ABCDE5. Considerando a utilizao de um veculo de passeio em transito urbano, quais as vantagens dos pneus radiais sobre os diagonais?

40

Rodas e pneus

6. Considerando os pneus sem cmara, qual das opes abaixo est correta? A- So identicados pela inscrio TUBE TYPE e possuem liner B- As rodas para sua utilizao no possuem HUMP e so identicados por TUBELESS C- As rodas para sua utilizao possuem HUMP e so identicados por TUBELESS D- Possuem liner interno e as vlvulas de enchimento esto montadas nas cmaras

7. Vericando a gura abaixo, preencha a tabela da pgina seguinte:

T.W.I.

.I.

T.W

T.

.I.

9 5 12 4

10

13 3 14 2

15 8 7 11

T.W.I.

41

T. W

.I.

T. W .I.

Rodas e pneus

N 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Signicado da marcao

8. Na identicao de um pneu, o que signicam os cdigos abaixo?

165/70

R 13 76 S

42

Rodas e pneus

9. Para que serve a matrcula DOT, gravada nos pneus?

10. Um determinado modelo de veculo possui trs verses: ELX, HLX e TURBO. Considerando, respectivamente, que a cada verso este veculo atinge maiores velocidades, relacione as colunas: Verso 1 - ELX 2 - HLX 3 - TURBO Pneu utilizado ( ) 195/60R15 88W ( ) 195/60R15 88V ( ) 195/60R15 88H

11. Em relao sua resposta na questo anterior, explique o que pode ocorrer e qual o perigo de instalar neste veculo o pneu 195/60R15 88H onde o fabricante recomenda o pneu 195/60R15 88W:

12. Quando o desgaste dos pneus atinge o TWI ele deve ser retirado de circulao segundo uma norma do CONTRAN (Conselho Nacional de Trnsito). Neste caso, qual a profundidade de borracha remanescente na banda de rodagem? A- 1,6 cm B- 0,6 cm C- 1,6 mm D- 16 mm

43

Rodas e pneus

Exerccio 3: avarias

13. Os pneus podem apresentar diversos tipos de avarias. Observe as guras e indique quais as possveis causas para cada uma delas: Avaria acidental do talo

Quebra do friso do talo

Queima interna da carcaa

44

Rodas e pneus

Desgaste irregular

Ondulao no anco

Avaria no anco

45

Rodas e pneus

46

COPYRIGHT BY FIAT AUTOMVEIS S.A. - PRINTED IN BRAZIL - Os dados contidos nesta publicao so fornecidos a ttulo indicativo e podero ficar desatualizados em conseqncia das modificaes feitas pelo fabricante, a qualquer momento, por razes de natureza tcnica, ou comercial, porm sem prejudicar as caractersticas bsicas do produto. Impresso n 53001009 - 04/2008

Potrebbero piacerti anche