Sei sulla pagina 1di 9

Como instalar o Ocomon( Ferramenta Help Desk) passo a passo.

Pessoal tudo bem? J uso esta ferramenta h muito tempo e acho fantstica, quero compartilhar com vocs, pois ela uma boa para quem quer gerenciar o Help Desk da empresa e ainda reduzir custo, por se tratar de uma ferramenta de Helpdesk open Source, vale a pena conferir.

Como instalar o Ocomon passo a passo.


1 passo instalado o servidor local.
Voc pode usar o wampserver ou o xampp, tanto faz, isso depende de qual a verso que o servidor que voc vai usar tem o PHP, que deve ser a verso 5.2.x (no meu exemplo eu vou usar o Xampp com o PHP 5.2.6); Vamos aos programas: Se preferir usar outro servidor, fique vontade, como eu disse depende do PHP que ele usa. Se quiser, baixe a verso que eu vou usar http://download.oldapps.com/Xampp/xampp-win32-1.6.8-installer.exe no exemplo aqui:

No tem segredo, baixe, instale e nas janelas de comando que forem exibidas na instalao vai simplesmente pressionando enter at que tenha terminado. Veja que no disco vai aparecer o seguinte diretrio: D 2 cliques em Meu computador (localizado na sua rea de trabalho ou no menu iniciar), em meu computador aparecer as unidades disponveis, como Disco Local (C:), Unidade de Disco (D:), etc.

No meu caso a minha unidade de sistema a E: porque eu tenho outros HDs conectados, mas a sua dever a C: Dentro da unidade C: veja que foi criada a pasta C:\Xampp, onde o servidor est instalado, entre nessa pasta e veja que alm de vrias outras pastas tem uma chamada HTDOCS a pasta onde os

arquivos do Ocomon devem ser copiados. Copie a Pasta do Ocomon para essa pasta.

Veja que (no meu caso) na unidade E:\Xampp\htdocs tem uma pasta chamada Helpdesk, que pasta Ocomon renomeada (acho horrvel o nome Ocomon! Argh!!) . Pronto, essa parte est terminada, agora entre na pasta Helpdesk (ou Ocomon), e depois entre na pasta Install e depois na pasta 2.0RC6 e veja que tem o arquivo chamado DB_OCOMON_2.0RC6_FULL.SQL, que o arquivo de script do MySQL que cria a base de dados para o Ocomon.

2 Testando o servidor local Xampp


Agora vamos aproveitar e testar o servidor e depois criar a base de dados do Ocomon. Execute o Xampp (clicando duas vezes no cone dele localizado na rea de trabalho. Minimize a janela dele e ele dever aparecer na barra de tarefas

Para testar o servidor, clique em iniciar/executar e digite C:\localhost\ e pressione <enter>, escolha Portugus do Brasil e pronto, a tela que dever aparecer ser essa:

No menu laranja (do lado direito), em Ferramentas, clique em phpMyAdmin e ser aberto o Gerenciador de Banco de Dados MySQL, que assim:

3 Criando o Usurio e base de dados no MySQL

No m e u ca so j tem v rios ba nco de da dos criados, m as no se u (se for a prim e ira vez que e stive r insta lando o Xa m pp) de ve a pa re ce r a pe na s Inform a tion_sche m a , m ysql, etc... Im porta ndo o script do O com on. C om o j foi dito, im porta ndo o script DB_O CO MO N_2.0RC 6_FULL.SQ L o prprio script se e ncarrega de criar o usurio ocom on, a ba se de da dos e as tabe las ne ce ssria s para que o O com on funcione. Ve ja que do la do dire ito tem um m onte de cone s e um de le s se cha m a IMP O RTAR , clique ne le.

Na te la que se a bre, no ca m po de sta ca do e m ve rm e lho, clique no boto Procurar e inform e o a rquivo de script que e st e m C:\XAMPP \HTDO CS\HELPDESK\INSTALL\2.0R C6\ DB_O CO MO N_2.0RC 6_FULL.SQ L ( cla ro que se r igua l ao ca m inho cita do se a sua unida de de disco for C : e se a pa sta do O com on tiver sido renom e ada pa ra He lpdesk ).

C am inho com ple to de localizao do script do O com on no m e u com putador.

C lique no arquivo de script e de pois clique no boto Abrir Depois, na Te la a nte rior, clique no bot o Ex ecuta r

Se tudo ocorre r be m de ve r a pa recer assim :

Me nsa ge m de cria o com sucesso da base de da dos. Agora clique em cone e ve ja que foi cria da a ba se de da dos

Ba se de da dos cria da com suce sso. Agora , do la do direito da te la , clique e m P rivil gios e veja que o usu rio O com on ta m b m foi cria do:

4 Definindo a senha de configurao do Ocomon


Voc de ve r alte rar/cria r um a se nha pa ra o usurio O com on, porque obriga trio, principa lm e nte se voc for insta lar o O com on num se rvidor pa ra se r a ce ssado via web re com e nd vel que troque a se nha , pa ra isso ba sta fa ze r o se guinte : C lque no cone que apa re ce do la do lado dire ito da linha de ide ntificao do usu rio O com on

E inform e e confirm e a se nha que de se ja r, e depois clique no bot o e xe cuta r que de ve r a pa recer a se guinte m ensa gem :

Aprove ite, ne ssa m e sm a te la e alte re os privilgios de sse usu rio sobre o ba nco de da dos, clica ndo na opo m arcar todos... e clica ndo no bot o Ex e cuta r.

Logo e m se guida a pare ce r a ssim . Alte ra e s re alizada s com sucesso. Agora , com o voc fe z a a lte ra o na se nha do usu rio O com on, fa a o seguinte : V pa ra a pa sta C:\Xam pp\htdocs\He lpdesk e e ntre na pa sta Includes (E:\xa m pp\htdocs\he lpde sk \includes) e ve ja que te m um a rquivo cha m a do config.inc.php-dist.php (de pe nde ndo da configura o do se u siste m a n o a pa re ce r o .php m a s ape nas config.inc.php-dist isso pode se r a lte ra do indo (no W indows Ex plore r) e m Fe rra m e ntas/O pe s de P asta na guia Modo de Ex ibi o e de sm a rca ndo a opo O cultar as e xte nse s dos tipos de arquivos conhe cidos).

Esse a rquivo cha m a do config.inc.php-dist.php o re spons ve l pe la configura o do O com on. Agora que e st a pare ce ndo a e xte ns o, a ltere o nom e desse a rquivo (da ndo um clique pa ra se leciona r o arquivo e outro clique pa ra e dita r o nom e) de config.inc.php-dist.php pa ra config.inc.php.php, ou se ja , voc vai a pena s a paga r o dist do nom e (no apa gue o .php), ficando a ssim

Abra -o usando um e ditor de te xto com o Note pad ou W ordpa d (ou um Editor de P HP do tipo Dre a m we ave r) e ve ja quais linhas voc e deve r a ltera r (de ntro do quadro de sta ca do e m ve rm elho e sublinhada s):

Aqui voc de ve r inform a r a senha que voc criou no phpMyAdm in, troque a fra se senha _ocom on_m ysql pe la se nha que voc definiu no phpMyAdm in. Fe ito isso, sa lve o a rquivo e vam os testa r o ocom on (no m eu ca so Helpdesk). C lique em Inicia r/Exe cutar e digite C:\Loca lhost\He lpdesk e <e nter> Ve ja te la inicia l do O com on:

Digite o Usu rio e a senha pa dr o de configura o: a dm in/a dm in e clique no bot o Entra r Te la do O com on a be rto no m odo Adm inistra tivo:

P ronto! Se a pa re ce r a ssim porque de u tudo ce rto, pa ra b ns.

Potrebbero piacerti anche