Sei sulla pagina 1di 16

TCNICAS DE ANLISE DE DEFEITO EM ROLAMENTOS. TCNICA TRADICIONAL, NOVA TECNOLOGIA E PERSPECTIVAS DE USO NA AOMINAS.

Nivaldo de Vasconcelos - Engenheiro de Manuteno. AOMINAS Marcos Pinto Ribera Engenheiro de Manuteno. AOMINAS

RESUMO Os rolamentos so dentre os componentes de uma mquina um dos mais importantes e um dos mais utilizados como elemento de ligao entre componentes com movimentos relativos de rotao. Os mesmos esto presentes nos mais diversos tipos de aplicao, rotao, tamanho e ambiente. A sua falha, em geral, leva a parada do equipamento trazendo enormes prejuzos a operao. A partir da evoluo dos processadores de sinais eletrnicos as tcnicas de monitoramento, anlise e diagnstico tem apresentado grande evoluo exigindo constante aprimoramento dos tcnicos envolvidos com estas tcnicas. Este trabalho tem o objetivo de apresentar os princpios bsicos da anlise de falha de rolamentos, as ferramentas em uso e as perspectivas de aplicao da nova tecnologia na Aominas. 1.0 - INTRODUO Em toda a nossa rea industrial a continuidade operacional das plantas depende da performance de alguns equipamentos essenciais, tais como bombas, ventiladores, compressores, motores, correias transportadoras, etc., que em sua maioria utilizam mancais de rolamentos. Estes rolamentos so projetados para trabalhar algumas milhares de hora, podendo atingir uma vida muito maior do que a prevista em funo da carga, da qualidade da lubrificao e da contaminao a que esto submetidos. Em funo da sua utilizao em processos crticos, uma falha de um rolamento pode acarretar srios prejuzos, quer no prprio equipamento ou em funo de uma parada de produo. Portanto o monitoramento, anlise e correo de problemas de rolamentos so operaes criticas de responsabilidade da manuteno. Devido s tecnologias anteriormente utilizadas nos equipamentos de monitoramento as anlises eram limitadas em funo da rotao, dificultando a anlise de rolamentos submetidos a baixas rotaes. A evoluo das tcnicas de anlise tem permitido a deteco dos defeitos em estgios iniciais em toda escala de velocidade, auxiliando a manuteno no planejamento dos reparos e reduzindo os custos devido a uma eventual parada emergencial dos equipamentos.

2.0 - PRINCIPAIS CAUSAS DE FALHAS DOS ROLAMENTOS :

Fadiga do material. Lubrificao deficiente. Contaminao vedao ineficiente. Montagem inadequada ajuste imprprio Manuseio inadequado. 3.0 - ANLISE DE DEFEITO EM ROLAMENTOS. Assim como outros componentes em um equipamento, os rolamentos quando defeituosos apresentam freqncias caractersticas, em funo da localizao do defeito. Defeitos em rolamentos podem ser prognosticados atravs da medio de vibrao e pelo monitoramento da presena das freqncias de defeitos e seus mltiplos, portanto o diagnstico no dever levar em conta apenas a amplitude. As freqncias de defeito so calculadas levando em considerao as caractersticas construtivas dos rolamentos. As expresses utilizadas para o clculo esto mostradas na figura 1.

Figura 1 - Frmulas para clculo das freqncias de defeitos em rolamentos. 4.0 - PADRO DE EVOLUO DE DEFEITOS EM ROLAMENTOS Um padro tpico da evoluo de um defeito em um rolamento pode ser descrito como segue: 4.1 - FASE 1

Os primeiros sinais de um rolamento defeituoso aparecero no espectro em altas freqncias nos mltiplos das freqncias fundamentais de defeito. A razo para estas altas freqncias aparecerem primeiro devido a excitao das freqncias naturais dos mancais ou da estrutura, a freqncia fundamental ( 1 X BPFI ) no aparece nesta fase. Figura 2.

Figura 2 - Espectro de vibrao presena de mltiplos altos da BPFI. 4.2 - FASE 2 Mais harmnicos da freqncia de defeito aparecero no espectro. Continuando a degradao muitas vezes aparecer a rotao do eixo modulando as freqncias de defeito. A amplitude das bandas laterais relativas aos mltiplos da freqncia de defeito importante neste ponto. Amplitude das bandas laterais que excede a amplitude dos mltiplos da freqncia de defeito podem indicar um dano significativo. Na medida que o rolamento degrada, as freqncias de defeito que aparecero no espectro no sero exatamente iguais s calculadas. Isto porque a degradao do rolamento causar mudana da geometria interna do rolamento. Figura 3.

Figura 3 - Espectro de vibrao progresso do defeito aparecimento de mltiplas banda laterais da rotao em torno dos harmnicos da BPFI

4.3 - FASE 3

Nesta pode ser identificada a presena da freqncia fundamental de defeito e seus mltiplos e tambm as bandas laterais. Alm disso bandas laterais da freqncia de defeito dos elementos rolantes e da gaiola podem aparecer em torno das freqncias de defeito da pista interna ou externa. Esta situao usualmente encontrada aps uma degradao avanada do rolamento. A expectativa de sobrevida do rolamento depender da rotao do eixo e da carga do mancal. Figura 4.

Figura 4 - Espectro de vibrao- aparecimento da freqncia fundamental da BPFI 4.4 - FASE 4 Como o rolamento continua a degradar as folgas internas podem aumentar, acelerando ainda mais a deteriorao dos componentes do rolamento. Isto permitir a ocorrncia de mais impactos dentro do rolamento. O aumento dos impactos aparecero no espectro como uma elevao do piso. Os picos podem ser vistos diminuindo em amplitude e tornando menos distintos quando o piso aumenta. A falha eminente neste ponto. importante entender que cada rolamento pode desenvolver modos de falha diferentes. Figura 5.

Figura 5 - Espectro de vibrao aumento do rudo e elevao do piso.

5.0 - TCNICAS PARA DETECO DE DEFEITO EM ROLAMENTOS.

5.1 - DEMODULAO Admitindo um rolamento que tenha um defeito sobre uma das pistas, cada elemento rolante ao passar pelo defeito provocar um impacto que ter como caracterstica serem de curtssima durao, repetindo em baixas freqncias e que pr sua vez excitara as freqncias de ressonncia do mancal ou da estrutura, situadas em altas freqncias. Figura 6.

Figura 6 Sinais de vibrao de um rolamento defeituoso 5.1.1 Vibraes Moduladas Em uma mquina so gerados muitos sinais de vibrao que so provenientes dos vrios elementos que a compem, e possvel que ocorra a combinao destes sinais. As formas mais comuns de combinao so: AM Amplitude modulada. FM Freqncia modulada. A modulao composta de um sinal modulador e de um sinal portador. O sinal modulador modifica o portador alterando-lhe a amplitude (AM) ou a freqncia (FM). O sinal portador em sua propagao transporta o sinal modulador. Como foi comentado os impactos gerados em um rolamento defeituoso so de baixa freqncia, porm excitam as freqncias de ressonncia do mancal ou da estrutura na qual esto montados, gerando amplitude em altas freqncias. Aqui ocorre uma das combinaes comentadas anteriormente, amplitude modulada (AM), onde teremos a freqncia de ressonncia do mancal ou da estrutura como portadora e a respectiva freqncia de defeito como moduladora, conforme espectro mostrado na figura 7.

Figura 7 Exemplo de Forma de Onda com amplitude modulada . Na faixa de freqncia de ressonncia dos mancais e estrutura no ocorre a influncia de outras fontes de vibrao, com isto no temos o mascaramento dos sinais do rolamento como acontece em baixas freqncias. Como o prprio nome diz o processo de demodulao consiste em separar estes sinais ou seja demodular. E nada mais do que um processo eletrnico na qual os sinais de defeitos de um rolamento localizados em altas freqncias so transferidos para uma faixa de baixa freqncia onde podem ser vistos com maior nitidez. O processo eletrnico utilizado na demodulao pode ser visto na figura 8.

Figura 8 Diagrama do processo eletrnico utilizado na demodulao. 5.2 - PEAK VUE. Diferente da demodulao Peak Vue no emprega nenhum filtro passa baixa pois no h nenhuma suposio sobre uma ocorrncia da baixa freqncia modulando uma alta freqncia. Para a deteco de defeito do rolamento o fenmeno fsico a ser investigado so os impactos do componentes do rolamento as quais so geralmente observados entre o estgio inicial e o intermedirio do defeito do rolamento. O impacto metal com metal gera ondas de curta durao tipicamente 1 ms entre 1 kHz a 50 kHz ou mais. O detetor de pico empregado neste mtodo consegue acompanhar estes impactos mesmo em rotao baixas. O processo eletrnico utilizado no Peak Vue pode ser visto na figura 9.

Figura 9 - Diagrama do processo eletrnico utilizado pelo Peak Vue. 6.0 - COMPARAO ENTRE DEMODULAO E PEAK VUE. 6.1 TABELA COMPARATIVA ENTRE DEMODULAO E PEAK VUE. MTODO CIRCUITO RESPOSTA AMPLITUDE SADA PARA DIAGNSTICO DEMODULAO analgico somente fator de atraso no confivel espectro somente PEAK VUE analgico e digital Pr ajustado em 100 kHz precisa e tendenciavel espectro e forma de onda

6.2 - RESPOSTA EM APLICAO A BAIXAS ROTAES

Filtro analgico provoca atraso na resposta e consequentemente a amplitude atenuada.

O detetor de Peak Vue consegue acompanhar os impactos.

Demodulao

Peak Vue

Figura 10 Comparao entre demodulao e Peak Vue quando aplicados a mquinas de baixa rotao

6.3 - RESPOSTA EM APLICAO A MDIAS ROTAES. Em uma faixa central de velocidade os resultados so freqentemente semelhantes, ambos fornecem identificao da freqncia de impacto, porm a demodulao gera mais rudo.

Espectro de Demodulao

Espectro de Peak Vue

Figura 11 Comparao entre demodulao e Peak Vue quando aplicados a mquinas de mdia rotao 6.4 - RESPOSTA EM APLICAO A ALTAS ROTAES Demodulao menos eficaz os pulsos tendem a agrupar na sada do demodulador

Demodulao

Peak Vue

Figura 12 - Comparao entre demodulao e Peak Vue quando aplicados a mquinas de altas rotaes.

6.5 - MEDIO DE AMPLITUDE

Resultado similar mas registro de amplitude diferente Registro da amplitude de impacto 0.05 g: Demodulao amplitude = 0,006 g Peak Vue amplitude = 0,05 g

Figura 13 - Comparao entre demodulao e Peak Vue quanto ao registro de amplitude. 7.0 CASOS EXEMPLOS. 7.1 Mquina: Torno UT50 Oficina de Cilindros Laminao Rotao: 15 RPM Rolamento: TIMKEN cone: M238849 , capa: M238810 DC Ocorrncia: detectado folga entre rolamento e eixo

Figura 14 - Espectro de Peak Vue onde pode ser visto a freqncia de 1 vez a rotao do eixo e seus mltiplos.

Figura 15 - Espectro de Demodulao do mesmo ponto mostrado na figura anterior , observar a diferena no registro de amplitude.

Figura 16 - Espectro de Peak Vue do torno UT50 aps substituio do rolamento. 7.2 Mquina: Bomba LD50F SRA Laminao Rotao: 1780 RPM Rolamento: N324 Ocorrncia: detectado defeito na gaiola e no elemento rolante do rolamento do motor

Figura 17 Espectro medido no mancal acoplado do motor da Bomba LD50F.

Figura 18 Espectro de Peak Vue, onde podem ser vistas as freqncias de defeitos na gaiola e no elemento rolante do rolamento N324 do motor da Bomba LD50F.

Figura 19 Grfico de tendncia mostrando os nveis antes e aps a troca do rolamento N324 do motor da Bomba LD50F

Figura 20 Foto mostrando em detalhe o inicio de avaria na gaiola do rolamento do motor da Bomba LD50F

Figura 21 Foto mostrando a avaria no elemento rolante do rolamento do motor da Bomba LD50F 7.3 Mquina: Bomba WB01B SRA Aciaria Rotao: 1780 RPM Rolamento: 6312 Ocorrncia: Detectado defeito na gaiola e elemento rolante do rolamento da bomba em funo de deficincia de lubrificao.

Figura 22 Espectro de Peak Vue mostrando a presena da freqncia da gaiola e seus mltiplos do rolamento 6312 da Bomba WB01B

Figura 23 Espectro de peak Vue aps substituio do rolamento 6312 da Bomba WB01B

Figura 24 Foto mostrando marcas equatoriais no elemento rolante do rolamento 6312 da Bomba WB01B evidenciando a deficincia de lubrificao. 8.0 - CONCLUSO Cada vez mais a utilizao de tcnicas de processamento digital de sinais vem trazendo importantes avanos para o diagnstico de defeito em rolamentos. Todo o pessoal envolvido com a arte de manter deve estar consciente de suas vantagens apesar da dificuldade em entender alguns de seus princpios bsicos. Este trabalho apresentou os mtodos mais utilizados atualmente para a deteco de defeitos em rolamentos. Ambos os mtodos apresentam grande capacidade para o diagnstico de defeitos iniciais em rolamentos. Apesar da limitao em alguns casos da demodulao, o analista de vibraes no deve prescindir desta ferramenta. A

deteco atravs do Peak Vue tem se mostrado com maior sensibilidade, apresentando resultados altamente satisfatrios tanto em equipamentos de baixa ou alta rotao. O diagnstico do defeito em seu estgio inicial, portanto visa auxiliar a manuteno determinando o momento mais oportuno para substitui-los, afim de no submeter a mquina a uma falha catastrfica e evitar os srios prejuzos que a acompanha. 9.0 BIBLIOGRAFIA ( 1 ) - Robert Skeirik - Innovative Digital Technique for Detection of Bearing Faults on Critical and Slow Speed Machines 3 Congresso de Gerenciamento de

Manuteno Preditiva- Belo Horizonte .

( 2 ) - Todd Reeves - DoctorKnow , Aplication Paper - Failure Modes of Rolling Element Bearing. ( 3 ) - Mrio Jos T. Soares Manuteno, N 52, Artigo Tcnico: Utilizao da Tcnica de Envelope como Ferramenta de Manuteno Preditiva.

Potrebbero piacerti anche