Sei sulla pagina 1di 4

1

ABRUCIO, F. L. Trajetria recente da gesto pblica brasileira: um balano crtico e a renovao da agenda de reformas. RAP. Revista Brasileira de Administrao Pblica, v. 1, p. 77-87, 2007. O artigo est dividido em trs captulos: 1. Introduo, 2. Da redemocratizao ao governo Lula e 3. Renovao da agenda de reformas: quatro eixos estratgicos. Na introduo do artigo, Fernando Luiz Abrucio ao fazer um balano sobre o processo de reforma revela que houve avanos e inovaes mas os resultados foram desiguais e fragmentados para o conjunto do Estado. O autor com base numa sinttica reconstruo histrica procura ter um olhar crtico sobre o passado recente com vistas criao de uma agenda efetiva e de longo prazo em torno do tema da gesto pblica. No segundo captulo, Fernando Luiz Abrucio analisa o processo recente de reforma do Estado no Brasil, que comeou com o fim do perodo militar, a crise do regime autoritrio e a derrocada do modelo nacional-desenvolvimentista. O autor destaca que a principal preocupao dos atores polticos na redemocratizao foi tentar corrigir os erros cometidos pelos militares, dando pouca ateno necessidade de construo de um modelo de Estado. O autor destaca que alteraes importantes foram realizadas no final da dcada de 1980, favorecendo o reordenamento das contas pblicas. Nesse perodo, os constituintes mexeram em vrias questes da administrao pblica, entre elas a democratizao do Estado, a descentralizao e a chamada reforma do servio civil, por meio da profissionalizao da burocracia. Todas essas mudanas trouxeram ganhos administrao pblica brasileira, porm, o sentido de cada uma delas no se concretizou completamente por conta de uma srie de problemas. Segundo o autor, na era Collor, dois raciocnios falsos contaminaram o debate pblico: a idia de Estado mnimo e o conceito de marajs. Para Fernando Luiz Abrucio, as medidas tomadas nesse perodo foram um desastre e causaram o desmantelamento de diversos setores e polticas pblicas e reduziram de atividades estatais essenciais. Segundo ele o governo Itamar chegou a produzir documentos com diagnsticos importantes sobre a situao da administrao pblica brasileira, mas no teve grande iniciativa reformista, j a gesto do presidente Fernando Henrique Cardoso foi bastante ativa e teve entre seus pilares a criao do Ministrio da Administrao e Reforma do Estado (Mare). O autor destaca que o ministro Bresser percebeu que a administrao pblica mundial passava por grandes mudanas, tambm necessrias no Brasil, mas nem sempre ele soube traduzir politicamente tais transformaes para as peculiaridades brasileiras.
1

Para ele o ministro Bresser se empenhou obstinadamente na disseminao de um rico debate no plano federal e nos estados sobre novas formas de gesto, fortemente orientadas pela melhoria do desempenho do setor pblico. Para ele mesmo que muitas mudanas institucionais requeridas para se chegar administrao gerencial no terem sido feitas, houve um choque cultural e os conceitos desta viso foram espalhados por todo o pas. O autor destaca que, para entender os problemas e fracassos da reforma Bresser, importante analisar o contexto em que ela foi realizada, como o legado extremamente negativo deixado pela era Collor; o histrico das reformas administrativas no Brasil, que aconteceram em perodos autoritrios, pois no tnhamos uma experincia democrtica de reformismo; e a prevalncia da equipe econmica e de seu pensamento na lgica do governo Fernando Henrique, sempre subordinando o aspecto gerencial ao financeiro. Para ele o Mare no teve a capacidade de coordenar o conjunto do processo de reforma do Estado e muitas alteraes importantes no desenho estatal e nas polticas pblicas sob o governo FHC passaram ao largo da agenda da gesto pblica proposta pelo ministro BresserPereira e as condies polticas prejudicaram a reforma. O autor frisa que a reforma tinha toda a razo em atuar em prol de uma burocracia estratgica, e que o ncleo bsico tivesse um status diferenciado em relao ao restante do funcionalismo. Para ele certas funes que no constituem o ncleo do Estado podem ser realizadas por funcionrios terceirizados, ou ser repassadas para entes privados, ao passo que as atividades essenciais precisam de um corpo meritocrtico constantemente capacitado e com maior estabilidade funcional. O autor considera que a reforma Bresser no teve fora suficiente para sustentar uma reforma da administrao pblica ampla e, principalmente, contnua. O segundo governo FHC,

mesmo tendo incorporado algumas conquistas da reforma, comeou com a extino do Mare e foi marcado, na maior parte do tempo, pelo empobrecimento da agenda da gesto pblica e os primeiros trs anos do segundo mandato foram caracterizados pela ausncia de uma estratgia de gesto pblica. Para ele, a ao reformista mais significativa na gesto pblica brasileira foi o governo eletrnico. E teve resultados excelentes em termos de organizao das informaes e o uso da tecnologia da informao tem levado reduo dos custos, bem como ao aumento da transparncia nas compras governamentais, reduzindo o potencial de corrupo.

Para ele a pior caracterstica do modelo administrativo do governo Lula foi o amplo loteamento dos cargos pblicos, para vrios partidos e em diversos pontos do Executivo federal, inclusive com uma forte politizao da administrao indireta e dos fundos de penso. O autor conclui que a questo-chave dos ltimos 20 anos a falta de uma viso integrada e de longo prazo para a gesto pblica brasileira. No terceiro captulo, Renovao da agenda de reformas: quatro eixos estratgicos, Fernando Luiz Abrucio destaca que renovao da agenda reformista passa pela definio de quais so as questes centrais para a modernizao do Estado brasileiro e prope quatro eixos estratgicos: profissionalizao, eficincia, efetividade e transparncia/accountability. No primeiro, profissionalizao da burocracia, o autor destaca que h questes importantes que devem nortear a modernizao administrativa, como a reduo dos cargos em comisso. Para o autor, no possvel ter, em pleno sculo XXI, mais de 20 mil cargos comissionados na administrao direta e incontveis indicaes polticas nas empresas do governo e nos fundos de penso. Outro ponto importante o aumento do investimento em capacitao dos servidores pblicos, que deve estar vinculado a um projeto mais amplo e integrado de modernizao da administrao pblica. O segundo eixo estratgico para o autor o da eficincia, onde a questo-chave a mudana na lgica do oramento, marcada pelo descompasso entre o planejamento mais geral de metas e a forma como a pea elaborada e executada anualmente. Para ele o governo eletrnico o instrumento com maior potencial para elevar a eficincia governamental no Brasil e j ocorreram muitos avanos neste terreno, o que garante um alicerce para a continuidade das aes. O terceiro eixo para o autor a efetividade uma vez que as polticas pblicas cada vez mais tm seu desempenho avaliado pelos resultados efetivos que trazem aos cidados. Para ele a lgica segmentada das polticas pblicas deve sofrer uma transformao e as aes intersetoriais e programas transversais devem ser priorizados. No entanto, ele destaca que isso s ser possvel se atacar a aliana entre polticos e burocratas em torno do atual modelo administrativo fragmentador. O quarto ltimo eixo para o autor aumentar a transparncia e a responsabilizao do poder pblico. Ele afirma que nos ltimos anos, muito se avanou no Brasil em termos de democratizao do Estado, mas a administrao pblica brasileira s ser mais eficiente e efetiva caso possa ser cobrada e controlada pela sociedade. Para ele a transparncia e punio dos envolvidos so duas medidas que resgatariam o sentimento cvico da imensa maioria dos cidados desenganados ou apticos.
3

Para ele a maior parte da sociedade, inclusive os setores mais organizados, carece de boas informaes e anlises sobre a qualidade da administrao pblica. Outra ao importante na viso do autor criar entidades sociais independentes que aumentem e disseminem o conhecimento sobre as aes e os impactos dos programas governamentais. Fernando Luiz Abrucio conclui neste artigo que uma agenda de longo prazo para reformar a gesto pblica brasileira depende, como em qualquer outro campo de polticas pblicas, no s de idias e anlises, mas de constituir coalizes. Para ele atores estratgicos precisam ser convencidos da centralidade dessa questo e o assunto ainda no ganhou dimenso poltica capaz de lev-lo ao centro do debate. Segundo o autor, os formadores de opinio tero um papel central nessa questo e, para que os estudiosos de administrao pblica influenciem este processo, eles precisam, urgentemente, produzir mais pesquisas e publicaes acerca do passado recente e das possibilidades de reforma do Estado brasileiro. Fernando Luiz Abrucio encerra o texto dizendo que este artigo um convite para que mais colegas se juntem a esta empreitada, aprofundando o entendimento das questes aqui colocadas.

Potrebbero piacerti anche