Sei sulla pagina 1di 1

Faculdade de Tecnologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS EVOLUO DE METADADOS DE MODELOS DE BANCOS DE DADOS BASEADO EM GRAFOS

Adriane De Martini Fonseca, Luiz Camolesi Jr. (Orientador)

INTRODUO
Dados no param de crescer em volume, densidade e complexidade (Big Data). A informao deve ser tratada na velocidade adequada, ou ser inutilizada, estes requisitos demandam mais do que a estrutura dos bancos relacionais pode oferecer, motivando o uso de bancos NoSQL. Alm disso, constantemente h mudanas e descobertas de requisitos. A refatorao uma das tcnicas que suporta o desenvolvimento de banco de dados evolutivos mantendo as funcionalidades e informaes do banco mesmo aps as mudanas. O banco utilizado neste projeto o Neo4j, um banco de dados baseado em grafos, a estrutura deste tipo de banco apresentada na Fig. 1 e um exemplo de seu uso na Fig. 2. Este tipo de banco de dados facilita a visualizao e manipulao de dados altamente conectados, j que os relacionamentos so explcitos. Ao acrescentarmos tcnicas de refatorao em um projeto do Neo4j possibilitamos a evoluo do banco de forma organizada.
Figura 1: Comparao entre a estrutura de um BD Relacional (esquerda) e um BD baseado em grafos (direita).

METODOLOGIA
Definio de tcnicas de evoluo para bancos baseado em grafos, as quais sero estabelecidas baseadas no estudo de tcnicas existentes para evoluo de bancos de dados relacionais e criao de um framework para dar suporte ao processo de refatorao proposto. A ferramenta desenvolvida ter um conjunto selecionado de operaes especificadas em metadados para fazer a consistncia.
Figura 3: Viso Geral do Framework

Metadados Dados

A Fig. 3 apresenta a viso geral do processo, onde teremos um BD baseado em grafos que guarda os metadados e outro para guardar os dados em si.

RESULTADOS
Espera-se como resultado obter um framework que mantenha as propriedades de flexibilidade e escalabilidade de Bancos de Dados Baseados em Grafos, mas que permita que a integridade da arquitetura do banco de dados seja mantida considerando certas caractersticas dos grafos.
9 3
Nome = Pedro

Figura 2: Grafo de Dados Sociais e Espaciais


Nome = Hotel Quali Nome = Bar do Z peso = 10

ESTRADA 1

GOSTA 7 ESTRADA

CONCLUSO
Novas formas de desenvolver bancos de dados so necessrias diante o crescimento do volume de dados e da demanda por informao. A soluo proposta por esse trabalho dever ser desenvolvida e validada a partir de um estudo de caso real para futuramente poder ser utilizada como uma forma tcnica de evoluo de Banco de Dados baseado em grafos.

8
Nome = Joo Nome = Nome = Maria Idade = 30

Comprimento = 3km

OBJETIVO
Definir caractersticas para a criao de um conjunto de metadados, representando a semntica dos dados inseridos no banco, que possibilitem a evoluo de modelos de bancos de dados baseados em grafos de forma organizada. Para realizar essa modelagem, ser desenvolvida uma ferramenta de edio para agir sobre os metadados, visando oferecer ao usurio uma metodologia de administrao da evoluo do modelo.

REFERNCIAS
BRAUNSCHWEIG , K; THIELE, M.; LEHNER, W. A Flexible GraphBased Data Model Supporting Incremental Schema Design and Evolution. Technische Universitat Dresden. Germany. 2011. DOMINGUES, H. Replicao assncrona em banco de dados evolutivos. Instituto de Matemtica e Estatstica USP. 2011. Neo4j. Acessado em out/2012. Disponvel em: <http://neo4j.org>. TIWARI, S. Professional NoSQL. John Wiley & Sons. 2011.

Potrebbero piacerti anche