Sei sulla pagina 1di 5

CURSO: DIREITO Disciplina: Histria do Direito Prof.

: Flvio Freire O DIREITO HEBRAICO E A LEGISLAO MOSAICA


No atentareis para pessoa alguma em juzo, ouvireis assim o pequeno como o grande: no temereis a face de ningum, porque o juzo de Deus; porm a causa que vos for difcil, fareis vir a mim e eu a ouvirei. Moiss

1. CONSIDERAES INICIAIS

a. Digresso Histrica - O Cdigo Mosaico de autoria de Moiss. Este teria


sido colocado num cesto de vime e posto no Rio Nilo por sua me para evitar que fosse morto, em cumprimento a um decreto do Fara do Egito, que determinou que toda criana at certa idade e do sexo masculino fosse morta, isto em razo da quantidade de hebreus na regio, que viviam entre o Egito e a Mesopotmia. Os hebreus, de origem semita e mais tarde cognominados israelitas e aps judeus, foram o primeiro povo que passou a admitir a existncia de um nico Deus, da serem monotestas (mono = um, thos =deus). Moiss, que quer dizer salvo das guas, foi recolhido das guas do Rio Nilo, diz a lenda, por uma princesa e criado na Corte, tendo recebido uma educao exemplar.

b. O Direito dos Hebreus - Encontra-se na primeira parte da Bblia Sagrada, no


denominado Velho Testamento e mais especificamente no Tor (Pentateuco). Apesar de no se poder precisar a data em que foi escrito, sabe-se que foi aproximadamente 1.400 anos a.C1. Compe-se de cinco livros, da o nome Pentateuco, (que quer dizer Penta, cinco, teukhos, livros): Gnesis, xodo, Levtico, Nmero e Deuteronmio. Destes, a parte considerada mais importante o Deuteronmio, que se traduz como segundas leis. No Pentateuco, Moiss estabelece normas de conduta a serem obedecidas pelo povo hebreu, havendo uma divinizao do direito, o Deus sendo a sua nica fonte. No h diferena substancial entre normas morais, religiosas e jurdicas. A lngua utilizada teria sido provavelmente o aramaico2.

c. Institutos jurdicos dentre os mais importantes temos a famlia,


correspondendo a uma estrutura patriarcal, com poder total do pai sobre os
1

Para Gilissen, a datao continua sendo controvertida, sendo que a maior parte do texto mosaico teria sido escrita entre os sculos XII e V a.C. 2 Hodiernamente, o direito contido e perpetuado pelo Cdigo Mosaico ainda tem aplicao na antiga Palestina, hoje Israel, atravs de recompilaes e acrscimos advindos da tradio oral, contidas no Talmud. Trata-se de um direito religioso.

filhos e a esposa; casamento, com a possibilidade de compra da esposa, em dinheiro ou servios; sucesso, o filho varo detinha a condio de herdeiro nico, a mulher sendo excluda, etc. 2. SISTEMA PUNITIVO HEBRAICO

i. Pena de Talio O princpio da pena de talio est presente, como


no Cdigo de Hammurabi, porm sua aplicao era mais amena, tendo em vista outros princpios existentes. O homicdio, por exemplo, era punido com a pena de morte. J se o homicdio fosse culposo, ou seja, se no houve a inteno de provocar aquele resultado, o denominado homicdio involuntrio, a penalidade era a obrigao do autor do delito refugiar-se noutra cidade para se manter vivo3.

ii. Estupro com relao ao crime de estupro, vejamos o que diz o


Cdigo Mosaico:
Se houver uma jovem virgem prometida a um homem, e um homem a encontra na cidade e se deita com ela, trarei ambos porta da cidade e os apedrejareis at que morram: a jovem por no ter gritado por socorro na cidade e o homem por ter abusado da mulher de seu prximo. (...) Contudo, se o homem encontrou a jovem prometida no campo, violentou-a e deitou-se com ela, morrer somente o homem que se deitou com ela; nada fars jovem, porque ela no tem pecado que merea a morte. (...) Ele a encontrou no campo, e a jovem prometida pode ter gritado, sem que houvesse quem a salvasse. (Deut. 22, vs. 23-27).

iii. Adultrio - concernente ao adultrio, ao contrrio do Cdigo de


Hamurabi, que punia muito mais a mulher que o homem, no Cdigo mosaico, ambos, homem e mulher, pegos em flagrante cometendo adultrio, deveriam ser mortos. A mulher virgem no prometida que se deitasse com um homem e fosse pega em flagrante, a pena era suportada pelo homem, que deveria pagar uma pena pecuniria ao pai da jovem e ser obrigado a tom-la pelo resto da vida.

3. SISTEMA PROBATRIO E FALSO TESTEMUNHO i. Prova


testemunhal - No Cdigo mosaico, quanto prova testemunhal, no era permitido o depoimento de uma s pessoa, exigindo-se um nmero elevado de testemunhas: Uma nica testemunha no suficiente contra algum, em qualquer caso de iniqidade ou de pecado que haja cometido. (Deut. 19, v. 15). o famoso brocardo: testis unus, testis nullus. Quanto ao falso testemunho, era um crime punido de forma rigorosa, como na maioria das legislaes antigas:

O delitos mais comuns eram aqueles praticados contra a divindade, como idolatria, blasfmia, mas tambm contra a honestidade (adultrio, fornicao), a honra (calnia) e a propriedade.

E os juzes bem inquiriro, e eis que sendo a testemunha falsa testemunha, que testificou falsidade contra seu irmo, far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmo: e assim tirars o mal do meio de ti. (Deut. 19, vs. 18 e 19).

4. DIREITO DE FAMLIA Casamento e Divrcio i. Divrcio - o Divrcio existia na poca, porm no como o conhecemos
atualmente. O concubinato era considerado algo normal. Na legislao mosaica, o homem exerce uma preponderncia sobre a mulher, apesar dos avanos do Cdigo. O homem poderia separar-se da mulher, desde que esta perdesse a graa a seus olhos. Vejamos o que diz o Cdigo:
Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, ento ser que, se no achar graas em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe far escrito de repdio e lho dar na sua mo e a despedir de sua casa. (Deut., 24, v. 1).

ii. Virgindade - O homem que, posteriormente ao casamento,


descobrisse no ser sua mulher mais virgem, ento tiraro a moa porta da casa de seu pai e os homens da cidade a apedrejaro com pedras, at que morra. (Deut. 22, v. 21). Caso a acusao feita pelo marido no fosse verdadeira, este teria obrigao de mant-la como sua mulher em todos os dias da sua vida, no a podendo despedir.
5. DIREITO SUCESSRIO

i. Critrio da primogenitura - quanto herana, o primognito era


beneficiado em detrimento dos outros filhos. Este quem passava a ocupar o lugar do pai, cuidando dos outros irmos, administrando os bens deixados pelo patriarca.
6. PROPRIEDADE E PODER FAMILIAR

i. Direito de Propriedade - O direito de propriedade tambm j havia


sido tratado no Cdigo, no captulo 19, v. 14, onde est dito: No mudes o limite do teu prximo, que limitaram os antigos na tua herana, que possures na terra, que te d o Senhor teu Deus para a possures. Quanto ao direito de propriedade, no se sabe precisar a data de seu surgimento.4

Quanto ao direito de propriedade, no se sabe precisar a data de seu surgimento. Segundo Jean-Jacques Rousseau, o direito de propriedade aparece pela primeira vez quando uma pessoa, apossando-se de determinada faixa de terra, diz: isto meu, e todos os outros, posteriormente, nada opunham, ento aquele fato torna-se consumado.

ii. Poder familiar - Havia um grande respeito em relao autoridade


paterna, como no Cdigo de Hammurabi, tanto que, por ser uma sociedade patriarcal, qualquer ato que importasse em desrespeito a esta figura, era punido severamente. Esta autoridade que exercia o pai, hoje a denominamos Poder Familiar, exercidos por ambos os genitores, previsto no nosso cdigo civil, em seus artigos 1.630 e ss5. No Cdigo mosaico, o filho que no obedece ao pai e me deve ser morto:
Quando algum tiver um filho contumaz e rebelde, que no obedecer voz do pai e voz da me e, castigando-o eles, no lhes der ouvidos, ento todos os homens de sua cidade o apedrejaro com pedras, at que morra. (Deut. 21, vs. 18 e 21). 7. NORMAS DE DIREITO DO TRABALHO

i.

Descanso Semanal - O Cdigo mosaico continha normas de Direito do

Trabalho, dispondo sobre a proibio de trabalho gratuito, da submisso de uma pessoa a outra por tempo indefinido. No Cdigo mosaico, o descanso semanal tratado pela primeira vez, ao contrrio das legislaes antigas. Aqui, ningum dever trabalhar no stimo dia:
nem o teu servo nem a tua serva, nem os estrangeiros e nem mesmo animal algum pudesse trabalhar no stimo dia, devendo todos descansarem. 8. A PROTEO AO DOMICLIO

a.

A inviolabilidade de domiclio - presente como um direito fundamental em

nossa Constituio, artigo 5, inciso XI6, foi uma das conquistas do Cdigo mosaico, tendo sido este precursor nessa matria:
quando emprestares alguma coisa a teu prximo, no entrars em sua casa para tirar o penhor; fora estars, e o homem a quem emprestaste te trar fora o penhor. (Deut. 24, vs. 10 e 11). 9. OUTRAS DISPOSIES

Dizem os artigos 1.630 e 1.634 ambos do Cdigo Civil brasileiro: Art. 1.630. Os filhos esto sujeitos ao poder familiar, enquanto menores. Art. 1.634. Compete aos pais, quanto pessoa dos filhos menores: I - dirigir-lhes a criao e educao; II - t-los em sua companhia e guarda; III - conceder-lhes ou negar-lhes consentimento para casarem; IV - nomear-lhes tutor por testamento ou documento autntico, se o outro dos pais no lhe sobreviver, ou o sobrevivo no puder exercer o poder familiar; V - represent-los, at aos dezesseis anos, nos atos da vida civil, e assisti-los, aps essa idade, nos atos em que forem partes, suprindo-lhes o consentimento; VI - reclamlos de quem ilegalmente os detenha; VII - exigir que lhes prestem obedincia, respeito e os servios prprios de sua idade e condio.
6

Inciso XI do artigo 5 da Constiuio Federal de 1988: XI - a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial.

9.1.

Usura - A usura, crime consistente em cobrar juros, comisses ou

descontos percentuais, sobre dvidas em dinheiro, superiores taxa permitida por lei, condenada em nossa legislao, tambm assim o era nas legislaes antigas, j que uma chaga que acompanha o homem desde os tempos imemoriais. No capitulo 23, v. 19 do mesmo Livro, existe previso a respeito: A teu irmo no emprestars usura, nem usura de dinheiro, nem usura de comida, nem usura de qualquer coisa que se empresta usura.
9.2. Direito Ambiental - A legislao mosaica continha normas de direito

ambiental: Quando tiveres que sitiar uma cidade durante muito tempo antes de atac-la e tom-la, no deves abater suas rvores a golpes de machado; alimentar-te-s dela, sem cort-las(...). (Deut. 20, v. 19).
9.3.

Legtima Defesa, Impenhorabilidade de bens imprescindveis ao exerccio da profisso, e o princpio de que a pena no dever passar da pessoa do agente que praticou o delito individualizao da pena, esto presentes na legislao mosaica, e corroboram o entendimento de que estas normas representaram, sem dvida alguma, um enorme avano quanto aos direitos humanos. Ausncia de igualdade jurdica - Por outro lado, devido impregnao da religio na vida dos hebreus, havia normas severas a serem aplicadas mulher, que no tinha os mesmos direitos que o homem, talvez em razo da supremacia fsica deste que a protegia contra os inimigos. De modo contrrio, a mulher tambm exercia relevante papel na organizao poltica hebraica, a mulher podia chegar at a magistratura, como Dbora, que foi juza.

9.4.

Potrebbero piacerti anche