Sei sulla pagina 1di 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

2 Srie Algoritmos e Estrutura de Dados

CST em Gesto da Tecnologia da Informao

A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir esses objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente desse desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite essa oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Vitor Brandi Junior


Faculdade Anhanguera de Santa Brbara do Oeste

CST em Gesto da Tecnologia da Informao 2 Srie Algoritmos e Estrutura de Dados

Pg. 2 de 6

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Compreender tecnologias relacionadas comunicao e processamento de dados e informaes. Abranger aes de concepo, desenvolvimento, implantao, operao, avaliao e manuteno de sistemas e tecnologias relacionadas informtica e telecomunicaes.

DESAFIO
Um dos bons livros disponveis atualmente que trata do assunto Algoritmos e Estruturas de Dados intitulado Lgica de Programao A construo de algoritmos e estruturas de dados, que de autoria de Andr Luiz Villar Forbellone e Henri Frederico Eberspcher e est, atualmente, em sua 3 edio. Ele est dividido em sete captulos e os autores, ao longo de cada um desses captulos, apresentam uma srie de exerccios de fixao, para os quais fornecem o gabarito (resoluo de cada um desses exerccios) no nico Anexo do livro. Ao final de cada um dos captulos tambm apresentada uma relao de exerccios propostos, sendo que para esses exerccios os autores no fornecem o respectivo gabarito. Suponha que voc e sua equipe foram contratados pelos autores para auxili-los na produo da 4 edio do livro, sendo que essa nova edio contar com um segundo Anexo, o qual apresentar a resoluo de alguns dos exerccios propostos ao final de cada um dos captulos do livro. O desafio a ser enfrentado por voc e sua equipe consiste em produzir e apresentar a resoluo desses exerccios propostos para os quatro primeiros captulos do livro.

Produo Acadmica

Relatrios parciais, com os resultados produzidos ao final de cada uma das etapas.

Participao
Para a elaborao dessa atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 4 a 5 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nessa atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas;

Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Vitor Brandi Junior

CST em Gesto da Tecnologia da Informao 2 Srie Algoritmos e Estrutura de Dados

Pg. 3 de 6

se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1
Aula-tema: Introduo: pseudolinguagem. noo de algoritmo. Instrues e programas:

Essa atividade importante para praticar os conceitos de lgica de programao apresentados e tambm para exercitar as diferentes maneiras de se representar os algoritmos. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Leia atentamente o captulo 1 Introduo Lgica de Programao do livro definido no desafio. Preste especial ateno aos problemas apresentados nos exerccios de fixao, assim como as respectivas resolues desses exerccios, que so apresentadas no Anexo do livro. Para complementar as informaes apresentadas neste captulo 1, acesse via Internet a apostila de treinamento disponibilizada pelo Centro de Computao da UNICAMP, intitulada Lgica de Programao disponibilizada originalmente em: <ftp://ftp.unicamp.br/pub/apoio/treinamentos/logica/logica.pdf>. Acesso em 29 abr. 2011. Esse material tambm est disponvel no Google Docs em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B8MADeVDJaXpNTM yMTliNjYtMGY5Yi00ZjYwLWFmY2UtOWFiZmJjODg5Zjgx&hl=en>. Acesso em: 29 abr. 2011. Em seguida, ler os captulos 1 e 2 dessa apostila. Passo 2 (Aluno) Leia e compreenda os seguintes exerccios propostos ao final do captulo 1: 1 Exerccio 1 (No torneio de atletismo, Barnab...) 2 Exerccio 2 (Joo tem trs barris...) 3 Exerccio 3 (Tendo como exemplo os algoritmos...) 4 Exerccio 4 (A partir do Exerccio de fixao 1.3...). Passo 3 (Equipe) Construa a resoluo de cada um dos exerccios propostos selecionados no Passo 2 desta Etapa e apresente-as conforme segue: 1 Para os exerccios 1 e 2, represente a soluo atravs de texto em lngua portuguesa corrente.
Vitor Brandi Junior

CST em Gesto da Tecnologia da Informao 2 Srie Algoritmos e Estrutura de Dados

Pg. 4 de 6

2 3

Para o exerccio 3, represente a soluo atravs de Diagrama de Chapin (item a) e Fluxogramas (itens b e c). Para o exerccio 4 apresente a soluo em portugus estruturado, seguindo os mesmos padres e regras, usados na resoluo dos exerccios de fixao (veja o Anexo do livro).

Passo 4 (Equipe) Entregue o Relatrio da Etapa 1, contendo a soluo dos quatro exerccios propostos.

ETAPA 2
Aula-tema: Algoritmos. Dados e variveis. Construes bsicas: atribuio, leitura e escrita. Desenvolvimento de algoritmos: anlise e resoluo de problemas, tcnicas top-down. Essa atividade importante para compreender o conceito de tipos primitivos, praticar a declarao de variveis, compreender expresses lgicas, aritmticas e relacionais, compreender e praticar a utilizao de blocos de cdigo e de comandos de entrada e sada. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Leia atentamente o captulo 2 Tpicos Preliminares do livro definido no desafio. Preste bastante ateno aos problemas apresentados nos exerccios de fixao, assim como, as respectivas resolues desses exerccios, que so encontradas no Anexo do livro. Passo 2 (Equipe) Construa a soluo de cada um dos seguintes exerccios propostos ao final do captulo 2: 1 Exerccio 1 (Utilizando o seguinte trecho de algoritmo...) 2 Exerccio 2 (Cite e discorra sobre trs exemplos...) 3 Exerccio 3 (Faa uma analogia de entrada,...). Passo 3 (Equipe) Entregue o Relatrio da Etapa 2, contendo a soluo dos trs exerccios propostos no Passo 2 desta etapa.

ETAPA 3
Aula-tema: Estruturas de Controle: seleo e iterao. Essa atividade importante para compreender e praticar a resoluo de problemas atravs da utilizao de estruturas de controle: sequencial, seleo e repetio. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Vitor Brandi Junior

CST em Gesto da Tecnologia da Informao 2 Srie Algoritmos e Estrutura de Dados

Pg. 5 de 6

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Leia atentamente o captulo 3 Estruturas de Controle do livro definido no desafio. Preste especial ateno aos problemas apresentados nos exerccios de fixao, assim como, as respectivas resolues desses exerccios, que so apresentadas no Anexo do livro. Passo 2 (Equipe) Construa a soluo de cada um dos seguintes exerccios propostos ao final do captulo 3: 1 Exerccio 1 (Construa um algoritmo que calcule a mdia...) 2 Exerccio 4 (Ao completar o tanque de combustvel...) 3 Exerccio 6 (Um dado comerciante maluco cobra...) 4 Exerccio 7 (Escreva um algoritmo que, a partir de um ms...) 5 Exerccio 11 (Construa um algoritmo que seja capaz de dar a classificao...) 6 Exerccio 12 (Construa um algoritmo que seja capaz de concluir qual...) 7 Exerccio 17 (Construa um algoritmo que gere os 20 primeiros...) 8 Exerccio 21 (Em uma eleio presidencial existem quatro...) 9 Exerccio 30 (Calcule o imposto de renda de um grupo de dez...). Nota Lembre-se de que a representao da soluo dos problemas tem de seguir os mesmos padres e regras que so usados na resoluo dos exerccios de fixao (veja o Anexo do livro). Isso significa que, obrigatoriamente, o cdigo dever estar devidamente comentado, as palavras-chave devero ser apresentadas em negrito, cada linha do algoritmo dever conter apenas uma instruo e, finalmente, cada linha dever ser numerada sequencialmente. Passo 3 (Equipe) Entregue o Relatrio da Etapa 3, contendo a soluo dos nove exerccios propostos.

ETAPA 4
Aula-tema: Estruturas de dados compostas: vetores. Estrutura de dados compostas: matrizes. Estrutura de dados compostas: registros. Essa atividade importante para entender o que so estruturas de dados, assim como, compreender e praticar a resoluo de problemas que utilizam vetores, matrizes e registros. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Leia atentamente o captulo 4 Estruturas de Dados do livro definido no desafio. Leia com ateno os problemas apresentados nos exerccios de fixao, assim como, as respectivas resolues desses exerccios, que so encontradas no Anexo do livro.
Vitor Brandi Junior

CST em Gesto da Tecnologia da Informao 2 Srie Algoritmos e Estrutura de Dados

Pg. 6 de 6

Passo 2 (Equipe) Construa a soluo de cada um dos seguintes exerccios propostos ao final do captulo 4: 1 Exerccio 1 (Crie um algoritmo que leia um vetor de 30 nmeros...) 2 Exerccio 4 (Elabore um algoritmo que leia uma srie de 50 notas...) 3 Exerccio 9 (Dado um vetor com dados de 50 alturas...) 4 Exerccio 10 (Faa um algoritmo que preencha uma matriz 5x5...) 5 Exerccio 12 (Dada uma matriz 5x5, elabore...) 6 Exerccio 14 (Prepare um algoritmo que seja capaz de ler...) 7 Exerccio 15 (Uma determinada biblioteca possui obras...) 8 Exerccio 16 (Para controle de veculos que circulam em uma...). Nota A representao da soluo dos problemas tem de seguir os mesmos padres e regras que so usados na resoluo dos exerccios de fixao (verificar o Anexo do livro). Passo 3 (Equipe) Entregue o Relatrio da Etapa 4, contendo a soluo dos oito exerccios propostos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
FORBELLONE, Andr Luiz Villa, EBERSPCHER, Henri Frederico. Lgica de programao A construo de algoritmos e estruturas de dados. 3 ed. So Paulo: Prentice Hall. 2008.

Vitor Brandi Junior

Potrebbero piacerti anche