Sei sulla pagina 1di 22

PRINCPIOS DA POLTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANAS E ADOLESCENTES NO BRASIL.

Contextualizao
A elaborao da Poltica Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes um processo coletivo iniciado no ano de 2009, atravs das conferncias municipais, regionais, estaduais e distrital. A 8 Conferncia Nacional dos Direitos da Criana consagra as diretrizes que subsidiaro o processo de formulao da Poltica Nacional e do Plano Decenal.

Contextualizao
O processo de formulao da Poltica e do Plano Decenal tem a coordenao do Conanda e da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidncia da Repblica e envolve vrios passos: 1) Constituio de Grupo de Trabalho Interministerial, com representantes de 08 ministrios (Direitos Humanos, Sade, Educao, Desenvolvimento Social, Planejamento, Fazenda, Justia e Trabalho), alm de 04 conselheiros do Conanda, representantes da sociedade civil;

Contextualizao
2) Apoio de consultoria (Instituto Polis e consultor contratado pelo Unicef); 3) Discusses e deliberaes nas assemblias do Conanda; 4) Mobilizao de redes e atores estratgicos; 5) Participao de crianas e adolescentes, atravs de blog e fruns temticos; 6) Consulta pblica.

Introduo A formulao da Poltica Nacional e do Plano Decenal orientada pelos principais marcos nacionais e internacionais, bem como pela anlise da situao da infncia e adolescncia e das polticas pblicas no Brasil dirigidas a estes segmentos. regida por trs tipos de princpios: 1 - os que correspondem a direitos humanos universais; 2 - os relativos a direitos humanos exclusivos de crianas e adolescentes; 3 - os de natureza organizativa.

1. Princpios que correspondem a direitos humanos universais de crianas e adolescentes no Brasil

Universalidade dos direitos com equidade e justia social Igualdade e o direito diversidade

Universalidade dos direitos com equidade e justia social

A universalidade dos direitos baseia-se no reconhecimento de que todos os seres humanos so portadores da mesma condio de humanidade e, portanto, tm os mesmos direitos. Associar noo da universalidade as de equidade e justia social significa reconhecer que a universalizao dos direitos em um contexto de desigualdades implica foco especial nos grupos mais vulnerveis.

Igualdade e o direito diversidade

Associar a igualdade e o direito diversidade em uma mesma formulao de princpio significa afirmar que a igualdade implica tambm reconhecer a especificidade de direitos de determinados grupos sociais, tais como a diversidade cultural, a religiosa, a tnico-racial, a de gnero e orientao sexual, a fsicoindividual, e a de nacionalidade, dentre outras.

2. Princpios que correspondem a direitos humanos exclusivos de crianas e adolescentes

Proteo integral para crianas e adolescentes Prioridade absoluta para crianas e adolescentes Reconhecimento de crianas e adolescentes como sujeitos de direitos

Proteo integral para crianas e adolescentes

A proteo integral um conceito que abrange o conjunto de direitos assegurados exclusivamente a crianas e adolescentes, levando em conta a sua condio peculiar de pessoas em desenvolvimento, a fim de assegurar plenas condies para o seu desenvolvimento integral. A proteo integral deve ser contemplada ao longo de todo o processo de desenvolvimento, desde sua gestao at sua maioridade legal, cabendo famlia, sociedade e ao Estado o seu provimento.

Prioridade absoluta para crianas e adolescentes A garantia de prioridade absoluta assegurada a crianas e adolescentes implica a primazia deles em receber proteo e cuidados, a precedncia no atendimento e a preferncia na formulao e execuo de polticas, bem como na destinao de recursos pblicos. A precedncia do interesse da criana e do adolescente deve ser compreendida como ateno aos mais vulnerveis e no privilgio injustificvel em circunstncias especfica.

Reconhecimento de crianas e adolescentes como sujeitos de direitos

O reconhecimento de crianas e adolescentes como sujeitos de direitos significa compreend-los como detentores de todos os direitos da pessoa humana, ainda que o exerccio de alguns somente lhes possa ser assegurado no momento em que atingirem a maturidade necessria para tal.

3. Princpios Organizativos da Poltica Nacional dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes


Descentralizao poltico-administrativa Participao e controle social Intersetorialidade e o trabalho em rede

Descentralizao poltico-administrativa

O sistema federativo brasileiro se estrutura em torno do pacto federativo que reconhece a autonomia das 3 esferas de poder, Unio, Estados e Municpios. Tal princpio requer coordenao, compartilhamento de responsabilidades e cooperao entre os entes da federao.

Participao e controle social A Constituio brasileira afirma a combinao da democracia representativa e participativa, introduzindo os mecanismos de participao direta (plebiscito, referendo e leis de iniciativa popular) e os de gesto participativa de polticas sociais com a criao de conselhos. A gesto participativa por meio dos conselhos culmina com a realizao de Conferncias Nacionais como instncias mximas de deliberao, momento em que a sociedade e o poder pblico avaliam o alcance das polticas e propem ajustes para seu fortalecimento e avano.

Intersetorialidade e o trabalho em rede


A intersetorialidade e o trabalho em rede se constituem em princpio organizativo implcito na formulao do Estatuto, de acordo com o qual a poltica de atendimento dos direitos da criana e do adolescente far-se- atravs de um conjunto articulado de aes governamentais e no governamentais. A atuao intersetorial propicia integrao dos vrios saberes e prticas. Para isto, torna-se necessria a mobilizao das redes sociais e organizacionais como modelos potencializadores das aes da poltica de atendimento.

Eixos da Poltica Nacional dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes

Os cinco eixos estratgicos levam em conta o Sistema de Garantia dos Direitos: 1. Promoo dos Direitos de Crianas e Adolescentes 2. Proteo e Defesa dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes 3. Controle da Efetivao dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes 4. Participao de Crianas e Adolescentes 5. Gesto da Poltica Nacional dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes

Eixos com aes- fim: Promoo dos Direitos de Crianas e Adolescentes


Proteo e Defesa dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes Participao de Crianas e Adolescentes

Eixos com aes- meio:

Controle da Efetivao dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes Gesto da Poltica Nacional dos Direitos Humanos de Crianas e Adolescentes

AS DIRETRIZES DA POLTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANAS E ADOLESCENTES

Estabelecidos os princpios substantivos e organizativos da Poltica Nacional dos Direitos Humanos da Criana e do Adolescente, bem como seus eixos orientadores a tarefa seguinte a de definir as macro-diretrizes para a Poltica e que devero ser contempladas no Plano Decenal e embasar a construo da matriz programtica, com aes, metas e definio de responsabilidades.

Potrebbero piacerti anche