Sei sulla pagina 1di 16

INDICADORES DE ANLISE DE BALANOS DE EMPRESAS DO SETOR DE CONSTRUO CIVIL

Autores: Alexandre Assaf Neto doutor em administrao pela FEA/USP Roni Cleber Bonizio mestre em contabilidade e controladoria pela FEA/USP Professor da Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade FEAUSP Professor do Programa de Mestrado da FACEF Franca Av. dos Bandeirantes, 3800 Monte Alegre 14040-030 Ribeiro Preto SP Brasil Telefone: (16) 633 1540 ramal 232 E-mail: assaf@zaz.com.br

rea temtica: A medio do desempenho gerencial

INDICADORES DE ANLISE DE BALANOS DE EMPRESAS DO SETOR DE CONSTRUO CIVIL rea temtica: A medio do desempenho gerencial

Resumo Contabilizar eventos e informar os usurios da contabilidade tem sido o desafio dos profissionais de contabilidade. Desafio este que enfrenta barreiras ambientais, como as limitaes impostas pela legislao fiscal e societria e barreiras culturais como a falsa percepo de que ela um mal necessrio ou que existe apenas para cumprir formalidades exigidas em lei. O artigo demonstra que, diferentemente da percepo comum, a contabilidade tem um alto potencial informativo mesmo em um setor de atividade cujas caractersticas criam a expectativa de um sistema de informaes de pouca utilidade. Resgata-se, com isso, a essncia contbil de gerao de informaes, corroborando as fundamentaes tericas de que seu fim principal este.

Introduo Muito se tem estudado sobre o potencial informativo da contabilidade, desde as definies tericas at as aplicaes prticas, porm alguns setores da atividade econmica ficam deriva quanto ao uso desse instrumento de apoio gesto por puro desconhecimento do quanto ele pode ser til aos administradores. O presente artigo um resumo das principais idias contidas na dissertao de mestrado de um dos autores e que apresenta o potencial informativo da contabilidade justamente num setor onde a atividade complexa e tem um ciclo de longo prazo, o que potencializa a demanda por informaes no processo de gesto. So apresentados comentrios e limitaes dos indicadores de anlise de balanos alm de indicadores especficos que complementam os demais com informaes relevantes para usurios externos alm de indicadores internos para o gestor, todos extrados da contabilidade. Por fim, o artigo demonstra que o processo de gesto de empresas de construo civil pode ser fortemente apoiado pela contabilidade, desde que observadas as caractersticas fundamentais das informaes por ela gerada. 2

1. Objetivos da Contabilidade A CVM (Comisso de Valores Mobilirios), por meio da Deliberao 29 de 05 1 de fevereiro de 1986, aprovou e referendou o pronunciamento do IBRACON sobre a Estrutura Conceitual Bsica da Contabilidade (que foi inicialmente elaborada pelo IPECAFI - Instituto Brasileiro de Pesquisas Contbeis, Atuariais e Financeiras), que um desdobramento ou derivao da abordagem pragmtica dos objetivos da contabilidade incorporada ao conjunto de pronunciamentos tcnicos daquele Instituto. Nesse pronunciamento, os objetivos da contabilidade so definidos conforme segue: A Contabilidade , objetivamente, um sistema de informao e avaliao destinado a prover seus usurios com demonstraes e anlises de natureza econmica, financeira, fsica e de produtividade, com relao entidade objeto de contabilizao. Note-se que essa definio dos objetivos da contabilidade ampla, no especificando quais as informaes devem ser por ela fornecidas, apenas a sua natureza, o que permite que a contabilidade adapte-se s necessidades de cada grupo diferente de usurios em momentos distintos. A partir desse momento, surge o seguinte questionamento: contabilidade para qu? Em essncia, a contabilidade em sentido amplo, ou seja, aquela vista como um sistema de informaes, tem aplicaes por parte de seus usurios em qualquer dos quatro papis exercidos pelo administrador, com a utilizao das suas informaes: 1. Como subsdio para o processo de planejamento financeiro (dados histricos com poder preditivo); 2. Para minimizao da incerteza no processo decisrio (idem); 3. Como instrumento de apoio no exerccio do papel de organizador, pois ela pode fornecer uma representao de todo o processo de funcionamento de uma empresa, em nvel operacional, ttico e estratgico; 4. Como instrumento de controle (valor de feedback da informao contbil); Para que a contabilidade de uma empresa possa fornecer essas informaes e atender s necessidades dos seus usurios (tanto internos quanto externos),
1

IBRACON Instituto Brasileiro de Contadores. Princpios contbeis. 2 ed., So Paulo: Atlas, 1992. p. 21.

ela deve gerar informaes que tenham as caractersticas qualitativas estabelecidas pelo FASB, no SFAC-2 (Statement of Financial Accounting 2 Concepts n 2) , e demonstradas no quadro denominado Hierarquia das Qualidades em Contabilidade, apresentado a seguir:

Usurios de informaes contbeis

Responsveis pela tomada de decises e suas caractersticas (por exemplo, entendimento da informao ou conhecimento prvio)

Restrio geral

Benefcios > Custos

Qualidades especficas a usurios

Compreensibilidade

Utilidade para a tomada de decises

Principais qualidades especficas a decises

Relevncia

Confiabilidade

Oportunidade Elementos das qualidades principais

Verificabilidade

Fidelidade de representao

Valor preditivo

Valor como feedback

Qualidades secundrias e interdependentes

Neutralidade Comparabilidade (incluindo consistncia)

Materialidade

Figura 1: Hierarquia das Qualidades da Contabilidade.

Focando-se mais atentamente nos elementos das qualidades principais da informao contbil, note-se que o valor preditivo e o valor como feedback atuam como bases de sustentao da utilidade da informao contbil para o usurio (no caso, o administrador).

HENDRIKSEN, Eldon S. Van BREDA, Michael F. Teoria da contabilidade. Traduo da 5 edio americana. So Paulo: Atlas, 1999. p. 96.

2. Anlise de Balanos de Empresas de Construo Civil Existem diversos usurios com interesses distintos da anlise de demonstraes contbeis, devendo ser direcionada aos interesses daqueles que se utilizaro dela. A seguir, so apresentados alguns dos principais usurios, com seus diferentes interesses: Usurio Fornecedores Interesse Interessados na capacidade de pagamento (liquidez) da empresa. Interesse na solidez da empresa (Esse interesse surge apenas em situaes especiais, como o caso do setor de construo civil, pois muitas vezes o nvel de comprometimento da construtora com o cliente alto e essa relao normalmente tem um longo prazo). Interesse na situao e desempenho no curto prazo (capacidade de pagamento) e no longo prazo (solvncia e rentabilidade) da empresa. Interesse na remunerao de seus investimentos. Utilizao de ndices-padro para fins de comparao com os prprios e poder assim inferir sobre o seu desempenho. Interesse na seleo de empresas para concorrncias pblicas e no conhecimento da situao do desenvolvimento econmico setorial. Interesse nos resultados obtidos com suas decises operacionais e financeiras.

Clientes

Intermedirios financeiros Acionistas (scios) Concorrentes Governo Administradores

Tabela 1: Usurios da Contabilidade e seus Interesses.

Apesar dos diversos interesses de cada usurio da anlise das demonstraes contbeis das empresas, qualquer anlise feita pode ter duas abordagens bem definidas: Financeira; Econmica.

A primeira tem como foco a situao de caixa e liquidez da empresa, bem como a sua capacidade de gerao e manuteno dos dois indicadores. A segunda tem como foco a situao e capacidade de gerao de resultados (lucros) pela empresa, alm de permitir que o usurio avalie se a rentabilidade do negcio compatvel com a esperada, em funo do risco inerente s suas atividades.

No caso de empresas de construo civil, isso no diferente, o que ocorre que as relaes entre os interessados na anlise e a empresa analisada geralmente tm um perodo de durao maior que aquelas ocorridas nas demais empresas, visto que a atividade de construo tem um ciclo operacional maior (geralmente mais que um ano). Alm do ciclo operacional, a relao entre um cliente e uma construtora que lhe vendeu um imvel residencial, por exemplo, pode ser maior ainda, pois a empresa tem que oferecer uma garantia de, no mnimo, cinco anos. Neste sentido, a anlise prvia das demonstraes contbeis para que se estabelea a relao tender a ser mais minuciosa, visto que essa relao depender da continuidade da empresa analisada. Uma exemplificao prtica a seguinte: Imagine-se que uma empresa procure um banco para descontar um conjunto de duplicatas cujo prazo mdio de recebimento seja de 60 dias. Nesse caso, a anlise ter como preocupao a continuidade da empresa no perodo de 60 dias. Imagine-se agora o caso de uma empresa que vai tomar um emprstimo para amortizao em 3 anos. Nesse caso, a anlise ter como preocupao a continuidade da empresa nos prximos 3 anos, portanto ser muito mais minuciosa. Alm dessa peculiaridade, existem outras, decorrentes da sistemtica de contabilizao preconizada nas normas contbeis. Em funo desses fatores especficos, so apresentadas a seguir, as limitaes dos principais indicadores de anlise sob o ponto de vista financeiro (liquidez estado e capacidade de gerao), quando do seu uso em empresas de construo civil (os quadros apresentados foram obtidos junto dissertao 3 de mestrado de um dos autores - BONIZIO ).

INDICADORES FINANCEIROS LIMITAES DA APLICAO EM EMPRESAS DE CONSTRUO CIVIL

NDICE

FORMULAO

O QUE REPRESENTA

: BONIZIO, Roni C. Um estudo sobre os aspectos relevantes da contabilidade e o seu uso em empresas do setor de construo civil. So Paulo: FEA-USP, 2001.

Liquidez corrente

Ativo circulante / Passivo circulante

Alguns itens desses dois grupos de contas (ativo e passivo Representa a circulantes) no representam quantidade de direitos ou obrigaes a serem recursos ($) para cada liquidados em moeda, e sim em unidade monetria ($) servios, alm de no de obrigaes a saldar contemplarem direitos e em curto prazo. obrigaes j contratados para curto prazo. Representa o quanto ($) a empresa tem a realizar em ativos monetrios para cada ($) de obrigaes a serem liquidadas em curto prazo. Representa o quanto ($) a empresa tem disponvel para cada ($) de obrigaes a serem liquidadas em curto prazo.

Liquidez seca

(Ativo circulante estoques) / Passivo circulante

As mesmas, com a correo de que os itens a serem realizados que no sejam monetrios (estoques) j esto eliminados.

Liquidez imediata

Disponibilidades / Passivo circulante

As mesmas da liquidez corrente.

(Ativo circulante + Representa o total ($) Realizvel a longo que a empresa tem a Liquidez geral prazo) / Passivo realizar para cada ($) As mesmas da liquidez corrente. circulante + Exigvel a de obrigaes a serem longo prazo) liquidadas. Podem existir receitas e custos lucro antes dos juros, Indica a capacidade da reconhecidos a serem realizados impostos, empresa em gerar em longo prazo, assim a gerao depreciaes/exaustes fluxos de de caixa passa a ser em longo e amortizaes disponibilidades. prazo tambm. Cuidados com as contas que deveriam ser classificadas como de longo prazo e podem "por descuido" ser classificadas como de curto para ativos e vice-versa para o passivo.

EBITDA

Capital circulante lquido

Ativo circulante Passivo circulante

Indica a folga financeira de curto prazo da empresa.

Cobertura de juros

EBITDA / Despesas financeiras

Excelente indicador para fornecedores de financiamento de Demonstra a longo prazo, porm deve-se capacidade da observar dados histricos da empresa de remunerar empresa e levar em conta que emprstimos de alguns valores podem se realizar terceiros. em longo prazo (ex.: estoques de imveis em construo).

Quadro 1: Indicadores Financeiros.

So apresentados a seguir, comentrios sobre os principais indicadores de rentabilidade quando do seu uso em empresas do setor de construo civil:

INDICADORES ECONMICOS (DE RENTABILIDADE) NDICE FORMULAO O QUE REPRESENTA COMENTRIOS

Margem bruta

Indicador da eficincia da atividade da empresa. Deve-se levar em Percentual das vendas considerao que so utilizados custos Lucro bruto / Receita que fica na empresa orados, quando da utilizao de lquida de vendas para cobertura de suas qualquer outro indicador de execuo despesas operacionais. da obra que no sejam os custos incorridos. Lucro lquido / Receita lquida de vendas Percentual das vendas que fica na empresa As mesmas. aps a cobertura de todas as despesas. Indicador de eficincia operacional da empresa.

Margem lquida

Lucro operacional Representa o retorno Retorno sobre os (antes das despesas gerado pelos ativos ativos financeiras e dos durante um perodo. impostos) / Ativo total Retorno sobre o Lucro lquido / patrimnio lquido Patrimnio lquido Indica a rentabilidade obtida pelos scios.

Indicador econmico fundamental, pois mede a eficincia dos investimentos de risco (dos scios).

Quadro 2: Indicadores Econmicos.

Como este um aspecto que muito interessa aos usurios de demonstraes contbeis de empresas de construo civil, os indicadores de capacidade financeira so a seguir apresentados:

INDICADORES DE CAPACIDADE FINANCEIRA NOME FORMULAO INTERPRETAO

Mdia ponderada das Informaes obtidas nas notas explicativas das demonstraes Idade mdia dos idades de cada um contbeis. De grande importncia, pois geralmente so valores passivos dos passivos (em substanciais e o equilbrio entre este fluxo e o de recursos onerosos anos) gerados fundamental para a sade financeira da empresa. Capacidade de amortizao de passivos (%) EBITDA / [(despesas financeiras + Se for maior ou igual a 1, indica que a empresa tem passivos onerosos) / capacidade de liquidar os passivos existentes. idade mdia dos passivos)] EBITDA [(despesas O valor resultante indica o quanto ($) a empresa ainda pode financeiras + passivos onerosos) / comprometer de caixa com despesas financeiras e amortizaes. idade mdia dos passivos)]

Folga de capacidade de liquidao de passivos ($)

Total de unidades um Indicador de risco operacional, pois se as vendas j Comprometiment comercializadas / esto contratadas, a empresa tem baixo risco de no obter o de vendas total de unidades em margem suficiente posteriormente. andamento Eficincia operacional Margem bruta / despesas operacionais Indicador do nvel de atividade da empresa. Deve ser observado o comportamento histrico desse ndice.

Quadro 3: Indicadores de Capacidade Financeira.

3. Indicadores Para Anlise de Balanos de Construo Civil por Usurios Externos Alm desses indicadores, sugere-se alguns adicionais que contemplem informaes que so relevantes, mas que normalmente no so apresentadas no corpo das demonstraes contbeis (muitas vezes, nem mesmo em notas explicativas). Um dos indicadores o ndice de Comprometimento do Patrimnio Lquido, que permite a avaliao do nvel risco da empresa de construo por parte de um usurio interessado em financiar a construo de um novo empreendimento, por exemplo. Formulao:

AP + Comprometimento do PL (em n ndice) =

(CTE
i

FTEi )

PL

Onde: AP = Ativo Permanente PL = Patrimnio Lquido 9

CTEi = Custo Total do Empreendimento i, que so todos os custos previstos para a construo do imvel (j consumidos e a consumir). FTEi= Financiamento Total do Empreendimento i, que a somatria de todos os financiamentos relacionados ao empreendimento (financiamentos bancrios e adiantamentos de clientes). Este indicador demonstra o comprometimento do patrimnio lquido da empresa com os negcios de construo, o que possibilita ao interessado em novos empreendimentos, avaliar se a empresa tem ou no folga para bancar esses novos empreendimentos. Isso acontece quando este indicador menor que um. Nesse caso, o usurio pode calcular o valor dessa folga com o mesmo indicador, s que agora em valores:

Comprometimento do PL (em $) = PL - AP +

(CTEi FTEi )

Note-se que a somatria dos custos totais comprometidos em cada empreendimento menos todos os financiamentos contratados representa o quanto existe de compromissos a serem cobertos com recursos prprios. Quando esse valor somado ao ativo permanente da empresa e o total subtrado do patrimnio lquido da empresa, obtm-se o valor de folga para investimento em novos empreendimentos. Alm disso, esse indicador pode ser desdobrado com a apurao dos custos comprometidos de cada empreendimento (CTE FTE), tendo assim o gestor a informao de quanto cada um est comprometendo de patrimnio lquido. Apesar de dar uma impresso inicial sobre o risco financeiro da empresa, este indicador no contempla a situao da folga financeira de curto prazo da empresa, podendo assim, ser ajustado por um de seus indicadores com a seguinte formulao:

Comprometi mento do PL (em $) =

AC {PL PC

AP +

(CTE
i

FTEi ) }

Sendo AC = Ativo circulante, que representa a relao de todos os bens e direitos realizveis em curto prazo (em at um ano), tais como: disponibilidades, aplicaes financeiras, valores a receber, estoques de imveis (concludos e em construo), entre outros. 10

PC = Passivo circulante, que representa o conjunto de obrigaes exigveis (em moeda ou no) em curto prazo (em at um ano), tais como: fornecedores, impostos e salrios a pagar, emprstimos e financiamentos a pagar e valores recebidos de clientes como adiantamentos para compra de imveis. Com isso, o usurio da anlise pode dimensionar o quanto que a empresa poder comprometer de recursos prprios em novos empreendimentos, estabelecendo assim o nvel de risco que ele, o usurio correr com a operao. Note-se que para que este indicador seja calculado, so necessrias informaes importantes e que no constam na face das demonstraes contbeis convencionais, devendo ser obtida em notas explicativas ou solicitadas pelo usurio, quando isso for possvel. Com este exemplo de indicador, pode-se perceber o potencial informativo que a contabilidade e a anlise de demonstraes contbeis tem para os usurios externos, validando a afirmao contida nos conceitos de que ela um sistema de informaes e no um mero instrumento para que a empresa cumpra obrigaes fiscais e societrias, como bastante conhecida nos meios empresariais. Para que os usurios externos possam explorar esse potencial informativo, devem ser evidenciadas informaes que sejam relevantes adicionalmente s demonstraes contbeis para que o usurio possa assim, em funo de seu interesse, adotar indicadores que lhe permitam tirar concluses sobre a empresa analisada. Como exemplo, so apresentadas a seguir, algumas informaes adicionais que enriquecem significativamente a anlise das demonstraes contbeis de empresas do setor de construo civil:

INFORMAO Tipos de unidades imobilirias: isoladas e em conjunto Percentual de unidades comercializadas Custos totais, incorridos e empreendimentos em andamento orados

UTILIDADE Permite ao usurio verificar o risco de no concluso dos empreendimentos e o nvel de eficincia de vendas da empresa. dos Estas informaes permitem ao usurio a elaborao de um fluxo operacional de recursos de f i f b id d d

11

forma a informar-se sobre a capacidade de a Prazo mdio ponderado de incorrncia dos custos empresa gerar recursos no futuro. orados Total de receitas contratadas, recebidas e a receber Prazo mdio ponderado para recebimento dessas receitas Tabela 2: Informaes Adicionais.

No sentido de que essas informaes adicionais sejam amplamente divulgadas, existe a expectativa de aprovao de alterao da lei das SA, cujo projeto d a CVM mais poderes para legislar sobre as prticas contbeis. 4. Indicadores Para Anlise de Balanos de Construo Civil por Usurios Internos O processo produtivo contido na atividade de construo civil altamente complexo, envolvendo variveis como: qualidade do material utilizado, qualificao da mo-de-obra utilizada, tempo e relacionamento entre fases da construo, variveis climticas, solo e subsolo etc. Alm disso, a complexidade do negcio de construo requer uma estrutura administrativa que vai da rea tcnica que elabora o projeto at a o setor jurdico que trata das relaes existentes entre os clientes e a empresa. Esses fatores, combinados, geram a demanda por indicadores internos altamente sofisticados para que sejam evitados os desperdcios comuns no processo de construo e para que se possa planejar, organizar, decidir e controlar (administrar) as atividades de uma empresa de construo civil. O uso de indicadores internos como objetivo de administrar uma empresa altamente salutar, visto que o gestor no onipresente em todas as aes da empresa. Para que sejam teis, os indicadores internos devem ter duas caractersticas 4 fundamentais : 1. as variveis envolvidas no clculo do indicador devem estar sob controle da pessoa que executa a atividade (ou pelo menos parte delas); 2. o indicador deve ter influncia sobre um indicador maior, dentro de uma hierarquia de objetivos dentro da empresa. Neste sentido, os custos de construo podem fornecer subsdios para a utilizao de indicadores com essas caractersticas.

BEISCHEL, mark E., e SMITH, K. Richard. Linking the shop floor to the top floor. Management Accounting, October 1991.

12

A anlise da variao de custos um instrumento que permite ao gestor obter indicadores teis no controle operacional e cujos resultados apresentados influenciam um indicador importante da empresa (o lucro). A seguir apresentado um exemplo prtico extrado de BONIZIO : Suponha-se que uma empresa de construo esteja com uma obra em andamento, da qual os custos orados e incorridos em um determinado perodo so os seguintes:
Fatores Mo-de-obra Reboco Tijolos TOTAL Unid. M
2 3

CUSTOS ORADOS Quant. Custo unitrio 2.500 30 70 3 30 400

Custo total 7.500 900 28.000 36.400

M Milheiro

Fatores Mo-de-obra Reboco Tijolos TOTAL

CUSTOS INCORRIDOS Unid. Quant. Custo unitrio M


2 3

Custo total 8.480 868 29.850 39.198

2.650 28 75

3 31 398

M Milheiro

Note-se que a diferena entre os totais orados e incorridos ($36.400$39.198) para um perodo indicam apenas as variaes, no permitindo que sejam avaliadas as suas causas para que se possa atuar no sentido de evit-las e minimiz-las quando so desfavorveis. Para tanto, torna-se fundamental a segregao dessas variaes em parcelas decorrentes das diferentes variveis que a compem (quantidade, preo e a combinao entre ambas). A seguir, so calculados esses valores:

Fatores Mo-de-obra Reboco Tijolos TOTAL

Unid m2 m3 milheiro

VARIAES DE CUSTOS TOTAL Eficincia 980 32 1.850 2.798 DESF FAV DESF DESF 450 60 2.000 2.390 DESF FAV DESF DESF 500 30 140 390

Preo DESF DESF FAV DESF 30 2 10 18

Mista DESF FAV FAV DESF

Note-se que, partir desses valores, possvel conhecer os motivos pelos quais ocorreram as variaes desfavorveis e agir para que no mais ocorram.

Op. Cit. P. 162.

13

Para que isso seja possvel, necessrio que esse controle seja feito em perodos de tempo menores e com um alto grau de detalhamento dos itens de custos. A partir desses valores, possvel que o administrador possa, com a delegao de poderes, exigir a prestao de contas por parte do subordinado responsvel pelas variaes das quantidades de fatores de produo consumidas (variao de eficincia) e do subordinado responsvel pelas aquisies dos fatores de produo pelas variaes entre os preos previstos e os preos pagos. A extrapolao dessa idia em toda a Demonstrao de Resultados da empresa pode levar ao seguinte conjunto de indicadores:

Presidente Lucro Diretor comercial Margem bruta Variao entre os preos previstos e os efetivamente negociados

Diretor de produo Margem bruta

Diretor financeiro Custo de capital Custo individual de cada emprstimo/financiamento

Encarregado da obra Variao de custo decorrente da variao das quantidades de recursos utilizados Indicadores de qualidade do processo de construo

Encarregado das compras Variao de custo decorrente da variao dos preos pagos pelos recursos utilizados Indicadores de qualidade dos materiais utilizados

Figura 2: Indicadores de Desempenho.

Note-se que cada um dos indicadores esto sob controle das pessoas que atuam em cada rea e ao mesmo tempo esto influenciando um indicador que est numa posio imediatamente superior na estrutura organizacional da 6 empresa, atendendo aos dois requisitos propostos por BEISCHEL anteriormente que do utilidade prtica para os indicadores de desempenho
6

Op. Cit.

14

em seu uso no processo de gesto (planejamento, organizao direo e controle). O que foi demonstrado evidencia o potencial da Contabilidade (inclui-se Contabilidade de Custos) em fornecer subsdios que apiem o gestor em suas atividades. Cabe aos profissionais envolvidos (administradores e contadores) explorarem todo esse potencial utilizando-se dos conceitos fundamentais da contabilidade para que esse uso seja eficaz.

5. Concluses Com o presente trabalho, demonstra-se que a contabilidade, quando vista em sentido amplo (como um sistema de informaes), pode fornecer excelentes subsdios de apoio gesto, mesmo no caso de empresas de construo civil, as quais, por caractersticas especficas de sua atividade, tm um grande problema quando da contabilizao dos eventos ocorridos: o momento e o valor de reconhecimento do lucro. O trabalho ratifica a importncia da evidenciao de informaes complementares s demonstraes contbeis convencionais, demonstrando a relevncia de seu uso em anlise de demonstraes contbeis por usurios externos. Quanto s informaes geradas para fins decisoriais, o trabalho demonstra a importncia do uso das informaes de custos e da anlise de suas variaes no processo de gesto (planejamento, organizao, direo e controle), evidenciando a forte relao dos indicadores dali obtidos com um dos principais indicadores da empresa: o lucro. Por fim, o trabalho resgata o verdadeiro papel da contabilidade dentro de uma empresa, o de gerar informaes que sejam teis para o seu gestor, atendendo assim a sua prpria razo de existir.

6. Bibliografia ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e anlise de balanos: um enfoque econmico-financeiro. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2001. BEISCHEL, mark E., e SMITH, K. Richard. Linking the shop floor to the top floor. Management Accounting, October 1991. BONIZIO, Roni C. Um estudo sobre os aspectos relevantes da contabilidade e o seu uso em empresas do setor de construo civil. Dissertao de Mestrado. So Paulo: FEA-USP, 2001. COSTA, Magnus Amaral da. Contabilidade da construo civil e da atividade imobiliria. So Paulo: Atlas, 2000. _______, Magnus Amaral da. Fixao de padres, clculo e significncia das variaes: um enfoque gerencial. So Paulo: FEA- USP. Dissertao, 1981. 15

HENDRIKSEN, Eldon S. Van BREDA, Michael F. Teoria da contabilidade. Traduo da 5 edio americana. So Paulo: Atlas, 1999. HORNGREN, Charles T., FOSTER, George, DATAR, Srikant M. Cost accounting: a managerial emphasis. 9. ed. Saddle River: Pretice Hall, 1996. IBRACON Instituto Brasileiro de Contadores. Princpios contbeis. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1992. IUDCIBUS, Srgio de, MARION, Jos Carlos. Introduo teoria da contabilidade. So Paulo: Atlas, 1999. IUDCIBUS, Srgio de, MARTINS, Eliseu, GELBKE, Ernesto R. Manual de contabilidade das sociedades por aes. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2000. _________, Srgio de. Teoria da contabilidade. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1994. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2000. RICCIO, Edson L. Uma contribuio ao estudo da contabilidade como sistema de informao. So Paulo: FEA-USP. Tese de doutoramento, 1989. SEGRETI, Joo Bosco, Anlise dos efeitos da Instruo Normativa S.R.F. 84/79 na apurao do lucro e situao patrimonial das empresas de construo de imveis para venda. So Paulo: FEA-USP. Dissertao de mestrado, 1982. SILVA, Jos Pereira da. Anlise financeira das empresas. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1996.

16

Potrebbero piacerti anche