Sei sulla pagina 1di 32

Vitaminas do crebro

Postado por Maurecir Mafra em 23 novembro 2009 s 1:30 Exibir blog

Vitamina A

Como um poderoso antioxidante, protege as membranas das clulas cerebrais que so facilmente danificadas plos radicais livres. Tambm atua no sistema circulatrio; em certo estudo, reduziu o risco de ataque do corao e derrame de maneira significativa. especialmente boa para neutralizar a prejudicial "cortina de gs" que encontrada na poluio do ar e na fumaa do cigarro.

Tome-a com betacaroteno, outro tipo de vitamina A. Se voc est grvida, tome apenas pequenas doses, para evitar possveis deformidades congnitas. Para a maioria das pessoas (exceto mulheres grvidas), uma dose diria, razovel, seria de pelo menos 10.000 unidades. Muitas pessoas tomam complexos vitamnicos que contm 25.000 unidades de vitamina A, e 15 mg de beta caroteno. Vitaminas B

Elas so absolutamente essenciais para o desenvolvimento e a vitalidade dos neurnios. As quatro vitaminas B mais importantes para o seu crebro so: B12, B6, B1 e cido flico.

B12. Segundo uma grande pesquisa, quase 25% de todas as pessoas, entre as idades de 60 e 69 anos, tm deficincia de vitamina B 12, como tambm 40% de todas as pessoas acima de 80 anos. A principal razo para isso que a substncia que degrada a B 13 em seu estmago o cido clordrico diminui medida que voc envelhece. A deficincia de B 12 pode reproduzir os mesmos sinais clssicos do declnio cognitivo associado ao envelhecimento: memria fraca, reduo da capacidade de raciocnio e distrbios do humor.

Uma deficincia de B12 300% mais comum entre as pessoas que no tomam suplementos de vitaminas. Uma dose diria apropriada de B 12 pode se situar entre 100 e 1.000 mcg. Alguns mdicos prescrevem a

administrao sublingual de B 12. Outros a administram por meio de injees intramusculares, as quais sempre resultam num aumento de energia.

B6. Essa vitamina ajuda a converter o acar armazenado em glicose, o nico combustvel do crebro. Ajuda a proteger os vasos sanguneos e parece prevenir significativamente os ataques cardacos. As pessoas na meia-idade ou mais velhas precisam de cerca de 20% a mais de B6 do que as pessoas mais jovens para que tenham uma perfeita funo cognitiva; porm, normalmente, no conseguem isso, porque o metabolismo da B6 diminui depois dos 40 anos. A maioria dos americanos ingere apenas metade da baixa QDR de B6.

Em virtude de seus efeitos benficos circulao, a B6 tem mostrado promover a melhora da memria com sucesso. Tambm um estimulante imunolgico e pode ser muito til no combate aos sintomas pr-menstruais. Uma dose diria apropriada seria na faixa de 100 mg.

B1 (tiamina). A nica esta envolvida em inmeros processos metablicos no crebro e no sistema nervoso perifrico. tambm um eficaz antioxidante, aumentando a capacidade das vitaminas B6 e E para destruir os radicais livres. Se voc bebe lcool, muito importante ingerir B1, uma vez que o consumo excessivo de lcool causa deficincia de B1, resultando num distrbio psiquitrico grave denominado psicose de Korsa-koff. Uma dose diria sensata seria 50 a 100 mg.

cido Folico. Segundo alguns estudos, o cido flico tem sido de grande ajuda no alvio da depresso, mesmo quando empregado em doses inferiores a 400 mcg. Pode tambm intensificar a circulao cerebral. Um estudo revelou que as pessoas com baixos nveis de cido flico estavam duas vezes mais predispostas a ter as artrias do pescoo estreitadas do que as pessoas com os nveis adequados. Os sintomas psiquitricos tambm parecem ser maiores nas pessoas que tm baixos nveis de cido flico, particularmente as mais idosas.

Outro estudo revelou que os baixos nveis de cido flico aumentavam a probabilidade de demncia em 300%. O cido flico especialmente eficaz na degradao de uma substncia qumica comum, a homocistena, que uma neurotoxina. Uma dose diria apropriada seria em torno de 400 mcg, quantidade encontrada em muitos complexos vitamnicos.

Vitamina B3 (niacina).

A niacina ajuda a produzir neurotransmissores, converter carboidratos em glicose e baixar o colesterol. Tem um efeito calmante, porque potencializa a eficcia do neurotransmissor GABA. A niacina causa vermelhido suave da pele, enquanto um outro tipo de B3, a niacinamida, no. Uma dosagem diria apropriada de 100 mg a 200 mg.

Vitamina B5.

absolutamente vital para a sntese do principal neurotransmissor da memria, a acetilcolina; a B5, tambm chamada cido pantotnico, ajuda a formar uma bainha protetora em volta da medula espinhal. Uma deficincia grave de B5 pode levar paralisia. A B5 til para as artrias. Uma dose diria aceitvel de aproximadamente 100 a 200 mg. Vitamina C

to essencial funo do crebro que seus nveis no crebro so quase 15 vezes maiores do que aqueles que esto fora do crebro. A vitamina C , provavelmente, o mais forte antioxidante que existe. Ela intensifica a ao antioxidante de outros nutrientes. Por exemplo, tem a notvel capacidade de "reanimar" a vitamina E como um antioxidante, mesmo depois que essa se tenha se oxidado.

A vitamina C um dos melhores nutrientes que promovem a longevidade. Num estudo feito na UCLA, as pessoas que ingeriam pelo menos 300 mg dirios de vitamina C viviam seis anos mais do que aquelas que ingeriam quantidades menores. Alm disso, a vitamina C reduz o ndice de morte por ataques do corao em 40%.

Vinte e cinco por cento de todos os americanos no tomam sequer 60 mg de vitamina C por dia. medida que envelhecemos, essa deficincia comea a causar prejuzo fsico. Em um estudo feito com pessoas idosas hospitalizadas, mais de dois teros tinham deficincia de vitamina C nos leuccitos.

A vitamina C um importante ingrediente na produo de inmeros neurotransmissores, inclusive a acetilcolina, dopamina e noradrenalina. Desse modo, a ingesto dessa vitamina pode melhorar a funo cognitiva. Em outro estudo interessante, a administrao de vitamina C aumentou, em mdia, cinco pontos os resultados dos testes de QI dos estudantes.

A vitamina C ativa a imunidade, melhora a funo arterial, reduz o colesterol e pelo menos em parte til na preveno de uma srie de doenas (desde a asma doena periodontal e algumas formas de cncer).

Para obter o mximo de eficincia da complementao da vitamina C, distribua sua ingesto durante o dia. Seu organismo s pode metabolizar cerca de 500 mg por vez, depois, ele consegue metabolizar apenas metade dos prximos 500 mg que se toma. Assim, se voc tomar 1.500 mg, seu organismo metabolizar apenas um quarto da "ltima" dose de 500 mg. Atravs dessa absoro decrescente voc volta ao mesmo ponto. Para obter o mximo de "vantagem do dinheiro empregado em vitaminas", voc deve tomar a vitamina C em doses no superiores a 1.000 mg, vrias vezes ao dia. Uma dose razovel para uma boa funo fsica e mental de 3.000 mg por dia. Contudo, o "padrinho" das pesquisas da vitamina C, Dr. Linus Pauling, recomendava doses de 7.000 a 10.000 mg dirios. Na minha opinio, essa dose exagerada, a menos que voc esteja usando a vitamina medicinalmente (por exemplo, para acelerar a recuperao de uma doena leve).

Se voc tomar mais vitamina C do que seu organismo tolera, notar o acmulo de gases intestinais e poder at vir a ter diarria. Se chegar a esse nvel de "tolerncia do intestino", pare de tomar a vitamina at que os sintomas desapaream. Esses sintomas surgem porque a vitamina C ajuda a matar as bactrias "teis" em seu intestino; por isso voc deve reabastecer essa bactria digestiva comendo iogurte com lactobacilos.

A vitamina C um dos compostos considerados, atravs de testes, agentes preventivos do mal de Alzheimer em pacientes de alto risco, plos Centros de Pesquisas da doena de Alzheimer dos EUA. (Os outros compostos em questo incluem a vitamina E, a coenzima Q-10 e a selegilina.) Vitamina E

No s a vitamina E protege os neurnios de dano provocado plos radicais livres, como tambm ela recupera os neurotransmissores receptores, localizados nos neurnios. E, alm de prevenir a deteriorao do crebro, pode reverter um importante elemento da deteriorao.

Alguns pesquisadores do mal de Alzheimer acreditam que a vitamina E pode evitar e at retardar a progresso da doena, uma vez que essa j exista. Recentemente, nos Anais da. National Academy of Sciences, um pesquisador geritrico observou que uma dose diria de 400 UI de vitamina E pode "ajudar a proteger o crebro e sua memria da deteriorao do tempo".

Estudos revelaram que a vitamina E, quando tomada com selnio, pode melhorar tanto o humor quanto a funo cognitiva nos idosos.

A vitamina E, um dos mais eficazes antioxidantes, de inquestionvel valor para o sistema circulatrio. Um estudo revelou que a vitamina E diminua a oxidao do "mau" colesterol em 40%. Inmeros estudos indicam que a vitamina E diminui o risco de ataque cardaco e derrame. Em outra grande pesquisa, a doena cardaca foi reduzida em mais de 40% nas pessoas que tomavam pelo menos 100 unidades de vitamina E diariamente.

A vitamina E intensifica a funo imunolgica, auxilia o organismo na luta contra o cncer, retarda o incio da formao de cataratas, ajuda a aliviar os sintomas da artrite e retarda o "envelhecimento do crebro" significativamente.

H pesquisadores que recomendam uma dose diria de 800 unidades internacionais de vitamina E, mas, devido aos meus pacientes estarem num programa sinrgico de amplo espectro, eles no precisam dessa alta dose. Em geral, recomendo 400 UI diariamente, s raramente chegando aos 800 UI.

Se tomada em megadoses, como 3.000 UI dirias, a vitamina E pode causar dores de cabea e elevar a presso arterial. Como a vitamina E tem a capacidade de impedir a coagulao sangunea, os pacientes com problemas de anticoagulao devem us-la somente sob estrita superviso

de um mdico. Por ser um solvente de gordura, qualquer dose diria maior do que 800 I pode se acumular a nveis txicos. Os Minerais Magnsio

Este um importante nutriente que pode, no futuro, se mostrar de total importncia. Est provado que o crebro dos pacientes com doena de Alzheimer tem um dficit de magnsio e um nvel txico de um elemento de sua contrapartida, o clcio. Teoriza-se que, nos crebros saudveis, que apresentam uma proporo normal entre o magnsio c o clcio, o magnsio ajuda a afastar as conseqncias mortais da toxicidade do clcio.

O magnsio ajuda a manter a viabilidade metablica dos neurnios, como tambm a minimizar a leso cerebral resultante da carncia de irrigao sangunea normal (isquemia).

O magnsio um timo limpador de radicais livres, que facilita a ao antioxidante da vitamina E, e promove uma boa circulao inibindo a coagulao e diminuindo a presso arterial. Um estudo feito na Europa indicou que uma baixa ingesto de magnsio aumentava o risco de morre repentina proveniente de ataque cardaco em aproximadamente 50%.

Uma dose diria apropriada para atingir a longevidade cerebral 200 a 300 mg. Se for tomado em doses muito altas (600 a 700 mg), o magnsio s vezes causa diarria. Selnio

Esse pode muito bem ser o mineral antioxidante mais eficaz. E, particularmente, mais eficiente na preveno da oxidao da gordura, o que muito benfico ao crebro, uma vez que cerca de 60% do crebro composto de um tipo de gordura.

Os nveis de selnio no sangue diminuem conforme envelhecemos. Depois dos 60 anos, esses nveis podem cair quase 10%, e depois dos 75 anos,

mais de 20%.

O selnio dinamiza a imunidade e parece melhorar a circulao. Se tomado em doses relativamente altas, produz s vezes um efeito ansioltico. Uma dose boa de 50 a 100 mcg dirios. Zinco

outro nutriente que tem poderosas propriedades contra o envelhecimento. Contudo, a deficincia do zinco muito comum nas pessoas acima dos(50 anos. Estima-se que acima de 33% das pessoas com mais de 50 anos tm, pelo menos, uma deficincia leve de zinco. Em geral, isso ocorre devido ingesto inadequada de zinco. Quase 90% de todas as pessoas no conseguem alcanar a QDR para o zinco na maior parte dos dias. Uma razo para isso que voc deve comer quase 2.500 calorias por dia para obter a quantidade suficiente de zinco, a menos que esteja procurando ingerir alimentos ricos em zinco. Isso contraria a teoria de que as pessoas podem obter todos os nutrientes de que precisam atravs de uma dieta normal.

O zinco tem um papel importante no metabolismo cerebral. Faz parte de uma "srie de reaes" antioxidantes que destroem muitas das molculas de radicais livres no crebro. Tambm aumenta a resistncia das membranas celulares dos neurnios, que os protegem de um dano maior.

O zinco auxilia o crebro a se livrar do chumbo, que, ao ser assimilado, oriundo de fontes como a descarga de automveis, pode ser muito prejudicial funo cognitiva. Tambm dinamiza o sistema imune, melhora a funo sexual e potencializa as aes da vitamina A. Uma dose recomendvel de zinco, para os pacientes do programa de longevidade cerebral, de aproximadamente 30 a 50 mg dirios. Aminocidos

Alm das vitaminas e minerais listados acima, alguns aminocidos (ou protenas parciais) tambm tm um valor especial.

Fenilalanina. Principal precursor nutricional da noradrenalina, um neurotransmissor estimulante, a fenilalanina ajuda a elevar o humor, a estimular a energia e a melhorar a memria. Para se sentir energizado e ter uma boa memria a longo prazo, absolutamente vital que voc tome fenilalanina em quantidades razoveis. Algumas pessoas tomam complementos de fenilalanina, apesar de nem sempre ser necessrio.

Glutamina.

Principal precursor do GABA, o neurotransmissor calmante, a glutamina tambm pode melhorar a clareza do raciocnio e aumentar a vivacidade provavelmente porque ela auxilia a produzir cido glutamnico, que neutraliza os resduos metablicos no crebro. Algumas pessoas ingerem a glutamina antes dos eventos que exigem um estado ativo acentuado.

Metionina.

Outro aminocido que ajuda a "limpar" as toxinas do crebro, a metionina atua como um poderoso antioxidante e evita o acmulo de metais pesados no crebro, como o mercrio ou cdmio. Arginina. Esse aminocido parcialmente convertido no organismo para uma substncia qumica chamada espermina, que auxilia o crebro no processamento da memria. Os baixos nveis de espermina so s vezes um indicador biolgico de debilitao da memria associada idade. A arginina um eficaz ativador do metabolismo e tambm usada por algumas pessoas como parte de uma frmula para emagrecer.

Triptofano.

Como mencionamos acima, o triptofano facilmente encontrado numa frmula de complemento, mas pode ser ingerido atravs de alimentos (especialmente alimentos ricos em carboidratos).

o maior precursor nutricional da serotonina, o principal neurotransmissor do "bem-estar". Se voc est freqentemente agitado, ou tem insnia, isso pode advir de um dficit de serotonina.

Para sua convenincia, eis uma lista dos complementos nutricionais mais importantes para a longevidade cerebral e uma classificao geral das doses que recomendo para muitos pacientes, dependendo de suas necessidades: Complementos Nutricionais

Doses Dirias Vitamina A.............................. 10.000 25.000 Ul Vitamina B12................................ 100 1.000 mcg Vitamina B1..................................... 50 200 mg Vitamina B6....................................... 50 100 mg cido flico............................................... 400 mcg Niacina.B3........................................... 100 200 mg Vitamina B5.................................... 100 200 mg Vitamina C.............................................. 3.000 mg Vitamina E......................................... 400 - 800 Ul Magnsio....................................... 200 300 mg Selnio............................................ 50 100 mcg Zinco.................................................. 30 50 mg Complexo Vitamnico/Mineral.. 1 2 comprimidos (pode conter tudo o que est acima)

Aminocidos............................ Uma poro, protena em p

A grande maioria dos nutrientes listados acima so apropriados para todos os pacientes, mesmo quando tomados em altas doses. Alm disso, todos os nutrientes em nveis moderados so absolutamente vitais para todas as pessoas. Seu crebro necessita, hoje e sempre, de cada um deles.

Agora, vamos passar para uma forma especial e igualmente eficaz de terapia nutricional o emprego de tnicos medicinais naturais. Uma vez que voc tenha comeado a usar alguns desses tnicos cerebrais naturais, voc ficar se perguntando como viveu todo esse tempo sem eles. Os Tnicos Medicinais Naturais

Na moderna medicina ocidental, voc no escuta falar com freqncia a palavra tnico. Um tnico uma substncia usada para tonificar, ou seja, fortalecer a funo de um rgo, uma glndula ou at mesmo um sistema. Muitas vezes, esse rgo, glndula ou sistema j est trabalhando em um nvel normal, ou quase normal, mas sua funo melhorada pelo tnico.

A moderna medicina ocidental, no entanto, no d muita importncia ao aprimoramento de uma funo normal. As modalidades ocidentais se concentram mais em aliviar as patologias em vez de otimizar o funcionamento. O problema de esperar alguma coisa falhar que isso normalmente acontece. Se, por outro lado, houvesse uma tonificao regular, essa "falha" nunca aconteceria.

J na medicina oriental, os tnicos tm papel de destaque. Eles tambm tm papel importante em meus programas de longevidade cerebral.

Mesmo que voc ache que sua funo cognitiva est normal, deveria experimentar alguns desses tnicos. Eles podem elev-la a um nvel superior. Ginkgo Biloba

Um dos mais importantes tnicos medicinais naturais, o Ginkgo biloba intensifica, enormemente, a circulao cerebral, como tambm exerce grandes efeitos sobre o crebro. Um extrato da folha da rvore Ginkgo passou por mais de 200 experincias duplo-cegas controladas, e muitas delas revelaram que o Ginkgo aumenta a capacidade cognitiva.

Ele vem sendo usado, com algum sucesso, plos pacientes com doena de Alzheimer.

Num estudo de 1995, relatado no jornal Human Psycopharmacology, 40 pacientes com mal de Alzheimer tomaram 80 mg de Ginkgo, ou um placebo, trs vezes ao dia, por trs meses. Os pacientes eram avaliados com uma bateria de testes de funo cognitiva, e com exames de eletroencefalografia. Entre os pacientes que estavam tomando o Ginkgo, observou-se uma melhora significativa na psicopatologia, desempenho psicomotor, neurofisiologia e funo cognitiva. A memria e a extenso da concentrao comearam a aumentar no primeiro ms de tratamento. A substncia foi muito bem aceita, pois no houve quaisquer efeitos colaterais. O grupo que tomou placebo no demonstrou melhora objetiva.

Observe que a dose diria de 240 mg empregada nesse estudo mais alta do que a dose tomada pela maioria das pessoas que usam o Ginkgo apenas como um tnico.

Estudos tm indicado uma reao semelhante e positiva ao Ginkgo entre os pacientes com outros tipos de debilitao cognitiva. Em um desses estudos, 79% dos pacientes com insuficincia cerebrovascular mostraram uma fantstica, recuperao depois de terem tomado o Ginkgo.

Em outro estudo de pacientes com demncia degenerativa (ou seja, declnio cognitivo progressivo), os pacientes que usaram o Ginkgo marcaram mais pontos nos testes de avaliao da funo cognitiva, como tambm se sentiram muito mais animados, do que os pacientes submetidos a placebo.

O Ginkgo muitas vezes produz uma reao muito rpida. Em um estudo cruzado duplo-cego, uma nica dose de 600 mg de Ginko fez com que os pacientes com perda de memria sentissem uma significante melhora na memria temporria em uma hora. Nenhuma reao imediata ocorreu nos pacientes que estavam recebendo doses de 120 mg ou 240 mg.

Assim como praticamente todas as substncias medicinais empregadas na funo cognitiva debilitada, o Ginkgo mais indicado para a preveno desses problemas como na recuperao dos problemas cognitivos mnimos do que para reverter uma grave disfuno cognitiva. Desse modo, ele pode provar ser de grande importncia para retardar a progresso do declnio cognitivo, e assim, eficazmente, prevenir os sintomas debilitadores dos ltimos estgios.

Como mencionamos anteriormente, o principal mecanismo de ao do Ginkgo aumento da circulao cerebral, o que muito importante para os pacientes com demncia causada por mltiplos infartos cerebrais. Este tipo de demncia responsvel por quase 20% de todos os pacientes com sintomas semelhantes ao mal de Alzheimer.

O Ginkgo melhora a circulao, em parte, ao abrandar a ao de uma substncia chamada tutor ativador de plaquetas, que interfere na circulao cerebral.

Por ser to benfico para a irrigao sangunea do crebro, o Ginkgo usado por muitas pessoas que sofrem de enxaqueca, que est associada ao distrbio da circulao cerebral. Em um estudo, 80% das pessoas que sofriam de enxaqueca passaram a no ter mais esse tipo de dor de cabea depois que comearam a usar o Ginkgo.

Ele tem se mostrado promissor nos tratamentos de impotncia causados por distrbios da m circulao, como tambm nos tratamentos de vrios outros problemas circulatrios. Estudos revelaram que o Ginkgo abaixa a presso arterial e expande os vasos perifricos.

O Ginkgo demonstrou ter a capacidade de aumentar a tolerncia do crebro deficincia de oxignio. eficaz ao retardar a progresso da catarata, uma doena dos olhos que se desenvolve aos poucos nos idosos e uma das principais causas de cegueira. Acredita-se que a m circulao nos olhos seja o fator que mais contribui para a catarata.

Recomendo o Ginkgo para todos os meus pacientes. Para as pessoas de meia-idade, que no tm disfuno cognitiva aparente, uma dose diria de 90 mg o suficiente. Se j existe um declnio cognitivo, essa dose pode ser elevada para 120 a 160 mg. Se a patologia visvel, os pacientes so aconselhados a tomar de 200 a 320 mg diariamente. Para a maioria das pessoas, 120 mg o bastante. As dosagens devem ser distribudas durante o dia, em trs tomadas.

Alguns fabricantes de complementos comearam a acrescentar outros antioxidantes aos seus produtos de Ginkgo, e isso pode melhorar a sua eficcia.

Mesmo que voc faa apenas uma parte dos programas de longevidade cerebral, deve usar o Ginkgo. Lecitina

Junto ao Ginkgo, ao fosfatidilserina e o ginseng, a lecitina se faz muito importante.

Provavelmente, voc est ingerindo hoje aproximadamente l .000 mg de lecitina dirios como parte de sua alimentao normal, mas essa no a quantidade suficiente para promover a longevidade cerebral.

Como j observamos, o ingrediente ativo da lecitina, a fosfatidilcolina, a matria-prima nutricional da acetilcolina, principal neurotransmissor do raciocnio e da memria.

Muitos estudos e experincias revelaram que a ingesto de lecitina ou fosfatidilcolina pode melhorar a funo cognitiva. Eu mesmo j relatei muitos desses estudos. Como o Ginkgo, a lecitina mais eficaz como um agente preventivo do que curativo. A maioria dos estudos nos quais a lecitina era recomendada aos pacientes com mal de Alzheimer indica que, apesar de muitos pacientes terem carncia de acetilcolina, a lecitina no atua com eficincia para reverter o mal de Alzheimer.

Nos primeiros estgios dos distrbios de memria, a lecitina pode ser benfica. Inmeros estudos tambm mostraram que nas pessoas saudveis ela pode intensificar a capacidade mental.

Alm de ser o "principal ingrediente" da acetilcolina, a fosfatidilcolina usada para recuperar e manter os neurnios. usada ainda fora do crebro, no metabolismo das gorduras, para regular o colesterol e na produo da bainha de mielina que circunda os nervos. Para uma eficcia mxima, a lecitina pode ser tomada com a vitamina B5 e tambm com o nutriente DMAE.

Apesar de o DMAE poder ser, de alguma forma, um estimulante para muitas pessoas, ele no deveria ser tomado por pessoas com depresso bipolar, ou seja, as que so "manaco-depressivas", porque ele pode agravar a fase depressiva do ciclo.

A fosfatidilcolina pode ser ingerida no s com a lecitina, como tambm pode ser tomado com o bitarcarato de colina ou cloreto de colina. Ambos os nutrientes podem produzir um leve odor de "peixe" e, ocasionalmente, diarria.

A lecitina encontrada nas lojas de produtos naturais e supermercados. 30 a 55% pura em fosfatidilcolina. Verifique o rtulo da lecitina para ver quanto do ingrediente ativo est presente. A lecitina no txica e pode ser tomada em altas doses sem produzir qualquer efeito colateral. Uma dose aceitvel seria 1.500 mg dirios, para uma pessoa sem qualquer distrbio cognitivo. Se os primeiros estgios de debilitao da memria j esto presentes, essa dose deveria ser aumentada para 10.000 mg ao dia. Os pacientes com distrbio profundo da memria no devem esperar que essa substncia exera qualquer impacto em seu problema. Fosfatidilserina

Como um tnico cerebral extremamente benfico, a fostatidilserina (ou FS) quimicamente similar fosfatidilcolina encontrada na lecitina. menos abundante na lecitina do que a fosfatidilcolina, e tambm no facilmente encontrada em outros alimentos comuns. Desse modo, deve ser tomado na forma de plula.

Numa srie de estudos, mostrou-se capaz de melhorar a funo cognitiva, pois a FS um tipo comum de gordura, ou seja, o fosfolipdio, encontrado em todas as clulas corporais, sendo mais abundante no crebro do que cm outros rgos. especialmente profuso nas membranas celulares dos neurnios e essencial para que essas membranas se mantenham facilmente permeveis, de maneira que os nutrientes possam penetrar e os resduos possam sair.

Assim, ele ajuda as clulas cerebrais a conduzir os impulsos nervosos e a liberar quantidades apropriadas de neurotransmissores. Essas duas aes

fazem com que os neurnios se comuniquem melhor uns com os outros.

Muitos estudos relatam que a FS til para as pessoas com debilitao da memria associada idade. Tambm auxilia a otimizar a funo cognitiva nas pessoas que no apresentem deteriorao desta funo.

Em um estudo, um grupo de pacientes com debilitao da memria, e idade mdia de 64 anos demonstrou uma melhora significativa aps o uso de FS. Eles foram bem numa srie de testes de memria, inclusive aqueles para recordar nmeros de telefone, objetos perdidos ou material escrito. Alm disso, tambm houve melhora na capacidade de concentrao enquanto liam, conversavam e faziam suas tarefas.

Os pesquisadores disseram que a FS tinha feito com que esses pacientes "voltassem no relgio" 12 anos ajudando-os a atingir a mdia da "idade cognitiva" comum aos 52 anos.

Estudando pacientes saudveis, descobriu-se que em uns a FS diminua a produo de hormnios do estresse, e em outros revelava um aumento da presena das calmantes ondas alfa cerebrais, em 15a 20%, aparentemente pela intensificao do sistema colinrgico cerebral base de acerilcolina. Tambm mostrou aliviar os sintomas depressivos num grande nmero de pacientes com depresso clnica.

A FS pode ser comprada na maioria das lojas de produtos naturais. Uma dose razovel para um paciente de longevidade cerebral seria 100 a 300 mg dirios, dependendo do grau do declnio cognitivo do paciente. Qualquer coisa abaixo de 100 mg intil.

H muitos anos, a FS era derivada do crebro dos animais. Hoje, devido aos avanos tecnolgicos, extrada da lecitina de soja.

Muitos pacientes me relatam que a FS tem um impacto positivo sobre suas funes cognitivas. Acetil L-Carnitina

Uma substncia comum que auxilia na funo cognitiva, a ALC melhora o metabolismo da energia nas "usinas eltricas" do crebro (as mitocndrias) ao dinamizar a transferncia dessa energia atravs de suas membranas.

Ele reduz a produo intracelular de radicais livres, que so ocasionados pela oxidao dos cidos graxos.

A ALC tem a fascinante capacidade de melhorar a comunicao entre os dois hemisfrios do crebro. Outra substncia conhecida que tambm faz isso a droga farmacutica piracetam. Quando essa melhora ocorre na comunicao, ela estimula a criatividade e ajuda os pacientes a alcanarem uma capacidade cognitiva mais "equilibrada". Num estudo feito sobre a ALC com 279 pacientes com declnio cognitivo leve ou moderado, uns consumiram placebo, outros 1.500 mg dirios de ALC. Aqueles que tomaram a ALC melhoraram significativamente sua performance nos testes objetivos de funo mental. Aqueles que tomaram placebo no mostraram qualquer progresso.

Em outro estudo, os pacientes eram testados em sua capacidade de sair de um labirinto. Depois de tomarem ALC, o tempo levado para sair do labirinto reduziu-se em 43%.

Noutro interessante estudo sobre a capacidade da ALC de melhorar a comunicao entre os dois hemisfrios do crebro, os pacientes destros foram testados em sua habilidade para sair de um labirinto impresso. Primeiro, eles tinham de usar a mo direita, e depois, a esquerda. Nos primeiros testes, eles se saram melhor com a mo direita, que a resposta esperada entre os destros. Depois de tomarem a ALC, os que fizeram o teste com a mo esquerda se saram quase to bem quanto os que o fizeram com a direita. Isso sugere uma melhora na coordenao dos hemisfrios.

AALC tambm eficaz para os pacientes com debilitao da memria associada idade. Num outro estudo, os pacientes com esse tipo de distrbio que ingeriram a ALC melhoraram seus pontos nos testes cognitivos e relataram estarem mais bem-humorados.

A ALC to promissora que a importante companhia farmacutica Sigma Tau est investindo uma considervel quantia nos estgios finais do teste de eficcia, na Universidade de Stanford, com esperana de patentear esse composto para uso na Europa.

O nico problema com a ALC seu custo. Um suprimento para um ms um vidro com 100 plulas (de 500 mg cada) custa aproximadamente U$ 75,00, j includo o desconto. Desse modo, o tnico medicinal natural mais caro para o tratamento do crebro.

Para muitos dos meus pacientes, prescrevo 250 mg de ALC por dia. Se o paciente sofre de um declnio cognitivo substancial, recomendo at 500 mg trs vezes ao dia. Aconselho que os pacientes tomem a ALC junto com a fosfatidilserina, porque as duas substncias se potencializam. Ginseng

Essa erva tem surpreendentes efeitos neurolgicos e , particularmente, ativa para interromper a superproduo de cortisol.

O ginseng, como voc sabe, considerado o "Cadilac" dos tnicos medicinais asiticos. amplamente usado na Amrica, Europa e em todo Oriente, e vem sendo empregado medicinalmente h milhares de anos.

O ginseng muito apreciado entre os profissionais da tradicional medicina chinesa. Um imperador chins pagou uma vez o equivalente a 30.000 dlares por uma raiz bem desenvolvida. Nos Estados Unidos, essas razes foram vendidas acima de U$ 10.000 dlares nos ltimos anos. Apesar de ser ridculo pagar essa quantia pelo ginseng, esses altos preos ilustram o fascnio exercido por essa erva.

O ginseng se tornou a principal mercadoria na Europa nos anos 1600, depois que o Rei do Sio deu a raiz de presente para Lus XIV. Nos Estados Unidos, o ginseng passou a ser um tnico medicinal popular em meados dos anos 1700. Na verdade, ele foi o principal produto colhido e comercializado por Daniel Boone, que, s vezes, trazia 15 toneladas das fronteiras do Kentucky, onde ele era cultivado, para o Oeste dos Estados Unidos. Em Kentucky, o ginseng ainda rende U$ 11 milhes por safra.

Segundo a perspectiva oriental, o ginseng um agente vitalizador e harmonizador que restaura a "energia yang". Ele no usado plos profissionais da medicina tradicional chinesa como um agente curativo, mas sim como um fortificante de vrios rgos, glndulas e sistemas de energia, para que eles possam curar a doena. Na medicina tradicional chinesa, o ginseng considerado eficaz para minorar a fadiga, a impotncia e os efeitos gerais do envelhecimento.

O ginseng um adaptognio um composto que ajuda o organismo a se adaptar aos fatores estressantes fsicos e psicolgicos. Segundo a interpretao ocidental, ele faz isso ao intensificar a produtividade das glndulas supra-renais.

Ele considerado pelos profissionais ocidentais um "estimulante equilibrado" porque produz vivacidade sem provocar uma reao nervosa ou tremulante. Ele faz isso ao estimular simultaneamente o sistema nervoso adrenrgico (ou adrenal) e o sistema nervoso colinrgico (ou "calmante"). Estimula o sistema adrenrgico via glndulas supra-renais e ativa o sistema colinrgico via "formao reticular" do crebro.

Para meus pacientes de longevidade cerebral, o mais importante atributo do ginseng sua habilidade bioqumica mpar para cortar a liberao de cortisol.

Como mencionamos anteriormente, a adrenalina e o cortisol so ambos hormnios excitadores, porm o cortisol tem um efeito mais duradouro. Como o cortisol permanece por mais tempo no sistema do que a adrenalina, ele mais devastador do que esta.

O ginseng interrompe a liberao excessiva de cortisol ao diminuir a demanda de cortisol. Ele faz isso ao estimular a produo de adrenalina (e no necessariamente a liberao). Quando o suprimento de adrenalina aumentado, o organismo no precisa liberar tanto cortisol em resposta a situaes estressantes.

Muitos estudos demonstraram que, quando o ginseng tomado regularmente, a reao supra-renal a uma situao estressante mais rpida e mais adrenalina liberada. Como uma reao a essa abundante

secreo de adrenalina, o hipotlamo e a glndula hipfise que controlam a produo de ambos, adrenalina e cortisol "decidem" no mais produzir altas quantidades de cortisol. Alm disso, o ginseng, bioquimicamente, capacita as supra-renais a "parar" rapidamente assim que a situao estressante tenha passado. Desse modo, ele tem a qualidade superior de fazer com que a reao de estresse seja mais eficiente. No jargo mdico, o ginseng "limita" essa reao.

Inmeros estudos demonstraram que o ginseng intensifica a funo cognitiva, aparentemente devido a sua habilidade de evocar um estado estvel de vivacidade.

Em uma das mais recentes experincias realizadas com o ginseng, os operadores telegrficos que receberam ginseng foram capazes de fazer seu trabalho consideravelmente mais rpido e ainda deixaram de cometer 10% de erros.

Em outra experincia, 80% dos pacientes que tomaram ginseng aumentaram a velocidade de suas reaes a uma sugesto.

Ainda, outras experincias mostraram que os alunos que usavam ginseng melhoraram sua pontuao nos testes de funo cognitiva numa mdia superior a 50%. Esses testes enfatizavam um tempo de reao rpido e habilidade de raciocnio.

Outros estudos revelaram que o ginseng aumenta a energia fsica e mental e ajuda as pessoas a resistir s doenas associadas ao estresse.

Existem muitas marcas e variedades de ginseng. Entre as mais populares est uma chamada ginseng Panax, que era produzida em abundncia, mas agora amplamente industrializada na China, Japo, Rssia e Coria do Sul. Outra qualidade excelente de ginseng o americano Panax quinquefolium, que cresce naturalmente no Norte dos Estados Unidos e nas montanhas dos Apalaches. Esse tipo de ginseng tambm industrializado, principalmente em Wisconsin.

Na Rssia, uma variedade conhecida como ginseng siberiano muito abundante. O ginseng siberiano industrializado na Rssia, China, Coria e

Japo. Essa variedade uma das mais encontradas nas frmulas destinadas a ativar a funo cognitiva.

H uma discordncia quanto ao melhor tipo de ginseng. Alguns especialistas acham que o americano tem altas quantidades de ingredientes ativos, enquanto outros acreditam que o siberiano um adaptognio mais eficaz.

Outrossim, entre os trs tipos principais de ginseng, h vrios graus de qualidade. Por exemplo, o ginseng selvagem considerado mais eficaz do que o industrializado. A eficcia do ginseng est. tambm relacionada qualidade do solo em que ele cresce, durao desse crescimento, ao clima no qual ele se desenvolveu e aos mtodos plos quais ele foi processado.

Desse modo, como a qualidade pode variar muito, recomenda-se comprar de um varejista de confiana. Para obter os efeitos cognitivos mencionados, prefiro o tipo siberiano.

Uma dose razovel de ginseng varia de 750 mg a 1.500 mg por dia, dependendo de sua condio mdica e da qualidade do produto.

Um dos produtos do ginseng que recomendo para os pacientes um remdio de patente chinesa chamado Ching Chun Bao. Ele contm o Manchurian Real, que talvez seja o tipo mais forte de ginseng, assim como outras de ervas medicinais chinesas.

O Ching Chun Bao foi o primeiro a ser colocado em frmulas durante o reinado do terceiro imperador da dinastia Ming; por isso, tem um longo e rico histrico de uso. Os antigos mdicos chineses afirmavam que o Ching Chun Bao "prolongava a vida e conservava a juventude". Nos ltimos anos, os profissionais do Hangzhou Traditional Chinese Medical Institute fizeram dois estudos, ainda no concludos, com uma combinao de animais e seres humanos. Em todos esses estudos, os pesquisadores observaram uma melhora objetiva ou subjetiva depois do uso da frmula. Os pacientes que ingeriam o Ching Chun Bao relataram aumento de vigor, mais resistncia fadiga e tambm melhoras nas funes cognitivas e memria. Algumas mulheres que o usavam relataram um recomeo da menstruao psmenopausa. Os animais que tomaram esse produto cresceram mais rpido e tinham mais resistncia s doenas do que aqueles que no estavam sendo submetidos a esse tratamento.

Recomendo a ingesto de quatro a oito comprimidos de Ching Chun Bao, diariamente, aos meus pacientes do programa de longevidade cerebral. Dmae

O DMAE, ou seja, dimetilaminoetanol, uma adio relativamente recente famlia dos tnicos cognitivos que tem-se mostrado de considervel valor. Ajuda o organismo a produzir acetilcolina, principal neurotransmissor da memria e do raciocnio.

O DMAE produz a acetilcolina quando combinado com a fosfatidilcolina (derivada da lecitina) e a vitamina B5. Em alguns pacientes, ele produziu efeitos que eram quase to impressionantes quanto aqueles que surgem pelas potentes drogas farmacuticas como a tacrina.

Definitivamente, o DMAE aumenta a memria a memria a curto prazo, em particular, que depende muito de nveis adequados do acetilcolina. Tambm aumenta a capacidade de concentrao e aprendizado.

Em alguns pacientes, o DMAE que estimula o sistema nervoso central tem melhorado o humor e as percepes subjetivas de bem-estar.

Ocasionalmente, os pacientes se sentiro excessivamente estimulados pelo DMAE. Quando isso acontece, diminuo a dose. Mesmo nesses casos, porm, o DMAE no produz "efeito de rebote" da letargia, como muitos estimulantes provocam. Ao invs, ele propicia um plat estvel de estmulo, e, algumas vezes, causa insnia.

Os pacientes que sofrem de epilepsia ou de depresso bipolar, so aconselhados a no usar o DMAE, porque ele pode agravar ambos esses distrbios.

Uma dose prudente de DMAE , em mdia, de 50 a 100 mg.

Os Produtos Do Suco Vegetal

Esses produtos podem incluir uma variedade relativamente ampla de substncias, muitas das quais parecem intensificar a funo cerebral.

As substncias mais comuns encontradas nesses produtos so a alga marinha, o trigo integral, a cevada, a aveia, a espirulina, a clorela e as algas das rodimeniceas. Alm disso, muitos desses produtos so guarnecidos com uma srie de outros tnicos cerebrais naturais, inclusive o astrgalo lecitina, p de suco de beterraba, plen de abelha, ginkgo e extratos de ch verde.

Devido a essa ampla variedade de ingredientes, esses produtos oferecem ao paciente um verdadeiro bufe de micronutrientes. Muitas vezes esses micronutrientes so componentes qumicos ocultos que esto presentes na maioria dos alimentos.

De particular importncia para os pacientes do programa de longevidade cerebral so as combinaes dos aminocidos (ou protenas parciais), abundantes nos produtos do suco vegetal. Esses so chamados de peptdios, e podem ser transformados pelo organismo em neuropeptdios. Como voc pode se lembrar, os neuropeptdios, como as beta-endorfinas, um dos principais elos entre a mente e o corpo.

Alm de suprir os peptdios, os produtos do suco vegetal tambm so ricos em nove aminocidos essenciais que no podem ser fabricados pelo organismo c devem ser ingeridos como nutrientes. Esses nove aminocidos so: Triptofano, Lisina, Leucina, Metionina, Fenilalanina, Valina, Treonina e Isoleucina. Estou certo de que voc se lembrar que dois desses aminocidos o triptofano e a fenilalanina so as principais "matriasprimas" para os importantes neurotransmissores serotonina e noradrenalina.

Os produtos do suco vegetal tambm esto entre as poucas fontes comuns de nutrientes de clorofila, que ativa as enzimas responsveis pela produo das vitaminas E, A e K. Curiosamente, a clorofila tem quase a mesma estrutura molecular da hemoglobina, que transporta o oxignio para todo o corpo.

Esses produtos tambm so extraordinariamente ricos em minerais compostos, dos quais muitas pessoas com declnio cognitivo so deficientes. Esses minerais so os catalisadores que fazem com que as vitaminas e as enzimas executem suas vrias funes. Aconselho os pacientes a tomarem seu suco vegetal logo pela manh, como parte do desjejum. Para a maioria das pessoas, esses produtos trazem uma agradvel sensao de estmulo. Esse estmulo no como a montanha russa do estmulo do caf, ao invs, um influxo de energia estvel. Ocasionalmente, os pacientes relatam que seu suco vegetal excessivamente estimulante. Quando isso acontece, reduzo a dose.

H muitas marcas de produtos do suco vegetal, mas meu favorito contm uma vasta diversidade de fontes de nutrientes. Muitos de meus pacientes que usam um produto do suco vegetal informam um notvel aumento em sua capacidade cognitiva, assim como em seus nveis de energia e bemestar. O Ch Verde

O ch verde pode ser til de trs maneiras: um poderoso antioxidante; uma rica fonte de "flavonides", que reduz o risco de derrames; e contm cafena, que pode ser um agente eficaz na intensificao da funo cognitiva, quando usada com cautela.

O ch verde contm os antioxidantes polifenois, inclusive as catequinas e quercetina, que podem impulsionar a atividade antioxidante no sangue em at 50%. Esse aumento de atividade ocorre aproximadamente meia hora depois de se tomar o ch.

O ch verde tambm melhora a eficincia do sistema enzimtico de desintoxicao no fgado. Desse modo, ele consegue ajudar o organismo a se livrar das toxinas antes que elas danifiquem as clulas.

interessante notar que apesar de o ch verde ter sido introduzido recentemente na mdia, por suas propriedades promotoras de sade, o ch preto tambm pode ser benfico. O ch preto, o tipo comum de ch consumido na maioria dos pases ocidentais, no contm catequinas. Mas contm outros antioxidantes que no existem no ch verde.

O ch preto e o ch verde so ricos em flavonides, compostos semelhantes s vitaminas, que naturalmente esto no ch, e tambm nas frutas e vegetais. Os flavonides tendem a tornar as clulas do sangue menos propensas coagulao. Alm disso, eles podem ajudar a reduzir o risco do derrame, inclusive os "miniderrames" que podem causar sintomas similares aos do mal de Alzheimer. Num recente estudo, os homens que fizeram alta ingesto de flavonides mostraram uma taxa de risco de derrame 73% menor que a de um grupo-controle, durante um perodo de 15 anos. No estudo, os homens obtinham aproximadamente 60% de seus flavonides no ch.

A cafena do ch tambm pode beneficiar a percepo, caso seja ingerida em quantidades moderadas. Outras bebidas que contm cafena, como o caf e os refrigerantes cola, tambm podem ajudar o raciocnio e a memria, se usadas apropriadamente.

A cafena, na verdade, o produto para o aumento cognitivo mais usado em nossa sociedade. Testes numerosos provaram que, quando usada em quantidades moderadas, a cafena dinamiza a concentrao e a vivacidade. Em virtude de ser um estimulante, ela aumenta a produo de adrenalina e pode, temporariamente, melhorar a memria e o humor.

O caf contm inmeras substncias bioquimicamente semelhantes aos pios. Portanto, pode causar estimulao e relaxamento simultneos.

Ainda assim, muitas pessoas consomem a cafena em excesso. Acho que isso acontece porque elas simplesmente no tm energia natural suficiente. Em vez de dormirem bem, se alimentarem bem e fazerem exerccio para obter a energia de que precisam, elas dependem da cafena para estimullas ao longo do dia. A conseqncia, a curto prazo, dessa dependncia nervosismo, irritabilidade, insnia, o "efeito de rebote" da letargia e cansao mental. A longo prazo, o preo o desgaste das glndulas supra-renais e um corpo exausto por estimulao artificial.

Desse modo, est claro que a cafena, se usada em excesso, pode elevar os nveis do colesterol LDL, que prejudica as artrias. A cafena tambm tem relao com os ciscos de mama nas mulheres. Pesquisas indicaram que 200 mg de cafena podem ser consumidos por dia, sem qualquer risco aparente. Eu fao uma abordagem mais cautelosa e

recomendo no mais de 100 mg por dia.

A seguir, esto as quantidades de cafena encontradas numa nica poro de vrias bebidas.

TEOR DE CAFENA (em miligramas)

Caf Ch Feito em cafeteiras 110-150 1 minuto de infuso 9-33 Expresso 100-150 3 minutos de infuso 20-46 Coado 64-124 5 minutos de infuso 20-50 Instantneo 40-108 Descateinado 2-5

Refrigerantes

Dr. Pepper 61 Colas 30-60 Mountamin Dew 52 Mellow yellow 51 Bebidas Diet 44

COENZIMA Q-10 til para muitos pacientes do programa de longevidade cerebral, principalmente porque aumenta o potencial energtico gerado em cada uma das clulas do corpo, inclusive os neurnios, a coenzima Q-10, ou CoQ, encontrada em todas as clulas do corpo e ajuda as "usinas eltricas" (as mitocndrias) a produzirem energia.

A CoQ sintetizada a partir dos aminocidos fenilalanina e tirosina, e qualquer pessoa que no receba uma quantidade suficiente desses nutrientes pode estar com dficit de CoQ. Os sintomas desse dficit podem ser a fadiga, letargia mental ou depresso.

Alm de suprir energia, a CoQ mostrou-se eficaz como terapia nutricional complementar para a insuficincia cardaca congestiva, angina de peito, presso alta e arteriosclerose. Nos animais, ela mostrou aumentar a durao da vida. Estudos feitos na Escola de Medicina de Harvard revelaram que um poderoso antioxidante no crebro.

A CoQ teve sua segurana analisada minuciosamente e no apresentou qualquer efeito colateral.

Tendo como base recentes pesquisas, uma boa dose diria para a maioria das pessoas de 100 mg.

Outra coenzima, que alguns pesquisadores acreditam ser igualmente til para a funo cognitiva, a NADH. A NADH est presente em todas as clulas do corpo e desempenha um papel importante na produo de energia. Uma pesquisa recente revelou que a combinao da co-enzima Q10 e a NADH potencializa os efeitos neuroprotetores de ambas as substncias.

A seguir est uma lista dos tnicos medicinais naturais mais apropriados para a longevidade cerebral e suas doses usuais.

Contudo, essas doses podem no ser apropriadas para todos os pacientes, porque as pessoas tm uma ampla variedade de necessidades. Os pacientes com freqncia devem tomar mais de um tnico.

TNICOS MEDICINAIS NATURAIS

Dose Diria

Ginkgo biloba......................................................60-120 mg Fosfatidilcolina (da lecitina).................................1.500-10.000 mg Fosfatidilserina....................................................100-300 mg Acetil-L-carnitina.................................................250-1.500 mg Ginseng.750-1.500 mg Ching Chun Bao...4-8 comprimidos DMAE..................................................................50-100 mg Produtos do "Suco Vegetal"................................ Uma poro Ch verde............................................................1-2 pores Coenzima Q-10....................................................30-100 mg

Como os trs captulos anteriores mostraram, a funo cerebral pode ser poderosamente influenciada pela terapia nutricional.

Esses captulos demonstraram que grande parte do benefcio derivado da terapia nutricional vem de sua habilidade de compensar os efeitos prejudiciais do estresse.

Agora hora de lidar diretamente com esse estresse.

Um Caso Ilustrativo

As Medicaes Nootrpicas Podem Produzir uma Srie de Efeitos

T.G., de 42 anos, era um paciente que ansiava por ter uma memria afiada. T.G. era comerciante de gado, radicado no Oeste dos Estados Unidos, e conduzia todas as suas transaes por computador. Todos os meses, passavam milhes de dlares atravs de sua rede de negcios, e era imperativo que ele guardasse dzias de detalhes em sua mente o tempo

todo. Se apenas dois detalhes escapassem de sua mente, isso poderia custar a ele, ou a seus clientes, muitos milhares de dlares.

Anos antes de encontr-lo, T.G. tinha escalado as Rochosas do Colorado; foi quando se exercitou extenuadamente em altitude muito elevada, e isso lhe causou um edema pulmonar traumtico, que roubou o oxignio de seu crebro. O resultado foi edema cerebral e perda de clulas cerebrais.

Desde aquela leso, T.G. passou a sofrer lapsos intermitentes de memria e disfuno cognitiva. Em geral, sua capacidade para raciocinar e lembrar era quase perfeita. Porm, muitas vezes sua memria ficava "confusa" e ele acabava por esquecer uma informao importante. Algumas vezes, tambm sentia lentido na sua capacidade de processamento cognitivo e no conseguia se concentrar com maior firmeza. Esses lapsos cognitivos ocorriam com mais freqncia quando ele estava cansado, estressado ou um pouco doente. Seu trabalho era, na verdade, estressante, pois comeava s 4:30 da manh, todos os dias.

T.G. tentou evitar que seus lapsos mentais afetassem seu trabalho, mas isso estava comeando a ficar difcil. Seu trabalho exigia um alto nvel da funo cognitiva durante todo o tempo.

Quando ele comeou seu programa de longevidade cerebral, administrei-lhe uma alta dose de Ginkgo biloba, com a finalidade de intensificar a circulao cerebral. Tambm recomendei que ele comeasse um programa consciente de exerccios, para potencializar essa circulao.

Alm disso, receitei o piracetam. Achei que isso iria ajudar no s a acelerar sua recuperao da falta de oxignio (hipoxia), como tambm teria um impacto positivo sobre sua memria enfraquecida.

Naquela poca, o piracetam no era considerado pela maioria dos pesquisadores um medicamento que aumentasse a memria, mas eu acreditava que sabia mais sobre essa droga do que muitos pesquisadores.

Meu conhecimento chegara a mim por acaso. Um ano antes de comear a tratar de T.G., fui a Bruxelas para me reunir com mdicos europeus que estavam trabalhando com as drogas nootrpicas. Certa tarde, um dos

mdicos com quem tive contato apareceu de repente no apartamento onde eu e minha mulher estvamos. Era um apartamento elegante que pertencia ao pai de minha mulher, na poca um diplomata servindo em Bruxelas e tinha um circuito fechado de televiso pelo qual podamos ver os convidados medida que eles entravam no salo de espera. O senhor que estava entrando parecia ser conhecido.

Quando o cumprimentei, esqueci seu nome.

Foi a que ele disse que era da Romnia. Romnia! Ento, o senhor deve conhecer a Dra. Ana Asian ela era a falecida criadora do remdio de rejuvenescimento Gerovital. , eu conhecia a Ana. s vezes eu usava o medicamento que ela desenvolveu, e s vezes ela usava o meu. Seu medicamento? Estava confuso. Desculpe, mas eu no me lembrei de seu nome quando o senhor entrou. Giurgea, Cornelius Giurgea.

Exclamei: "Dr. Giurgea!". Era como se voc encontrasse um guitarrista fantstico num clube s escuras, e ele dissesse: "Oi, sou o Eric Clapton".

Dr. Cornelius era o famoso inventor do piracetam, o medicamento nootrpico que rende mais de U$ 1 bilho em vendas todos os anos.

H muito desejava encontrar o Dr. Giurgea, mas achava que iria me deparar com algum muito mais velho. Dr. Giurgea aparentava ser 20 anos mais jovem.

Pedi ao Dr. Guirgea para me contar a histria do desenvolvimento do piracetam. E ele me disse que o desenvolveu para um nico paciente, um dos grandes heris de guerra de seu pas, que teve o crebro danificado, o que lhe causava graves vertigens. A composio que Dr. Giurgea desenvolveu a primeira verso do piracetam curou a vertigem do heri de guerra. Na verdade o heri se recuperou to completamente que comeou a dirigir motocicleta, at o dia em que sofreu um acidente que resultou em significativa debilitao da memria.

No havendo qualquer remdio para aplicar num distrbio de memria, Dr. Giurgea submeteu seu paciente a altas doses de piracetam, e ele experimentou outra surpreendente recuperao.

Ento, Dr. Giurgea disse: Como voc pode ver, alguns desses medicamentos que desenvolvemos podem ajudar o crebro a se expandir por muitos anos.

Foi daquele encontro que obtive o conhecimento antes de outros pesquisadores de que o piracetam poderia minimizar a debilitao da memria em alguns pacientes com a mente j prejudicada. Quase um ano depois, apliquei esse pouco de conhecimento que obtive em T.G.

Depois que comeou a tomar o piracetam, T.G. deu uma reviravolta surpreendente. Ele no deixava de tom-lo, e tambm aderiu a outros elementos do programa.

Sua memria se tornou afiada como a lmina de uma faca, e ele passou a se concentrar com a intensidade do raio laser. Hoje, T.G. no mais requer doses regulares de piracetam. Ele apenas o toma numa pequena quantidade, a fim de ajud-lo a recuperar seu vigor mental.

Seus problemas de memria acabaram h quase quatro anos, e espero que nunca mais voltem. E, provavelmente, no voltaro. A menos, claro, que ele comece a dirigir motocicleta.

Vitamina B12

A vitamina B12 uma importante substncia para a sua sade e para a melhora da performance. Veja a seguir o porqu.

Benefcios para a sade: A vitamina B12 uma vitamina solvel em gua necessria para a atividade normal da clula nervosa, a replicao do DNA e a produo de uma substncia que afeta o humor chamada de SAMe (S-adenosil-Lmetionina). A vitamina B12 age com a vitamina B6 e o cido flico para controlar os nveis de hemocistena. O excesso de hemocistena est associado a diversos problemas de sade. A vitamina B12 tambm ajuda na formao da hemoglobina (importante para evitar anemia) e na manuteno da bainha de mielina, uma substncia que cobre os nervos e permite que eles funcionem bem. O corpo tambm precisa dessa vitamina para a replicao celular, para o metabolismo de energia e para criar o material gentico das clulas, conhecido como DNA e RNA. Benefcios para a performance: O aumento de energia decorrente do consumo de vitamina B12 em pessoas sem deficincia ainda questionvel, porm, no existem dvidas de que a deficincia desta vitamina causa perda de performance e energia. Mesmo que a deficincia no seja comum em pessoas saudveis normais, o corpo de um esportista ou praticante de atividade fsica tem necessidades extras devido aos exerccios intensos e mudanas nos hbitos alimentares, que faz com que eles no possam ser comparados mdia das pessoas, que so menos ativas. Esportistas e praticantes de atividades fsicas consomem vitamina B 12 buscando normalmente os seguintes benefcios:

Ajudar na produo de energia por meio da utilizao ideal das protenas, carboidratos e gordura. Ajudar na formao das clulas vermelhas do sangue. Ajudar na manuteno do funcionamento adequado do sistema nervoso.

Deficincias e necessidades: A deficincia de vitamina B12 pode causar fadiga, confuso, perda de memria, fraqueza muscular e outros sintomas causados pelos danos nos nervos. A vitamina B12 a nica vitamina B que o corpo armazena em quantidades substanciais. Alm disso, a maioria das pessoas consegue consumir quantidades adequadas desta vitamina na alimentao. Porm, para o corpo absorver esta vitamina, ela tem que ser separada da protena dos alimentos, processo que envolve a participao de enzimas digestivas, cido estomacal e o fator intrnseco. Assim, a vitamina B12 capaz de se juntar ao fator intrnseco e ser transportada at o jejuno (intestino pequeno), onde ser absorvida. Algumas pessoas no so capazes de produzir quantidades suficientes de fator intrnseco ou cido estomacal medida que vo envelhecendo, e isso favorece o surgimento de deficincias. Alguns especialistas estimam que cerca de 20% das pessoas mais velhas so deficientes em vitamina B 12mas no sabem. [2, 3, 4] Vegetarianos, especialmente os que evitam tambm os produtos derivados do leite e ovos, freqentemente se tornam deficientes de vitamina B12, no estanto, este processo demorado. A deficincia de vitamina B12 tambm mais comum em pessoas com problemas de absoro, normalmente associadas a problemas de sade [5] Pessoas que consomem muita bebida alcolica normalmente possuem menores concentraes de B 12, uma vez que o consumo em excesso de lcool impede a absoro deste nutriente. Mesmo que as quantidades de B12no sangue de alcolatras sejam maiores, a reserva desta vitamina nos tecidos normalmente deficiente. [15,16] Fontes de vitamina B12: Alimentos ricos em vitamina B12 so levedo de cerveja, cereais integrais, leite, vegetais verdes, batatas, peixes, ovos, carnes, etc. No campo da suplementao, mesmo que existam suplementos puros de vitamina B 12, ela mais freqentemente consumida como parte de um suplemento do complexo B ou de um multivitamnico. Normalmente as vitaminas B so consumidas junto com as refeies. A suplementao oral com vitamina B12 geralmente no est associada a nenhum efeito colateral. O corpo excreta o excesso pela urina

Potrebbero piacerti anche