Sei sulla pagina 1di 1

4

ATRIBUNA VITRIA, ES, QUINTA-FEIRA, 23 DE FEVEREIRO DE 2012

Cidades
Apesar da campanha do Ministrio da Sade de incentivo ao parto normal, o nmero de cesarianas no Estado 78% maior
Christian do Nascimento Lusa Torre a hora de escolher a melhor maneira de trazer um filho ao mundo, as mulheres querem segurana e rapidez ao dar luz. Isso o que dizem mdicos, que tm visto na cesariana uma boa opo de parto. Apesar da campanha do Ministrio da Sade de incentivo ao parto normal, no Esprito Santo, o total de cesarianas em 2011 foi considerado alto. Foram realizadas 29.851 cesreas contra 16.964 partos normais, o que representa um nmero 78,81% maior. A Organizao Mundial da Sade (OMS) recomenda que as cirurgias representem at 15% dos partos.
Uma das justificativas apontadas por especialistas para a diferena nos nmeros que o procedimento normal pode ser demorado, chegando a at 12 horas, enquanto as cesarianas so mais rpidas. O presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrcia do Esprito Santo, Fabio Leal, afirmou que o parto normal pode trazer complicaes para me e beb. O parto normal um procedimento muito demorado e exige muito mais fisicamente da mulher, enquanto a cesrea um procedimento cirrgico rpido e de menor risco para me e filho. O presidente do Sindicato dos Mdicos do Esprito Santo (Simes) e ginecologista Otto Baptista destacou que a cesariana menos traumtica para a mulher. O parto normal mais delicado e dolorido. uma evoluo, muitas mulheres no querem complicaes e preferem a cesariana. J para o ginecologista Richard Tanure, o alto nmero de cesreas reflexo de um pr-natal mal feito. As pacientes chegam sem orientao e sem pacincia, no sabem quando a dor normal e quando contrao. Isso repercute na hora de ganhar o nenm. O chefe da diviso de tocoginecologia do Hospital das Clnicas, Justino Mameri Filho, destacou que a vontade da mulher deve ser respeitada. Ele afirmou, no entanto, que no Sistema nico de Sade (SUS) a deciso pelo parto normal ou cesariana dos mdicos que acompanham a grvida. Embora o nmero de cesarianas seja maior que o de partos normais, a Secretaria de Estado da Sade (Sesa) informou que tem desenvolvido melhoria nos prnatais. Acompanhamos as gestantes e sugerimos que escolham o parto normal, disse a gerente da normalizao da Sesa, Gergia Lopes.

FALE COM A EDITORA

GIOVANA RANGEL E-MAIL: cidades@redetribuna.com.br

Mdicos em defesa da cesariana


ESPERA DE SOPHIA
JUSSARA MARTINS/AT

OS NMEROS
2009 Normal 21.602 Cesrea 30.139
FONTE: SESA.

2010 20.370 31.714

2011 16.694 29.851

O QUE ELES DIZEM


JULIA TERAYAMA - 15/09/2010 MARCELO ANDRADE - 02/01/2012 ANDRESSA CARDOSO - 21/06/2010

Ela optou pelo parto normal

As mulheres no querem complicaes no parto e preferem a cesrea


Otto Baptista, presidente do Sindicato dos Mdicos do Esprito Santo

A cesariana a evoluo do parto. rpida e no causa trauma para a mulher

Fbio Leal, presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrcia do Estado

O parto normal mostra menos complicaes do que a cesariana. Mas muitas mulheres o ignoram

Paulo Batistuta, ginecologista obstetra

Grvida de sete meses e me de Gabriel, 12, e Stephanie, 20, a autnoma Stefnia Luzia Pessotti de Abreu, 38, optou pelo parto normal para dar luz Sophia Emanuelly. Quero optar pelo parto normal, acho mais saudvel tanto para mim quanto para meu beb. A recupera-

o mais rpida e o risco menor. S trocaria o normal pela cesariana se fosse necessrio, afirmou. Segundo ela, os dois filhos nasceram pelo mtodo tradicional. Tentei convencer uma amiga, mas ela escolheu cesariana por medo da dor, que d para suportar.

ACERVO PESSOAL

SAIBA MAIS

Doze horas a mdia do trabalho de parto


Parto normal
> A INTERNAO para o parto normal

Escolha para no sentir dor


A publicitria Juliana Guimares, 24, optou pela cesariana na hora de dar luz sua filha Sofia, hoje com 9 meses. Para ela, a cesariana foi a melhor escolha. O mdico disse que o parto normal ia demorar de 12 a 18 horas, pois eu tinha pouca dilatao. Alm disso, ela era grande, nasceu com 3,5 quilos. Ela contou que viu o parto todo e, depois que beijou a filha, dormiu. No senti dor e a recuperao foi tranquila.

feita quando a mulher tem, no mnimo, duas contraes fortes a cada 10 minutos. > SE O BEB EST bem posicionado e a me no tem fatores de complicao como diabetes e presso alta, o parto normal pode ser feito. > NORMALMENTE, um parto normal leva de oito a 12 horas para o primeiro filho e de seis a oito horas para os seguintes, da internao at o momento do nascimento.

beb que vem sentado, bebs em situao transversa, mulher com bacia pequena e beb muito grande e situaes de colo do tero rgido tm indicaes de cesariana. > H TAMBM indicaes pela sade materna e fetal, como as que apresentam pr-eclampsia, diabetes gestacional ou presso alta e bebs muito grandes. Nesse caso, o beb retirado antes do trabalho de parto.

a 5 contraes em 10 minutos e dilatao de 10 centmetros, para que o parto normal acontea. Isso leva, no mximo, 12 horas para mes de primeira viagem. > SE A ME NO evoluir com o passar das horas, o mdico pode ter de optar pela cesariana. A avaliao feita de duas em duas horas ou de hora em hora.

Evoluo
> DE ACORDO com a evoluo da pa-

SUS e rede privada


> NO SUS, quem define como ser o

Cesariana
> H INDICAES obsttricas para o

parto por cesariana, o que depende do estado da sade da mulher. Um

ciente, o mdico define se o parto ser normal ou por cesariana. > NORMALMENTE, uma paciente que chega com 4 centmetros de dilatao e contraes deve evoluir para 4

parto a equipe mdica. Na rede privada, a mulher escolhe o tipo de parto. Nos planos de sade, o ndice de partos por cesariana chega a 90%.
Fonte: Justino Mameri Filho, ginecologista.

Potrebbero piacerti anche