Sei sulla pagina 1di 45

Prof.

Tnia Mara Annichini Flres

CONCEITO, ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DA TERAPIA DIETTICA NA MEDICINA CHINESA TRADICIONAL


O CONCEITO DE TERAPIA DIETTICA EM MEDICINA CHINESA TRADICIONAL
1

A Terapia Diettica em MCT trata as propriedades dos alimentos, seus efeitos na sade e o uso teraputico de alimentos na preservao de sade e na preveno e tratamento de doenas. A Terapia Diettica MCT tem se desenvolvido principalmente por meio da referncia aos livros sobre matria mdica diettica e vrios livros mdicos. Na China antiga, os termos que mais representam o conceito de Terapia Diettica MCT so SHI LIAO ou SHI ZHI, significando terapeutas dietticos. Porm o que os antigos quiseram representar pelos termos no foi realmente tratar de doenas pelo uso de alimentos, mas o uso de alimentos para manter a sade ou ajudar na gerncia de doenas. As palavras LIAO e ZHI (manejar, tratar ou curar) derivaram talvez da crena de que "o alimento tem a mesma ao para tratar de doenas como a medicina herbal e baseado nos mesmos princpios" e no deve ser tomado to literalmente. No seu livro Prescries que valem Mil Moedas de Ouro, Sun Simiao, da dinastia Tang, categorizou as propriedades e aplicaes de frutas, legumes, cereais, aves e animais, insetos e peixes, enquanto no prefcio do livro ele tratou o significado e princpios da Terapia Diettica e alimentos desejveis e indesejveis para doenas especficas. O contedo de suas obras insere-se principalmente no ramo de matria mdica diettica. Terapia Diettica em MCT diferente de Terapia de Medicinal Herbal. A primeira usa principalmente alimentos como cereais, carnes, frutas e legumes, os quais so servidos como alimento e bebida, enquanto o ltimo utiliza principalmente medicamentos na forma de ervas. A primeira tem uma variedade maior de aplicao e administrada principalmente populao saudvel e, em segundo lugar, aos pacientes, como uma maneira de auxiliar a medicao de outras terapias, enquanto o ltimo

tem uma aplicao menor, dirigida principalmente aos pacientes e, em segundo lugar, populao saudvel como uma maneira importante para o tratamento e a preveno de doenas. A Terapia Diettica no somente preserva e melhora a sade, previne e trata doenas, mas tambm uma fonte de prazer sensvel aos rgos sensoriais e mente. A Terapia Diettica muito diferente, neste aspecto, do que Medicinas Herbais, que normalmente tm um gosto desagradvel. claro que a Terapia Diettica e a Medicina Herbal tm vantagens e desvantagens, mas ambas so indispensveis na preveno e no tratamento de doenas.
2

A ORIGEM E O DESENVOLVIMENTO DE TERAPIA DIETTICA MCT


Os antigos dizem que "o alimento a necessidade primria para qualquer povo". Para manter a vida e a sade, humanos devem procurar alimentos e explorar suas funes na preservao da sade, na preservao e no tratamento de doenas. Discutindo este ponto de vista, podemos dizer que o estudo da Terapia Diettica tem existido conscientemente ou inconscientemente desde o surgimento da raa humana. A destilao foi inventada na dinastia Xia, nos sculos XXI - XVI a.C. e, durante as dinastias Yin e Shang, a destilao e aplicao de lcool foram difundidas. O lcool alm de ser usado como uma bebida, tambm foi muito usado na medicina. Durante a dinastia Zhou (sculo II a.C. at 771 a.C.) houve profissionais oficiais da diettica trabalhando na corte real e o cozimento comeou a ficar mais diversificado. Com a acumulao de experincia e conhecimento, a teoria de Terapia Diettica desenvolveu-se. Nas primeiras obras da China sobre teoria medicinal, O Clssico Interno de Huangdi - incluindo As Questes Simples, datado do sculo II a.C. - j houve boas teorias sobre Terapia Diettica. Por exemplo, em as Questes Simples mencionase que "medicamentos so usados para combater os males; cereais so usados para nutrir o corpo e frutas, carnes e legumes para ajudar os esforos - todos os gostos trabalhando juntos para reforar o Qi Vital e a Essncia", e tambm diz que "cereais, carnes, frutas e legumes tm todos que ser tomados para providenciar nutrio". Isto , alimentos tm que ser consumidos para ajudar os esforos de medicamentos no

tratamento de doenas, e que humanos devem tomar todos os tipos de alimentos. Isto consistente com a idia moderna de uma dieta balanceada. Os clssicos tambm tratam com as caractersticas fisiolgicas dos rgos internos e sua relao com as propriedades e gostos dos alimentos, colocando uma base para a Terapia Diettica Chinesa. Na dinastia Han Oriental (25- 220 d.C.), apareceu o primeiro livro especializado na China sobre matria mdica, Herbal Classic de Shennong, que contm um nmero de alimentos com a funo de melhorar a sade e retardar o envelhecimento. Estes incluem de loto, razes chinesas, tmaras, feijes, frangos, a gordura do ganso silvestre, mel, rizoma de loto e uvas. O mdico da dinastia Han, Zhang Zhongjing, usou alimentos nas suas receitas medicinais e formulou a Decoco de casca de canela, a Sopa de carne de carneiro com anglica chinesa e a Sopa de gengibre e pele de porco, que so receitas teraputicas muito boas. Seus mtodos para o tratamento de sndrome de "Frio exgeno" e "Sndrome de Deficincia Exterior" pela induo de transpirao espontnea usando Decoco de casca de canela seguida por uma papa quente uma prtica diettica muito boa. Esses mtodos, junto com suas opinies higiene dos alimentos, foram uma contribuio valiosa para a medicina. Nas dinastias Jin ocidentais e orientais e dinastias Sul-Norte (265 - 589 d. C.), houve um crescimento significante no conhecimento da preveno e tratamento de doenas com a alimentao. Na dinastia Jin, Ge Hong, em seu Prescries para Emergncias, relata um nmero de receitas simples e provadas, muitas das quais so teraputicas. Houve tambm recomendaes detalhadas sobre higiene de alimentos e alimentos desejveis e proibidos para doenas especficas. Em Canon de Matria Mdica, escrito por Tao Hongjing da dinastia Sul, foi dada a devida ateno especialidade dos alimentos. Ele classificou frutas, legumes e cereais com ervas a plantas arborizadas. No captulo sobre Medicamentos para Doenas Gerais, por exemplo, para edema no abdome superior, ele enumerou alimentos como alga marinha, feijo vermelho, feijo de soja, peras, carpa e tainha, enquanto, para diabetes, ele recomenda alimentos como leite de gua e trigo.
3

Na dinastia Song (960 -1129 d. C.) foi uma prtica geral usar alimentos na preveno e no tratamento de doenas. Por exemplo, em ambos, o formulrio publicado oficialmente, Prescries Cheias de Paz e Benevolncia, a Terapia Diettica foi tratada em captulos especiais que contm mais de 100 receitas de dieta, especialmente para doenas geritricas. Durante a dinastia Yuan (1206- 1368 d. C.), a Terapia Diettica teve mais desenvolvimento. O livro Essncia da dieta, de Hu Sihui, que foi um mdico de dieta da corte, enfatizou interesse particular na combinao racional de alimentos dirios e adio de medicamentos corretos nos alimentos para a preservao da sade e tratamento de doenas. H relatrios bastante detalhados e prticos no preparo de alimentos. Na dinastia Ming (1368- 1644 d.C.), com o desenvolvimento de medicina e Terapia Diettica, mais alimentos eram relatados em obras de matria mdica. Por exemplo, O Grande Compndio de Matria Mdica relata cerca de quinhentos tipos de alimentao, incluindo cereais, legumes, frutas, peixes e rpteis, aves e animais. Pela dinastia Qing (1616- 1911 d. C), a Terapia Diettica tem sido conhecida extensivamente por todos os mdicos. As obras mais valiosas incluem Coleo de Ervas Dietticas, de Shen Lilong, Receitas de Comidas e Bebidas, de Wang Shixiong e Um Estudo de Dietas e Alimentos Corretos, de Zhang Um. Essas obras cobrem uma variedade de conhecimentos fundamentais e aplicaes prticas; alimentos para a gerncia de doenas e aqueles para o uso dirio. A Terapia Diettica MCT, portanto, tem uma histria de mais do que trs mil anos e um contedo muito rico, que no somente relatado na literatura, mas tambm tem sido passado de gerao em gerao. Nos anos recentes, com o melhoramento dos padres de vida e o desenvolvimento da medicina chinesa, a Terapia Diettica tem ganhado fora e atrado a ateno internacional. Significantes realizaes tm sido feitas na pesquisa cientfica, e a aplicao clnica e ensinamentos da Terapia Diettica MCT vai, com certeza, desenvolver-se fazer uma contribuio til sade e a longevidade da humanidade.
4

PROPRIEDADES GERAIS DO ALIMENTO


A Terapia Diettica baseada num entendimento das tendncias ou propriedades dos alimentos. Neste contexto, as principais propriedades de um alimento so, por sua natureza, seu gosto, sua propenso pelo canal e suas funes.
5

claro que a moderna compreenso cientfica de nutrientes e os efeitos fisiolgicos do alimento so parte da base da Terapia Diettica. Entretanto, embora consideremos importante a informao nutricional sobre alimentos, a nfase que fazemos nas descries em termos de MCT so derivadas de observaes dos efeitos dos alimentos que comemos. Por exemplo, os efeitos benficos ao fgado de animal e cenoura no olho podem ser relacionados vitamina A ou pr-vitamina A que eles contm. Em termos de MCT, fala-se em benefcio ao Fgado que cuida do olho; os efeitos de amendoins e feijo de soja de nutrir o Bao e aliviar edema podem ser atribudos vitamina B1 que eles contm; e os efeitos de tomates, nabos e hortel de esfriar o Sangue e para sangramento podem ser relacionados vitamina C.

A NATUREZA E O GOSTO DO ALIMENTO


Natureza e gosto so as mais importantes propriedades da alimentao. A natureza do alimento classificada em Frieza, Frescor, Morno e Calor, que so chamadas de "As Quatro Naturezas". Na prtica, essas naturezas so divididas em dois tipos bsicos, Frio ou Quente. A natureza de um alimento definida na mesma base que a medicina chinesa, isto , pela observao de seus efeitos no corpo humano. Estes so vistos em ambos os efeitos teraputicos intencionais e nos efeitos laterais. Geralmente, quando um alimento funciona como um antipirtico ou um tranqilizante, ou quando ele pode acalmar o Fgado e prejudicar Yang Qi (ex. Yang Qi do Bao e Estmago ou do Corao e do Rim), Frio em Natureza. Melancias, peras blsamo, nabos peras e mariscos so alimentos deste tipo. Entretanto, quando um alimento tem os efeitos de aquecer o Aquecedor Mdio para dissipar Frio, fortalecer Yang Qi, reabastecer Yang Qi, reabastecer o Fogo e nutrir o Qi ou quando ele pode nutrir o Calor e induzir Fogo ou prejudicar os Fluidos Corporais, como aqueles do Estmago, do Fgado ou dos Pulmes, considerado como tendo uma natureza Morna. Alimentos tpicos deste tipo so gengibre, cebolas de primavera, cebolinhas-capim, alho, pimenta-

malagueta e carne de carneiro. Somente poucos alimentos tm uma natureza extremamente Quente ou Fria; alguns tm somente pouca tendncia ao Frio ou Calor e so descritos como Neutros em Natureza. De acordo com a classificao da matria mdica diettica, alimentos tambm tm sabores, como medicamentos herbais. As categorias principalmente empregadas so os "Cinco Sabores"- azedume, amargor, doura, apimentado e salinidade. Estes so principalmente sentido pelos rgos gustativos, mas tambm so inferidos pelas aes dos alimentos. Este conceito consistente com o princpio de MCT de que sabores diferentes tm aes diferentes. Por exemplo, algumas carnes e rgo internos de animais podem ser rotulados como doces por sua funo de nutrio, embora, de fato, eles no tenham um gosto doce. Semelhantemente, alga marinha, mariscos ou ostras no tm gosto salgado, mas so classificados como alimentos salgados porque eles tm os efeitos de amaciar e dissolver massas duras. Portanto, o gosto dado a um alimento pode indicar suas aes. Geralmente, azedume (que inclui azedume combinado com adstringncia) pode agir para transpirao, parar diarria ou curar emisso seminal. Exemplo so as ameixas e alimentos azedos ou doces e azedos, como ameixa, tamarindos e vinagre, que tm os efeitos de promover a produo de Fluidos Corporais, saciar a sede e assistir o sistema digestivo. Amargor tem um efeito antipirtico e pode aliviar asma e tosse, ou agir com um purgante. Alimentos dessa descrio incluem peras blsamo, azeitonas, broto de bambu e dente-de-leo. A doura pode remediar debilidade, regularizar o Estmago, aliviar espasmos e dores. Castanhas, caroos de damasco doce, abbora, uvas tmaras, maltose e carne de animais e vsceras so todos exemplos de alimentos que tm esses efeitos. Alimentos com uma doura leve podem agir como um diurtico e remover Umidade; exemplo a semente de loto. O gosto pungente incorpora alimentos de uma natureza quente e picante, que so, muitas vezes, aromticos em sabor e podem induzir transpirao, promover a circulao de Qi e Sangue, dissipar o Calor e assistir a digesto. Alimentos dessa natureza incluem cebola de primavera, gengibre, cebolinha capim, ptalas de rosa, flores de jasmim e pimentas em gro. A funo principal de salinidade amaciar e dispersar massas duras. Alimentos deste tipo incluem alga marinha e ostra. Alm disso, o azedume do vinagre, a doura do acar, a natureza pungente
6

de especiarias e a salinidade de molho de soja so temperos indispensveis em nossa culinria diria e somos acostumados a temperar alimentos e torn-los mais apetitosos.

PROPENSO DO ALIMENTO PELO CANAL DE ENERGIA


As propriedades de um alimento tambm so exprimidas na sua propenso pelo canal de energia, o que significa que um alimento tem um efeito claro num canal particular ou canais particulares (i.e., os rgos Internos e seus canais principais e colaterais), mas tm pouco ou nenhum efeito nos outros canais. A propenso pelo canal de energia derivada dos efeitos de um alimento no corpo humano, considerado em combinao com as caractersticas fisiolgicas e patolgicas dos rgos Internos e seus canais. Exemplos so dados a seguir: Gengibre e casca de cssia so capazes de promover o apetite; nabos e melancias podem promover a produo de fluidos corporais. Como o estmago responsvel pela ingesto, gosta de umidade e no gosta de aridez. E condies como perda de apetite, desidratao e sede so categorizados como sintomas de Estmago. Os quatro alimentos mencionados acima podem ser classificados por terem uma propenso para o canal do Estmago. Caqui e mel podem nutrir Yin, umedecer a Secura e aliviar tosse; folhas de mostarda e castanha de gua podem dissolver Muco. Como o Pulmo um rgo frgil, responsvel pela respirao e, ao mesmo tempo, vaso para os Mucos, sintomas como garganta seca, tosse e tosse com escarro so atribudos aos pulmes. Cenoura e fgado de porco podem curar cegueira noturna e viso turva; coroa crisntemo de margarina pode aliviar vermelhido, inchao e dor nos olhos. Como o fgado est relacionado ao olhos, quem tem viso turva e no esta recebendo Sangue suficiente, os sintomas como vermelhido, inchao e dor nos olhos so atribudos ao Calor subindo do Fgado. Por isso, esses alimentos tm uma propenso par o canal do Fgado.

Nozes, amndoas e bananas no somente umedecem a Secura e param tosse, mas tambm ajudam moes intestinais. Como esses sintomas so atribudos aos Pulmes e ao Intestino Grosso, esses alimentos tm uma propenso para os canais do Pulmo e Intestino Grosso.

Finalmente, a maioria dos alimentos contm substncias essenciais ao corpo e fontes para gerao e transformao de Qi e Sangue. Muitos alimentos tm efeitos certos na digesto e absoro de alimentos e movimento de substncia corporal. Portanto, esses alimentos tm uma propenso para os canais do Bao Estmago e Intestino Grosso. Exemplo desse tipo so nabos, inhame chins, semente de loto, feijes, sementes de "coix", espinafre e amndoas. Como natureza e gosto, propenso pelo canal de energia somente um aspec-

to das propriedades dietticas. Todos esses aspectos devem ser considerados juntos para dar uma descrio compreensvel das propriedades de um alimento. Por isso, a cebolinha-capim chinesa descrita como doce e pungente em gosto, com uma natureza morna e tendo uma propenso para os canais do Rim, Estmago e Fgado. Quando olhamos para estes separadamente, difcil dizer qual funo ir realizar. Mas quando olhamos para os quatro aspectos juntos, podemos estimar que este alimento tenha as seguintes funes: Como ele tem um gosto doce e pungente, uma natureza Morna e uma propenso para o canal do Rim, pode fortalecer o Rim e beneficiar o Yang; Como pungente, Morno e tem uma propenso para o canal do Estmago, pode aquecer o Estmago e restaurar o apetite; Como pungente e tem uma propenso para o canal do Fgado, pode dispersar Sangue extravasado. Se ns sabemos a natureza e o gosto de um alimento, mas no a propenso pelo canal de energia, ns no podemos dizer quais funes ir realizar. Por isso, o gosto pungente e Calor da cebolinha-capim no funcionam no canal do Pulmo e no podem dispersar Frio ou induzir transpirao. No entanto, no podemos dizer quais funes um alimento ir realizar quando no sabemos nada alm de sua propenso pelo canal. No caso da cebolinha-capim, embora ela tenha uma propenso para o ca-

nal do Rim, ela no nutre o Rim Yang e, embora tenha uma propenso para o canal do Estmago, ela no fortalece o Estmago e promove a produo de Fluidos Corporais. Portanto, a propenso pelo canal precisa ser considerada junto cora a natureza e gosto.
9

DIETTICA ENERGTICA
Doce = tonifica, equilibra e acalma. utilizado para tonificar a deficincia e interrompera dor. Azedo = produz fluidos e yin. adstringente e pode controlar a respirao e a diarria. Picante = dispersa sendo utilizado para expelir os fatores patognicos externos. Salgado = flui em descendncia e amacia a rigidez. Amargo = elimina o calor, seda e enrijece, elimina a umidade, calor e domina a rebelio do Qi

Doce Mel Tmaras

Azedo Limes Tomates

Pungente Gengibre Alho

Salgado Sal Alga marinha

Amargo Aipo Rabanete

Alimentos Yang
Pimenta do reino, gengibre, alho, camaro, carne de carneiro, cebola, cenoura, coentro. Ovo de codorna, abbora, mostarda, cenoura, cereja, cravo, canela.

Alimentos Yin
Amora, beterraba, caqui, melancia, melo, ostra, ovo de galinha, pato, pra, tomate, uva, polvo, porco, tomate, uva.

OS CINCOS ELEMENTOS - O MODELO VIVO DE UM MUNDO INTERLIGADO


Madeira, fogo, terra, metal e gua - todas as manifestaes do nosso mundo formam uma composio de cinco caractersticas especficas. H muitos sculos, os sbios da antiga China tentavam descrever o mundo perceptvel por meio de um modelo. Nele, cada elemento forma uma espcie de "gaveta" na qual os seres vivos, os objetos e as manifestaes do mundo visvel, com as caractersticas do respectivo elemento, tm o seu lugar. Os elementos se influenciam mutuamente e so ligados entre si por um jogo permanente de interatividade. O modelo dos cinco elementos tambm reflete o desenvolvimento e o crescimento. Na poltica, na histria evolutiva do homem, na observao das estaes do ano, na arte ou na teraputica, em todos os campos existem processos rtmicos que se repetem a intervalos. O objetivo do modelo dos cincos elementos aprender com as repeties e encontrar a correspondncia. "Em cima e embaixo, dentro e fora" - semelhanas e diferenas descrevem o homem com parte do todo csmico. As interaes entre homem e cosmo se refletem no jogo conjunto de seus nveis individuais de ser. Tudo est interligado. Uma observao independente ou isolada sempre uma iluso. Essas afirmaes bsicas do modelo tradicional dos cincos elementos so confirmadas pela viso sistmica, quer dizer, da interligao, defendida pelas cincias mais modernas.
10

Tudo est interligado


Cientistas j afirmaram que o simples fato de uma borboleta bater as asas pode levar uma nuvem a precipitar uma tempestade. Todas as manifestaes e aes esto interconectadas! Nosso corpo e nossa alma reagem s mudanas climticas, s fases da Lua e at a um terremoto no outro lado do mundo. No interior de nosso corpo todos os nveis tambm esto ligados entre si. Estou deprimido porque estou doente h tanto tempo? Ou fiquei - e estou -

doente porque estou deprimido e no sinto alegria de viver? Essa tpica pergunta ocidental da causa original de uma doena no formulada na filosofia chinesa. Em vez disso, os chineses consideram a simultaneidade de diversas manifestaes e agrupam-nas. Uma energia desarmnica no elemento Metal pode se expressar, por exemplo, pela tristeza e depresso. Um suspiro nos remete ao rgo relacionado ao elemento Metal, o pulmo; a respirao fica tensa e a liberao do ar torna-se difcil, tanto corporal quanto emocionalmente.
11

Um planejamento alimentar muito especial


Essa viso da vida leva em conta as condies de fora e seus interrelacionamentos. A vida energia, e os processos vivos produzem condies de equilbrio dinmico. O modelo da idia energtica da alimentao no se preocupa com as calorias ou com os nutrientes contidos num alimento, como minerais, gorduras, carboidratos ou albuminas. O que interessa s efeito de uma comida; sinto-me aquecido e fortalecido depois da refeio, ou me encontro merc da "moleza total"? O cardpio segundo os cincos elementos torna bastante simples para voc a manuteno da energia equilibrada. Medir, pesar e contar pores, calcular calorias, pertencem ao passado. O importante s conhecer a condio trmica e a energia adequada ao seu corpo. Se a sua energia corporal est em ordem, porque a composio alimentar est equilibrada.

O ciclo da alimentao e do controle


Os cinco elementos esto interligados num circuito contnuo. Nesse circuito cada elemento alimenta o seguinte, no sentido horrio (o elemento Madeira alimenta o elemento Fogo; este por sua vez, alimenta o elemento Terra, e assim por diante). Ao mesmo tempo, os elementos se controlam mutuamente. Este sistema garante a todos os elementos seu espao justo, como os membros de uma comunidade harmnica ligados pelo constante dar e receber, sempre no fluxo e no controle, na imposio de limites, com assistncia mtua.

Cada um dos cinco elementos possui, no sistema de ciclos, seu lugar e sua funo.

12

Os cincos elementos se "alimentam" e se controlam mutuamente, zelando por um equilbrio sadio.

Fogo
Vero Sol do meio dia Alegria Calor Cor vermelha Paixo Corao Quando desabrochamos nos mostramos para o mundo
13

rgos: corao, intestino delgado Sensibilidade na lngua (espelho do corao) Sabor amargo nutre o Corao, acalma o Fogo dos sentimentos A semente virou planta Calor humano. Relacionamentos abertos (gosta do toque). Hiper excitados (ri toa) ou fechados (no ri). Fala demais ou no se exprime Sempre do contra. No tem muitos amigos, resmunga. Digesto difcil, insnias, hipertenso, dores de cabea. Face corada Transpira muito palpitaes Atropela os outros Tem dificuldade para concluir Lamentaes das perdas da vida, mgoas. Excesso de prazer ou privao Vitaminas B3 e B6

Elemento Fogo Horrios: C: 11-13h ID: 13-15hs CS: 19-21 hs TA: 21-23hs Sabor amargo digestivo caf, ch verde, banch, carqueja, jil, couve, chicria, escarola, gua tnica. Usar mais verduras e chs amargos Desejo de chocolate (esgota o Rim tira o apetite): necessidade do corpo de amargo. Frutas suculentas, saladas cruas, com limo, milho, broa, canjica, ma (calmante) e leite. Minerais: Sdio e Potssio (Na, K) equilbrio cido-bsico do corpo e volume de lquidos. Participam das funes nervosas e musculares do corpo. O K ativa as enzimas. Alimentos ricos em Na Miss, macarro Soba (trigo serraceno), sardinha, bacalhau, linguado, leite de cabra, vaca, aipo, ostras, cabrito, queijos, e carnes. Em excesso aumenta a presso. Alimentos ricos em K tomate, feijo, leguminosas secas, tmaras, damascos, frutas secas, amndoas, semente de girassol, salsa, gergelim, amendoim, castanha do Par, caju, nozes, abacate, banana, broto de bambu, alho, inhame, mariscos, cogumelo, batata. Carncias fraqueza muscular, apatia, confuso. Vero aumentar gua, diminuir o amargo, aumentar o picante, o salgado (protege gua) que modera Fogo e nutre Madeira. Usar alimentos de Natureza fresca e neutra para esperar o Outono.
14

Fogo
Amargo Natureza yin Acalma fogo Acalma calor Refresca sangue Umedece calor do Intestino Grosso Dissolve estagnao Qi Fgado Refrega calor do Estmago Refresca o aumento do yang Fgado e do Corao
15

Pouco amargo Tonifica o Corao Seca a umidade (excesso de yin) Move para baixo (comidas gordurosas)

Excesso Danifica yin Pulmo, Intestino Grosso Gera tosse Pele seca Estreitamentos

Amargo quente e morno

Tonifica o yang do Corao e Tonifica o Qi e yang do Bao/Pncreas Seca a umidade (excesso de yin) No usar nas deficincias de yin e sangue

Amargo gelado e frio

Acalma o calor e fogo interior Refresca calor do sangue Refresca yang Fgado e Corao Refresca calor e Estmago Tira umidade calor no Intestino Tira estagnao Qi Fgado

Cardpio Fogo Corao Legumes Alcachofra-F Beterraba-F Chicria-F Alface-F Cogumelo Fungi-F Conde de Bruxelas-M Nabo-G Palmito-G Pepino-G Rcula-G Frutas Cereja-N Cereja preta-F Lanches Damasco M Pat de frango G Aveia-G Trigo sarraceno-M Marmelo-F Rom-G Nspera-M Carnes Cabrito M Cordeiro M Carne grelhada Q Fgado de galinha M Temperos Aafro Q Alcaparra M Alecrim M Pprica N Organo M Noz moscada Q Manjerico M Bebidas e chs Caf M Chocolate amargo M Dente de leo G Capim cidreira Q Folha do limo Q Cerveja F Conhaque Q Suco de cereja F Vinho bordeau F Vinho do porto Q Vinho Madeira- Q Vinho tinto-Q
16

Madeira
Primavera a rvore que brota faz movermos com firmeza Mais sujeito a desequilbrios Criatividade Problemas ligados aos msculos, membros, articulaes.
17

Sabor cido Raiva, irritao, dificuldade para criar, pnico. Ficamos mais cidos em nossos humores

rgos: fgado e vescula biliar. Dores nas costas do lado esquerdo Sensibilidade: unhas frisadas e olhos amarelados - a janela da alma Vitaminas A e B12, Minerais: Cobre e ferro

Elemento Madeira
Horrios: VB: 23 -1hs F: 1 3 hs Relaciona-se com os olhos Dificuldade de pegar no sono Olhos congestionados Minerais: Ferro e Cobre. Combinam-se com a protena hemoglobina (componente da clula vermelha estocada no Fgado, Bao Pncreas e Medula)
18

Alimentos ricos em Ferro: espinafre (100 gr 2x mais), cominho, curry, tahine, coentro, aa, semente de abbora, gergelim, pimenta, soja, fgado, feijes, tremoo, pinho, miss, caruru, gema, amndoa, ervilha seca, ovo de codorna, aveia, castanha do Par. Alimentos ricos em Cobre ostras, fgado. Usar alimentos mornos de movimento ascendente, brotos e folhas midas, salsa, coentro, cebolinha, manjerico, organo, alho poro, alcachofra (elimina toxina do F), algas (desintoxica) beterraba crua, maxixe (limpa), legumes no vapor, mingau de aveia com gersal, sopa de cevadinha com cebola e aipo, po integral. Ch de dente de leo, boldo. Temperar saladas com limo, caldo de algas com miss, shoyo no lugar do sal. Temperos fortes estagnam o Fgado. Iogurte, coalhada. Extrato de alcachofra e levedo de cerveja, 50 gramas de fgado (amplia a capacidade do Fgado de se livrar das toxinas). Evitar frituras, aumentar protenas. Estao Primavera diminuir cido, aumentar doce (protege a Terra), aumentar picante (protege a Madeira, nutre gua). Alimentos quentes para receber a estao do Calor.

Madeira
cido Natureza yin Estimula a secreo biliar Contrai usa-se nas perdas lquidas (suores, diarrias, vmitos e hemorragias). Melhora a digesto das gorduras. Desintoxica
19

Pouco cido Tonifica Fgado e Corao

Excesso Danifica Bao Pncreas gerando umidade

Cardpio Madeira Fgado Deficincia de yin aumento de yang Lanches Creme de leite C Azedo F Iogurte G Ricota G Coalhada G Ch de dente de leo G Ch de hibisco F Ch de malva F Avels M Folhas e legumes Espinafre G Gros verdes N Moranga N Pepino G Rcula G Vagem F Acelga G Aipo F Alface F Broto de bambu G Bebidas Vinho Mocela G Vinho Riesling G Vinho Seleto N Vinho branco gelado M Champanhe G Broto de feijo F Chucrute F Gergelim M Carnes Coelho G Fgado N Galinha de granja G Lagosta Q Pato F Siri Q Frutas Kiwi G Anans G Carambola G Amora F Laranja F Ma F Tangerina N Morango F Ameixa N
20

Terra
Alto vero a colheita O cho, dela vem a fora da base, o sustento, estabilidade, centralizao Comanda a formao do sangue no bao Sabor doce boca, lbios (estmago) insatisfao com a comida Ciclos reguladores excesso ou baixo peso.
21

Gera preguia, queda de cabelos, varizes, flacidez, libido baixa. O centro do nosso corpo. o centro das atenes fala de si rgos: estmago, pncreas, bao Capacidade de reflexo idias opinies concentrao Racional crtica Passividade idia fixa mesquinho. Em paz consigo mesmo ou no Substituir o acar pelo mel Minerais: Zinco fome por doce Mangans manchas nas unhas

Elemento Terra Horrios: E: 7 -9h BP: 9-11 h Est relacionado com o ato de comer Boca e lbios Zinco Fome de doce Guslina paladar (insatisfao) Dietas vegetarianas Fibra diminui a assimilao Alimentos ostras, fgado, carne, frango, peixe, tofu, queijo cheddar, nozes, lentilhas, feijes, cereais integrais, ovos e sementes. Carncia: manchas brancas nas unhas
22

Mangans arroz e cereais integrais, farelo de trigo, gema, nozes, sementes, verdes e temperos (louro, coentro, aafro, hortel, cominho, alecrim, .tomilho, louro) Temperos sabor forte a concentrao de sais minerais que a Terra precisa.

Alimentos para a Terra Carboidratos complexos cereais, feijes, razes, cebola, abbora, nabo, beterraba, inhame, maxixe (veg. Redondos favorece a Terra ), paino, frutas, ma, mamo, laranja lima, limo, maracuj.

Chs: camomila, erva doce, cidreira, capim limo, caf de cevada, adoante maltose (cevada germinada) Mastigar para equilibrar Alto Vero 18 dias finais de cada estao (Mistura das 4 estaes) Diminuir o doce, aumentar o salgado (protege a gua), aumentar o cido (a Madeira tempera Terra e nutre Fgado). Caprichar em alimentos frescos porque o Outono vem a!

Terra
Doce o sabor que harmoniza todos os outros sabores. o mais comum, representa o centro da dieta. Natureza yang
23

Pouco doce Tonifica o Bao. Promove lquidos e sangue. Tonifica o yin do Pulmo e Intestinos umedecendo

Excesso Danifica o Bao gerando umidade. Diminui a energia yin do Rim (acar e gelados debilitam ossos e dentes). Diminui a energia yin do Fgado gerando aumento do yang do Fgado agressividade. energia ascendente, leva a excesso no TA superior (cefalias, acnes) e deficincia no TA inferior. Lentifica o fsico e o mental. Dispersa o Corao. Diminui os lquidos e o sangue. Favorece a acidez, desmineralizando os ossos (o corpo recorre s reservas alcalinas)

Doces quentes e mornos

Deficincia de yang Bao Frio no Estmago Deficincia de energia

Doces frios e gelados

Deficincia yin Pulmo, Estmago e Fgado

Exerccios fsicos usar alimentos doces frescos e neutros antes (trigo, cereais, relaxa o Fgado e aumenta a resistncia)

Cardpio Terra Bao/Pncreas


Frutas Abacate F Banana G Coco F Damasco M Ma F Mamo F Manga G Melancia G Pra F Uva M Passas pretas M Figo N Caqui F Legumes Abbora G Abobrinha N Alface F Batata N Batata doce N Brcolis N Cenoura N Cogumelo G Cogumelo Shitake G Couve G Couve de Bruxelas M Couve-flor N Ervilha F Milho N Chs e bebidas Cabelo de milho N Anis Q Licor Q Sucos F Vinho Moscatel Q Erva doce M Chocolate M Leite F Funcho M Carnes Carne bovina M Vitela N Corao M Gema de ovo M Peru N Cereais Arroz branco M Espaguete F Pimento M Quiabo M Salsa N Inhame N Car F Leguminosas Soja F Gro de bico F Gros verdes N Lentilha F Lanches Castanhas N Tofu N Po de centeio F Po de cevada F Manteiga F Marmelada M Mel Q Nozes M Paino N Queijo F Tmaras N Amndoas M Gelias M
24

Metal
Quando o Sol se pe a vida se recolhe Outono Hora de assimilar o essencial e descartar o intil
25

rgos: pulmes e intestino grosso Sensibilidade: nariz, pele, pelos Alergias, problemas de pele Sabor picante dissolve mucos, d movimento (abre o peito) Facilita trocas com a vida antidepressivo Nostalgia, depresso, amor impossvel, tosse nervosa (sada das emoes acumuladas) Problemas respiratrios, indisposio Dores no lado direito das costas Diarria (perda dos recursos) ou priso de ventre (retm os excessos) Evitar dormir de bruos Vitaminas E e Fsforo

"Somente aceitando as perdas haver renovao"

Elemento Metal
Horrios P: 3 - 4 hs IG: 5 -7 hs Mineral: Fsforo Ajuda a formar ossos e dentes, tambm depende da Vitamina D . Carncia fraqueza muscular, dor nos ossos.
26

Alimentos alimentos ricos em clcio, semente de abbora, gergelim, nozes, castanhas, leguminosas , aveia, cevada, carne de coelho. Cenoura, nabo (muco), bardana, batata baroa, ltus (tosse), alho, cebola, gengibre, aipo, caldos com misso (limpa o Pulmo e beneficia a flora). Ch verde, de ltus, banch para os intestinos. Arroz integral fibras para o intestino. No usar acar, laticnios, farinceos - aumentam o muco. Usar Mel com um pouco de iogurte (doce e picante) fluidifica o Muco e limpa o intestino umedece a secura Nutre o Yin Aumentar a gua, porque Metal seco Caf move a energia descendente, favorecendo o peristaltismo. Fogo regulando o Metal.

Outono diminuir picante, aumentar o cido que protege Madeira, aumentar amargo para nutrir a Terra. Comer um pouco de alimentos frios para preparar para o Inverno

Metal Natureza yang Esquenta Promove circulao de sangue e energia Dissolve estagnaes
27

Sabor picante

Um pouco de picante:

Tonifica Favorece a digesto Bom para problemas de Frio no Estmago digesto lenta

Em excesso:

Esfria o corpo pelo suor Debilita sangue, lquidos e energia Danifica Fgado

Usar em patologias de Vento calor Externo Os de Natureza fresca Vento frio Externo Os de Natureza quente

Um pouco de picante morno Tonifica o yang dos Rins

Evitar os picantes quentes nas seguintes patologias: Deficincia de yin dos Rins Calor umidade no IG Calor umidade no E Estagnao do Qi do F Deficincia de sangue e lquidos Invaso de Vento Calor

Cardpio Metal Pulmo Deficincia do Yin do P invaso vento-frio

Legumes: Nabo F Agrio F Aipo N Alho por N Cebola F Rabanete F Mandioquinha F Cebolinha M

Temperos ou chs Hortel G Coentro M Cominho M Cravo M Cury Q Gengibre Q Louro Q Canela Q Capim-cidreira Q

Carnes Coelho F Ganso N Faiso M Frango de leite M Galinha caipira M Cabrito M Codorna M Pato M Perdiz M
28

Lanches Amendoim torrado sem sal M Queijo Rockefort M

Pimenta Q Anis Q Bebida Saqu M Fruta Pssego N

gua
Inverno recolhimento a semente aguarda (inrcia) Atitudes imprprias, medos da vida, bloqueios emocionais, falta de vontade prpria Afeta ossos e dentes e a parte sexual, cistites rgos rins (celeiro da energia ancestral) e bexiga Sabor salgado Ativa e estimula a energia sexual, coragem, disposio Em excesso causa edemas e estagnao de energia Vitaminas D, Ca e Mg Horrios: B: 12-17hs R 16-19hs 80% do nosso corpo composto por ela e renovado sempre. Tudo flui. Relaciona-se com o cabelo e o ouvido. Minerais: Magnsio, Clcio e Vitamina D Magnsio ncleo da clorofila (atrai o Ferro para a clula e gera glbulos vermelhos) transportador de oxignio e limpa o corpo ajudando os Rins. Complementa as propriedades do Clcio e ajuda a utilizar vit B, C, E Carncia doenas renais, irritao, cimbras, TPM, problemas de Corao. O lcool, caf, diurticos diminuem a absoro. Alimentos algas marinhas, sementes em geral, amndoas, nozes, castanhas e folhosos. Vitamina D sua absoro depende do Sol. Alimentos ricos - farinha do peixe, caruru, folhas de abbora, sardinha, manjuba, casca e gema de ovo, laticnios. Carncia cimbras e nervosismo O Clcio regula as funes musculares, nervosas, hormonais e sanguneas. Depende da Vitamina D. Seu excesso clculos renais; sua deficincia ossos debilitados
29

Alimentos do Elemento gua Pouca carne, mais pescado de gua salgada (truta, sardinha, manjuba) e de gua doce. Shitake descarrega excesso de gordura e muco. Ch de cabelo de milho Cenoura, nabo, abbora, frutas secas (abacaxi e damasco), nozes, amendoim,

avels, castanhas, amendoins crus, tofu, gergelim, semente de girassol, feijes. Ervas aromticas cebola, alho, gengibre Reteno de lquidos Feijo azuki Urina concentrada caldos de cebola, aipo e nabo ou sucos vegetais Inverno diminuir o salgado, aumentar o amargo, o doce, para moderar a gua e nutrir Metal Usar alimentos mornos para preparar para a Primavera.
30

Salgado Sabor intrnseco do alimento - Natureza yin O mais humilde e o mais poderoso elemento. Representa a flexibilidade. Flexibiliza msculos e tendes duros. Umedece Lubrifica Suaviza estagnaes de sangue laxante e purgativo Estimula a digesto Refora ossos Refresca sangue e acalma fogo

Pouco sal Tonifica o yin dos Rins

Excesso de sal Gera deficincia do yin dos Rins e Fgado. Gera aumento do yang F tenso nos ombros e cervical. Lombalgia, olheiras. Danifica o Corao. Retm gua (diminui o lquido). Aumenta o desejo pelo doce para compensar a diminuio do lquido. (Terra controla gua)

No h excessos nas Patologias de Rins, somente umidade calor na Bexiga Salgados frescos e gelados Umidade calor na Bexiga No usar nas deficincias de yang dos Rins

Tonifica o yang dos Rins Picantes quentes e mornos Doces neutros mornos e quentes cidos neutros e mornos Salgado neutro morno e quente

Tonifica a deficincia de yin Doces neutros e frescos cidos neutros e frescos Salgados quentes Secam e consomem o yin dos Rins Frios Debilitam o Bao e o sangue
31

Muito sal Sobrecarrega os Rins Amargo quente e morno Seca o yin (caf, tabaco).

Cardpio gua Rins Legumes Algas N Berinjela M Cenoura N Moranga N Repolho G Carnes Atum M Bacalhau M Badejo F Camaro Q Porco M Lanches Castanhas N Cevada F Po de gergelim M Manteiga F Miss G Nozes M Frutas Bebidas Ch de erva doce M Leite de cabra F Groselha F gua mineral G
32

Repolho roxo Linguado F G Vagem F Inhame N Mariscos N Merluza F Pato F Cereais Salmo Q

Presunto cru Q Queijo F Queijo Roquefort M Salame Q

Ameixa N Cereja M Uva N Uvas passas brancas M

Arroz integral Sardinha N N Leguminosas F Feijo F Siri Q

Sementes de abbora M Trufas Q

Sopa de peixe Temperos G

Soja F

Truta N

Molho de soja G Molho worchester G

Gro de bico F Lentilha F

Cravo M

Alimentos Funes
Tonificam a essncia
Carne de galinha, leite de ovelha, nozes, queijo de cabra, vaca e ovelha, rim de boi
33

Tonificam Qi
Agrio, alcaparra, anchova, beterraba, boi, cebola, cebolinha verde, cevada, codorna, coentro, erva doce, folha de mostarda, galinha, gengibre, germe de trigo, hortel, inhame, louro, manjerico, nabo, noz-moscada, paino, pssego, repolho, sal

Tonificam sangue
Anchova, agrio, batata doce, berinjela, beterraba, boi, castanha portuguesa, cevada, espinafre, feijo azuki, fgado de boi, vitela, cordeiro, porco, leite de vaca, nabo, organo, ostra, ovo de galinha, pssego, queijo de cabra, vaca e ovelha, repolho, tartaruga, uva

Removem estagnaes do sangue


Aafro, acar mascavo, agrio, alcaparra, alho, arroz moti, berinjela, caranguejo, cenoura, cevada, coentro, couve-rbano, erva- doce, folha de mostarda, germe de trigo, hortel, inhame, leite de coco, louro, manjerico, morango, noz-moscada, organo, papaia, tofu

Tonificam Yin
Amora, batata inglesa, beterraba, cao, caqui, cevada, feijo verde, gengibre, leite de coco, melancia, melo, ostra, ovo de galinha, paino, pato, pra, polvo, porco, queijo de vaca, sal, sardinha, tartaruga, tomate, uva

Reduzem o Yin
Acar mascavo, alcaparra, alho, cebola, coentro, couve-rbano, erva-doce, fgado de galinha, folha de mostarda, gengibre, louro, manjerico, manteiga, nabo, nozes, noz-moscada

Tonificam Yang
Abbora, alcaparra, alho, alho-poro, anchova, arroz moti, batata doce, camaro, castanha portuguesa, cebola, cenoura, cereja, coentro, couve- rbano, cravo, erva-doce, fgado de galinha, folha de mostarda, gengibre, germe de trigo, leite de

coco, manteiga, morango, nabo, noz-moscada, organo, ovo de codorna, pimenta do reino, rabanete

Reduzem Yang
Aipo, aspargo, berinjela, cevada, cogumelo, glten, manga, pepino, pra, tangerina, tofu, trigo- sarraceno
34

Reduzem umidade
Abbora, alfaia, alho, alho-poro, anchova, camaro, castanha portuguesa, cevada, cogumelo, couve-rbano, feijo azuki, folhas de mostarda, galinha, milho, nabo, rabanete

Aumentam umidade
Acar mascavo, algas marinhas, aspargo, azeitona, broto de bambu, banana, frutas em geral, cana-de-acar, caqui, carambola, caranguejo, pato, porco, cenoura, espinafre, feijo soja, gergelim preto, leite e laticnios, leite de coco, ma, marisco, mexilho, nozes, ovo, pepino, pssego, pinho, polvo, repolho, sardinha, tangerina, tofu, tomate, trigo

Reduzem Calor
Alface, algas, aveia, banana, berinjela, broto de bambu, cana-de-acar, caqui, caranguejo, coelho, pato, cebolinha verde, clara de ovo, espinafre, leite de vaca, limo, frutas ctricas, ma, melancia, melo, nabo, paino, papaia, pepino, pra, tangerina, tofu, tomate, trigo

Reduzem Frio
Abbora, acar mascavo, alho, anchova, canela, castanha portuguesa, arroz moti, cebola, cebolinha verde, cenoura, galinha, leite de coco, mexilho, pssego, rim

Classificao dos alimentos


Ser vegetariano puro ou carnvoro provoca distrbios energticos, principalmente do BP. Saber as necessidades do corpo e intervir com alimentos adequados so os preceitos da diettica energtica Os alimentos so de diferentes tipos. A importncia energtica de cada um em combinao com outros fornece a

harmonia, o equilbrio, dado o seu modo de ao e os efeitos sobre o corpo. Dependemos do reino vegetal, pois sos os nicos capazes de transformar os produtos inorgnicos em orgnicos para a adaptao alimentar dos seres. Classificao: Sementes: oleaginosas, gros e feijes. Os de origem animal e derivados Peixes e crustceos Vegetais terrestres: hortalias, legumes, razes, frutas e condimentos Vegetais marinhos: alga
35

I Sementes As sementes se classificam em: Gros arroz integral, trigo, cevada, milho, grmen de trigo Os gros no esbranquiados artificialmente so ricos em sais minerais. Mantm o sangue limpo melhorando a elasticidade dos vasos. Aumentam a produo de glbulos vermelhos Melhoram a circulao facilitando o trabalho do corao Melhoram a digesto e a assimilao Aumentam a vitalidade dos rgos Favorece a eliminao de catablitos

Feijes preto, azuki, soja, ervilhas Potencializam a ao dos gros Limpam o sangue, elimina sangue estagnado Aumentam a vitalidade evitando esclerose das artrias Eliminam a umidade calor Tonificam o BP/E Removem edemas, diurtico Ativa o metabolismo da glicose

Sementes oleaginosas amendoins, pistache, castanha, castanha de caju, nozes, amndoas, gergelim, girassol As sementes conservam a essncia da planta, tem todos os nutrientes para

gerar nova vida, a vitalidade mantida por anos e transmitida para o Ser Humano. Ao ingerirmos as sementes estamos ingerindo as caractersticas da planta toda. Caractersticas so a melhor fonte de leo de fcil digestibilidade Existem 3 cidos graxos que no so sintetizados pelo nosso organismo, por isso chamados de essenciais: cido linolico, s existem nos vegetais, principalmente nas sementes Linolnico, nas folhas. cido araquidnico encontrado nos produtos animais e o homem sintetiza-o a partir do linolico. Os leos so indispensveis as clulas e na formao dos rgos. As frutas e sementes nos proporcionam a quantidade de leo necessrio e facilitam a absoro das vitaminas lipossolveis Seu efeito de alto poder desintoxicante, limpa o sangue das toxinas pela diurese. Melhora a circulao sangnea do encfalo evitando escleroses cerebrais Possuem grande quantidade de sais minerais e vitaminas e no despende energia para a absoro. Lubrificam o intestino Amornam o corpo, evitando a penetrao do frio (os alimentos de estufa, com agrotxicos e conservantes promovem o esfriamento do corpo diminuindo a defesa do corpo) Contm pouca gua Podem ser armazenadas por um longo tempo A maioria possui sabor doce e natureza neutra Fortalecem Bao e Estmago Removem umidade As sementes e os feijes so mais nutritivos Contm protenas e leos Umedece os Intestinos Os gros so ricos em acar, contm protenas e vitamina B
36

II - Frutas

A frutificao s ocorre quando as energias celestes e terrestres da planta atingem estado de equilbrio entre si. harmonizadora energtica das funes gastrintestinais fonte de vitaminas, sais minerais e gua A gua das frutas diferente da gua terrestre. Em termos energticos elevouse as energias celestes por isso mais yang A maioria de Natureza fria e fresca e de sabor doce e cidas Promovem a produo de fluidos corporais Limpam calor Umedecem a secura Dissolvem mucos So diurticos As mais doces e mornas (uvas e figos) reabastecem o sangue e fortalecem Fgado e Rins So ricas em Vitamina C
37

III - Vegetais Funo energtica corrige os malefcios de se usar somente um tipo de alimento. Harmonizam e complementam a alimentao Os desequilbrios da energia yin e yang provocam desequilbrios. Se a pessoa tem natureza yin deve comer vegetais yang e vice versa Os vegetais obedecem ao ciclo das 4 estaes. As plantas sazonais conservam a caracterstica energtica oposta a da estao correspondente (vegetal consumido no vero tem grande quantidade de energia fria para combater o calor) por isso tem caractersticas refrescantes a fim de manter o equilbrio yin e yang. O uso de pepino fora da estao gera doenas de frio Os vegetais verdes aumentam a formao de sangue pelo seu teor de clorofila precursora da hemoglobina. Quem no ingere vegetais faz freqentemente quadros de anemia. Os vegetais tambm limpam o sangue das toxinas Contm fibras que promovem o peristaltismo Os animais carnvoros tm o intestino tem o intestino grosso mais curto, os herbvoros mais longo e o homem sendo onvoro possui um comprimento intermedi-

rio Se ele comer s carne o alimento fica estagnado, fazendo putrefao. Acrescentando vegetais a alimentao, aumenta o bolo fecal. Se ele comer s vegetais, leva a um aumento das evacuaes, pois o intestino grosso curto para esse tipo de alimentao, no absolvendo completamente os nutrientes levando a um estado de carncia de determinadas substncias So fontes de Vitamina C, que fortalecem os vasos, aumenta o tnus muscular dos tendes e lubrifica as articulaes Fornecem fibras solveis (mucilagem e pectina) e insolveis. A pectina promove eliminao de sais biliares, fazendo o organismo recorrer ao colesterol armazenado para formar mais sais diminuindo assim o colesterol LDL sanguneo. Usando a Vitamina C, ela ativa a enzima que converte o colesterol em sais facilitando ainda mais esse processo A pectina tambm impede a passagem excessiva de glicose para os vasos evitando o endurecimento das artrias. A maioria de Natureza fria e fresca Limpam o calor (vagem, favas) Facilitam a peristalse e a diurese (espinafre) Dissolvem mucos, alivia a tosse (quiabo) Produzem fluidos e alivia a sede (nabo, brotos de bambu) So fontes de Vit A,B e C
38

IV - Algas As verduras do mar devido ao seu hbitat absorvem a energia constante e apresentam as mesmas caractersticas energticas diferente das verduras terrestres que para ter uma ao integral no organismo deveramos ingerir a planta toda ou vrios tipos de vegetais (folha, raiz, flores, frutos, sementes e caules). Contm grande quantidade de iodo fundamental para a tireide Aumenta o metabolismo geral Mantm os nveis de colesterol e facilita a funo dos vasos do C Evita o desgaste cerebral Dissolve toxinas

Atuam nos Rins, aumentando a vitalidade Alto teor de Clcio, melhor aproveitado que do reino animal, sais minerais e vitaminas (10 vezes mais A e D que o leo de bacalhau) que fortalecem ossos e estabilizam o estado emocional Aumenta a resistncia dos rgos So mais alcalinos que as verduras da terra, promovendo a limpeza do sangue So anti radicais, pois promovem o combate a poluio dentro do nosso corpo Amolecem processos slidos Transformam muco Eliminam calor diurtico So fontes de Iodo Amaciam massas duras Diurticas Inibem metais pesados como chumbo e elementos radioativos, permitindo que o corpo os elimine
39

IV - Cogumelos (Fungos) Na China so encontrados facilmente. Aqui so encontrados em casas alimentcias orientais Necessita de cuidados na escolha pois os venenosos so bastante semelhantes So nutritivos e fortalecedores, previnem o Cncer

V Produtos Animais e Derivados Carnes e Aves Enriquecem o Qi e o sangue Fortalecem o Fgado e os Rins O fgado, rins, corao, pulmes e rins de animais so usados na alimentao nutrindo o rgo correspondente no corpo So ricas em protena de alto valor biolgico, gorduras (saturadas e colesterol) Vit. B e minerais Ovos Nutrem Q i e sangue Fgado rico em Vitaminas A e B

Peixes e Frutos do Mar Natureza Neutra Fortalecem o Bao e o Estmago Aliviam edemas e expulsa umidade Camaro Tonifica O Rim Fortalece o yang Tartarugas Tonifica Fgado e Rins Mariscos So de Natureza fria Nutrem o yin, contem Vitamina A (bom para a viso) e promovem fluidos Caranguejos so tnicos, ricos em Vitamina B2 Peixes contm protenas, aminocidos, gorduras insaturadas e minerais (mais Ca que a carne)
40

Condimentos e Bebidas So auxiliares na alimentao e usados em pequenas quantidades Contem valores nutricionais (minerais) Do sabor ao alimento, tornando-o mais apetitoso e facilmente absorvidos Vinho ativa a circulao do sangue, dispersa frio Ch verde Natureza fria, limpa calor e diurtico Flores aromticas dissolvem umidade, regulando TA mdio (flor de laranjeira vmitos e distenses, jasmim umidade, rosa menstruao irregular, mastite Vinagre contm cido Molho de soja contm aminocidos, vitaminas e minerais Sal contm minerais (iodo) Seu valor est no efeito teraputico

41

Meu elemento fogo est equilibrado?


1. Minha memria deixa muito a desejar 2. Muitas vezes acordo noite com palpitaes, intranqilidade e suores. 3. Quando estou ansioso minhas palavras se embaralham. 4. As outras pessoas acham que, s vezes, pareo forado e gaguejo ao falar 5. Quando estou ansioso, logo fico irritado 6. Tenho muitos pesadelos 7. Gosto bastante de comidas e bebidas de sabor amargo 8. Muitas vezes sinto-me esgotado e nervoso ao mesmo tempo 9. Raramente sinto um relaxamento agradvel 10. Comidas e bebidas de sabor amargo so desagradveis para mim 11. Sofro muito de taquicardia sem causas orgnicas 12. Freqentemente fico com o rosto vermelho ou as faces coradas

Avaliao: 1-6 pontos: Escolha no mnimo um alimento refrescante do elemento fogo como complemento e use bastante lquido. Seu elemento fogo est numa fase de desequilbrio. 7-12 pontos: Os alimentos neutros e refrescantes em todas as refeies. Seu elemento fogo precisa de um auxilio. Evite estimulantes (caf, ch, tabaco, limonadas). Faa exerccios relaxantes.

42

Meu elemento metal est equilibrado


1. Sofro freqentemente de doenas da via respiratria (corizas, tosses, sinusites, rinites) 2. Meu sistema imunolgico est enfraquecido 3. Sinto-me constantemente triste e angustiado 4. Tenho grande necessidade de comidas apimentadas ou no suporto 5. Sofro muito de priso de ventre ou diarrias 6. Minha digesto irregular 7. Toda despedida dolorosa para mim 8. Minha pele seca e as mucosas ressecadas 9. Muitas vezes tenho excesso de muco, mesmo sem estar resfriado 10. Meus amigos dizem que suspiro com freqncia 11. Meu tom de voz muito baixo

Avaliao 1-6 pontos: seu elemento metal est momentaneamente desarmonioso. Escolha os alimentos neutros e refrescantes e os outros como complemento. Caso se sinta muito cansado tempere os alimentos com condimentos apimentados que fornece energia ao seu elemento metal. 7-12 pontos: seu elemento metal est desequilibrado energeticamente. Tempere sua comida por algum tempo com condimentos fortes. Caso se sinta freqentemente nervoso e intranqilo use alimentos neutros e frios. E se cansado e exaurido, neutros e mornos.

43

Meu elemento gua est equilibrado


1. Eu costumo resfriar-me facilmente 2. Eu preciso de muito sal 3. Tudo o que novo me assusta 4. Sofro de esgotamento crnico 5. Eu gostaria de ter mais desejos erticos 6. Muitas vezes sinto dores na coluna 7. Urino freqentemente 8. Quando sinto frio, minha bexiga fica logo irritada 9. Meus amigos dizem que sou medroso 10. Tenho suores noturnos seguidos de sensaes de frio 11. Sinto frio rapidamente e preciso sempre de um agasalho 12. Amo temperaturas externas mais elevadas

Avaliao 1-6 pontos: seu elemento gua est numa fase passageira de desequilbrio. Coma todos os dias alimentos mornos, quentes e neutros e excepcionalmente frios e gelados. 7-12 pontos: seu elemento gua precisa de um reforo. Coma em todas as refeies alimentos neutros, quentes e momos. Renuncie aos frios e gelados.

Meu elemento terra esta equilibrado?


1. Sinto - me freqentemente desanimado e cansado 2. Minhas mos e meus ps esto sempre frios 3. Muitas vezes sofro de empanturramento e flatulncias aps as refeies. 4. comum pensar nos problemas durante muitos dias, sem encontrar uma soluo satisfatria. 5. Costumo ter acessos de fome exagerada 6. Sou capaz de comer doces sem parar mesmo que depois me sinta mal 7. Quando estou acordado a noite fico pensando nas coisas no resolvidas e no consigo adormecer 8. Em geral sinto fome de novo, logo depois de comer 9. Com freqncia minhas pernas ficam pesadas e inchadas 10. Depois das refeies sinto-me abatido e esgotado 11. Costumo estar acima do peso e nem com muita disciplina consigo perder peso 12. Para mim difcil manter relaes alegres e harmoniosas com outras pessoas, mesmo ansiando muito por isso.

44

Avaliao: 1-6 pontos: Coma mais alimentos neutros, mornos e quentes do elemento carne e evite os frios e gelados. Seu elemento est no momento desequilibrado. 7-12 pontos: Concentre-se nos alimentos neutros, mornos e quentes. No use leite de vaca, derivados e frutas cruas.

Potrebbero piacerti anche