Sei sulla pagina 1di 3

26/03/2013 20h32 - Atualizado em 26/03/2013 20h56

Senado aprova ampliao de direitos trabalhistas das domsticas


PEC deve ser promulgada e passa a valer aps nova sesso do Congresso. Apesar de garantir 16 novos direitos, sete vo precisar de regulamentao.
Felipe NriDo G1, em Braslia

O Senado concluiu nesta tera-feira (26) a aprovao da proposta de emenda Constituio conhecida como PEC das Domsticas, que iguala os direitos trabalhadores domsticos aos dos demais trabalhadores urbanos e rurais. A proposta, que j havia sido aprovada em primeiro turno na tera passada (19), foi aprovada novamente por unanimidade no segundo turno, com o voto favorvel de 66 senadores. De acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o texto ser promulgado na prxima tera-feira (2 de abril), em sesso conjunta do Senado e da Cmara dos Deputados.

saiba mais

PEC das Domsticas: tire suas dvidas O que muda para empregados e patres

Durante a votao, vrios senadores apelidaram informalmente a PEC de Benedita da Silva, exempregada e hoje deputada federal pelo PT-RJ, que trabalhou pela aprovao. A partir da promulgao, na prxima tera (2), a PEC j garante a aplicao imediata de nove novos direitos a babs, faxineiros e cozinheiros, dentre outros trabalhos exercidos em residncias.

Outros sete direitos, no entanto, ainda dependero de regulamentao para detalhar como sero aplicados e efetivar os direitos e deveres de empregados e empregadores. Entre os direitos que comeam a valer imediatamente aps a promulgao da lei, esto a garantia

de salrio nunca inferior ao mnimo (hoje em R$ 678), jornada de trabalho no superior a 8 horas por dia (mximo de 44 horas semanais), pagamento de horas-extras, alm do reconhecimento de convenes ou acordos coletivos (veja tabela ao lado). Por enquanto, no sero efetivados de imediato o direito a indenizao em demisses sem justa causa, a concesso de seguro-desemprego e salrio-famlia pelo governo, conta no Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS), adicional norturno, auxlio-creche e o seguro contra acidentes de trabalho. Regulamentao Segundo o Ministrio do Trabalho, todos esses direitos ainda dependem de novas leis, ou alterao das existentes que precisam passar pelo Congresso , alm da edio de decretos ou portarias lanadas pelo prprio governo. No h prazo definido para essas novas normas, mas o Ministrio do Trabalho disse que a expectativa que elas sejam criadas "o mais rpido possvel", segundo a assessoria da pasta. A assessora jurdica da Federao da Empregadas e Trabalhadoras Domsticas do Estado de So Paulo, Camila Ferrari, se reuniu na tarde desta tera (26) com o presidente do Senado para pedir a regulamentao do texto. Diante da dificuldade para fazer o controle de horrios, ela considera necessrio que seja estabelecido um piso salarial diferente para profissionais que dormem na casa do patro. Segundo ela, o piso maior evita o excesso de pagamento de horas extras e de adicional noturno. "Estamos lidando com patro e no com uma empresa com vrios funcionrios. No interesse do sindicato onerar o patro e causar risco de aumento de demisses e da informalidade", afirmou. 7 milhes

Dados do Ministrio do Trabalho estimam em 7 milhes o nmero de trabalhadores domsticos no pas hoje; destes, somente cerca de 1 milho tm carteira assinada e, portanto, os direitos trabalhistas assegurados. At a aprovao da PEC, os domsticos registrados j tinham direitos como 13 salrio, repouso semanal, frias, aposentadoria, entre outros. Em novembro de 2011, a Organizao Internacional do Trabalho (OIT) recomendou condies de trabalho e remunerao decente e iguais aos dos demais trabalhadores para os domsticos em todo o mundo. A organizao alertava que a falta de proteo legal aumenta a vulnerabilidade desses profissionais. Neste ano, a OIT apresentou estudo que aponta o Brasil como o pas com mais empregados domsticos, seguido pela ndia, com 4,2 milhes e a Indonsia com 2,4 milhes.

Potrebbero piacerti anche