Sei sulla pagina 1di 2

Nathlia Correa Soares Pierre Levy : O que o virtual Primeiramente o autor define o real , atual, virtual e suas distines.

. A palavra virtual vem do latim medieval virtualis, derivado de virtus, fora e potncia, na filosofia escolstica , virtual aquilo que existe em potncia e no em ato. No senso comum , a palavra virtual empregada como aquilo que no real, algo no palpvel , no verdadeiro. O virtual como um complexo problemtico , um n de tendncias ou foras que acompanham uma situao , um acontecimento, um objeto ou uma entidade qualquer. O real o possvel , j constituido, s lhe falta a existncia. Por um lado, a entidade carrega e produz suas virtualidades e por outro, o virtual constitui a entidade, as virtualidades, suas problemticas , as questes que o movem , so uma parte essencial de sua determinao. A atualizao aparece como a soluo de um problema, uma soluo nova, criada, ela a inveno de uma forma a partir de uma configurao dinmica de foras e finalidades. J a virtualizao o movimento inverso da atualizao , faz-se o movimento de uma soluo para um novo problema , consiste em uma passagem do atual para o virtual. Virtualizar uma entidade consiste em descobrir uma questo geral a qual ela se relaciona, em fazer mutar entidade em direo a essa interrogao e em redefinir a atualidade de partida como resposta a uma questo particular. O fato de no pertencer a um lugar, de frequentar um espao no designvel, de ocorrer apenas entre coisas claramente situadas, ou de no estar presente, nada disso impede a existncia.Uma comunidade virtual pode organizar-se sobre uma base de afinidade atravs de sistemas de comunicao telemticos , seus membros esto reunidos pelos mesmos interesses , a geografia no mais o nico critrio de organizao, essa comunidade mesmo sem um lugar presente ela repleta de desejos , projetos, conflitos e amizades. A virtualizao faz surgir uma cultura nomde , onde surge meio de interaes sociais , que se configuram sem um lugar, espao fsico, assim esse ato, essa informao se desterritorializa, ela faz com que haja uma unidade de tempo sem unidade de lugar , mas nem por isso o virtual imaginrio pois ele produz efeitos. H uma pluraridade de novos tempos e espaos, quando a subjetividade , a

significao e a pertinncia so colocadas, no se pode ter uma cronologia uniforme, cada forma de vida inventa seu mundo , com espao e tempo especfico. Frequentemente a virtualizao tambm associada a passagem do interior ao exterior e do exterior ao interior, os limites no so mais dados, as coisas tem limites quando esto no real, os lugares e o tempo se misturam .

Potrebbero piacerti anche