Sei sulla pagina 1di 5

FAPP - UEMG TICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL PROFESSORA SABINA MAURA SILVA ESTUDO DIRIGIDO I TEXTO: Snchez-Vsquez, Adolfo.

. tica, cap. 3 e 5, Rio de Janeiro: Ed. Civilizao Brasileira, 1985. ALUNO: Ney Henrique Mouro Maia

1- Explique a relao entre os caracteres normativo e factual da moral


O que eu devo ser? Eis o questionamento que d foco ao plano normativo da moral. Trata-se das normas de ao, as regras estabelecidas, as metas constitudas para a ao. O que eu FAO? Aqui, entra o concreto, o plano dos FATOS morais, que independe, em primeira instncia do dever-ser. A interao entre estes dois campos constante. Eu posso at saber que incorreto e que as normas estabelecidas dizem, por exemplo, que eu no devo ultrapassar o sinal vermelho. Mas, se motorista no consciente, sabendo que ali, naquele ponto no h um sinal de registro de avano, eu, ser posicionado entre esses dois campos, posso optar por no seguir o carter normativo, adaptando o factual minha interpretao ou aos meus valores. Fatos morais, assim, sempre possuem um SIGNIFICADO moral positivo ou negativo, indo alm do SIGNIFICANTE; e o normativo no existe independentemente do fatual, pois aponta para um comportamento, uma prtica, uma ao efetivo. As normas existem e valem (inclusive porque so embasadas em valores), independentemente da medida em que sejam cumpridas ou violadas.

2- Explique os aspectos que determinam o carter social da moral. O autor define a moral como possuidora, essencialmente, qualidade social. Tal socialidade da moral desdobra-se em trs aspectos fundamentais:

A) Contexto moral (aspas minhas) - Ao comportar-se moralmente, cada indivduo sujeita-se a determinados princpios, valores ou normas morais, que so determinadas e vlidas segundo a poca histrica, a sociedade e o tipo relao social dominante. B) Agrupamento - O comportamento moral adotado tanto por indivduos como por grupos sociais humanos, e tem carter livre e consciente. Nesse aspecto, cito, por exemplo, valores ligados ao contemporneo ficar, pegar, ficante, pegue-te, assumidos por uma moral juvenil atual, de carter livre (membros dessa comunidade podem ou no adotar) e consciente (os jovens sabem, as regras entre si so claras e determinadas e os conceitos aplicados a cada relacionamento, muitas vezes de forma franca, direta e objetiva).

C) As ideias, normas e relaes sociais surgem em decorrncia de uma necessidade social. Se eu tenho uma populao cada vez maior de idosos, necessrio criar bases de acolhimento e respeito a essa populao. Assim, torna-se norma e uma conduta moral no se assentar nas primeiras cadeiras do nibus, no disputar o lugar na fila em um banco, por exemplo. Note que estes aspectos so indissociveis e se inter-relacionam.

3- Explique a funo social da moral. No basta que haja uma autoridade, um poder que dite as regras. Para cumprir certas normas sociais, o poder coercitivo do Estado no o bastante. preciso que eu, indivduo, tenha um mnimo de aceitao, de concordncia livre com a ordem social pr-determinada e estabelecida. Nesse ponto, surge a funo social da moral uma espcie de formadora da agenda, dos princpios, das normas a serem seguidas. Este carter social leva os indivduos a se sujeitarem a normas social estabelecidas; regula atos que acarretam consequncias para os outros e cumpre a funo social de induzir os indivduos a aceitar livre e conscientemente determinados princpios, valores ou interesses.

4- Explique como as regras morais so transmitidas aos indivduos. Snchez Vzquez ressalta que mesmo quando o indivduo est pensando que age em obedincia exclusiva sua conscincia, a uma suposta voz interior , e, portanto, acredita que suas decises so fruto de seu exclusivo livre-rbtrio e conscincia individual, ele sempre estar sofrendo a influncia do agrupamento social em que est inserido. A famlia em que se vive, a comunidade educativa em que estuda, a cidade onde se vive (pequena, grande metrpole, rural, urbana?), aquilo que se l, o que se ouve de outros, a convivncia com o outro, a televiso qual se assiste, o jornal que se l (ou que se deixa de ler!) tudo canal transmissor de hbitos, costumes e de regras morais. Como seres gregrios, seres humanos habitam e co-habitam em um ambiente moral que busca conformar comportamento individual ao comportamento social.

5- Explique o papel do indivduo na ao moral. Tu te tornas responsvel era parte da mxima de Exupry, ao falar daquilo que o homem cativa e da eterna, segundo aquele autor, responsabilidade pelo que foi cativado hoje, tal eternidade tambm foi relativizada, por uma moral nova que j no aceita a eternidade nas relaes humanas.

Mesmo assim, do ponto de vista do papel do indivduo na ao moral, relevante falar desta responsabilidade e das escolhas que fazemos, todos os dias. Mesmo que a as regras morais sejam socialmente produzidas, independentemente das vontades individuais, o papel do indivduo determinante no comportamento moral. Os indivduos, por serem conscientes, so os que decidem acatar ou no as regras e assumir os riscos e responsabilidades por esse acatar ou no acatar. A deciso e a ao individuais implicam na responsabilidade que os indivduos assumem por suas condutas. Mesmo que a moral no seja individual, mas social, a deciso de agir ou no conforme as regras e a responsabilidade pelas aes so individuais e nicas.

6- Explique todos os aspectos que estruturam o ato moral. Os aspectos que estruturam o ato moral so, em primeiro lugar, o motivo. O que impulsiona, o que leva o indivduo a realizar um ato?, Vrias respostas podem ser atribudas a este aspecto, inclusive as de natureza inconsciente. Segundo o autor do texto em estudo, inclusive, tais motivos no podem ser objeto de aprovao ou desaprovao. O fim do ato moral algo voluntrio, ou seja, houve uma deciso de realizar o fim escolhido, a projeo que o indivduo faz, com o intuito de realizar algo. Pressupe, portando, deciso e escolhas, opes por um determinado caminho em detrimento de outros fins possveis, por achar que o escolhido prefervel. A seguir, vem a escolha ou deciso dos meios para a consecuo do fim escolhido. Cabe uma interessante ressalta de Snchez Vzques, aqui: mesmo um fim muito elevado no justifica meios baixos para a sua consecuo contrariando uma mxima tornada em ditado popular de que os fins justificam os meios. Reflexo interessante! Os meios, acima citados, tambm so fruto de uma escolha moral, portanto. Para se alcanar os fins, necessrio que o indivduo empregue meios adequados. preciso escolher meios corretos, se se pretende um caminho e um resultado moralmente vlidos O resultado aonde se chegou, a materializao do fim desejado. Tambm necessrio que esteja relacionado com a norma moral e fazer parte do cdigo moral da comunidade.

Finalmente, porm no menos importante, na estrutura do ato moral, esto as consequncias. Toda ao moral gera consequncias a outras pessoas. O mais complicado que estamos decidindo e agindo todo o tempo e muito raramente sabemos as consequncias de nossas decises.

7- Explique a relao mtua entre os aspectos do ato moral.

Isoladamente, nenhum aspecto do ato moral tem carter propriamente moral. O carter moral da ao deve ser verificado na relao mtua que existe entre os vrios aspectos. Assim, o motivo tem carter moral se o objetivo que se visa a alcanar moralmente positivo. Por sua vez, o resultado da ao s ser realmente moral se for produto de um motivo ou inteno moralmente positiva. Os meios a serem empregados s ganham carter moral se forem moralmente vlidos e se servirem para a realizao de objetivos moralmente positivos.

8- Explique o carter singular do ato moral. Novamente, surge, aqui, a questo da responsabilidade. Tornamo-nos e sabemos disso responsveis pelo que decidimos. As normas morais pretendem ser guias para a ao, dizendo-nos quais os caminhos mais certos a seguir, quais os atos a praticar. S que o ato moral acontece em meio a especificidades e singularidades, quase sempre novas e imprevisveis... Quantas vezes no dizemos que tomei bomba, novamente, ao optar por este ato?. O indivduo no tem domnio sobre as circunstncias, mas precisa e deve agir, escolher, tomar decises. E, ao escolher, mais uma vez, responsabiliza-se, num ato contnuo decidir, agir, responsabilizar-se, acertar ou errar, novamente responsabilizar-se, escolher... Embora as regras morais auxiliem na tomada de deciso, no se pode determinar de antemo, com toda certeza, o que se deve fazer em cada caso. , no entanto, o que torna o ato e as decises mais ricas, em aprendizado, oportunidades de desenvolvimento e crescimento.

9- Quais as condies para se imputar responsabilidade moral, a algum?


Em primeiro lugar, que haja, na ao do indivduo que praticou o ato uma intencionalidade. Que o sujeito no ignore nem as circunstncias nem as consequncias da sua ao; ou seja, que o seu comportamento possua um carter CONSCIENTE.

Tambm, necessrio que a causa dos seus atos esteja nele prprio (ou causa interior) e no em outro agente (ou causa exterior) que o force a agir de certa maneira, contrariando a sua vontade; ou seja, que a sua conduta seja LIVRE! Assim, portanto, to-somente o conhecimento, de um lado, e a liberdade, do outro, permitem falar legitimamente de responsabilidade ela, novamente! Os eternamente responsveis por aquilo que cativamos ou fazemos! Pelo contrrio, a ignorncia, de uma parte, e a falta de liberdade, de outra (entendida aqui como coao), permite eximir o sujeito da responsabilidade moral.

10- Como se articulam responsabilidade moral e liberdade?

A responsabilidade moral pressupe a possibilidade de decidir e agir vencendo a coao externa ou interna. Somente haver responsabilidade moral se existir liberdade. A responsabilidade moral pressupe necessariamente certo grau de liberdade, mas esta, por sua vez, implica tambm inevitavelmente a necessidade causal. Responsabilidade moral, liberdade e necessidade esto, portanto, entrelaadas, indissociavelmente, no ato moral. Interessante citar, aqui, inclusive, as pessoas privadas de liberdade. Mesmo encarcerados, indivduos precisam responsabilizar-se por seus atos e no esto eximidos das consequncias de suas escolhas. Muitos dos seus atos, inclusive, so determinados, novamente, pelo grupo, pelas circunstncias e pelo contexto em que esto eis que voltamos, de tima maneira, fechando o crculo do pensamento, s reflexes iniciais do texto e desse estudo dirigido!

Potrebbero piacerti anche