Sei sulla pagina 1di 11

1

Introduo
Voc sabia que a Constituio Federal garante ao trabalhador o direito proteo de sua sade, integridade fsica e moral e segurana na execuo de suas atividades? Isso tambm acontece na Construo Civil. Pois , no canteiro de obras, voc deve ter condies que ajudem a melhorar sua qualidade de vida e permitam que voc tenha realizao pessoal e social. Ento, lembre-se de que a segurana e a sade do trabalhador so uma responsabilidade do empregador e dos profissionais envolvidos no ambiente de trabalho. Inclusive voc! Bom trabalho!

Condutas seguras no canteiro de obras


O trabalho na Construo Civil exige de voc compromisso e responsabilidade. Estar em boas condies fsicas e mentais importante para que voc desenvolva seu trabalho com sade e segurana. Por isso, fique atento postura que voc deve ter no canteiro de obras. Aconselhe aos menos experientes. Procure conhecer seu local de trabalho antes do incio das atividades. Somente ingresse no canteiro de obras com capacete e botas de segurana.

Observe outras situaes em que sua atitude correta fundamental. Alcoolismo Para realizar suas tarefas no canteiro de obras, voc deve estar bem disposto e concentrado. Por isso, no chegue alcoolizado no canteiro de obras. Voc tambm no deve levar nem consumir bebidas alcolicas no seu local de trabalho.

Tabagismo Manter hbitos de vida saudveis tambm contribui para um melhor rendimento no trabalho. Dessa forma, no fume no seu local de trabalho, principalmente prximo a explosivos e inflamveis. Alm de acidentes, o cigarro pode incomodar os colegas de trabalho e ainda causar graves problemas sua sade.

Organizao do canteiro de obras


O canteiro de obras o ambiente de trabalho da Construo Civil. Para voc assegurar sua sade e segurana neste local, observe as recomendaes a seguir.

Deixar o canteiro de obras sempre limpo e organizado. Manter vias de circulao livres. Coletar e remover entulhos regularmente. A empresa tambm deve oferecer recursos para que o trabalho seja desenvolvido em condies adequadas. Ter locais adequados para alojamento e depsito. Proibir a queima de lixo ou de outro material. Oferecer energia eltrica segura e sanitrios para os trabalhadores. Providenciar gua prxima ao local para higienizao e preparao de materiais.

Brincadeiras no trabalho Evite brincadeiras durante o expediente. Caso ocorram, saiba com quem, onde e como brincar. Alm de serem inconvenientes para alguns colegas, as brincadeiras podem provocar acidentes.

Ergonomia
O peso mximo que um trabalhador pode remover individualmente de 60 kg. Mulheres e menores de idade apresentam limite de peso com valor inferior a este. Para remover objetos maiores, o ideal so dois trabalhadores, um de cada lado. Observe as posturas corretas que devem ser seguidas durante sua atuao profissional.

Higiene Pessoal
A higiene pessoal um conjunto de hbitos de limpeza e de cuidado com a prpria sade. Esses hbitos so constitudos por pequenas atitudes saudveis tomadas no cotidiano.

Conduzindo o carrinho de mo

Sentado durante as refeies

Em p

A empresa tambm deve oferecer recursos para que o trabalho seja desenvolvido em condies adequadas.
Carregando peso Carregando mochila Carregando balde

Trabalhando na bancada

Empurrando objetos pesados

Pegando um objeto no alto

Mantenha a higiene pessoal, pois faz muito bem sua sade. Conserve seu local de trabalho limpo e organizado. Cuide bem dos banheiros, vestirios, refeitrio e demais instalaes do canteiro de obras. Lembre-se de que voc passa mais tempo no trabalho do que na sua prpria casa. Tome banho ao final do expediente. importante voc se lavar bem.

Escovando os dentes

Calando o sapato

Trabalhando com os braos levantados

EPIs
Os equipamentos de proteo individual (EPIs) auxiliam voc a realizar suas atividades com segurana. Observe as atribuies da empresa e as suas no que diz respeito aos EPIs. Responsabilidades da empresa Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade. Exigir que o trabalhador use os EPIs. Fornecer somente EPIs aprovados pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho. Orientar e capacitar o trabalhador quanto ao uso adequado, acondicionamento e conservao. Substituir imediatamente o EPI, quando danificado ou extraviado. Responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica. Comunicar ao MTE (Ministrio do Trabalho e Emprego) qualquer irregularidade observada. Responsabilidades do trabalhador Utilizar o EPI apenas para a finalidade a que se destina. Responsabilizar-se pelo acondicionamento e conservao. Comunicar ao empregador qualquer alterao que torne o EPI imprprio para uso. Cumprir as determinaes do empregador sobre o uso adequado.

Conhea cada um dos principais EPI utilizados na construo civil Capacete


Capacete de proteo tipo aba frontal. Capacete de proteo tipo aba total.

Finalidade: proteo da cabea do trabalhador contra impactos e choque eltrico. Proteo facial
Capacete de proteo tipo aba frontal com viseira.

Finalidade: proteo da cabea e face, em trabalho que haja risco de projeo de partculas. culos de proteo.

culos de segurana para proteo (lente incolor).

culos de segurana para proteo (lente com tonalidade escura).

Finalidade: proteo dos olhos contra impactos mecnicos, pedaos volantes e raios ultravioletas.

Protetor auricular

Mscara de solda

Protetor auditivo tipo concha.

Protetor auditivo tipo insero (plug).

Finalidade: indicado para operaes de solda eltrica com riscos de radiao no-ionizante. Finalidade: proteo dos ouvidos nas atividades e nos locais que apresentem rudos excessivos.
Observao: a exposio ao rudo pode causar inmeras doenas, entre elas: estresse, insnia, hipertenso, surdez e impotncia sexual.

Luvas Luva antivibrao Finalidade: proteo dos msculos, ossos e tendes contra a vibrao em frequncias que prejudiquem a sade do trabalhador.

Respirador purificador de ar
Respirador purificador de ar (descartvel) para poeiras.

Respirador purificador de ar (com filtro) para vapores e fumos.

Luva de malha pigmentada Finalidade: proteo das mos aderncia aos equipamentos. e maior

Finalidade: proteo respiratria em atividades e locais contenham poeiras, vapores ou fumos.


Observao: as principais doenas do sistema respiratrio que afetam trabalhadores da construo civil so: silicose, alergias, rinites, asma ocupacional e pneumonite por hipersensibilidade.

Luva isolante de borracha Finalidade: proteo das mos e braos contra choque em trabalhos e atividades com circuitos eltricos energizados.

10

11

Botas Luva de vaqueta Finalidade: proteo das mos e punhos contra agentes abrasivos e escoriantes. Bota de couro (cano longo) Finalidade: proteo dos ps e pernas contra toro, escoriaes, derrapagens e ataque de animais peonhentos. Luva de PVC Finalidade: proteo das mos e punhos contra recipientes contendo leo, graxa, solvente, ascarel e cimento. Bota de borracha (cano longo) Finalidade: proteo dos ps e pernas contra umidade, derrapagens e agentes qumicos agressivos, em locais encharcados, escavaes e na concretagem.

Luva de raspa de couro Finalidade: proteo das mos e braos contra agentes abrasivos e escoriantes.

Botina de couro Finalidade: proteo dos ps e pernas contra toro, escoriaes e derrapagens. Luva de borracha nitrlica Finalidade: proteo das mos e punhos contra agentes qumicos e biolgicos.
Observao: obrigatrio o uso de um dos modelos de bota para ingressar no canteiro de obras.

Cinto de segurana

Luva de cobertura para proteo da luva isolante de borracha Finalidade: utilizada exclusivamente como proteo da luva isolante de borracha.

Cinto de segurana tipo pra-quedista Finalidade: proteo do empregado contra quedas em servios onde exista diferena de nvel.

12

13

Trava-quedas Finalidade: proteo do empregado contra quedas em servios onde exista diferena de nvel. Corda de poliamida Finalidade: proteo do empregado contra quedas em servios onde exista diferena de nvel. Avental de raspa de couro Finalidade: proteo do corpo contra agentes abrasivos e escoriantes.

Maiores causas de morte por acidente na Construo Civil


Queda de altura EPC Respeite os equipamentos de proteo coletiva (EPC). Nunca retire ou ultrapasse os EPCs.

Guarda-corpo

Fechamento dos vos dos elevadores

ATENO: O creme protetor para as mos e o protetor solar so importantes para sua proteo. Creme protetor para as mos.
Finalidade: proteo das mos e braos contra agentes qumicos, como leos, graxas, colas, tintas, argamassas, solventes entre outros. utilizado para evitar que o trabalhador perca a sensibilidade do tato.
Observao: este creme substitui as luvas de borracha. Fica a critrio do empregador definir o que ser utilizado.

Escada com corrimo

Tela de fachada

Andaime suspenso

Cadeira suspensa

Protetor solar.
Finalidade: proteo das partes expostas diretamente ao sol contra a radiao solar.
Nas obras a cu aberto, em pocas do ano de forte calor, as empresas disponibilizaro protetor solar aos trabalhadores que exeram suas funes com exposio direta aos raios solares (Conveno Coletiva de Trabalho ano 2011).

Andaime fachadeiro

Bandejo

14

15

Andaime Durante as obras, existe uma fase em que h grande risco de queda de materiais e at dos trabalhadores. Andaimes apoiados em cavaletes devem ter, no mximo, 2,00 m de altura e 0,90 cm de largura. Tambm devem ter sistema de guarda-corpo e rodap, inclusive nas cabeceiras, em todo o permetro, com exceo do lado da face de trabalho. Ateno! Nunca prenda seu cinto de segurana no prprio andaime ou em parte da estrutura que no possa suportar seu peso.

Cadeira Suspensa
Uso de corda independente com trava-quedas.

Transporte vertical de carga e passageiros

Outros pontos importantes Bom estado de conservao. Projeto feito por profissional habilitado. Montagem feita por profissionais qualificados. Piso com forrao completa, antiderrapante, nivelado e fixado de modo seguro e resistente. Aes Comunique ao encarregado qualquer alterao nos EPCs ou andaimes. EPIs necessrios Cinto de segurana tipo pra-quedista. Corda de poliamida. Trava-quedas.

Grua fixa

Elevador de passageiros

Torre do elevador de cargas (guincho)

O elevador de passageiros deve ser instalado a partir da execuo da 7 laje dos edifcios em construo. A torre do elevador deve dispor de tela galvanizada de proteo em toda sua extenso. Observe quais so os dispositivos de segurana para elevador de carga e de passageiros. Cancela de segurana. Dispositivo de travamento. Rampa de acesso nivelada ao piso do andar.
Ateno: Toda parte mecnica do guincho (motores, cabos de ao e roldanas) deve ser isolada.

16

17

Choque

Instalaes eltricas subterrneas


Proteo feita por calhas ou eletrodutos. Sinalizao indicativa de rede eltrica.

Porque o choque ocorre? Devido a mquinas e equipamentos sem aterramento eltrico. Contato acidental com partes energizadas ou fiaes expostas. Falta de respeito sinalizao.

Redes de distribuio de energia Operaes com veculos, mquinas e equipamentos devem ser planejadas para evitar o contato acidental, arco eltrico ou impacto com a rede de distribuio de energia e/ou equipamentos eltricos energizados. Soterramento Todas as escavaes com mais de 1,25 m devem ter escoramento adequado e escada fixa por cada grupo de trabalho para fuga rpida no caso de emergncias. O material retirado deve ser depositado a uma distncia superior metade da profundidade das escavaes. Quando a profundidade de uma vala igual ou superior a 2 m deve-se proteger as bordas com um guarda-corpo ou sinalizao adequada.

Como evitar choque eltrico? Utilize as luvas de proteo adequadas para o trabalho com eletricidade. As partes vivas devem ser confinadas no interior de invlucros ou atrs de barreiras para impedir o contato do trabalhador. Desligue a rede eltrica para instalao de barreiras ou invlucros.

18

19

Outros acidentes
Serra circular

Incndio Classes de incndio

Riscos inerentes funo Rudo. Poeira. Postura inadequada, levantamento e transporte manual de peso. Queda em mesmo nvel. Corte de membros superiores. Choque eltrico. EPIs necessrios Bota de cano curto. Capacete. Avental de raspa. Luva de malha pigmentada ou vaqueta. Protetor facial. Protetor respiratrio contra poeiras. Protetor auditivo.
* Com restrio, pois h risco de reignio (se possvel utilizar outro agente).

Tipos de extintores

Extintor PQS

Extintor AP

Extintor CO2

20

21

Potrebbero piacerti anche