Sei sulla pagina 1di 37

O legado scienti zudia, hipocrtico So Paulo, v. e 4,sua n. 1, fortuna p.

45-82, 2006 no perodo

greco-romano...

O legado hipocrtico e sua fortuna no perodo greco-romano: de Cs a Galeno


Regina Andrs Rebollo

resumo
Este artigo discute o legado de Hipcrates e do Corpus hippocraticum (CH) no perodo compreendido entre os sculos v e iv a.C. at o perodo greco-romano, com Galeno, em ii d.C. Na primeira parte, fao uma descrio das obras que integram o CH e uma sntese das concepes mdicas nele contidas. Na segunda parte, apresento a fortuna do legado no perodo alexandrino e os seus primeiros comentadores. Por ltimo, o papel de Galeno na transmisso e na difuso do legado hipocrtico discutido com base no conjunto de sua obra e de suas concepes, parte delas herdadas diretamente do CH. Palavras-chave Hipcrates. Corpus hippocraticum. Medicina alexandrina. Medicina greco-romana. Galeno. Hipocratismo galnico.

Introduo
A coleo dos tratados mdicos hipocrticos uma realizao coletiva, no interior da qual coexistem significativas diferenas tericas e de orientao prtica, suficientes para que se possa afirmar uma pluralidade de doutrinas e concepes mdicas que, longe de espelhar um sistema terico coerente e acabado, o registro de uma diversidade oriunda de vrios autores, diversos compiladores e inmeras edies. Tal diversidade de doutrinas e concepes foi, ao longo da posteridade, exaustivamente glosada, interpretada e comentada, em um esforo do esprito que resultou na prpria construo da medicina ocidental. No perodo helenstico, na cidade de Alexandria, surgiram os primeiros comentrios crticos coleo hipocrtica, em parte, como resultado de novas descobertas anatmicas e, em parte, em virtude da pluralidade do pensamento filosfico (platonismo, aristotelismo, epicurismo e estoicismo) e das escolas ou seitas mdicas (dogmatismo, empirismo, metodismo e pneumatismo). A partir de ento, o Corpus hippocraticum (CH) serviu quer como modelo de atuao e conduta mdicas, quer como exemplo
scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

45

Regina Andrs Rebollo

dos erros que deviam ser urgentemente corrigidos pelas descobertas e novas concepes. , ainda, no interior das discusses entre os mdicos dogmticos e os empricos que vemos surgir as primeiras interpretaes metodolgicas que, ao longo da posteridade, separaram aqueles que acreditavam que a teoria (logos) servia como ponto de partida do raciocnio mdico daqueles que sustentavam que tal papel somente poderia ser executado pela experincia ou observao emprica. A segunda e historicamente mais importante interpretao do legado hipocrtico foi realizada pelo trabalho de exegese de Galeno, ainda hoje considerado o maior intrprete de Hipcrates, mesmo levando-se em considerao a sua forte impregnao doutrinal. Alm de comentar os principais tratados da coleo hipocrtica, Galeno foi o primeiro compilador dos comentadores anteriores. Com ele, Hipcrates e os tratados hipocrticos foram conhecidos luz de sua filosofia natural, ela prpria um esforo monumental para reconciliar Hipcrates, Plato e Aristteles. Esse esforo resultou no hipocratismo galnico e reinou at o sculo xv, quando mdicos e filsofos, influenciados pelos humanistas, passaram a exigir obras puras, livres de comentrios e interpretaes.

Figura 1. Asclpio coroado oferece uma bebida serpente. Metfora da dupla face dos medicamentos (ao mesmo tempo, veneno e remdio), conhecidos e administrados com maestria pelo mdico.

46

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

O legado hipocrtico e sua fortuna... fortuna no perodo greco-romano...

1 O legado hipocrtico
Na tentativa de refazer parte do caminho percorrido pelas obras do CH, escolhi dois aspectos que considero essenciais em seu modo de transmisso e difuso: o ensino terico e prtico da medicina e a produo de material escrito, lembrando que o ensino e a histria dos textos muitas vezes se confundem. Qual teria sido a fortuna do legado hipocrtico aps o seu apogeu no final do sculo v e primrdios do sculo iv a.C.? A maior parte dos tratados da coleo hipocrtica, que agrupam aqueles considerados fundamentais para o pensamento mdico que comps a tradio futura, surgiu entre os anos 420 e 350 a.C., embora alguns sejam bem anteriores e outros bem posteriores.1 A tabela 1 fornece uma idia, bastante provvel, da cronologia das obras que compem o CH tal como estabelecida por Jouanna (cf. Gourevitch, Grmek & Pellegrin, 1994, p. 11-2).

Figura 2. Escultura de Hipcrates, o mais importante mdico da primeira Antigidade. Nasceu em Cs em 460 a.C. e alega-se ter morrido com mais de 100 anos de idade, no mesmo ano da morte de Demcrito, ca. 390 a.C.

1 Para uma anlise detalhada da cronologia dos escritos hipocrticos cf. Littr, 1839-1861; Smith, 2002 [1979]; Vegetti, 1976; Gual; Nava; Frez & Alvarez, 1983; Jones, 1998 e Lloyd, 1991.

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

47

Regina Andrs Rebollo

Tabela 1 Cronologia das obras do Corpus hippocraticum por Jouanna


Segunda metade do sc. v a.C. Ares, guas e lugares; Sobre a doena sagrada; Prognstico; Sobre a arte mdica ltimo quarto do sc. v a.C. Sobre os ventos (gases); Sobre a medicina antiga; Do regime nas doenas agudas Fim do sc. v a.C. Epidemias, Livros i e iii (por volta de 410); Da natureza do homem; Do regime salutar (por volta de 410-400) Fim do sc. v e comeo do sc. iv a.C. Articulaes; Fraturas; Da oficina do mdico; Sobre as feridas na cabea; Instrumentos de reduo (Mochlique); Da natureza dos ossos; Epidemias II, IV e VI; Dos humores; Sobre o regime; Da gerao; Da natureza da criana; Sobre o parto de oito meses e Sobre o parto de sete meses; Da exciso dos fetos (ou Embriotomia); Das doenas femininas i e ii; Sobre as mulheres estreis; Da hiperfertilidade; Da natureza da mulher; Dos msculos; Das feridas; Juramento; Sobre o uso dos lquidos; Das doenas ii e iii Entre 400 e 390 a.C. Das doenas internas 380 a.C. Das afeces; Dos remdios; Das doenas i; Aforismos; Das crises 358-348 a.C. Epidemias v e vii; Sobre as fstulas; Da doena das virgens; Sobre as hemorridas; Dos lugares no homem poca helenstica certa ou provvel Lei iv sc. a.C. ou mais cedo Sobre os alimentos; Do corao; Sobre as glndulas poca romana e crist Sobre a anatomia; Sobre a dentio; Sobre o mdico; Sobre a decncia; Testamento De datao difcil Sobre os dias crticos; Semanas

48

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

O legado hipocrtico e sua fortuna no perodo greco-romano...

Tais tratados foram, muito provavelmente, utilizados como material de ensino e orientao prtica e terica, numa poca em que a literatura cientfica comeou a substituir o ensino oral (cf. Gual, 1983, p. 11). O conhecimento mdico tradicional era transmitido a uma linhagem masculina familiar. Hipcrates (460 a.C.-ca. 370 a.C.) um bom exemplo do modo como, nessa poca, a medicina foi ensinada. Alm de praticla, ao mesmo tempo a ensinava, ou melhor, a ensinava praticando, alm de contribuir com vrios escritos especializados.2 Como no havia estabelecimentos pblicos para a formao e o recrutamento de mdicos, a transmisso do saber era feita, num primeiro momento, no interior das prprias famlias. Com o tempo, discpulos sem vnculo consangneo puderam usufruir desse tipo de formao especializada. Assim, Hipcrates foi formado pelo pai, Heraclides, e o av, Hipcrates i, ambos mdicos asclepades da Ilha de Cs, e posteriormente ele mesmo reuniu um bom nmero de aprendizes, entre eles, seus filhos Tessalo (pai de Hipcrates iii) e Dracon (pai de Hipcrates iv). Hipcrates pertenceu escola de Cs, pois sua famlia descendia diretamente dos Asclepades de Cs.3 No entanto, cabe lembrar que, no final do sculo v e primrdios do sculo iv a.C., uma escola nada mais era do que um centro localizado numa cidade ou um mestre que fornecia ensinamentos aos seus filhos e discpulos. nesse sentido que se pode falar da escola de Cs, onde Hipcrates se formou. O ensino da medicina seguia a tradio grega do aprendizado tcnico, uma vez que a medicina era uma techn, um saber terico voltado para a arte manual. A maneira como tais ofcios eram ensinados permanece obscura. Alguns elementos so mais conhecidos do que outros e o que se sabe pode ser resumido em poucas palavras. O aprendiz era um cidado livre. No caso de filho ou neto, ou mesmo de um aprendiz sem laos de sangue, devia seguir um mestre e freqentar a sua escola. Quando o mdico pretendia estabelecer-se numa cidade para clinicar, o nome do professor era a nica exigncia

2 A questo hipocrtica, ou seja, a discusso de quais tratados teriam, de fato, sido escritos por Hipcrates no est resolvida. Entralgo (1982, p. 40), seguindo Littr (1839-1861, v. 1, p. 434 ss), afirma, com uma certa ressalva, que os tratados Sobre a medicina antiga, Prognstico, Aforismos, Epidemias I e III; Do regime nas doenas agudas; Ares, guas e lugares; Articulaes; Fraturas; Instrumentos de reduo (Moschlique) e Juramento, por diversas evidncias histricas, seriam os mais provveis escritos de Hipcrates. Jouanna (1992, p. 88-98) faz uma excelente anlise da questo hipocrtica e muito mais cauteloso, preferindo evitar qualquer paternidade hipottica sobre certos tratados hipocrticos. 3 Duas grandes famlias reivindicavam para si a descendncia direta do deus Asclpio, a famlia da Ilha de Cs e a famlia de Cnido. Tais famlias ficaram conhecidas pela tradio, principalmente devido a Galeno, como as escolas de Cs e Cnido. Afirma a tradio que Asclpio, filho de Apolo e aprendiz do centauro Quron, teve dois filhos com Epiona, filha de Heracles: Podaliro e Macaon. Hipcrates, segundo a maior parte de seus bigrafos antigos, descendia diretamente de Podaliro, cujos descendentes subdividiram-se nas duas grandes famlias, a de Cs e a de Cnido. por tal motivo que os mdicos de Cnido tambm eram chamados de mdicos asclepades. Para um detalhamento maior, cf. Jouanna, 1992, p. 13-33.

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

49

Regina Andrs Rebollo

solicitada pela assemblia para a comprovao da formao mdica. Segundo Jouanna (cf. 1992, p. 33), nascido de uma linhagem duplamente ilustre, Podaliro e Heracles, Hipcrates recebeu a educao que era adequada s crianas que vinham do meio aristocrtico. Mas, diferentemente da maior parte das crianas nobres, o seu futuro j estava fortemente determinado pelo meio mdico familiar. Desse modo, por pertencer a uma famlia de origem aristocrtica recebeu, antes da formao mdica, a educao formal grega. No caso da medicina, a formao era terica, prtica e itinerante, pois a percia clnica exigia a visitao a diferentes lugares, nos quais o mdico adquiria conhecimento das diversas doenas e de novos medicamentos e, ao mesmo tempo, tentava estabelecer-se. Fora do meio familiar, a aprendizagem, bem como o atendimento, eram remunerados e envolviam um forte comprometimento moral e pessoal do aluno. Trs pequenos discursos atestam as relaes de aprendizado nessa poca: Juramento, Lei e Sobre a decncia. No Juramento, so descritos trs tipos de ensinamento: (1) o preceptor (parangelli), um conjunto de regras e preceitos relativos atuao ou conduta do mdico no exerccio da profisso; (2) o ensino mdico oral (akrosis), algumas vezes acompanhado de escritos e anotaes; (3) o ensino das questes mdicas particulares (lop mthsis), voltadas para a clnica (cf. Gual, 1983, p. 78, nota). A transmisso oral, quer terica ou prtica, de pai para filho ou de mestre para aprendiz, no estava apenas circunscrita s questes de carter mdico, e algumas noes de filosofia natural e retrica eram tambm ensinadas (cf. Jouanna, 1992, p. 34). Segundo Entralgo (cf. 1982, p. 29-31), provavelmente eram ensinados os primeiros rudimentos de anatomia (feita com pequenos animais, em geral macacos da regio da sia Menor), semiologia, farmacologia e cirurgia. Existem pouqussimas informaes sobre o currculo ou o contedo programtico do aprendizado mdico de ento, antes e durante a formao mdica. Galeno (129 ca.-210 d.C.), no primeiro pargrafo do Livro ii, Captulo 1, da obra Procedimentos anatmicos, relata que as crianas que pertenciam a uma linhagem mdica aprendiam a ler, escrever e dissecar ao mesmo tempo. Embora no se possa contar com informaes histricas mais precisas do contedo oferecido na formao mdica os prprios tratados do CH revelam os temas e os problemas que eram estudados. Se partirmos do pressuposto de que tais escritos foram, desde o seu primeiro surgimento, utilizados como material didtico, ou seja, manuais, teremos, ento, condies de avaliar a possvel formao do mdico da poca. Toda a literatura mdica do CH foi produzida em jnico, a lngua cientfica do perodo, embora Hipcrates e a maior parte dos escritos fossem de Cs, onde imperava o dialeto drico. No seu interior, dois gneros principais de literatura mdica so encontrados: um dedicado aos especialistas e outro ao grande pblico. Este ltimo era composto por conferncias e discursos de divulgao, propaganda e convencimento,
50
scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

O legado hipocrtico e sua fortuna no perodo greco-romano...

escritos por mdicos oradores ambulantes, preocupados com a importncia pblica da profisso numa poca em que o ensino e a prtica da medicina no eram regulamentados. Muito provavelmente, a produo literria mdica contemplava as diversas modalidades da prtica e os seus respectivos profissionais, a saber, o demiourgs, o technits e o mdico orador ambulante ou viajante. O demiourgs era um funcionrio eleito pela Assemblia a servio da comunidade e diferia do technits (tambm chamado queirotechnes e queironax), o arteso da cura ou aquele que domina a arte de curar no sentido prtico, pois o demiourgs, alm do domnio da arte, investigava a natureza humana, dedicando-se s questes de filosofia natural. O mdico orador ambulante, antes de estabelecer-se numa cidade, proferia discursos de convencimento e propaganda, levando consigo anotaes e manuais para consulta pessoal, pois, nessa poca, no existiam bibliotecas especializadas fora dos grandes centros culturais e de ensino. Alguns tratados so claramente anotaes, para o ensino e a memorizao de noes fundamentais, reunidas num nico texto a partir de outros escritos, tais como os Aforismos. Alm dos tratados profissionais, encontrase no CH vrios escritos dirigidos a um pblico profano mais culto, que buscava um tipo de formao cultural geral (paidia). No se pode esquecer, ainda, um fenmeno tpico dessa poca, os mdicos iatrosofistas, especializados em utilizar a palavra a servio da arte mdica. De fato, no interior do CH, existem muitos discursos em defesa da medicina (por exemplo, Sobre a arte mdica) ou contra a impregnao da medicina pela filosofia (por exemplo, Sobre a medicina antiga). Tais mdicos, assim como os sofistas, buscavam alguma remunerao e fama mundana e, em alguns casos, tais discursos serviam propaganda pessoal, numa poca em que o mdico, para estabelecer-se numa cidade, precisava convencer a populao a contrat-lo. Uma classificao geral dos tratados que compem o CH permite identificar nove assuntos de interesse e discusso dos mdicos hipocrticos.

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

51

Regina Andrs Rebollo

Tabela 2 Classificao dos tratados que compem o CH por especialidades4


Escritos crticos e Sobre a medicina antiga; Sobre a arte mdica; gerais sobre a arte mdica Aforismos Deontologia Juramento; Lei; Testamento; Sobre o mdico; Sobre a decncia; Preceitos Escritos anatomofisiolgicos Sobre a anatomia; Do corao; Dos msculos; Sobre as glndulas; Da natureza dos ossos; Da natureza do homem; Sobre a gerao; Da natureza da criana; Sobre os alimentos Escritos de assuntos dietticos Do regime; Do regime salutar Escritos sobre patologia geral Ares, guas e lugares; Dos humores; Sobre as crises; Sobre os dias crticos; Semanas; Sobre os ventos (gases); Prognstico; Predies i e ii; Prnotiones coac Escritos sobre patologia especial Epidemias; Das afeces; Das doenas; Das doenas internas; Sobre a doena sagrada; Dos lugares no homem Escritos sobre teraputica Do regime nas doenas agudas; Sobre o uso dos lquidos Escritos de oftalmologia Sobre a viso Escritos sobre ginecologia, Das doenas das virgens; Da natureza da mulher; obstetrcia e pediatria Das doenas da mulher; Da hiperfertilidade; Sobre o parto de sete meses e Sobre o parto de oito meses; Da exciso do feto; Sobre a dentio Escritos epistolares apcrifos Cartas, decretos e discursos solenes

A classificao de Jouanna e Magdelaine (1999, p. 14-16), bem mais recente, reorganiza os documentos da seguinte forma:

4 Trata-se dos 53 escritos hipocrticos organizados em 10 volumes por Littr, 1839-1861.

52

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

O legado hipocrtico e sua fortuna no perodo greco-romano...

Tabela 3 Classificao de Jouanna e Magdelaine por especialidades


Deontologia e reflexes sobre Juramento; Lei; Sobre a arte mdica; Sobre a medicina a arte mdica antiga; Sobre a decncia; Preceitos e Testamento de Hipcrates ou Quem deve ser aquele que aprende a arte mdica Semiologia Prognstico; Epidemias i e iii; Epidemias ii, iv e vi; Epidemias v e vii; Aforismos; Dos humores; Das crises; Sobre os dias crticos; Predies I e II; Prnotiones coac Etiologia geral Da natureza do homem; Da gerao; Da natureza da criana; Dos msculos; Sobre o feto de oito meses e Sobre o feto de sete meses; Semanas; Sobre a dentio; Do corao; Sobre as glndulas; Da natureza dos ossos; Ares, guas e lugares; Sobre os ventos; Sobre a doena sagrada Diettica Do regime; Sobre o regime nas doenas agudas; Apndice ao Sobre o regime nas doenas agudas; Sobre os alimentos Nosologia e teraputica Das doenas i, ii, iii e iv; Das afeces; Sobre as afeces internas; Sobre os remdios; Dos lugares no homem; Sobre o uso dos lquidos; Sobre a viso Ginecologia Das doenas femininas i e ii; Sobre as mulheres estreis; Sobre as doenas das virgens; Da natureza da mulher; Sobre a hiperfertilidade; Sobre a exciso dos fetos (Embriotomia) Cirurgia Da oficina do mdico; Fraturas e Articulaes; Instrumentos de reduo (Mochlique); Das feridas; Das fstulas; Das hemorridas; Sobre as feridas da cabea e Sobre a anatomia Cartas e escritos biogrficos Decreto dos atenienses; Discurso ao altar; Discurso da embaixada e Cartas (corpus de 24 cartas)

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

53

Regina Andrs Rebollo

Sem esquecer as diferenas doutrinrias, a pluralidade de autores e a cronologia que se estende do sculo v a.C. ao perodo greco-romano, possvel retirar desse conjunto de escritos os conceitos fundamentais gerais que forneceram os instrumentos tericos e prticos para a atuao mdica, tais como o conhecimento da natureza do corpo e de suas alteraes na doena, a maneira de reconhecer e trat-las, a identificao das suas causas, a formao ideal (moral e intelectual) do mdico e sua conduta no atendimento clnico e, por fim, o domnio dos instrumentos e das tcnicas de interveno dos casos cirrgicos e ortopdicos, conhecimento mais do que essencial numa poca de atletas e esportistas contumazes.

1.1 As idias e os conceitos centrais da coleo hipocrtica5 Pode-se afirmar que a base da medicina hipocrtica repousa nas suas concepes fisiolgicas e anatmicas. Porm, a demarcao entre a anatomia e a fisiologia , nessa poca, bastante tnue, uma vez que se dissecava muito pouco e o corpo e suas partes eram, por esse motivo, rudemente conhecidos. A fisiologia contida no CH deriva de uma anatomia teorizada, fortemente comprometida com a filosofia natural do final do sculo v e primrdios do sculo iv a.C. A idia da natureza do corpo ou da physis particular do corpo est na base da medicina hipocrtica. A physis do corpo uma realizao particular da physis universal e, enquanto tal, compreendida como princpio originrio e organizador do corpo. Ela fornece a forma do corpo (eidos ou idea), isto , o seu aspecto prprio ou particular e o seu comportamento (virtudes ou propriedades chamadas dynameis). Enquanto princpio organizador do corpo, a physis projeta no ser as qualidades da harmonia, da ordem e da beleza, regendo a morfologia e as funes normais do corpo e de suas partes. Mas a physis tambm rege a doena e os seus sintomas, e por esse motivo que a doena era, para a maior parte dos autores do CH, um fato natural e no sagrado. A ao da physis se d ou por necessidade e fatalidade natural (anank e moira) ou pelo acaso (tych). A anank pode ser entendida como a necessidade invencvel dos movimentos e das propriedades do cosmo ou, simplesmente, a necessidade da natureza. Moira, para os gregos, o destino natural que obriga todos os seres, sejam divinos ou sublunares, a no ultrapassar o seu prprio limite. Mas a physis pode tambm agir ao acaso, natural e acidentalmente, quando, por exemplo, as nuvens se movimentam
5 Limito-me aqui a apresentar sucintamente as idias centrais contidas no CH. Para um detalhamento maior, sugiro os autores Jouanna & Magdelaine, 1999; Jouanna, 1992; Gual, 1983; Lloyd, 1978; Vegetti, 1976; Littr, 1839-1861 e Entralgo, 1982.

54

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

O legado hipocrtico e sua fortuna no perodo greco-romano...

no cu ou as guas nos rios. Pelo acaso podem ocorrer doenas, acidentes sintomticos particulares e mudanas favorveis ou desfavorveis para o doente. A alterao da physis pode ainda ser uma conseqncia inesperada (acidental) de ao humana deliberada, resultado das intervenes mdicas e teraputicas como, por exemplo, as reaes inesperadas que podem surgir aps a administrao de um medicamento. Assim, a physis possui dois modos de agir: um necessrio e outro contingente. Aquilo que ocorre por necessidade ou fatalidade divina no permite a ao ou interveno humana. J aquilo que ocorre acidentalmente pode ser evitado e suprimido por uma techn, tal como a medicina (cf. Rebollo, 2003). Existem doenas determinadas pela necessidade e doenas determinadas pelo acaso (assim como curas que ocorrem ou necessariamente ou acidentalmente). Tal concepo de base orienta a teraputica hipocrtica e voltaremos a ela mais adiante. Cada objeto natural possui a sua prpria dynamis ou um conjunto delas, alm de fazer parte da dynamis do todo ou do universo. Assim, uma vez considerada a principal propriedade da physis,6 ela objeto de observao e controle do mdico hipocrtico. As diversas dynameis subdividem-se em (i) dynamis da totalidade do indivduo humano, isto , do corpo e da alma; (ii) dynamis da idade e do sexo; (iii) dynamis de cada rgo que manifesta uma atividade vital geral ou particular; (iv) dynamis das atividades e hbitos humanos; (v) dynamis dos alimentos; (vi) dynamis dos medicamentos; (vii) dynamis dos sintomas e das doenas; (viii) dynamis das estaes, dos climas e das regies. No interior do CH, as dynameis so concebidas de trs maneiras distintas: (1) como princpio de movimento (virtudes ou foras operativas) causado por foras qualitativas elementares (o quente, o frio, o mido, o seco, o doce, o amargo, o salgado etc.); (2) como resultado da quantidade e intensidade de ao dessas foras qualitativas elementares; e (3) como resultado da interao entre matrias elementares (gua, fogo, ar e terra) (cf. Entralgo, 1982, p. 74). Por exemplo, no Sobre as carnes e no Sobre o parto de oito meses, so mencionados os quatro elementos de Empdocles (ar, gua, terra e fogo); no Sobre o regime i, somente participam a gua e o fogo; no Sobre os ventos, somente o ar; no Sobre a arte mdica, somente o fogo; no Sobre a medicina antiga, as qualidades do quente, frio, seco, mido, salgado, doce etc.; por fim, no Semanas, as dynameis so apenas os contrrios decorrentes do calor e do frio. Em alguns casos, como no Sobre o regime i, a gua e o fogo combinam-se com os contrrios quente e frio (cf. Entralgo, 1982, p. 82). A maior parte dessas concepes serviu como pano de fundo da teoria humoral, uma vez que cada humor resulta na interao de tais dynameis ou virtudes operativas.

6 A physis pode ser entendida como o resultado da realizao ou da manifestao das dynameis.

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

55

Regina Andrs Rebollo

Nos tratados Sobre a natureza do homem e Dos humores, a doutrina humoral sistematizada com maior clareza. Os elementos primrios constituintes do corpo so a gua, o fogo, o ar e a terra. Tais elementos geram as qualidades (quente, frio, seco e mido) que, organizadas em pares, do origem aos quatro humores (chyms). Todas as partes lquidas e slidas do corpo so compostas por uma mistura ou mescla (krsis) de tais humores. As doenas dependero, na sua maioria, de uma discrasia ou desequilbrio entre a composio natural de tais humores. Os autores do CH derivaram de tal teoria uma nosologia que correlacionou as faixas etrias, as estaes do ano e os temperamentos humanos, fornecendo com isso a base da teraputica hipocrtica.
Figura 3. consulta com mdico e paciente nus. Manuscrito bizantino do sc. XI de autoria de Apolnio de Citium, referente ao comentrio do De articulis (Articulaes) de Hipcrates.

Tabela 4 Os humores e a nosologia associada


elementos ar fogo terra gua qualidades quente e mido quente e seco fria e seca fria e mida humores sangue bile amarela bile negra fleugma/pituta idades infncia juventude maturidade velhice estaes primavera vero outono inverno temperamentos sanguneo bilioso/colrico melanclico/atra-ble fleumtico

56

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

O legado hipocrtico e sua fortuna no perodo greco-romano...

Quanto composio dos humores no corpo humano, Entralgo (cf. 1982, p. 149) aponta quatro esquemas conceituais distintos: (1) o esquema da escola de Cs, presente nas obras Sobre a natureza do homem e Dos humores, que define os quatro humores em sangue (haima), pituta ou fleugma (plgma), bile negra (mlaina chol) e bile amarela (xanth chol) (cf. tabela 4); (2) o esquema cnidiano, presente nas obras Da gerao, Da natureza da criana, Das doenas iv, no qual participam o sangue, a pituta, a bile e a gua (hydrps); (3) o esquema cnidiano ou coico, presente nas obras Sobre a doena sagrada, Prognstico e Epidemias i e iii, que considera a pituta, a bile e o sangue; (4) por fim, em certos tratados cnidianos clnicos, nos quais so mencionados apenas os humores pituta e bile. Como cada humor possui a sua prpria dynamis (sua qualidade operativa ou fora), o mdico hipocrtico, para estabelecer o diagnstico, deve avaliar sua quantidade e sua intensidade no organismo e, em seguida, estabelecer a relao com o aspecto ou a forma especfica (eidos) do paciente, isto , o sexo, a idade, os tipos temperamentais e as raas.

1.2 As concepes fisiopatolgicas e anatomopatolgicas A vida, para os mdicos do CH, um tipo especial de movimento (knesis). Os humores e as partes do corpo misturam-se entre si e esto mutuamente ordenados segundo a constituio do indivduo. A unidade orgnica mantida pelas simpatias e conexes (sympateia) entre as diferentes partes do corpo. Trs rgos (o corao, o pulmo e o crebro) e dois agentes principais (o calor congnito e os alimentos, entre eles, o ar ou pneuma, os lquidos e a comida propriamente dita) mantm essa unidade harmoniosa e equilibrada das partes do corpo. O calor reside no ventrculo esquerdo do corao e mantm a vida do corpo. O pneuma (ar respirado e gases exalados) alimenta, impulsiona, refresca e vivifica, sendo ainda responsvel pela inteligncia e a fonao. O ar entra pela boca, segue para o nariz e, atravs dos etmides, sobe cabea. Da cabea, desce para o ventre, passa pelos pulmes e artrias e, destas, espalha-se pelo corpo. A parte mais ativa do pneuma produz, no crebro, a inteligncia. Ao sair do crebro em direo ao esfago, e deste em direo ao ventre, traquia e corao, o pneuma cumpre uma funo refrigeradora. Essa imagem do sistema vascular, embora confusa, explica o trnsito do pneuma ao pulmo e ao corao. No corao e nos pulmes, o pneuma, misturado ao sangue, alimenta o calor gerado, ao mesmo tempo em que refresca as suas partes. Por meio dos vasos (phlbes) do crebro e do pulmo, o pneuma se dirige s diferentes partes do corpo, permitindo a sua vivificao e o seu movimento. Os vasos servem como respiradouros do corpo, permitindo que o pneuma o vivifique e o refresque e, sobretudo,
scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

57

Regina Andrs Rebollo

que possa ser exalado, uma vez que o pneuma no pode ficar nele preso ou detido. Assim, os vasos atraem e expulsam o ar, explicao que ser contestada posteriormente por Galeno, que constatou que as artrias contm sangue e no ar. A deglutio e a digesto incorporam os alimentos lquidos e slidos no corpo, bem como explicam a sua composio material e, conseqentemente, o seu equilbrio humoral. O processo bsico da digesto a coco (ppsis). O sangue e todas as partes do corpo so gerados pelos alimentos: o homem nutrido pelo semelhante (homoion, homoi); a nutrio assimilao (homoiosis) e predomnio (epikratia). O predomnio explica a digesto como o domnio das dynameis dos rgos digestivos sobre as dynameis dos alimentos; a assimilao explicada pelo princpio de que o semelhante se rene ao semelhante para alimentar, incrementar e dar vigor a cada parte do corpo. Assim, cada parte do corpo possui uma atrao especfica (hlkein), isto , uma capacidade de atrair para si aquilo que lhe convm. Quanto aos humores, a sua separao feita no ventre pelo processo de coco e por esse motivo que a dieta to fundamental para a manuteno da sade. O produto da coco digerido, isto , dominado pelas dynameis do rgo digestivo, atrado e assimilado pelas veias aos seus rgos reguladores e de origem: a pituta ou fleuma segue para a cabea; o sangue segue para o corao; a bile amarela segue para a vescula biliar e o fgado e a bile negra para o bao. A physis geral de cada homem que , em ltima instncia, determinada pela figura (skhma) e pelas potncias (dynameis), serve ao mdico hipocrtico caracterizao dos tipos constitucionais, formados pelos dois gneros (sexo), por grupos tnicos e pelos temperamentos. Por exemplo, os homens so mais secos e quentes e as mulheres mais frias e midas (Sobre o regime); os europeus e os asiticos so tipos constitucionais distintos, pois so gerados em distintos meios geogrficos fsicos (clima, temperatura etc.) e poltico-sociais (Ares, guas e lugares). A idade, a compleio (gordos ou magros, fortes e fracos) e certas caractersticas fsicas, tais como a pele seca e esticada ou a pele mida e macia, articulaes rgidas ou flexveis e outras definem os tipos constitucionais, sendo os mais importantes os pituitosos (ou fleumticos), os melanclicos, os sangneos e os colricos. H tambm os tipos constitucionais especiais, o esplnico (descrito em Ares, guas e lugares) e o tsico (descrito em Epidemias, Aforismos, Sobre a doena sagrada, Prnotiones coac e Predies). Cada tipo leva a uma propenso geral e a uma disposio morbosa especial para as doenas,7 conforme se pode ver na tabela 5.

7 A classificao dos tipos constitucionais no CH no foi to precisa e sistemtica como aquela formulada por Galeno. Na verdade, os mdicos hipocrticos aplicavam tais ordenaes de maneira bastante particular.

58

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

O legado hipocrtico e sua fortuna no perodo greco-romano...

Tabela 5 Os tipos constitucionais e as doenas8


tipos constitucionais Caractersticas fsicas e psicolgicas principais fleumtico ou pituitoso gordo, corpo mido e macio; tranqilo, distrado e preguioso Doenas mais comuns Estaes crticas

diarria, calafrios, febres invernais, hemorridas, hemorragias nas mulheres, esterilidade, aborto, asma e epilepsia epilepsia, transtornos mentais, febres altas, inflamaes cerebrais, diarria, lepra e lquen

inverno

melanclico

seco, no corpulento, carter sombrio, triste e medroso

outono

colrico ou bilioso vigoroso, corpo seco e magro; pele morena; selvagem, apaixonado, trabalhador incansvel

hemorragias nasais, vero oftalmias secas e violentas, esterilidade freqente nas mulheres, menstruao escassa e dolorosa, partos difceis, hidropisia dos testculos nos meninos primavera febres altas, inflamaes cerebrais, diarria, tenesmo, catarro intestinal e hemorragias nasais vero e inverno diarrias, febres quarts, hidropisia, no vero; no inverno, pneumonias, febres, espasmos vasculares e lceras nas pernas (nos homens); edema, clorose, esterilidade, partos difceis, falsa gravidez (nas mulheres) tsica (tuberculose) outono e primavera

sangneo corpo mido, crescimento rpido, cor rosada, tendncia melancolia esplnico muito fraco, corpo duro, seco e quente; gluto

tsico fraco, frgil, pele lisa e branca, jovens em geral

8 Para um detalhamento maior, conferir Entralgo, 1982, p. 158-63. 9 Como aponta Entralgo (1982, p. 158-63), os tipos melanclico e sangneo so menos caractersticos.

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

59

Regina Andrs Rebollo

A sade um estado habitual, uma diathesis da physis, cuja estrutura constituda pela boa ordem ou o perfeito equilbrio da mistura (krasis) das dynameis dos humores. O equilbrio das dynameis depende da isonomia entre elas, isto , da ausncia do domnio de uma sobre as outras. A doena uma desproporo dos humores (dyscrasia), quando h escassez ou excesso de pelo menos um deles ou quando um deles no se mistura com os outros. Tal desproporo pode causar ou um depsito no local da separao (apstasis ou hipstasis) ou uma evacuao do humor separado (knsis), quer para fora do corpo, quer para o seu interior (metstasis). O ar tambm pode ser um fator causal das doenas, especialmente os miasmas das doenas epidmicas (Sobre os ventos). Nas discrasias, o humor pode entrar em putrefao (spsis) e a mistura humoral transforma-se em pus (pon). Muitas vezes, o calor do corpo, por meio da coco, cozinha ou fermenta os humores de maneira curativa natural (mais tarde chamada vis medicatrix natur). Quando isso acontece, na fase crtica (krsis) da doena, dois sintomas podem surgir: a febre e a inflamao. Enquanto alteraes do equilbrio dinmico do corpo, as doenas possuem duas causas principais: uma causa geral interna (aita), que explica o princpio fisiolgico do processo da doena, e uma causa especfica, particular e ocasional externa (prphasis), que explica a razo imediata da doena. No sentido de aita, a doena surge quando a physis do homem derrotada pela fora do todo ou quando a dynamis do homem mais fraca que a dynamis do todo. Aqui, a doena um tipo de violncia que se ope ao estado natural do corpo. As causas internas renem disposies especficas relacionadas com a espcie animal (o homem, o gato, a ave etc.); os tipos tnicos; sexo e idade; a disposio dos rgos; as doenas hereditrias e congnitas; a herana; e a influncia do meio na constituio ou na formao dos tipos constitucionais. No sentido de prphasis, a causa natural concebida como aquele fenmeno externo perceptvel que antecede imediatamente o processo morboso, ou o seu fator desencadeante. Tais causas podem ter origem na alimentao deficiente ou inadequada, no pneuma (como alimento do corpo), em aes do meio tais como tenses e presses (traumas), no excesso de repouso ou de esforo; na temperatura, estao e clima, nos venenos e miasmas, nos parasitas ou vermes e, por fim, em causas psquicas.

1.3 As concepes teraputicas O mdico hipocrtico atuava com os sentidos (asthsis), a inteligncia (nous, dinoia, gnm, snesis, phrnsis) e as mos (kheir) (cf. Entralgo, 1982, p. 65). A partir dos sentidos, percebia e distinguia na physis trs aspectos da realidade: o aspecto ocasional (katstasis), o modo ou aspecto habitual tpico (trpos) e o aspecto especfico (eidos,
60
scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

O legado hipocrtico e sua fortuna no perodo greco-romano...

id) (cf. Entralgo, 1982, p. 66). O aspecto ocasional era fornecido aos sentidos num dado momento: o ambiente que circundava o doente (ano, estao, moradia, cidade etc.), a manifestao aparente das diversas doenas e o aspecto observvel do corpo humano e de suas partes. O aspecto habitual tpico, quer de uma doena, do corpo ou de suas partes, era o seu modo ou procedimento habitual de ser, aquilo que estava previsto ser de tal modo. O aspecto especfico era a maneira particular e nica de um ser ou fenmeno, tais como a forma especfica de cada espcie animal, a forma humana determinada pelo esqueleto sseo, os tipos constitucionais humanos determinados pela origem geogrfica, como o europeu, asitico etc., os tipos vigorosos ou fracos, o saudvel e o doentio, modos ou formas de adoecimento e o aspecto prprio de cada um dos humores, dos alimentos e das doenas. Em Sobre a dieta, l-se que, com os olhos, o ouvido, o nariz, a lngua, a boca, o tato e as vias do pneuma (o hlito), o mdico chega ao conhecimento da doena (cf. Hipcrates, 1849a, p. 496). O autor do tratado Dos lugares no homem afirma que a physis a arch do logos do mdico (cf. Hipcrates, 1849b, p. 278) e o autor do Sobre a medicina antiga sustenta que a medida (metron) do saber mdico a sensao do corpo (cf. Hipcrates, 1839, p. 589). Assim, a experincia sensorial que capta os trs aspectos acima descritos fornecer ao logos (razo, palavra e raciocnio) os elementos para a ao mdica. Aqui repousa um princpio central no CH: a physis do corpo o logos da medicina, realidade a partir da qual o conhecimento mdico nasce e se estrutura. Para curar preciso conhecer a physis e o seu modo de agir, sua ordem prpria de ao, ou dito de outra maneira, curar implica reconhecer na physis do corpo as suas alteraes a partir dos sinais observveis, os aspectos ocasional, tpico e especfico. Quanto utilizao das mos, lembremos que a medicina uma techn e, como todas as outras technai, exige maestria e o uso de instrumentos, como o domnio das tcnicas cirrgicas e de bandagens. O mdico hipocrtico, a partir da experincia sensorial, raciocina e intervm manualmente. O tratamento hipocrtico, isto , a cura, quer produzida pela arte mdica ou pela prpria natureza (vis medicatrix natur), foi para os mdicos hipocrticos uma restaurao da sade (hygeia), ou melhor, um retorno da physis do doente ao seu estado original. A physis poderia sarar espontaneamente (automtou) sem a utilizao de medicamentos, quer por necessidade, por exemplo, as febres de outono que so curadas pela primavera; quer por acaso, quando uma doena acidentalmente elimina outra. Quando isso no era possvel, o mdico devia intervir e proceder cura artificial, introduzindo recursos teraputicos artificiais. Contudo, mesmo nesse caso, o mdico apenas ajudava a physis a curar-se e o seu limite de interveno era definido por ela. Trs princpios gerais guiavam o mdico hipocrtico: (i) ser til ao doente, isto , favorecer e no prejudicar (o futuro primum non nocere); (ii) abster-se dos casos incurscienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

61

Regina Andrs Rebollo

veis, isto , reconhecer os limites da arte frente quilo que necessrio na natureza; e (iii) atacar terapeuticamente as causas da doena (cf. Entralgo, 1982, p. 307). O tratamento orientava-se pela utilizao de aes e medicamentos contrrios (to enantn, mais tarde contraria contrariis curantur); semelhantes (t hmoion, mais tarde similia similabus curantur) e dessemelhantes (t anmoion, a futura alopatia). De uma maneira geral, os recursos teraputicos apresentados nos tratados hipocrticos so as dietas, os medicamentos e a cirurgia. O termo daita, regime de vida ou totalidade dos hbitos do corpo e da alma, foi provavelmente uma inveno pitagrica que buscava a purificao ou a catarse do corpo. Diversos tratados da coleo hipocrtica se dedicam ao tema, entre eles Do regime nas doenas agudas, de grande penetrao na medicina medieval e moderna, os tratados Sobre o regime, Do regime salutar e Sobre a medicina antiga. A dieta e o regime de vida eram indicados para ajudar a physis do corpo a recuperar o seu prprio equilbrio natural e consistia em uma mudana de orientao em relao alimentao (comidas, bebidas, o ar ou pneuma), na prescrio de exerccios fsicos (ginstica, passeios, descansos e banhos), na considerao da atividade profissional e do grupo social ao qual pertencia o paciente, na peculiaridade da regio (situao geogrfica e clima) e nos nmoi da cidade em que o paciente vivia (vida social e poltica). Tais elementos eram considerados de acordo com a idade, o sexo, os hbitos e a compleio (cf. Entralgo, 1982, p. 320). O uso de medicamentos e a prtica da cirurgia, diferentemente da dieta, pois mais tardia, remontam aos tempos homricos. Os medicamentos (phrmaka) eram concebidos como toda substncia exterior ao corpo capaz de produzir sobre este uma modificao favorvel ou desfavorvel. Distinto dos alimentos e das dietas, os medicamentos eram um segundo recurso do mdico hipocrtico (cf. Entralgo, 1982, p. 327). Classificados em purgantes e no-purgantes, o seu efeito residiria na sua dynamis prpria, capaz de esfriar ou esquentar, secar ou umedecer e contrair ou relaxar. A purgao podia ser uma expulso violenta, uma evacuao suave ou uma paulatina digesto da matria pecante. A purgao no se concentrava apenas no tubo digestivo, pois podiase purgar tambm o crebro, o bao, o pulmo, as carnes e as veias. Os purgantes podiam purgar por cima, no caso dos emticos, ou por baixo, no caso dos purgantes intestinais. Tais medicamentos eram indicados para purgar a cabea e o tero, para a depurao do bao e por serem diurticos, entre outros usos (cf. Entralgo, 1982, p. 328). O helboro, a mandrgora, o cominho, o anis, o manjerico, o louro, a brinia, a centaurea, o trevo, o hiprico, a malva, a arruda, a slvia, o cobre e o enxofre, bem como diversas substncias de origem mineral, animal e vegetal so citadas pelos mdicos do CH.10 Alguns alimentos eram tambm utilizados para fins teraputicos, como a tisana
10 Cf. Index of foods and drugs, 1992, p. 344-54.

62

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

O legado hipocrtico e sua fortuna no perodo greco-romano...

procedente do cozimento da cevada triturada, o hidromel (gua e mel), o oximel (mistura de vinagre, gua e mel), o leite, o vinho, os clisteres com manteiga, mel e sal, as coces de acelga e de nabo, a cebola e o alho, utilizados largamente como diurticos. A cirurgia tinha grande importncia na medicina hipocrtica. Diversos tratados relatam tcnicas de interveno cirrgica, fundamentalmente ortopdica (luxaes, fraturas e articulaes), curativa (feridas, fstulas, lceras e hemorridas) e evacuante (abscessos, pstulas, trepanao e nefrostomias). So os tratados mais antigos do CH, a maior parte produzida no fim do sc. v e comeo do sc. iv a.C., e renem as obras Articulaes, Fraturas, Da oficina do mdico, Sobre as feridas na cabea, Instrumentos de reduo (Mochlique), Da natureza dos ossos, Sobre o parto de oito meses e Sobre o parto de sete meses, Da exciso dos fetos ou Embriotomia, Dos msculos e Das feridas. Em tais tratados, o uso adequado do olho, isto , da viso, e da mo no domnio das tcnicas cirrgicas ou a destreza manual do mdico so profusamente exaltados. No tratado Da oficina do mdico, so descritas as condies necessrias para uma boa interveno cirrgica e a conduta mdica mais adequada a cada caso. Seu autor procura descrever detalhadamente qual a melhor posio do mdico e do paciente, a indumentria no caso das intervenes cirrgicas, a iluminao do ambiente, a disposio dos assistentes e as regras para a colocao correta das bandagens e dos curativos. Um nmero significativo de instrumentos e aparatos tcnico-cirrgicos foi criado pelos mdicos hipocrticos, entre eles, facas e lminas, sondas, cautrios, bandagens, talas, estacas, tornos, espaldeiras e aparatos de reduo, como a famosa cadeira de Hipcrates indicada para corrigir luxaes e fraturas, ventosas e espculos retais e vaginais.

Figura 4. Ilustrao da reduo de deslocamento da vrtebra no comentrio bizantino de Apolnio de Citium ao texto hipocrtico De articulis (Articulaes) do sc. XI d.C.

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

63

Regina Andrs Rebollo

2 A transio greco-romana
Qual foi a sorte dos escritos hipocrticos aps a morte de Hipcrates por volta de 370 a.C. quando ento o ncleo essencial da coleo j tinha sido produzido? Aps a partida de Hipcrates para o norte da Grcia e para a cidade de Tesslia, por volta de 419 e 416 a.C., seu genro e antigo discpulo Polbio, para certos comentadores o provvel autor do tratado Sobre a natureza do homem, ficou frente da escola de Cs zelando pela continuidade do ensinamento mdico. Com isso, a transmisso de pai para filho ou de mestre para aprendiz foi perpetuada at o perodo helenstico e romano por Xenofo, mdico do imperador Cludio e ltimo representante da escola de Cs (cf. Jouanna, 1992, p. 82). Nessa poca, nascia uma nova tradio mdica nas cidades de Alexandria e Prgamo, cujos representantes mais famosos foram Herfilo, Erasstrato e Galeno. A grande tradio da escola de Cs foi, a partir de ento, paulatinamente substituda por esses novos centros. Mas, apesar disso, a medicina hipocrtica continuou a exercer grande influncia no pensamento mdico ocidental, pois suas obras foram recolhidas e comentadas pelos eruditos da biblioteca de Alexandria e exaustivamente glosadas por Galeno. O trabalho de filologia dos mdicos alexandrinos no sculo iii a.C. o primeiro passo conhecido na conservao e transmisso dos tratados do CH. Graas ao cuidado e conservao dos rolos de papiro na Biblioteca de Alexandria, vrios tratados originrios das escolas de Cs, Cnido, talvez da Siclia e de outras escolas do sul da Itlia foram ali recolhidos e reunidos (cf. Gual, 1983, p. 16). Embora uma boa parte pertencesse a autores annimos, a totalidade dos textos preservados recebeu um nico ttulo: Hipcrates. Esse material fundamental para a histria da transmisso do CH, pois foi a primeira coleo, de que se tem notcia, merecedora de comentrios e glosas.
Figura 5. Ilustrao de tcnicas de bandagem descritas no livro De faciis (Sobre as bandagens, sc. XI d.C.) de Sorano de feso.

64

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

O legado hipocrtico e sua fortuna no perodo greco-romano...

2.1 O Corpus hippocraticum e seus primeiros comentadores11 Ctsias, Dexippo e Apolnio (v e iv a.C.), os dois ltimos alunos de Hipcrates, so as referncias mais antigas relacionadas de alguma maneira com Hipcrates e o CH. Segundo Daremberg (1870, p. 146), Ctsias, mdico da escola de Cnido e historiador, teria criticado um procedimento para a luxao da coxa relatado no Do regime nas doenas agudas de Hipcrates. Dexippo deixou alguns escritos: um livro sobre medicina e dois sobre prognstico, ambos comentados por Menon, discpulo de Aristteles, no papiro conhecido como Anonymus Londinensis 12.8 (cf. Smith, 2002, p. 180). Um sculo mais tarde, surgiu Dicles de Caristo (iv-iii a.C.), figura importante na construo da futura tradio dos comentadores hipocrticos.12 No livro apcrifo Introductio, sive Medicus de Galeno, que se encontra no manuscrito K 14.683 (cf. Smith, 2002, p. 181-2), o nome de Dicles se rene a uma lista de mdicos lgicos ou dogmticos,13 entre eles o prprio Hipcrates, Dicles, Praxgoras, Herfilo, Erasstrato, Mnesiteu de Atenas e Asclepades de Bitnia. Considerado pelas histrias da medicina que nos chegaram segundo no tempo e na fama depois de Hipcrates, Diocles foi glosado e comentado por Galeno e Oribsio e uma das melhores fontes para a medicina da Atenas clssica tardia. Por exemplo, Cornlio Celso (ca. 25-50 a.C.), no De medicina, um dos primeiros relatos de histria da medicina do perodo antigo, posiciona Dicles como seguidor direto de Hipcrates: aps os primeiros filsofos, vieram Hipcrates, Dicles, Praxgoras, Crisipo, Herfilo e Erasstrato; mais tarde, vieram os empricos, bem mais tarde, Asclepades de Bitnia e, ento, os metdicos (Celso, apud Smith, 2002, p. 181-2).14 Embora no tenha sido um comentador de Hipcrates ou dos tratados hipocrticos, Dicles escreveu sobre trs assuntos controversos que o relacionam diretamente aos tratados do CH: como colocar a costela no lugar, sobre verminoses ou parasitoses e sobre os perodos das febres de cinco, sete e nove dias (cf. Smith, 2002, p. 187).
11 O objetivo desta parte restringiu-se a apresentar os comentadores que, de alguma maneira, esto relacionados com a transmisso do legado hipocrtico. Assim, no pretendi apresentar detalhadamente os autores mdicos e a medicina do perodo compreendido entre iii a.C. e ii d.C. Para aqueles que esto particularmente interessados na histria da medicina dessa poca, sugiro as seguintes leituras: os captulos vii e viii de Daremberg, 1870; o estudo sobre a tradio hipocrtica na Antigidade tardia feito no terceiro captulo do livro homnimo de Smith (2002 [1979]); a obra clssica de Fraser, 1972; Brock, 1977 e Irby-Massie & Keyser, 2002. 12 Um dos mais importantes estudos sobre Dicles de Caristo de Jaeger, 1938. 13 Com o sentido de nomear aqueles mdicos que seguiam uma orientao hipocrtica mais terica de busca pela causa das doenas, o termo mdico lgico (logikos) ou dogmtico (dogmatikoi) foi primeiramente utilizado pelos mdicos empricos em oposio a sua filosofia mdica, que posterior a Dicles. Como logo veremos, o termo foi posteriormente perpetuado por Galeno. 14 Para a obra de Aulus Cornelius Celsus, cf. De medicina, traduzido em trs volumes por Spencer (Celsus, 1971 [1935-1938]).

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

65

Regina Andrs Rebollo

O trabalho sistemtico dos glosadores e comentadores alexandrinos teve incio com Herfilo de Alexandria (que comentou o tratado hipocrtico Prognstico) e seus discpulos, Baquio (Bacchius) de Tanagra e Filino de Cs, fundador da escola ou seita emprica.15 Herfilo, junto com Erasstrato e Asclepades de Bitnia (i a.C.) foram, antes de Galeno, os mdicos mais influentes da Antigidade. Herfilo (possivelmente aluno de Praxgoras de Cs) e Erasstrato foram considerados pela historiografia antiga de Cornlio Celso, Galeno e Sorano de feso (ca. sc. i e ii d.C.) os mais importantes representantes da escola lgica ou dogmtica. Essa alcunha, que foi originalmente utilizada pelos primeiros mdicos da escola emprica, Filino de Cs e Serapio, e posteriormente perpetuada por Cornlio Celso e Galeno, atravessou os sculos. Segundo tal historiografia, os mdicos lgicos ou dogmticos buscavam uma explicao lgica e racional para as causas da sade e das doenas. Procurar pelas causas ou razes dos estados de sade e doena extrapolava a mera observao e constatao dos processos mrbidos, pois implicava no estabelecimento de um sistema mdico amplo e coerente que pudesse dar conta de todos os fenmenos vitais observados, e no apenas aplicar uma teraputica. Nesse sentido, o mdico lgico ou dogmtico privilegiava a explicao em detrimento da observao emprica. O exemplo maior da medicina em questo foi a reduo dos fenmenos vitais a uma nica teoria mdica, a teoria humoral. Segundo Smith (cf. 2002, p. 199), os primeiros dogmticos no foram nem seguidores de Hipcrates nem seus oponentes, trabalhando de maneira independente dos tratados hipocrticos. Por isso, a tradio dos comentadores que foi posteriormente chamada de tradio hipocrtica no teria surgido com os dogmticos, mas mais tarde, com Zeuxis, mdico emprico, no interior das disputas entre as duas escolas ou seitas, a dogmtica e a emprica. No sculo ii a.C., existia em Prgamo um centro de estudos mdicos onde havia sido fundada uma grande biblioteca rival de Alexandria. Os trabalhos de erudio feitos por seus professores e mdicos so apenas indiretamente conhecidos, com exceo do comentrio de Apolnio de Citium ao Articulaes, provavelmente um mdico da seita emprica do sculo i a.C. que j intitulava Hipcrates o divino (cf. Jouanna, 1992, p. 490). Segundo Erotiano (54-68 d.C.), Apolnio escreveu 18 livros contra Heraclides e 3 livros contra Baquio (cf. Smith, 2002, p. 214). Nessa poca, entre 225 e 50 a.C., teve incio um movimento de reao medicina dogmtica, empreendido pela escola emprica. A objeo central dos empricos consistia em que a medicina dos dogmticos era praticada em abstrato, longe do leito do paciente e dos fatos relacionados
15 Os termos escola ou seita foram cunhados por Galeno no tratado Sobre as seitas para os iniciantes, ao caracterizar as diferentes filosofias mdicas da Antigidade: o nome das trs seitas so universalmente conhecidos, dogmticos, empricos e metdicos (cf. Galeno apud Singer, 1997, p. 4).

66

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

O legado hipocrtico e sua fortuna no perodo greco-romano...

com a sade e as doenas. Os empricos recusavam-se a buscar as causas das doenas e, sobretudo, a tentar encontr-las por meio de observaes anatmicas, pois acreditavam que a fisiologia se alterava no momento da inspeo, impedindo qualquer afirmao consistente. Buscavam, alm disso, elaborar um diagnstico localizado, priorizando os sintomas. Privilegiando a experincia em detrimento da razo ou da teoria, os empricos recuperaram os primeiros tratados mdicos hipocrticos, os cirrgicos, reunidos na Biblioteca de Alexandria e que tinham sido creditados em bloco a Hipcrates. Apontavam o Epidemias e certos escritos teraputicos como modelo de prtica e conduta mdicas genuinamente hipocrticas. Os empricos, dessa forma, podem ser considerados os primeiros intrpretes do CH (cf. Smith, 2002, p. 178). Assim, no interior das disputas entre os dogmticos e os empricos, nos sculos ii e i a.C., que as obras do CH foram comentadas. Os empricos utilizaram alguns tratados do CH (por exemplo, Epidemias, Aforismos, Preceitos e Sobre a medicina antiga) como modelo para demonstrar os erros dos dogmticos. Glaucias (ii a.C.), Zeuxis (ii a.C.) e Heraclides de Tarento (i a.C.)16 so os mais famosos empricos citados por Erotiano (54-68 d.C.) (cf. Jouanna, 1992, p. 626, nota). Filino de Cs, terico do empirismo mdico, assim como seu discpulo Serapio, escreveu seis livros de lexicografia contra Baquio, discpulo de Herfilo e mdico dogmtico. Baquio de Tanagra (ca. 275-200 a.C.) foi o primeiro editor e glosador de Hipcrates. Focando apenas o vocabulrio mdico do CH e aparentemente pouco interessado no seu contedo filosfico e cientfico, Baquio comps em trs livros um glossrio dos termos hipocrticos mais difceis, baseando-se em vinte livros pertencentes ao CH: Prognstico, Predies, Aforismos, Dos humores, Epidemias I e IV, Dos lugares no homem, Sobre a oficina do mdico, Articulaes, Sobre os instrumentos de reduo (Mochlique), Sobre as feridas na cabea, Do regime nas doenas agudas, Das doenas I e Sobre a arte mdica. Especula-se que ele possa ainda ter consultado o Ares, guas e lugares e o Da natureza da criana. Quem nos informou do glossrio de Baquio, perdido desde muito, foi Erotiano, que citou ainda Xencrito e Calmaco como importantes glosadores anteriores a Baquio. O segundo importante comentador de Hipcrates e do CH, depois de Baquio, foi Erotiano (54-68 d.C.), que viveu na poca de Nero no sculo i d.C. Ao produzir um dicionrio para quem quisesse ler o CH, Erotiano elaborou a lista mais antiga das obras de Hipcrates consideradas autnticas. Partindo de Baquio, citou 29 tratados e 38 livros no seu Compndio das expresses hipocrticas. A organizao e a classificao dos
16 Segundo Galeno (Smith, 2002, p. 210), Heraclides e Zeuxis (que teria comentado o livro 3 do Epidemias) foram os primeiros comentadores do CH da Antigidade tardia. Glaucias teria sido um glossgrafo anterior a Heraclides e Zeuxis.

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

67

Regina Andrs Rebollo

tratados segundo Erotiano, muito provavelmente seguindo a ordem dos verbetes apresentados por Baquio, foram posteriormente recuperadas pela famosa edio de Foes no sculo xvi. Apresentamos, na tabela abaixo, a classificao de Erotiano (Jouanna, 1992, p. 96): Tabela 6 Classificao de Erotiano do CH
Tratados semiticos Prognstico; Predies i e ii; Dos humores Tratados etiolgicos e fsicos Sobre os ventos (gases); Da natureza do homem; Sobre a doena sagrada; Da natureza da criana; Ares, guas e lugares Tratados teraputicos cirrgicos Fraturas; Articulaes; Das feridas; Feridas e tratamentos; Sobre as feridas da cabea; Sobre a oficina do mdico; Da natureza dos ossos; Instrumentos de reduo (Mochlique); Sobre as hemorridas e fistulas Tratados teraputicos sobre o regime Das doenas i e ii; Das doenas iii; Semanas; Sobre as doenas internas; Do regime nas doenas agudas (Sobre as infuses); Dos lugares no homem; Das doenas das mulheres i e ii; Sobre os alimentos; Sobre as mulheres estreis; Sobre o uso dos lquidos (Sobre as guas) Tratados reunidos Aforismos; Epidemias (os 7 livros) Tratados sobre a arte mdica Sobre a medicina antiga; Juramento; Lei; Sobre a arte mdica

Na passagem da Roma republicana para o Imprio, entre os sculos i a.C. e i d.C., as escolas dogmtica e emprica so criticadas e reinterpretadas pelos mdicos da poca e o resultado foi o surgimento de duas novas seitas, os metdicos e os pneumatas. Asclepades de Bitnia (i a.C.),17 possivelmente influenciado pelo atomismo de Epicuro, revisa e corrige a medicina terica e prtica de Hipcrates, ou melhor, dos
17 As fontes mais antigas para Asclepades e os mdicos metdicos e empricos so Celso, Plnio, o velho, Sorano de feso, o metdico, e Galeno. Galeno o comenta nos oito livros As opinies de Asclepades e no pequeno tratado Asclepades e a substncia da alma (Cf. Vallance, 1990).

68

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

O legado hipocrtico e sua fortuna no perodo greco-romano...

tratados hipocrticos, bem como dos dogmticos e dos empricos. Embora tenha se autodenominado um dogmtico, afastou-se tanto dos dogmticos quanto dos empricos, procurando racionalizar a medicina. Segundo Asclepades, o empirismo mdico sem teoria era um contra-senso, e as teorias dos dogmticos eram erradas e inadequadas, pois no consideravam os fatos relacionados com os diferentes estados de sade e de doena. Asclepades idealizou uma fisiologia racional que descrevia os estados de sade e de doena como o fluxo e o influxo da matria no corpo. Nessa fisiologia lgica, o corpo era composto por vrios tomos de tamanhos distintos que constantemente se moviam no seu interior atravs de passagens de vrios tamanhos; a constrio de tais passagens causaria inflamao, assim como um excesso de afrouxamento levaria perda de vitalidade. Asclepades escreveu Refutaes contra Erasstrato e comentou dois tratados do CH, Aforismos e Cirurgia. Com ele foi iniciada a tradio, posteriormente continuada pelos metdicos, de que Hipcrates, embora tivesse muito a oferecer, deveria ser revisto pela nova metodologia. Embora os metdicos tenham partido da fisiologia de Asclepades, repudiaram o seu dogmatismo e a sua utilizao de medicamentos perigosos. A filosofia mdica de Asclepades pode ser considerada um novo dogmatismo, com fortes crticas teraputica contida no CH, tais como a noo dos dias crticos das doenas, o uso de purgantes, clisteres e certas preparaes medicamentosas (cf. Smith, 2002, p. 222-5). A escola metdica, como ficou mais tarde conhecida, embora considerasse Hipcrates venervel, acreditava que a medicina derivada dos tratados hipocrticos deveria ser atualizada e corrigida. Dos metdicos, o mais famoso Sorano de feso (ca. sc. i e ii d.C.)18 que, alm de criticar os tratados ginecolgicos, derivou dos tratados hipocrticos Preceitos, Sobre as doenas II e III, Afeces e Aforismos uma catalogao crtica dos seus predecessores em relao definio e ao tratamento das doenas. A escola pneumtica desenvolveu a base lgica de sua medicina de maneira independente da tradio hipocrtica, isto , sem a preocupao de corrigir ou atribuir dogmas a Hipcrates. O objetivo central dos pneumticos parece ter sido revisar a medicina dogmtica. Credita-se aos pneumticos a tradio de cunhar Hipcrates como o pai da medicina. A influncia dos pneumticos na tradio hipocrtica pode ser medida pelos comentrios de Galeno, que atribuiu a Hipcrates aquilo que, de fato, era afirmado pelos pneumticos, os quais, por sua vez, posicionavam-se como herdeiros da tradio alexandrina e no hipocrtica. Os mdicos dessa seita reescreveram a medicina dogmtica de acordo com o estoicismo (da a importncia do pneuma), uma filosofia natural que partia de duas concepes centrais: a unidade csmica e a simpatia entre

18 Para a obra de Sorano, cf. Temkin, 1956; Hanson & Green, 1994.

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

69

Regina Andrs Rebollo

os seus componentes. Ateneu, o seu fundador,19 acreditava que o cosmo era contnuo. A matria elementar, sob a ao das qualidades (quente, frio, mido e seco), produziria o mundo visvel; a mistura precisa das qualidades determinaria o que uma coisa e, com a mudana da mistura, todas as coisas poderiam transformar-se em outras; o pneuma no cosmo e no corpo manteria as coisas unidas, bem como o seu funcionamento. Uma mudana no pneuma causaria uma mudana na mistura (temperamento) dos seres animados ou inanimados. A sade foi concebida como a mistura apropriada da natureza de cada coisa, chamada eucrasia; o afastamento da natureza ou do seu equilbrio natural traria a doena, a dissoluo e a morte, chamada discrasia (cf. Smith, 2002, p. 231). Ateneu escreveu Sobre a sade (Boethemata, 30 livros), no qual tratou dos temperamentos humanos, da importncia das estaes e dos lugares, dos alimentos, da idade na sade e na doena e dos medicamentos. Entre os mais importantes pneumatas, pode-se citar Arquigenes, cuja teraputica foi bastante influente, bem como os seus estudos sobre o pulso e as febres; Agatino, o ecltico, professor de Arquigenes, que ao expandir as doutrinas de Ateneu, incluiu elementos dos metdicos e dos empricos; e Lenidas, o cirurgio. O pneumata Areteu da Capadcia, em i d.C., escreveu sobre semiologia e teraputica das doenas agudas e crnicas, baseando-se nos tratados hipocrticos. Na Antigidade tardia, a arte mdica foi divulgada nas primeiras enciclopdias latinas de Cornlio Celso e Plnio, o velho, cujos relatos histricos sobre a medicina do sculo i d.C. so fontes importantes sobre os escritos hipocrticos e o conhecimento mdico da poca. O Da medicina de Cornlio Celso (ca. 25-50 d.C.) e a Histria natural de Plnio, o velho, (ca. 24-79 d.C.) so peas fundamentais na difuso e na transmisso do CH. A primeira fazia parte de um trabalho enciclopdico que inclua a agricultura, a retrica e a cincia militar, partes infelizmente perdidas, nas quais foram recolhidas as concepes da medicina da poca de Tibrio, entre 14 e 37 d.C. Celso resumiu o conhecimento corrente sobre as doenas e a teraputica a partir do ponto de vista da medicina dogmtica, fornecendo, dessa forma, uma verso da histria da medicina que via Hipcrates como o aluno de Demcrito que separou a medicina da filosofia (cf. Smith, 2002, p. 227). Celso apresentou uma nova verso de Hipcrates como pai da medicina, estudante de filosofia e fonte da medicina dogmtica que os empricos equivocadamente teriam modificado. Para argumentar em seu favor, Celso fez uso de vrios tratados hipocrticos, o Epidemias ii, Predies ii, Regime ii, Aforismos e Prognstico.

19 Que, segundo Galeno, se autodenominou dogmtico, mas rejeitou a filosofia mdica de Asclepades e teria, ainda, utilizado a autoridade de Aristteles, de Teofrasto e dos esticos. A passagem que segue baseia-se no relato de Smith, 2002, p. 230-1.

70

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

O legado hipocrtico e sua fortuna no perodo greco-romano...

Plnio, o velho, considerado o maior divulgador da cincia do perodo, foi uma figura central da cincia romana. Na introduo da Histria natural, Plnio afirma que ele e seus ajudantes leram com ateno dois mil volumes de mais ou menos 100 autores e que desses escritos extraram vinte mil fatos (cf. Lindberg, 2002, p. 188). Os temas tratados incluam cosmologia, astronomia, geografia, antropologia, zoologia, botnica e mineralogia. Ao descrever as grandes etapas da histria da medicina, Plnio, assim como Celso, atribuiu a Hipcrates um lugar especial como verdadeiro fundador da arte e da cincia mdicas. Mas diferentemente de Celso, que via a inspirao da medicina hipocrtica na chamada medicina filosfica, Plnio afirmou a importncia da medicina religiosa para Hipcrates. Uma compilao de carter mdico da Histria natural foi feita no sculo iv d.C., o Medicina Plinii, amplamente consultada no perodo medieval. Por volta do incio do sculo ii d.C., no perodo da Segunda Sofstica, importante movimento de renascimento cultural que ocorreu na poca de Adriano (117-138 d.C.),20 surgem as duas primeiras edies literrias do CH: a de Dioscrides, o jovem, e a de Artemidoro Capito. Tais edies acarretaram uma mudana significativa na tradio dos escritos hipocrticos, pois influenciaram a leitura que Galeno fez um sculo mais tarde dos tratados contidos no CH. A tradio manuscrita medieval basear-se- quase inteiramente nos textos de Artemidoro Capito. Ambos autores alteraram a linguagem original escrita em jnico para o dialeto de Cs. Alm disso, os copistas introduziram nos novos manuscritos comentrios pessoais marginais de Dioscrides sobre a autoria dos textos. Dioscrides pode ser considerado o primeiro comentador que se preocupou em dar um sentido ao material fragmentado e disparatado do CH (cf. Smith, 2002, p. 236). Ambos serviram como base textual das verses latinas e rabes que surgiram nos sculos seguintes. Embora hoje perdidas, so conhecidas pelos comentrios de Galeno que, na obra Comentrios natureza do homem (i, 2) e no Epidemias vi (parte rabe) critica os dois autores por terem tido excessiva liberdade com o texto e por terem eliminado freqentemente as lies antigas para substitu-las por suas prprias conjecturas (cf. Jouanna, 1999, p. 60, nota 143, p. 626, nota 5). Rufus de feso (i e ii d.C.),21 mdico contemporneo de Dioscrides, tambm comentou vrios tratados de Hipcrates. Sua obra, que foi posteriormente utilizada na Escola de Salerno, resumiu os primeiros comentrios empricos do CH.

20 Representada principalmente pelos neo-retricos Filostrato, lio Aristides e Don Crisstomo. 21 Para a obra de Rufo de feso, cf. a edio de Daremberg & Ruelle, 1973 [1879].

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

71

Regina Andrs Rebollo

3 Galeno e o hipocratismo galnico22


Galeno considerado o maior comentador do CH e o seu enorme trabalho de exegese foi fundamental para a transmisso e a difuso do legado hipocrtico no mundo ocidental e oriental. Escritor prolfico, o mdico de Prgamo produziu uma vasta obra que, traduzida e interpretada pelos srios e rabes, fundou uma longa tradio mdica muulmana. Revertida para o latim, tal obra foi sistematicamente utilizada nos manuais das primeiras escolas de medicina em Salerno, na Itlia, e Montpellier, na Frana, fornecendo a base terica e conceitual da medicina medieval. No Renascimento, suas obras forneceram elementos para a Figura 6. Retrato de Galeno. grande revoluo anatmica que teve incio com Veslio e findou com Harvey. Galeno (129-ca. 210 d.C.) nasceu em Prgamo, na sia Menor (hoje Turquia), na poca um grande centro mdico de culto e cura, onde estava sendo construdo o templo de Asclpio, talvez por seu prprio pai, o famoso arquiteto Nikon. Entre os anos 129 e 144, Nikon, que exerceu forte influncia moral e intelectual sobre o filho, o iniciou nos estudos de matemtica e geometria. A partir de 144, aos 14 anos, ainda na cidade de Prgamo, Galeno estudou filosofia com professores esticos e platnicos. Em 146, aos 16 anos, por deciso paterna, passou a estudar medicina com um mdico que pertencia ao grupo de Costnio Rufo, o principal responsvel pela construo do templo de Asclpio. De 147 a 151, estudou anatomia com Satyro, respeitado anatomista da poca. Aps a morte de seu pai, durante os anos 151 e 152, seguiu para Esmirna, onde estudou medicina com Pelops e filosofia com Albino.

22 Minha inteno nesta parte do artigo no esgotar uma apresentao do sistema mdico e filosfico galnico, limitando-me a apontar a sua filiao hipocrtica e o seu modo de transmisso via comentrios e textos. Para conhecer a obra de Galeno e sua difuso cf. Galeno, 1854-1856; 1964; Siegel, 1970; Ballester, 1972; Temkin, 1973; Smith, 2002 [1979]; Nutton, 1981; Moraux, 1985; Lloyd, 1991, particularmente, Galen on Hellenistics and Hippocrateans: contemporary battles and past authorities; Daremberg, 1994; Debru, 1996 e Singer, 1997.

72

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

O legado hipocrtico e sua fortuna no perodo greco-romano...

dessa poca o seu primeiro escrito: um tratado composto por trs livros sobre o movimento do pulmo e do trax. De 152 a 157, seguiu para Corinto e Alexandria, capital cientfica do mundo helenstico e latino, onde deu continuidade ao aprendizado mdico com importantes anatomistas, entre eles Heracleiano e vrios comentadores do CH. Na obra Sobre a ordem dos meus prprios livros, Galeno (3, passagens 57-8), cita os comentadores de Hipcrates anteriores a si prprio, entre os quais muitos de seus antigos professores, contra os quais ele invariavelmente tem objees (cf. Singer, 1997, p. 26-7): Pelops, Numesiano, Sabino, Estratnico, Rufo de feso, Quinto, Lyco, Satyro e Aeficiano. Nessa poca, escreveu tratados de fisiologia e anatomia, como a primeira edio dos Procedimentos anatmicos e deu incio a sua obra Demonstrao lgica. Galeno retornou a Prgamo aos 29 anos, em 157, e entre os anos 158-161, assumiu o prestigioso posto de mdico de gladiadores. Nos dois anos seguintes, seguiu para Roma, onde foi mdico do imperador Marco Aurlio. De 163 a 168, voltou a Prgamo para cumprir o servio militar, retornando novamente a Roma em 169, convocado para acompanhar Marco Aurlio e suas tropas nas campanhas da Germnia. De 169 at 175, foi mdico de Comodo, filho de Marco Aurlio, e, de 175 at 192, exerceu o prestigioso posto de mdico da corte imperial romana. Em 192, o grande incndio de Roma destruiu a maior parte de seus manuscritos, obrigando Galeno a retirar-se para Prgamo, onde passou a reescrever os seus textos perdidos.

3.1 Os escritos de Galeno23 De 162 a 166 d.C., Galeno promoveu diversos debates pblicos e demonstraes anatmicas, adquirindo fama e respeitabilidade com a prtica clnica e os vrios escritos mdicos e filosficos, entre eles, os seis primeiros livros de Sobre as opinies de Hipcrates e Plato; o primeiro livro Da utilidade das partes do corpo, ambos dedicados ao peripattico Boethus; Sobre os ossos para iniciantes; Sobre o pulso para iniciantes; Sobre a anatomia das veias e artrias e Sobre a anatomia dos nervos. Quando retornou a Roma, em 169, permanecendo at 192 d.C., dos 40 aos 65 anos, Galeno produziu os seus mais importantes tratados e vrios comentrios ao CH. Entre 169 e 175, escreveu: Os elementos segundo Hipcrates e Plato; Misturas; Sobre as faculdades naturais; Spermata; A funo da respirao; os livros restantes (ii-xvii) do Da utilidade das partes do corpo; Sobre a melhor constituio do nosso corpo; Sobre a boa condio; a maior parte dos trabalhos sobre o pulso; os livros restantes (vii-ix) do Sobre as

23 Um relato cronolgico das obras de Galeno pode ser encontrado em Singer, 1997, p. 15-6.

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

73

Regina Andrs Rebollo

opinies de Hipcrates e Plato; Dieta de emagrecimento; a primeira parte da sua principal obra farmacolgica Misturas e a propriedade dos medicamentos simples; a obra teraputica Mtodo de cura, composta por 14 livros (Megatechne ou Methodus medendi); Questes de sade; os trabalhos sobre classificao e o diagnstico das doenas e prtica clnica Para Glauco, sobre o mtodo de cura; Para Thrasyboulos e o Exerccio com uma pequena bola; e boa parte dos comentrios hipocrticos. Em 176, Galeno atinge o auge de sua fama, sendo apoiado pela elite romana e pelo imperador Marco Aurlio. Nessa poca, publica o Prognstico. De 176 a 180, Galeno escreve vrios comentrios a Hipcrates. De 180 a 192, escreve a maior parte da sua obra sobre dieta e regime de vida: Sobre a propriedade dos alimentos; o ltimo livro das Questes de sade; Sobre a ordem dos meus livros; e os seus ltimos comentrios aos textos hipocrticos Sobre a natureza do homem e Ares, guas e lugares. Entre 193 e as datas provveis de sua morte, por volta de 210 d.C., Galeno escreveu A dependncia da alma ao corpo; A formao do embrio; Sobre a arte mdica; trabalhos de carter clnico e farmacolgico, como os ltimos livros do Mtodo de cura e a obra Misturas e a propriedade dos medicamentos simples; dois trabalhos de farmacologia; e o Sobre meus prprios livros. neste ltimo que Galeno descreve os seus 25 comentrios aos tratados hipocrticos. Na apresentao, lembra que tais escritos tinham sido originalmente anotaes feitas como forma de exerccio para uso e consulta particular (Galeno, 1997, p. 15). Tais anotaes foram paulatinamente crescendo e acabaram organizadas por assuntos, percorreram a obra e o sistema mdico de Hipcrates, esclarecendo as passagens difceis e apresentando as suas principais concluses. Embora critique os comentadores anteriores, apresentando os seus erros de interpretao, Smith (2002) afirma que Galeno muitas vezes os criticou de memria ou por ouvir dizer. Nesse conjunto de escritos encontram-se os seguintes comentrios aos tratados hipocrticos: Sobre os dias crticos; Sobre as crises; Sobre a apnia; Mtodo de cura (14 livros); Aforismos (7 livros); Fraturas (3 livros); Articulaes (4 livros); Prognstico (3 livros); Do regime nas doenas agudas (5 livros); Sobre as feridas; Sobre as feridas da cabea; Epidemias i (3 livros), Epidemias ii (6 livros), iii (3 livros) e vi (8 livros); Dos humores (3 comentrios); Sobre os alimentos (4 comentrios); Predies (3 comentrios); Da natureza do homem (2 comentrios); Sobre a oficina do mdico (3 comentrios); Ares, guas e lugares (3 comentrios sob o ttulo Sobre as moradias, as guas, as estaes e os pases). Alm disso, com a inteno de demonstrar a autenticidade de certos textos hipocrticos, escreveu Sobre o regime nas doenas agudas segundo Hipcrates; Explicao de palavras raras ou Glossrio; Contra Lyco (crtica passagem I, 14 dos Aforismos: os seres que crescem possuem mais calor inato); Contra Juliano (o metdico); e, por fim, o pequeno texto O bom mdico tambm filsofo.
74
scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

O legado hipocrtico e sua fortuna no perodo greco-romano...

Dois tratados discutem Hipcrates e Plato: Sobre os elementos segundo Hipcrates e Plato e Sobre a doutrina de Hipcrates e Plato (9 livros). No Fraturas, Galeno descreveu o seu prprio mtodo exegtico: o principal objetivo do comentador esclarecer aquilo que no est claro no texto, ou porque no est bem redigido ou porque o leitor no tem condies ou capacidade de compreendlo. Segundo o prprio Galeno, os comentrios dirigiam-se a um pblico de nvel mdio com uma certa experincia, no para os nefitos e tampouco para os especialistas. Alm disso, declara no ser tarefa do comentador provar se as coisas ditas so falsas ou verdadeiras, nem defender o texto das interpretaes sofistas, como era usual na exegese da poca. Para ele, a exegese no devia limitar-se unicamente apresentao definitiva das concepes dos autores (cf. Smith, 2002, p. 125). Dessa forma, Galeno introduz nos seus comentrios as suas prprias idias buscando aquilo que ser, a partir de ento, feito por todos aqueles que buscavam conciliar o pensamento antigo com as novas descobertas anatmicas e as novas concepes filosficas. Cada comentrio era composto por duas partes principais, o texto de Hipcrates e o comentrio de Galeno. Na maior parte das vezes, Galeno interpreta o pensamento contido nos tratados hipocrticos luz de suas prprias concepes e, desde ento, a sua contribuio para a difuso do pensamento hipocrtico marcada pela fora de seu pensamento e de suas concepes particulares. Galeno copiava o texto original de Hipcrates (lemmes) e, em seguida, fazia o comentrio, que consistia em uma explicao das palavras raras ou das passagens mais difceis e, ao mesmo tempo, na exposio da doutrina. Por exemplo, no comentrio ao texto cirrgico Fraturas, Galeno parafraseia o autor nas passagens consideradas obscuras, fornecendo informaes anatmicas e fisiolgicas que esclarecem os procedimentos cirrgicos. Conservados em grego e em rabe, os comentrios de Galeno chegaram posteridade latina transmitindo um Hipcrates inteiramente construdo a partir do seu prprio ponto de vista filosfico e mdico, alinhado com o estoicismo e marcado por Plato e Aristteles. Assim, Galeno , ao mesmo tempo, o maior difusor da medicina e do pensamento de Hipcrates, bem como aquele que imprimiu uma nova leitura ao legado hipocrtico que ser, a partir de ento, guia e orientao para a medicina at o sculo xviii. Um exemplo curioso fornecido por Jouanna (cf. 1992, p. 507) ao apresentar a contribuio das tradues de Hunayn ibn Ishq, mdico rabe do sculo ix, para a transmisso do hipocratismo galnico. Ao verter os textos mdicos hipocrticos para o siraco e o rabe, Ishq utilizou os comentrios de Galeno. Estes eram constitudos pela alternncia das palavras de Hipcrates (usando a terminologia prpria de Ishq) e dos comentrios de Galeno s mesmas palavras. Na tradio rabe, os tratados hipocrticos sero recompilados extraindo-se as palavras de Hipocrates e mantendo-se
scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

75

Regina Andrs Rebollo

apenas os comentrios de Galeno. Esse ser o Hipcrates conhecido a partir de ento, quer no mundo rabe ou latino, at o sculo xv, quando mdicos humanistas passam a exigir os textos originais gregos, livres de traduo e glosa.

3.2 Galeno e a transmisso do pensamento hipocrtico Galeno comenta os tratados do CH quase 600 anos aps o seu surgimento. Entre Hipcrates e Galeno, surgiram Plato, Aristteles, os mdicos alexandrinos e romanos e alm disso, na poca de Galeno, cticos, pirrnicos, esticos e epicuristas dividiam o cenrio dos debates filosficos. Sem a inteno de negar a Galeno a importncia da sua filosofia mdica, pode-se considerar o seu sistema uma sntese criativa e original de vrios elementos herdados. Galeno absorve alguns elementos da filosofia platnica, retendo a idia das trs almas sediadas no fgado, no corao e no crebro. No entanto, diferentemente de Plato e aproximando-se dos esticos, com exceo da alma racional, duas almas so mortais. No Timeu,24 Plato concebe trs almas: uma alma imortal racional alojada na cabea, responsvel pelo pensamento; uma alma mortal e de baixos instintos alojada no fgado, responsvel pelas funes vegetativas, e uma alma mortal intermediria entre o fgado e a cabea, alojada no corao, responsvel pelos altos instintos. Essas almas controlariam o corpo que, por sua vez, composto pelos quatro elementos, ar, fogo, terra e gua, cada um dos quais representado por uma figura geomtrica determinada. A alma racional, sediada na cabea, e a alma mortal ou apetitiva, sediada no fgado, emitiriam ordens para o corao, considerado o centro que comanda o corpo, bem como sede do calor inato e, ao mesmo tempo, responsvel por sua refrigerao. O sistema vascular, uma verdadeira rede de irrigao, permitiria que o sangue irrigasse o corpo, maneira do fluxo e do refluxo do mar, nutrindo, aquecendo e animando. O sangue proviria dos alimentos e a sade foi concebida como um duplo equilbrio: entre os quatro elementos que compem o corpo e entre o corpo e a alma. Plato parte das concepes biolgicas contidas no CH, mas diferentemente da orientao naturalista da maior parte dos autores do CH, Plato introduz a idia das almas divinas. De Aristteles, Galeno reteve aspectos do seu hilemorfismo, tais como a predominncia da forma sobre a matria. Mas, para Galeno, a alma no era concebida como princpio motor do corpo, e sim como o resultado ltimo da matria corporal. Em Aristteles (cf. Ross, 1971 [1923]; Daremberg, 1994; Preus, 1975), os animais possuem

24 Cf. Plato, 1999, p. 95-220. Para a influncia platnica em Galeno, cf. Lacy,1972.

76

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

O legado hipocrtico e sua fortuna no perodo greco-romano...

uma alma, considerada o princpio motor que anima o ser vivo e fornece o seu movimento. Aristteles concebeu trs almas ou, pelo menos, trs faculdades distintas da alma: a alma nutritiva, prpria dos animais e vegetais, responsvel pela vida vegetativa (fisiologia e gerao animal); a alma sensitiva, prpria dos animais, responsvel pela vida de relao, sensibilidade, motricidade e desejo; e a alma racional, prpria do homem, responsvel pelo pensamento. Como para Aristteles todo ser definido constitudo por matria e forma, inseparveis uma da outra, a forma dos seres vivos concebida como a reunio dos aspectos morfolgicos e qualitativos da matria viva. Uma vez que a alma a causa formal do corpo, isto , a forma adulta a ser atingida por meio de seu desenvolvimento, ela tambm a sua causa final. Alm disso, sendo a causa formal e final do ser adulto completo, a alma tambm a forma da sade ou, pelo menos, do estado ideal do corpo, que Aristteles, seguindo a orientao da medicina hipocrtica, concebe como o equilbrio dos elementos e, conseqentemente, dos humores. Alm disso, a alma ligada ao corpo , ao mesmo tempo, forma e princpio de movimento. Sediada no corao, ela anima o corpo por meio do calor e do pneuma. O pneuma, ar vivificante respirado pelo nariz e pela pele, refrigera o corpo e fornece-lhe vida. A fisiologia bsica de Aristteles reduz-se nutrio e refrigerao. Na nutrio, a coco transforma o alimento em sangue com a ajuda do fgado e do calor natural do corpo; o sangue nutre e recompe os tecidos compondo a matria corporal. Esse trabalho de irrigao feito atravs dos vasos do corpo. O crebro um rgo frio e sua funo refrigerar o sangue quente que sai do corao e sobe ao crebro na forma de exalao. No crebro, os vapores sero resfriados e condensados, descendo para o corpo; com isso, o calor do sangue moderado. Discordando de Plato e Hipcrates, Aristteles considera que o crebro no a sede do pensamento e da sensibilidade, papel reservado ao corao, onde a alma est localizada. A funo do pulmo, assim como em Plato e no CH, dupla: moderar o calor do corao e alimentar a chama do fogo para que no se apague. Dos esticos, Galeno conserva a idia de uma providncia onisciente e racional que regula o mundo, criando, dessa maneira, uma ordem preestabelecida. A conciliao do finalismo aristotlico e do determinismo providencial dos esticos permitiu a Galeno elaborar uma teoria que buscou compreender o que cada parte do corpo (historia) e qual a sua funo (usus e utilitas) no sistema fisiolgico como um todo (Galeno, 1979, 1968). Cada parte do corpo um instrumento, uma ferramenta independente que possui uma utilidade bem definida, a qual justifica a sua existncia e a sua estrutura (anatmica), chamada historia. Cada rgo feito para cumprir uma funo determinada (usus) que tem uma utilidade ou propsito particular (utilitas). O corpo posto em movimento graas a um conjunto de propriedades providenciais, as faculdades naturais. Verdadeiros princpios vitais (e no puramente mecnicos) dirigem as
scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

77

Regina Andrs Rebollo

aes corporais. Assim, a famosa seqncia historia-actio-usus-utilitas completa-se com a explicitao da ao (actio) das faculdades naturais. Fuso entre as dynameis da fisiologia hipocrtica e o estoicismo, as faculdades naturais so identificadas com a ao simptica (sympateia) que rene as partes do corpo, os elementos, os humores, os alimentos e os rgos. O corpo uma mquina que cumpre funes graas s faculdades naturais. Estas, por sua vez, so de dois tipos: aquelas que agem sobre todo o corpo e aquelas que so particulares a cada rgo. Podem ser atrativas, retentoras, expulsivas, sangificadoras, neurificadoras etc. E cada uma dessas faculdades pode compreender outras, como a faculdade nutritiva, que , ao mesmo tempo, alteradora, aglutinadora, retentora, aumentativa etc. Assim, cada processo fisiolgico tem uma faculdade natural que o explica. Em outras palavras, a faculdade natural uma explicao da capacidade das partes. Ela substitui o calor e a alma nutritiva de Aristteles na explicao do funcionamento do corpo, ocupando o lugar de um princpio ativo de transformao. H aqui uma retomada da filosofia mdica hipocrtica, pois a faculdade natural nada tem a ver com a alma das concepes platnica e aristotlica. No entanto, como vimos, no CH no h uma elaborao refinada na explicao da ao e do movimento das partes, pois que ela se resume idia de atrao e simpatia. Assim, pode-se pensar que o conceito de faculdade natural uma das maneiras pela qual Galeno, sem se afastar da fisiologia hipocrtica, fornece uma explicao mais elaborada do funcionamento do corpo. Alm das faculdades naturais, Galeno postula a existncia de almas ou espritos, princpios materiais produzidos no corpo. De um modo geral, a fisiologia de Galeno determinada pela necessidade de produo desses espritos naturais, vitais e animais (psquicos), respectivamente responsveis pela nutrio, refrigerao e vivificao corporal e pela sensibilidade, movimento e pensamento. O fgado arch das veias e principal rgo no processo de sangificao. O corao fonte e sede do calor inato que, resfriado pelo ar que penetra nos pulmes, espalha-se pelas artrias do corpo. O crebro arch dos nervos e o principal rgo da sensibilidade, do movimento e do pensamento, onde so formados os espritos animais. na patologia e na teraputica de Galeno que se pode perceber claramente uma restaurao da autoridade hipocrtica. Embora no retenha a idia de uma natura medicatrix, to cara aos hipocrticos, e, nas explicaes das doenas, a teoria humoral ocupe um espao menor, contrabalanado pela considerao das leses orgnicas locais, Galeno reproduz o esquema das qualidades e dos temperamentos j sugeridos no CH seis sculos antes (tabela 4), aperfeioando-o. No entanto, Galeno sofistica a teoria humoral e introduz uma novidade. Ao comentar o livro iii dos Aforismos, que rene a discusso sobre as estaes do ano e as idades do homem, Galeno aproveita para fazer derivar a sua particular teoria dos temperamentos (kraseis). Classificando as doenas
78
scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

O legado hipocrtico e sua fortuna no perodo greco-romano...

em oito tipos de discrasias, das quais quatro so discrasias simples, que podem ocorrer numa nica das quatro qualidades, e quatro so discrasias compostas que podem ocorrer entre duas qualidades ao mesmo tempo, por exemplo, seco-quente, seco-frio, mido-quente e mido-frio. A teraputica galnica manteve a importncia e a supremacia dos regimes de vida (dietas) praticados pelos mdicos hipocrticos, entendendo que a qualidade dos alimentos deveria ser contrria doena ou favorecer os humores. Os medicamentos seguiram a mesma lgica, sendo utilizados a partir de suas qualidades aquecedoras, refrigeradoras, secativas, hidratantes, sangneas, pituitosas, biliosas e outras. A transmisso da interpretao galnica do CH pode ser verificada no contedo dos manuais e dos catecismos mdicos utilizados amplamente a partir do sculo ix d.C., tais como o Isagoge ou Lber Isagogarum de Joahnitius (Hunain ibn Ishq) (cf. Jacquart & Micheau, 1996, p. 45-54), uma introduo ao Tegni de Galeno, que invariavelmente abria os florilegia Articellae e Ars medicina25 e o Cntico ou Poema medicina de Avicena (cf. Avicena, 1956), ambos leituras obrigatrias nas escolas mdicas do mundo oriental e ocidental. Neles, uma sntese da medicina galnica ensinada com recurso memorizao. O Isagoge, na forma de perguntas e respostas, o Poema medicina de Avicena, em versos. O contedo de tais manuais atesta a transmisso do legado hipocrtico via Galeno, pois seus autores reproduzem, como , por exemplo, o caso de Ishq, o sistema galnico sem qualquer interveno, sistema este construdo a partir dos comentrios aos seus predecessores, entre eles os autores do CH. Essa literatura foi utilizada nas universidades ocidentais por sete sculos, do ix ao xvii, constituindo-se no manual de medicina mais editado e copiado pelos estudantes e, com isso, o veculo mais importante na transmisso do legado hipocrtico-galnico.

Regina Andrs Rebollo


Doutora em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da Universidade de So Paulo, Brasil . haniger@usp.br

25 Nos sculos xi e xii, a coleo Articellae (pequena arte) foi composta pelos textos hipocrticos Aforismos, Prognstico e Sobre o regime nas doenas agudas, comentados por Galeno; o De urinis de Tefilo; o De Pulsibus de Filareto; o Tegni (Microtegni ou Ars medica ou ainda Ars parva) de Galeno e o Isagoge de Johannitius. No sculo xiii, acrescentouse coleo os tratados De dietis, De febribus e De urinis de Isaac Israeli, mdico de origem e tradio judaica, e o Antidotarium de Nicolai. Na Frana, a coleo, chamada Ars medicina, reuniu os seguintes textos: Os Aforismos, Prognstico e Sobre o regime nas doenas agudas de Hipcrates, comentados por Galeno; o Tegni de Galeno; o Isagoge de Johannitius; o Viaticum de Constantino, o africano; o De urinis de Tefilo; o De pulsibus de Filareto; os tratados De dietis, De febribus e De urinis de Isaac Israeli e os versos de Giles de Corbeille. Cf. Pesenti, 1992; Boyle, 1998.

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

79

Regina Andrs Rebollo

abstract
This article discusses Hippocrates legacy and that of the Corpus hippocraticum (CH) in the period between v and iv centuries a.C. and Galen in the ii century d.C. In the first part, I make a description of the works that compose the CH and a resume of the medical conceptions that it contains. In the second part, I present the fortune of the legacy in the Alexandrine period and its first comments. Finaly, Galens role in the transmission and in the difusion of the Hippocratic legacy is discussed in view of the totality of his works and conceptions, which are in part directly inherited from the CH. Keywords Hippocrates. Corpus hippocraticum. Alexandrine medicine. Greco-Roman medicine. Galen. Galenic hippocratism.

referncias bibliogrficas
Avicena. Pome de la mdecine de Avicenne. Introd. e notas de H. Jahier & A. Nourddine. Paris: Les Belles Lettres, 1956. Ballester, L. G. Galeno en la sociedad y en la ciencia de su tiempo. Madrid: Gadarrama, 1972. Boyle, C. O. The art of medicine: medical teaching at the University of Paris, 1250-1400. Leiden/Boston: Brill, 1998. Brock, J. A. Greek medicine: being extracts illustrative of medical writes from Hipocrates to Galen. New York: MAS Press, 1977. Celsus, A. C. De medicina. Trad. de W. G. Spencer. Cambridge: Harvard University Press, 1971 [19351938]. (The Loeb Classical Library). 3 v. Cochetti, M. (Ed.). Mercurius in Trivio. Studi di bibliotecnomia per Alfredo Serrai nel 60 compleano (20 novembre 1992). [S.l.]: Bulzoni Editora, 1992. Daremberg, Ch. & Ruelle, E. (Ed.). Oeuvres de Rufus dEphse. Paris: Imprimerie nationale, 1973 [1879]. Daremberg, C. C. Histoire des sciences mdicales: comprenant lanatomie, la physiologie, la mdecine, la chirurgie et les doctrines de pathologie gnrale. Paris: Baillire et Fils, 1870. _____. (Ed.). Oeuvres mdicales choisies. Paris: Gallimard, 1994. 2 v. Debru, A. Le corps respirant: la pense physiologique chez Galien. Leiden/Boston/Tokyo: E. J. Brill, 1996. (Studies in Ancient Medicine, v.13). Entralgo, P. L. La medicina hipocrtica. Madrid: Alianza Universidad, 1982 [1970]. Fraser, P. M. Ptolemaic Alexandria. Oxford: [s.n.], 1972. Galeno. Oeuvres anatomiques, physiologiques et mdicales de Galien. Introd., trad., e notas de C. Daremberg. Paris: Baillire, 1854-1856. 2 v. _____. pitom. Paris: ditions Latines, 1964. 4 v. _____. On the usefulness of the parts of the body. Trad. de M. T. May. Ithaca: Cornell University Press, 1968. 2 v. _____. On the natural faculties. Trad. de A. W. Brock. Cambridge: Harvard University Press, 1979. (Loeb Classical Library). Gual, C. G. Introduccin general. In: Gual, C. G.; Nava, M. D. L.; Feres, J. A. L. & Alvarez, B. C. (Ed.). Tratados hipocrticos. Madrid: Gredos, 1983. p. 9-61. Gual, C. G.; Nava, M. D. L.; Feres, J. A. L. & Alvarez, B. C. (Ed.). Tratados hipocrticos. Madrid: Gredos, 1983. (Biblioteca Classica Gredos). Gourevitch, D.; Grmek, M. & Pellegrin, P. De lart medical de Hippocrate de Cos. Paris: Librarie Gnral Franaise, 1994.

80

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

O legado hipocrtico e sua fortuna no perodo greco-romano...


Hanson, A. E. & Green, M. H. Soranus of Ephesus: methodicorum princeps. Aufstieg und Niedergang der Romischen Welt, ii, 37.2, p. 968-1075, 1994. Hipcrates. Du rgime I. In: Littr, E. (Ed.). Oeuvres compltes dHippocrate. Paris: Baillre, 1849a. v. vi. p. 466-525. _____. Des lieux dans lhomme. In: Littre, E. (Ed.). Oeuvres compltes dHippocrate. Paris: Baillre, 1849b. v. vi. p. 276-349. _____. De lancienne mdecine. In: Littre, E. (Ed.). Oeuvres compltes dHippocrate. Trad., introd. e notas. de E. Littr. Paris: Baillre, 1839. v. i. p. 570-636. Index of foods and drugs. In: Regimen in acute diseases. Cambridge: Harvard University Press, 1992. (The Loeb Classical Library). Apndice. p. 344-54. Irby-Massie, G. L. & Keyser, P. T. Greek science of the hellenistic era: a sourcebook. London: Routledge, 2002. Jacquart, D. & Micheau, F. La mdecine arabe et loccident mdival. Paris: G. P. Maisonneuve et Larose, 1996. Jaeger, W. Diokles von Karystos. Berlin: [s.n.], 1938. Jones, W. S. & Withinglon, E. T. (Ed.). Hippocrates. London: Harvard University Press, 1992 [1923, 1931]. 2 v. (The Loeb Classical Library). Jones, P. M. Medieval medicine in illuminated manuscripts. London: British Library, 1998. Jouanna, J. Hippocrate. Paris: Fayard, 1992. Jouanna, J. & Magdelaine, C. (Ed.). Hippocrate: lart de la mdecine. Paris: Flammarion, 1999. Lacy, P. de. Galens platonism. American Journal of Philology, 93, p. 27-39, 1972. Lindberg, D. C. Los inicios de la ciencia occidental. Barcelona/Buenos Aires/Cidade do Mxico: Paids, 2002 [1992]. Littre, E. (Ed.). Oeuvres compltes dHippocrate. Paris: Baillre, 1839-1861. 10 v. Lloyd, G. E. R. (Ed.). Hippocratic writings. Harmondsworth: Penguin, 1978. _____. Methods and problems in greek science. Cambridge: Cambridge University Press, 1991. Moraux, M. Galien de Pergame, souvenirs dun mdecin. Paris: Belles Lettres, 1985. (Les Belles Lettres). Nutton, V. (Ed.). Galen, problems and prospects. London: The Wellcome Institute, 1981. Plato. Time, Critias. Introd. e trad. de L. Brissom. Paris: Flammarion, 1999. p. 95-220. Pesenti, T. Articella dagli incunabuli ai manoscritti: origini e vicende di um titolo (estrato). In: Cochetti, M. (Ed.). Mercurius in Trivio. Studi di bibliotecnomia per Alfredo Serrai nel 60 compleano (20 novembre 1992). [S.l.]: Bulzoni Editora. 1992. p.128-145. Preus, A. Science and philosophy in Aristotles biological works. Olms: Hildeshein, 1975. Rebollo, R. A. Consideraes sobre o estabelecimento da medicina no tratado hipocrtico Sobre a arte mdica. Scienti Studia, 1, 3, p. 275-97, jul.-set. 2003. Ross, D. Aristotle. London: Methuen & Co, 1971 [1923]. (University Paperbacks). Siegel, R. E. Galens system of physiology and medicine. Basilia: Karger, 1970. Singer, P. N. (Ed.). Galen selected works: a new translation. Oxford: Oxford University Press, 1997. Smith, W. D. The hippocratic tradition. London/New York/Ithaca: Cornell University Press, 2002 [1979]). Temkin. O. Soranus gynecology. Baltimore: John Hopkins, 1956. _____. Galenism: rise and decline of a medical philosophy. Ithaca: Cornell University Press, 1973. Vallance, J. T. The lost theory of Asclepiades of Bithynia. Oxford: Clarendon Press, 1990. Vegetti, M. (Ed.). Opere di Ippocrate. 2. ed. Introd., trad. e notas de M. Vegetti. Turin: UTET, 1976.

scienti zudia, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 45-82, 2006

81

Potrebbero piacerti anche