Sei sulla pagina 1di 7

Era Napolenica

A sociedade francesa estava passando por um momento difcil com os processos revolucionrios ocorridos no pas, de um lado com a burguesia insatisfeita com os jacobinos, formados por monarquistas e revolucionrios radicais, e do outro lado as tradicionais monarquias europias, que estavam temendo que os ideais revolucionrios franceses se difundissem pelos seus reinos. O governo do Diretrio foi derrubado na Frana sob o comando de Napoleo, que junto com a burguesia, instituiu o "consulado", primeira fase do governo de Napoleo. Este golpe ficou conhecido como golpe 18 de Brumrio' (data que corresponde ao calendrio estabelecido pela Revoluo Francesa e equivale a 9 de Novembro do calendrio gregoriano) em 1799. Muitos historiadores alegam que Napoleo fez questo de evitar que camadas inferiores da populao subissem ao poder. Napoleon in His Study por Jacques-Louis David (1812) O fim do processo revolucionrio na Frana, com o Golpe 18 de Brumrio, marcou o incio de um novo perodo na histria francesa, e conseqentemente, da Europa: a Era Napolenica.

Seu governo pode ser dividido em trs partes:

1. Consulado (1799-1804) 2. Imprio (1804-1814) 3. Governo dos Cem Dias (1815)

Consulado
O governo do consulado de Napoleo foi instalado aps a queda do Diretrio. O consulado possua caractersticas republicanas, alm de ser centralizado e controlado pelos militares. No poder Executivo, havia trs pessoas que eram responsveis: os cnsules Roger Ducos, Emmanuel Sieys e o prprio Napoleo. Apesar da presena de outros dois cnsules, quem mais tinha fora e poder no Executivo era Napoleo, que foi eleito primeiro-cnsul da Repblica. Novas instituies foram criadas com a Constituio de Dezembro de 1799, com cunho democrtico, eram criadas para disfarar o seu centralismo no poder. As

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

instituies criadas foram o Senado, Tribunal, Corpo Legislativo e o Conselho de Estado. Mas o responsvel pelo comando do exrcito, pela poltica externa, pela autoria das leis e quem nomeava os membros da administrao era o primeirocnsul(Napoleo Bonaparte). Quem estava no centro do poder na poca do consulado era a burguesia (os industriais, os financistas e comerciantes), e consolidaram-se como o grupo dirigente na Frana. Os ideais "liberdade, igualdade, fraternidade", da poca da Revoluo Francesa foram abandonados, e atravs da forte censura imprensa e ao violenta de rgos policiais, a oposio ao governo foi destruda.

Reforma dos setores do governo francs Durante o perodo do consulado, uma recuperao econmica, jurdica e administrativa ocorreu na Frana. Napoleo realizou diversos feitos em reas diferentes durante este perodo. Economia - o Banco da Frana foi criado, em 1800, controlando a emisso de moedas, reduzindo a inflao. As tarifas impostas eram protecionistas (ou seja, com aumento de impostos para a importao de produtos estrangeiros), o resultado geral foi uma Frana com comrcio e indstria fortalecidos, principalmente com os estmulos a produo e consumo interno. Religio - com o objetivo de usar a religio como instrumento de poder poltico, Napoleo assinou um acordo, o Tratado (1801), entre a Igreja Catlica e o Estado. O acordo sob aprovao do papa, dava o direito do governo francs de confiscar as propriedades da Igreja, e em troca, o governo teria de apoiar o clero. Napoleo reconhecia o catolicismo como a religio da maioria dos franceses, mas dava o direito de escolher bispos, que mais tarde seriam aprovados pelo papa. Direito - o Cdigo Napolenico, um cdigo civil, foi estabelecido, representando em grande parte interesses dos burgueses, como casamento civil (separado do religioso), respeito propriedade privada, direito liberdade individual e igualdade de todos perante lei. Educao - o ensino foi restaurado e a preferncia foi a formao do cidado francs. A educao pblica foi reconhecida como importante meio de formao das pessoas, principalmente nos aspectos do comportamento moral, poltico e social. Administrao - pessoas da confiana de Napoleo eram indicadas aos cargos administrativos. Aps uma dcada de conflitos gerais no pas, com a Revoluo Francesa, as medidas aplicadas deram para o povo francs a esperana de uma estabilizao do governo. Os resultados obtidos neste perodo do governo de Napoleo agradaram elite francesa. Com o apoio destas, Napoleo foi elevado ao nvel de cnsul vitalcio em 1802, podendo indicar seu sucessor. Esta realizao implicou na instituio de um regime monrquico.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Imprio
A opinio pblica foi mobilizada pelos apoiadores de Napoleo, que levou aprovao para a implantao definitiva do governo do Imprio. Em plebiscito realizado em 1804, a nova fase da era napolenica foi aprovada com quase 60% dos votos, e o regime monrquico foi reinstitudo na Frana, e Napoleo foi declarado para ocupar o trono. Foi realizada uma festa em 2 de Dezembro de 1804 para formalizar a coroao do agora Napoleo I na catedral de Notre-Dame. Um dos momentos mais marcantes da histria ocorreu nesta noite, onde um ato surpreendente, Napoleo I retirou a coroa das mos do Papa Pio VII, que tinha viajado especialmente para a cerimnia, e ele mesmo se coroou, numa atitude para deixar claro que no toleraria alguma autoridade superior dele. Logo aps tambm coroou sua esposa, a imperatriz Josefina. Ttulos de nobreza foram concedidos aos familiares de Napoleo, por ele mesmo. Alm disso, colocou-os em altos cargos pblicos. Uma nova corte com membros da elite militar, da alta burguesia e da antiga nobreza foi formada. Para celebrar os triunfos de seu governo, Napoleo I construiu monumentos grandiosos, como o Arco do Triunfo. O Imprio Francs atingiu sua extenso mxima neste perodo, em torno de 1812, com quase toda Europa Ocidental e grande parte da Oriental ocupadas, possuindo 150 departamentos, com 50 milhes de habitantes, quase um tero da populao europia da poca.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

O imprio napolenico

Expanso territorial militar Neste perodo, Napoleo realizou uma srie de batalhas para a conquista de novos territrios para Frana. O exrcito francs aumentou o seu nmero de armas e combatentes, e tornou-se o mais poderoso de toda a Europa. Pensando que a expanso e o crescimento econmico e militar da Frana era uma ameaa a Inglaterra, os diplomatas ingleses formaram coligaes internacionais para se opor ao novo governo francs e ao seu expansionismo. Tambm acreditavam que o governo francs poderia influenciar pases que estavam sob o sistema absolutista e assim causar uma revolta. A primeira coligao formada para deter os franceses era constituda pela: Inglaterra, ustria, Rssia e Prssia. Em Outubro de 1805, os franceses usaram a marinha para atacar a Inglaterra por mar, mas no tiveram sucesso, derrotados pela marinha inglesa, comandada pelo almirante Nelson, batalha que ficou conhecida como Batalha de Trafalgar, firmando o imprio naval britnico. Ao contrrio do fracasso com os ingleses, os franceses venceram os seus outros inimigos da coligao, como a ustria, em 1805, na Batalha de Austerlitz, alm da Prssia em 1806 e Rssia em 1807.

Bloqueio Continental Na busca de outras maneiras para derrotar ou enfraquecer os ingleses, o Imprio Francs imps o Bloqueio Continental em 1806, onde Napoleo impunha que todos os pases europeus deveriam fechar seus portos para o comrcio com a Inglaterra, enfraquecendo as exportaes do pas e causando uma crise industrial. Um problema que afetou muitos pases que participaram do Bloqueio continental era que a Inglaterra, que j tinha passado pela Revoluo Industrial, estava com uma firme produo de produtos industriais, e muitos pases europeus ainda no possuam produo industrial prpria, e dependiam da Inglaterra para importar este tipo de produto, em troca de produtos agrcolas. A Frana procurou-se beneficiar no Bloqueio continental com o aumento da venda dos produtos produzidos pelos produtores franceses, aumentando as exportaes dentro da Europa e no mundo. A fraca quantidade de produtos manufaturados deixou alguns pases sem recursos industriais.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Mapa com o limite do bloqueio continental e conquistas e derrotas de Napoleo.

Derrota francesa na Rssia Em 1812, a aliana franco-russa quebrada pelo czar Alexandre, que rompe o bloqueio contra os ingleses. Napoleo empreende ento a campanha contra a Rssia. Entra em Moscou e, durante a retirada, o frio e a fome diminui grande parte do Exrcito francs. Enquanto isso, na Frana, o general Malet, apoiado por setores descontentes da burguesia e da antiga.

Invaso dos aliados na Frana e derrota de Napoleo Tem incio ento a luta da coalizo europia contra a Frana. Com a capitulao de Paris, o imperador obrigado a abdicar.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Governo dos Cem Dias


O Tratado de Fontainebleau, de 1814, afasta Napoleo da ilha de Elba, de onde foge no ano a seguir. Desembarca na Frana com um Exrcito e reconquista o poder. Inicia ento o Governo dos Cem Dias. A Europa reunida prossegue a sua luta contra o Exrcito francs. Napoleo entra na Blgica em Junho de 1815, mas derrotado pelos ingleses na Batalha de Waterloo e renuncia pela segunda vez, pondo fim ao Imprio Napolenico.

Congresso de Viena
O Congresso de Viena foi uma conferncia entre embaixadores das grandes potncias europias que teve lugar na capital austraca, entre 1 de Outubro de 1814 e 9 de Junho de 1815, cuja inteno era a de redesenhar o mapa poltico do continente europeu aps a derrota da Frana napolenica na primavera anterior, bem como restaurar aos respectivos tronos as famlias reais derrotadas pelas tropas de Napoleo Bonaparte e firmar uma aliana entre os signatrios. Os termos de paz foram estabelecidos com a assinatura do Tratado de Paris (30 de Maio de 1814), no qual se estabeleciam as indenizaes a pagar pela Frana aos pases vencedores. Mesmo diante do regresso ex-imperador Napoleo I do exlio, tendo reassumido o poder em Frana em Maro de 1815, as discusses prosseguiram, concentradas em determinar a forma de toda a Europa depois das guerras napolenicas. O Ato Final do Congresso foi assinado a 9 de Junho de 1815, nove dias antes da sua derrota final de Napoleo na batalha de Waterloo.

Diretrizes
Momento de reao conservadora na Europa, articulado na presena de representantes dos diversos pases vencedores de Napoleo, o objetivo declarado deste frum era o de solucionar os problemas suscitados no continente desde a Revoluo Francesa (1789) e as conquistas napolenicas. Em linhas gerais pretendia-se: - Refazer o mapa poltico da Europa, recriando ou suprimindo Estados; - Restaurar o Antigo Regime, a ordem feudal e absolutista em todas as regies afetadas pelos ideais liberalistas franceses desde 1789; - Restabelecer um equilbrio europeu, procurando impedir que um nico pas fosse suficientemente forte (como a Frana o fora) para derrotar militarmente todos os demais pases europeus unidos; - Restaurar as antigas monarquias depostas a partir de 1789. Sob o Princpio da Legitimidade, retornaram ao poder os Bragana em Portugal, os Bourbon na Frana (Lus XVIII) e na Espanha (Fernando VII), os Orange na Holanda, e os Sabia no Piemonte. - Redistribuir os territrios conquistados pela Frana desde 1789 e punir com a perda de terras os aliados de Napoleo Bonaparte. Pelo Princpio das Compensaes os maiores beneficiados foram as potncias responsveis pela vitria militar sobre a Frana:

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Inglaterra, Rssia, Prssia e ustria. Para no desmembrar o territrio continental francs, essa potncias obtiveram compensaes territoriais em outras regies. Na verdade, sobraram terras na Europa sem um Estado para ocup-las. O Congresso de Viena, de fato, no conseguiu restaurar os governos polticos antes das Invases Napolenicas. O Congresso de Viena representou uma tentativa das foras conservadoras europias para deter o avano do Liberalismo e do Nacionalismo de diversos povos (poloneses, belgas, finlandeses, gregos e outros) que se encontravam dominados politicamente pelos imprios ento existentes. Tambm serviu como um instrumento de conteno dos movimentos revolucionrios liderados pela burguesia. Para saber mais:

http://www.eselx.ipl.pt http://bahai-library.com/?file=marco_napoleao_biografia_epistola Http://www.vidaslusofonas.pt/napoleao_bonaparte.htm

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Potrebbero piacerti anche