Sei sulla pagina 1di 1

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Electrotcnica e de Computadores Instalaes Elctricas (2009/2010) Prova de avaliao intercalar Durao:

90 minutos (sem tolerncia) Cotaes para 20 valores: alneas a, b), c), e) e f) 3 valores; alnea d) 5 valores.

25.Nov.2009

Um edifcio alimentado a partir de um armrio de distribuio (AD1) no alimenta outros consumidores para alm daquele edifcio. Por sua vez, AD1 alimentado directamente a partir do quadro geral (QGBT) de um posto de transformao (PT) de 800 kVA de potncia (15000/400-230 V; xf = 5 %) em cabo LSVAV, directamente enterrado em vala no compartilhada com outras canalizaes elctricas, com 100 m de comprimento. O edifcio possui dois pisos (1 e 2) e assim constitudo: 2 habitaes do tipo T2 (no piso 1): potncia mxima admissvel (a contratar) igual a 6,9kVA em monofsico. 2 habitaes do tipo T2 (no piso 2): potncia mxima admissvel (a contratar) igual a 6,9kVA em monofsico. 1 habitao do tipo T4 (no piso 2): potncia mxima admissvel (a contratar) igual a 10,35kVA em trifsico. 1 servios comuns (no piso 1) potncia mxima admissvel (a contratar) igual a 17,25kVA em trifsico. 1 estabelecimento comercial (no piso 1): potncia mxima admissvel (a contratar) igual a 6,9 kVA (cos = 0,8) em monofsico. Este estabelecimento alimentado a partir do armrio de distribuio AD1, atravs de ramal prprio realizado em cabo LSXAV 2x10, com 35 m de comprimento.

O edifcio no possui coluna montante, pelo que todas as habitaes so alimentadas, directamente, a partir do quadro de entrada do edifcio (QE), bem como os servios comuns. Pretende-se que: a) Faa o esquema da instalao elctrica, desde o PT at aos quadros elctricos de entrada das vrias instalaes de utilizao. O esquema deve incluir os nmeros de condutores e suas funes para cada troo de cabo, bem como as representaes simblicas adequadas para cada componente do sistema elctrico. Deve incluir, ainda, os elementos caractersticos da instalao acima fornecidos. b) Determine a corrente de servio na canalizao principal acima caracterizada. c) Calcule o valor da queda de tenso regulamentar no ramal que alimenta o estabelecimento comercial.

d) Dimensione a canalizao principal caracterizada no enunciado do problema, empregando uma corrente de servio IB = 90 A (independentemento do resultado da alnea anterior), considerando proteco por fusveis de tipo gG e no atendendo condio de quedas de tenso ou ao poder de corte desses mesmos fusveis. Como soluo, apresente a designao completa do cabo a empregar na canalizao principal (incluindo a seco do neutro) e o calibre da proteco a usar. e) f) Calcule o poder de corte dos fusveis definidos na alnea anterior. Verifique se est satisfeita a condio de queda de tenso no circuito de alimentao do estabelecimento comercial.

JNS/AFC/CAS.2009

Potrebbero piacerti anche