Sei sulla pagina 1di 5

CINTICA QUMICA

A possibilidade de controlar o tempo em que determinado fenmeno se desenvolve, tornando-o mais lento ou mais rpido, um item presente em qualquer pesquisa cientfica, principalmente no que diz respeito s transformaes qumicas. fcil constatar que cada reao qumica, feita sob determinadas condies, ocorre em certa taxa de rapidez, gastando um tempo determinado para se completar. Em geral, podemos variar essa taxa de rapidez da reao modificando as condies a que ela est submetida. Algumas reaes so muitas rpidas e ocorrem quase instantaneamente, como, por exemplo, a combusto do TNT (trinitrototolueno) e a oxidao da hidrazina, N 2H4, pelo perxido de hidrognio, H2O2 (reao utilizada na propulso de foguetes). Outras reaes, ao contrrio, so muitas lentas, s vezes demoram sculos, como a formao do petrleo e a degradao natural de certos tipos de lixo, como os plsticos (120 anos) e os vidros (4 mil anos). Estudar o mecanismo de reaes desse tipo ou como a taxa (ou velocidade) de desenvolvimento da reao varia em funo de cada reagente uma tarefa bastante difcil. H, porm, muitas reaes que ocorrem com uma taxa de desenvolvimento moderada, como a decomposio trmica de sais, a combusto de vrios compostos orgnicos, a transformao dos alimentos pela ao de bactrias. A respeito de reaes desse tipo, podemos fazer uma srie de perguntas: Qual a taxa de desenvolvimento (velocidade) mdia de uma reao? Quais os fatores que influem na taxa de desenvolvimento da reao? Como alterar a taxa de desenvolvimento da reao para que se torne mais rpida ou mais lenta? Como aumentar o rendimento de certo produto da reao? possvel determinar o caminho pelo qual os reagentes se transformam mais rpida ou mais lenta? Responder a essas e a outras perguntas referentes ao fator tempo relacionado com as reaes qumicas justamente o objetivo da Cintica Qumica.

Cintica qumica o estudo da velocidade das reaes qumicas e dos fatores que influem nessa velocidade.

1.0 Velocidade mdia ou taxa de desenvolvimento da reao


Medir a velocidade de uma reao significa medir a quantidade de reagente que desaparece ou a quantidade de produto que se forma, por unidade de tempo. Por exemplo, seja a equao:

proporo que a reao caminha, os reagentes N 2 e H2 vo sumindo e o produto NH3 vai aparecendo. Se a reao for completa e em quantidades estequiomtricas, a representao grfica do andamento dessa reao ser a que mostramos ao lado. Aps certo tempo t, os reagentes N2 e H2 acabam e a reao pra. Teremos ento a quantidade mxima possvel de NH3.

Velocidade mdia de uma reao qumica o quociente da variao da molaridade de um dos reagentes (ou produtos) da reao pelo intervalo de tempo em que essa variao ocorre.

Velocidade mdia = variao da molaridade de um dos reagentes mol/L Intervalo de tempo ou Velocidade mdia = variao da molaridade de um dos produtos mol/L Intervalo de tempo

A formula acima pode ser abreviada para:

Vamos considerar, por exemplo a reao N2 + 3 H2 resultados sob determinadas condies experimentais: Tempo de reao (min) 0 5 10 15 20

2 NH3 nos fornea os seguintes

Variao da molaridade do NH3 (mol/L) 0 20,0 32,5 40,0 43,5

Utilizando os dados dessa tabela, obtemos, de acordo com a definio, as seguintes velocidades mdias:

1.1 Velocidade mdia em funo dos reagentes e produtos


Analisando as duas primeiras linhas das tabela, conclumos que, nos 5 primeiros minutos, a reao produziu 20 mol/L de NH3. Desse modo, de acordo com a estequiometria da equao, temos:

Sendo assim, temos as seguintes velocidades mdias:

1.2 Velocidade mdia da reao


Voltemos para a reao N2 + 3 H2 2 NH3. Nessa reao, o consumo de 1 mol de gs nitrognio, N2, ocorre simultaneamente ao consumo de 3 mol de gs hidrognio, H 2, ao mesmo tempo em que se formam 2 mol de gs amnia, NH 3. Na pgina anterior, que a velocidade mdia em funo H2, ser 3 vezes maior que a velocidade mdia calculada em funo de do N2, e 1,5 vezes maior em funo do NH3. Para evitarmos esta confuso, ou seja, para obtermos um nico resultado que expresse a velocidade mdia da reao, convencionou-se dividir cada um desses valores pelo coeficiente estequiomtrico da substncia considerada. Com isso, os valores da velocidade mdia passam a ser:

Outro problema que surge que, medida que a reao se desenvolve, a molaridade dos reagentes vai diminuindo com o tempo; consequentemente, a velocidade mdia em funo dos reagentes sero negativas. Para evitar que isso acontea, convencionou-se trocar o sinal algbrico relativo aos reagentes.

2.0 Como as reaes ocorrem?


2.1 Condies fundamentais H duas condies que so fundamentais (embora no sejam suficientes) para que uma reao qumica possa ocorrer: Os reagentes devem entrar em contato Deve haver afinidade qumica entre os reagentes 2.2 Teoria das colises Considere, por exemplo, a seguinte reao:

Alm de colocarmos o H2 em contato com I2, pode haver reao, pois h afinidade qumica entre essas substncias. A realizao ou no de reao qumica, nesse caso, passa a depender de duas outras condies, dita acessrias: As partculas dos reagentes deve colidir entre si. A coliso entre as partculas dos reagentes deve ocorrer numa orientao favorvel, com energia suficiente para romper as ligaes existentes nos reagentes. De acordo com a teoria das colises, essa reao se processa do seguinte modo:

2.3 Energia de ativao e complexo ativado Energia de ativao a quantidade mnima de energia necessria para que a coliso entre as partculas dos reagentes, feita numa orientao favorvel, seja efetiva e resulte em reao. Complexo ativado de uma reao uma estrutura intermediria e instvel entre os reagentes e os produtos. Voltemos ao exemplo da reao H2 +I2 2 HI

A energia de ativao pode ser calculada pela seguinte expresso: Eat = energia de ativao E = energia necessria para que a reao se inicie Epr = energia prprias dos reagentes 2.3.1 Reaes endotrmica e exotrmica Os produtos de uma reao qumica possuem tambm contedo energtico, o qual se denomina energia prpria dos produtos (Epp). Quando o complexo ativado (instvel) se rearranja para formar os produtos, ocorre sempre uma liberao de energia, que pode ser calculada pela diferena: E - Epp Desse modo, podemos concluir: Se a diferena E Epp for maior que a energia de ativao, a reao ser exotrmica. E Epp > Eat reao exotrmica Se a diferena E Epp for menor que a energia de ativao, a reao ser endotrmica. E Epp < Eat reao endotrmica

2.3.2 Grficos da energia de ativao

3.0 Fatores que influenciam a velocidade mdia das reaes


So diversos fatores que podem influir na velocidade mdia ou na taxa de desenvolvimento de uma reao qumica tornando-a mais rpida ou mais lenta. Entre eles se destacam: natureza dos reagentes, superfcie de contato, luz, eletricidade, presso, temperatura, concentrao de reagentes, catalisadores e inibidores. Muitas vezes, controlando esses fatores isoladamente ou em conjunto de forma adequada, o qumico pode fazer com que uma reao ocorra no tempo desejado. 3.1 Efeito da temperatura na velocidade das reaes qumicas Um alimento cozinha mais rapidamente numa panela de presso (a gua ferve a uma temperatura maior), o que favorece o cozimento. Para melhor conservao dos alimentos, devemos guard-los em freezers; diminuindo a temperatura estaremos diminuindo a velocidade das reaes responsveis pela decomposio. Sendo a temperatura uma medida da agitao trmica das partculas de uma substncia, um aumento de temperatura representa diretamente um aumento de agitao dessas partculas. Agitando-se mais rpida e intensamente, as partculas colidiro com maior frequncia e violncia, o que acarretar um aumento da velocidade da reao. 3.2 Catalisadores Catalisador uma substncia que participa da formao do complexo ativado fazendo com que os reagentes necessitem de uma energia de ativao menor para atingir esse estado, aumentando dessa forma a velocidade da reao. O catalisador, entretanto, no participa do produto da reao sendo integralmente recuperado no final (em massa e composio).

A partir do grfico acima, conclumos que os catalisadores criam um caminho alternativo, que exigem menor energia de ativao, fazendo com que a reao se processe de maneira mais rpida.

Potrebbero piacerti anche