Sei sulla pagina 1di 8

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC

THAISE SANTOS

EXECUO PENAL: LEI N. 7210/1984 E A POSSIBILIDADE DE RESSOCIALIZAO DO PRESO

Campos Novos (SC) 2012

2 THAISE SANTOS

EXECUO PENAL: LEI N. 7210/1984 E A POSSIBILIDADE DE RESSOCIALIZAO DO PRESO

Atividade Avaliativa, apresentada na disciplina de Direito Penitencirio, no curso de Direito, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Aproximado de Campos Novos.

Professor: Mauricio Eing

Campos Novos (SC) 2012

ARTIGO: EXECUO PENAL: LEI N. 7210/1984 E A POSSIBILIDADE DE RESSOCIALIZAO DO PRESO . RESUMO

O presente trabalho visa aprofundar um pouco os estudos no que tange a execuo penal e a possibilidade de ressocializao do preso, uma vez que as cadeias muitas vezes em nada contribuem para o melhor desenvolvimento desses cidados, nem tampouco oferecem mecanismos para a populao promover idias. Consoante noticirio local, a ineficcia de muitas aes, segundo alguns dados fornecidos pelo presdio de Joaaba/SC revelam que a taxa de reincidncia chega a 60%. Mesmo que o apenado seja liberado para trabalhar no se pode garantir que este seja reeducado. Afirma, ainda, que a sociedade acredita que o trabalho garante a reinsero dessas pessoas. Porm, o condenado v o trabalho somente como uma alternativa de fuga e de estar fora da priso, e no como uma nova vida. (GERARDI, 2011). Assim, percebe-se que o trabalho somente ocupa o preso, e a responsabilidade do Estado foi transferida ao setor produtivo, num modelo de terceirizao do trabalho sem compromisso ou garantias. Ou seja, o Estado no promove novas situaes, somente empurra a responsabilidade para outras pessoas. 1 INTRODUO de notrio saber que o cio no saudvel ao homem, muito menos quando se trata de um cidado que se encontra preso. O qual utiliza sua mente para criar meios para prticas de novos crimes. Assim, sabe-se que o objetivo da lei de execuo penal que durante o cumprimento de sua reprimenda haja a ressocializao do preso atravs de sua atividade laborativa, ou ainda diante de sua dedicao aos estudos. At porque na sociedade atual no h como se falar em presdios/cadeias os quais no incentivem s pessoas que l se encontram para que exeram algum tipo de atividade, pois somente dessa maneira podero demonstrar seu interesse em mudar de

4 vida. Assim, de responsabilidade Estatal o fornecimento de meios para a ressocializao do preso, sendo que atualmente permitido a algumas categorias, dependendo o regime de pena que possam trabalhar ou at mesmo estudar.

CONTEXTUALIZAO

DA

PENA

NO

DIREITO

PENAL

BRASILEIRO

No Direito Penal, a pena o instrumento que sanciona o descumprimento da lei. H uma srie de princpios e garantias que direcionam a elaborao e aplicao dessa pena dentro de um Estado de direito e democrtico. (CHAVES, 2011). Consoante entendimento de Neves (1988) a pena compreendida como:
Diz-se da sano legal, de natureza pecuniria, imposta por infrao da lei ou de regulamentos administrativos. Diz-se, tambm, da prestao fixada em dinheiro e ajustada entre os contratantes, para ser paga pela parte que no cumprir a tempo a obrigao. Em direito penal, diz-se do meio pelo qual o poder pblico reage contra fato ante-social que a lei define como crime. Dizse, tambm, do modo de intimidao, pelo qual se pune o delito.

Assim, a pena nada mais do que a privao total ou parcial de um bem jurdico imposta pelo Estado, por meio da ao penal, em retribuio ao autor de uma infrao (penal), cujo escopo evitar novas violaes. (ALVES, 2011) De acordo com a nossa legislao penal (art. 32 do Cdigo Penal) as penas podem ser: *Restritiva de direitos; ex: prestao de servios comunidade, limitao de fins de semana, etc. *Pecunirias; multas ou ainda *Privativas de liberdade; recluso (aplicada aos crimes mais graves), deteno (aplicada aos crimes menos graves) e priso simples (aplicada s contravenes). (MIRABETE, 2005) A pena visa to somente que o agente tenha uma forma de retribuio de seu ato ilcito, consistente nas formas acima mencionadas, seu fim especfico evitar novos delitos.

3 LEI DE EXECUO PENAL

5 Conforme leciona o art. 1 da Lei que regulamenta a execuo penal, (Lei 7210/1984) esta tem como objetivo efetivar as disposies de sentena ou deciso criminal e proporcionar condies para a harmnica integrao social do condenado e do internado. (BRASIL, 1984). Pois a nossa Lei Maior j define em seus artigos de que a lei deve regular a individualizao da pena, ou seja, especifica as condies da pena, o modo de sua execuo e ainda os direitos conferidos aos presos:
[...] XLVI - a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direitos; XLVII - no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de carter perptuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis; XLVIII - a pena ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado; XLIX - assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral; L - s presidirias sero asseguradas condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao. [...] (BRASIL, 1988).

De uma forma mais simplificada a execuo penal no entendimento de Nucci a fase do processo penal, em que se faz valer o comando contido na sentena condenatria penal, impondo-se efetivamente, a pena privativa de liberdade, a pena restritiva de direitos ou a multa. Assim, por se tratar de uma fase processual no se faz necessria a nova citao do condenado, salvo quando tratar-se de pena de multa (pois esta cobrada pela Fazenda Pblica), eis que este j tem pleno conhecimento de sua sentena penal. Quando houver o trnsito em julgado dessa deciso, essa se torna um ttulo executivo, o qual precisa ser executado, surgindo assim a pretenso executria. No que tange aos artigos do Cdigo de Processo Penal os quais tambm tratam da execuo da pena, embora ainda no tenham sido revogados expressamente, a lei 7.210/1984 Lei de Execuo Penal regulou toda a matria. Todavia a matria regulada por lei especial prevalece sobre o disposto nos art. 668 e seguintes, pois no possvel que dois diplomas legais cuidem do mesmo tema. Somente ser aplicado o CPP quando se tratar de preceito no constante da lei de execuo penal. (NUCCI, 2008).

6 Ademais, ilustrando, da mesma maneira que o ru tem seu direito garantido a ampla defesa (patrocinada por advogado), o preso tambm possui esse direito. Assim, quando houver normas conflitantes tratando sobre o mesmo assunto, utiliza-se a mais recente, que no caso em tela a lei de execuo, por se tratar de norma especial. 3.1 Possibilidades de ressocializao do preso sabido que as penitencirias brasileiras encontram-se em situaes calamitosas; pois h cadeias e presdios superlotados e em condies degradantes. Esse conjunto afeta toda a sociedade que recebe os indivduos que saem desses locais da mesma forma como entraram ou ainda piores. Pois, direito de todos os cidados, ainda que tenham cometido algum delito, serem tratados com dignidade e respeito. Nesse cenrio se faz necessria adoo de polticas que efetivamente promovam a recuperao do detento no convvio social e tendo por ferramenta bsica a Lei de Execuo Penal. (NETO, 2011). A ressocializao deve ser compreendida como fator primordial para que o exdetento retorne a vida social de maneira digna, que seja resgatada sua auto-estima, que haja um amadurecimento pessoal e, sobretudo espiritual. No singelo entendimento do Prof. Zacarias (2006, p. 61):
O trabalho importante na conquista de valores morais e materiais, a instalao de cursos profissionalizantes possibilita a resoluo de dois problemas, um cultural e outro profissional. Muda o cenrio de que a grande maioria dos presos no possui formao e acabam por enveredar, por falta de opo, na criminalidade e facilitam a sua insero no mercado de trabalho, uma vez cumprida a pena. (NETO, 2011).

J para Mirabete (2002, p. 23): O direito, o processo e a execuo penal constituem apenas um meio para a reintegrao social, indispensvel, mas nem por isso o de maior alcance, porque a melhor defesa da sociedade se obtm pela poltica social do estado e pela ajuda pessoal. Assim, de nada adiantaria a sociedade promover mecanismos de reintegrao dos presos, sem que estes tenham fora de vontade para mudar de vida, que saiam do presdio arrependidos do que fizeram e com perspectivas reais de vida digna. H ainda outros entendimentos, pois se verifica da simples notcia publicada em jornal local de que o trabalho realizado pelo detento no garantidor da

7 ressocializao, mas sim visa somente a terceirizao da mo-de-obra, pois para as empresas h iseno total dos encargos trabalhistas, facilitando essa fora de trabalho extremamente flexibilizada e barata nos quadros das empresas. [...] (GERARDI, 2011). Porm, na mesma reportagem, aduz que o sofrimento, castigos fsicos e as privaes promovidas pela vida em crcere, geram rebelies; o trabalho e o afrouxamento de algumas regras e normas ajudam a manter o controle sobre os presos. Pois, o trabalho cansa o corpo e facilita o trabalho da administrao da priso. (GERARDI, 2011). 4 CONCLUSO Diante de todo o arrazoado exposto pode-se concluir que apesar do sistema no estar adequado ainda para a devida ressocializao dos apenados, verifica-se que esto sendo criados novos mecanismos, os quais nem sempre so eficazes, mas ao menos amenizam a situao. Destarte as crticas do professor Gerardi, acredita-se que o trabalho ou a possibilidade de se estudar mesmo estando cumprindo pena seria uma boa alternativa, em vez de o apenado passar anos trancado nas cadeias. A sim, no ser visvel nenhuma melhora, somente sair desses locais cada vez mais amargurado, deprimido, buscando somente vingar-se por ter ficado parte de sua vida sem conviver com a famlia ou ainda sem ter contato com o mundo exterior. Ademais, a possibilidade de estudo ou trabalho acaba trazendo mais benefcios aos condenados, pois dependendo do regime de cumprimento de sua pena estes podem utilizar-se desses meios para remio da condenao, ou seja, para diminuir o tempo de sua reprimenda.

8 5 REFERNCIAS

ALVES, Eduardo Silva. Teoria Geral da Pena. Disponvel http://civilex.vilabol.uol.com.br/pagina41.htm>. Acesso em 12 Jul. 2012.

em:

<

BRASIL. Constituio: Repblica Federativa do Brasil de 1988. Braslia, DF: Senado Federal, 1988. ______. 2012. CHAVES, Vanessa Afonso. O Trabalho do preso na execuo penal. Disponvel em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php? n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=4110>. Acesso em 12 Jul. 2012. GERARDI, Dirceu Andr. Estudo fala sobre ressocializao de presos. Dirio do Vale. 12 de Jul. 2012. Joaaba/SC. Edio 061 NETO, Manoel Valente Figueiredo. A ressocializao do preso na realidade brasileira: perspectivas para as polticas pblicas. Disponvel em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php? n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=6301>. Acesso em 12 Jul. 2012. NEVES, Ido Batista. Vocabulrio prtico de tecnologia jurdica e de brocardos latinos. 2 Ed. Rio de Janeiro: Fase, 1988. Lei 7.210/1984 Execuo Penal. Disponvel

em:<http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Leis/L7210.htm>. Acesso em 12 Jul.

NUCCI, Guilherme de Souza. Leis Penais e Processuais Penais Comentadas. So Paulo: 2008. Ed. Revista dos Tribunais. MIRABETE, Julio Fabrini. Cdigo Penal Interpretado. 5 ed. So Paulo: Atlas, 2005.

Potrebbero piacerti anche