Sei sulla pagina 1di 21

SEGURANA NA USP

GUARDA

Faculdade de Cincias Farmacuticas - USP

MAPAS DE RISCO
GUARDA

GUARDA

MAPA DE RISCO - USP 2011

REA B

Praa do Relgio
REA B1 REA A

Esporte para Todos


REA F

Porto Fepasa

REA E

Divisas com So Remo


REA C REA D

Portes Vila Indiana e Estrada do Mercadinho

GUARDA

Exemplo - rea (A) Abrangncia= sada de pedestre porto FEPASA at travessa B e C Crusp. RISCO: - Abordagem por menores infratores a transeuntes e ciclistas - Objetivo a de objetos pessoais - Mulheres desacompanhadas perigo de violncia fsica

HORRIO DE RISCO: Das 12h as 15h das 20h as 00h NOTA DE PREVENO: Solicitar apoio da vigilncia no porto para o acompanhamento at o local de destino. Fazer o trajeto sempre acompanhado (a).

GUARDA

MAPA DE FURTO DE VECULOS USP 2011


REA G
REA H REA J REA K

REA I

REA L

REA M

LOCAIS COM MAIOR NMEROS DE REGISTROS

REA N

GUARDA

Exemplo: rea (G)


Abrangncia= Estacionamento da Escola Politcnica LOCAL DE RISCO: Travessa 1 Travessa 2 (maior incidncias de furto qualificado) Centro do Estacionamento Prdio Adm. HORRIO DE RISCO: Das 10h as 11.30h das 14h 16.30H das 17h at 23h NOTA DE PREVENO: - Mudar o veculo de local durante as aulas, principalmente se for deix-lo at a noite. - Cobrar o controle de sada e a preveno ativa (vigilantes em rondas) no estacionamento. - Tomar cuidado ao dirigir-se a veculo de noite, faz-lo com segurana.

Medidas preventivas contra roubos em estacionamentos

GUARDA

1. Se o carro estiver longe faa o deslocamento com outras pessoas e mantendo sempre um colega a uma distncia atrs e segura de observao. 2. Se estiver sozinho (a) pea apoio da vigilncia. 3. Observe no entorno antes de chegar no veculo. Se notar pessoas nas suas proximidades, procure um segurana, para averiguao do suspeito. 4. Ao entrar no veculo, no fique em seu interior usando o celular ou conversando, se tiver que faz-lo desloquese prximo das sadas 5. Se for surpreendido por pessoas com a inteno de roub-lo no reaja.

Folder / parte externa

Folder / parte interna

GUARDA

Medidas complementares de segurana USP


- 2011-

GUARDA

Medidas Preventivas 2011


Unificao das polticas de segurana preventiva em todos os Campi Programa de Integrao de Segurana Institucional. Exposio no site dos Manuais de Preveno Exposio do Mapeamento de Risco & Cuidados Institucionalizao do projeto Caminho Seguro. Integrao com o policiamento solicitando da SSP/SP um apoio especfico com equipes especiais de segurana comunitria para os Campi.

Medidas preventivas Novas ferramentas e tecnologia


Manuais e protocolos de atuao. Metodologia e Contingente.

GUARDA

Recuperao do sistema de cmeras atual do Campus da Capital. Introduo da segunda etapa de tecnologia
Aumento de cmeras, capacidade de registro, software inteligente, atualizao do centro de controle e cmeras especiais nas portarias. Novo sistema de comunicao trunking de rdio digital.

Novo projeto de controle de acesso nas portarias de pedestres Melhoria da iluminao no Campus.

Procedimentos e Melhorias

-Os alunos que sofrerem qualquer tipo de violncia no campus, devem se dirigir imediatamente algum posto da Guarda Universitria para fazer um Boletim de Ocorrncias. Para os alunos da FCF/USP o local mais indicado dentro do Centro de Vivncias, onde h uma central da Guarda capacitada para realizar esse tipo de registro. - Aps fazer o boletim de ocorrncias, os alunos devem aguardar um encaminhamento da G.U. que ir, caso necessrio, lev-los para fazer Boletim de Ocorrncias com a Polcia Militar ou apenas encaminhar o que foi feito dentro da Universidade. - Em casos de roubos/furtos de automveis, o bloqueio do mesmo deve ser feito imediatamente pelo nmero 190, mesmo fazendo o Boletim de Ocorrncias na Guarda Universitria e na Polcia Militar, pois assim a polcia rastrear o automvel o quanto antes.

Em reunio com a Coordenadoria de segurana do Campus, no dia 9 de Maio de 2011 com a diretoria da FCF/USP, funcionrios, docentes e membros do Centro Acadmico foram feitas as seguintes propostas para melhorar a segurana na regio da Faculdade de Cincias Farmacuticas:

Criao de um Centro de Operaes no Centro de Vivncias da Qumica em que haver maior nmero de efetivos para vigiar a regio e ajudar na preveno de crimes. Alm da Guarda que transitar a p, haver tambm aqueles que, de bicicleta, faro a viglia ao longo da Av. Prof. Lineu Prestes

Automatizao do estacionamento da Farmcia como teste para aplicao no resto da faculdade. Trata-se de uma experimentao em que a FCF/USP seria pioneira uma vez que um dos locais de maior incidncia de roubos e furtos no campus.

Distribuio de folders e materiais para toda a comunidade uspiana de forma que seja possvel se prevenir, auxiliando tambm na diminuio do nmero de incidncias no campus.

Instalao de mais cmeras nas avenidas, em especial nas reas de maior risco, acompanhadas da instalao de um software inteligente em que rostos de motoristas e placas sejam gravadas e, caso seja de algum carro roubado ou pessoa procurada, gere um sinal de alerta imediato para a Guarda.

Aumento de rondas da polcia militar no mapa de risco da USP. A PM j est presente no campus, mas com rondas semelhantes ao que faz em toda a Regio, no especfica na USP, o que deve ser melhorado em pocas de maior incidncia de violncia.

A Faculdade de Cincias Farmacuticas, em conjunto com os Alunos do Centro Acadmico de Farmcia e Bioqumica da USP est a disposio para esclarecer dvidas dos alunos, docentes e funcionrios e cobrar da Coordenadoria de Segurana a execuo de todos os planos que foram expostos na reunio realizada, tal como prazos para a execuo dos mesmos. de nosso total interesse que todas as pessoas da FCF/USP sejam preservadas e freqentem a faculdade com segurana e tranqilidade. Estamos dispostos a zelar pelo seu bem estar!

Potrebbero piacerti anche