Sei sulla pagina 1di 8

CAPTULO 1 Tringulos

1.5 Desigualdade nos Tringulos


Ao maior lado de um tringulo ope-se o maior ngulo. Isto demonstrado atravs do seguinte teorema. Teorema: Se dois lados de um tringulo no so congruentes, ento os ngulos opostos a eles no so congruentes e o maior deles est oposto ao maior lado. Prova-se tambm atravs do teorema a seguir que ao maior ngulo ope-se o maior lado. Teorema: Se dois ngulos de um triangulo no so congruentes, ento os lados opostos a eles no so congruentes e o maior deles est oposto ao maior lado. A seguir, provaremos a desigualdade triangular: Teorema: Em todo tringulo, cada lado menor que a soma dos outros dois DEM:

OBS: (1) A desigualdade triangular tambm pode ser enunciada da seguinte forma: Em todo tringulo, cada lado menor que a diferena dos outros. (2) Se a , b e c so as medidas dos lados de um tringulo, devemos ter as trs condies abaixo:]
a b c b a c

Estas relaes podem ser resumidas como segue:

a b c

b c a c a b

b-c c-b

a a

|b c| a

b c

Exemplo (1) Mostre que o tringulo retngulo tem dois ngulos agudos. Soluo:

Notas de aula de Geometria Analtica Plana MT 105M FAINAM Prof. Fbio Secches Bueno

EXERCCIOS
(1) Com segmentos de 8 cm, 5 cm e 18 cm pode-se construir um retngulo? Por qu? (2) Dois lados, AB e BC, de um tringulo ABC medem respectivamente 8 cm e 21 cm. Quanto poder medir o terceiro lado, sabendo que mltiplo de 6? (3) Determine o intervalo de variao x, sabendo que os lados de um tringulo so expressos por x 10 , 2x 4 e 20 - 2x . (4) Se dois lados de um tringulo issceles medem 38 cm e 14 cm, qual poder ser a medida do terceiro lado.

1.6 Pontos Notveis de um Tringulo 1.6.1 Baricentro - Medianas


As trs medianas de um tringulo interceptam-se num mesmo ponto que divide cada mediana em duas partes tais que a parte que contm o vrtice o dobro da outra. Definio: O ponto de interseco das trs medianas de um tringulo o baricentro do tringulo. Notao: G o baricentro do tringulo ABC.

1.6.2 Incentro Bissetrizes Internas


As trs bissetrizes internas de um tringulo interceptam-se num mesmo ponto que est a igual distncia dos lados do tringulo. Definio: O ponto de interseco das trs bissetrizes internas de um tringulo o incentro do tringulo. Notao: S o incentro do tringulo ABC. OBS: O incentro o centro da circunferncia inscrita no tringulo.

Notas de aula de Geometria Analtica Plana MT 105M FAINAM Prof. Fbio Secches Bueno

1.6.3 Circuncentro Mediatrizes


As mediatrizes dos lados de um tringulo interceptam-se num mesmo ponto que est a igual distncia dos vrtices do tringulo. Definio: O ponto de interseco das mediatrizes dos lados de um tringulo o circuncentro do tringulo. Notao: O o circuncentro do tringulo ABC. OBS: O circuncentro o centro da circunferncia circunscrita no tringulo.

1.6.4 Ortocentro Alturas


As trs retas suportes das alturas de um tringulo interceptam-se num mesmo ponto. Definio: O ponto de interseco das retas suportes das alturas de um tringulo o ortocentro do tringulo. Notao: H o incentro do tringulo ABC.

EXERCCIOS
(1) Classifique em verdadeiro (V) ou falso (F): (a) O incentro o centro da circunferncia inscrita no tringulo. (b) O circuncentro o centro da circunferncia circunscrita ao tringulo. (c) O incentro interno ao tringulo. (d) O baricentro interno ao tringulo. (e) O ortocentro interno ao tringulo. (f) O circuncentro interno ao tringulo. (g) O baricentro o centro da circunferncia inscrita no tringulo.

Notas de aula de Geometria Analtica Plana MT 105M FAINAM Prof. Fbio Secches Bueno

(2) Classifique em verdadeiro (V) ou falso (F): (a) O ortocentro e o baricentro so coincidentes. (b) O incentro e o circuncentro so coincidentes. (c) O ortocentro um dos vrtices. (d) O ortocentro externo. (e) O circuncentro externo. (f) O circuncentro est em um dos lados. (g) O ortocentro um ponto interno.

1.7 Paralelismo
Definio: Duas retas so paralelas se, e somente se, so coincidentes (iguais) ou so coplanares e no possuem pontos comuns. Matematicamente, temos:

,b

,a

a // b

Sejam a e b retas distintas, paralelas ou no, e t uma reta concorrente com a e b : 1) t transversal de a e b ; 2) dos oito ngulos determinados por essas retas indicadas na figura ao lado, temos as seguintes definies:
e8 e6 e7 e5 , 3 , 2 , 4 Alternos: 1
e6 e8 e5 ,3 e7 , 4 , 2 Correspondentes: 1 e7 e5 e8 e6 , 4 , 2 ,3 Colaterais: 1

OBS: Podemos ainda separar os ngulos alternos e os colaterais em internos e externos. Veja:
e 6 e5 , 4 Alternos Internos: 3

e e

e8 e7 , , 2 Alternos Externos: 1

e5 e6 , 4 Colaterais Internos: 3

e7 e8 , 2 Colaterais Externos: 1

Notas de aula de Geometria Analtica Plana MT 105M FAINAM Prof. Fbio Secches Bueno

Teorema: Se duas retas coplanares distintas e uma transversal determinam ngulos alternos (ou ngulos correspondentes) congruentes, ento essas duas retas so paralelas. DEM:

1.7.1 Construo de Retas Paralelas com Rgua e Compasso


Construir uma reta, paralela a uma reta r dada, por um ponto P dado fora de r . Passo 1 Traar um arco C1 centrado em P e raio maior que a distncia de P a r Passo 2 O ponto P2 ser interseco de C1 com a reta r ; Passo 3 Traar um arco C3 centrado em P2 e de raio PP2 ; Passo 4 O ponto P4 ser a interseco de C3 e a reta r ; Passo 5 Traar um arco C5 centrado em P4 de raio PP2 ; Passo 6 O ponto P6 ser a interseco de C1 e C5 ; Passo 7 Traar a reta PP6 que ser a reta paralela reta r .

Postulado de Euclides (Unicidade da paralela): Por um ponto passa uma nica reta paralela a uma reta dada. Com o auxlio deste axioma, possvel provar a recproca do teorema anterior. Teorema: Se duas retas paralelas distintas interceptam uma transversal, ento os ngulos alternos (ou os ngulos correspondentes) so congruentes. DEM:

Notas de aula de Geometria Analtica Plana MT 105M FAINAM Prof. Fbio Secches Bueno

A seguir, segue um teorema com a condio necessria e suficiente para que duas retas sejam paralelas. Teorema: Uma condio necessria e suficiente para duas retas distintas serem paralelas formarem com uma reta transversal ngulos alternos (ou ngulos correspondentes) congruentes. OBS: Dois ngulos de lados respectivamente paralelos so congruentes ou suplementares Prova:

Exemplo (2) Sendo a reta a paralela reta b , determine x nos casos:

Soluo:

E igual a 80 e AB C igual a 35, calcule a medida Exemplo (3) Na figura abaixo, ED paralela a BC . Sendo BA D . de AE

Soluo:

Notas de aula de Geometria Analtica Plana MT 105M FAINAM Prof. Fbio Secches Bueno

EXERCCIOS
(1) Se as retas r e s so paralelas, determine x nos casos:

(2) Se as retas r e s so paralelas, determine x e y .

(3) Sendo a paralela a b , calcule x .

(4) Na figura, sendo a // b , calcule x .

(5) Calcule o valor de x

y , sendo r // s e t // v .

Notas de aula de Geometria Analtica Plana MT 105M FAINAM Prof. Fbio Secches Bueno

(6) Se as retas r e s so paralelas, determine x , y e z nos casos:

(7) Determine o valor de x nos casos:

(8) Se o tringulo ABC issceles de base BC , determine x nos casos:

(9) Determine o valor de x e y , sendo r // s .

(10) Calcule o valor de x sendo r // s .

Notas de aula de Geometria Analtica Plana MT 105M FAINAM Prof. Fbio Secches Bueno

Potrebbero piacerti anche