Sei sulla pagina 1di 53

1.

Normativa
Em primeiro lugar preciso observar se a cozinha tem que cumprir com a NBE-CPI 96 (Norma Bsica de Edificao, Condies de Proteco Contra Incndios), no que respeita possvel utilizao de exaustores capazes de suportar temperaturas de 450C durante 90 minutos. Conforme dita norma, os exaustores e a sua ligao elctrica em todas as instalaes de Uso Docente, em cozinhas com uma superfcie maior a 20 m, em Uso Hospitalar, ou de mais de 50 m para todo o tipo de instalaes, devem garantir o seu funcionamento durante 90 minutos, pelo menos, evacuando fumos a uma temperatura de 450C. Alm disso, na mesma NBE-CPI 96 especificado que o sistema de evacuao dos fumos ser independente de toda extraco ou ventilao e exclusivo para cada local de cozinha. A campnula, as condutas e os filtros estaro fabricados com materiais M0 (no inflamveis). Por outro lado, na Espanha existe a norma UNE 100-165-92, de aplicao em cozinhas de tipo comercial, que estabelece uma srie de pontos dos quais salientamos os seguintes: O bordo da campnula estar a 2 m sobre o nvel do solo (salvando justo a cabea do cozinheiro) e sobressair 0,15 m pelos seus lados acessveis da planta de coco. Os filtros metlicos de reteno de gorduras e leos tero uma eficcia mnima de 90% em peso. Estaro inclinados de 45 a 60 sobre a horizontal e a velocidade de passagem do ar ser de 0,8 a 1,2 m/s com perdas de carga de 10/40 Pa a filtro limpo/sujo. Os filtros estaro 1,2 m por cima de fogos abertos e mais de 0,5 m de outros focos de calor. A ventilao geral da cozinha deve ser de 10 l/sm. A depresso da cozinha respeito aos locais adjacentes no deve ser superior a 5 Pa. A temperatura do ar exterior a introduzir nas cozinhas no deve ser inferior a 14C no Inverno e superior a 28C no Vero. Outros aspectos da norma contemplam materiais e o desenho de condutas de descarga e a necessria facilidade de inspeco e manuteno. 1.1 Clculo prtico do fluxo A norma UNE citada anteriormente fornece umas frmulas para proceder ao clculo do fluxo necessrio para uma correcta evacuao dos fumos e vapores gerados. Entretanto, de forma genrica so utilizadas as frmulas indicadas na Fig. 1a para campnulas apoiadas parede com trs lados abertos; e na Fig. 1b para campnulas do tipo ilha, com quatro lados abertos. Para campnulas com apenas um lado aberto, ou frontal, pode ser utilizada a frmula de fluxo mnimo, Q mn: Q = 1000 L x H Em qualquer caso o fluxo no ser inferior a uma velocidade de passagem de 0.25 m/s na superfcie tendida entre o bordo da campnula e o plano de coco em todo o seu permetro aberto. 1.2 Filtros Os filtros, que actuam tambm como painis de condensao de vapores, devero ser preferivelmente metlicos, compostos de vrias camadas de malhas com densidades crescentes para reter melhor as gorduras em suspenso.

A superfcie total deve ser calculada: Q S [m] = 4.00 0 (Resultando velocidade de ar de aprox. 1 m/s) sendo conveniente distribui-la entre dois ou mais painis, facilmente extraveis e de dimenses aptas para ser colocados em lava-louas domsticos e submetidas a uma lavagem cmoda com gua quente e detergentes normais de cozinha. O bordo inferior dos filtros deve entrar num colector de condensaes e lquidos gordurosos, que possa ser facilmente esvaziado ou ser conduzido a um depsito adequado. A norma diz que este depsito no deve ser superior a 3 litros de capacidade. 1.3 Cozinhas industriais As cozinhas industriais de restaurantes, hotis, hospitais, fbricas, etc. movem grandes massas de ar para poder controlar os poluentes e por isso tem muita maior importncia o seu desenho e clculo. Se as considerarmos simples, isto , que o seu fluxo seja tomado do interior da cozinha e expulso ao exterior, prescindindo da poupana de energia de aquecimento, uso frequente em pases de clima benigno com operaes a janelas abertas, o clculo, conforme as dimenses indicadas nos desenhos, contm-se em cada tipo da Fig. 1.

Fig. 1a. Campnulas apoiadas

As possveis campnulas de recirculao, para aplicaes industriais, devem ser desaconselhadas de forma absoluta. As campnulas de cozinhas industriais de lugares com pocas invernais frias devem ser desenhadas sempre com fornecimento de ar primrio exterior em impedimento de dissipar grandes quantidades

de ar condicionado. Por outra parte resultam tambm intolerveis as correntes de ar frio que incidem pelas costas dos cozinheiros ocupados no seu trabalho debaixo das campnulas. Um esquema muito corrente de campnula com fornecimento de ar primrio exterior o da Fig. 2.

Fig. 2. Campnulas

O fluxo de ar primrio Qp pode ser regulado atravs de comportas accionveis manualmente, permitindo em qualquer momento decidir a proporo idnea da mistura a extrair. Existem muitas variantes de campnulas no mercado que resolvem o problema de forma original, muitas vezes protegida por patentes. Em grandes cozinhas todo o tecto do local est tratado como se for uma campnula de extraco contnua. Combinam as entradas de ar primrio com os fluxos de extraco, o controlo das condensaes e lquidos gordurosos e os pontos de iluminao. So sistemas de extraco que permitem cozinhar em qualquer ponto do local e repartir os foges, as fritadeiras, os fornos, etc. sem ter em conta a sua localizao mais que pela logstica do trabalho e no por situar os cozinhados debaixo das reas de extraco, j que todo o tecto aspirao. O desenho da Fig. 3 ilustra um sistema deste tipo.

Fig. 3. Sistemas de extraco do ar

A VENTILAO

1. 2. 3.

Funes da ventilao Ventilao geral

Ventilao localizada

1. Funes da ventilao
Podemos definir a ventilao como aquela tcnica que permite substituir o ar ambiente interior de um local, considerado inconveniente pela sua falta de pureza, temperatura inadequada ou humidade excessiva, por outro exterior de melhores caractersticas. Aos seres vivos, s pessoas principalmente, a ventilao fornece funes vitais como a proviso de oxignio para a sua respirao e o controlo do calor que produzem, ao mesmo tempo que lhes proporciona condies de conforto afectando temperatura do ar, sua humidade, velocidade do mesmo e diluio de cheiros indesejveis. A ventilao permite s mquinas, instalaes e processos industriais controlar o calor, a toxicidade ou a potencial explosividade do seu ambiente. 1.1 Tipos de ventilao 1.1.a Ventilao por Sobrepresso Obtemo-la insuflando ar a um local, colocando-o em sobrepresso interior em relao presso atmosfrica. O ar flui ento para o exterior pelas aberturas dispostas para tal fim. Fig. 1. Na sua passagem o ar limpa os poluentes interiores e deixa o local cheio do ar puro exterior.

Fig. 1. Ventilao por sobrepresso

1.1.b Ventilao por Depresso Obtemo-la colocando o ventilador extraindo o ar do local, o que provoca que este fique em depresso em relao presso atmosfrica. O ar penetra desde fora pela abertura adequada, efectuando uma ventilao de iguais efeitos que a anterior.

Fig. 2. Ventilao por depresso

1.1.c Ventilao Ambiental ou Geral O ar que entra no local espalha-se por todo o espao interior antes de alcanar a sada. o caso das Figs. 1 a 3. Este tipo de ventilao tem o inconveniente de que, caso exista um foco poluente concreto, como o caso de tanques industriais com desprendimentos de gases e vapores incmodos ou txicos, o ar de uma ventilao geral pulveriza o poluente por todo o local antes de ser captado para a sada.

Fig. 3. Ventilao ambiental

1.1.d Ventilao Localizada Nesta forma de ventilao o ar poludo captado no mesmo local em que se produz evitando a sua difuso por todo o local. Consegue-se a base de uma campnula que abrace o mais estreitamente possvel o foco de poluio e que conduza directamente o ar captado ao exterior.

Fig. 4. Ventilao localizada

1.1.e Ventilao Mecnica Controlada Conhecida pelas suas siglas V.M.C. um sistema peculiar utilizado para controlar o ambiente de toda uma vivenda, local comercial e inclusive um prdio de apartamentos, permitindo introduzir recursos para a economia de energia. Trataremos este caso de forma monogrfica numa Folha Tcnica especfica. 1.2 Localizao do exaustor Os diversos edifcios reais, com a grande variedade de construes que existem, dificultam o facto de dar normas fixas em relao disposio dos sistemas de ventilao. No entanto, damos umas directrizes gerais que deveriam ser seguidas no possvel:

Os ventiladores devem ser localizados diametralmente opostos s entradas de ar, de modo que Colocar os exaustores perto dos focos de poluio para captar o ar nocivo antes que se difunda Afastar o exaustor de uma janela aberta ou entrada de ar exterior, para evitar que entre de

o fluxo de ventilao atravesse toda a zona poluda. pelo local.

novo ao ar expulso.

As Figs. 5 a 12 ilustram diversos casos com solues para obter as recomendaes anotadas.

Fig. 6. Uma s face acessvel Fig. 5. Disposio lateral. Caso ideal

Fig. 7. Trs faces acessveis Fig. 8. Conduta ou divisria paraalcanar zonas mortas

Fig. 9. Extraco por plenum

Fig. 10. Insulao por plenum

Fig. 11. Extraco pelo tecto Fig. 12. Insulao. Uma s face acessvel

Todas estas disposies supem que o ar extrado seja desfeito e lanado para o exterior, prtica pouco recomendvel em caso de ar aquecido em poca invernal. Para poder recuperar parte da energia do mesmo preciso proceder a recirculaes que sero descritas na Ventilao V.M.C. acima mencionada.

2. Ventilao geral

Para ventilar um local pelo sistema de Ventilao Geral ou Ambiental o primeiro que deve ser considerado o tipo de actividade dos ocupantes do mesmo. Um escritrio moderno, espaoso, com baixo ndice de ocupao, no igual a um caf, uma sala de festas, uma oficina de confeco ou de pintura. A razo de ventilar os habitculos para pessoas o de proporcionar um ambiente higinico e confortvel aos ocupantes j que estimamos que passam encerrados em locais noventa por cento do seu tempo. preciso diluir o cheiro corporal, controlar a humidade, o calor, o fumo de tabaco e a poluio que desprendem os mveis, alcatifas, solos e paredes dos edifcios, alm das resultantes das eventuais actividades industriais. Uma forma de proceder calcular o fluxo de ar necessrio em funo do nmero de ocupantes e em razo a 7,5 litros por segundo e pessoa para os casos normais nos que no seja significativa a poluio provocada por elementos alheios s pessoas. Mas se difcil prever o nmero de ocupantes e julgamos melhor fazer referncia funo do local, podemos recorrer ao clculo baseado no nmero de renovaes/hora, isto , as vezes que deve renovar-se por hora todo o volume de ar do local. Este nmero encontra-se em tabelas como a mostrada com o N 1. Para o seu clculo determinamos primeiro o volume do local, multiplicando o comprimento pela largura e pela altura, se for paraleleppedo, ou decompondo em figuras simples o volume total. Volume V (m) = L x A x H (m)

Escolhemos depois o nmero N de renovaes por hora, conforme a actividade desenvolvida no local e multiplicamos ambos Fluxo Q (m/h) = V x N

Exemplo: Um restaurante mdio cuja sala mede 15 x 5 metros, com uma altura de 3 m, apresenta um volume de: V = 15 x 5 x 3 = 225 m

Dado que permitido fumar escolheremos um numero de renovaes horrias de N = 10 , resultando um fluxo de: Q = 225 x 10 = 2.250 m/h

Se o local o permitir, decidiremos a disposio de colocar dois exaustores de 1.200 m/h cada um numa parede, descarregando directamente ao exterior com duas ou trs entradas de ar, baixa, na parede oposta, que fecharemos com persianas de lminas fixas anti-chuva. Nos exaustores colocaremos persianas de gravidade que se fecham automaticamente quando param os aparelhos, evitando a entrada de ar frio do exterior.

3. Ventilao localizada

Quando for possvel identificar claramente o foco de poluio, o sistema mais efectivo e econmico captar localmente a emisso nociva. Exemplo da Fig. 13.

Fig. 13. Exemplo de foco de poluio

Devemos proceder assim:

Identificar os pontos de produo do poluente. Encerr-lo debaixo de uma campnula. Estabelecer uma suco capaz de captar, arrastar e transladar o ar, que possivelmente estar

carregado de partculas.

Assim, os elementos bsicos de uma instalao so:

A Captao. A conduta ou canalizao. O Separador ou filtro. O Exaustor de Ar.

a) A Captao A sua misso a de poder atrair o ar com os poluentes que contenha para o deslocar ao lugar de descarga. Os princpios de desenho so: O fluxo de captao varia aproximadamente com o quadrado da distncia, isto , que se a campnula estiver a uma distncia L do foco, necessitando um fluxo Q para o captar, se for afastado a uma distncia 2L o fluxo necessrio ser 4Q. A Fig. 14 mostra diversos modelos de bocas de captao.

Fig. 14. Bocas de captao

Quando se tratar de gases nocivos, a campnula deve ser colocada de maneira que seja evacuada fora do espao de respirao dos operrios. Fig. 15.

Fig. 15. Exemplo evacuao de gases nocivos

A campnula, ou proteco que envolva uma mquina deve ser desenvolvida para que as partculas a serem captadas incidam dentro da sua boca. Fig. 16.

Fig. 16. Desenho campnula

Sempre que for possvel, as boquilhas de extraco devem ser com flange, reduzindo assim o fluxo em 25% aproximadamente. o caso Canto com Flange da Fig. 14. A Canalizao j foi tratada em "Circulao de ar por Condutas", a tecnologia deSeparao de ps e gorduras do ar ser estudada mais adiante e os Exaustores de Ar, a sua classificao e seleco, est contida nas suas Folhas respectivas.

A VENTILAO CENTRALIZADA

1. 2. 3.

Ventilao natural Qualidades da ventilao centralizada

Sistemas

Definida j a Ventilao e as suas funes em benefcio de pessoas, animais e mquinas ou instalaes na Folha Tcnica "A Ventilao" , falaremos da Ventilao Centralizada conhecida com as suas iniciais V.C., cada vez mais considerada pelos peritos e desenhistas de edifcios no momento de decidir uma ventilao racional dos seus habitculos. Consiste num sistema de ventilao que concentra a extraco num s ponto do edifcio que, atravs de meios mecnicos, exaustor/ventilador, controla o fluxo de ar. Uma rede de condutas e acessrios de aspirao/expulso/transmisso de ar asseguram uma distribuio uniforme e uma limpeza eficaz dos poluentes. Convictos de ter que melhorar as condies de habitabilidade das vivendas, e no s as de um nvel alto mas tambm as sociais ou mdias, chegamos necessidade de eliminar das mesmas os maus cheiros, gases, p, fumos, humidades, etc. arrastando-os para o exterior, ao mesmo tempo que fornecemos um ar de caractersticas higinicas aceitveis. Mas, alis, todo compatvel com a poupana de energia, no desperdiando o calor que contenha um ar, embora esteja poludo. A V.C. permite atender ambas as exigncias de forma racional, embora sejam intrinsecamente antagnicas. Controlar os nveis de arejamento dentro dos limites estritamente imprescindveis, ditados pela higiene e o conforto e ao mesmo tempo, se desejarmos proporcionar mdios viveis para recuperar a energia do ar extrado, antes que seja expulso, constitui a virtude deste sistema.

1. Ventilao Natural
Tratamos aqui este tipo de ventilao como o oposto ventilao mecnica. Longe de poder controlar nada, podemos qualificar este sistema como de Ventilao Incontrolvel, ao extremo de resultar muitas vezes uma ventilao nula principalmente no Vero, em que os ventos so fracos. Embora sejam observados princpios de desenho em funo da altura do edifcio, sejam realizadas aberturas diversas, sejam construdas chamins ou instrumentos nas vivendas, orientando-as para os pontos cardeais eventualmente favorveis, o resultado depende sempre das temperaturas, interior e exterior e dos ventos, muito mais fortes no Inverno do que no Vero, para conseguir uma circulao do ar. A ventilao est condicionada conjugao favorvel das variantes da meteorologia, muitas vezes nefastas como no caso das inverses trmicas. Alguns autores especializados em climatizao qualificam ventilao natural comoabsolutamente incontrolvel e ao clculo do fluxo nada confivel. Acabam perguntando-se: Porque no se fala claramente ao falar de ventilao natural e no estimulado o uso da ventilao mecnica que permite uma recuperao de calor se se desejar?

2. Qualidades da Ventilao Centralizada


Podemos indicar as seguintes: a. b. c. d. e. f. g. Independncias das variaes atmosfricas, dos obstculos que representam as edificaes Poupana no custo da instalao atendendo a sua rentabilidade trmica. Ventilao permanente com fluxos precisos da ordem desejada. Expulso controlada do ar viciado. Nvel de rudo muito baixo. Sem retornos do ar extrado. Manuteno baixa. Os equipamentos mecnicos tm pouca potncia. Facilidade de montagem e

contguos e da orientao do bloco.

inspeco. h. Regulao sob controlo por meio de componentes facilmente adaptveis.

3. Sistemas
Existem dois sistemas principais de Ventilao Centralizada embora sejam apresentadas s vezes variantes dos mesmos em funo da classe de regulao ou de recuperao de energia que adoptarmos. 3.a Extraco Centralizada Neste sistema, que principalmente por depresso, embora possa ser desenhado por sobrepresso, o ar extrado pelas peas hmidas da casa (cozinhas, casas de banho) das quais partem condutas que confluem no ponto onde montado o exaustor mecnico para lanar ao exterior o ar captado. O ar entra pelas peas secas, dormitrios, estdios e quartos, directamente do exterior por meio de aberturas permanentes com regulao manual ou auto-regulveis. Os desenhos das Fig. 1, 2, 3, etc. mostram em esquema o Sistema de Extraco Centralizada.

Fig. 1. Esquema de Sistema de Extraco Centralizada

Fig. 2. Esquema de Sistema de Extraco

Fig. 3. Esquema de Sistema de Extraco

O ar de entrada s peas secas da casa deve proporcionar um fluxo em funo dos ocupantes e a poluio que se origine. Um clculo baseado num litro por segundo por metro quadrado da vivenda poderia ser correcto. A velocidade do ar nas aberturas no deveria ultrapassar os 2 m/s e nas zonas ocupadas no superior a 0,25 m/s. A transferncia de ar de uma zona a outra, em direco s peas hmidas, no deveria supor perdas de carga de 1 N/m (0,1 mm ca.) por isso as grelhas ou as fendas das portas deveriam facilitar 20 cm por cada 10 m/h de ar transferido. A porta de entrada vivenda deveria ser estanque, obrigando a que o ar entre na mesma pelos dormitrios e quartos. As chamins ou lareiras com lenhas a arder devem ter uma ventilao independente. O ar extrado pelo ventilador, soma do proveniente das salas hmidas, casas de banho e cozinhas, deve ser o mesmo que entre pelas peas secas. Aqui calcula-se o extrado de forma permanente da cozinha. Em funo da superfcie destas peas podemos estimar um fluxo de 4l/sm. Mas o ar necessrio para a campnula, em cima dos foges, durante o tempo que durar o cozimento dos alimentos, deve provir de uma entrada exclusiva cozinha, com um fluxo nunca inferior aos 250 m/h. Deste modo deve ser considerado o ar requerido pelos aquecedores de gs, cuja entrada tambm exclusiva ou calculada somada que precisa a campnula, deve ser da ordem dos 0,3 m /h pelo nmero de kcal/min de potncia do aparelho

3.b Ventilao Centralizada Total O segundo sistema caracteriza-se por centralizar tanto a entrada de ar do exterior como a sada do ar expulso. Um ventilador impulsiona ar fresco atravs de uma rede de condutas s dependncias secas e outro aparelho, exaustor, aspira atravs de outra rede de condutas o ar viciado das peas hmidas. As Fig. 4 e 5 so esquemas simplificados do sistema.

Fig. 4. Esquema simplificado do sistema

Fig. 5. Esquema simplificado do sistema

Este mtodo permite instalar, se o desejarmos, um recuperador de calor de fluxo cruzado entre placas, como o da Fig. 6, ou de qualquer outro tipo, que intercambia a energia trmica do ar quente viciado extrado com o ar exterior frio impulsionado para dentro. A Fig. 6 mostra tambm, de forma indicativa, como um ar extrado com 22 C cede energia at ficar arrefecido a 9 C ao sair e que o ar impulsionado do exterior, a 0 C, ganha calor at chegar aos 13 C. Depois, com uma bateria aquecedora auxiliar, eleva-lhe a temperatura at 21 C com a que penetra ao interior do edifcio.

Fig. 6. Bateria de aquecimento

Fig. 5. Esquema simplificado do sistema

A Fig. 7 a mesma que as Fig. 4 e 5 depois de instalar um permutador de calor como o referido. A Fig. 8 uma representao esquemtica de um edifcio equipado com um sistema Ventilao Centralizada Total com recuperador de calor e alguns acessrios como os plenuns, que so caixas de distribuio de fluxos confluentes para o exaustor ou provenientes do grupo de impulso.

Fig. 7. Igual s Figs. 4 e 5, includa a instalao de um permutador de calor

Fig. 8. Representao esquemtica de um edifcio

Tanto as tubeiras de impulso com grelhas difusores para as salas secas como as vlvulas ou comportas de extraco das salas hmidas, podem ser regulveis manualmente ou autoregulveis. Uma variante mais sofisticada dentro do af de recuperar energia baseia-se em instalar uma bomba de calor nos grupos de ventilao. O aparelho de extraco faz passar o ar viciado a 20 C pela bateria de aletas do evaporador at ser esfriado a 2 C, ao sair ao exterior. A sua vez o ventilador de impulso capta o ar exterior a 10 C, esquenta-se at os 40 C ao cruzar a bateria do condensador e distribudo s salas secas. O ciclo frigorfico mantm-se pela aco do compressor, cujo consumo de energia se rentabiliza muito positivamente na sua funo aquecedora.

Fig. 9. Representao do ciclo frigorfico

3.c Ventilao Centralizada em vivendas colectivas Os dois sistemas descritos, so perfeitamente de aplicao a blocos de vivendas. Nas Fig. 10 e 11 so representados edifcios de vrias plantas com sistemas de VC instalados.

Fig. 11. Ventilao centralizada Fig. 10. Extraco centralizada

O Total, Fig. 11 com a entrada e sada de ar centralizados, o que permite a instalao de um sistema de recuperao de energia. Para este caso requerido um certo espao no sto ou numa cabina no terrao para localizar todo o equipamento de extraco, impulso, recuperador, bateria aquecedora, filtros para o ar de entrada, bem como plenuns de distribuio.

CAMPNULAS DE EXTRACO

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Conceitos bsicos. Unidades. Definies Princpios de projecto Captao por campnula Captao por cabina

Esquemas

Quando na Folha Tcnica VENTILAO 1, 4/1995, falvamos de Ventilao Localizada, justificvamos a utilizao da mesma quando era possvel identificar num ponto concreto o foco poluente do ar. Ento, dizamos, que o sistema mais racional e econmico, bem como o nico eficaz, se pretendamos controlar emanaes txicas ou poeirentas ou de fumos, consistia em capturar a poluio medida que se produzia e no mesmo local de origem, para impedir a sua difuso por todo o ambiente. A Campnula de Captao o elemento essencial neste caso, consistindo numa caixa fechada com uma face aberta emisso nociva e da qual parte uma conduta de evacuao activada por um exaustor mecnico. O projecto de uma Campnula de Captao ou Extraco deve resolver duas questes principais: a. b. Forma, dimenses e localizao da Campnula. Clculo do fluxo necessrio e determinao das velocidades de ar para a captao e arrasto.

1. Conceitos bsicos. Unidades.

Quantidade de ar (V):

Como os processos de condicionamento de ar realizam-se a baixas presses, podemos considerar o ar como um fluido inconsistente e assim a quantidade de ar existente num local coincide com o volume do mesmo. A sua expresso efectuada em metros cbicos, m.

Fluxo de Ar (Q):

Este conceito implica ar em movimento e, portanto, preciso relacionar a quantidade com o tempo no qual circula. exprimido em metros cbicos por hora m/h e, s vezes, em litros por segundo l/s. A frmula de relao entre ambos : 1 m/h = 3,6 l/s.

Velocidade do Ar (v):

A velocidade do ar com que circula um determinado fluxo (Q) que atravessa uma seco (S) de conduta ou outro espao, determinada pela frmula: V(m/s) = Q(m/h) / 3.600(m2)

Esta velocidade determina uma presso do ar em direco circulao do mesmo que se chama Presso Dinmica (Pd) cuja expresso : Pd = (mm c.d.a.) = V(m/s) / 16,3

Esta presso (Pd) somada Presso Esttica (Pe) que o ar produz em todas direces dentro da conduta ou recinto, do a Presso Total (Pt), o que constitui a Equao de Bernouilli, fundamental no estudo dos fluidos (ar) em movimento: Pt = Pe + Pd

VENTILAO DA HUMIDADE

1. 2. 3.

Desumidificao Ventilao

Ventilao mecnica

A humidade no interior dos habitculos afecta a todos os seres vivos, pessoas, animais e plantas que a habitam e tambm os objectos e materiais que contm. Se a humidade for excessiva, a gua condensar-se- nas superfcies frias, paredes e vidros, e prejudicar os habitantes pela formao de mofos e proliferao de bactrias e vrus, deteriorando ao mesmo tempo os mveis, pinturas e paredes da casa. Mas se a humidade for muito baixa, afectar as gargantas com a conhecida sensao de boca seca e as mucosas das pessoas, danando as madeiras e materiais do interior. A qualidade do ar interior de um edifcio depende de: a. b. c. d. e. f. Da qualidade do ar que entra do exterior pela ventilao. Pode ser de grande pureza como o de ambientes Dos materiais de construo das vivendas, adesivos dos tabuleiros e revestimentos, alcatifas, formis, Das actividades que se desenvolvem no seu interior como cozinhar, os processos de limpeza, uso de Da ocupao por seres vivos, animais e plantas: a respirao, o cheiro, fumo de tabaco, etc. Da temperatura. Da humidade.

rurais ou muito poludo como o das indstrias ou o do trnsito das grandes cidades. fibras, cortinas, etc. aerossis, combusto, etc.

Nesta Folha Tcnica ocupar-nos-emos exclusivamente da Humidade, ou seja, do contedo de gua no ar, embora de forma acessria sejam mencionados outros aspectos do problema. A humidade produzida por processos industriais deve ser controlada por instalaes adequadas, tambm de magnitude industrial. Aqui trataremos da humidade em vivendas, escritrios e locais de residncia humana e que pode ser controlada por procedimentos de ventilao, natural ou forada, que ao mesmo tempo podem resolver os problemas de todos esses outros factores de poluio aos quais nos referimos. O homem produz de trs a cinco litros de vapor de gua por dia, ao qual temos que acrescentar o vapor desprendido dos alimentos ao cozinhar, das casas de banho e chuveiros, da lavagem da roupa e secagem interior da mesma, do desprendimento de plantas, dos materiais de construo, das filtraes e demais. O grfico da Fig. 1 mostra como so perniciosos os valores extremos da humidade. Podemos considerar como zona ptima a compreendida entre 40 e 60% de humidade relativa.

Fig. 1. Valores da humidade

Julgamos conveniente lembrar o que entendemos por humidade do ar conforme o conceito utilizado em condicionamento e em meteorologia. A gua no ar est em forma de vapor, gua na sua fase gasosa. O ar considerado saturado de humidade quando se mantm em equilbrio em presena de gua lquida, isto , que no h transvasamento de vapor a lquido e vice-versa. A cada temperatura corresponde uma quantidade de vapor diferente para a saturao. Humidade relativa o quociente entre o peso do vapor de gua que contm uma massa de ar e o que lhe corresponde quando estiver saturada mesma temperatura. Esta quantidade expressa em percentagem e indicada como Z%. Ver a Folha Tcnica do nosso Boletim S&P, 1/1996. O corpo humano produz calor e desprende vapor de gua. Ambos devem ser desprendidos no ambiente, o calor por conveco e o vapor pela transpirao. Este processo pode ser facilitado ou obstaculado pela quantidade de gua existente no ar e por isso teremos a sensao de bem-estar, conforto, ou a ausncia do mesmo. Esta sensao variar tambm em funo da actividade do corpo, em repouso ou em trabalho. Outro factor que influi poderosamente o movimento ou a velocidade do ar no ambiente. Um ar em repouso ou que circula a uma certa velocidade, faz variar a sensao do bem-estar. Assim podemos concluir que Temperatura, Humidade e Velocidade do ar so os trs factores que determinam um ambiente confortvel. Damos por suposta a pureza e limpeza do ar. Foram realizados inmeros ensaios com um grande nmero de indivduos submetidos a diversos ambientes, recolhendo as suas opinies e estudando as suas reaces. Para objectivar os resultados foram estabelecidos uns indicadores ou parmetros que possam correlacionar-se com o conceito de conforto. Um deles a Temperatura Efectiva que a que assinala um termmetro seco imerso num ambiente chamado equivalente, isto , que produza a mesma sensao de frio ou calor, cumprindo as condies de manter o ar em repouso, saturado de humidade e as paredes e o solo mesma temperatura. Como resultado foi estabelecido um diagrama chamado De Conforto, representado na Fig. 2, no que foram determinadas umas zonas provveis de conforto do Vero e Inverno. Como compreenderemos, um produto de base estatstica, por isso possvel que os seus valores no sejam vlidos para todo o mundo, mas sim constituem uma base de partida para conhecer o grau de conforto de um ambiente.

Fig. 2. baco de Conforto

Como complemento ao grfico mostramos uma tabela que, em funo das temperaturas de termmetro seco e hmido, d as humidades correspondentes de um ambiente.

Diferencia entre o termmetro seco e hmido C (1) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 C (2)

18 100 95 90 85 80 76 71 65 61 57 53 49 45 40 37 32 28 24 20 16 19 100 95 90 85 81 77 72 66 62 58 55 51 47 42 38 34 30 27 23 20 20 100 95 90 85 82 77 72 68 63 60 56 52 48 44 42 37 32 29 25 22 21 100 95 91 86 82 78 73 69 64 60 57 53 49 45 43 38 34 31 27 24 22 100 95 91 87 82 78 74 70 65 62 57 54 51 47 45 40 37 33 29 26

23 100 95 91 87 83 79 75 70 66 63 58 56 52 48 46 41 38 35 31 28 24 100 95 92 87 83 79 76 71 67 63 60 57 53 50 48 43 39 37 33 30 25 100 96 92 87 83 80 76 72 68 63 61 58 54 51 48 45 41 38 35 32 26 100 96 92 87 84 80 77 73 69 65 62 58 56 52 48 46 42 39 37 33 27 100 96 92 88 84 81 77 73 70 66 62 59 57 53 50 47 43 39 37 33

28 100 96 92 88 84 81 78 74 70 67 63 60 57 54 51 48 45 42 38 36 29 100 96 92 88 85 82 78 75 71 67 64 61 58 55 52 49 46 43 40 38 30 100 96 93 89 85 82 78 75 72 68 65 62 58 56 53 50 47 44 42 39 31 100 96 93 89 86 82 79 76 73 69 66 63 60 57 54 51 48 45 43 40 32 100 96 93 89 86 83 79 76 73 70 67 63 60 58 55 52 49 47 43 41 (1)Temp. termmetro seco; (2) humidade relativa % ASHRAE, associao americana de climatizao define um clima hmido como aquele em que a temperatura de bulbo hmido de 19 C ou maior durante 3.500 horas, ou 23 C durante 1.750 horas ou mais, durante os seis meses consecutivos mais quentes do ano.

1. Desumidificao
Vamos descrever os procedimentos para controlar a humidade quando for excessiva. Dos grficos das Figs. 1 e 2 pode ser calculada a humidade exacta de uma correco por defeito. Para ambientes domsticos ou residenciais existe a possibilidade de utilizar desumidificadores, ver na Fig. 3. So capazes de absorver, condensando gua que ser recolhe numa tina ou evacuada por uma drenagem, segundo o seu tamanho e potncia. Dez litros de gua em 24 h trabalhando com ar a 70% de humidade, o mais frequente. O seu uso indicado em segundas residncias, vivendas, garagens, arrecadaes, salas de computadores, escolas, ginsios, cabeleireiros, lavandarias, etc. Equipados com detectores de humidade do ambiente podem ser detidos ou arrancados conforme os limites prefixados.

Fig. 3. Desumidificador

2. Ventilao

Mas o procedimento mais fcil de estabelecer e que alis necessrio para controlar toda a poluio que se gera e produz nos locais habitados a ventilao que arrasta para fora o ar carregado de humidade e de poluio, substituindo-o por outro de provenincia exterior mais seco e puro. Normas internacionais que tratam da ventilao como meio de proporcionar a qualidade de ar interior, assinalam os valores da Tabela 1. Estes fluxos so suficientes para desumidificar os locais ao mesmo tempo de eliminar a sua poluio. Em locais no habitados durante longos perodos de tempo como podem ser segundas residncias, armazns ou arrecadaes, podemos tentar estabelecer uma ventilao natural embora fiquem expostos a uma problemtica eficcia, sempre dependendo das condies climatricas exteriores que escapam a qualquer controlo. Umas aberturas com grelhas ao exterior, podem funcionar. Tipo de local Armazns Parques de estacionamentos Arquivos Casas de banho pblicas Casas de banho individuais Auditrios e aulas Casas de banho privadas Bares Cafs Salas para desporto Casinos e jogos Cantinas Cozinhas (ventil. geral) Campnula Descanso (Salas de) Dormitrios Escolas, Aulas, Biblioteca Salas de professores Espera e recepo Estudos fotogrficos Exposies (Salas de) Festas (Salas de), dana, discotecas Fisioterapia (Salas de) Ginsios Arquibancadas de recintos desportivos Grandes armazns Quartos de hotel Quartos de hospital Tipografias, reproduo e planos Laboratrios em geral Lavandarias industriais Por pessoa 8 12 15 12 10 8 20 8 5 5 8 8 15 10 12 8 8 15 10 15 Por m 0,75 a 3 5 0,25 12 15 2,5 10 6 2 15 1,5 3 1,5 4 2,5 4 13 1,5 4 12 1 2,5 3 5 Por elemento 25 15 15 70 15 -

Vestbulos Escritrios e processo de dados Passeios de centros comerciais Piscinas Salas de operaes e anexos Reunies (Salas de) Salas de curas Salas de curas e recuperao Supermercados Oficinas em geral Oficinas em centros docentes Lojas em geral Lojas de animais Lojas especiais (Cabeleir., Farmcia, etc.) UCIs Vestirios

10 10 10 15 10 12 12 8 30 10 10 8 - 13 10 -

15 1 2,5 3 5 2 2 1,5 3 3 1 5 2-8 1,5 2,5

10

Tabela 1. Fluxos de ar exterior em l/s (litros por segundo)

3. Ventilao mecnica
A ventilao mecnica com exaustores de ar a nica forma de poder garantir os fluxos de ar indicados na Tabela 1. preciso estabelecer um sistema e desenhar o circuito de circulao desejado. Nas Folhas Tcnicas Ventilao 1 e 2 descrevemos os diversos sistemas que podem ser utilizados e o local de instalao dos ventiladores. Como compndio de todo isto, o desenho da Fig. 4 traa um exemplo de aplicao a uma vivenda. A extraco efectuada pelas peas hmidas da casa, cozinhas, casas de banho e lavatrios deixando o local em depresso. O ar penetra pelas peas secas, isto , quartos, dormitrios, estudos, etc. O fluxo necessrio pode ser calculado conforme o nmero de pessoas (8 litros por segundo por pessoa) ou por superfcie dos diferentes quartos (1,5 litros por metro quadrado por exemplo) com o que obteremos o total necessrio. Os corredores e distribuidores sero ventilados pelo ar de transferncia de um espao ao contguo.

Fig. 4. Vivenda de 90 m

Entre a casa de banho e a cozinha devem extrair o total da vivenda, que deve ser igual ou superior ao necessrio para a ventilao do prprio quarto (15 l/s por exemplo para o banho e 2 l/s m a cozinha). Os aparelhos de ventilao devero veicular o ar com uma presso de 2 a 6 mm ca. se a descarga for livre ou a presso calculada, deve ser conduzida por uma canalizao at ao terrao, caso exista. As entradas de ar s peas secas devem ser efectuadas por aberturas permanentes atravs de grelhas discretas nos batentes das janelas; confi-las ao fechamento imperfeito das janelas ou s fendas do seu ajuste pode anular a ventilao quando s janelas so instaladas juntas para que fechem bem. O fluxo de ar necessrio para a campnula de extraco da cozinha (70 l/s por exemplo) bem como o que precisem os aparelhos de combusto, aquecedor de gs por exemplo (40 l/s) devem ser fornecidos do exterior directamente por meio de grelhas abertas para fora Fig. 5. Estes aparelhos funcionaro intermitentemente e no devem obter o fluxo de extraco arrastando-o de toda a vivenda pois provocaria desconfortos e arrefeceria a casa em momento de aquecimento.

Fig. 5. Ventilao mecnica

Para locais desocupados podemos ligar o sistema de ventilao a detectores de humidade, que arrancam a ventilao quando necessrio e a detm quando rebaixam a humidade ao limite prefixado.

DIFUSO DO AR EM LOCAIS

1. 2. 3. 4.

Definies e conceitos Presena de obstculos Tipos de difusores

Rudo

Actualmente todos os grandes edifcios so projectados com uma instalao de ar condicionado e no concebido um local comercial que no disponha de refrigerao. Mas uma vez obtido um ar em condies de qualidade e conforto o passo seguinte distribui-lo pelos locais de maneira uniforme e com uma velocidade que incomode o menos possvel. Esta tcnica denominada Difuso de Ar em Locais. Actualmente existem no mercado difusores de induo elevada com veias radiais rotativas, de geometria fixa ou varivel, tubeiras de longo alcance e baixo rudo, elementos para difuso por deslocamento bem como uma grande seleco de grelhas e difusores que o tcnico pode usar nos seus projectos, prevendo o resultado da sua aplicao mediante sofisticados programas de simulao.

1. Definies e conceitos
Se no rigorosamente definidoras, as definies que damos a seguir so as mais usualmente aceites em ventilao, distribuio e difuso de ar.

Eficincia:

a relao entre a concentrao de um poluente no ponto de extraco e a que contido, como mdia, na zona ocupada. Nos casos de impulso de ar por mistura esta eficincia alcana a unidade. Em geral inferior unidade, mas nos casos de impulso por deslocamento pode ser superior ainda que no utilizvel para aquecimento de locais.

m/s.

Alcance:

a longitude a que chega o jacto antes que a sua velocidade descenda ao terminal, geralmente 0,25

Jacto axial: Coeficiente de descarga: Difuso: Difusor: Queda:

Corrente de ar ao longo de uma linha. Relao entre a superfcie da seco de sada e a seco da veia contrada. Distribuio de ar por uma boca que descarrega em vrias direces e planos. Boca de sada de ar fornecido em vrias direces e planos. Distncia vertical entre a sada do ar e o final do seu deslocamento para baixo, definido por uma velocidade concreta do ar. Elevao: rea efectiva: Conceito igual queda mas para acima. o espao ntido de uma boca de descarga ou entrada de ar. igual seco de sada pelo coeficiente de descarga. Arrasto: Coeficiente de arrasto: Envolvente: Efeito de induo do ar ambiente pelo do jacto de impulso. Relao entre o ar movido num local e o ar impulsionado pela boca de sada.

a cobertura de ar em movimento com velocidade perceptvel.

Jacto radial: Raio de difuso:

Corrente de ar de um centro para fora, cobrindo uma circunferncia. Distncia horizontal da sada de ar e o final do alcance do jacto, cujo limite vem definido por uma velocidade fixada. Ar total: Ps: Relao de ps: Aspirao: o ar impulsionado mais o arrastado. Pranchas finas mltiplas nas bocas de impulso. Quociente entre a largura de uma aleta e a separao do contguo. Efeito contrrio ao de impulso e pelo que evacuado o ar do local.

A Fig. 3 mostra a grande diferena das velocidades de ar prximas a uma aspirao s de uma impulso indicadas na Fig. 1. distncia de um dimetro de uma boca de aspirao encontra-se uma velocidade de ar que numa boca de impulso preciso procur-la a uma distncia de trinta dimetros.

Fig. 1. Velocidades do ar numa impulso

Fig. 2. Esquema da elevao e queda do jacto

Fig. 3. Esquema das diferenas das velocidades do ar prximas a uma aspirao

Assim, preciso ter a certeza que ao insuflar num local, com velocidades elevadas para que o jacto alcance distncias convenientes, as pessoas ou animais que ocupam o mesmo tolerem a corrente de ar. A impulso deve arrastar ar do ambiente e misturar-se com o mesmo fora da zona de ocupao para chegar a uma velocidade terminal que depois no incomode os habitantes. preciso ter em conta tambm que os movimentos de ar num local no qual insuflado dependem, no s da velocidade de projeco do ar insuflado, mas tambm das diferenas da temperatura mais elevada do ar introduzido como do arrefecimento do ar ao longo das paredes. Se houver um pouco de ventilao natural, no Inverno o ar exterior penetra pela parte baixa do local e leva para acima o ar interior. A posio relativa das bocas de impulso e a de aspirao podem ser muito diversas e importante displas adequadamente para obter uma boa difuso de ar. As Fig. 4 a 7 recolhem em esquema quatro das mais usuais para locais de dimenses reduzidas. Se os locais chegarem a alcanar dimenses considerveis ou formas irregulares, devemos dividir em zonas a difuso recorrendo a distribuir os impulsores orientando as suas descargas e acoplar os seus efeitos de maneira que no resultem contrrios. A Fig. 8 ilustra diversos casos possveis.

Fig. 4. Impulso lateral. Aspirao por grelha baixa.

Fig. 5. Impulso por tecto. Aspirao baixa.

Fig. 6. Impulso e aspirao por solo

Fig. 7. Impulso e aspirao por bloco, com bocas para distribuir em vrias direces

Fig. 8. Diviso de espaos para distribuir a difuso

A disposio da Fig. 4 muito clssica e apropriada para locais com pouca altura de tecto. As bocas de impulso podem adoptar qualquer forma: circular, rectangular, quadrada, linear, com ou sem regulao, etc. A disposio da Fig. 5, com difusores circulares ou quadrados, admite grandes fluxos de ar com uma boa distribuio, embora necessitem alturas de tecto superiores aos 3 m. A boca de aspirao, na base, costuma ser de grelha rectangular, alongada. A insuflao e recuperao, isto , a impulso e aspirao, por solo da Fig. 6 obtm uma boa homogeneidade de temperatura no local sem necessidade de dispor de alturas de tecto importantes. Apresenta o inconveniente que levanta p do solo obrigando a trabalhar continuamente os filtros que se enchem com rapidez. O sistema da Fig. 7 com a vantagem da sua compacidade apenas recomendvel para refrigerao. Em aquecimento produzem-se diferenas de temperatura importantes que, no entanto, desaparecem se o local for grande como em instalaes industriais.

2. Presena de obstculos
Os jactos de impulso tendem a colar-se s paredes e percorrer longas distncias antes de se desprender e cair (Fig. 9). Para isso as bocas devem estar muito prximas ao tecto. Tambm as consolas colocadas s paredes, podem aproveitar este efeito, chamado Coanda, descarregando verticalmente e seguindo depois o jacto aderido ao tecto (Fig. 10).

Fig. 9. Efeito coanda

Mas o efeito Coanda anulado quando o interceptar um obstculo, uma viga atravessada ou um aparelho de iluminao que sobressai, ou uma coluna suficientemente comprida que se oponha (Fig. 11). preciso escolher ento o local de impulso colocando-o, quando possvel, com o jacto paralelo ao obstculo ou insuflar passado o mesmo.

Fig. 11. Queda por obstculo

3. Tipos de difusores
3.1 Difusores de tecto. A difuso por tecto a melhor, porque est fora da zona ocupada. Os difusores geralmente adoptam a forma circular ou quadrada. Os difusores circulares esto formados por vrios cones concntricos que projectam o ar paralelamente ao tecto e em todas as direces (Fig. 12 e 13). Existem difusores com ps torcidas que projectam o jacto em espiral (Fig. 14). Existem os semicirculares adequados para instalar perto de uma parede. Alguns tm dispositivos de regulao que permitem orientar o jacto parcialmente para o solo. conveniente instalar uma comporta na conduta de alimentao do difusor que permita regular o fluxo de ar. O raio de difuso definido pela velocidade terminal, indicada no catlogo do fabricante.

Fig. 12. Difusor circular

Fig. 13. Esquema difusor circular

Fig. 14. Aleta torcida

Os difusores quadrados funcionam praticamente igual aos circulares, embora se distingam um pouco mais os quatro jactos que correspondem a cada lado do quadrado (Fig. 15). Tambm existem os que descarregam em s trs, duas ou apenas uma direco. Estes difusores, quando so de duas ou uma direco, so usados tambm como murais.

Descarga por quatro lados

Descarga por trs lados

Descarga por dos lados

Descarga por um lado

Fig. 15. Difusores quadrados

3.2 Difusores rectilneos. Este tipo de difusor tem a sua principal aplicao de forma mural e para ar condicionado. Em geral so rectangulares de propores prximas ao quadrado at chegar a ser totalmente lineares de vrios metros, estreitos. Todos dispem de ps paralelas, horizontais ou inclinadas, e principalmente fixas. Existem as regulveis em inclinao e tambm de duas fileiras superpostas, verticais e horizontais, que permitem regulaes mais finas. O alcance do jacto e a disperso ou divergncia do cone que forma as suas filas, depende tambm da grelha ou persiana com que foi equipada a boca de insuflao. Se as lminas da persiana mantm uma posio horizontal, isto , no afectem a forma inclinada, o jacto adquire uma divergncia compreendida entre 18 e 20, o qual podemos traduzir numa divergncia em qualquer direco de cerca de 0,30 m por cada 2 m de longitude de alcance da impulso. Utilizando persianas com as lminas convergentes, contrariamente ao que pode parecer que deve concentrar-se o jorro, no acontece assim, pois embora encurte distncia da boca de insuflao, conseguimos uma espcie de contraco da veia, em seguida a corrente diverge mais do que faria sem a existncia de persianas convergentes, de forma que resulta como se as lminas no fossem convergentes e tivessem adoptado a sua posio horizontal. Com persianas de lminas divergentes produz-se um alargamento angular muito marcado relativamente direco e longitude do jacto. Colocando as lminas extremas da grelha a 45, obtemos um ngulo de disperso horizontal de 60 aproximadamente. Desta forma temos que a impulso chega a reduzir-se at a metade de longitude que com as lminas. A Fig. 16 ilustra as divergncias que provocam as diferentes persianas.

Fig. 16. Divergncias que provocam as diferentes persianas

Existe uma frmula que permite medir a velocidade do ar num ponto determinado a uma distncia concreta da boca de insuflao no caso de lminas horizontais, ou em ausncia das mesmas, que a seguinte: v = C v1S1 x

Onde v igual velocidade do jacto em m/s num ponto dado, x a distncia da boca em metros, v1 a velocidade de sada do ar da boca de insuflao, S1, a superfcie livre da boca de insuflao, C uma constante que pode ser calculada na Tabela 1. Velocidade de jacto no ponto x 2,5 m/s o ms 2 m/s 1,5 m/s 1 m/s 0,5 m/s Valor de C por velocidade de sada v, igual a 5 m/s 5 4,6 0,7 10 m/s 6 5,6 5,2 4,9 0,7 15 m/s 6,2 5,9 5,4 5,0 0,9 20 m/s 6,4 6,2 5,7 5,2 0,9 25 m/s 6,9 6,5 6,0 5,4 4,0

Tabla 1. Valores do coeficiente C

3.3 Difusores de solo. Este tipo de descarga deve ser colocada na periferia dos locais, junto s paredes em locais onde os ocupantes no se coloquem em cima delas e no se vejam obstaculizadas por mveis ou equipamento. Em geral esto encastrados no andar e possuem ps regulveis que permitem orientar o jacto ou fazlo divergir rapidamente bem como comportas de regulao de fluxo. 3.4 Outros tipos de difusores. Alm dos descritos, que so os principais, existem difusores de induo, que favorecem a mistura do ar impulsionado com o do ambiente, difusores de tecto orientveis que alm de permitir escolher a orientao da descarga podem chegar a fechar a passagem do ar, de grelha plana constitudos por uma

simples malha, sistema muito rudimentar, que no permite nenhum tipo de regulao nem de orientao e difusores de base que revestem a forma de uma fenda de descarga ao longo das paredes. 3.5 Bocas de aspirao. Constituem o retorno ou descarga do ar ambiente para o exterior. Costumam ser de ps fixas inclinadas para evitar a viso para o interior ou simples malhas ou grelhas. Por efeitos estticos s vezes utilizamos os mesmos difusores de impulso, nomeadamente os rectangulares ou lineares, instalando em geral uma boca de aspirao por cada duas de impulso, calculando convenientemente a seco.

4. Ruido
Resulta muito complexo calcular previamente s condies de rudo de uma boca de insuflao atendendo ao fluxo de ar proporcionado, s caractersticas absorventes prprias do local e inclusivemente tendo em conta os dados do fabricante das bocas de insuflao. Estes clculos resultam muito complicados para os recomendar de forma geral. Se no se tratar de casos muito particulares, quando for imprescindvel faz-los, o mtodo mais simples para resolver o problema do rudo consiste em escolher velocidades de ar de insuflao que sejam o suficientemente baixas para que provoquem o menor rudo possvel. Na Folha Tcnica "Movimento do ar", esto relacionadas uma srie de velocidades com indicao do destino dos locais habitados. A velocidade superior, quando forem indicados dois limites, no devem ser superados para que no apaream nveis de rudo incmodos.

VENTILAO AMBIENTAL I

1. 2. 3.

A ventilao Critrios a ter em conta

Tipos de ventilao

1. A ventilao
Podem ser vrios os poluentes que podem provocar que o ar de um recinto onde nos encontramos esteja, utilizando a gria, "carregado", e podem ser vrios os poluentes que carregam o ambiente: fumo, cheiros, excesso de humidade ou temperatura, etc. Com a ventilao pretendemos substituir uma poro de ar que consideramos indesejvel por outra que tentar manter o ar do interior do recinto num grau de poluio, temperatura, humidade, etc., adequado s condies que so requeridas.

2. Critrios a ter em conta


Para efectuar uma ventilao adequada preciso: 1. 2. 3. 4. 5. Determinar a funo a realizar (qual o tipo de processo a ser efectuado: evacuao de calor, Fixar o sistema de ventilao adequado: Ventilao ambiental ou Localizada. Calcular a quantidade de ar necessria. Determinar pontos e superfcie de entrada de ar. Estabelecer o percurso da circulao do ar.

eliminao de p, etc.) e qual a sua forma de produo.

3. Tipos de ventilao

Podemos diferenciar entre dois tipos de ventilao (Fig. 1):

Fig. 1. Ventilao ambiental

Fig. 2. Ventilao localizada

3.1 Ventilao ambiental aquela que realizada num recinto, renovando todo o volume de ar do mesmo por outro proveniente do exterior. Este tipo de ventilao o objecto da presente folha tcnica.

Local em depresso em relao a locais adjacentes. Em casas de banho e cozinhas de uso particular possvel o funcionamento intermitente da O fluxo de ar extrado atravs de campnulas deve ser superior ao introduzido, conforme indicado O fluxo de ar de ventilao indicado foi calculado fixando o limite superior de CO e assumindo uma

ventilao mecnica. nesta tabela, com o objectivo de manter o local em depresso. produo total do CO devida ao nmero mximo de veculos em marcha lenta (hiptese de clculo: limite superior do CO de 100 ppm, produo do CO de 0,9 l/s por carro, 40 m de superfcie por carro, 1,5% de carros em movimento)

O sistema de ventilao ser controlado mediante sensores de CO. Onde houver motores em marcha, disporemos de uma tomada perto de cada escape e O fluxo de ar exterior necessrio nos diferentes locais de um laboratrio vem determinado pelas Para as zonas nas que se encontrem guardas de animais, o fluxo de ar exterior ser determinado Em certas reas ser necessrio calcular o ar de ventilao em relao produo de substncias Se as condensaes forem eliminadas por meio do ar exterior, o fluxo de ar resultante do clculo

descarregaremos directamente atmosfera. vitrinas (se estas no estiverem concentradas num nico local). conforme o nmero e tipo de animais (consultar literatura especializada). poluentes e manter a concentrao de ditas substncias por debaixo do limite mximo admitido. poder resultar superior ao indicado. O local da piscina ou parque aqutico ser mantido em ligeira depresso com respeito aos locais adjacentes. Usaremos normalmente todo ar exterior. No devemos retornar ar destes locais. Barbearias, cabeleireiros, floristas, lojas de mveis, farmcias, lavandarias, comerciais, etc. O fluxo de ar de ventilao depende do gnero armazenado; para mais informao, preciso Por sanita, urinol e escoadouro. Por cacifo. O fluxo indicado para locais onde no permitido fumar; caso contrrio, o fluxo dever ser Utilizaremos exclusivamente ar proveniente de outros locais. Sales de actos, teatros, cinemas, salas de conferncias, estudos de televiso, etc.

consultar a literatura especializada.

incrementado em 50%.

Tipo de local Armazns Parques de estacionamento Arquivos Casas de banho pblicas Casas de banho individuais Auditrios Aulas Auto-estrada Bares Cafs Salas de desporto Salas de jantar Cozinhas Descanso (Salas de) Dormitrios colectivos Palcos Espera e recepo (Salas) Estudos hologrficos Exposies (Salas de) Festas (Salas de) Fisioterapia (Salas de) Ginsios Arquibancadas de recintos desportivos Grandes armazns Quartos de hotel Quartos de hospital Tipografias, reproduo e planos Jogos (Salas de) Laboratrios Lavandarias industriais Vestbulos Escritrios Passeios de centros comerciais Corredores Piscinas Salas de operaes e anexos Reunies (Salas de) Sanatrios

Por pessoa 8 8 12 15 10 8 20 8 8 8 8 15 10 12 8 8 15 12 10 15 10 10 15 10 12

Por m 0,75 a 3 5 0,25 2,5 12 15 2,5 6 2 15 1,5 6 4 2,5 4 15 1,5 4 12 2 2,5 10 3 5 15 1 1 2,5 3 5 2

Por local 15 15 -

Outros 25 -

Salas de recuperao Supermercados Oficinas -em geral -em centros docentes -de reparao automtica Templos para culto Lojas -em geral -de animais -especiais UVI Vestirios

10 8

1,5 1,5

30 10 8

3 3 7,5 -

10 10 Tabla 1. Ventilao ambiental

0,75 5 2 1,5 2,5

10

3.1 Ventilao localizada Com este tipo de ventilao pretendemos captar o poluente no mesmo local da sua produo, evitando a sua disperso pelo local.

VENTILAO AMBIENTAL II

4. Fluxo
At h relativamente poucos anos, no existia nenhuma normativa que indicasse qual era o fluxo necessrio para a correcta ventilao de determinados ambientes, por isso era aplicada uma tabela de renovaes/hora que veremos na folha seguinte. No entanto, conforme observamos na tabela de fluxos indicados na norma UNE 100-011-91 publicada na folha anterior, esta norma refere-se quase exclusivamente a locais do sector tercirio e no d qualquer orientao sobre os diferentes ambientes industriais, com as excepes dos "Escritrios em geral" e os "Armazns". Em consequncia, se o tipo de local no qual queremos efectuar uma ventilao ambiental no estiver contemplado no critrio anterior, deveremos seguir a nossa "peregrinao" em busca da normativa, se existir, que nos oriente sobre os fluxos adequados. Podemos encontrar uma fonte de informao na Lei de Preveno de Riscos Laborais e especialmente no "Real Decreto" 486/1997 de 14 de Abril, publicado no BOE 23-E IV-1997, que fixa as "Disposies Mnimas de Segurana e Sade nos Locais de Trabalho" e que portanto obrigatoriamente tem que ter incidncia em todo o tipo de ambientes laborais. Dentro desta disposio, especificado o seguinte no seu Captulo II, Art.7: A exposio s condies ambientais dos locais de trabalho no dever supor um risco para a segurana e a sade dos trabalhadores. Para tal fim, as referidas condies ambientais e, em particular, as condies termo-higromtricas dos locais de trabalho devero ser ajustadas ao estabelecido noanexo III.

Ambiente escritrios

A exposio aos agentes fsicos, qumicos e biolgicos do ambiente de trabalho reger-se- pelo disposto na sua normativa especfica. Dentro do Anexo III mencionado pelo anterior captulo, os itens nos quais a ventilao pode ter uma incidncia concreta so os seguintes: Anexo III: Condies ambientais dos locais de trabalho 3. Nos locais de trabalho fechados devero ser cumpridas, em particular, as seguintes a. A temperatura dos locais onde sejam realizados trabalhos sedentrios condies: prprios de escritrios ou semelhantes estar compreendido entre 17 e 27C. A temperatura dos locais onde sejam realizados trabalhos ligeiros estar compreendida entre 14 e 25C. b. A humidade relativa estar compreendida entre 30 e 70 por cento, excepto nos locais onde existam riscos por electricidade esttica nos que o limite inferior ser de 50 por cento.

c.

Os trabalhadores no devero estar expostos de forma frequente ou

continuada a correntes de ar cuja velocidade exceda os seguintes limites:

1.

Trabalhos em ambientes no quentes: 0.25 m/s.

Fig. 1. Ventilador

2. 3.

Trabalhos sedentrios em ambientes quentes: 0.5 m/s. Trabalhos no sedentrios em ambientes no quentes: 0.75 m/s.

Estes limites no sero aplicados s correntes de ar expressamente utilizadas para evitar o stress em exposies intensas ao calor, nem as correntes de ar condicionado, para as quais o limite ser de 0.25 m/s no caso de trabalhos sedentrios e 0.35 m/s nos outros casos.

d.

A renovao mnima do ar nos locais de trabalho, ser de 30 metros cbicos

de ar limpo por hora e trabalhador, no caso de trabalhos sedentrios em ambientes no quentes nem poludos por fumo de tabaco e de 50 metros cbicos, nos casos restantes, a fim de evitar o ambiente viciado e os cheiros desagradveis.

O sistema de ventilao empregado e, em particular, a distribuio das entradas de ar limpo e sadas do ar viciado, devero assegurar uma efectiva renovao do ar do local de trabalho. Para os efeitos da aplicao do estabelecido no item anterior devero ter-se em conta

4.

as limitaes ou condies que possam impor, em cada caso, as caractersticas particulares do local de trabalho, dos processos ou operaes que sejam desenvolvidas nele e do clima da zona em que est localizado. Em qualquer caso, o isolamento trmico dos locais fechados deve adequar-se s condies climatricas prprias do local.

Temos j ento uma nova orientao obrigatria no que diz respeito ventilao de ambientes laborais, fixada em 30 ou 50 m/h por pessoa em funo do ambiente. Alm disso, sublinhamos o ltimo pargrafo do item 3 pela sua importncia para o objectivo de uma adequada ventilao ambiental de um recinto e sobre a qual voltaremos em folhas posteriores. No podemos no considerar que o fluxo "obrigatrio" anterior pode ser suficiente para ambientes laborais relativamente normais mas, ao contrrio, ser totalmente insuficiente quando o ambiente no qual se encontrem os operrios tenha outras fontes poluentes no derivadas do fumo de tabaco, que so as mais habituais em ambientes laborais.

Fig. 2. HCOT

Fig. 3. HCTB

Depois, se tivermos de ventilar um ambiente industrial no qual o processo de fabricao gera um determinado tipo de poluente (fumo, calor, humidade, solventes, etc.) em quantidades molestas ou prejudiciais e no possvel pensar na utilizao de sistemas de captao localizada para captar o poluente na fonte de produo, deveremos empregar a ventilao ambiental para obter uns ndices de conforto adequados.

Ambiente industrial

Como veremos, no existiro nem padres nem obrigaes, mas sim uns critrios geralmente aceites que sero aplicados para a soluo deste tipo de problemas.

VENTILAO AMBIENTAL III

4. Fluxo (II)
Finalmente, se o ambiente no qual nos encontramos no est compreendido pela regulamentao do RITE e so insuficientes os fluxos previstos no "Real Decreto" 486/1997 cujos itens mais importantes relativamente ventilao vimos na folha anterior, deveremos seguir a tradicional, mas no por isso menos til, tabela de renovaes/hora. Efectivamente, em funo do grau de poluio do local ser preciso aplicar um maior ou menor nmero de renovaes/hora de todo o volume do mesmo, conforme observamos na tabela 1. Renovao do ar em locais habilitados Catedrais Igrejas modernas (tectos baixos) Escolas, aulas Escritrios de bancos Cantinas (de Fbricas o militares) Hospitais Escritrios gerais Bar do hotel Restaurantes de luxo (espaosos) Laboratrios (com campnulas localizadas) Oficinas mecnicas Tavernas (com pipas presentes) Fbricas em geral Salas de juntas Parques de estacionamento Salas de dana clssica Discotecas Restaurante mdio (um tero de fumadores) Galinheiro Clubes privados (com fumadores) Caf Cozinhas domsticas (melhor instalar campnula) Teatros Lavatrios Sala de jogo (com fumadores) Cinemas Cafs e fast-food Cozinhas industriais (indispensvel usar campnula) Lavandarias Fundies (sem extraces localizadas) Tinturarias N Renovaes / hora 0,5 1-2 2-3 3-4 4-6 5-6 5-6 5-8 5-6 6-8 5 - 10 10 - 12 5 - 10 5-8 6-8 6-8 10 - 12 8 - 10 6 - 10 8 - 10 10 - 12 10 - 15 10 - 12 13 - 15 15 - 18 10 - 15 15 - 18 15 - 20 20 - 30 20 - 30 20 - 30

Padarias Instalaes industriais com fornos e banhos (sem campnulas) Oficinas de pintura (melhor instalar campnula)
Tabela 1. Tabela de renovaes /hora

25 - 35 30 - 60 40 - 60

Esta tabela baseia-se em critrios de Segurana e Higiene no trabalho e pretende evitar que os ambientes cheguem a um grau de poluio ambiental que possa ser prejudicial para os operrios, mas sem partir nem do nmero dos mesmos nem de critrios mais cientficos. Observe-se que, medida que o grau de eventual poluio do recinto maior, aumenta a quantidade de renovaes a aplicar sendo mais difcil determinar com preciso qual o nmero exacto de renovaes para conseguir um ambiente limpo com plenas garantias, por isso ser a prpria experincia que nos orientar em casos como estes, especialmente se forem alcanados nveis de poluio importantes.

VENTILAO AMBIENTAL IV

5. 6.

Sistemas de ventilao

Entrada de ar

5. Sistemas de ventilao
Depois de fixar o fluxo necessrio, preciso ter em conta que para obter o objectivo previsto deveremos criar, no interior da instalao, uma leve corrente de ar entre a entrada de ar e a sada do viciado que "limpe" correctamente toda a instalao ou os pontos onde se gerar a poluio (e que no possvel aspirar mediante sistemas de captao localizada). Obviamente, a primeira premissa que deve ser cumprida, que o ar proveniente do exterior tenha umas condies de temperatura, humidade ou nvel de poluio adequados e inferiores aos do interior do prprio recinto a ser ventilado. A seguir determinaremos qual o sistema mais conveniente (extraco, impulso ou ambas conjuntamente).

Fig. 1. Esquema de um sistema de ventilao

5.1 Extraco

Lembremos em primeiro lugar uma srie de indicaes gerais, que fixam a norma a seguir na maioria de casos: 1. As ventradas de ar devem ser diametralmente opostas localizao dos exaustores, de

forma que todo o ar cruze a rea poluda, tal como j especificvamos na nossa folha anterior. 2. 3. conveniente, na medida do possvel, localizar os exaustores perto do possvel foco de Devemos tentar que o exaustor no esteja perto de uma janela aberta ou de outra poluio, de maneira que o ar nocivo seja eliminado sem atravessar todo o local. possvel entrada de ar, dado que o ar entrar pela mesma e ser aspirado e expulso, provocando o que conhecido como curto-circuito de ar (entrada e sada to prximas que o ar s recircula entre ambos os pontos), sem que se produza a ventilao prevista (infelizmente este erro produz-se frequentemente em instalaes industriais adjacentes, nas quais os exaustores esto perto dos portes de acesso s mesmas, que se encontram permanentemente abertos).

O sistema de extraco evita as correntes incmodas de ar, dado que at praticamente o nvel do ponto de aspirao (tanto se se tratar de aspirao mediante grelhas e condutas, como se se tratar de exaustores localizados directamente na parede) a velocidade do ar inaprecivel, tal como observamos na Fig. 2.

Fig. 2. Esquema de um sistema de extraco

O poluente dirige-se para pontos concretos, por exemplo o ar ou fumos quentes que se acumulam debaixo do tecto, podendo ser extrados praticamente medida que se produzem. Como inconveniente deste sistema, especialmente em fluxos importantes, teramos a dificuldade em controlar as condies do ar de entrada, provenientes do exterior e que preciso substituir o ar extrado. 5.2 Impulso Tratar-se-ia de introduzir ar proveniente do exterior para o interior dos locais a serem ventilados diluindo os poluentes interiores ao mesmo tempo que ao sobrepressionar levemente o recinto para provocar a sada do ar interior para o exterior do mesmo. requerida, de forma habitual, a utilizao de condutas e grelhas para obter a correcta distribuio do ar pelo interior do recinto, para evitar correntes de ar sobre as pessoas que pudessem resultar incmodas.

Fig. 3. Grelha para extraco do ar

Este sistema de difcil utilizao por si s, naqueles locais nos quais o grau de poluio interior seja elevado, pelas dificuldades que implica ter um bom controlo sobre o referido poluente evitando que este tenha acesso s zonas dos locais aos quais no chegava sem qualquer ventilao, e ao contrrio ptimo naqueles que, podendo controlar as condies do ar a insuflar, pretendemos evitar a entrada de poluentes exteriores, como por exemplo p, para as salas a ventilar (por exemplo, o caso de sobrepresso de uma sala de manobra, com quadros elctricos, localizada numa pedreira). 5.3 Sistema combinado impulso-extraco No sempre dispomos de aberturas directas ao exterior onde seja possvel localizar as entradas de ar ou efectuar as descargas ou no podemos estar pendentes das suas aberturas ou fechos, por isso com certa frequncia, e em funo do grau de ventilao desejado, recomendvel a utilizao conjunta dos sistemas anteriores para obter uma correcta limpeza de todo o ambiente a ventilar. Habitualmente a utilizao de ambos os sistemas anda associada utilizao de condutas e grelhas, tanto para impulso como para extraco, que nos permitiriam obter uma ptima distribuio do ar, bem como o controlo das caractersticas do ar introduzido, caso seja necessrio.

Fig. 5. Ventilador Fig. 4. CVAB

Neste tipo de montagens sero utilizados ventiladores (ou exaustores) que devero ser capazes de assegurar o fornecimento ou evacuao de ar at o ltimo ponto da conduta, e para isso sero calculadas as perdas de carga que apresentaro as condutas passagem de ar, item que analisaremos em folhas posteriores.

6. Entrada de ar
Nos itens anteriores remarcamos a importncia da necessidade de prever entradas de ar e de localizar correctamente as mesmas para obter um sistema de ventilao efectivo. necessrio conhecer qual a dimenso necessria para permitir dita entrada. Como conceito geral, preciso prever, como entrada, quatro vezes a seco do prprio exaustor a usar, embora seja possvel calcular a seco livre mnima no suposto de umas velocidades mximas, isto :

ambientes industriais: 25 4 m/s ambientes tercirios: 0,7 1 m/s

Depois de conhecer o fluxo e a velocidade mxima, ser fcil determinar a seco de entrada correspondente: SE = Q / 3600 V

Em qualquer caso localizaremos as entradas com uma dimenso e naqueles pontos, se houver opo para escolher, nos quais a velocidade de ar criada no possa provocar incmodos s pessoas. Para dita entrada, caso no existam janelas, podemos utilizar grelhas adequadas para tal fim.

VENTILAO EM AMBIENTES EXPLOSIVOS I

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Classificao Atmosfera explosiva Atmosfera potencialmente explosiva Ponto de inflamao de um lquido Temperatura de auto-ignio de um lquido Limites de explosividade Energia necessria para a ignio de vapores

Por compresso

Pode resultar til definir alguns conceitos e expor os comportamentos dos lquidos, vapores e gases em circunstncias de inflamveis e exploso para expor depois o controlo que pode ser exercido com uma ventilao adequada das atmosferas contendo tais elementos. Os lquidos em si no so inflamveis, so os vapores que deles se desprendem os que com a aplicao de uma chama ou fasca provocam fogo ou exploso. Estes vapores precisam de uma determinada proporo de ar e a presena de uma fonte de ignio para entrar em inflamabilidade.

Fig. 1. Exploso

Assim, os vapores da gasolina devem estar presentes entre 1,4% e 7,6% num volume de ar para explodir. Por isso necessrio manter a gasolina lquida em recipientes estanques e reduzir ao mximo o seu contacto com o ar durante o seu manuseio. As tcnicas de preveno de incndios e exploses baseiam-se em eliminar as fontes de ignio, evitar o contacto com o ar, fazer um armazenamento estanque dos lquidos, utilizar uma atmosfera de gs inerte e usar uma ventilao adequada para diluir as misturas e impedir concentraes de gases inflamveis. A gasolina no o nico lquido que emite vapores inflamveis a temperatura ambiente. Na tabela final da folha figuram muitos outros lquidos combustveis e inflamveis de uso comum. Devemos ter em conta o ponto de inflamao, temperatura de ignio, limites de inflamabilidade, ndice de evaporao, reactividade ao calor, densidade, ndice de difuso, alm de outros factores, para uma correcta avaliao do risco a que estamos expostos. Quando o incndio foi declarado ou a exploso foi provocada, todos estes factores perdem importncia e o controlo do sinistro passa a outro nvel.

VENTILAO EM AMBIENTES EXPLOSIVOS II


Como indicamos na Folha Tcnica Ventilao em Ambientes Explosivos I ao tratar das tcnicas de preveno de incndios e exploses, a ventilao pode cumprir uma importante misso evitando atmosferas potencialmente explosivas, que se encontrem por debaixo do LIE, Limite Inferior de Exploso, mantendo-as em baixo risco e diluindo as contribuies de gases ou vapores que se produzem.

Fig. 1. Exploso

Isto de grande importncia em processos industriais realizados em fornos, aquecedores e secadores. O clculo resulta fcil se a quantidade de solvente conhecida. O fluxo de ar que deve fornecer a ventilao onde:

en donde:

Pe = Peso especfico do solvente Pm = Peso molecular do solvente C = Coeficiente de segurana entre 4 e 12 S = Litros/hora do solvente a diluir LIE = Limite Inferior Explosividade % B = Constante igual a 1 para temperaturas at 120 C. Para temperaturas superiores deve ser

tomado =0,7

Uma vez conhecido este valor preciso colocar as bocas de extraco de ar o mais perto possvel dos focos poluentes, que o circuito de ar que se estabelea passe por zona nociva para arrastar os vapores prejudiciais e que cheguem ao exterior sem atravessar os locais ocupados pelo pessoal. Finalmente, preciso procurar que o ar expulso no entre novamente, por isso colocaremos afastadas umas das outras as bocas de sada e as de entrada de ar no local. Este clculo vlido para recintos no ocupados por pessoal. Neste caso o clculo deve ser efectuado considerando a mxima concentrao do txico permitida para os humanos, o trmino conhecido como MAC, que depende das substncias perniciosas do produto, da uniformidade da sua distribuio, da situao do ventilador que determina a direco de arrasto do poluente, etc. O seu valor deve ser tomado

entre 3 e 10. Assim a frmula anterior :

onde:

K = 3 a 10 MAC = Mxima concentrao aceitvel em %

Os valores do LIE e MAC esto recolhidos na tabela na ltima pgina da Folha Tcnica Ventilao em Ambientes Explosivos I. preciso efectuar o clculo baseando-se no LEI e no MAC fazendo prevalecer o resultado que for mais elevado. Se houver mistura de gases podemos considerar a mistura como formada por um s componente com o LIE mais baixo ou seja utilizando o maior fluxo de ar. Se desejarmos fazer um clculo mais preciso podemos utilizar a frmula de Le Chatelier,

onde % a percentagem em peso do componente na mistura. Um exemplo do exposto:

Fig. 2. Aquecedor de secagem de peas estticas pintadas ou envernizadas

Umas peas envernizadas devem ser secadas num aquecedor a 175 C. O solvente voltil Tolueno do que evapora um litro por hora de forma uniforme (isto importante: uniformemente durante uma hora). Que fluxo de ar exterior, puro necessitamos para diluir os vapores de Tolueno abaixo do seu Limite Inferior Explosivo?

Como esta frmula se refere a condies normais, aplicaremos a Lei de Charles e Gay Lusac para conhecer o fluxo necessrio a 175 C a que trabalha o aquecedor:

Este fluxo, 360 m/h aproximadamente, o que dever proporcionar o sistema de ventilao do aquecedor. Isto , insuflar 360 m de ar cada hora, de forma uniforme, continuada ou extrair este mesmo volume horrio, prevendo uma entrada de ar atravs de um filtro em todo caso.

Fig. 3. Aquecedor de secagem contnua de peas impregnadas ou pintadas

Outro exemplo:

Fig. 4. Cabina de pintura com pistola

A pintura em cabinas e espaos fechados com evaporao de solventes volteis ao ambiente interior, constitui um caso de atmosfera eventualmente explosiva com presena humana cuja ventilao de diluio deve calcular-se para que no ultrapasse nem o LIE, Limite Inferior Explosivo, nem o MAC, Mxima Concentrao Aceitvel. Numa cabina de pintura com pistola para carros, manual, com os operrios pintores dentro da mesma, que evapora dois litros de xylol por hora, trabalhando a temperatura ambiente, que fluxo de ar preciso para diluir o poluente? Para manter o ambiente abaixo do LIE preciso um fluxo de:

mas como a cabina de pintura est ocupada por seres humanos, deveremos calcular o fluxo necessrio para diluir o poluente a valores da Mxima Concentrao Aceitvel, o MAC, para o que resulta:

Fig. 5. Veculos

Os veculos a motor dentro de um parque de estacionamento soltam ao ambiente mltiplos componentes, inclusive os carburantes de gasolina e diesel e os seus vapores, se por avaria ou acidente se perfurarem os reservatrios, os quais podem acumular-se e produzir uma atmosfera explosiva. A ventilao obrigatria por exigncias da sade dos ocupantes deve ser calculada tambm para diluir os gases e vapores produzidos abaixo do seu MAC, Mxima Concentrao Aceitvel. Neste caso, como a segurana para a sade dos operrios exige 22.300 m/h, muito superior aos 300 que so necessrios para impedir exploses, ventilaremos em funo da Higiene Industrial com o que ficar suficientemente protegida a instalao contra o perigo de exploso

Fig. 6. Parque de estacionamento subterrneo

preciso lembrar que as misturas de ar e gases inflamveis podem explodir quando alcanam a sua temperatura de inflamabilidade. Basta que uma pequena parte da mistura alcance esta temperatura para que se produza a ignio ou a exploso, a qual se propaga por toda a mistura de alta velocidade acelerada. Geralmente a causa da exploso uma fasca em contacto com o gs.

Fig. 7. Distribuio da ventilao

Planta de um parque de estacionamento subterrneo com indicao da entrada E e a sada S. O exemplo de clculo da ventilao de um parque de estacionamento subterrneo, est na Folha Tcnica Casos de Aplicao, Ventilao de parques de estacionamento I e Ventilao de parques de estacionamento II. A exploso somente ocorre quando o gs inflamvel est presente numa proporo determinada no ar ou o oxignio. Por exemplo:

5,3 %

Uma mistura de ar e metano (grisu) somente explosiva se o contedo de metano ultrapassar Uma de hidrognio e ar o quando o contedo for major de 4,1 % O acetileno s explode no ar quando o seu contedo est compreendido entre 2,8 e 65 % Os limites de detonao para uma mistura de ar e monxido de carbono so 15 75 % Ar e gs do sistema de iluminao: 10 - 20 % Ar e benzeno: 1 - 60 % Ar e amonaco: 16 - 27 %

Quando os vapores de muitos solventes volteis se misturarem com o ar em determinadas propores, tambm so inflamveis e podem causar exploses. Vaporizam-se grandes quantidades de solventes quando pintarmos com pistola objectos grandes e pequenos, quando desengordurarmos objectos metlicos, etc.

Fig. 8. Quintas de animais e estufas

As quintas de animais e as estufas agrcolas podem acumular gases e vapores que podem ser qualificados de atmosferas eventualmente explosivas pelo que expelem os animais e as plantas e, nomeadamente, pelos gases dos carburantes, lquidos ou gasosos, dos sistemas de aquecimento. Por isso, no clculo da ventilao necessria para a sade de animais e plantas deve ser atendido alm da preveno de uma possvel existncia de uma atmosfera potencialmente explosiva. preciso ter em conta o que dissemos para controlar atmosferas potencialmente explosivas para que se encontrem abaixo do LIE, Limite Inferior Explosivo, evitando com a ventilao, que seja ultrapassado este limite. Mas quando uma atmosfera estiver entre o LIE e o LSE bastar uma fonte de energia, chama, fasca, calor, etc., para provocar a exploso e o seu controlo escapa da simples ventilao, devendo intervir especialistas, bombeiros, peritos de segurana, etc. para proceder.

Fig. 9. Ventilao de uma quinta

E quando a atmosfera estiver acima do LSE tambm no aconselhvel a ventilao, pois com o ar fornecido s conseguimos baixar o LSE e entrar na zona intermdia, entre o LSE e o LIE, repetindo a situao anterior.

CAPTACIN LOCALIZADA

EXTRACCIN DE VAPORES DE COCCIN

Una industria de elaboracin de alimentos en conserva de la Provincia de Lrida nos transmite la necesidad de montar un sistema de evacuacin de los vapores generados en dos de sus procesos de coccin.

Ir a la solucin final

DATOS A TENER EN CUENTA


En una de las naves, tienen dos elementos generadores de vapor. En uno de ellos, al cual denominan "Cocedor de persiana", tienen instalada una campana de captacin sobre el cocedor de las siguientes caractersticas: Largo 2,25 m Ancho 0,4 m Altura entre zona de proceso y campana: 0,25 m La campana por uno de los lados largos se cierra sobre la zona de coccin. El segundo punto en conflicto es el denominado "Cocedor rodante" sobre el que se ubican dos campanas de las siguientes caractersticas: Largo 2,4 m Ancho 1,5 m Altura entre la base del proceso y la campana: 3,0 m Estas campanas estn situadas a una altura de 3,4 m del suelo y las mquinas que hay bajo ellas desprenden el vapor por ambos lados.

DETERMINACIN DE LAS NECESIDADES


Para este punto, determinaremos las necesidades de ventilacin aplicando la siguiente frmula:

Q(m/h) = P x h x Vc x 3.600

Donde: P = Permetro libre de campana. h= Altura de la campana sobre la zona de proceso. Vc= Velocidad de captacin, para este caso 0,25 m/s. Cocedor de persiana:

Q1 = (2,25+0,4+0,4) x 0,25 x 0,25 x 3600 = 686 m/h

Cocedor rodante:

Q2 = (2,40 x 2 + 1,50x2) x 3 x 0,25 x 3600 = 21.060m/h

LA SOLUCIN
Cocedor de persianas Dado que de la descarga de la campana parte un tubo de 200 mm de dimetro con una longitud de unas 20 m, se genera una prdida de carga total de 46mm c.d.a.. Este extractor, por sus caractersticas constructivas (clase F) puede trasegar aire a temperaturas de hasta 150 por lo cual no tendr problemas al evacuar el vapor de coccin. Cocedor rodante En este caso, dado el elevado caudal requerido para cada una de las campanas, se propuso una modificacin en la instalacin que fue aceptada por el fabricante ya que abarataba mucho el coste total de la instalacin. Puesto que el proceso lo permita, se adaptaron 3 faldones mviles a 3 de los lados de la campana, dejando libre nicamente la cara frontal, y se recalcularon las necesidades segn la siguiente frmula: Q = S x Vc x 3.600 Donde: S = a la seccin libre. Obteniendo las siguientes necesidades: Q = 2,4 x 3 x 0,25 x 3.600 = 6.480 m3/h. para cada campana. Con esta sencilla modificacin se redujeron las necesidades en 2/3 partes con lo cual se abarat muchsimo tanto el coste de los ventiladores como el de la instalacin en general. Para evacuar el vapor al exterior se dise un conducto general de 560 mm de dimetro del cual se abran dos derivaciones de 450 mm de dimetro que iban a cada una de las campanas.

Campana cocedor persiana

Campana cocedor rodante

REFERENCIAS ESCOGIDAS

o o o o o

Cocedor de persiana: 1 x CMT/4-225/90 CV 1 x Brida aspiracin KBA-225 1 x Brida descarga KBD-225 Cocedor rodante: 1 x Caja de ventilacin CVTT-18/18 5,5 CV a 700 rpm 2 x Tapas CTA-18

Potrebbero piacerti anche