Sei sulla pagina 1di 41

CENTRO UNIVERSITRIO ESTCIO UNIRADIAL UNIDADE SANTO AMARO

Sistema de Transporte Pneumtico

CURSO: ENGENHARIA ELTRICA MATRIA: PNEUMTICA E HIDRAULICA

DATA: 29/11/2.012

ALUNO: Guilherme Amaro Zanfelicce MATRICULA: 200802005351

Sistema de Transporte Pneumtico

SUMRIO 1. INTRODUO.............................................................................................................3 2. TRANSPORTE PNEUMTICO FASE DENSA x FASE DILUDA..........................5 3. Velocidade do GS de da PARTCULA......................................................................9 4. Componentes...............................................................................................................11 5. Aplicaes...................................................................................................................30 6. BIBLIOGRAFIAS E FONTES...................................................................................39 7. ANEXOS.....................................................................................................................40

Sistema de Transporte Pneumtico

1. INTRODUO
O transporte pneumtico tem sua aplicao industrial destacada desde o incio do Sculo XX, devido a algumas de suas caractersticas principais: os baixos custos de manuteno e operao; a grande variabilidade de produtos transportados; a alta flexibilidade dos projetos, podendo haver o transporte vertical e/ou horizontal, alm de diversos sistemas de alimentao de slidos. A utilizao do ar para a movimentao de materiais representa vantagens a este processo se comparado movimentao mecnica (elevadores, redler, transportador helicoidal, etc.), pois oferece maior segurana ao produto uma vez que o mesmo transportado por meio de tubulaes, onde o ar como fluido possibilita o seu escoamento at o local desejado.

Fig.1 Torres de Alimentao de Areia

Sistema de Transporte Pneumtico Um projeto adequado dever prever o tipo de tubulao a ser utilizada, de acordo com o grau de abrasividade e corroso possivelmente gerados pela composio dos materiais. O levantamento criterioso destas caractersticas poder exigir do projeto a utilizao de materiais resistentes como ao inox ou at mesmo PVC, sendo que os raios de curvatura devero ser largos com apossibilidade de "chapas de desgaste" que propiciem sua substituio. O correto estudo das quantidades e pesos dos materiais, bem como velocidades e presses nos dutos so indispensveis para o sucesso do funcionamento.

Fig.2 Sistema de Transporte Pneumtico para negro de fumo

Sistema de Transporte Pneumtico

2. TRANSPORTE PNEUMTICO FASE DENSA X FASE DILUDA


O transporte pneumtico em fase densa pode ser o mtodo mais confivel e eficiente para a manipulao de uma grande variedade de slidos secos a granel. A definio de transporte pneumtico em fase densa significa uma pequena quantidade de ar para movimentar uma grande quantidade de slidos a granel de forma pulsante, em pores atravs da linha de transporte, sendo um processo similar extruso.

Fig.3 Linhas mltiplas de transporte de fase densa

Sistema de Transporte Pneumtico Os sistemas pneumticos em fase diluda utilizam grande quantidade de ar para remover quantidades relativamente pequenas de material em suspenso a altas velocidades. A fase densa tem a vantagem de empurrar eficientemente uma concentrao muito mais densa de material slido a velocidades relativamente baixas (1,5 a 10 m/s) atravs da linha de transporte, o que resulta em uma manipulao mais delicada dos slidos altamente abrasivos que no toleram degradao. Para muitos materiais frgeis, granulares ou cristalinos, no existe processo mais adequado.

Fig.4 Sistema de vcuo de alta velocidade transportando negro de fumo

Sistema de Transporte Pneumtico O transporte pneumtico em fase densa : Eficiente em consumo de energia e mo de obra. Confivel, devido s poucas partes mveis e menor desgaste do sistema; Flexvel, permitindo instalaes de sistemas completos em espaos bem reduzidos ou cheios por sistemas mecnicos, com interrupes mnimas em seu programa de produo.

Os materiais tipicamente transportados so: Alumina, xido de alumnio, alimento para bebs, argila, barita, bauxita, bentonita, brax, carbonato de clcio, cloreto de clcio, negro de fumo, cimento, caf (cru, torrado, modo), detergente, feldspato, carvo, farinha, cinza, fluorita, areia, mistura para vidro, caco de vidro, gesso, xido de ferro, caulim, cianita, calcrio, magnsio, leite em p, amendoim, resina de PVC, sal, slica, barrilha, sulfato de sdio, metal, enxofre, acar, dixido de titnio e muito mais.

Os primeiros sistemas de transporte pneumtico em fase densa eram, simplesmente, um recipiente e uma linha de transporte, alguns sistemas ainda so. Nestes sistemas, todo o ar requerido para retirar o material do recipiente e vencer a frico na linha de transporte adicionado no recipiente. Esses sistemas mais primitivos tm graves pontos negativos, dentre eles,

principalmente, a reduzida eficincia j que precisam de maiores volumes de ar e esto limitados a transportar menores lotes de material, alm do mais, as grandes quantidades de ar que devem ser introduzidas nesses sistemas para 7

Sistema de Transporte Pneumtico evitar entupimento levam ao aumento da velocidade de transporte. Essa velocidade provoca alguns dos muitos problemas que os sistemas em fase densa foram desenvolvidos para evitar (maior abraso e/ou degradao do produto). Nos sistemas mais modernos, s introduzido o volume de ar necessrio para levar o produto at a linha, em densidade mxima. Depois que o material comea a movimentar-se na linha adicionado apenas o ar necessrio para superar o atrito na linha de transporte medida que ela ocorre. A frico pode aumentar dentro do sistema por vrias razes, como por exemplo, numa curva na linha de transporte ou numa mudana nas caractersticas do produto.

Sistema de Transporte Pneumtico

3. VELOCIDADE DO GS DE DA PARTCULA
Temos que ter cuidado na definio das velocidades do gs e da partcula e na velocidade relativa entre eles, a velocidade relativa ou de deslizamento. Os termos que freqentemente so usados livremente na literatura so definidos abaixo. O termo velocidade superficial tambm usado comumente. A velocidade superficial do gs definida como: Ufs = [vazo volumtrica do gs] / [rea da seo reta do tubo] = Qf / A

A velocidade superficial das partculas definida como: Ups=[vazo volumtrica de slidos] / [rea da seo reta do tubo]=Qp/A

Onde o subscrito "s" denota superficial e os subscritos "f" e "p" se referem ao fluido e as partculas respectivamente. A frao da rea transversal disponvel do tubo para o fluxo de gs normalmente assumida ser igual frao de volume ocupada pelo gs, quer dizer, a porosidade ou frao de vazios . A frao da rea do tubo disponvel para o fluxo de slidos , portanto, (1 - ).

E assim, a velocidade real do gs, : Uf = Qf / [A ]

E a velocidade real da partcula: Up = Qp / [A (1 - )] 9

Sistema de Transporte Pneumtico Assim, as velocidades superficiais so relacionadas s velocidades reais pelas equaes: Uf = Ufs / Up = Ups / (1 - )

prtica comum, quando lidamos com fluidizao e com transporte pneumtico, usar simplesmente o smbolo U para denotar a velocidade superficial do fluido. Tambm, de acordo com a prtica comum, o smbolo G ser usado para denotar o fluxo de massa de slidos, quer dizer, G = Mp / A, onde Mp a taxa de fluxo de massa de slidos.

A velocidade relativa entre partcula e fluido Urel definida como: Urel = Uf Up

Esta velocidade freqentemente tambm chamada a "velocidade de deslizamento" USLIP. Freqentemente se considera que, no fluxo vertical de fase diluda, a velocidade de deslizamento igual velocidade terminal de nica partcula, UT.

10

Sistema de Transporte Pneumtico

4. COMPONENTES
Abaixo segue todos os componentes que compem um projeto de um sistema de transporte pneumtico e caractersticas de algumas peas.

11

Sistema de Transporte Pneumtico

12

Sistema de Transporte Pneumtico

13

Sistema de Transporte Pneumtico

14

Sistema de Transporte Pneumtico

4.1 Misturador de zona fluidizada

O Bella Misturador de Zona Fluidizada produzido pela Dynamic Air apresenta um projeto original que alcana uma mistura rpida, eficiente e precisa para slidos secos a granel ou para misturas de lquidos e slidos. Independentemente da granulometria, forma ou peso especfico, os materiais so misturados com uma ao rpida, eficiente e suave. A baixa velocidade de rotao dos eixos evita a existncia de zonas mortas gerando baixo atrito sem cisalhamento do material. Isto torna este equipamento ideal para processar materiais frgeis que no toleram manuseio grosseiro. Mesmo flocos ou materiais de sistemas de secagem por spray permanecem intactos. 15

Sistema de Transporte Pneumtico

Verstil para adio de lquidos Lquidos podem ser adicionados em vazes muito superiores s normalmente permitidas, garantindo mxima exposio da superfcie de contato para perfeita disperso na mistura. Lquidos com uma grande faixa de viscosidade podem ser dispersos na mistura sendo adicionados em forma de spray, gotejados ou dosados. A granulometria do material slido determina vazo e o mtodo de adio de lquido. No misturador Bella voc pode adicionar pequenas quantidades de p ou fibras, pequenas quantidades de lquidos, gordura slida ou lquida, ou lquidos com alta viscosidade. Voc pode, tambm, tingir partculas, pellets ou aglomerados no misturador. Como Funciona O Misturador Bella composto de dois tambores idnticos, que possuem dois agitadores que giram em sentido oposto. As ps dos agitadores so fixadas nos eixos de forma intercalada e com ngulos especficos. Elas se sobrepem no centro do misturador, varrem completamente o fundo dos tambores e permitem a partida do misturador a plena carga (fig.A). O material movimenta-se na horizontal em sentido anti-horrio no permetro enquanto, na regio central, se movimenta da esquerda para a direita e vice-versa (fig.B).

Fig. A

Fig. B

16

Sistema de Transporte Pneumtico

O material na Zona B (fig.A) est em seu estado gravimtrico normal, enquanto est sendo deslocado e espalhado. Na Zona A criada uma zona de ausncia de peso, que eleva efetivamente os ingredientes, permitindo que se movam livre e aleatoriamente, no importando o tamanho ou densidade da partcula. Assim, a interao das duas zonas se torna altamente eficiente, com cada partcula se movimentando rapidamente para uma mistura altamente homognea, a chave da tecnologia do misturador Bella para uma mistura rpida e precisa. Opes Adio de Lquidos - Barra Distorsora de Fluxo (BDF) Quando adicionamos lquidos em materiais que tendem a aglomerar, uma barra para disperso de fluxo utilizada para aumentar a performance do sistema. Esta consiste em um eixo com vrios pinos montados prximos uns dos outros, que giram em alta rotao de forma a criar uma cortina mvel de material sobre as ps durante a mistura para mxima exposio ao spray de lquido. Isto aumenta a uniformidade do produto e a disperso do spray lquido. Um grau de enchimento de 140% da capacidade nominal do batch normalmente requerido.

17

Sistema de Transporte Pneumtico

Mistura com o Sistema de Moagem por Pinos (SMP) Quando um alto cisilhamento necessrio, emprega-se o uso do Sistema de Moinhos de Pinos (PIN MILL SYSTEM). Ele consiste em duas barras de rotao ultra-rpida com pinos. O sistema utilizado para introduzir cisilhamento no material durante a mistura, para moer granulados leves e os aglomerado que estiverem presentes. Um grau de enchimento de 140% de capacidade nominal do batch normalmente requerido.

4.1 Secador / Resfriador

18

Sistema de Transporte Pneumtico

O Secador/Resfriador Bella oferece um mtodo altamente eficiente de resfriar ps, granulados e bolos de filtro. A elevadssima velocidade de mistura do Secador/Resfriador Bella faz dele um aquecedor ou resfriador ideal, desde que o processo de secagem ou resfriamento simplesmente a misturar ar quente ou frio para aquecer ou resfriar com o material a processar. Quanto melhor o misturador, melhor o secador.

19

Sistema de Transporte Pneumtico Sendo o Bella um dos mais rpidos misturadores existentes para produzir misturas de ps secos e granulados, quando utilizado para secar ou resfriar se torna altamente eficiente proporcionando elevada economia energtica com grande impacto na diminuio do custo operacional. Adicionalmente, a delicada ao das palhetas agitadoras permite produzir um material de textura uniforme, umidade e tamanho de partculas uniforme. Com os conjuntos de ps girando em sentido contrrio, as zonas mortas so eliminadas, pois cada partcula que est em secagem ou resfriamento fica em constante movimento e em diferentes direes. O material nunca fica parado, aumentando assim o tempo total de exposio ao ar de aquecimento ou resfriamento, elevando o desempenho e a eficincia. Assim o ar de aquecimento ou resfriamento pode circular livremente entorno de cada partcula de material enquanto encontra-se suspenso na zona de ausncia de peso criando pela acelerao imposta ao material pelos agitadores na regio central do Bella, atravs do qual o ar forado a passar antes de ser liberado. Este processo tambm maximiza a superfcie total do produto que exposta ao ar quente ou frio, aumentando assim a eficincia trmica. O processo de secagem evolui naturalmente at uma evaporao isomtrica (adiabtica) com eficincia trmica de at 80%. Desta forma, menores volumes de ar so necessrios. O Secador/Resfriador Bella pode ser usado para secagem, resfriamento, mistura, pulverizao e aglomerao em um nico equipamento.

Como funciona 20

Sistema de Transporte Pneumtico O Secador/Resfriador Bella conta com dois agitadores paralelos que giram em sentidos opostos. As palhetas dos agitadores so fixadas nos eixos de forma intercalada e com ngulos especficos. As palhetas varrem completamente o fundo dos tambores. O material dentro do misturador gira no sentido anti-horrio no permetro externo enquanto, na regio central, se movimenta da direita para esquerda e vice-versa (fig. 1). O ar quente ou frio penetra pelo topo do secador/resfriador ao longo das regies B e C, descendo na direo dos agitadores em movimento, permeando e envolvendo o material de fora da rea de ausncia de peso. O material na zona B e C (fig. 2) est sendo transportado, distribudo e mecanicamente fluidizado. Na zona A, a acelerao impostas s partculas podem se mover de forma livre e aleatria (randmica) completamente, misturando-se de forma intensa com o ar frio ou quente. Desta forma atingimos um contato mximo entre o ar quente ou frio para obter mxima eficincia.

Fig.1

Fig.2

Vantages - Melhora as caractersticas do material 21

Sistema de Transporte Pneumtico - Excelentes taxas de transferncia de calor - Alta eficincia trmica - Capacidade de mistura adicional - Sem estagnao de material - Tempo mnimo de exposio - Temperaturas de operao de -101 C 482 C - Suave agitao baixo cisalhamento - Portas de fcil acesso - Baixa manuteno requerida - Baixo consumo de energia - Operao contnua ou por carga (batch) Procedimento no Aquecimento/ Secagem/ Resfriamento A temperatura do ar pode ser to alta ou to baixo quanto o produto permitir para manter o tempo de resfriamento ou secagem ao mnimo. Uma vez que o processo tenha iniciado, a temperatura do produto sobe para a temperatura mxima determinada. A temperatura da exausto do ar ser ligeiramente mais alta ou baixa do que a temperatura do produto e isso uma prova da eficincia do secador. A relao prxima entre a temperatura da exausto de ar e a temperatura do produto esta em, quanto maior a temperatura, maior a eficincia do processo. A secagem depende de quatro parmetros: ar/fluxo de gs, temperatura, umidade relativa e eficincia. O Bella secador otimiza esses parmetros e produz rapidamente a umidade atingindo o nvel desejado. Aplicaes - Reduo de peso 22

Sistema de Transporte Pneumtico - Reduo do volume - Recuperao - Separao de lquidos e slidos - Desidratao - Resfriamento/secagem de areia de fundio removida - Esterilizao de produto - Cristalizao de PET - Secagem de compostos orgnicos e inorgnicos - Secagem de detergente em p - Secagem de leite em p - E muito mais 4.3 Misturador Porttil

O misturador porttil para laboratrio Bella B-20-XN fabricado em ao inoxidvel 304, conta com bicos injetores de lquidos, controle de mistura via painel PLC, mltiplas entradas de materiais, barra de distoro, e tampa acrlica de abertura rpida.

23

Sistema de Transporte Pneumtico 4.4 Misturador Pneumtico

Mistura grandes batches O misturador pneumtico Blendcon um dos misturadores mais rpidos e eficientes disponveis para misturar grandes batches de materiais secos granel. Usualmente demora apenas 5 minutos para misturar um batch de 10m e pode homogeneizar lotes de at 200 toneladas. Produzindo grandes batches, uniformes e homogneos, o misturador pneumtico Blendcon simplifica o manuseio, o controle de qualidade e aumenta a produtividade. Mistura rpida e homognea O misturador pneumtico Blendcon utiliza ar comprimido para elevar, girar e tombar materiais secos, utilizando a grande energia cintica liberada quando o ar comprimido se expande rapidamente at atingir a presso atmosfrica. O ar comprimido injetado de forma pulsante no material, num movimento circular ascendente. Este mtodo de mistura to efetivo, que so necessrios poucos pulsos para completar o ciclo de mistura. A mistura rpida e completa. A relao potncia consumida versos material misturado muito baixa, resultando em elevada eficincia.

24

Sistema de Transporte Pneumtico A vlvula do cone de descarga ajuda a eliminar pontos mortos durante a mistura e reduz substancialmente a segregao durante a descarga. No h braos nem lminas misturadoras sujeitas ao desgaste ou entupimento, tornando o misturador pneumtico Blendcon ideal para misturar materiais abrasivos que poderiam encurtar a vida til de um misturador convencional. Melhor limpeza entre batches As superfcies internas lisas do tanque evitam a aderncia de material. No h lminas, tubos ou palhetas que retenham o material, facilitando a limpeza entre diferentes batches. Controle varivel de mistura A ao e intensidade da misturada so controladas pela durao, freqncia dos pulsos, pela presso e volume do ar. Essas variveis so totalmente ajustveis para atingir resultados timos em sua aplicao especfica. Fcil Instalao A cabea misturadora Blendcon pode ser instalada num silo existente ou encomendada juntamente com um silo especfico para sua aplicao. Caractersticas

Mistura rpida, suave e homognea Maior facilidade de limpeza do silo Cone anti-segregante Controle de mistura varivel Mistura materiais abrasivos Baixo consumo de energia 25

Sistema de Transporte Pneumtico


Utiliza ar comprimido Baixo cisalhamento

4.5 Filtro tipo Mangas

Coletor de P e Ventilao em Qualquer Vaso O Coletor de P/ Ventilao Modu-Kleen projetado para silos ventilados, silos de estocagem, misturadores, sistemas de transporte pneumtico de qualquer tipo, ou qualquer outro dispositivo que pode conter ou

26

Sistema de Transporte Pneumtico controlar partculas. Ele pode atender os cdigos de poluio de ar mais restritos. O Coletor de P/ Ventilao Modu-Kleen controlado eletronicamente e auto-limpante para mnima manuteno.

Cone com difusor melhora a eficincia do filtro Construdo como uma parte integrante da gaiola, o cone com difusor direciona uma onda de ar para baixo por toda a bolsa durante o ciclo de limpeza. Esta onda melhora a eficincia do Coletor de P/ Ventilao ModuKleen quando comparado com outro coletor de p tipo "bin vent" que dirige a onda somente em uma poro da bolsa. Os cartuchos do filtro so limpos um de cada vez, ento o Coletor de P/ Ventilao Modu-Kleen Srie 250 pode operar continuamente. No h necessidade de deslig-lo para a limpeza.

Caractersticas

Braadeira das bolsas de lanamento rpido Temporizador seqencial Grade de arame debaixo das bolsas para segurana Resistente, construo reforada Fcil instalao das bolsas e gaiolas Mais de 99% de eficincia Utilizao de 100% da bolsa pelo cone com difusor Compressor de ar disponvel para uso padro Alta razo tecido / ar Baixa manuteno

27

Sistema de Transporte Pneumtico

Adaptadores para exaustor por presso negativa e/ou mltiplos

pontos escolhidos

4.6 Transportadores

Os Transportadores J e JT so desenvolvidos para armazenar um volume especfico de material a ser transportado. A dimenso apropriada aplicao de sistema especfico com relao distncia da linha de transporte, taxa de transporte, velocidade de transporte, e eficincia do ar. O fundo cnico 28

Sistema de Transporte Pneumtico de 60 do Transportador Modelo J e os 45 do fundo cnico do Transportador Modelo JT facilitam a sada do material para alcanar tima eficincia. E so geralmente projetados para transporte em alta presso (acima de 15psig) tanto que os materiais granulados so alimentados de maneira uniforme na linha de transporte para valores de performance predeterminados. Mxima Eficincia A injeo adequada de ar comprimido pelos injetores com volume e presso controlada, permite que somente a quantidade adequada de ar comprimido seja inserida ao transportador necessrio para o transporte. Eles so projetados para criar controlada e eficiente descarga, livre de problemas, e melhor relao de transporte e volume de ar para maximizar a eficincia a confiabilidade. Caractersticas Gerais

Sadas Rotativas Bicos injetores de ar Fundo cnico de 45 ou 60 Certificado PED/ASME Certificado do Conselho Nacional (Americano) Baixa Manuteno Poucas peas mveis Funcionamento Silencioso Construo reforada

29

Sistema de Transporte Pneumtico

5. APLICAES
Abaixo sero listadas algumas aplicaes praticas deste tipo de transportador em vrios tipos de industrias.

5.1 Alimentao de Material Ensacado

30

Sistema de Transporte Pneumtico

5.2 Descarreg. de vages com sistema de pesagem e distribuio

5.3 Descarreg. de silos de estocagem para conjunto de silos dirios

31

Sistema de Transporte Pneumtico

5.4 Sistema de despoeiramento com rosca transportadora existente

5.5 Descarregamento de vages e distribuio interna

32

Sistema de Transporte Pneumtico

5.6 Sistema de despoeiramento sem rosca transportadora

5.7 Sistema de descarga de vages e distribuio interna

33

Sistema de Transporte Pneumtico

5.8 Descarregamento de vages por vcuo em fase diluda e densa

34

Sistema de Transporte Pneumtico 5.9 Sistema de mistura e pesagem

5.10 Transporte e pesagem por lotes

5.11 Sistema de distribuio interna

35

Sistema de Transporte Pneumtico

5.12 Sistema de distribuio interna e reator pressurizado

36

Sistema de Transporte Pneumtico 5.13 Silo misturador com sistema de distribuio interna

5.14 Sistema de distribuio continuo

37

Sistema de Transporte Pneumtico

38

Sistema de Transporte Pneumtico

6. BIBLIOGRAFIAS E FONTES

http://www.dynamicair.com/br/ http://www.transportedegraneis.ufba.br/Apostila/CAP8_TP.pdf

39

Sistema de Transporte Pneumtico

7. ANEXOS

Anexo I Catlogo Dynamic Air

40

Sistema de Transporte Pneumtico

Anexo I
Catlogo Dynamic Air

41

Potrebbero piacerti anche