Sei sulla pagina 1di 3

A importncia da Organizao no Local de Trabalho OLT

Em minha opinio a luta dos sindicatos brasileiros em conquistar o direito a OLT Organizao no Local de Trabalho muito importante. Por qu? Porque esta pergunta o direito a Organizao no Local de Trabalho para mim ligada com muitas outras perguntas: a possibilidade de mobilizar os trabalhadores; a possibilidade de mudar as condies de trabalho, a possibilidade de melhorar a vida dentro da fabrica. Para mim sempre foi estranho ver que no Brasil o trabalho do sindicato fica fora da fabrica e no dentro da fabrica. No certo sentido o trabalho do sindicato para na portaria da fabrica.

OLT na Alemanha Na Alemanha o rgo principal da Organizao no Local de Trabalho a Comisso da Fabrica. Em alemo chamado Betriebsrat. Este Betriebsrat definido num lei. A lei constitucional das empresas. Significa: o Betriebsrat no um rgo do sindicato. um rgo oficial, um rgo publico. Mas na maioria dos casos o sindicato tem a maioria dentro do Betriebsrat. O sindicato trabalha dentro do Betriebsrat, trabalha junto com o Betriebsrat. Para o trabalhador da base sindicato e Betriebsrat so as mesmas coisas. Em diversas empresas, por exemplo dentro da BASF, existe mais outro rgo da OLT: os delegados sindicais. Em alemo chamado Vertrauensmann, homem de confiana. Deixa-me falar sobre a Comisso da Fabrica. Cinco pontos positivos, cinco pontos negativos.

Cinco pontos positivos da CF

Caso que a maioria da CF fosse sindicalista e fazem um trabalho como sindicalistas, eu conheo cinco pontos positivos e cinco pontos negativos. Os cinco pontos positivos: 1. O trabalho do sindicato no para na portaria da empresa. O trabalho do sindicato no fica fora da empresa, mas dentro da empresa. E isso um lugar importante para um sindicato: dentro da empresa. 2. O lugar de trabalho a origem de muitos problemas: tratamento injusto pelos chefes; falta de segurana de trabalho; produtos perigosos; falta da infraestrutura de higiene ou recreao; trabalho muito duro; sistema de remunerao injusta. E muito mais. E por causo disso eu digo: o lugar certo do sindicato o lugar de trabalho onde tem os problemas do dia-a-dia. Claro que fora disso o sindicato tem mais tarefas: campanha salarial, campanhas e lutas politicais. 3. Na Alemanha o membro da CF tem o direito de fazer reunies dentro da fabrica e dentro do tempo do trabalho. E ele pode convidar um diretor do sindicato e ele vai falar na reunio. Significa: A Organizao no Local de Trabalho importante para informar os trabalhadores e para mobilizar os trabalhadores. 4. O membro da CF tem o direito de ser informado pelos chefes. Tem o direito da cogesto: ser informado, ser ouvido. E nos certos pontos o empresrio precisa a aprovao da CF. Por exemplo para horas extras. Por exemplo para mudanas no tempo de trabalho.
5.

Eu como membro da CF tenho o direito de falar diretamente com todos os nveis da hierarquia da empresa. Com o supervisor ou com o diretor dele, se o supervisor no muda da sua atitude injusta. E eu tenho estabilidade!

Cinco pontos negativos

1.

Na Alemanha a Comisso da Fabrica definido pela lei tem limitaes, tem restries. A CF no pode chamar para entrar em greve. A lei diz: a CF tem que colaborar com a empresa numa maneira confivel, como parceiro.

2. A CF na Alemanha formalmente independente do sindicato. E o sindicato no pode controlar a CF. Todos os grupos da empresa podem se candidatar. Inclusive grupos bem perto na diretoria. 3. Na Alemanha as Comisses da Fabrica das grandes empresas so muito fortes. O sindicato no define o trabalho da Comisso da Fabrica. Mas a Comisso da Fabrica define o trabalho do sindicato.
4.

Normalmente o chefe prefere de negociar com os membros da Comisso da Fabrica em vez de negocias com o sindicato. Normalmente ele vai convencer os membros da CF mais fcil do que o sindicato.

5. Normalmente a CF vai defender os interesses da sua empresa. O sindicato tem que defender os interesses da classe trabalhadora. E no sempre os interesses de um grupo de trabalhadores so os interesses da classe trabalhadora.

Finalmente A organizao no Local de Trabalho pode ser um instrumento muito importante para o movimento sindical. Mas a organizao no Local de Trabalho no vai resolver todos os problemas. A coisa decisiva sempre ser: convencer, organizar, mobilizar.

Potrebbero piacerti anche