Sei sulla pagina 1di 4

I ENCONTRO DE EXTENSO DA UNIFIL 29 A 31 DE OUTUBRO DE 2007

TRATAMENTO FISIOTERPICO E PREVENO DAS LESES DESPORTIVAS Cesar Augusto Parreira

O aumento da prtica esportiva tambm provoca um aumento considervel nas incidncias de leses. Vrias so as causas, como a falta de preparao fsica e de orientao para o esporte (COHEN, 2003). O esporte de competio nada tem a ver com sade. Isso se d porque o corpo humano, principalmente o sistema msculo-articular um instrumento privilegiado no esporte. No esporte de competio existem treinos todos os dias e jogos periodicamente, tendo o atleta pouco tempo para descansar. O aspecto preventivo no tratamento das leses esportivas revestese de muita importncia, quer se discuta atividade fsica de alto desempenho, quer como mero coadjuvante de tratamentos mdicos. A necessidade de aumentar a longevidade dos atletas, a maior indicao teraputica de atividade fsica e o prprio aumento do nmero de pessoas que querem usufruir seus benefcios fazem com que os aspectos preventivos devam ser encarados como prioridade cada vez maior pelos profissionais da rea de fisioterapia esportiva (FONTANA, 1999). O desempenho esportivo de cada pessoa baseado na interao de aspectos cognitivos, capacidades fsicas e psicolgicas, que, na presena de certos fatores externos associados a condies limitantes, levam aptido fsica (PEDRINELLI, 2002). A ocorrncia de leses esportivas decorrncia de inter-relao entre o atleta e o esporte praticado. Toda atividade fsica gera uma sobrecarga em algum ponto do aparelho locomotor. Se esta sobrecarga fica circunscrita capacidade fisiolgica do organismo de se recuperar, no h a instalao de um processo patolgico (PEDRINELLI, 2002). Segundo o mesmo autor, a base de todas as teorias envolvidas no trabalho de preveno das leses leva em conta a capacidade de se avaliar adequadamente as limitaes de quem pratica o esporte associada ao conhecimento da magnitude e tipo de sobrecarga que a prtica do esporte gera. Atletas bem condicionados sofrem um menor nmero de leses.

I ENCONTRO DE EXTENSO DA UNIFIL 29 A 31 DE OUTUBRO DE 2007

O trabalho da fisioterapia desportiva torna-se bastante diferente dos outros, pois tudo tem que ser muito mais rpido e funcionalmente mais efetivo, pois o atleta mais do que qualquer outro indivduo precisar executar todas as funes do seu corpo, msculos, ossos e articulaes, no mximo de potncia e amplitude para execuo perfeita de todos os movimentos (RODRIGUES, 1996). Alm disso, o fisioterapeuta se depara com outros incentivos segundo Canavan (2001) para tornar seu trabalho mais rpido e intensivo, a presso, sejam ela de treinadores, patrocinadores, diretoria e principalmente dos atletas, o principal motivo disto. A Fisioterapia Esportiva um componente da Medicina Esportiva e suas prticas e mtodos so aplicados no caso de leses causadas por esportes, com o propsito de recuperar, sanar e prevenir as leses (NEGRO, 2002).

Justificativa

Com base nestas afirmativas e com a dificuldade encontradas por diversas equipes e atletas em relao possibilidade de contar com um atendimento fisioterapeutico especializado, principalmente causado por fatores econmicos e, tambm pela necessidade de possibilitar experincias na rea da Fisioterapia Desportiva aos alunos do curso de fisioterapia da Unifil, visualizamos a necessidade de desenvolvermos um Projeto de Extenso com a finalidade de atender atletas de alto rendimento, de ambos os sexos, de diferentes categorias de diversas modalidades esportivas, sendo estas equipes e/ou atletas desprovidos de atendimento fisioteraputico particular.

Objetivos:

Gerais: Tratar e prevenir as leses ocorridas em atletas de diferentes

modalidades esportivas de alto rendimento do municpio de Londrina/PR;

Especficos: Estabelecer a padronizao da avaliao fisioteraputica em

atletas; Levantar a prevalncia e a incidncia das leses atendidas pelo projeto nas diferentes modalidades; Implantar programas de preveno de leses especficos para cada modalidade desportiva; Prestar atendimento

I ENCONTRO DE EXTENSO DA UNIFIL 29 A 31 DE OUTUBRO DE 2007

fisioteraputico

em

eventos

esportivos

locais,

estaduais,

nacionais

internacionais; Aumentar o conhecimento especfico da Fisioterapia Desportiva; Estimular a produo cientfica dos alunos participantes no projeto;

Desenvolvimento:

Tratamento de leses na Clnica de Fisioterapia da Unifil: Preveno de leses: programas especficos para cada modalidade, de acordo com a biomecnica de cada gesto desportivo; Estudos dirigidos, discusso de temas e casos: Avaliao em Fisioterapia Desportiva: discutir e estabelecer mtodos especficos de avaliao relacionados com a fisioterapia desportiva; Iniciao cientfica: disseminao dos resultados do Projeto; Participao em eventos esportivos: prestar atendimento de primeiros socorros e fisioteraputico em diversos eventos esportivos com a finalidade de divulgar o Projeto, o Curso de Fisioterapia, a Unifil e, acima, de tudo a importncia da Fisioterapia na rea Desportiva.

Referncias

COHEN, M.; ABDALA, R.J. Leses no esporte: diagnstico, preveno e tratamento. Rio de Janeiro: Revinter, 2003.

FONTANA, R.F. O papel da fisioterapia da performance do atleta. Revista de Fisioterapia da Universidade de So Paulo. 6 (Supl. Esp.): 79. 1999. So Paulo: Ed.FMUSP.

NEGRO, S. S. Introduo a fisioterapia desportiva. 2002. Disponvel em: http://www.personalfit.com.br/artigos.asp?artigo=246. Acesso em: 25/08/2003.

PEDRINELLI, A. Preveno de leses esportivas. 2002. Disponvel em: http://www.lincx.com.br/lincx/orientacao/prevencao/aspectos.html. Acesso em: 29/07/2002.

I ENCONTRO DE EXTENSO DA UNIFIL 29 A 31 DE OUTUBRO DE 2007

RODRIGUES, A. Leses msculo-esquelticas nos e Esportes. So Jos do Rio Preto: CEFESPAR, 1996.

Potrebbero piacerti anche