Sei sulla pagina 1di 12

Tcnicas de Colorao e Forma do Cabelo

Expresso Grfica Forma e Cor Apoio Tecnolgico

Eng. Filipe Castro

Caracterizao dos diferentes tipos de Rosto

Todas as pessoas so diferentes nos mais variados aspectos, um dos aspectos que mais nos define o tipo de rosto.

Fig. 1 Os diferentes tipos de rosto

Rosto Quadrado Caractersticas: Testa larga e maxilar amplo. Evitar: Cortes sem curvaturas, muito lisos e grudados no rosto, porque evidenciam os traos do rosto quadrado. Modelo Ideal: Cortes assimtricos, com camadas e franja irregulares ou cachos no cabelo longo.

Rosto Redondo Caracteristicas: testa e maxilar arredondados, tendem a serem mais largos nas maas do rosto. Evitar: muito volume. Modelo Ideal: Cabelos longos ou mdios, claro, sem volume.

Rosto Oval

Caracteristicas: o mais equilibrado, largo nas maas do rosto e se estreita suavimente em direao ao queixo. Evitar: Cortes muito curtos se seu pescoo comprido ou franja muito curta se sua testa grande. Modelo Ideal: O rosto oval combina com quase todos os tipos de cortes!

Rosto Triangular Invertido Caractersticas: Testa larga e queixo fino. Evitar: chanel curto com ponta. Modelo Ideal: franja lateral e cabelo na altura dos ombros.

Rosto alongado Caractersticas: Modelo Ideal: preciso dar volume zona maxilar. O cabelo de comprimento mdio o mais adequado. Escolha um corte que d um ar mais fresco, descansado

Rosto com formato de corao Caractersticas: No formato corao o pico da viva( uma entrada de cabelos em forma de v no meio da testa) acentuado e queixo delicado. Modelo Ideal: Se tiver o queixo pequeno, pode equilibr-lo com franja e cabelo na altura dos ombros. Um pouco de ondulao dar mais movimento ao corte.

Rosto diamante

Caractersticas: Mandbula pequena e ma do rosto proeminente so caractersticas desse tipo de rosto. O que mais se destaca so as bochechas. Modelo Ideal: Os cortes rectos na altura dos ombros so ptimos; os cortes mdios apresentaro melhores resultados. Nunca use penteados carregados demais.

Rosto triangular Caractersticas: Tem uma fronte mais estreita e uma proeminente ou ampla
linha do maxilar

Modelo Ideal: O cabelo curto e volumoso com movimento o mais indicado para esse tipo de rosto, mas se preferir o cabelo comprido, deixe no mximo at a altura do ombro e use franja de lado

Cores Primrias
Chamam-se cores primrias, as cores puras, ou seja, cores que no se conseguem com a mistura de outras cores. Originariamente as cores primrias so as do sistema CMYK, as quais foram substitudas na antiguidade pelas do sistema RYB. Isto deveu-se dificuldade que havia em encontrar, pigmentos na natureza de cor Ciano e magenta. Sistema RYB Azul Vermelho Amarelo Sistema CMYK Ciano Magenta Amarelo

Cores Secundrias
So as cores que se formam pela mistura de duas cores primrias, em partes iguais.

Fig. 2 Cores Primrias e secundrias

Em todos os casos, as cores secundrias de um sistema, so as cores secundrias do outro sistema.

Cores Complementares
So cores que, em certo sentido, so opostas umas s outras. Estas cores quando misturadas, produzem o preto, o branco ou alguma graduao de cinza.

Tipos de Cor
Cores Quentes: So aquelas que nos transmitem a sensao de calor. So associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho. So consideradas excitantes Cores Frias: So aquelas que nos transmitem a sensao de frio. As cores frias, so associadas gua, ao gelo, ao cu, e s rvores: violeta, azul e verde. So consideradas calmantes.

Fig. 3 Cores Quentes e Frias

Desenho Grfico de Cortes de Cabelo e Maquilhagem


Existem vrios programas para modificao de estilo de cabelo virtual. Um dos mais conhecidos ser o Hair Pro 2008, o qual tem o mal de ter de ser adquirido para permitir todas as suas funcionalidades. Existem tambm algumas pginas online que permitem executar estas mesmas funes, mas com o inconveniente de se ter de pagar uma certa quantia. Entretanto apareceu um site online, TAAZ, o qual, no s nos permite executar todo o tipo de penteados, mas tambm modificar todo o aspecto da face.

TAAZ

http://www.taaz.com

Este site permite-nos inserir uma foto de um potencial cliente, e enquanto ele espera a sua vez, vai escolhendo o tipo de corte que quer e respectiva maquilhagem. Se s quisermos utilizar a parte de modelao de cabelo, estamos vontade para isso, seno podemos utilizar todas ou algumas das opes.

ROSTO
o Base (Foundation) Pode escolher atravs da cor que mais me agrada na palete, a qual se divide por trs tipos de cores. Cores suaves (Lights), cores mdias (Mediums) e cores escuras (darks). Ou ento por pesquisa da marca que dispe no campo All Brands. Tambm pode executar a pesquisa atravs do valor a pagar pela base, no campo All prices. Depois de escolhida a base a utilizar, pode aumentar ou diminuir a quantidade de base aplicada na opo Adjust Amount. Se o aspecto no agradar, posso sempre retirar a base no boto Remove Foundation.

o Corrector (Concealer) O Corrector tem exactamente as mesmas opes que a base

o Blush Uma vez mais pode escolher por marca ou por preo o tipo de blush a usar, ou ento atravs da palete de cores. Rosas (Pinks), Pessegos (Peaches) e Escuros (Darks/Bronzers). Nas trs figuras de roistos que aparecem, escolha a distribuio que quer de blush no rosto. Pode por maior ou menor quantidade(Adjust Amount) ou retir-lo(remove blush).

OLHOS
o Sombra Uma vez mais pode escolher por marca ou por preo o tipo de Sombra a utilizar, ou ento atravs da palete de cores. Claras (Brights), Azuis/Verdes (Blues/Greens), Ameixa/Castanhos (Plums/ Browns) e Escuros(darks). Nos quadros com imagens de olhos, escolhe o tipo de maquilhagem que deseja, com uma cor, duas ou trs e depois ser s escolher a(s) cor(es) desejada(s). Pode aumentar ou diminuir a quantidade e aumentar a mistura de cores ou diminuir na opo Adjust Shimmer. Se o resultado no agradar, pode retirar no boto Remove Eyeshadow

Liner

Uma vez mais pode escolher por marca ou por preo o tipo de liner a usar, ou ento atravs da palete de cores. Cores claras (Brights) e Escuras (Darks). Nas imagens com olhos, escolhe o tipo de risco que se deseja no olho, aumentando ou diminuindo a quantidade no Adjust Amount, podendo ainda aumentar a mancha em Adjust Smudge. Uma vez mais, se o resultado no agradar, pode retirar no boto Remove Eyeliner

o Pestanas Uma vez mais pode escolher por marca ou por preo o tipo de Rimel a usar, ou ento atravs da palete de cores. Nas imagens, pode escolher o tipo de pintura de pestanas superiores e inferiores a efectuar, aumentando ou diminudo a quantidade em Adjust Amount. Uma vez mais, se o resultado no agradar, pode retirar no boto Remove Eyelashes.

o Lentes de Contacto Neste campo pode escolher a cor das lentes de contacto de acordo com o seu gosto.

o Sobrancelhas Nesta opo podemos manter ou aparar a quantidade de sobrancelhas.

LBIOS

o Baton e Gloss Uma vez mais pode escolher por marca ou por preo o tipo de Baton e de gloss a usar, ou ento atravs da palete de cores. Aumentar e diminuir a quantidade de Baton e de Gloss. Uma vez mais, se o resultado no agradar, pode retirar no boto Remove Lipstick.

o Liner Uma vez mais pode escolher por marca ou por preo o tipo de liner a usar, ou ento atravs da palete de cores. Aumentar e diminuir a quantidade de liner. Uma vez mais, se o resultado no agradar, pode retirar no boto Remove Lipliner.

o Roliador Nesta opo pode enroliar os lbios atravs da opo Adjust Volume. Se o resultado no agradar, pode retirar no boto Reset Lips.

o Esbranquiador Nesta opo pode branquear os dentes atravs da opo Adjust Whitening. Se o resultado no agradar, pode retirar no boto Reset Whitening.

CABELO
o Penteado Nesta opo pode escolher o tipo de penteado por tamanhos, na opo All Lengths ou por estilo de corte na opo All Styles

o Cor Nesta opo pode escolher a cor do penteado escolhido anteriormente

CULOS
o Modelo Aqui pode escolher o tipo de culos de sol com o qual o modelo ficar melhor

HAIR PRO 2008

Este programa tem de ser adquirido para ter todas as suas capacidades, mas tambm uma boa ferramenta para utilizar num cabeleireiro. Inicia-se por seleccionar a foto que se vai utilizar, possvel carregar fotos reais. Estas opes esto no separador Fotos (Photos)

Depois de escolher a foto, tem de se escolher o tipo de penteado desejado, de um dos muitos estilos presentes.

Aps escolhido o corte de cabelo, vamos escolher a cor do penteado, podendo jogar com a cor base, que em princpio ser a descolorao, e a cor que se ir colocar por cima, chegando assim a uma possvel cor desejada. Para tal existe toda uma palete de cores possveis, sendo tambm possvel executar uma cor por atravs da quantidade de cores primrias e secundrias a serem utilizadas.

10

Em suma, estas ferramentas podem ajudar a visualizar o resultado final de um corte e de toda uma maquilhagem, mas nada substitui a realidade. Enquanto as clientes esto espera de ser atendidas, esta ser uma boa forma de as distrair, na procura de um melhor look. evidente que ter mais algum trabalho, ao ter de estar com a cliente a ver o que melhor lhe fica, mas poder ser um elemento diferenciador de todos os outros cabeleireiros, levando o sucesso ao seu negcio.

11

Potrebbero piacerti anche