Sei sulla pagina 1di 6

A origem das 12 tribos de Israel est descrita em Gnesis 29 , 30 e 35. 16-22.

Ali vemos descritos os nascimentosdos 12 filhos de Jac que tambm tinha o nome de Israel. Esses doze filhos foram: Rubn, Simeo, Levi, Jud, D, Naftali, Gade, Asser, Issacar, Zebulom, Jos e Benjamim. Mas esses 12 nomes ainda no correspondem exatamente s 12 tribos de Israel. Mais tarde, depois da fuga do povo de Israel do Egito, Deus define que a tribo de Levi seria uma tribo separada para servi-Lo (principalmente como sacerdotes e em ministrios diversos no culto a Deus), e que no teria um territrio especfico na terra prometida. No lugar dela e no lugar de Jos, assumem o posto de tribos de Israel Manasss e Efraim (Veja imagem acima).

A partir da, o povo de Israel organizado em 12 tribos (povos), sendo: (1)Rubn, (2)Simeo, (3)Jud, (4)D,(5)Naftali, (6)Gade, (7)Asser, (8)Issacar, (9)Ze bulom, (10)Manasss, (11)Efraim e (12)Benjamim. Dentro dessa organizao, as pessoas da tribo de Levi vivem entre seus irmos, em seus territrios, cumprindo as ordens de Deus de serem separados para o ministrio do Senhor. Ento no so contados entre as 12 tribos. E baseado nessas 12 tribos que todo o territrio da terra prometida (Cana) dividido (essa histria est no livro de Josu. Veja mapa abaixo). Mais tarde, j no livro dos Reis, temos a histria de como essas 12 tribos se uniram sob uma monarquia, onde reinaram Saul, Davi, Salomo. Aps a morte de Salomo, as 12 tribos se dividiram e formaram dois reinos: Reino do Sul (Jud e Benjamim), que teve como capital Jerusalm. E reino do Norte: (as outras 10 tribos). Que teve como capital Samaria. Cada um desses reinos tinha o seu prprio rei. Aps essa diviso nunca mais houve uma unificao das 12 tribos de Israel. Os dois reinos (Do Norte e do Sul) sempre tiveram problemas de inimizade.

De forma resumida seria essa a histria a respeito das 12 tribos de Israel.


Tribo de Israel (do hebraico sedadinu s odad emon o ) tribais patriarcais do antigo povo de Israel e que de acordo com a tradio judaico-crist teriam se originado dos doze filhos de Yaacov (Jac), neto de Abraham (Abrao). As doze tribos teriam o nome de dez dos filhos de Jac. As outras duas tribos restantes receberam os nomes dos filhos de Yossef (Jos) , abenoados por Yaacov como seus prprios filhos. Os nomes das tribos so: Rben, Simeo, Levi, Jud, Zebulom, Issacar, D, Gade, Aser, Naftali, Benjamim, Manass s e Efraim. Apesar desta suposta irmandade as tribos no teriam sido sempre aliadas, o que ficaria manifesto na ciso do reino aps a morte do rei Salomo. Com a extino do Reino de Israel ao norte, dez das tribos desapareceriam e a determinao do seu destino at hoje objeto de debate. As outras tribos restantes (Jud, Benjamim e Leviconstituiriam o que hoje chama-se de judeus e serviria de base para sua diviso comunitria (Yisrael, Levi e Cohen).

As "Doze Tribos" tambm pode ser pronunciada por alguns como "Treze tribos", levando em considerao que os filhos de Jos (Manasss e Efraim), que teriam sido considerados por seu av (Israel), como seus prprios filhos, ficando ao invs de 12, 13 tribos.

Mapa de 1759 com a diviso clssica das doze tribos de Israel

O livro de Gnesis conta da descendncia do patriarca [[Jacob, mais tarde batizado por Deus como Israel, e de suas duas mulheres e duas concubinas. Jacobe teve ao todo 12 filhos, cujos nomes esto acima citados. Neste momento da narrativa, o cronista bblico concentra-se no relato da histria de Jos, de como ele foi separado de seus irmos, como obteve importncia poltica no Egito, e de como voltou a reunir sua famlia. A narrao conta tambm que os 12 filhos de Jac e suas famlias e criados obtiveram permisso para habitar a frtil regio oriental do Delta do Nilo, onde teriam se multiplicado grandemente. Cada uma das 12 famlias teria mantido uma individualidade cultural, de forma que se identificassem entre si como tribos separadas. A narrativa ainda destaca que Jos teve 2 filhos, Manasss e Efraim, e seus descendentes seriam elevados ao status de tribos independentes, embora fossem sempre referidos como meio-tribos (encerrando um nmero fixo de 12 tribos). Ao final de Gnesis, Jac, em sua velhice, abenoa a cada um de seus filhos, prenunciando o destino que aguardavam os seus descendentes no futuro. Em xodo, a Bblia conta como Moiss, membro da tribo de Levi, e seu irmo Aro, lideraram os hebreus das 12 tribos em sua fuga do Egito. Durante a narrativa, as tribos so contadas, e seus lderes e representantes so nomeados, demonstrando um forte senso de individualidade entre as tribos e as meio-tribos de Jos. tribo de Levi so designadas as tarefas sacerdotais e os direitos e deveres diferenciados que estas tarefas implicavam. As demais mantiveram-se com os mesmos direitos e obrigaes, embora, atravs do nmero de membros, algumas tribos j pudessem gozar de alguma superioridade poltica.
ndice

[esconder]

1 Hipteses histricas 2 As tribos como unidades geogrficas 3 Perodo monrquico - Unio poltica 4 Israel dividida 5 O destino das Tribos de Israel

o o

5.1 As tribos perdidas 5.2 A tribo remanescente: Jud e os judeus

[editar]Hipteses

histricas

Para judeus e cristos, no h dvidas da veracidade do relato bblico, e h pouco o que se discutir sobre a origem das Tribos de Israel fora do contexto bblico. No entanto, arquelogos, historiadores e estudiosos da Bblia argumentam sobre a origem das tribos. H teorias que sugerem que apenas algumas das tribos teriam realmente sado do Egito, e se fixado por alguns anos no entorno de Cana, onde teriam encontrado outras tribos de origem hebraica autctones da regio. Sua afinidade lingstica e racial, em contraste com as diferenas encontradas nos vizinhos cananeus teria encorajado as tribos a agirem em regime de coexistncia, e em algumas vezes, de cooperao, o que teria favorecido a conquista de Cana (uma mirade de cidades-estado e pequenos reinos independentes) pelos hebreus. Neste caso, as tribos do xodo teriam sido aquelas de maior destaque na narrativa bblica, ou seja, Jud, Levi, Simeo, Benjamim, e as meio-tribos de Efraim e Manasss, o que enfraqueceria toda a base histrica da narrativa do xodo. J os arquelogos notam que no h vestgios concretos da passagem de um povo, estimado em mais de 600000 pessoas, por 40 anos pelo deserto entre o Egito e a Palestina. Assim, a narrativa de Gnesis e xodo no tem uma base histrica, embora alguns pontos pudessem ter sido moldados para justificar com razes familiares a unio das 12 tribos. [editar]As

tribos como unidades geogrficas

Moiss liderou as 12 tribos pelo deserto da Pennsula do Sinai, e seu sucessor Josu tomou para si a tarefa de coordenar a tomada de Cana. Para que ocorresse de forma ordenada, a terra de Cana foi dividida entre cada uma das tribos e meias-tribos, que se encarregaram de conquist-las, na maior parte dos casos sem o auxlio das demais. Uma das tribos, a de Levi, no recebeu uma poro territorial fixa, mas sim algumas cidades distribudas por toda a Palestina. O territrio de algumas das tribos, como Simeo e Aser, correspondiam a reas mais tarde dominadas por filisteus e fencios, respectivamente. Aps a narrativa da conquista de Cana, os relatos acerca destas tribos se tornam confusos, e as suas referncias geogrficas so praticamente inexistentes, ou inconsistentes, dando a entender que essas tribos deixaram de existir geograficamente, e seu povo foi absorvido ou por povos estrangeiros, ou por outras tribos israelitas, ou por ambos, embora ainda fossem contados como parte das 12 tribos. A tribos de D outro exemplo de mudana ao longo da Bblia. Inicialmente, D posicionada na metade sul da Palestina, em um pequeno territrio posteriormente conquistado pelos filisteus. Mas ao contrrio de Simeo e Aser, o territrio de D continuou existindo, mas muito mais ao norte, ao redor da cidade de mesmo nome. Algumas interpretaes colocam que D havia sido alocada desde o princpio em dois territrios disjuntos. A meia-tribo de Manasss ocupou um vasto territrio nos dois lados do Rio Jordo, do Mar Mediterrneo at a Sria, prximo a Damasco. Efraim foi posicionada na regio central, incluindo as importantes cidades de Sil, Gilgal e Betel, cuja importncia remete s histrias dos Patriarcas. Benjamim recebeu um territtio pequeno ao sul de Efraim, porm incluindo cidades importantes, como Gibe, Jeric e Jerusalm. Jud posicionou-se num vasto territrio montanhoso e frtil ao sul, entre o Mar Morto e o Mediterrneo, tendo Hebrom e Belm como cidades mais importantes. As demais tribos receberam territrios pequenos, ou com pequena importncia na narrativa bblica subseqente.

[editar]Perodo

monrquico - Unio poltica

As tribos mantiveram certa estabilidade, independncia e equilbrio poltico durante o Perodo dos Juzes, visto que so relatados feitos notveis de herdeiros da maior parte das tribos, sem particular destaque a nenhuma delas. Mas no final do sculo XI a.C., com o incio do perodo monrquico e a coroao de Saul, as tribos se uniram pela primeira vez sob um nico lder. Entretanto, apesar da identidade racial, lingstica e religiosa, e das histrias que as uniam desde a sua criao, aparentemente havia uma certa ciso entre a tribo de Jud e as demais, visto que o profeta Samuel refere-se algumas vezes a Israel e Jud como entidades independentes unidas apenas por um contexto histrico. O rei Saul pertencia tribo de Benjamim, e adquiriu inicialmente a simpatia de todas as tribos, mas um movimento em Jud, liderado por David e apoiado pelos filisteus, terminou por vencer Saul. Davi foi coroado em Hebrom rei de Jud, enquanto o restante de Israel deveu lealdade ao filho de Saul, Isbosete. Houve uma guerra civil, com vitria de Davi. Ao poupar a Casa de Saul, Davi ganhou popularidade, e aps vrios feitos militares contra povos estrangeiros, viu as 12 tribos se unirem firmemente sob seu cetro. Seu filho, Salomo, manteve sua autoridade sobre toda a ISRAEL at sua morte. Apesar desta unio poltica, a prpria narrativa deste perodo faz transparecer as profundas diferenas polticas e mesmo culturais entre Jud (e ao final do reinado de Salomo, tambm de Benjamim, j que os reis de Jud reinaram em Jerusalm, cidade benjaminita) e as demais tribos. Uma diferena marcante na carga de impostos aplicados a Jud e s outras tribos, favorecendo a primeira, principalmente numa poca de constante expanso territorial e grandes obras, foi o estopim para a desunio que se seguiu. [editar]Israel

dividida

Com a morte de Salomo, uma faco liderada por Jeroboo viu nesta uma oportunidade para resgatar Israel do poderio de Jud. A aclamao de Jeroboo significou a diviso indissolvel entre Jud (e Benjamim) e as demais 10 tribos, uma vez que o filho de Salomo, Roboo, foi confirmado rei em Jerusalm. Formou-se assim os reinos de Jud, ao sul, com sede em Jerusalm, e Israel, ao norte, com capital em Samaria. Neste perodo, as tribos de Jud e Benjamim aparecem quase inteiramente fundidas entre si (ou seja, as referncias a Benjamim desaparecem, embora seu territrio e suas cidades estivessem no corao do territrio de Jud), e o mesmo acontece com as outras 10 tribos do norte. Dentre as tribos do norte, ainda se observa traos de individualidade na meia-tribo de Manasss, mas de maneira geral no h mais distino fsica ou cultural entre elas. A partir deste momento, as 12 Tribos de Israel passaram a ser uma alegoria, referindo-se ao seu estgio original de unio em nome de Deus, representando o ideal do povo hebreu, especialmente no Novo Testamento, e no mais entidades polticas diversas. De qualquer modo possvel que o sistema de tribos tenha permanecido, mesmo que apenas ao nvel familiar devido tradio de traar genealogias, remetendo indivduos aos filhos de Jac. O reino teve incio com Roboo, que era filho de Salomo e durou o periodo de 209 anos.Ele foi dividido por volta de 931 A.C e permaneceu assim ate o ano de 722 A.C. Neste reino dividido temos:o REINO NORTE tambm chamado de ISRAEL que foi formado pelas 10 tribos: Rben, Issacar, Zebulom,D,nafitali, Gade, Aser, Efraim, Manasses, Simeo. Essas so as 10 tribos do reino Norte. [editar]O

destino das Tribos de Israel

Um dos elementos que mais intrigam os estudiosos o destino das Tribos de Israel, sobretudo as 10 tribos do norte, cuja referncia cessa completamente aps as invases da Assria [editar]As

tribos perdidas

As conquistas assrias no sculo VIII a.C. abriram caminho para a conquista do reino do norte de Israel. A queda de Samaria significou o fim do estado Israelita. Seu povo, ou aqueles que sobreviveram, foram deportados para a Assria e redistribudos por todo seu territrio. Neste momento, as 10 tribos do norte desapareceram por completo do relato bblico. O mais provvel que qualquer trao de unio tribal tenha desfalecido com a fragmentao das comunidades israelitas, e que os hebreus que sobreviveram ao processo tenham se unido a estrangeiros e abandonado suas tradies. [editar]A

tribo remanescente: Jud e os judeus

Apesar da queda de Jerusalm, menos de 2 sculos depois, os descendentes de Jud, ao serem levados ao exlio no reino da Babilnia, mantiveram fortes laos culturais entre si. possvel que tivessem mantido esta unio graas s profecias do profeta Jeremias, que previu que o exlio duraria 70 anos, e que o povo seria libertado e mandado de volta a Jerusalm ao final deste perodo; a f conjunta na realizao da profecia teria mantido a tradio da tribo de Jud intacta, se no fortalecida. no perodo de exlio que surge pela primeira vez de maneira consistente o termo judeu, se referindo a todos os membros da tribo de Jud. Passado o tempo previsto por Jeremias, Ciro, o Grande, conquistou a Babilnia, e enviou os judeus de volta Palestina, designando para eles a provncia de Yehud, de maneira geral, o mesmo territrio do antigo reino de Jud. Os judeus ali habitaram at o sculo II da Era Crist. Sua religio passou a se chamar "judasmo", a prtica religiosa de Jud (distinta havia muito das prticas religiosas mais populares no Reino de Israel). Entre o fim do exlio babilnico e a dispora, os judeus nutriram um forte senso de unio e resistncia a dominao estrangeira, to forte que, mesmo aps sua expulso definitiva da Palestina pelos romanos, os judeus mantiveram laos entre as distantes comunidades formadas por toda sia, norte da frica e Europa, verdadeiras redes atravs das quais sobreviveram suas tradies. Durante este perodo, o termo "judeu" significando um seguidor da religio judaica suplantou o significado tribal do termo, e muitos estrangeiros de origem no semtica se declaravam judeus. De toda forma, atravs dos judeus e do judasmo, a tradio da tribo de Jud sobreviveu at os dias de hoje

Potrebbero piacerti anche