Sei sulla pagina 1di 12

PRINCPIOS NORTEADORES DA RECUPERAO JUDICIAL: IMPORTNCIA DESTA ANLISE NO BRASIL

Felipe Dias Medeiros

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo estudar os princpios que norteiam o processo de recuperao de empresas, analisando qual a importncia destes princpios dentro do processo e sua relevncia na interpretao da lei. O trabalho tambm implica no estudo da importncia da empresa na sociedade, mas esclarecendo que nem toda a empresa tem relevncia para a comunidade, pois no so todas que cumprem sua funo social, e por conseqncia no so todas que devem ser preservadas. Palavras-Chaves: Recuperao de Empresas; Princpios Norteadores.

1 PRINCPIOS NORTEADORES DA RECUPERAO DE EMPRESAS

A recuperao judicial se funda em alguns princpios basilares, nos quais constituda sua legislao. A lei 11.101/2005 tratou de consagrar os princpios da preservao da empresa e da funo social da empresa, que so princpios norteadores para a interpretao de todos os artigos da referida lei. A verificao destes princpios passa tambm pela anlise da viabilidade da empresa. Uma empresa que respeita os supracitados princpios, por consequncia pode ser considerada uma empresa vivel, podendo ento se submeter ao processo de recuperao. Veremos que esses dois princpios esto intensamente ligados, um depende da existncia do outro.

1.1 Princpio da Preservao da Empresa

O princpio da preservao da empresa foi positivado pelo legislador no artigo 47 da lei 11.101/2005, tal qual sua grande importncia. Dispe o artigo 47 :
Art.47. A recuperao judicial tem por objetivo viabilizar a superao da situao de crise econmico-financeira do devedor, a fim de permitir a manuteno da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservao da empresa, sua funo social e o estmulo atividade econmica.

Para incio do estudo devemos nos recorrer a um conceito de princpio da preservao da empresa. Quem nos traz este conceito Nelson Nones (proxy.furb.br/ojs/index.php/juridica/dearticle/viewfile/841/661):
Do ponto de vista conceitual, o princpio da preservao da empresa um princpio geral de direito de aplicao prtica que tem por escopo preservar as organizaes econmicas produtivas, diante do prejuzo econmico e social que a extino de uma empresa pode acarretar aos empresrios, sociedades empresrias, trabalhadores, fornecedores, consumidores e Sociedade Civil. Trata-se, portanto, de um princpio jurdico geral a ser aplicado pelo Poder Judicirio aos casos concretos para garantir a continuidade da empresa por sua relevncia socioeconmica.

Deste conceito podemos extrair que o princpio da preservao da empresa no exclusividade do direito empresarial. Podemos retirar tambm deste conceito que o principio em questo tem aplicabilidade prtica, realizada pelo judicirio. Este o princpio norteador da recuperao judicial, que deve ser lembrado na interpretao de todos os artigos do diploma legal que trata da recuperao. Como vimos o interesse de preservar a empresa do Estado, e este o faz para proteger a sociedade das conseqncias da falncia. Para estudar melhor este princpio, devemos nos recorrer a um conceito de empresa, que nas palavras de Waldo Fazzio Jnior (2005 p.35) :

Uma unio de distribuio de bens e/ou servios. um ponto de alocao de trabalho, oferecendo empregos. um elo na imensa corrente do mercado que, por isso, no pode desaparecer, simplesmente, sem causar seqelas.

Podemos retirar deste conceito o grande valor que tem o princpio da preservao da empresa. O principal ponto que a empresa gera trabalho, empregos diretos e indiretos. No podemos pensar que quando uma empresa fecha as portas apenas seus trabalhadores que ficam desempregados. Uma empresa gera muitos empregos indiretos. O seu fornecedor, que quem lhe vende o produto com certeza ser afetado com sua falncia, podendo tambm ter que encerrar seus trabalhos. A empresa em funcionamento gera tributos ao governo, tanto na esfera federal, estadual como tambm municipal, e o fechamento desta empresa cessar com o recolhimento destes tributos, refletindo nos investimentos do Estado na comunidade. Destarte este um importante princpio, o que nos ensina Mariza Marques Ferreira (www.franca.unesp.br/mariza.pdf):
A empresa representa hoje um dos principais pilares da economia moderna, portanto, ela uma grande fonte de postos de trabalho; de rendas tributrias; de fornecimento de produtos e servios em geral; alm de se o motor do sistema da livre concorrncia; dentre muitas outras funes.

Como podemos ver a empresa representa muito mais que apenas uma fonte de trabalho. Representa rendas tributrias, que se convertem em beneficio para a sociedade. Alm disso, impulsiona o mercado de concorrncia, deixando o mercado com mais opes de escolhas de produtos e servios. Como o prprio conceito de empresa de Waldo Fazzio Jnior que foi citado acima nos fala, no tem como uma companhia desaparecer sem deixar seqelas na sociedade, por isso se faz necessrio preserva l. E esta a finalidade do artigo 47 da lei 11.101/2005, preservar a empresa para proteger a sociedade, e no somente os seus scios. interessante tambm ao Estado a manuteno da empresa no mercado para que fique claro aos outros empresrios que existem meios de recuperao, e assim incentivar a criao de novas fontes de trabalho.

Portanto a preservao da empresa no importante somente ao empresrio, o que nos diz Elaine Cristina de Oliveira (www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=941):
A preservao da empresa muito importante, no somente para o empresrio, mas para os credores, para a sociedade em si. Pois com a empresa, regularizada, pode-se continuar o ciclo social. Beneficiando vrios cidados, vrios credores e at mesmo a empresa.

Esse um dos escopos da recuperao judicial, preservar a empresa para beneficiar no somente os empresrios mais tambm aos cidados e aos credores.

1.2 Funo Social da Empresa

A empresa tem um papel social de extrema importncia porque motiva a criao de empregos e por consequncia disso leva ao desenvolvimento econmico nacional. Para melhor estudo da funo social da empresa, necessrio se faz trazer um conceito de funo social. Quem nos traz este conceito Liliane Socorro de Castro (www.franca.unesp.br/liliane_socorro_de_castro2.pdf):
Podemos entender a funo social como um conjunto de direitos e deveres, que atingem a atividade a que esto relacionados, como por exemplo, o exerccio da propriedade, o contrato e a empresa, e impem um dever ao exercente dessa atividade, como o proprietrio, o contratante e o empresrio.

Podemos extrair deste conceito que a empresa tem obrigaes, deveres a serem cumpridos perante a sociedade. No pode apenas exercer seus direitos e esquecer seus deveres. Estes deveres entendem-se como deveres sociais a serem preenchidos pela empresa para satisfazer sua funo social. Esta funo da empresa decorre da funo social da propriedade, e acerca disto nos ensina Felipe Alberto Verza Ferreira (www.buscalegis.ccj.ufsc.br):

Do exposto podemos concluir que a funo social da empresa equivalente funo social da propriedade dos bens de produo, estando ela afeta somente empresa, enquanto atividade que deve se exercida observando-se sua funo social; ao estabelecimento comercial, que deve ser utilizado para o exerccio da atividade empresarial com observncia funo social; restando separado o empresrio, como o sujeito de direito que deve exercer a atividade empresarial de acordo com a sua funo social.

quele trabalhador da companhia, com seu salrio compra em determinada loja do comrcio gerando renda ao estabelecimento que por essa conseqncia este tambm cria empregos. uma corrente de mercado, e por conta desta corrente que vimos como a empresa tem na sociedade um compromisso muito significante. So as empresas que levam o pas a se desenvolver economicamente, e por conseqncia deste fato, ao desenvolvimento social. Em decorrncia deste desenvolvimento econmico, h mais gerao de empregos, o que resulta disto um ndice de pobreza menor. Mas uma empresa no cumpre sua funo social s porque gera emprego. um compromisso da empresa tambm preservar o meio ambiente, no somente do seu espao fsico, mas fazendo produtos e/ou prestando servios que no agridem o meio ambiente. o que nos diz Jussara Suzi Assis Borges Nasser Ferreira (www.unifil.br):
A funo social da empresa surge mesclada com aes sociais, inspiradas em direitos nobres, como a tutela do meio ambiente, melhoria do ambiente e relaes de trabalho, projetos e complementares de auxlio famlia do trabalhador.

Assim sendo quando se analisa se determinada empresa cumpre sua funo social, no podemos restringir esta anlise apenas a criao de postos de trabalho, mas sim a outras tantas aes que as empresas podem tomar para cumprir sua funo social. A busca por aes sociais e scias ambientais tomadas pela empresa para o cumprimento de sua funo social estreita a relao da empresa com a comunidade A respeito desta convivncia entre as empresas e a comunidade, nos ensina Jos Vincius Bicalho Costa Jnior

(http://www.mcampos.br/POSGGRADUACAO/MESTRADO%20DIREITO/dissertacoe s/joseviniciusprincipiodapresevacaoempresainstituto.pdf): Como se pode ver, no exerccio da atividade empresarial deve haver a busca incessante de conciliao entre o interesse pblico e o interesse empresarial, devendo buscar a satisfao das vontades da coletividade. Deste modo o empresrio em sua atividade no pode simplesmente ignorar a comunidade, e sim procurar mecanismos que possam tornar sua relao com ela harmoniosa. Ante o j exposto conseguimos ver quando uma empresa cumpre com sua funo social. Para saber quando ela no cumpre devemos fazer uma interpretao a contrario sensu do que j estudamos. Explica-nos Felipe Alberto Verza Ferreira (www.buscalegis.ccj.ufsc.br) que uma empresa no cumpre sua funo social quando:
Descumpre, assim, a funo social da empresa aquele empresrio que faz uso da prtica da concorrncia desleal, que exerce sua atividade de modo gravoso ao meio ambiente, aquele que no observa a segurana e a sade de seus funcionrios e clientes, aquele que sonega ou deixa de recolher os impostos e direitos trabalhistas, aquele que pratica atos de ingerncia, entre outros tantos motivos.

Destarte no e comum, portanto ns presenciarmos uma empresa que no cumpre com o seu dever social. As aes descritas no texto acima so o exigido para que uma companhia cumpra sua funo social. O princpio da funo social da empresa est intimamente relacionado com o da preservao da empresa, pois se uma empresa cumpre seu papel social, ela merece ser preservada.

1.3 Viabilidade da Empresa

anlise da viabilidade da empresa est ligado, principalmente, ao estudo dos princpios da preservao e funo social da empresa.

O processo de recuperao judicial oneroso, gerando custas processuais, honorrios a profissionais, peritos, entre outras. Alm tambm de gerar um custo social. Por conta deste custo social que se faz necessrio analisar se vivel ou no recuperar determinada empresa, se compensa para a sociedade suportar as despesas inerentes ao processo de recuperao como um todo. Devese ento verificar se a empresa cumpre sua funo social, se ela merece ser preservada. Sobre isso nos ensina Mariza Marques Ferreira (www.franca.unesp.br/mariza.pdf):
Note-se que no se trata de preservar a qualquer custo, toda sorte de empresas. Mas sim de lutar pela manuteno daquelas que, apesar do estado de crise, se mostrem viveis economicamente e, conseqentemente, capazes de representarem benefcios coletividade.

Portanto necessrio que se faa um juzo de valorao sobre a empresa, para se saber os benefcios que ela proporciona para a coletividade, e ento concluir se ela vivel ou no. Uma empresa que despeja dejetos qumicos em rio, vindo, portanto a polu-lo prejudicando ento as pessoas que dele dependiam no cumpre com sua funo social. Essa empresa gera empregos, mas como vimos funo social no s gerar empregos, tambm preservar o meio ambiente dando assim uma melhor qualidade de vida as pessoas. Destarte uma empresa que no respeita o meio ambiente, vindo a prejudicar pessoas no merece ser preservada. uma empresa invivel, a comunidade no pode arcar com os gastos do seu processo de recuperao. Estas despesas da recuperao judicial so nas palavras de Fbio Ulhoa Coelhas (2008, p.382): so socializados por um encadeamento complexo de relaes econmicas e sociais. A viabilidade da empresa no pode ser tambm analisada somente sobre os princpios preservao e funo social da empresa. Necessrio se faz verificar se os produtos e/ou servios oferecidos pela a empresa so teis sociedade. Se uma indstria produz determinado produto que no utilizado mais pela coletividade no h de se falar em recuperao, pois est empresa no ter mais mercado para vender o seu produto.

Caber, portanto ao judicirio analisar, criteriosamente, qual empresa vivel e qual no . Para o professor Fbio Ulhoa Coelho (2008, p.383), a anlise da viabilidade feita pelo judicirio deve observar cinco vetores: importncia social, mode-obra e tecnologia empregada, volume do ativo e do passivo, idade da empresa e por fim o porte econmico. O exame da importncia social da empresa est intensamente ligado com os princpios da preservao da empresa e da funo social da empresa. Aqui se anlise o quanto empresa significante para o meio social. Na mo-de-obra e tecnologia empregada, nos ensina Ulhoa (2008 p.384) que: No atual estgio de evoluo das empresas, por vezes esses vetores se excluem, por vezes se completam. Segundo Ulhoa (2008, p.384) com relao tecnologia se uma empresa est muito atrasada, sua modernizao implica no fim de postos de trabalho, portanto diante de uma situao concreta ter que ser analisada se vivel recuperar est empresa. O terceiro vetor passa pelo exame do volume do ativo e do passivo da empresa. Uma empresa com uma desproporo monarca entre o ativo e o passivo dificilmente conseguir se recuperar, uma vez que tem muito mais a pagar do que receber. O vetor idade da empresa traz um tratamento diferenciado entre as empresas antigas e as novas. Acerca disto instrui Ulhoa (2008, p.384): Novos negcios, de pouco mais de dois anos, por exemplo, no devem ser tratados da mesma forma que os antigos, de dcadas de reiteradas contribuies para a economia local, regional ou nacional. requisito para requerer a recuperao judicial o mnimo de dois anos de atividade empresarial, requisito este previsto no artigo 48 da lei 11.101/2005. Dispe o mencionado artigo: Poder requerer recuperao judicial o devedor que, no momento do pedido, exera regularmente suas atividades h mais de 2 (dois) anos e que atenda os seguintes requisitos: Destarte numa interpretao a contrario sensu e lgica, uma empresa com menos de dois anos no poder gozar deste benefcio. A justificativa que se um estabelecimento empresarial entra em dificuldade com menos de dois anos de

funcionamento no seria vivel sua preservao, porque demonstra atravs de seus administradores incondicional falta de aptido para atuar no mercado. O ltimo vetor a ser analisado o porte econmico da empresa. No h aqui discriminao entre a grande empresa e a pequena empresa, mas como nos ensina Ulhoa (2008, p.385): ...quanto menor o porte da empresa, menos importncia social ter, por ser mais fcil sua substituio. Essa classificao doutrinria, portanto o judicirio no precisa necessariamente, utilizar-se da apreciao desses cinco vetores, mas como se trata de uma importante anlise, o que se espera do juzo que ele leve em conta esta forma de apreciao.

4 CONCLUSO

Ficou evidente que a lei 11.101/2005 no tem s o objetivo de recuperar a empresa a qualquer custo, a lei trouxe uma preocupao com a sociedade. Essa preocupao fica clara ao lermos o artigo 47 da lei, onde ela expressamente diz em preservar a empresa para, entre que outras coisas, que ela continue exercendo sua funo social. A nova lei conseguiu abordar e ao mesmo tempo proteger um dos temas mais importantes no direito moderno: a funo social. Seja ela qual for. No presente artigo tratamos da funo social da empresa, que uma vertente da funo social da propriedade grafada no artigo 170., III da magna carta. O aspecto do cumprimento da funo social da empresa analisado quando h o estudo da viabilidade da empresa, onde se abordar se recuperar aquela empresa vivel ou no a sociedade, pois est que suportar o custo do processo de recuperao.

O papel social que a empresa exerce tambm passa pelo princpio da preservao da empresa. Ora, se uma empresa cumpre com o seu papel social, por que no preserva-la? Essa empresa deve ser preservada. Verifica-se que cabe ao judicirio a anlise da viabilidade da empresa, e nesta anlise levaro em conta vrios aspectos que estudamos, sendo talvez o principal deles, a funo social que exerce a empresa. No mais, verifica-se que a lei conseguiu atingir seu escopo, que criar meios para a preservao da empresa que conveniente a sociedade, que traz benefcios a ela, e no o contrrio, se baseando em princpios que se no esto textualmente grafados da constituio federal, com certeza esto presentes implicitamente. Na apreciao destes princpios ficou claro que no existe mais a idia da empresa que pensa somente nela, numa viso moderna, ela deve pensar na comunidade em geral e inclui-se aqui o meio ambiente.

BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, Amador Paes de. Curso de Falncia e Recuperao de Empresa. 21 Ed. Reform. So Paulo: Saraiva, 2005; BRASIL. Cdigo Civil (2002). Cdigo Civil Brasileiro. Braslia, DF: Senado, 2002. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado, 1988. BRASIL. Lei 11.101/2005. Lei de Recuperao de Empresas e Falncia. Braslia, DF: Senado, 2005. CASTRO, Liliane Socorro de. Funo Social da Empresa no Novo Cdigo Civil de 2002. Disponvel em: www.franca.unesp.br/liliane_socorro_de_castro2.pdf COELHO, Fbio Ulhoa. Comentrios Lei de Falncias e de Recuperao de Empresas (Lei n. 11.101, de 9-2-2005). 3 edio. So Paulo. Editora Saraiva. 2005.

COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de Direito Comercial: Direito de Empresa. 9edio. So Paulo. Editora Saraiva. 2008. COSTA JNIOR, Jos Vincius Bicalho. O Princpio da Preservao da Empresa e o Instituto da Recuperao Extrajudicial no Direito Brasileiro: A Responsabilidade Social do Empresrio. Disponvel em: http://www.mcampos.br/POSGGRADUACAO/MESTRADO%20DIREITO/dissertacoe s/joseviniciusprincipiodapresevacaoempresainstituto.pdf FAZZIO JNIOR, Waldo. Nova Lei de Recuperao de Empresas. 1 edio. So Paulo. Editora Atlas. 2005. FERREIRA, Felipe Alberto Verza. Funo Social da Empresa. Disponvel em: www.buscalegis.ccj.ufsc.br FERREIRA, Jussara Suzi Assis Borges Nasser. Funo Social e Funo tica da Empresa. Disponvel em: www.unifil.br. Revista Jurdica. (p. 79). FERREIRA, Mariza Maerques. O Princpio da Preservao da Empresa. Disponvel em: www.franca.unesp.br/mariza.pdf LOZANO, Gabriel Ghirotti. Recuperao Extrajudicial de Empresa. 2006. 63 f. Monografia (Bacharelado em Direito) Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo, presidente Prudente, 2006. MAMEDE, Gladston. Direito Empresarial Brasileiro Falncia e Recuperao de Empresas. 2 edio. So Paulo. Editora Atlas. 2008. NONES, Nelson. Sobre o Princpio da Preservao da Empresa. Disponvel em: proxy.furb.br/ojs/index.php/juridica/dearticle/viewfile/841/661 NEGRO, Ricardo. Aspectos Objetivos da Lei de Recuperao de Empresas e de Falncias. So Paulo. Editora Saraiva. 2005 OLIVEIRA, Elaine Cristina. O Princpio da Preservao da Empresa na Nova Lei de Recuperao de Falncias. Disponvel em: www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=941

SOUZA JNIOR, Francisco Satiro de (coord.); PITOMBO, Antnio Srgio A. de Moraes (coord.). Comentrios a Lei de Recuperao de Empresas e Falncia Lei 11.101/2005 Artigo por Artigo. 1 edio. So Paulo. Editora Revista dos Tribunais. 2007. TOLEDO, Paulo F.C. Salles de (coord.); ABRO, Carlos Henrique (coord.). Comentrios a Lei de Recuperao de Empresas e Falncia. So Paulo. Editora Saraiva. 2005.

Potrebbero piacerti anche