Sei sulla pagina 1di 7

Fsica 12ano Aula de Fsica Experimental

Figura 1 Exemplo do Grande Pndulo de Foucault, existente no trio do Museu da Cincia da Universidade de Lisboa

[TL 1.3 PNDULO GRAVTIVO]


Estudo das caractersticas do movimento do pndulo simples. Dever registar todas as medidas que efectuar, bem como as caractersticas dos aparelhos de medida utilizados. Todos os clculos devero estar indicados de forma clara, utilizando unidades consistentes para as vrias grandezas.

[TL 1.3 PNDULO GRAVTICO]

Fsica 12ano

PNDULO GRAVTICO
OBJECTIVOS

Identificar as foras que actua, no pndulo gravtico; Identificar as componentes normal e tangencial da fora resultante, bem

como as expresses das respectivas componentes normal e tangencial da fora resultante, bem como as expresses das respectivas componentes normal e tangencial da acelerao. Identificar o movimento de um pndulo com oscilaes de pequena

amplitude como num movimento harmnico simples. Concluir que o perodo do movimento de um pndulo depende da

amplitude de oscilao mas praticamente independentemente desta se ela for pequena. Estabelecer uma relao entre o perodo do movimento de um pndulo e o

seu comprimento em oscilaes de pequena amplitude. Concluir que o perodo de um pndulo com oscilaes de pequena

amplitude independente da sua massa. Exprimir o perodo de um pndulo com oscilaes de pequena amplitude

em funo da acelerao da gravidade e do comprimento do fio. Determinar experimentalmente a acelerao da gravidade.

CONTEXTO

TERICO

Durante muitos anos o pndulo foi o corao dos relgios. Foi Galileu quem comeou por estudar o pndulo, imaginando-o como um possvel relgio. Diz-se que foi ao observar as oscilaes de um candelabro na catedral de pisa que Galileu compreendeu a relao entre a fora resultante aplicada a um corpo e as caractersticas do seu movimento.

Pgina 2 de 7

[TL 1.3 PNDULO GRAVTICO]

Fsica 12ano

Galileu descobriu, assim, o isocronismo das oscilaes do pndulo ao comparar o nmero das suas prprias pulsaes com o movimento do candelabro. Um corpo suspenso de um fio pode constituir um oscilador, pois se for afastado da posio de equilbrio tende a oscilar naturalmente com um perodo que lhe prprio. Um fenmeno peridico quando se repete ao fim de um certo tempo, T, a que chamamos perodo. O perodo e a frequncia so usados para caracterizar os movimentos peridicos. Mas a amplitude (afastamento mximo relativamente posio de equilbrio) tambm outro parmetro importante no estudo do movimento pendular. O perodo do movimento de um pndulo depende da amplitude de oscilao, mas, se a amplitude for pequena, ( <10) o perodo praticamente independente desta. Para pequenas oscilaes, o perodo dado pela expresso: (1) e o movimento do pndulo pode ser identificado como um movimento harmnico simples.

MATERIAL

NECESSRIO

Experincia 1 . Pndulo com amplitudes de oscilao diferentes

Pgina 3 de 7

[TL 1.3 PNDULO GRAVTICO]

Fsica 12ano

Procedimento

Figura 2 - Representao esquemtica de um pndulo

Construa um pndulo simples (ver figura 2) com o comprimento (L) de 1,5 m e um corpo metlico de 100 g. Afaste-o da posio de equilbrio 10 cm, 15 cm, 20 cm, 50cm. Mea para cada uma das situaes utilizando um cronmetro, (repita cada medio pelo menos 3 vezes) qual o tempo que o pndulo demora a executar 10 oscilaes completas.

Registo dos Resultados


Tabela 1 - Pndulo com amplitudes de oscilao diferentes Massa do pndulo: m= Amplitude (m) Tempo para 10 oscilaes (s) Comprimento do pndulo l= Tempo mdio para as 10 oscilaes Perodo (T) (s)

sen =A/L

Experincia 2 diferentes

. Pndulo com Comprimentos de

Pgina 4 de 7

[TL 1.3 PNDULO GRAVTICO]

Fsica 12ano

Procedimento
Construa agora um pndulo idntico ao anterior mas com um comprimento de fio de 1 m. Usando o mesmo corpo metlico afaste-o da posio de equilbrio 10 cm e mea o tempo de 10 oscilaes completas. Repita a experincia depois para um comprimento de 0,5 m.

Registo dos Resultados


Tabela 2 - Pndulo com comprimentos diferentes Massa do pndulo: m= Comprimento (L)do pndulo (m) Tempo para 10 oscilaes (s) Amplitude das oscilaes ( <10) Tempo mdio para as 10 oscilaes Perodo (T) (s) T2 (s2)

Experincia 3 . Pndulo de massas diferentes

Procedimento
Construa um pndulo com um fio de comprimento de 1 m. Use agora um objecto metlico de massa 200g, afaste-o da posio de equilbrio 10 cm e mea o tempo de 10 oscilaes completas. Repita a experincia depois para um o outro objecto metlico de 300 g.

Pgina 5 de 7

[TL 1.3 PNDULO GRAVTICO]

Fsica 12ano

Registo dos Resultados


Tabela 3 - Pndulo com massas diferentes Comprimento(L) do pndulo: m= Massa do pndulo (g) Tempo para 10 oscilaes (s) Amplitude das oscilaes ( <10) Tempo mdio para as 10 oscilaes Perodo (T) (s)

Notas: Fazer sempre trs medies para cada caso e determinar a sua mdia aritmtica. Registar a incerteza associada s grandezas medidas

Pgina 6 de 7

[TL 1.3 PNDULO GRAVTICO]

Fsica 12ano

Tratamento dos Resultados


Faa o esquema da experincia; Apresente as tabelas com os dados adquiridos; Com os valores da tabela construa o grfico que representa T 2 em funo de L. a partir do declive da recta calcule o valor de g Calcule a incerteza absoluta e a incerteza relativa associadas a um dos ensaios em que avaliou o valor de T. Discuta a exactido de g.

Anlise e Discusso dos Resultados


Analise os resultados obtidos e confronte-os com as previses tericas, apresentado possveis justificaes para eventuais diferenas (em todas as experincias h uma incerteza experimental) Compare o valor de g determinado experimentalmente com o valor terico. Confronte os seus resultados com os de outros colegas e sistematiza concluses. Possveis causas de erros experimentais;

Pgina 7 de 7

Potrebbero piacerti anche