Sei sulla pagina 1di 24

TECNLOGO EM SEGURANA DO TRABALHO

PROJETO DE PESQUISA

QUALIDADE

DE

VIDA

DOS

PROFESSORES

DO

COLGIO

ESTADUAL ROTARY ROBERTO SOUZA DE JESUS

SALVADOR 2011

ROBERTO SOUZA DE JESUS

QUALIDADE

DE

VIDA

DOS

PROFESSORES

DO

COLGIO

ESTADUAL ROTARY

Projeto de Pesquisa apresentado a UNIRB Faculdade Regional da Bahia como requisito para concluso de curso no primeiro semestre de 2011.

Orientadora: Annie Duque Ferreira

SALVADOR 2011

SUMRIO

1. INTRODUO ................................................................................... 6 2. JUSTIFICATIVA ................................................................................. 7 3. PROBLEMA ....................................................................................... 8 4. HIPTESE ......................................................................................... 9 5. OBJETIVO GERAL ........................................................................... 10 6. OBJETIVOS ESPECFICOS ............................................................ 11 7. REVISO BIBLIOGRFICA ............................................................. 12 8. METODOLOGIA ............................................................................... 17 9. CRONOGRAMA ............................................................................... 18 10. REFERNCIAS ............................................................................. 19 11. APNDICE A .................................................................................. 21 11. ANEXO A ....................................................................................... 26

1. INTRODUO

Nos dias atuais os meios de comunicao como a televiso e a Internet divulgam a importncia da educao na vida do ser humano. Dentro desta temtica amplamente discutida est o papel do professor e as questes que envolvem sua qualidade de vida. O professor tem um papel fundamental na sociedade: a formao intelectual de indivduos. Esta funo s afetada quando envolve questes relacionadas sade. Para que um professor execute suas atividades com excelncia, alguns aspectos devem ser levados em considerao: fatores motivacionais, remunerao justa, carga horria adequada e um ambiente saudvel. Todos estes fatores, sendo bem assistidos e juntamente desenvolvidos com atividades fsicas e alimentao saudvel so colaborativos para a promoo da qualidade de vida. Qualidade de vida a percepo que o indivduo tem da sua posio na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores nas quais ele vive e em relao aos seus objetivos, expectativas, padres e preocupaes (OMS, 1995). A relao entre a educao e a qualidade de vida um aspecto importante. A ao dessas reas resulta em um aumento da produtividade, que ocorre por meio de orientaes. Infelizmente a qualidade de vida vem se tornando o ultimo ponto observado pelos educadores. Por ser uma categoria bastante prejudicada pelo mercado de trabalho (muita mo de obra, pouca oportunidade de crescimento profissional, pouca oferta de vagas no mercado e baixas condies de trabalho), a qualidade de vida prejudicada muitas vezes por fatores psicolgicos e doenas ocupacionais. Atravs desta orientao o professor aprender a lidar com o desconhecido, com os conflitos internos e externos, com o inusitado e os erros, buscando assim as alternativas para solucionar os problemas que surgem nas tarefas do cotidiano, que fazem parte da educao.

2. JUSTIFICATIVA

Os problemas vividos pelos professores, no atual contexto da ps-modernidade, so examinados e explorados para se tentar chamar a ateno da sociedade, de que o insucesso escolar no de responsabilidade nica do professor, mas est relacionado com a forma em que a sociedade atual trata a prpria escola e a educao. O desrespeito profissional, a falta de condies ambientais, a falta de recursos didticos, a desmotivao financeira, a impossibilidade de capacitao ocasionam a degradao da qualidade de vida do indivduo, os quais quando no sanados no prprio ambiente de trabalho por consequncia podem acarretar sintomas psicolgicos e at doenas psicossomticas, como por exemplo, a depresso ou o estresse, os quais levam diminuio da produtividade do profissional e interferem na qualidade de vida. O Colgio Estadual Rotary est situado na Ladeira do Abaet, s/n, em Itapu, na cidade de Salvador-Bahia, conta com a participao de 70 professores e 30 profissionais de apoio (manuteno, segurana, biblioteca) distribudos em trs turnos. Alguns destes professores realizam suas atividades em jornadas triplas, acarretando um desgaste fsico e psicolgico, difcil de ser reparado, reduzindo a qualidade de vida destes profissionais. O colgio foi escolhido para desenvolvimento da pesquisa por conta de observaes feitas anteriormente, no perodo de 1999 a 2005 onde j se notavam alguns aspectos que interferiam na capacidade dos professores desenvolverem suas atividades plenas (greves por melhores salrios, problemas de estrutura fsica e alunos indisciplinados), trazendo como consequncia problemas de sade e reduzindo a qualidade do servio desempenhado em sala de aula.

3. PROBLEMA

Quais fatores que interferem na qualidade de vida dos professores do Colgio Estadual Rotary?

4. HIPTESE

Salas de aula cheias, alunos com problemas de aprendizagem, baixa remunerao salarial e pouca oportunidade de crescimento profissional podem gerar impactos negativos para a sade do professor na realizao de suas tarefas. Para evitar que a sala de aula se torne uma fonte de doena, deve-se mostrar a importncia dos fatores associados forma e intensidade com que o trabalho docente executado. Alm disso, deve-se indicar a necessidade de

redimensionamento de alguns aspectos do trabalho docente, como, por exemplo, o aumento da auto estima deste profissional.

10

5. OBJETIVO GERAL

Identificar as problemticas que afetam a qualidade de vida dos professores do Colgio Estadual Rotary, indicando os principais fatores que levam a ocorrncia de afastamentos e o desenvolvimento das doenas ocupacionais e doenas psicossomticas.

11

6. OBJETIVOS ESPECFICOS

- Compreender as principais causas de doenas ocupacionais e psicossomtica do professores; - Orientar os professores para uma melhoria na qualidade de vida, no ambiente de trabalho; - Conscientizar os professores sobre a problemtica da sndrome de burnout, bem como os sintomas e aes de preveno.

12

7. REVISO BIBLIOGRFICA

Sade um direito humano fundamental, reconhecido por todos os foros mundiais e em todas as sociedades. Como tal, sade se encontra em p de igualdade com outros direitos garantidos pela Declarao Universal dos Direitos Humanos, de 1948: liberdade, alimentao, educao, segurana, nacionalidade etc. A sade amplamente reconhecida como o maior e o melhor recurso para o desenvolvimento social, econmico e pessoal, assim como uma das mais importantes dimenses da qualidade de vida (BUSS, 2010). Segundo Moreira (2007), a Qualidade de Vida poder ser definida como a percepo do indivduo sobre a sua posio na vida, no contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais ele vive, e em relao a seus objetivos, expectativas, padres e preocupaes. Qualidade de vida uma noo eminentemente humana, que tem sido aproximada ao grau de satisfao encontrado na vida familiar, amorosa, social e ambiental e prpria esttica existencial. Pressupe a capacidade de efetuar uma sntese cultural de todos os elementos que determinada sociedade considera seu padro de conforto e bem-estar (MARTIN & STOCKLER, 1998). O termo abrange muitos significados, que refletem conhecimentos, experincias e valores de indivduos e coletividades que a ele se reportam em variadas pocas, espaos e histrias diferentes, sendo, portanto uma construo social com a marca da relatividade cultural. Auquier et al. (1997) a qualifica como um conceito equvoco como o de inteligncia, ambos dotados de um senso comum varivel de um indivduo ao outro. Qualidade de Vida tem a ver com a forma como as pessoas vivem, sente e compreende o seu cotidiano. Compreende aspectos como a sade, a educao, o transporte, a moradia, o trabalho e a participao nas decises, em situaes muito variadas como o atendimento digno em caso de doena e de acidente, o nvel de escolaridade, o conforto e a pontualidade nas deslocaes, a alimentao em quantidade suficiente e em qualidade e at a posse de eletrodomsticos (PIRES, 1998).

13

Contudo, pode dizer-se que a qualidade de vida, numa perspectiva psicolgica, baseia-se no respeito mtuo, na capacidade de ultrapassar os problemas da vida, na felicidade, na promoo da sade mental, na conservao de relaes, no pensamento positivo, e nos gostar de si prprio e dos outros. Implica em ser tico, j que a qualidade de vida depende do indivduo, dos seus valores e da relao que estabelece com os que o rodeiam. Em consonncia com esta idia, a OMS (1995), declara que qualidade de vida a percepo que o indivduo tem da sua posio na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores nas quais ele vive e em relao aos seus objetivos, expectativas, padres e preocupaes. Segundo Huse e Cummings (1985), a baixa Qualidade de Vida nas organizaes a maior causa da crescente alienao e insatisfao do trabalhador e declinao da produtividade. Alm disso, h como consequncia o aumento de comportamentos como o absentesmo, greves, alcoolismo, entre outros. Para esses autores, a melhoria das condies de trabalho capaz de tornar os funcionrios mais satisfeitos com seus servios, principalmente quando a Qualidade de Vida no Trabalho atinge suas necessidades individuais, podendo o trabalhador aperfeioar a sua capacidade, isto , melhorar o seu desempenho. Acredita que as intervenes de Qualidade de Vida no Trabalho podem ter um efeito direto sobre a produtividade pela melhoria da comunicao e coordenao, motivao dos empregados e carreira individual. Elas podem, tambm, influenciar indiretamente a produtividade pelos efeitos da melhoria do bem-estar e da satisfao dos trabalhadores. Ser professor uma das profisses mais estressantes na atualidade. Geralmente as jornadas de trabalhos dos professores so longas, com raras pausas de descanso e/ou refeies breves e em lugares desconfortveis (LIPP, 2002). O ritmo intenso e varivel, com incio muito cedo pela manh, podendo ser estendido at noite em funo de dupla ou tripla jornada de trabalho. No corre-corre os horrios so desrespeitados, perdem se horas de sono, alimenta-se mal, e no h tempo para o lazer. So exigidos nveis de ateno e concentrao para a realizao das tarefas. Quando o trabalho desprovido de significao, no reconhecido ou uma fonte de ameaas integridade fsica e/ou psquica acaba por determinar sofrimento ao professor (VILARTA, 2006). Esta categoria de profissionais vem sendo apontada como uma das mais propensas ao estresse e burnout. O nome vem da expresso em ingls to burn out,

14

ou seja, queimar completamente, consumir-se. O burnout um tipo especial de stress ocupacional que se caracteriza por profundo sentimento de frustrao e exausto em relao ao trabalho desempenhado, sentimento que aos poucos pode estender-se a todas as reas da vida de uma pessoa (REINHOLD, 2006). Esse fenmeno do burnout foi pesquisado e estudado em relao aos professores e a situaes de ensino mais do que em relao a outras reas profissionais, o que talvez indique que o trabalho do professor visto como oferecendo condies propcias ao desenvolvimento do burnout (GIACON, 2001). Como nas demais profisses assistenciais, o burnout nos professores no aparece de forma brusca, mas constitui a fase final de um processo contnuo que vai se gestando e que se identifica com vrios sinais, como j referido. O burnout no docente se caracterizaria por uma exausto dos recursos emocionais prprios, em que so comuns atitudes negativas e de distanciamento para com os alunos e a valorizao negativa de seu papel profissional (SCHAUFELI & ENZMANN,1998). Maslach, Schaufeli e Leiter (2001) assim definem as trs dimenses da sndrome: Exausto emocional, caracterizada por uma falta ou carncia de energia, entusiasmo e um sentimento de esgotamento de recursos; despersonalizao, que se caracteriza por tratar os clientes, colegas e a organizao como objetos; e diminuio da realizao pessoal no trabalho, tendncia do trabalhador a se autoavaliar de forma negativa. As pessoas sentem-se infelizes consigo prprias e insatisfeitas com seu desenvolvimento profissional. Quanto s fontes de estresse nos professores, pesquisas realizadas no Brasil, segundo Cruz (1990) apontam como fontes do estresse, o demasiado trabalho para fazer, as turmas difceis, nvel de barulho bastante elevado, alunos pouco motivados, salrio inadequado, comportamento inadequado dos alunos, formao inadequada, ms condies de trabalho, presso de tempo. Outras fontes de estresse que merecem destaque so: a excessiva carga de trabalho, j que os professores preparam aulas em casa e em poca de provas, estas so corrigidas em seus lares, em momentos que deveriam ser destinados ao lazer, questes ambientais como iluminao e rudo excessivo, relacionamento ruim com colegas, entre outras situaes como o medo, a insegurana gerada pelo mau comportamento e rebeldia dos alunos, falta de comunicao, m gerenciamento, classes com nmeros excessivos de alunos. O estresse do professor tambm pode ser determinado pelas ms condies fsicas do trabalho as quais as pessoas esto

15

sujeitas, sendo necessria a realizao de uma anlise ergonmica do ambiente de trabalho para identificar suas possveis causas (LIPP, 2002). O termo ergonomia, segundo Vilarta e Moraes apud Wisner (1987) significa o conjunto dos conhecimentos cientficos relativos ao homem e necessrios concepo de instrumentos, mquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o mximo de conforto, segurana e eficincia. O termo conforto, como noo subjetiva, seriam as vrias influncias a que o corpo est submetido no trabalho, tanto nas esferas fsicas como somtica. J o sistema eficiente aquele em que o trabalhador pode preservar a sua sade, se sinta bem, para que possa permanecer no posto de trabalho e desenvolver suas atividades profissionais de forma produtiva, diminuindo assim o absentesmo. Para Vilarta e Moraes (2004) a Ergonomia surgiu para tornar as interfaces do sistema de trabalho mais adequadas s caractersticas psicofisiolgicas humanas. A ergonomia pode abranger tanto a preveno (sade; segurana) e o desempenho no trabalho. A busca pela qualidade de vida no trabalho, isto , por melhores condies de trabalho nada mais que uma tentativa de tornar o ambiente mais saudvel e menos propcio ao adoecimento fsico e mental. A sade de todo trabalhador, inclusive a do professor, definida como um processo que envolve relao do homem com o seu trabalho. A situao heterognea, desenvolvimento desigual das foras produtivas, das cincias, das tcnicas, das mquinas, do processo de trabalho, da organizao e das condies de trabalho culmina na impossibilidade de uma anlise global da relao sade-trabalho, ou mais especificamente aqui, a sade psicolgica do trabalhador. O conceito de sade tem evoludo e abrange um conjunto de determinantes de vida que envolve fatores scio-econmicos, alimentao, meio ambiente e saneamento bsico, entre outros fatores

(ROUQUAYROL, 1999). Para que a qualidade de vida possa ser avaliada necessrio adotar as vrias perspectivas e os mltiplos critrios, e neste sentido que so criados os instrumentos de avaliao que permitam ao indivduo refletir sobre os vrios aspectos subjacentes sua qualidade de vida, permitam explorar a fora de uma doena sobre a vida da pessoa afetada, avaliar os desalentos fsicos e psicolgicos, e identificar pacientes que caream de cuidados personalizados e especiais. Todos estes objetivos tm como valor mximo a ajuda a pessoas e pacientes, no sentido de lhes proporcionar melhores condies, tratamentos de sade, etc. Para

16

que este instrumento possa ser aplicado em todas as pessoas, necessrio que seja acessvel, com formato adequado, de fcil utilizao e que apresente uma extenso adequada.

17

8. METODOLOGIA

Ser realizada uma pesquisa bibliogrfica na base de dados da BIREME, atravs das palavras-chave: qualidade de vida do professor, sndrome de burnout em peridicos publicados a partir de 1995. Alm disso, ser realizada uma pesquisa de campo de carter exploratrio no Colgio Estadual Rotary localizada na Ladeira do Abaet, s/n, em Itapu, na cidade de Salvador-Bahia, no perodo de agosto a outubro de 2011. A pesquisa ser realizada com todos os professores (n=70 professores) com faixa etria entre 30 e 60 anos que trabalham nos turnos matutino, vespertino e noturno, sendo turnos de 4 horas cada. Sero avaliados atravs de um questionrio (APNDICE A) que foi confeccionado baseado nos instrumentos da WHOQOL-100(World Health

Organization Quality of Life) instrumento capaz de avaliar a Qualidade de Vida dentro de uma perspectiva genuinamente internacional, onde contar com 20 perguntas sobre o tempo de profisso, o nvel de satisfao com a profisso, o tempo de trabalho no colgio, o nvel de satisfao com o colgio, atividades executadas fora do ambiente de trabalho e perguntas sobre alimentao e qualidade de vida. Os resultados da pesquisa de campo sero apresentados em grficos e tabelas, com o suporte da pesquisa bibliogrfica para representao dos dados colhidos no questionrio.

18

9. CRONOGRAMA

Atividades

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Definio do tema Pesquisa bibliogrfica Realizao das entrevistas Anlise de informaes Discusso dos dados Entrega do projeto

19

10. REFERNCIAS

AUQUIER P., SIMEONI M.C. & MENDIZABAL H.: Approches Thoriques ET Mthodologiques De La Qualit De Vie Lie La Sant. Revue Prevenir; 1997. BRASIL. MINISTRIO DA SADE. As Cartas da Promoo da Sade / Ministrio da Sade, Secretaria de Polticas de Sade, Projeto Promoo da Sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2002. BUSS, P. M.: Promoo a Sade. Rede Cncer, n 03, 2007. Disponvel em: <http://://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=2358> CRUZ, L.E.,: Estresse e Ansiedade no processo de ensino e aprendizagem. Braga: Universidade do Minho, 1990. GIACON, B.D.M. Caminho para se repensar a formao de professores: Sndrome de Burnout [dissertao] So Paulo (SP): Programa de Ps graduao em Educao, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo; 2001 LIPP, M.E.N. O stress do professor. Campinas, So Paulo: Papirus; 2002. MARTIN AJ & STOCKLER M.: Quality of life assessment in health care research and practice. Evaluation & Health Professions; 1998. MASLACH, C.; SCHAUFELI, W.B. & Leiter, M. P.: Job burnout. Annual Review Psychology, 2001 MOREIRA, W. W. Qualidade de Vida: Complexidade e Educao. 3 Ed. Campinas: Papirus, 2007. OMS. CID-10. CLASSIFICAO DE DOENAS. 2a ed.- So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo; 1995. REINHOLD, H. H. O Burnout. In: LIPP, M. E. N (Org.) O Stresses do Professor. Campinas: Papirus, 2006 ROUQUAYROL, M.Z. Epidemiologia & Sade. 3 Ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 1999. SCHAUFELI & ENZMANN. The Burnout Companion to Study and Practice: A critical analysis, Taylor & Francis, 1998. TAVARES, E.D.; et al. (2007). Projeto de qualidade de vida: combate ao estresse do professor. [pesquisa] Campinas (SP) Gesto de Qualidade de Vida, Universidade Estadual de Campinas, 2007. VILARTA R., SONATI J.G., Diagnostico da Alimentao Saudvel e Atividade na Fundao de Desenvolvimento na Unicamp. Campinas: Ips, 2007.

20

VILARTA, R., CARVALHO, T.H.P.F., GONALVES, A., GUTIERREZ, L.G. (organizadores), Qualidade de Vida e Fadiga Institucional. Campinas: IPES Editorial, 2006

21

11. APNDICE A

QUESTIONRIO QUALIDADE DE VIDA


Este questionrio sobre como voc se sente a respeito de sua qualidade de vida, sade e outras reas de sua vida. Por favor, responda todas as questes. Se voc no tem certeza sobre que resposta dar em uma questo, por favor, escolha a que lhe parece mais apropriada. Esta, muitas vezes, poder ser a sua primeira escolha. Por favor, tenha em mente seus valores, aspiraes, prazeres e preocupaes. Ns estamos perguntando o que voc acha de sua vida.

1- O quanto voc se valoriza?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________


2- H alguma coisa em sua aparncia que faz voc no se sentir bem?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________


3- Algum sentimento de tristeza ou depresso interfere no seu dia-a-dia?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

22

4- Voc tem dificuldade em exercer suas atividades do dia-a-dia?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________


5- Voc tem dificuldades financeiras?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________


6- Como voc aproveita o seu tempo livre?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________


7- Voc tem energia suficiente para o seu dia-a-dia?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________


8- Quo satisfeito (a) voc est com a qualidade de sua vida?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

23

9- Quo satisfeito (a) voc est com a sua sade?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________


10- Quo satisfeito (a) voc est com o seu ambiente fsico (poluio, clima, barulho, atrativos)?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________


11- Voc realiza alguma atividade fsica?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________


12- Voc segue ou mantm alguma dieta ou possui orientao nutricional?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________


13- O que voc mudaria em seu ambiente de trabalho?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

24

14- Voc tem uma relao saudvel com seus colegas de trabalho?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________


15- Voc encontra sente-se ou motivado por algum para enfrentar as dificuldades dirias e os estresses de trabalho?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________


16- Voc j precisou se afastar por mais de quinze dias do trabalho por adoecimento?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

17- Voc desenvolveu alguma doena laboral ou doenas psicossomticas por conta da sua atividade exercida?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

25

18- Voc tem sentimentos negativos, tais como mau humor, desespero, ansiedade, depresso?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________


19- Alguma dificuldade de locomoo lhe incomoda?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________


20- Como voc avalia sua qualidade de vida hoje?

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

26

11. ANEXO A

QUESTIONRIO WHOQOL-100

Potrebbero piacerti anche