Sei sulla pagina 1di 16

O Hyleg e o Alcocoden

possvel que mtodos medievais que visam determinar a expectativa de vida de um indivduo atravs do seu mapa natal tenham ainda aplicao no mundo moderno? Vivemos na rea moderna mtodos uma era de novas conquistas tecnolgicas alcanadas a cada dia. Os avanos da biotecnologia, nos mtodos de diagnstico e de tratamento na medicina nos surpreendem a todo momento. Sob este pano de fundo at onde os medievais de identificao do Hyleg e do Alcocoden continuam vlidos?

Na poca medieval os astrlogos, geralmente a servio de monarcas, de nobres e da aristocracia, eram frequentemente tambm mdicos, habituados a conviver com a vida, as doenas e a morte. Iniciavam a leitura do mapa de um recm nascido pela avaliao da sua viabilidade fsica e longevidade. Era extremamente importante saber se o recm nascido, frequentemente o herdeiro do trono ou de um nobre, seria saudvel, se a sua vida seria longa e produtiva trazendo prosperidade ao reino ou se, ao contrrio, morreria na infncia ou teria uma vida curta e atribulada. Para isso contavam com um arsenal de regras, que eram aplicadas metdica e sequencialmente, para verificar se aquele nativo atingiria a idade adulta ultrapassando, aps o nascimento, as etapas compreendidas pelo perodo de amamentao, infncia e adolescncia. Tais regras classificariam os mapas como pertencendo a uma das quatro Differentia. Com a identificao do Hyleg e do Alcocoden no mapa natal, o nativo era considerado como pertencendo 4 Differentia significando que atingiria a idade adulta. O Hyleg o planeta ou ponto no Zodaco que vai indicar a fora vital do indivduo, habitualmente chamado de doador da vida. O Alcocoden o planeta que tendo dignidades no local onde se encontra o Hyleg, e fazendo aspecto com ele [1] , determinar os anos de vida do nativo. Uma rpida reviso na literatura medieval sobre o assunto revela-nos um emaranhado de regras, muitas vezes conflituosas, e uma diversidade de opinies entre autores sobre como identificarmos o Hyleg e o Alcocoden e como aplicar os clculos correctos para obtermos os anos de vida dados pelo Alcocoden. Apesar das dificuldades descritas acima, apresenta-se abaixo um resumo das prticas mais utilizadas pelos astrlogos medievais que em alguns pontos divergem das orientaes dadas por Ptolomeu. de salientar que a aplicao dos mtodos e regras de forma mecnica pode e frequentemente induz a erros, pois necessrio uma avaliao rigorosa dos candidatos a Hyleg e Alcocoden e das dignidades e debilidades que cada planeta possui nos mapas de estudo.

Identificao do Hyleg segundo Ptolomeu

I.

Os locais onde o Hyleg deve ser pesquisado, por ordem de prioridade, so:

1. A casa 10. 2. O Ascendente, desde 5 graus acima at 25 graus abaixo do horizonte. 3. A casa 11. 4. A casa 9. 5. A casa 7.

II.

Os candidatos a Hyleg so:

1. Sol. 2. Lua.

3. Ascendente. 4. Parte da Fortuna


[2] .

5. Os regentes dos itens acima.

III.

Em mapas diurnos, tomar como Hyleg:

1. O Sol se estiver em algum dos locais hilegacos. 2. Se o Sol no estiver em nenhum desses locais, verificar a Lua. 3. Se a Lua tambm no estiver em locais hilegacos, verificar se existe algum planeta que possua pelo menos uma (ou mais) dignidades [3] em cada um dos locais onde esto o Sol, a conjuno dos luminares imediatamente anterior ao nascimento e o Ascendente, e que esteja ele mesmo convenientemente posicionado. 4. Se nenhum planeta obedecer Ascendente como Hyleg. ao critrio anterior, tomar o

IV.

Em mapas nocturnos, da mesma forma, tomar como Hyleg:

1. A Lua se estiver em locais hilegacos. 2. Se a Lua no estiver em locais hilegacos, verificar o Sol. 3. Se nem a Lua ou o Sol estiverem em locais hilegacos, verificar se existe algum planeta que possua pelo menos uma (ou mais) dignidades em cada um dos locais onde esto a Lua, a oposio dos luminares anterior ao nascimento, e a Parte da Fortuna, e que esteja ele mesmo convenientemente posicionado. 4. Se nenhum planeta obedecer ao critrio anterior, 1. considerar o Ascendente como Hyleg se a lunao anterior ao nascimento [4] tiver sido a conjuno dos luminares [5] ou, 2. considerar a Parte da Fortuna como Hyleg se a lunao anterior ao nascimento tiver sido a oposio dos luminares [6] . 5. Se ambos os luminares ou o Almuten [7] do prprio sect [8] estiverem em locais hilegacos escolher o luminar que estiver no local de maior autoridade. Quando o Almuten possuir mais dignidades em ambos os sects e estiver em melhor posio, preferir o Almuten.

Observa-se que Ptolomeu no admite como Hyleg nenhum planeta abaixo do horizonte, excepto nos 25 graus que se seguem ao grau do Ascendente. Seguindo Ptolomeu, a durao da vida do nativo determinada pelas direces primrias entre o significador da vida e os significadores da morte, assunto que foge ao propsito deste estudo.

Identificao do Hyleg pelo Mtodo Medieval


Como mencionado anteriormente, os mtodos usados pelos astrlogos medievais para a identificao do Hyleg apresentam alguns pontos conflituosos entre os autores. Contudo, existe concordncia em relao a algumas regras bsicas. Os candidatos a Hyleg que devem ser avaliados so o Sol, a Lua, o grau do Ascendente, a Parte da Fortuna e a Lunao imediatamente anterior ao nascimento (SAN). importante tambm observar se o mapa diurno ou nocturno e se a lunao anterior ao nascimento uma Lua Nova ou uma Lua Cheia. A maioria dos autores exige que o planeta ou ponto a ser escolhido como Hyleg seja aspectado [9] por um de seus regentes. Em mapas diurnos, o Sol ser Hyleg se posicionado no Ascendente, nas casas 10 ou 11 independente do signo ou nas casas 7, 8 e 9 em signos masculinos. Se o Sol no obedecer a estes critrios verificar a Lua. Se estiver posicionada em casas angulares ou sucedentes em quadrante e signo feminino, ou pelo menos em signo feminino, aspectada por um de seus regentes, ela ser Hyleg. Alguns autores aceitam a Lua em signo masculino em mapas de homens e em signo feminino em mapas de mulheres. Em mapas nocturnos iniciar a pesquisa pela Lua. Se ela estiver posicionada como mencionado acima ela ser Hyleg. aceitvel que a Lua na casa 3 actue como Hyleg, pois a casa do seu jbilo. Se a Lua no obedecer aos critrios acima, pesquisar o Sol. Se o Sol estiver no Descendente, nas casas 4 ou 5 em qualquer signo ou nas casas 1 e 2 em signo masculino poder ser o Hyleg. Se nenhum dos luminares puder ocupar a posio de Hyleg, verificar, tanto em mapas diurnos como em mapas nocturnos, se a SAN a conjuno ou a oposio dos luminares.

1.1. Se o mapa for conjuncional o grau do Ascendente ser o Hyleg, desde que aspectado por um de seus regentes. Se o grau do Ascendente no puder ser Hyleg verificar a Parte da Fortuna. Se ela estiver localizada em casas angulares ou sucedentes poder ser o Hyleg.

1.2. Se o mapa for prevencional, verificar inicialmente a Parte da Fortuna que, se estiver em casas angulares ou sucedentes, poder ser o Hyleg. Se a Parte da Fortuna tiver que ser descartada, verificar o Ascendente.

1.3. Se nenhum dos candidatos acima preencher as condies necessrias verificar finalmente a SAN em casas angulares e sucedentes.

Se aps todas as tentativas, o Hyleg no puder ser identificado, considera-se o mapa como pertencendo Terceira Differentia, ou seja, o indivduo ter vida curta.

Consideraes Adicionais
Sol e Lua em domiclio e exaltao (Sol em Leo ou Carneiro e Lua em Caranguejo ou Touro) podem ser Hyleg e Alcocoden ao mesmo tempo. Alguns autores seguindo Ptolomeu descartam um Hyleg posicionado na casa 8. Outros utilizam apenas 4 regncias: domiclio, exaltao, triplicidade e termo, iniciando a pesquisa privilegiando o regente do termo. Um planeta combusto no pode ser Hyleg. A Lua sob os raios do Sol no pode ser Hyleg nem Alcocoden.

Identificando o Alcocoden
O planeta que faz aspecto com o Hyleg, e que tem mais dignidades no grau do Hyleg ser o Alcocoden, aquele que vai indicar, por sua posio e aspectos, a expectativa de vida de um indivduo. necessrio que exista o Hyleg para que se identifique o

Alcocoden. Na escolha do Alcocoden podemo-nos deparar com mais de um planeta que obedea aos critrios de estar em aspecto com o Hyleg e ter dignidades no local do Hyleg. Nestes casos, devemos observar algumas orientaes gerais sobre a escolha a ser feita. Preferir o planeta que:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Tiver mais dignidades no local do Hyleg Estiver em casa angular ou sucedente Estiver mais prximo da cspide da casa angular ou sucedente Estiver mais dignificado no seu prprio grau Estiver mais prximo do Sol sem estar combusto Estiver oriental Estiver em aspecto mais exacto ao Hyleg (com menor orbe)

As orientaes acima so apresentadas pelos autores com prioridades diferentes, isto , se dois planetas em aspecto ao Hyleg esto igualmente dignificados, a sequncia a ser pesquisada de forma a identificar o Alcocoden varia dependendo da interpretao de cada autor. No entanto, todos so unnimes em que devemos escolher o planeta melhor posicionado, com mais dignidades no local do Hyleg e em si mesmo. Os anos que so dados pelo Alcocoden so directamente proporcionais a quanto poder ele possui em determinado mapa. Quanto mais dignificado estiver o Alcocoden mais tempo de vida por ele concedido nas diversas combinaes possveis, em anos, meses e dias. A Tabela a seguir indica os anos correspondentes de cada planeta.

ANOS PLANETRIOS Menores Mdios Maiores Mximos Saturno Jpiter Marte Sol Vnus Mercrio Lua 30 12 15 19 8 20 25 43.5 45.5 40.5 69.5 45 48 66.5 57 79 66 120 82 76 108 256 426 284 1461 1151 461 520

De acordo com a posio do Alcocoden no mapa natal, a correspondncia dos anos planetrios : 1. Alcocoden angular = anos maiores 2. Alcocoden sucedente = anos mdios 3. Alcocoden cadente = anos menores Alguns autores citam a relao entre o Alcocoden e os Nodos Lunares, e tambm a as opinies so divergentes. Para alguns, se o Alcocoden estiver a 12 graus da Cabea do Drago, dever ser adicionado mais dos seus anos. Se o Alcocoden estiver a 12 graus da Cauda do Drago dever ser subtrado dos anos adicionados anteriormente. Outros autores ignoram a regra relativa Cabea do Drago e apenas subtraem dos anos se o Alcocoden estiver a 12 graus da Cauda do Drago.

Adicionando ou Subtraindo Anos ao Alcocoden


Os planetas que fazem aspecto ao Alcocoden podem aumentar ou diminuir anos, meses ou dias aos anos concedidos pelo Alcocoden, dependendo do tipo de aspecto e das suas prprias dignidades. Quanto maiores as dignidades do planeta em aspecto mais forte a capacidade do planeta de adicionar tempo de vida ao tempo dado pelo Alcocoden, ao contrrio, quanto menos dignificado, menor tempo adicionado, ou mais tempo subtrado, em anos, meses, dias ou at horas. De forma geral, encontramos as seguintes referncias, com inmeras variaes:

1.

Planetas benficos, dignificados, em aspectos benficos (sextil ou trgono) ou em conjuno adicionam seus anos menores, ou seus anos menores mais seus anos mdios como meses, ou seus anos menores mais seus anos maiores como dias, dependendo da qualidade deles. Benficos afligidos adicionam seus anos menores como meses. Benficos em aspectos de quadratura e oposio no adicionam nem subtraem. Planetas malficos, em aspectos malficos (quadratura e oposio) ou em conjuno, subtraem seus anos menores. Malficos essencialmente dignificados subtraem 1/3 dos seus anos menores. Malficos em aspectos benficos no adicionam nem subtraem. Mercrio, cuja natureza dependente de sua posio e aspectos, ir adicionar seus anos menores se estiver ligado aos benficos e ir subtrair seus anos menores se ligado aos malficos.

2.

3.

Consideraes Finais

As divergncias existentes entre os autores parecem indicar que o mtodo de identificao do Hyleg e do Alcocoden no tem como propsito apontar exactamente o dia da morte de um indivduo e sim fazer uma estimativa da capacidade vital, da fora da vida num determinado corpo fsico. Como todos os seres vivos, o homem tem um ciclo fisiolgico de nascimento, crescimento e morte e o Hyleg e o Alcocoden indicariam o ciclo natural da vida de cada um. O total dos anos determinado pelo Alcocoden, com variaes para mais ou para menos, significa um perodo de perigo, de enfraquecimento funcional e diminuio da vitalidade. Os autores medievais so unnimes ao considerar que direces primrias, aliadas a outros mtodos, so indispensveis para efectivamente determinar o final da vida.

Mapa de Exemplo - Mtodo Medieval Marlon Brando

Como o mapa nocturno (Sol abaixo do horizonte), iniciamos a pesquisa do Hyleg pela posio da Lua. De acordo com as regras acima, se a Lua estiver em casas angulares ou sucedentes, em signo feminino ou pelo menos em quadrante feminino (casas 1, 2 e 3 e casas 7, 8 e 9) ela poder ser Hyleg, desde que esteja aspectada por um dos seus regentes (domiclio, exaltao, triplicidade, termo ou face).

No caso do Mapa de Marlon Brando encontramos a Lua em Carneiro, signo masculino, na casa 5 [10] , em quadrante masculino e combusta. Como a Lua no obedece aos critrios bsicos, devemos passar ao prximo candidato que o Sol. O Sol em 1409 de Carneiro, na cspide da casa 5, em signo e quadrante masculinos, est em exaltao, triplicidade [11] e face, portanto essencialmente muito dignificado. De acordo com diversos autores se os luminares estiverem em seu signo de domiclio ou exaltao eles podem acumular as funes de Hyleg e Alcocoden. O Sol como Alcocoden, em casa sucedente e essencialmente dignificado, dar seus anos mdios, 69 anos e 6 meses. O Sol recebe um trgono de Jpiter em Sagitrio, na casa 1. Como Jpiter tambm est essencial e acidentalmente dignificado, em domiclio e triplicidade, oriental ao Sol, e angular, adicionaremos aos anos do Sol os 12 anos menores de Jpiter acrescidos de seus anos mdios como meses, 45 meses e meio. O Sol recebe ainda uma quadratura de Marte em Capricrnio, em exaltao e face, na casa 2, oriental ao Sol. Pelas suas dignidades Marte s vai subtrair 1/3 de seus anos menores, ou seja, 5 anos. O ltimo aspecto recebido pelo Sol, uma conjuno da Lua, peregrina, combusta, regente e Almuten da casa 8 e co-Almuten da casa 6. Pela sua condio, a Lua tornase um malfico acidental e pela aflio ao Sol podemos subtrair seus anos menores como dias, ou 25 dias.

Sol como Alcocoden Jpiter Subtotal Marte +

69 anos 12 anos 81 anos 5 anos

6 meses 45 meses 51 meses 15 dias 15 dias

____________________________

76 anos Subtotal

51 meses

15 dias

ou

76 anos Lua -

50 meses

45 dias 25 dias ou

____________________________ 76 anos 80 anos 50 meses 2 meses 20 dias 20 dias

Marlon Brando morreu com 80 anos, 2 meses e 28 dias

Bibliografia:
Abraham Ben Ezra, Libro de los Juicios de las Estrellas, Editorial Biblioteca de Sirventa AbuAli Al-Khayyat, The Judgments of Nativities, AFA Ali Ben Ragel, El Libro Conplido en los Iudicios de las Estrellas, Edies ndigo Antonius de Montulmo, On the Judgement of Nativities, Project Hindsight

Johannes Schoener, On the Judgments of Nativities, Book I, ARHAT Johannes Schoener, Opusculum Astrologicum, Project Hindsight Omar of Tiberias, Three Books on Nativities, Project Hindsight Ptolemy, Tetrabiblos, Harvard University Press R. Zoller, T & T of the Medieval Astrologer, Book I, New Library, 2nd Electronic Edition

[1] [2]

Em situaes excepcionais, pode existir um Alcocoden que no aspecte o Hyleg.

A frmula usada ASC + Lua - Sol, tanto para mapas diurnos quanto para nocturnos.
[3]

Ptolomeu usava as dignidades de regncia por domiclio, exaltao, triplicidade e termo. A quinta dignidade para Ptolomeu o aspecto e no a regncia de face que usada pelos astrlogos medievais.
[4] [5] [6] [7] [8]

Syzygy Ante Nativitatem = SAN Mapa conjunctional Mapa preventional Planeta com mais dignidades em determinado grau do Zodaco

Sect - grupo de planetas diurnos em mapas diurnos e planetas nocturnos em mapas nocturnos
[9]

Utilizar apenas aspectos ptolomaicos: conjuno, sextil, quadratura, trgono e oposio.

[10] [11]

Planetas a 5 graus da cspide de uma casa so considerados nesta casa. Triplicidades de Dorotheus

Copyright Paulo Alexandre Silva. Todos os direitos reservados.

Home | Consultas | Estudos | Utilitrios | e-Books | Livros | Links | Bio | Contacto

Potrebbero piacerti anche