Sei sulla pagina 1di 6

Laranjeiras do Sul: Av. 7 de Setembro, 1930. Fone: (42) 3635 5413 Quedas do Iguau: Pa.

Pedro Alzide Giraldi, 925. Fone: (46) 3532 3265 www.genevestibulares.com.br / contato@genevestibulares.com.br

PROFESSOR GUILHERME BIOLOGIA LISTA DE EXERCCIOS #12: HISTOLOGIA, ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA.
1. (UNICENTRO 2011) Grande parte do controle do corpo humano realizado por hormnios que so produzidos por algumas clulas especficas que tm aes em outras clulas. Essas clulas produtoras de hormnios renem-se formando glndulas endcrinas. A partir dos conhecimentos sobre as principais glndulas endcrinas humanas e seus respectivos hormnios, identifique com V as afirmativas verdadeiras, e com F, as falsas: ( ) A insulina estimula o transporte de glicose para o interior das clulas, diminuindo a concentrao dessa substncia no sangue. ( ) O hormnio luteinizante produzido nos ovrios com a funo de desenvolver as caractersticas sexuais secundrias femininas. ( ) A progesterona produzida pelos ovrios, mantendo o crescimento da mucosa uterina, iniciado pelo estrgeno. ( ) O hormnio folculo-estimulante produzido tanto pelos ovrios quanto pelos testculos, promovendo o amadurecimento dos folculos ovarianos, nas mulheres, e a espermatognese, nos homens. A alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo, a: A) V F V V B) V F V F C) F V F V D) F F V F

E) F V F F

2. (UNICENTRO 2011) Quando a embalagem de um alimento expe que a sua composio rica em protenas, significa que, durante o processo de digesto desse alimento, o composto orgnico em questo ser substrato para a ao de enzimas digestrias especficas, encontradas na composio de secrees que atuam em diferentes rgos do sistema digestrio. Considerando-se as informaes, correto afi rmar que a digesto das protenas A) tem incio na boca, por ao da enzima ptialina, presente na saliva, e continua no estmago, atravs da ao da enzima renina. B) ocorre no intestino delgado atravs da ao da enzima tripsina, que promove o rompimento de ligaes peptdicas e formao de oligopeptdeos. C) acontece exclusivamente no estmago, atravs da ao do suco gstrico formado a partir das enzimas pepsina, tripsina e amilopsina. D) ocorre apenas no estgio final da digesto, por ao do suco entrico liberado no intestino grosso. E) depende da ao de enzimas que tambm participam da digesto de lipdios e polissacardeos. 3. (UNICENTRO 2010) Sobre a anatomia e fisiologia animal e humana, assinale a alternativa correta. A) Hemcias submetidas a meio externo hipertnico sofrem lise celular, pois h entrada excessiva de gua por osmose. B) Nos vertebrados o celoma surge como espao no interior de massas de clulas mesodrmicas e chamado de esquizoceloma. C) Glndulas endcrinas lanam suas secrees atravs de canais diretamente no rgo-alvo, j as excrinas lanam suas secrees na corrente sangunea. D) O sistema nervoso central possui alm da proteo esqueltica membranas denominadas de meninges, a duramter, aracnide e pia-mter. E) Os gnglios nervosos sensitivos possuem apenas fibras nervosas que transmitem mensagens dos centros nervosos para os rgos.

4. (UNICENTRO 2010) Sobre a figura a seguir, referente ao sistema reprodutor feminino, todas as afirmativas esto corretas EXCETO

A) Os ovcitos amadurecem em 1 e so liberados. B) A fecundao ocorre em 2, seguida da segmentao. C) O blastocisto implanta-se em 3 onde o desenvolvimento continuar. D) Durante o parto, 4 sofrer dilatao para expulso da criana. E) Os espermatozides so depositados em 5 durante a cpula. 5. (UNICENTRO 2009) funo do paratormnio no organismo humano A) estimular a liberao de clcio nos ossos. B) reduzir a absoro de clcio no intestino. C) diminuir a reabsoro de clcio nos rins. D) aumentar a taxa de glicose no sangue. E) elevar a presso sangunea. 6. (UNICENTRO 2009) Sobre o sistema circulatrio humano CORRETO afirmar que A) as artrias possuem uma camada muscular mais espessa, pois nelas o sangue circula em alta presso. B) as veias so vasos sanguneos que pulsam, por isso num exame mdico sentida a sua pulsao. C) os capilares possuem vlvulas para impulsionar o sangue das artrias e veias para os tecidos. D) as varizes ocorrem devido ruptura das artrias, principalmente dos membros inferiores. E) os vasos venosos sempre conduzem sangue no sentido do corao para os tecidos. 7. (UNICENTRO 2009) O tecido presente no rgo esquematizado abaixo que impede o seu fechamento o A) sseo. B) cartilaginoso. C) sanguneo. D) muscular liso. E) muscular esqueltico.

8. (UFPR 2011) O esquema ao lado representativo de um epitlio de revestimento estratificado. Pode-se observar que as camadas superiores, em contato com o meio externo, so compostas por clulas cada vez mais achatadas. Alm disso, essas clulas achatadas geralmente esto mortas e descamam do tecido. Um exemplo desse tipo de epitlio encontrado no esfago de animais carnvoros.

Qual o principal motivo que leva essas clulas a morrerem e descamarem do epitlio? A) O atrito causado pelos componentes de meio externo que entram em contato com o epitlio. B) A justaposio das clulas, que cria uma falta de espao para que todas se acomodem na superfcie do epitlio. C) O contato com o meio externo, que leva a uma hiperoxigenao das clulas. D) A distncia dessas clulas em relao s fontes de oxignio e alimento, trazidos pelos tecidos adjacentes ao epitlio. E) O deslocamento da posio das organelas intracelulares, por conta do achatamento promovido pelo citoesqueleto. 9. (UFPR 2010) Na dcada passada, foi identificado um hormnio produzido pelas clulas gstricas, denominado grelina, que participa do controle do comportamento alimentar. As figuras A e B representam as curvas da concentrao de dois hormnios (insulina e grelina), ao longo de 24 horas. As linhas tracejadas representam trs refeies do dia: caf da manh, almoo e jantar.

a) Com base no conhecido efeito das refeies sobre a secreo de insulina, identifique as figuras que representam as curvas da insulina e da grelina. _______________________________________________________________________________________________ b) Sabendo que a grelina atua sobre o sistema nervoso central no controle do comportamento alimentar, qual seu efeito sobre a fome? _______________________________________________________________________________________________

10. (UFPR 2010) H aproximadamente 90 anos, o farmacologista alemo Otto Loewi realizou experimentos que o credenciaram a receber o Prmio Nobel de Medicina em 1936. Em um dos experimentos, ele retirou os coraes de dois sapos, deixando-os em soluo fisiolgica em recipientes separados. Em um dos coraes, um nervo do sistema nervoso autnomo foi preservado. Loewi estimulou eletricamente o nervo e observou a reduo da frequncia cardaca. Depois, ele injetou a soluo do corao estimulado no outro corao e observou o mesmo efeito, ou seja, o outro corao tambm apresentou uma reduo da frequncia de seus batimentos. a) A qual diviso do sistema nervoso autnomo pertence o nervo preservado? _______________________________________________________________________________________________ b) Explique por que a soluo do corao estimulado provocou o mesmo efeito no outro corao. _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ c) O que aconteceria se a soluo do corao estimulado fosse injetada em uma fibra muscular esqueltica? _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ 11. (UFSC 2011) As figuras abaixo mostram procedimentos cirrgicos no aparelho reprodutor masculino e feminino denominados de vasectomia (Figura 1) e ligao tubria (Figura 2).

AMABIS e MARTHO. Biologia das clulas. 2. ed. So Paulo: Moderna, 2004. p. 369.

Assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. Um homem que se submete vasectomia (mostrada na Figura 1) tem preservada a capacidade de ejacular normalmente. 02. Uma mulher submetida ao procedimento de ligao tubria (mostrada na Figura 2) mantm a produo de vulos (ovcitos secundrios), mas estes no podem ser alcanados pelos espermatozoides. 04. Os ovrios continuaro produzindo os hormnios FSH (hormnio estimulante do folculo), LH (hormnio luteinizante), estrognio e progesterona mesmo depois da cirurgia. 08. O homem vasectomizado mantm a produo normal do hormnio testosterona, uma vez que este lanado diretamente na corrente sangunea. 16. Ambos os procedimentos cirrgicos so considerados mtodos anticonceptivos e so eficientes na preveno de doenas sexualmente transmissveis. 32. Como um homem vasectomizado no mais elimina espermatozoides, no pode mais transmitir o vrus da AIDS para seus parceiros sexuais. 64. No caso da mulher submetida ao procedimento de ligao tubria (mostrada naFigura 2), com o passar dos anos, os vulos (ovcitos secundrios) acharo um novo caminho at o tero, por isso este procedimento cirrgico deve ser sempre repetido a cada dez anos.

12. (UFPR 2009) ... absolutamente necessrio concluir que o sangue se encontra em estado de movimento incessante; que esse o ato ou funo que o corao desempenha por meio da pulsao, e que essa a nica finalidade do movimento e da contrao do corao.
(FRIEDMAN, M. e FRIEDLAND, G. W. As 10 maiores descobertas da histria. Companhia das Letras, 2000.)

Essa sentena, extrada do livro conhecido De motu cordis, escrito por William Harvey no sculo XVII, foi considerada pelos autores do livro As 10 maiores descobertas da Medicina como a declarao mdica mais significativa jamais publicada. Considere a descrio de um dos experimentos realizados por Harvey abaixo e responda s questes apresentadas na seqncia. Ao observar o corao de uma cobra viva, Harvey obstruiu temporariamente vasos prximos ao corao. Quando obstruiu um dos vasos (vaso 1), observou que o corao empalidecia e parava de ejetar sangue. Quando obstruiu outro vaso (vaso 2), o segmento adjacente a ele e o prprio corao ficavam cheios de sangue. a) Caso Harvey estivesse fazendo o experimento em um corao humano, identifique os vasos 1 e 2 e os respectivos lados do corao aos quais eles esto ligados. _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ b) Muitas vezes, em pacientes com problemas cardacos, faz-se necessrio o procedimento do cateterismo, atravs do qual um cateter introduzido em um vaso sanguneo e conduzido at o corao. Para que o cateter atinja os vasos coronarianos, que irrigam a musculatura cardaca, ele deve chegar ao corao pelo vaso 1 ou 2? Justifique sua resposta. _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ 13. (UNIOESTE 2011) O grfico abaixo mostra as variaes dos hormnios FSH (Hormnio Folculo Estimulante), LH (Hormnio Luteinizante), Progesterona e Estrgeno ao longo de ciclo ovariano de 28 dias de uma mulher sadia e que no faz uso de nenhuma medicao. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. No dia 14, por influncia do pico de LH, ocorre a menstruao. II. O aumento de Estrgeno induz o pico de LH que estimula a ocorrncia da ovulao aproximadamente dois dias aps este pico. III. A Fase 1 ou proliferativa, caracteriza-se pela multiplicao das clulas do endomtrio, influenciada pelo Estrgeno, promovendo a regenerao desta camada do tero aps a menstruao anterior; nesta fase ocorre tambm o desenvolvimento folicular, influenciado pelo FSH. IV. Se ocorresse uma gravidez, em situao normal, observaramos um aumento nos hormnios Estrgeno e Progesterona na metade da Fase 2 ou secretora. V. O incio da Fase 2 ou secretora, caracteriza-se pela diminuio do suprimento sanguneo no endomtrio causando isquemia e consequente escamao desta camada, resultando na liberao de fragmentos deste tecido com sangue, atravs do fluxo menstrual que ocorre na metade da Fase 2.

A) Apenas as afirmativas I e VI esto corretas. B) Apenas as afirmativas III, IV e V esto corretas. C) Apenas as afirmativas II, III e IV esto corretas. D) Apenas as afirmativas II e V esto corretas. E) Todas as afirmativas esto corretas. 14. (UNIOESTE 2011) A figura abaixo representa a vista anterior do corao de um mamfero. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta. I. O circuito que passa pela sequncia H B D F contm sangue rico em O2, uma vez que acabou de chegar dos pulmes e ser encaminhado ao corpo. II. O sangue rico em CO2 ser oxigenado nos pulmes atravs do circuito na seguinte sequncia: E C A G. III. Em C encontra-se sangue rico em O2 que ser distribudo pelo corpo atravs de E. IV. O sangue rico em CO2 chega dos tecidos corporais ao corao atravs de G, passando por A e C onde encaminhado aos pulmes atravs de E.

A) Apenas as alternativas I e II esto corretas. B) Apenas as alternativas I e III esto corretas C) Apenas a alternativa III est correta. D) Apenas as alternativas I e IV esto corretas. E) Todas as alternativas esto incorretas.

Potrebbero piacerti anche