Sei sulla pagina 1di 15

RT 2.

003
TTULO: DIMENSIONAMENTO DE POSTE DE CONCRETO CIRCULAR, UTILIZADO EM REDE DE DISTRIBUIO

Pgina 1 de 15
COM SEO

AUTOR: Francisco Loureno da Silva


1. OBJETIVO Estabelecer parmetros tcnicos para subsidiar a padronizao dos critrios para dimensionamento de postes de concreto com seo circular padronizados para uso em Redes de Distribuio da Eletropaulo. 2. CONSIDERAES Os postes de concreto para utilizao em Redes de Distribuio de Energia Eltrica da Eletropaulo so padronizados atravs das normas: ABNT - NBR 8451 Postes de Concreto Armado para Redes de Distribuio de Energia Eltricas Especificao; ABNT - NBR 8452 Postes de Concreto Armado para Redes de Distribuio de Energia Eltricas Padronizao; Eletropaulo NTE 109-0 Especificao Tcnica Postes de Concreto Armado; Desenho MP-01-01 Postes de Concreto Armado Seo Circular; e Desenho MP-01-07 Postes Especiais Concreto Armado Seo Circular

3. ESFOROS MECNICOS Os postes de concreto armado so construdos para suportarem os esforos horizontais e verticais transmitidos pela rede e equipamentos neles instalados, bem como esforos excepcionais por cargas acidentais e cargas de vento. Os esforos referentes ao peso da rede e seus equipamentos so obtidos junto a especificaes e fabricantes e com relao s cargas de vento podemos considerar os valores apresentados abaixo com vento mximo em reas urbanas velocidade de 60km/h. Considerar a presso do vento em corpos de formato cilndricos com aproximadamente 17daN/m2 e em corpos de formato plano aproximadamente 27daN/m2.
Presso do Vento nas Estruturas
Standard Handbook for Electrical Engineers 80,0 75,0 70,0 65,0 60,0 55,0 50,0 45,0 40,0 35,0 30,0 25,0 20,0 15,0 10,0 5,0 0,0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 Velocidade do Vento (km/h) Corpos Cilndricos Corpos Planos

REF:

DATA:agosto/03 GERNCIA: PLANEJAMENTO E ENGENHARIA

Presso na Estrutura (daN/m2)

ARQ: RT-2.003.DOC

RT 2.003
TTULO: DIMENSIONAMENTO DE POSTE DE CONCRETO CIRCULAR, UTILIZADO EM REDE DE DISTRIBUIO

Pgina 2 de 15
COM SEO

AUTOR: Francisco Loureno da Silva


3.1. ESFOROS VERTICAIS Os Esforos Verticais no poste so cargas que atuam no sentido paralelo ao eixo do poste, porm normalmente distantes desse eixo o que acarreta em esforos de compresso e flexo do poste atravs de trs situaes bsicas: 3.1.1. Peso da Rede O peso da Rede constitudo por peso dos condutores (considerando a parcela de peso do cabo), peso dos isoladores, peso das cruzetas, peso das ferragens, peso do eletricista, presso do vento na rea da seo mais desfavorvel, etc. O valor total destes pesos independem de ngulos em planta existente na Rede. A seguir apresentamos um dos inmeros exemplos destes esforos e a conseqente resultante de carregamento transferida para o poste.
Pc
3

d3

Pc

d1 d2 Pe

Pc 1

RHa

A
RVa d5 Pcz d7 d6 MF

RHc

MF

Pmf

d4 RVc

Observao: A parcela do peso do cabo depende da configurao da rede, caso o poste analisado faa parte de vos contnuos devemos considerar o peso do cabo como sendo o valor do Vo Regulador x peso/metro do cabo, caso o poste analisado seja final de linha considerar o valor igual a Vo Regulador x peso/metro do cabo / 2 e na situao particular de ponto mecnico deve ser considerado a expresso (Vo Regulador1 x peso/metro1 do cabo + Vo Regulador2 x peso/metro2 do cabo) / 2 no caso dos Vos Reguladores e pesos dos cabos serem diferentes.
REF: DATA:agosto/03 GERNCIA: PLANEJAMENTO E ENGENHARIA ARQ: RT-2.003.DOC

RT 2.003
TTULO: DIMENSIONAMENTO DE POSTE DE CONCRETO CIRCULAR, UTILIZADO EM REDE DE DISTRIBUIO

Pgina 3 de 15
COM SEO

AUTOR: Francisco Loureno da Silva


Considerando os pesos envolvidos: Pcn = Peso dos Condutores (parcela de peso do cabo + presso do vento) + Peso dos Isoladores e acessrios Pcz = Peso da Cruzeta + presso do vento Pmf = Peso da Mo Francesa + presso do vento Pe = Peso do Eletricista (procedimento de resgate em caso de acidente) Considerando-se as distncias de aplicao dos pesos: d1 = Distncia horizontal do 1 Isolador at o ponto de apoio B d2 = Distncia horizontal do 2 Isolador at o ponto de apoio B d3 = Distncia horizontal do 3 Isolador at o ponto de apoio B d4 = Distncia horizontal entre o ponto de apoio C at o ponto de apoio B d5 = Distncia vertical entre o ponto de apoio C at o ponto de apoio B d6 = Distncia horizontal do centro de gravidade da Mo Francesa at o ponto de apoio B d7 = Distncia horizontal do centro de gravidade da Cruzeta at o ponto de apoio B Todos estes esforos so transmitidos ao poste (ponto A e ponto C) atravs das Cintas e Mo Francesa. MF = Esforo Resultante da Mo Francesa para equilibrar o ponto B Temos ento quatro Reaes de Apoio no poste: RHa = Resultante Horizontal no ponto A RVa = Resultante Vertical no ponto A RHc = Resultante Horizontal no ponto C RVc = Resultante Vertical no ponto C Pelos princpios da Esttica (Mecnica Geral) temos trs equaes de equilbrio: RH RV M = 0 (Somatria das Resultantes Horizontais iguais a zero) = 0 (Somatria das Resultantes Verticais iguais a zero) = 0 (Somatria das Resultantes de Momentos iguais a zero)

Como temos quatro incgnitas que so as reaes de apoio e apenas trs equaes de equilbrio, conclu-se que a estrutura apresentada hiperesttica e a resoluo da mesma atravs do processo de anlise de compatibilidade das deformaes. Como temos na estrutura apresentada trs materiais distintos, sendo dois homogneos (madeira, ao) e um heterogneo (concreto armado) e a magnitude das foras e muito pequena em relao resistncia dos materiais, podemos admitir de modo simplificado que a somatria dos momentos em relao ao ponto B igual a zero considerando-se que a cruzeta uma viga que est apoiada no ponto A e B (considerar apenas os esforos verticais e momentos no sentido anti-horrio como valores negativos):
REF: DATA:agosto/03 GERNCIA: PLANEJAMENTO E ENGENHARIA ARQ: RT-2.003.DOC

RT 2.003
TTULO: DIMENSIONAMENTO DE POSTE DE CONCRETO CIRCULAR, UTILIZADO EM REDE DE DISTRIBUIO

Pgina 4 de 15
COM SEO

AUTOR: Francisco Loureno da Silva


MB = (RVa x d4) (Pc3 x d3) (Pcz x d7) (Pc2 x d2) (Pmf x d6) + (Pc1 x d1) = 0 Conhecendo-se os valores dos pesos da rede e as distncias padres em funo da classe de tenso, desta equao podemos obter o valor de RVa: RVa = {(Pc3 x d3) + (Pcz x d7) + (Pc2 x d2) + (Pmf x d6) (Pc1 x d1)} / d4 Como RVa + RVB = (Pcn + Pcz + Pmf + Pe), determinamos assim tambm o valor de RVB: RVB = (Pcn+Pcz+Pmf+Pe) - [{(Pc3 x d3)+(Pcz x d7)+(Pc2 x d2)+(Pmf x d6) (Pc1 x d1)} / d4] Porm em nossa simplificao o valor de RVB apenas a componente vertical resultante do esforo da Mo Francesa (MF) MF Utilizando as distncias de fixao da Mo Francesa tg = (d5/d4)

RHB

RVB

Deste modo, tg = (RVB / RHB) = (d5/d4) RHB = RVB x d4 / d5 Portanto a Mo Francesa gera uma resultante Horizontal no ponto B que resistida pelo ponto A com mesma intensidade, porm com sentido oposto |RHa| = |RHB|. A mesma Mo Francesa transfere as reaes do ponto B para o poste no ponto C com os mesmos valores de |RHB| = |RHc| e |RVB| = |RVc|. Conclumos ento que o peso da Rede tranferido e suportado pelas cintas no ponto A e C e a Mo Francesa gera tambm resultantes horizontais no ponto A e C com mesma intensidade, porm com sentidos opostos (fora binria) resultando em Momento na altura de fixao da cruzeta igual a: MA = (RHa x d5) 3.1.2. Peso de Equipamentos Os equipamentos instalados nas Redes de Distribuio tambm esto fixados nos postes e seus pesos fisicamente encontram-se no centro de gravidade dos mesmos e distantes do eixo vertical do poste gerando tambm esforos nos suportes de fixao proveniente da transferncia da carga do peso para o eixo do poste acarretando esforos de compresso e momento. A seguir apresentamos como exemplo a instalao de um transformador em suporte, onde: Ptr = Peso Total do Transformador + Presso do Vento
REF: DATA:agosto/03 GERNCIA: PLANEJAMENTO E ENGENHARIA ARQ: RT-2.003.DOC

RT 2.003
TTULO: DIMENSIONAMENTO DE POSTE DE CONCRETO CIRCULAR, UTILIZADO EM REDE DE DISTRIBUIO

Pgina 5 de 15
COM SEO

AUTOR: Francisco Loureno da Silva


d1 = Distncia do Centro de Gravidade do Transformador at o eixo do poste d2 = Distncia entre os suportes do transformador Rh = Reao Horizontal resultante Anlogo ao caso do Peso da Rede, o momento gerado na altura de fixao do Transformador (Mt) igual a:

d2

Rh

Ptr

Rh
d1

Mt = (Ptr x d1) e este momento transferido para o poste atravs dos suportes gerando o momento binrio Rh x d2, portanto temos uma carga momento gerada no eixo do poste, na altura de fixao, igual em mdulo a |Rh x d2| = |Ptr x d1|. 3.1.3. Rede em Desnvel (Resultante Vertical) No caso de Redes de Distribuio em desnvel, podemos ter alm do peso considerado no item 3.1.1. desta Recomendao Tcnica o esforo adicional da resultante da Tenso de Projeto do cabo que poder gerar tanto esforos de compresso aumentando o valor da resultante vertical como tambm podendo ocorrer o oposto, com esforos de arrancamento do poste, conforme exemplo genrico simplificado apresentado abaixo:
Detalhe 1

Linha do Horizonte

H1 Poste PL

Cabo Detalhe 2 H2

Poste PK Perfil da Via

Poste PM

L1

L2

Perfil do Projeto

REF:

DATA:agosto/03 GERNCIA: PLANEJAMENTO E ENGENHARIA

ARQ: RT-2.003.DOC

RT 2.003
TTULO: DIMENSIONAMENTO DE POSTE DE CONCRETO CIRCULAR, UTILIZADO EM REDE DE DISTRIBUIO

Pgina 6 de 15
COM SEO

AUTOR: Francisco Loureno da Silva


Considerando: L1 = Comprimento do vo anterior ao poste analisado L2 = Comprimento do vo posterior ao poste analisado H1 = Desnvel do vo anterior ao poste analisado H2 = Desnvel do vo posterior ao poste analisado Leq = Vo Regulador T0 = Resultante Horizontal da Tenso de Projeto no cabo para o Vo Regulador V1 = Resultante Vertical do peso da Rede referente ao vo L1 V2 = Resultante Vertical do peso da Rede referente ao vo L2 A ttulo de exemplo, considerando o Vo Regulador do Projeto conforme RT 2.001: Leq = (Ln / Ln) Com o valor do vo regulador, e o tipo de cabo a ser utilizado, obtemos o valor da Tenso de Projeto na Recomendao Tcnica RT 2.001. Est Tenso de Projeto representa o valor mximo da tenso no cabo que ocorrer na condio mais crtica de temperatura e vento que possa atuar na rede. A Tenso de Projeto a fora tangente a curva do cabo junto do ponto de fixao (isolador) e a mesma decomposta em uma resultante horizontal que o valor de T0 que ser constante em todos os vos mecanicamente contnuos e outra resultante vertical que representa a parcela do peso do cabo no ponto de fixao (isolador). Deste modo a fora Vertical no ponto de fixao do cabo V = (p x Leq)/2, para finais de linha, vos isolados ou vo onde ocorre ponto mecnico, sendo p = peso do cabo por metro + presso do vento no mesmo.

Tenso de Projeto V
Cabo

T0

Na prtica Trao de Projeto = T0, pois o ngulo muito pequeno e no caso de vos contnuos mecanicamente V = p x Leq 3.1.3.1. Poste Comprimido pela Rede No caso do poste PL (Detalhe 1), temos um caso particular de desnvel na Rede, onde: e = ngulos da Rede em relao a linha do horizonte de ambos os lados considerando os ngulos abaixo da linha do horizonte em valores positivo
REF: DATA:agosto/03 GERNCIA: PLANEJAMENTO E ENGENHARIA ARQ: RT-2.003.DOC

RT 2.003
TTULO: DIMENSIONAMENTO DE POSTE DE CONCRETO CIRCULAR, UTILIZADO EM REDE DE DISTRIBUIO

Pgina 7 de 15
COM SEO

AUTOR: Francisco Loureno da Silva


Vn = V (peso do cabo) + peso do isolador e acessrios T = Tenso de Projeto = T0 Rc = Resultante dos Esforos de compresso no isolador p = peso do cabo por metro + presso do vento

T Vn Rc

sen = H1 / (H12 + L12) e sen = H2 / (H22 + L22) Rc = {T x (sen + sen )} + Vn , onde Rc o valor que dever ser considerado no lugar do valor de Pcn indicado no item 3.1.1. quando verificada est situao. Observao: Postes com carregamento vertical comprimindo sua seo apresentam diminuio de resistncia devido ao efeito de flambagem quando a relao do comprimento em relao seo muito grande. Estes parmetros podem ser aferidos atravs da frmula de Euler, porm nos casos de postes de seo circular para Redes de Distribuio de Energia, mesmo com a reduo da resistncia compresso estamos dentro de nveis compatveis com as cargas de peso prprio do poste mais pesos da rede e esforos devido a ngulos verticais existentes na prtica, dispensando a verificao de carga crtica de compresso no poste. 3.1.3.2. Poste Tracionado pela Rede No caso do poste PM (Detalhe 2) temos outro caso particular de desnvel na Rede, onde temos as mesmas consideraes do caso anterior porm no lugar de Rc teremos Rt, onde: Rt = Resultante dos Esforos de trao no isolador e = ngulos da Rede em relao a linha do horizonte de ambos os lados considerando os ngulos acima da linha do horizonte em valores negativos. Rt T

Vn

REF:

DATA:agosto/03 GERNCIA: PLANEJAMENTO E ENGENHARIA

ARQ: RT-2.003.DOC

RT 2.003
TTULO: DIMENSIONAMENTO DE POSTE DE CONCRETO CIRCULAR, UTILIZADO EM REDE DE DISTRIBUIO

Pgina 8 de 15
COM SEO

AUTOR: Francisco Loureno da Silva


Rt = { -T x (sen + sen )} + Vn Rt o valor que dever ser considerado no lugar do valor de Pcn indicado no item 3.1.1. quando verificada est situao. Neste caso simplificando a favor da segurana, podemos desprezar o valor de Vn e considerar o momento da fora binria que atuar nas cintas de sustentao da cruzeta ocorrer em sentido inverso ao item 3.1.1. e dever ser tambm analisado no projeto a condio de resistncia das amarraes e esforos de arrancamento dos isoladores. 3.2. ESFOROS HORIZONTAIS Os Esforos Horizontais so oriundos das tenses resultantes dos cabos quando da existncia de ngulos em planta, finais de linha, tirantes de estaiamento, Rede de Trolebus, Ramais de Ligao, etc. Estes esforos, ao contrrio dos esforos verticais, no so paralelos ao eixo do poste e geram apenas esforos de momentos mximos na base do poste junto ao solo e mnimos no ponto de aplicao da carga Rn. 3.2.1. Vos mecanicamente contnuos Conforme referido anteriormente as Tenses de Projeto podem ser obtidas nas RT 2.001 e RT 2.002 e tambm podemos considerar a Tenso de Projeto = T0. No caso de resultantes horizontais provenientes de ngulos do traado em planta da Rede temos: = ngulo da Rede verificado em planta T0 = Trao de Projeto Hy = Resultante dos esforos parciais no plano horizontal na direo longitudinal da Rede Hx = Resultante dos esforos parciais no plano horizontal na direo transversal da Rede Hn = Resultante Horizontal que atuar no poste
T0 T0 T0

Hy

T0 Hx T0
T0 T0 T0

Hn = Hx
Hy

Hx = Resultante por Condutor

REF:

DATA:agosto/03 GERNCIA: PLANEJAMENTO E ENGENHARIA

ARQ: RT-2.003.DOC

RT 2.003
TTULO: DIMENSIONAMENTO DE POSTE DE CONCRETO CIRCULAR, UTILIZADO EM REDE DE DISTRIBUIO

Pgina 9 de 15
COM SEO

AUTOR: Francisco Loureno da Silva


Quando temos uma mudana de direo da Rede podemos determinar o valor da resultante pela lei dos cossenos.
T1 R T2 = ngulo interno entre T1 e T2 R = [ T1 + T2 + (2 x T1 x T2 x cos )]
1/2

Porm considerando o alinhamento das cruzetas na bissetriz do ngulo e todas as Tenses de Projeto = T0, quando os vos so mecanicamente contnuos, garantimos que o poste no sofrer esforos de toro e que as somatrias das resultantes Hy se anulam e dessa forma temos apenas a resultante Hx em cada condutor, onde: Hx = T0 x 2 x (1 + cos ) Resultante por condutor de mesma bitola

Hn = n x Hx , onde Hn a resultante total na horizontal que atuar no poste, sendo n o nmero de condutores. 3.2.2. Ponto Mecnico No caso particular de ponto mecnico, podero ocorrer valores de Tenso de Projeto diferentes em cada lado da estrutura, pois o Vo Regulador anterior ao ponto mecnico pode ser diferente do Vo Regulador posterior ao ponto mecnico e neste caso teremos que utilizar a equao dos cossenos apresentada anteriormente e com o resultado da diferena de Hy deve-se projetar o estaiamento da cruzeta para compensar as diferenas de tenses mecnicas na estrutura.
T1 T1 T1 T1 Hy1

Hx Hn = Hx T2 T2 T2 T2 Hy2

Hx = Resultante por condutor

REF:

DATA:agosto/03 GERNCIA: PLANEJAMENTO E ENGENHARIA

ARQ: RT-2.003.DOC

RT 2.003
TTULO: DIMENSIONAMENTO DE POSTE DE CONCRETO CIRCULAR, UTILIZADO EM REDE DE DISTRIBUIO

Pgina 10 de 15
COM SEO

AUTOR: Francisco Loureno da Silva


Outro caso particular ocorre nos finais de linha ou derivaes cujo ngulo em planta seja inferior a 120, onde o comportamento da estrutura equivale a um ponto mecnico com tenso em apenas um dos lados, nestes casos o valor de Hn = n x To 3.2.3. Transferncia de Foras Horizontais para topo do poste Quando temos diversas Foras Horizontais aplicadas em diversas alturas, precisamos transferi-las para o ponto virtual de aplicao de esforos horizontais no topo do poste com o valor da Fora Horizontal Resultante que seja equivalente aos diversos momentos provocados pelas diversas foras Horizontais existentes.
d Fhj Fhi h hi

Fhj = Fhi x hi h

Transferindo as foras horizontais para o ponto de aplicao virtual deve-se levar tambm em considerao o ngulo em planta destas componentes e atravs da soma vetorial (lei dos cossenos) chegar ao valor resultante da fora equivalente que atua no topo do poste.

Fh1
Resultante 1

Poste Fh2

Resuntante 2

Fh3

REF:

DATA:agosto/03 GERNCIA: PLANEJAMENTO E ENGENHARIA

ARQ: RT-2.003.DOC

RT 2.003
TTULO: DIMENSIONAMENTO DE POSTE DE CONCRETO CIRCULAR, UTILIZADO EM REDE DE DISTRIBUIO

Pgina 11 de 15
COM SEO

AUTOR: Francisco Loureno da Silva


4. DEFINIES DAS CARACTERISTICAS MECNICAS DOS POSTES DE CONCRETO ARMADO A seguir apresentamos o diagrama genrico de momento fletor conforme definido na norma ABNT NBR 8451:
MA = Fx B Valor Tabelado na NBR - 8452

B d

F Rn

Nvel do Solo

MB = 0,70 ME ME = Rn x h

Diagrama de Momento Fletor estabelecido na NBR - 8451


Onde: L = comprimento do poste H = altura do poste acima do solo d = 0,10 metros (distncia de aplicao da resultante dos esforos horizontais em relao ao topo do poste) e = engastamento do poste (e = L/10 + 0,6) unidade metros h = altura de aplicao da resultante dos esforos horizontais Rn = resultante dos esforos horizontais Os tipos de postes so identificados pelo seu comprimento e a sua carga nominal (L e Rn) e a norma prescreve que:

REF:

DATA:agosto/03 GERNCIA: PLANEJAMENTO E ENGENHARIA

ARQ: RT-2.003.DOC

RT 2.003
TTULO: DIMENSIONAMENTO DE POSTE DE CONCRETO CIRCULAR, UTILIZADO EM REDE DE DISTRIBUIO

Pgina 12 de 15
COM SEO

AUTOR: Francisco Loureno da Silva


Devem suportar cargas excepcionais de at 40% acima da carga nominal sem apresentar deformaes residuais e/ou trincas permanentes (Cargas Excepcionais = 1,4 x Rn). Carga de ruptura deve ser igual ou superior a 100% acima da carga nominal (Carga de Ruptura = 2 x Rn). Cada tipo de poste apresenta seu respectivo diagrama de esforos de que por norma o fabricante deve garantir e cabe ao projetista da rede verificar se o poste calculado est dentro do estabelecido por norma. Como visto inicialmente os postes esto sujeitos a cargas verticais que normalmente no esto atuando no eixo do poste e a transferncia das mesmas para o eixo adiciona uma componente de carga momento. Os postes esto tambm sujeitos as cargas horizontais cujas resultantes rebatidas para o topo geram momento em relao ao engastamento do poste, sendo assim devemos somar todos os efeitos para obter o Momento Resultante Final e verificarmos se o mesmo est compreendido dentro dos limites definido pela norma, como exemplo ilustrativo, temos:
Hn

Vi

Vj

Momentos das Cargas Verticais

Momentos das Cargas Horizontais

Momento Resultante Total

Exemplo: Vi + Vj

Exemplo: Hn

O Momento Resultante Total deve estar contido dentro dos limites estabelecidos pelas Normas NBR-8451 e NBR-8452. 6. CONCLUSO Para escolher o tipo de poste necessrio para atender ao projeto, normalmente o comprimento definido por gabarito padro das alturas e com relao capacidade de carga do mesmo devemos levar em considerao os momentos devido aos esforos verticais e comparar com os valores estabelecidos por norma e quanto aos esforos horizontais devemos levar em considerao que as Tenses de Projeto, estabelecidas
REF: DATA:agosto/03 GERNCIA: PLANEJAMENTO E ENGENHARIA ARQ: RT-2.003.DOC

RT 2.003
TTULO: DIMENSIONAMENTO DE POSTE DE CONCRETO CIRCULAR, UTILIZADO EM REDE DE DISTRIBUIO

Pgina 13 de 15
COM SEO

AUTOR: Francisco Loureno da Silva


pelas Recomendaes Tcnicas RT 2.001 e RT 2.002, so condies mximas que podem ocorrer na Rede e que o carregamento no poste no constante ao longo do tempo, sendo que o mesmo varia principalmente em funo das condies climticas (temperatura e vento).
Carregamento % Zona de Colapso Estrutural 200% Zona de Alto Risco com Reduo da Vida til do Poste 140% Rn = 100% Zona de Carregamento Excepcional

Zona de Trabalho Adequado Dias Normais Dias Quentes 1 Dias Frios 2 Dias Normais Vida til

Rn = Capacidade de Carga Nominal do Poste Pontos 1 e 2 so valores excepcionais mximos que podem ocorrer (Tenso de Projeto) Dentro da Zona de Trabalho Adequada a vida til do Poste de aproximadamente 35 anos

Com relao carga horizontal resultante a mesma conseqncia da Tenso de Projeto que considera o valor mximo que pode atuar durante um perodo curto de tempo, comparando-se com a vida til do poste sendo que a norma permite considerar este esforo como excepcional e o mesmo pode atingir at 40% acima do valor da capacidade nominal Rn. Sendo assim, considerando o critrio de mxima economia: Hn = 1,4 x Rn, portanto, para determinar o valor de Rn calculado devemos considerar: Rn calculado = Hn / 1,4 Os Valores de Rn padronizados na Eletropaulo so de 300, 600, 1000, 1500, 1800 e 2500 (daN), portanto o valor do Rn calculado deve ser: Rn calculado Rn padronizado Obviamente todos os procedimentos de dimensionamento do poste esto atrelados a condio de instalao dos cabos em campo obedecendo s tabelas de instalao de cabos que consideram as temperaturas no dia de instalao e os valores de flecha e tenso em funo do vo.

REF:

DATA:agosto/03 GERNCIA: PLANEJAMENTO E ENGENHARIA

ARQ: RT-2.003.DOC

AUTOR: Francisco Loureno da Silva

TTULO: DIMENSIONAMENTO DE POSTE DE CONCRETO CIRCULAR, UTILIZADO EM REDE DE DISTRIBUIO

Altura til (m)

REF: DATA:agosto/03 GERNCIA: PLANEJAMENTO E ENGENHARIA ARQ: RT-2.003.DOC

Momento Mximo Conforme NBR - 8452 para Postes Comuns de 10,5 metros
8,75 8,50 8,25 8,00 7,75 7,50 7,25 7,00 6,75 6,50 6,25 6,00 5,75 5,50 5,25 5,00 4,75 4,50 4,25 4,00 3,75 3,50 3,25 3,00 2,75 2,50 2,25 2,00 1,75 1,50 1,25 1,00 0,75 0,50 0,25 0,00 0 500

RT 2.003

ANEXO I

Poste 300daN

Poste 600daN

Poste 1000daN

Pgina 14 de 15

1000

1500

2000

2500

3000

3500

4000

4500

5000

5500

6000

6500

7000

7500

8000

8500

COM

Momento (daN x m)

SEO

AUTOR: Francisco Loureno da Silva

TTULO: DIMENSIONAMENTO DE POSTE DE CONCRETO CIRCULAR, UTILIZADO EM REDE DE DISTRIBUIO

Altura til (m)

REF: DATA:agosto/03 GERNCIA: PLANEJAMENTO E ENGENHARIA ARQ: RT-2.003.DOC

Momentos Mximos Conforme NBR - 8452 para Postes Comuns de 12,0 metros
10,00 9,75 9,50 9,25 9,00 8,75 8,50 8,25 8,00 7,75 7,50 7,25 7,00 6,75 6,50 6,25 6,00 5,75 5,50 5,25 5,00 4,75 4,50 4,25 4,00 3,75 3,50 3,25 3,00 2,75 2,50 2,25 2,00 1,75 1,50 1,25 1,00 0,75 0,50 0,25 0,00 0 500

RT 2.003

ANEXO II

Poste 300daN

Poste 600daN

Poste 1000daN

Pgina 15 de 15

1000

1500

2000

2500

3000

3500

4000

4500

5000

5500

6000

6500

7000

7500

8000

8500

9000

9500

10000

COM

Momento (daN x m)

SEO

Potrebbero piacerti anche