Sei sulla pagina 1di 6

OSSOS DA CABEA O crnio o esqueleto da cabea; vrios ossos formam suas duas partes: o Neurocrnio e o Esqueleto da Face.

. O neurocrnio fornece o invlucro para o crebro e as meninges enceflicas, partes proximais dos nervos cranianos e vasos sangneos. O crnio possui um teto semelhante a uma abbada a calvria e um assoalho ou base do crnio que composta do etmide e partes do occipital e do temporal. O esqueleto da face consiste em ossos que circundam a boca e o nariz e contribuem para as rbitas.

Neurocrnio (08-Ossos) Frontal (01) Occipital (01) Esfenide (01) Etmide (01) Temporal (02) Parietal (02) Crnio como um Todo

Esqueleto da Face (14-Ossos) Mandbula (01) Vmer (01) Zigomtico (02) Maxila (02) Palatino (02) Nasal (02) Lacrimal (02) Concha Nasal Inferior (02)

Alguns Pontos Antropomtricos do Crnio: Bregma - ponto de unio das suturas sagital e coronal Lmbda - ponto de unio das suturas sagital e lambdidea

Fontanelas

Fontanela anterior, bregma. Fontanela posterior, lambda.

Suturas Coronal Sagital Lambdidea Osso Frontal Forma o esqueleto da fronte. Ossos Parietais Formam os lados da abbada craniana. Osso Occiptal Localizado na parte posterior do crnio e articula-se com os ossos parietais, temporais e esfenide, bem como com a primeira vrtebra cervical. Osso Temporal um osso par que forma as laterais do crnio ou tmporas. Osso Esfenide um osso situado na base do crnio na frente das partes temporal e basilar do osso occipital. Osso Etmide Osso leve, irregular, mpar e situa - se na parte anterior do crnio. Ossos da Face

Nasal Osso par, este forma o dorso do nariz. Maxilas Tambm par e pneumtico, se comunica com a cavidade nasal, com exceo da mandbula, so os maiores
ossos da face, vai formar parte do teto da cavidade oral e parte do assoalho da cavidade nasal. Contm os alvolos dentrios superiores.

Lacrimais O menor e mais frgil osso da face, est situado na poro anterior da parede medial da rbita. Zigomticos Osso par que esta situado na parte lateral da face, formando a prominencia da face, parte lateral e assoalho a rbita e parte lateral e assoalho da rbita e parte das fossas temporais e infratemporais. Palatinos um osso par que forma a parte posterior do palato duro, parte do assoalho e parte lateral da cavidade nasal. Conchas nasais inferiores Localize - se ao longo da parede lateral da cavidade nasal. Vmer O vmer ou vmer um dos ossos mpares do crnio e est situado na linha sagital mediana, se relaciona com o osso esfenide, etimide, palatinos direitoe esquerdo e os maxilares esquerdo e direito. Madbula Osso mpar que contm a arcada dentria inferior, consiste em uma poro horizontal, o corpo, e duas pores perpendiculares, os ramos que se unem ao corpo em um ngulo quase reto.

Ossos Vertebrais

Vertebra Cervical
Apresenta um forame no processo transverso chamado forame transverso ou forame da artria vertebral.

Vrtebra Torcica
Apresenta uma faceta articular para as costelas (fvea costal).

Vrtebra Lombar
Apresenta um processo transverso bem desenvolvido chamado apndice costiforme. Pode ser diferenciado tambm por no apresentar forame no processo transverso e nem a fvea costal.

Caractersticas Individuais
So encontrados principalmente na 1, 2 e 7 vrtebras cervicais.

1. Atlas ( 1 vrtebra cervical )


A principal diferenciao desta para as outras vrtebras de no possuir corpo. Alm disso, esta vrtebra apresenta outras estruturas: * Arco Anterior - forma cerca de 1/5 do anel. * Tubrculo Anterior * Fvea Dental - articula-se com o Dente do xis (processo odontide) * Arco Posterior - forma cerca de 2/5 do anel. * Tubrculo Posterior * Massas Laterais - partes mais volumosas e slidas do atlas e suportam o peso da cabea. * Face Articular Superior - articula-se com os condilos do occipital. * Face Articular Inferior - articula-se com os processos articulares superiores da 2 vrtebra cervical (xis). * Processos Transversos - encontram-se os forames transversos.

Atlas - Vista Superior

Atlas - Vista Inferior

2. xis ( 2 vrtebra cervical )


Apresenta um processo sseo forte denominado Dente (Processo Odontide)que localiza-se superiormente e articula-se com o arco anterior do Atlas.

xis - Vista Anterior

xis - Vista Posterior

Potrebbero piacerti anche