Sei sulla pagina 1di 15

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

PESQUISA OPERACIONAL APLICADA NA MAXIMIZAO DE RECEITA EM UMA ACADEMIA DE GINSTICA


Elvis Magno Da Silva, graduando em Administrao (FACESM); elvismagno@uol.com.br Prof. Dr.Roberval Rymer da Silva Carvalho (FACESM); gpde@facesm.br Prof. Ms. Vladas Urbanavicius Jnior (FACESM); gpde@facesm.br FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS FACESM FUNDAO DE AMPARO PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

RESUMO
A Pesquisa Operacional (PO) uma ferramenta de tomada de deciso muito importante devido a sua forma racional de proceder. O objetivo mostrar a importncia da PO para tomada racional de deciso, e como utilizar o recurso Solver do Excel, e como chegar ao resultado de maximizao da receita da Academia Ncleo de ginstica. Foi utilizado diversas bibliografias para o embasamento terico do trabalho, tambm utilizamos de pesquisa junto a academia Ncleo de ginstica, e o programa Microsoft Office Excel para resoluo do problema de maximizao da receita. Concluiu-se: a soluo matemtica para o problema da academia Ncleo, a percepo da importncia da Pesquisa Operacional, a montagem de um problema de programao linear, e como utilizar o Solver do Microsoft Office Excel.

Palavras-chave: Pesquisa Operacional, Programao Linear; Maximizao Receita, Solver. 1. INTRODUO A Pesquisa Operacional um recurso indispensvel, uma vez que se apresenta como uma ferramenta para a tomada racional de decises gerenciais, substituindo as decises empricas geralmente utilizadas. Este trabalho mostrar o que vem a ser pesquisa operacional e sua importncia. Tambm diz como montar a formulao matemtica de maximizao para resoluo de um problema de programao linear. Tambm ser mostrado um caso hipottico para ilustrar a demonstrao matemtica de um problema de tomada de deciso. Por fim, um caso real, onde aplicaremos a pesquisa operacional na resoluo da maximizao de receita de uma academia de ginstica utilizando da ferramenta Solver do Microsoft Office Excel. O objetivo principal apresentar a pesquisa operacional como uma ferramenta racional de tomada de deciso. Os objetivos especficos so mostrar como utilizar o Solver do Microsoft Office Excel, bem como achar a soluo que maximize a receita da Academia Ncleo. 2. METODOLOGIA

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Este trabalho um estudo de pesquisa bibliogrfica e de pesquisa de campo junto a Academia Ncleo, com um adendo de um caso hipottico para demonstrar a aplicao da base terica. A pesquisa bibliogrfica se destina a esclarecer conceitos e idias em funo de formulao de problemas mais precisos. Tambm nos ajuda a aumentar o grau de conhecimento sobre o tema pesquisado. O problema aqui apresentado : Como utilizar a Pesquisa Operacional para resolver o problema de maximizao da receita da Academia Ncleo. Para o embasamento terico, utilizamos livros de diferentes autores. Em seguida h um caso hipottico onde os conceitos foram aplicados. E aps a aplicao do caso real da academia de ginstica. A resoluo deste trabalho se deu atravs da ferramenta Solver do Microsoft Office Excel. A resoluo foi descrita passo-a-passo. Observe o fluxo de trabalho:

Problema Ref. Bibliogrfica + Caso Hipottico Caso Real Resoluo Concluso 3. PESQUISA OPERACIONAL Para Shamblin e Stevens Jr (1979, p. 13), Pesquisa Operacional (PO) um mtodo cientfico de tomada de deciso. Ela inicia-se descrevendo um sistema por intermdio de um modelo e depois lida com este modelo para levantar o melhor modo de operar o sistema. Ackoff e Sasieni (1974, p.8) afirmam que so vrias as definies de PO. E que dentre estas diferentes definies, trs pontos so destacados: 1) Aplicao do mtodo cientfico. 2) Por equipes interdisciplinares. 3) A problemas que dizem respeito ao controle de sistemas organizados (homemmquina) com a finalidade de obter as solues que melhor satisfaam aos objetivos da organizao, como um todo. Estes mesmos trs pontos levantados por Ackoff e Sasieni tambm so apoiados por Montevechi (2006, p. 3) onde diz que PO a aplicao do mtodo cientfico, por equipes interdisciplinares, a problemas que dizem respeito ao controle de sistemas organizados (homem-mquina) com a finalidade de obter as solues que melhor satisfazem aos objetivos da organizao, como um todo.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

3 Alm, desta citao de Montevechi Ackof e Sasieni, ele tambm nos traz outros conceitos, como:
A PO se esfora ao mximo para compensar a incerteza, mas no a pode eliminar. (Pois importante assinalar que como esto implicados fatores humanos e mquinas, fornecida uma estimativa da incerteza no resultado previsto e nos valores, nas eficincias e nos custos da ao proposta).

A PO firmou-se como uma atividade que pode colocar a servio da gerncia e realmente o faz novas atitudes, novos conceitos e novas tcnicas; ajudando a a resolver problemas complexos e tomar decises importantes. Lachtermacher (2004, orelha), diz que at a dcada de 1990, os problemas matemticos de programao na resoluo de questes gerenciais eram muito difceis de se implementar. Que somente com o advento das planilhas eletrnicas e sua crescente utilizao, proporcionaram um aumento significativo na aplicabilidade da Pesquisa Operacional. Ainda segundo Lachtermacer (2004, p.1), a PO pode ser utilizada para ajudar nos processos de deciso. Como por exemplo: Problemas de Otimizao de Recursos; Problemas de Localizao; Problemas de Roteirizao; Problemas de Carteiras de Investimento; Problemas de Alocao de Pessoas; e Problemas de Previso e Planejamento.

H uma observao feita por Shamblin e Stevens Jr (1979, p.13) que deve ser levado em considerao, que : essencial em qualquer estudo de PO que o problema em considerao seja claramente definido. quase impossvel obter uma resposta certa a partir de um problema errado. Ackoff e Sasieni (1974, p.11) tambm mostram a forma de equaes que os modelos de PO assumem. Para eles, esta forma de estrutura bsica e muito simples: Z = (Xi, Yj) Onde: Z a utilidade ou valor do desempenho (performance) do sistema (ser chamada de funo objetivo); Xi, as variveis que podem ser controladas; Yj as variveis (ou constantes) que no podem ser controladas, mas que afetam Z; e o relacionamento entre Z, Xi, Yj. Ainda segundo Ackoff e Sasieni (1974, p.11 e 12), alm desta forma matemtica necessitaremos freqentemente de uma ou mais equaes ou inequaes para traduzir a condio de que algumas, ou todas as variaes controladas s podem ser manipuladas dentro de limites. Por exemplo: o nmero de horas trabalhadas no pode ser menor que zero, nem maior que 24.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

4 Para Montevechi (2006, p. 9), estas equaes ou inequaes de controle podem ser chamadas de limitaes ou restries. Ele ainda afirma que antes da construo de um modelo matemtico, deve-se responder a quatro perguntas. So elas: 1) Qual a medida de efetividade do objetivo? Isto , como ser expressa a soluo do problema (em reais economizados, unidades vendidas, itens produzidos, etc). 2) Quais so os fatores sob controle (variveis controladas)? Isto , quais aspectos do problema podem-se fazer alguma coisa?. 3) Quais so os fatores no controlados (as variveis no controladas)? Isto , quais aspectos do problema tm-se de aceitar como dados?. 4) Quais so as relaes entre estes fatores e os objetivos? Isto , pode esta relao ser expressa em forma de relaes matemticas que constituiro um modelo do problema?. Ainda segundo Montevechi (2006, p. 11), aps o modelo matemtico ser construdo, pode ser necessrio simplific-lo para ser tratado analiticamente. 4. PROGRAMAO LINEAR Para Shamblin e Stevens Jr (1979, p. 263), a programao linear : um meio matemtico de designar um montante fixo de recursos que satisfaa certa demanda de tal modo que alguma funo-objetivo seja otimizada e ainda se satisfaa a outras condies definidas. Segundo Lachtermacer (2004, p.27) falamos que um problema de programao linear est em sua forma padro se tivermos uma Maximizao da funo-objetivo e se todas as restries forem do tipo menor ou igual, bem como os termos constantes e variveis de deciso no-negativos. De forma matemtica podemos representar um problema padro por: Maximizar: Z = c1x1 + c2x2 + ... + cnxn Sujeito a: a11x1 + a12x2 + ... + a1nxn b1 a21x1 + a22x2 + ... + a2nxn b2 . . . . . .

am1x1 + am2x2 + ... + amnxn bm x1, x2, ..., xn 0 Ou na forma reduzida:


n

Z = c j xj
j =1

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

5 Sujeito a:
n

a
j =1

ij

x j bi (i = 1,2,..., m)

x1, x2, ..., xn 0 Shamblin e Stevens Jr (1979, p. 263) afirmam que possvel expressar matematicamente tanto o objetivo como as restries. Como o prprio nome da tcnica sugere, estas relaes devem ser todas lineares. Para eles, a programao linear, de forma resumida, a aplicao da lgebra matricial para resolver estas equaes usando algumas regras especiais que garantem que a soluo seja satisfatria todas as condies necessrias e ainda, trazer os melhores resultados com relao ao objetivo. Lachtermacer (2004, p.28-36) diz haver outra forma de calcular um problema de programao linear que no seja pela forma algbrica. Este outro modo a forma grfica. Neste trabalho no ser mostrado a forma grfica, mas fica a observao que existe esta possibilidade. Para melhor se entender a formao algbrica da formulao do problema. Observe um exemplo hipottico de Montevechi: Uma fbrica produz dois tipos de brinquedos de madeira: soldados e trens. Um soldado vendido por $27 e usa $10 de matria prima. Cada soldado que fabricado tem um custo adicional de $14 relativo mo de obra. Um trem vendido por $21 e gasta $9 de matria prima. O custo de mo de obra adicional para cada trem de $10. A fabricao destes brinquedos requer dois tipos de mo de obra: carpintaria e acabamento. Um soldado necessita de 2 horas para acabamento e 1 hora de carpintaria. Um trem necessita de 1hora para acabamento e 1 hora de carpintaria. Cada semana, a fbrica pode obter qualquer quantidade de matria prima, mas tem a disposio at 100 horas de acabamento e 80 de carpintaria. A demanda por trens ilimitada, mas a venda de soldados de no mximo 40 por semana. A fbrica quer maximizar seu lucro dirio (receitas-custo). Com estes dados, ser formulado o modelo matemtico que poder auxiliar na maximizao do lucro semanal. Montevechi (2006, p. 21- 25), nos ajuda a esclarecer este exemplo. Primeiramente devemos levantar a questo problemas, que quantos soldados e trens devem ser feitos na semana?. Para esclarecer ainda mais, deve-se representar as variveis de deciso. Neste caso, o nmero de soldados produzidos e o nmero de trens produzidos. Veja: X1 = nmero de soldados produzidos a cada semana X2 = nmero de trens produzidos a cada semana Para obteno da funo objetivo, consideremos trs pontos: a receita e custos podem ser expressos em termos das variveis X1 e X2, ser assumido que todo brinquedos produzidos possam ser vendidos, e que a receita da semana igual a receita dos soldados mais a receita dos trens, disto posto: Receita por semana = 27*X1 + 21*X2, e Custos de M.P. = 10*X1 + 9*X2 Csutos de M.O. = 14*X1 + 10*X2

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Desta forma afirma-se que a fbrica quer maximizar: (27*X1 + 21*X2) (10*X1 + 9*X2) (14*X1 + 10*X2) Simplificando esta equao, obtemos que a maximizao da questo : Max Z = 3X1 + 2X2 X1 e X2 so limitadas por algumas restries. Veja quais so: 1) Cada semana, no h mais que 100 horas de acabamento; 2) Cada semana, no h mais que 80 horas de carpintaria; 3) Limitao da demanda, no mais de 40 soldados por semana O passo a seguir, a transformao destas restries em expresses matemticas em termo das variveis de deciso X1 e X2. Restrio 1: 2X1 + X2 100 Restrio 2: X1 + X2 80 Restrio 3: X1 40 Porm, Montevechi (2006, p. 25) nos lembra que devemos tomar outras duas restries matemticas para a formulao deste problema, que so: Restrio adicional 1: X1 0 Restrio adicional 2: X2 0 De forma resumida, temos, matematicamente: Max Z = 3X1 + 2X2 Sujeito a: 2X1 + X2 100 X1 + X2 80 X1 40 X1 0 X2 0 O problema deste exemplo hipottico tpico de muitas empresas, que precisam maximizar os lucros e ao mesmo tempo esto sujeitos a recursos limitados. Programao Linear todos os termos X so de expoente 1 e as restries so inequaes lineares Significa que X1 e X2 precisam satisfazer todas as restries

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

7 Na continuidade deste trabalho, ser mostrado um caso real de maximizao das receitas de uma academia esportiva atravs de um mtodo de programao linear calculado atravs do programa Solver do Microsoft Office Excel. 5. DESCRIO E DADOS DA EMPRESA PARA FORMULAO DO PROBLEMA Fundada em maio de 2004 pelo seu proprietrio, Geraldo Ribeiro Leite Jnior, a academia Ncleo localiza-se Rua Francisco Masseli, 866, no bairro BPS, Itajub, Minas Gerais. A Academia Ncleo trabalha com o seguinte lema: Sinta-se em casa na Ncleo. A oportunidade de abrir a academia surgiu logo aps a sada do proprietrio da academia localizada no Clube Itajubense. O proprietrio j possua experincia no ramo. Na poca, o proprietrio da antiga academia Fisio-Sport queria vender esta. Assim, os equipamentos foram comprados e os antigos funcionrios passaram a trabalhar para a Ncleo. No ano de 2006, que ser ponto deste estudo, a academia dispunha de 14 funcionrios. O horrio de funcionamento: 6h45min s 11h30min e das14h s 22h, de segunda sexta; aos sbados, o horrio: das 9h s 12h. Durante o perodo estudado, a Academia Ncleo apresentava as seguintes modalidades esportivas: - Natao - Hidroginstica - Musculao - Spinning - Abdmen - RPG - Fisioterapia - Ginstica localizada - Power fight - Futsal infantil - Cardiovascular - Pilates De acordo com o proprietrio, a Academia Ncleo sempre possuiu um grande nmero de alunos, principalmente nas estaes quentes do ano (primavera e vero). Com isso, a academia enfrenta um problema de lotao durante o horrio noturno nessas estaes. Como o espao da academia no pode ser aumentado, j que o prdio alugado, no possvel se fazer reformas e aumentar a capacidade da academia. Sendo assim, principalmente nos meses de vero, o proprietrio se defronta com dois problemas: O primeiro deles que o proprietrio deve restringir o nmero de alunos que se matriculam na academia para que a quantidade de alunos no ultrapasse a capacidade da empresa, sem contudo, comprometer a receita da empresa.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

8 O segundo problema que o nmero de alunos inscritos em cada modalidade, no deve ultrapassar a capacidade mxima possvel das mesmas, de forma a no comprometer o trabalho dos instrutores das atividades. De acordo com o proprietrio, as modalidades oferecidas durante o perodo da noite e que sero utilizadas no problema so: musculao, spinning, abdmen, fisioterapia e RPG. Conforme o proprietrio, atravs de sua experincia, ele sabe que o mximo de alunos que a academia suporta durante o perodo noturno de 120 pessoas. Alm disso, cada modalidade oferecida possui um nmero mximo possvel de alunos inscrito para um mesmo perodo (tabela 1). Tambm, com base nas planilhas financeiras da empresa e em suas tabelas de preo, possvel estabelecer qual a receita por aluno de cada modalidade que a empresa oferece. (tabela 1). Modalidades durante o perodo noturno Modalidade Receita por aluno Musculao Spinning Abdmen Fisioterapia RPG R$ 35,00 R$40,00 R$ 25,00 R$ 50,00 R$ 60,00 Capacidade Mxima de alunos 80 20 40 25 15

Tabela 1 Receita por aluno e capacidade mxima de alunos de cada modalidade

Alm desses dados, sabe-se atravs do proprietrio que as atividades de RPG e Fisioterapia utilizam os mesmo professores e compartilham da mesma sala, o que faz com que, apesar da capacidade mxima de alunos de RPG e fisioterapia serem 25 e 15 alunos respectivamente, quando analisadas em conjunto, possvel dizer que tais modalidades juntas no podem apresentar mais de trintas alunos em um mesmo perodo, pois corre-se o risco de no conseguir atender todos os alunos e no oferecer os servios da melhor maneira. Os dados fornecidos pela empresa foram utilizados para a formulao do problema. O objetivo definir uma equao matemtica atravs da Programao Linear que possibilite encontrar a melhor alocao de alunos por modalidade que maximize a receita da empresa. 6. FORMULAO DO PROBLEMA O problema da Ncleo consiste em estabelecer qual o nmero de vagas a oferecer no perodo noturno em cada modalidade com o objetivo de maximizar a receita da empresa. 6.1. VARIVEIS DE DECISO DO MODELO

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

9 As variveis de deciso representam cada modalidade fsica oferecida na academia Ncleo, e que foram estudados pelo grupo. X1 = Nmero de alunos de MUSCULAO X2 = Nmero de alunos de SPINNING X3 = Nmero de alunos de ABDMEN X4 = Nmero de alunos de FISIOTERAPIA X5 = Nmero de alunos de RPG 6.2. FUNO OBJETIVO A funo objetivo do problema maximizar a receita do perodo noturno da Academia Ncleo, atravs da anlise das variveis citadas anteriormente. Em outras palavras: o objetivo descobrir qual a melhor distribuio de alunos por modalidade que maximize a receita da Academia no perodo noturno. A tabela que se segue apresenta a receita por aluno de cada atividade fsica da Academia Ncleo. (Tabela 2). MUSCULAO SPINNING ABDMEN FISIOTERAPIA RPG
Tabela 2 Receita de cada atividade por aluno

35,00 40,00 25,00 50,00 60,00

A soma dessas receitas, multiplicadas pela quantidade de alunos que realizaram a atividade ir resultar na receita total da academia no perodo. Para isso segue a funo objetivo que maximizar essa receita. Max Z = 35X1 + 40X2 + 25X3 + 50X4 + 60X5 6.3. RESTRIES DA FUNO 1) A primeira restrio relacionada a quantidade mxima de alunos que a empresa est capacitada a receber no perodo. Para isso foi elaborada a seguinte restrio: X1 + X2 + X3 + X4 + X5 120 2) A segunda restrio diz respeito a quantidade de alunos da musculao que a empresa est capacitada a receber. X1 80

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

10

3) A terceira restrio diz respeito a quantidade de alunos do spinning que a empresa est capacitada a receber. X2 20 4) A quarta restrio diz respeito a quantidade de alunos de abdmen que a empresa est capacitada a receber. X3 40 5) A quinta restrio diz respeito a quantidade de alunos da fisioterapia que a empresa est capacitada a receber. X4 25 6) A sexta restrio diz respeito a quantidade de alunos de RPG que a empresa est capacitada a receber. X5 30 7) A stima restrio diz respeito a quantidade de alunos da fisioterapia e RPG que podem realizar as suas aulas ao mesmo tempo, visto que essas duas atividades so realizadas no mesmo local. X4 + X5 30 6.4. REPRESENTAO MATEMTICA DO PROBLEMA Assim, o problema tem a seguinte representao matemtica: Max Z = 35X1 + 40X2 + 25X3 + 50X4 + 60X5 sujeito a: X1 + X2 + X3 + X4 + X5 120 X1 80 X2 20 X3 40 X4 25 X5 30 X4 + X5 30 X1, X2, X3, X4, X5 0

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

11 6.5. RESOLUO DO PROBLEMA UTILIZANDO A FERRAMENTA SOLVER DO MICROSOFT OFFICE EXCEL O software utilizado para a elaborao e soluo do problema foi a ferramenta Solver do Exel pois um software que apresentava a maior facilidade de manuseio e melhor disposio dos relatrios gerados pela operao. Para a utilizao do Solver, os dados da empresa foram colocados no Excel e, dessa forma, foi encontrado o nmero timo de alunos em cada modalidade, que maximizar a receita. Segue abaixo a colocao dos dados do problema no programa conforme a funo objetivo e suas restries. (Figura 1).

Figura 1 Dados do problema no Microsoft Office Excel Observando a imagem acima, tm-se na linha 4 as variveis de deciso do problema e embaixo de cada uma (linha 5) seus respectivos coeficientes. Mais abaixo temos os coeficientes das restries, nas colunas C, D, E, F, e G, nas linhas de 9 15. Na coluna H linhas de 9 15 esto os smbolos de menor-igual, indicando que tipo de restrio . E na coluna J (idem as linhas) esto os valores das restries (ex. 120 total de alunos, 80 alunos musculao, etc.). Na linha 18 da figura, temos a soluo do problema. Antes de executarmos o solver, deve-se colocar o valor zero na soluo, para entrada do problema. Deve ser observado, as frmulas que esto no campo J18 e I9 I15.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

12 A frmula de J18 diz respeito ao somatrio da soluo de cada varivel vezes o coeficiente da mesma (Total da Receita). Sendo assim, a frmula : =C18*C5+D18*D5+E18*E5+F18*F5+G18*G5 J as frmulas de I9 I15, diz respeito a soluo de cada varivel vezes o coeficiente restritivo da mesma, ou seja, as frmulas de I9 I 15 respectivamente so: =$C$18*C9+$D$18*D9+$E$18*E9+$F$18*F9+$G$18*G9 =$C$18*C10+$D$18*D10+$E$18*E10+$F$18*F10+$G$18*G10 =$C$18*C11+$D$18*D11+$E$18*E11+$F$18*F11+$G$18*G11 =$C$18*C12+$D$18*D12+$E$18*E12+$F$18*F12+$G$18*G12 =$C$18*C14+$D$18*D14+$E$18*E14+$F$18*F14+$G$18*G14 =$C$18*C15+$D$18*D15+$E$18*E15+$F$18*F15+$G$18*G15 Observamos que os campos da soluo (C18, D18, E18, F18 e G18) se repetem. Para colocar a frmula no primeiro campo e arrast-la para valer nos outros campos, devemos selecionar o campo que se repete de clicar em F4, para que este se mantenha fixo ao arrastarmos a frmula. Caso a ferramenta Solver no esteja habilitado no seu Excel, v na aba Ferramentas, Suplementos e marque a opo Solver. Depois dos dados postos na planilha, v para Ferramentas, Solver. Abrir a seguinte caixa de dilogo, (Figura 2):

Figura 2 Caixa de dilogo do Solver No campo Definir clula de destino, clique no campo J18 que contm o somatrio da soluo de cada varivel vezes o coeficiente da mesma. (Total da Receita). No marcador Igual a, marque a opo de Mx, que indica um problema de maximizao como o caso. Clique no boto adicionar para adicionar as restries. Observe que colocaremos: o campo das frmulas da coluna I9 I15 uma de cada vez, mais o smbolo menor igual, mais o campo onde est os limites (H9 H15) respectivamente. Em seguida d um ok.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

13

Figura 3 Adio de restries do problema Depois de ser inserido as restries, devemos ir em opes, para marcar as opes de presumir no negativos e presumir modelo linear, e ento clicar ok. Veja a janela:

Figura 4 Opes do Solver Para finalizar, clique em resolver e marque as opes de Resposta, Sensibilidade e Limites e d outro ok.

Figura 5 Janela de Resultados do Solver. Desta forma, utilizando este recurso, obtivemos os seguintes resultados:

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

14

Figura 6 Janela do Excel com a soluo do problema. 7. ANLISE DOS RESULTADOS E CONCLUSO Toda essa anlise foi realizada pela percepo do proprietrio, que identificou a necessidade de otimizar a ocupao de seu estabelecimento, gerando a maior receita possvel. Esse trabalho foi facilitado pelos dados fornecidos pelo proprietrio, que forneceu as taxas de ocupao de cada atividade, e suas respectivas freqncias. Conclu-se que a melhor ocupao, para maximizar a receita, a seguinte: Musculao com 70 pessoas, Spinning com 20 pessoas, Abdmen sem turmas no perodo noturno, Fisioterapia com 15 pessoas, e RPG com 15 pessoas tambm.

Essas quantidades representam uma receita de R$ 4.900,00 (quatro mil e novecentos reais) em um turno do perodo noturno. De forma geral, percebe-se que com o conhecimento de Pesquisa Operacional, e soluo por programao linear, os empresrios tero uma grande ferramenta gerencial em suas mos para tomada de deciso.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

15 8. REFERNCIA ACKOFF, Russell L. & SASIENI, Maurice W. . Pesquisa Operacional Vol.4; editora Livros Tcnicos e Cientficos S/A, Rio de Janeiro/RJ, p.1 - 200, e p. 347 368; 1974. LACHTERMACHER, Gerson. Pesquisa Operacional Na Tomada De Decises, 2 edio; editora Campus; So Paulo/SP; p.26 261; 2004. MONTEVECHI, Jos Arnaldo. Pesquisa Operacional Apostila UNIFEI 2006. SHAMBLIN, James E. & STEVENS JR, G.T. . Pesquisa Operacional Uma Abordagem Bsica; editora Atlas, So Paulo/SP; p. 13 18, e p. 263 389; 1979. WAGNER, Harvey M. Pesquisa Operacional, 2 Edio, Prentice Hall, Rio de Janeiro/RJ, 1986.

Potrebbero piacerti anche