Sei sulla pagina 1di 2

4. Elementos do contrato de locao So trs os elementos bsicos: OBJETO, PREO E CONSENTIMENTO. 4.

.1 Objeto (A Coisa) - Se um contrato de locao for de coisa fungvel, possvel?


Contrato de Locao e suas Modalidades

1. INTRODUO Umas das melhores definies de contrato de locao a de Clvis Bevilqua, "o contrato pelo qual uma das partes, mediante remunerao paga pela outra, se compromete a fornecer-lhe, durante certo lapso de tempo, o uso ou gozo de uma coisa infungvel, a prestao de servio aprecivel economicamente ou a execuo de alguma obra determinada". Esta forma de contrato dividida em vrias outras espcies. No direito romano, muitas formas foram abrangidas pela expresso locatio et condictio (contrato de locao), com trs modalidades, sendo elas:

locatio res (ou rerum): locao das coisas - uso ou gozo de coisas infungveis; locatio operarum: locao de servios - utilizao de trabalho alheio locatio operis faciendi: locao de obra ou empreitada - execuo de certa obra ou determinado trabalho;

No Cdigo Civil Brasileiro de 1916, a parte que trata sobre os contratos de locao (Cap. IV) respeitou essa regra, subdivido-se em trs sees, sendo elas Seo I - Da Locao de Coisas; Seo II - Da Locao de Servios; e Seo III - Da Empreitada. J o Novo Cdigo Civil, seguindo nova ordem, trata da "locao de coisas" nos arts. 565 a 578; da "prestao de servios" nos arts. 593 a 609 e da empreitada nos arts. 610 a 626.

2. CONCEITO E ELEMENTOS Locao de coisas, segundo o art. 565 do Cdigo Civil, contrato pelo qual "uma das partes se obriga a ceder outra, por tempo determinado, ou no, o uso e gozo de coisa no fungvel, mediante certa retribuio". bilateral (envolve prestaes recprocas), oneroso (ambas as partes obtm proveito), consensual (aperfeioa-se com o acordo de vontades), comutativo (no envolve risco), no solene (a forma livre) e de trato sucessivo (prolonga-se no tempo). Verifica-se, assim, que trs so os elementos fundamentais da locao de coisas: o objeto, o preo e o consentimento. O objeto pode ser coisa mvel ou imvel. O bem mvel deve ser infungvel; se fungvel, ser contrato de mtuo. Admite-se, no entanto, a locao de coisa mvel fungvel quando o seu uso tenha sido cedido ad pompam vel ostentationem (para ornamentao), como uma cesta de frutas com adornos raros, por exemplo. O preo, denominado aluguel ou remunerao, essencial para a sua configurao, pois haver comodato, e no locao, se o uso e gozo da coisa forem cedidos a ttulo gratuito. Ser fixado pelas partes ou mediante arbitramento (CC, art. 596), ou ainda por ato governamental (aluguel de txis, p. ex.). Como tambm ocorre na compra e venda, deve ser srio (real), determinado ou ao menos determinvel. Embora o pagamento deva ser feito, via de regra, em dinheiro, nada impede que se convencione outro modo, podendo ser misto (parte em dinheiro e parte em obras). A atual Lei do Inquilinato (Lei n. 8.245/91) veda a vinculao do aluguel variao cambial ou ao salrio mnimo, no admitindo a exigncia de pagamento antecipado, salvo algumas excees apontadas (art. 20). A falta de pagamento do aluguel enseja ao locador o direito de cobr-lo sob a forma de execuo (CPC, art. 585, IV) ou de pleitear a resoluo do contrato. O consentimento pode ser expresso ou tcito. capaz de locar quem tem poderes de administrao. No se exige, necessariamente, que seja proprietrio, como ocorre com o inventariante em relao aos bens do esplio, com o usufruturio, com os pais e outros representantes legais no tocante aos bens dos representados etc.

- Mvel ou Imvel - Infungvel Questo: por que?

- No consumvel. Questo? Por que? - Pode ser inalienvel Questo? Uma terra devoluta pode ser alugada? - Posso alugar coisa alheia? Questo: Trs irmos herdaram um imvel, no fizeram a abertura de inventrio. Um dos irmos que morava no imvel alugou-o. Pergunta-se: contrato de locao vlido?

Potrebbero piacerti anche