Sei sulla pagina 1di 26

APONTAMENTOS SOBRE UM NOVO E POSSVEL PARADIGMA DE ENSINO JURDICO NO BRASIL: EDUCAO PARA AS LETRAS E PARA A VIDA

SO PAULO 2010

APONTAMENTOS SOBRE UM NOVO E POSSVEL PARADIGMA DE ENSINO JURDICO NO BRASIL: EDUCAO PARA AS LETRAS E PARA A VIDA

Monografia apresentada Banca da Comisso do IV Concurso Nacional de Monografias, destinado a alunos de cursos de Graduao em Direito,

Organizado pelo Centro de Estudos da Sociedade dos Advogados - CESA.

SO PAULO 2010

Dedico esse trabalho aos meus dedicados e compreensivos familiares, sobretudo minha esposa, por apenas acreditar que um dia eu poderei vencer.

SUMRIO

Dedicatria ........................................................................................................................ III Introduo ......................................................................................................................... 05 1. Consideraes iniciais ................................................................................................. 06 2. Apontamentos sobre a educao no Brasil ................................................................. 07 3. O ensino jurdico no Brasil ......................................................................................... 08 3.1 Brevssimo histrico ................................................................................................... 08 3.2 Ensino jurdico atual ................................................................................................... 10 3.2.1 Duas crticas ao ensino jurdico atual ................................................................... 12 4. A experincia doutrinria brasileira ............................................................................ 14 5. O Direito luz dos ensinamentos de Paulo Freire ...................................................... 16 5.1 Estar na realidade ou com a realidade? ....................................................................... 16 5.2 A pedagogia do oprimido no ensino jurdico .............................................................. 18 5.3 Opressores e oprimidos na prtica judiciria brasileira .............................................. 22 6. Concluso .................................................................................................................... 25 7. Bibliografia ................................................................................................................. 26

INTRODUO

O ensino jurdico no Brasil alcanou, nos dias atuais, um nvel jamais esperado. A expanso da educao jurdica mediante a utilizao de recursos tecnolgicos uma realidade, alm dos meios convencionais que certamente no foram abandonados. Importante salientar, tambm, que nossas referncias esto ligadas aos cursos de graduao. Muito se especula sobre a articulao de novas bases para a forma de ensinar o Direito. Esta monografia aborda, sucintamente, as principais crticas que entendemos ser dirigidas maneira como o ensino de to importante cincia tem sido levada a efeito, pairando-as, com realce aos pontos mais importantes, aliados a dados estatsticos, do ensino em geral e de nossa rea especfica, alm de outros do Estado de So Paulo, destacando os pontos que temos por mais relevantes, culminando no ponto onde est o cerne da nossa linha expositiva, uma abordagem do Direito luz da pedagogia de Paulo Freire. Os temas ali expressos so delicados e sugerem uma leitura criteriosa e calma. Boa parte de nossas aspiraes, pessoais, alm de profissionais, enquanto indivduo que vivencia diariamente o processo de educao, atravs do ensino do Direito, esto aqui expressas. Eis o momento oportuno para conhec-las.

1. CONSIDERAES INICIAIS

O presente trabalho o resultado de pesquisas que conciliaram o ensino jurdico no Brasil com a experincia pessoal deste redator, enquanto acadmico de Direito em renomada faculdade da cidade de So Paulo, at a presente data, no transcorrer aproximado de um ano e quatro meses. Partimos, portanto, do pressuposto de que a vivncia da experincia de protagonizar o processo a que tanto nos referiremos neste trabalho, pode trazer algumas benesses nossa linha argumentativa. E se for lcita a intertextualidade, ningum melhor que Fidor Dostievski para falar sobre o crcere na Sibria, do que o prprio, aps ter de cumprir quatro anos de pena naquela regio, na Casa dos Mortos, como ele diria, em razo da suposta conspirao contra o czar Nicolau II, como naturalmente todos sabem. Situao que desde os primeiros dias de aula tem nos chamado a ateno, que, em que pese a inestimvel proficincia dos docentes, alm de preconizadores que so, via de regra, e independentemente da matria lecionada, do enfoque das questes jurdicas abordadas com a observncia de valores constitucionais e ticos, no vislumbramos, na prtica desses professores, o enfoque humanstico que insistem em prescrever em sala. Em outras palavras, no vivenciam, na prtica, a beleza filosfica e tica que sustentam perante o alunado. Como qualquer forma de educao, a do ensino jurdico, sobretudo na graduao, pode ser uma maneira de formar no s excelentes profissionais, defensores dos valores que acima mencionamos os quais so usualmente, dia aps, dia introjetados nas nossas cabeas acadmicas. a busca de uma forma de educao que pode contribuir decisivamente para o engrandecimento individual de cada aluno, coma a formao de um proficiente tcnico e um inestimvel cidado, num sentido amplo e efetivo. Qui seja o que tenhamos que incentivar nas prximas geraes, que talvez este subscritor far parte. O que entendemos ser primordial, neste quadro, fazer que todo e qualquer acadmico de Direito possa ter os meios de conhecer as bases do to divulgada Estado democrtico e social de Direito e v alm: que vivencie, no seu dia a dia, independentemente do ramo do Direito que v atuar, e mesmo que nem o faa; que tenha consigo a premente necessidade de defender esses valores elementares e descartados por muitos.

2. APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAO NO BRASIL

Para no incorrermos na falha de deixar de contextualizar nossas consideraes com o objeto em si desta monografia, inscrevemo-las ao sistema educacional no Brasil, apresentando, sumariamente, alguns dados que abalizaro nosso discurso e dar supedneo ao que adiante ser abordado. Informes do ltimo censo do IBGE de 2000 transparecem a realidade educacional brasileira, consubstanciada na baixa freqncia escolar, em seus diversos nveis de ensino, o que fomenta o carter estamental social, to tpico de pases subdesenvolvidos; a acentuada divergncia de freqncia entre homens e mulheres; entre os indivduos de cores ou raa distintas (branca, preta, amarela, parda e indgena), culminando com a baixssima quantidade total de cidados brasileiros, por nvel educacional concludo, do largos indcios da insustentabilidade do problema social que vivemos. Eis o liminar. De fato, num pas, cuja populao de mais de 192 milhes de habitantes, tem-se que dos cidados com mais de vinte e cinco anos, com relao aos cursos de graduao, so 5.485.710 de brasileiros, sendo que 5.393.155 da rea urbana e 92.555 da rea rural, dos quais 2.502.400 homens e 2.983.310 mulheres. No que tange ao nvel de mestrado ou doutorado, h 302.043, dividindo-se 172.728 homens e 129.315 mulheres1. Sintomtico, tambm, a observncia desses dados luz dos critrios cor ou raa na mesma faixa etria (aqui tomada como exemplo a de vinte a vinte e quatro anos), a saber: 1.034.226 brancos; 22.678 negros; 20.201 amarelos; 190.350 pardos e 1.372indgenas. A sumria apreciao destes dados passvel de despertar desconfianas sobre a questo da educao no Brasil. Todavia, no bastam por si s. Precisamos ir alm. Investiguemos mais.

3. O ENSINO JURDICO NO BRASIL


1

Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000/educacao/bras_tab17.pdf

3.1. Brevssimo histrico

A tradio do estudo do Direito, como no poderia ser diversa, remonta influncia que a metrpole Portuguesa fez recair sobre a colnia Brasileira, em longos e inacreditveis trs sculos de vigncias de Ordenaes, artificialmente transbordadas para c, visando uma forma de regular a vida social brasileira sob o enfoque europeu. Assim, ainda em poca colonial, queles poucos cidados que detinham capacidade econmica para os estudos e assim desejassem faz-lo, na alada da cincia jurdica, foradamente migravam para a metrpole, para o ingresso na renomada Universidade de Coimbra, cuja fundao remonta aos idos da Idade Mdia, no final do sculo XIII. Naturalmente, era necessrio o dispndio de bastante dinheiro para a viagem, ingresso no curso, gastos ordinrios com alimentao, estada e lazer, alm do necessrio a compra de manuais e livros para o adequado estudo das disciplinas. Comeamos, destarte, a histria do ensino jurdico para os brasileiros, em realidade, em Portugal, muitos dos quais num futuro ento iminente seriam renomados mestres das instituies que foram fundadas posteriormente no Brasil. VENNCIO FILHO aponta o seguinte quadro:

No sculo XVI formaram-se, em Coimbra, treze brasileiros; no sculo XVII, trezentos e cinqenta e quatro; no sculo XVIII, mil setecentos e cinqenta e dois e de 1781 a 1822 ali estudaram trezentos e trinta e nove brasileiros2.

A idia que pretendo firmar aqui que a educao em si, na especificidade deste trabalho, do ensino jurdico, desde os primrdios no Brasil refletiu o exerccio de uma prerrogativa intimamente ligada ao poderio econmico, ou seja, queles que detinham rendas e patrimnio suficientes consumao dos estudos, o que gera conseqncias importantes no plano social, mas que so desconsideradas por aqueles que so os protagonistas do fenmeno que falamos.
2

VENNCIO FILHO, Alberto. Das arcadas ao bacharelismo: 150 anos de ensino jurdico no Brasil. So Paulo: Perspectiva, 1982, p.8.

Se bem que, partindo de um nvel mais elementar de discusso, o prprio carter escravagista da sociedade em si, mantido at 1888, que implicava no recrudescimento de um estigma social, vista da circunstncia de que a populao era precipuamente composta por pessoas que sequer possuam condies mais elementares de vida, como alimentao e higiene, o que dir de aspectos, nessa tica, estritamente meramente subsidirios. Retomemos nosso enfoque. Em 11 de agosto de 1827, com a promulgao da Carta de Lei 1.827, de lavra de Jos Feliciano Fernandes Pinheiro, eram institudos os cursos jurdicos no Brasil. A experincia, mais uma vez, demonstrou que a freqncia desses estabelecimentos de ensino ficou restrita aos membros de famlias mais abastadas, que precisavam migrar para uma das duas cidades em que sediados os cursos jurdicos, gastos com despesas ordinrias e manuais, enfim, um processo bem similar quele que ocorria em relao Universidade de Coimbra, porm sem a tormentosa travessia do Atlntico. Um ltimo ponto a ressaltar a idia da importncia dos cursos de direito no pas como instrumento de fortalecimento do poder das elites conservadoras. Indcios do conta dessa realidade, moderna e contempornea, se contemplarmos o cenrio poltico da ltima centria, citando algumas personalidades importantes, dentre muitos outros, os seguintes presidentes da repblica: Rodrigues Alves, Washington Luis e Jnio Quadros; governadores: Andr Franco Montoro e Cludio Lembo.

3.2 ENSINO JURDICO ATUAL

Diferentemente do que ocorreu quando da instalao das primeiras academias de direito no Brasil, uma em Olinda e outra em So Paulo, atualmente h grande oferta de cursos, nas mais diferenciadas formas e modalidades, como de graduaes e ps-graduaes, especializaes, alm de cursos livres, preparatrios, para quem pretende a disputa de cargos pblicos condicionados aprovao em concurso pblico, os quais demandam o dispndio de grandes esforos dos candidatos que almejam o exerccio da funo pblica. Segundo o IBGE, em 2000, os cursos oficiais de graduaes e ps-graduaes tinham 689.641 alunos, dentre os quais 414.195 homens e 275.446 mulheres. Esses dados ramificamse nos cursos de graduao, que possuam 662.162, sendo 395.618 homens e 266.544 mulheres. Por fim, nos cursos de mestrado e doutorado tnhamos 18.577 homens e 8.902 mulheres, o que perfaz o total de 27.479 pessoas3. Na cidade de So Paulo, os cursos de graduaes, ps-graduaes e especializaes so oferecidos em quarenta e trs entidades privadas e duas pblicas 4, ao passo que os denominados preparatrios esto restritos iniciativa privada. De salientar, quanto a estes, a utilizao de meios no convencionais, como aulas virtuais, bem como a venda de udios e vdeos de aulas, situao similar a que ocorre com os cursos Ensino Distncia (EAD), consistente no ensino remoto, no presencial, regulamentados no Brasil atravs da Lei 9.396/96, largamente empregados no mercado em dias atuais. Todos, em suma, de uma forma ou outra visam prelecionar a arte do bom e do justo, como diria Celso. De um lado, a maior disseminao de formas idneas de oferta de quaisquer dos cursos aludidos benfica, tendo em vista a dinmica da vida atual moderna, da necessidade que a grande maioria dos cidados ativos tem de conciliar suas aspiraes profissionais, quer com a freqncia na graduao ou mestrado da rea de direito, quer por questes meramente pessoais, com o intuito de aprimoramento dos conhecimentos, alm das obrigaes naturais

Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000/educacao/tabela_regioes.shtm Fonte: http://emec.mec.gov.br/

de toda e qualquer pessoa, como o convvio familiar e entre amigos, os momentos de descanso e lazer, tudo, claro, em apenas vinte e quatro horas do dia. Aliado a esse fato, at mesmo em decorrncia do prprio carter de cincia humana, o empreendimento de cursos de direito fica sujeito ao estabelecimento de instalaes fsicas mnimas, como uma sala adequada, cadeiras para os discentes e um quadro, dependendo da dinmica do professor, dispensvel. Fato esse, entretanto, deveras inocorre em cursos de disciplinas afetas alada das cincias fsicas, por exemplo, que pressupem a existncia de instalaes por vezes sofisticadas, com maquinrios e ferramentas aptas a possibilitar aos alunos a prtica dos conceitos obtidos teoricamente em sala. Conquanto algum j tenha mencionado que o laboratrio do acadmico do Direito o Direito em si e as suas instituies, no caso da experincia brasileira, a forte influncia do direito Romano5, h de considerarmos a questo sob outra tica: sob o enfoque qualitativo, isto , se, luz das caractersticas inerentes, diria, ao ensino jurdico no Brasil, de que maneira esses cursos tm sido ministrados. E mais: qual o enfoque que as instituies pblicas, alm das privadas, a teor do que dispe o art. 209 da Constituio Federal, que estabelece que a educao facultada iniciativa privada, tem dado grade curricular dos cursos para a formao de possveis profissionais do Direito. A questo que esse trabalho tende a discutir o processo de formao dos profissionais na rea do Direito. Cremos com todas as nossas energias na viabilidade de um novo paradigma do ensino. Jos Afonso da SILVA abordou magistralmente o tema, cuja percepo deve ficar marcada no esprito de todos os operadores do Direito, futuros e presentes, in verbis:

Por certo que as Faculdades de Direito podem exercer um papel fundamental no preparo para o exerccio da cidadania, desde que elas prprias se conscientizem de que tm que adotar sistema de ensino que revele o contedo valorativo do Direito, saindo da prtica formalstica, que pode cumprir um vasto programa de ensino, mas no forma cidados no sentido amplo aqui considerado6.

Tecidas tais consideraes, propeduticas e enxutas, subamos um passo. 3.2.1 Duas crticas ao ensino jurdico atual
5 6

MARKY, Thomas. Curso Elementar de Direito Romano. So Paulo: Saraiva, 1987, p. 9. SILVA, Jos Afonso da. Poder Constituinte e Poder Popular. So Paulo: Malheiros Editores, 2007, p. 143.

Neste quadro de recrudescimento dos meios e formas do ensino do Direito no Brasil, da multiplicidade de meios de transmisso do conhecimento, a exemplo da internet, como salientamos, h, na rea acadmica, notcias de crticas realizadas a algumas instituies de ensino que deixam a desejar por no dedicar a devida ateno aos alunos dos cursos, mormente a no abordar o ensino na profundidade que se supe razovel ou em decorrncia da ausncia de esforos dos docentes para a edificao dos discentes. Parece-nos que h, inadvertidamente, certa identificao de estabelecimentos de ensino com a produo de bens e servios na sociedade capitalista. No primeiro caso, a questo mais complexa do que parece, na medida em que no h muito a ponderar se a instituio de ensino est devidamente credenciada junto ao Ministrio da Educao MEC o que faz presumir que ela preencheu os requisitos mnimos necessrios ao oferecimento de cursos. Cabe, portanto, quele que pretende iniciar seus estudos diligenciar no sentido de apurar os resultados apresentados pela referida instituio nos exames do governo, como o Exame Nacional do Ensino Superior (ENADE). O Conselho Federal da Ordem dos Advogados de So Paulo, por exemplo, tem o programa OAB Recomenda, que estabelece quais so as faculdades ou universidades consideradas adequadas ao ensino jurdico no Brasil. Em So Paulo, por exemplo, apenas quatro so indicadas. A outra crtica concerne ao alheamento de alguns dos professores que, ao que tudo indica, confundem a essncia de seu mister com a mera prestao de servios de ensino, tpica do mundo contemporneo, da necessidade que todos tm de adquirir bens e servios rapidamente, com o dispndio do mnimo de tempo possvel. Parece-nos que nesse ritmo alucinado, alguns docentes tendem a buscar o ensino de uma forma sobremaneira objetiva, esquecendo-se de que podem ser usada de forma inequvoca na contribuio, antes de um cidado e depois de um excelente profissional. Em arremate, vale consignar a ateno que muitas faculdades tem dado para o ensino de matrias jurdicas de natureza eminentemente privatistas, em detrimento das de cunho publicistas, tendentes que so a abrir os horizontes dos alunos.

Evidentemente, como j assentamos acima, que o pretenso aluno de Direito pode e deve pesquisar antes de optar por cursar esta ou aquela instituio, muito embora isto possa ser tido por despiciendo, porventura a pessoa no tenha a mnima noo sobre o Direito ou no seja assistido nesta oportuna empreitada. Sobre esse tema, mais uma vez inevitvel invocar os ensinamentos de Jos Afonso da SILVA:

O domnio privatista das Faculdades de Direito constitui outro empecilho formao da cidadania, que, sendo basicamente relao de direito pblico, requer uma viso mais publicstica do ensino do Direito7.

S que de certa forma penso que ainda, infelizmente, alguns docentes insistem em externar suas convices pessoais sobre as diversas carreiras jurdicas. Em sala de aula, no raro ouo porque quando voc for advogado. Nada contra a carreira de advogado. Alis, as mentes mais brilhantes da rea jurdica esto intimamente ligadas ao exerccio da advocacia. O que queremos firmar que o aluno precisa ter to-somente um farol como seu norte, caso venha a se perder ou equivocar-se quanto ao caminho na longa viagem de cinco anos que compe o ensino jurdico nas graduaes no Brasil. Esse o papel que tenho por primordial ao professor da rea de Direito.

Op. Cit.

4. A experincia doutrinria brasileira

Em obra de 1956, Miguel REALE traa interessantes constataes sobre a produo jurdica brasileira, a saber:

Quanto aos mritos da produo jurdica brasileira, haveria muito que dizer, mas prefiro sintetizar as suas notas mais significativas afirmando do que nela se pode perceber constante fidelidade realidade concreta, o que explica a diminuta repercusso que tm tido em nossos meios jurdicos todas as teorias de tipo formalista, Hans Kelsen inclusive. Nossa preferncia inclina-se mais no sentido dos jusfilsofos de famlia de Ihering, Lon Duguit, Roscoe ou Santi Romano, isto , dos que compreendem o Direito como experincia, por seu contedo social e histrico, e no apenas segundo suas estruturas lgico-formais8.

E prossegue o magister, arrematando o raciocnio com sua tpica propriedade:

Pode dizer-se, sem exagero, que prevalece no crculo de nossos mais abalizados jurisconsultos um senso prtico, quando no pragmtico, aliado a uma equilibrada compreenso terica. Os nossos cultores de Jurisprudncia so, de modo geral, infensos a sutis distines de alcance puramente acadmico, a tal ponto exigem ntima correlao entre o conceito e a ao, o que nos leva a optar pelas solues doutrinrias mais ricas de valores atualizveis, numa funcionalidade necessria entre a teoria e a prtica. Da, talvez, exagero alheiamento s posies marcadamente abstratas, e uma natural reserva para com filigramas teorticas com que se embevece, por exemplo, grande parte dos mestres germnicos9.

Em que pese o decurso do tempo a que se refere o mestre em relao aos dias atuais, o certo que o Brasil, de influncia Romano-germnica, est muito bem servido de obras doutrinrias que permitem aos acadmicos de Direito um percurso confortvel e seguro pelos ensinamentos de to intrigante cincia. Reserva apenas uma ressalva para a grande edio de obras atualmente, muitas delas versando sobre temticas bem parecidas, com qualidade tcnica duvidvel e freneticamente

8 9

REALE, Miguel. Horizontes do Direito e da Histria. So Paulo, Saraiva, 1956, p. 200. Ib idem.

reeditadas a cada novo ciclo anual de estudos, expostas nas grandes livrarias com destaque, frases de efeito e tudo mais. No entanto, penso ser mais adequado, e para isso logro da minha pequena experincia pessoal enquanto acadmico de Direito, da atitude de recorrer ao que denomino de doutrina clssica. A experincia e o futuro descortinaro novos clssicos, por ora, fico com os j consagradamente eleitos. Ademais, na inexistncia de doutrina prpria nacional, logremos, subsidiariamente, das doutrinas estrangeiras, como sempre fizemos. Logo, o cerne da problemtica no est na doutrina brasileira.

5. O Direito luz dos ensinamentos de Paulo Freire

guisa de mais qualificada introduo, destacamos alguns pontos que reputamos necessrios ao entendimento da nossa linha de raciocnio. Agora, passemos a outro, considerando o ensino jurdico no Brasil em sua ntima realidade, ou seja, como processo de educao, como o qualquer curso na faculdade, destacando, inicialmente, duas interessantes relaes entre os indivduos sociais e a realidade. Falamos de estar na realidade estar com a realidade.

6.1 Estar na realidade ou com a realidade?

O problema que pe agora em discusso de saber de que forma o ser humano e, por via reflexa, o acadmico de direito se coloca no seio social e as relaes da derivadas. Compreenderiamo-nos apenas seres que se relacionam ou apenas de singelos contatos entre seus semelhantes e as coisas? Paulo FREIRE pe a questo nos seguintes termos:

O homem existe existere no tempo. Est dentro. Est fora. Herda. Incorpora. Modifica. Porque no est preso a um tempo reduzido a um hoje permanente que o esmaga, emerge dele. Banha-se nele. Temporaliza-se10.

Nesse passo, vislumbra-se que o homem ao mesmo tempo diretor e protagonista das incontveis cenas da vida cotidiana. Ao mesmo tempo em que tem livre discernimento para escolher o que melhor lhe aprouver, por razes alm da sua escolha tambm torna-se sujeito do processo do todo social. Assim, o acadmico da cincia jurdica, enquanto sabedor dessa realidade, deve intentar o possvel para ajudar nesse processo, participando e fomentando o desenvolvimento da sociedade que um dia far parte. um sentimento basilar que aqui tratamos, suscita a absoro, voluntria, de princpios fundamentais, que invocam a
10

FREIRE, Paulo. Educao como prtica de liberdade. So Paulo: Paz e terra, 2006, p. 49 e ss.

solidariedade humana, porm, para a prtica acadmica corriqueira, apenas so objetos de simplrias abordagens em disciplinas tais quais de direitos humanos e direito constitucional, o que no pode prosperar. Tenhamos, ento, a humildade de aprender e apreender com outros estudiosos que esto alm da alada pura do Direito. De fato, tratam eles de temticas metajurdicas e no pretendem minimizar nossa cincia realidade social. Diante disso, o acadmico do Direito deve estar NA realidade, para entender que um privilgio, como j vimos nas estatsticas colacionadas nesta monografia, apenas ter a oportunidade cursar o nvel superior num pas como o Brasil. Ainda, possamos ter em mente o potencial que cada indivduo um valor em si e por si e que merece ser respeitado. So princpios por vezes relegados ao Direito Natural, s que no so observados da forma como todos sabem que deveriam. Vivenciar esses valores o que precisamos e o estudante de Direito, sabedor da importncia da modificao do quadro social calamitoso que nos encontramos, pode em muito para tanto contribuir. Entretanto, a potencialidade de fazer tudo isso restaria incua se nada fosse levado a efeito. Saber o que tem de ser feito no nos basta; precisamos ir alm e, para isso, chamarmos para ns, sermos precursor do desenvolvimento desses valores que tratamos, nos nossos crculos sociais particulares, transbordando-os para a coletividade, em prol de tudo o que at agora tratamos. A justeza das aes deve ser o fulcro maior de todo e qualquer cidado. Podemos compartilhar em muito para o desgnio dessa aspirao. Nessa conformidade, o acadmico de direito necessita estar COM a realidade. Tudo isso a corroborar o entendimento de que a educao, jurdica inclusive, pode ser uma forma de praticar a liberdade. Basta saber como faz-lo. Isto posto, envidemos nossos esforos para tentar cotejar o papel do ensino do Direito no Brasil com a manuteno da inrcia da sociedade, isto , se ele tem ou no sido utilizado como meio para obstar as mudanas sociais to almejadas. Positivamente, buscaremos entender esse fato para da tirar nossas concluses.

5.2 A pedagogia do oprimido no ensino jurdico

Reputo que abordar temas como o que doravante trataremos delicado na alada do direito. Falar em opresso nos dias atuais, sobretudo na nossa experincia pessoal, como membro de uma instituio que detm um dos currculos de ensino jurdico mais voltados para o enfoque humanstico no simples. Opto por ousar. Por intrito, importante salientar que a pedagogia do oprimido11 s passvel de entendimento por quem oprimido. No se trata de uma pedagogia da vingana social e, sim, de observar a realidade das coisas no mundo. Desse processo, bvio, no se afasta o ensino do direito, enquanto um dos mecanismos de manuteno do poder nas mos de poucos, como a histria do direito brasileiro faticamente comprova desde a poca colonial, revelando parcos privilegiados e que, quase exclusivamente, do conta da totalidade do poderio poltico-socialeconmico do pas.

quem, melhor que os oprimidos, se encontrar preparado para entender o significado terrvel de uma sociedade opressora? Quem sentir, melhor que eles, os efeitos da opresso? Quem, mais que eles, para ir compreendendo a necessidade da libertao? Libertao a que no chegaro pelo acaso, mas pela prxis de sua busca; pelo conhecimento e reconhecimento da necessidade de lutar por ela.

Com efeito, o processo de opresso guarda certa semelhana com a dialtica da demanda processual, tpica do Direito, consubstancia-se na existncia de um plo ativo e um passivo. Na pedagogia do oprimido, os protagonistas so o opressor e o oprimido. Mais do que despertar a ateno sociolgica da questo, esse vnculo opressor-oprimido cria a desumanizao, que recai sobre ambos os envolvidos, porm sob nuances diferenciadas. E a desumanizao reduz o homem a simplrio operador de coisas e observador de regras, mecanicamente, sem reflexo, como Aldous Huxley acentuou em Admirvel Mundo Novo, ou torna-o alheio aos valores mais basilares estrutura de todo e qualquer cidado que possa ser dignamente denominado humano.
11

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. So Paulo: Paz e Terra, 2006, p. 31 e ss.

Ocorre que o a tarefa no muito difcil, sobretudo num pas que teve seus alicerces ancorados no direito alheio, no uso ilegtimo e sem temperana da fora, das longas e inacreditveis injustias que at os dias atuais esto em voga, infelizmente. Claudio Valentim CRISTIANI sobre o tema assevera que

... no h como negar que o direito assim como se apresenta no o resultado da vontade nacional e sim daqueles que dominam material e ideologicamente nossa sociedade. Ento, dizer que h um direito igual para todos, imparcial e afastado das lutas sociais, um grande engodo, uma construo ideolgica, no sentido negativo. Por um processo ideolgico, de encobrimento da verdade, procura-se atribuir s idias e vontades sobre o direito da classe dominante, uma validade universal que representa todo o conjunto social. bvio que ao se investigar a formao/ imposio do nosso direito nacional, mesmo que s de um terminado perodo, percebe-se que os erros histricos so muitos... O conhecimento da histria, principalmente dos seus erros do passado, um elemento fundamental e imprescindvel para a formao do novo que representa a busca do justo. No campo do direito nacional, essa lio oportuna e deve ser sempre lembrada pelos operadores jurdicos do presente12. (grifo nosso)

preciso ter maturidade para entender o problema, porque da observncia dessa realidade agregada vontade de modificar a situao que as peas podem comear a ser encaixadas. De uma vez por todas, submeter os lindos discursos jurdicos ao mundo das efetividades. Para comear, cabe aos oprimidos a iniciativa da mudana, cujo pressuposto reside na identificao, pelo prprio oprimido, de que ele traz consigo quando no o opressor toda a sua ideologia, a si inadvertidamente arraigada, cuidando de, uma vez logre essa primeira vitria, no reedite, em seus semelhantes, as opresses que sofreu, tornando-se, assim, um subopressor, uma vez que as coisas sempre foram da mesma maneira e eventualmente razo no assistiria para que mudassem. Eis os exemplos de pessoas sadas de famlias menos abastadas, naturalmente oprimidas, que alcanam importantes cargos na esfera judiciria e com suas decises passam a oprimir os seus semelhantes.

12

WOLKMER, Antonio Carlos (org). Fundamentos de Histria do Direito. Belo Horizonte: Del Rey, 2001, p. 346/ 347.

Deveras, esse um procedimento rduo em que so necessrios grandes esforos, que chega a coagir o oprimido, amedrontando-o da liberdade, cujo maior instrumento de libertao a educao. Involuntariamente os oprimidos carregam consigo o estigma da opresso, pois

introjetam a sombra dos opressores e seguem suas pautas, temem a liberdade, na medida em que esta, implicando a expulso desta sombra, exigiria deles que preenchessem o vazio deixado pela expulso com outro contedo o de sua autonomia. O de sua responsabilidade, sem o que no seriam livres. A liberdade, que uma conquista, e no uma doao, exige permanente busca13.

Da mesma forma como Ihering afirma, com contundncia que

a vida completa do direito, considerada no seu conjunto, apresenta nossa vista o mesmo espetculo da luta, o trabalho sem trguas de uma nao que nos patenteia a atividade dos povos na posse da produo econmica intelectual. Cada particular obrigado a sustentar o seu direito toma a sua parte neste trabalho nacional e leva a sua contribuio realizao da idia do direito sobre a terra. Esta necessidade, sem dvida, no se impe a todos na mesma medida. A vida de milhares de indivduos decorre tranquilamente e sem obstculos pelas vias regulares do direito; e se lhe dissssemos: o direito uma luta eles no nos compreenderiam porque no o conhecem seno como estado de paz e ordem. Sob o ponto de vista de sua experincia pessoal tm eles incontestavelmente toda a razo, do mesmo modo que o herdeiro rico que, sem custo, viu cair nas suas mos o fruto do trabalho de outro, quando nega que a propriedade seja o trabalho14

Percebemos, entretanto, que se realmente existir essa relao opressor- oprimido na nossa sociedade, a permanncia da educao em geral, mormente do ensino jurdico, dada a sua vital relevncia para o desfecho das foras de poder que controlam o pas, da forma como est, cuidar, de per si, de conformar o imprio do mais forte, neste contexto que tratamos. Ento, resta-nos, para essa to almejada mudana, dois caminhos, os quais, alis, no se excluem: que os oprimidos passem a ter meios de libertar-se, ser felizes e compartilhar,
13 14

Op. Cit. IHERING, Rudolf Von. A luta pelo direito. Traduo de Mrio de Mroe. So Paulo: Centauro, 2009, p. 19/20.

com os seus pares de uma sociedade mais justa, ou que os opressores reconheam as suas condies e comecem a dirigir seus esforos para a modificao do nosso estarrecedor quadro social.

E eu diariamente me pergunto o porqu de tanta inrcia, de tanta apatia dos nossos colegas acadmicos de Direito, tambm ao tratar de temas que deveriam ser encarados como importantssimos. Alis, eu especularia que essa conduta to corriqueira est intrinsecamente aliada ao procedimento do ensino jurdico do Brasil. Alinhavar uma grade curricular com matrias da alada humanstica, bem como disponibilizar professores em sala para iniciar a catequizao do corpo discente no faz qualquer sentido. Antes, impede que o aluno que realmente tenha consigo os valores que temos mencionado, como seria o adequado, com nfase solidariedade social, transformando-o um aptico, detentor de vrios conhecimentos, conhecedor de leis em geral, de doutrina brasileira e estrangeira e um ser humano muito aqum da linha do razovel. E quando consegue, ainda que parcamente, incutir no aluno a importncia da realidade social e dos valores para o entendimento de que vivemos para ser felizes, para satisfazermonos e aos nossos semelhantes, por isso vivemos em sociedade, por isso Ubi Jus Ubi Societas. Assim sendo, como os opressores ainda no tm a capacidade deles mesmos desencadearam o procedimento de revoluo social, protagonizando-o, a tarefa deve ser executada pelos oprimidos. Mas como? Para o oprimido muito mais difcil faz-lo, na medida em que possui menos oportunidades e conhecimento. Alm, o prprio medo de renegar o estado de opresso que, por vezes, sabe que se encontra, mas no tem a iniciativa de contra ele se insurgir. Se cotejarmos essas assertivas com os dados colacionados ao tpico desta monografia o ensino jurdico atual, veremos que nem 10% da populao brasileira, em 2000, freqentava cursos de graduao em todo o pas. Aliado a isso, de considerar a circunstncia de que os oprimidos detm menos escolaridade, logo, so empregados remunerados de acordo

com sua condio, o que faz que tentem a obteno de melhores condies de vida na informalidade, ocasionando mais e mais aumento do setor de servios, tida pela prescrio legal como todo e qualquer ato em desconformidade com a lei. Por isso, ao invs de melhorar, mitigamos o nvel social. Nessa conformidade, a obteno da liberdade deve ser buscada, com todos os meios idneos possveis para o rompimento da estrutura dominante e o acertamento do compasso social. Buscar a liberdade um ato de coragem, assim como todas as grandes conquistas da humanidade o foram. As relaes opressores- oprimidos ficam patentes se as transportarmos para a prtica judiciria brasileira. Vejamos algumas questes.

5.3 Opressores e oprimidos na prtica judiciria brasileira

Num corredor extenso e vazio h diversas portas. Para uma delas, dirige-se um senhor bem afeioado, escanhoado, de terno e gravata. Pra em frente e confere o nmero da sala. Aps ver que deve entrar sem bater, como o aviso em letras garrafais determina, toma coragem, estufa o peito e entra. Na sala, h um outro senhor de terno, assinando reiteradamente vrios papis. Ao ser interrompido, pelo outro, afirma veementemente e com rispidez, que deve ser esperado e ouve: quando puder, atendo o senhor. Mal sabe o advogado que o juiz de direito estava de mau-humor, porque poucos minutos assim havia se sentido oprimido, porque a sua to almejada transferncia de Comarca no havia sido deferida. O ilustre advogado, membro de um dos melhores escritrios da capital paulistana, foi oprimido pelas circunstncias e pela falta de polidez do ilustre magistrado. quele resta sair do gabinete e ali se prostrar, sentado, no corredor, aguardando, exatamente como Sua Excelncia disse, conquanto haja uma lei federal que afirme que os operadores do direito tm as mesmas prerrogativas. Assim, defensores pblicos, promotores de justia, magistrados e

advogados estariam no mesmo nvel e devem reciprocamente paridade de tratamento. No o que a experincia cotidiana demonstra. Depois de aguardar hora e meia e receber seu atendimento, o causdico, irresignado, dirige-se imediatamente ao Cartrio e ali trata rudemente a atendente que estava a demorar a lhe entregar o quarto volume dos autos que precisava compulsar. Diferentemente dele, ela possui apenas os estudos do ensino fundamental. No tem meios de por si s romper com a opresso, pois se o nosso ficto advogado desejasse, que representasse na corregedoria de justia o magistrado, porm, optou por no faz-lo. Saindo dali, ainda bastante descontente, o advogado adentra ao escritrio e ao tomar conhecimento do fato de que sua estagiria ainda no terminara a tarefa a ela incumbida, descarrega na jovem todo a sua opresso. A estagiria, quieta, nada fala, pois precisa do emprego. Guarda, no obstante, o episdio na conscincia; todo o dissabor de ser tratada daquele jeito, de ser oprimida. Dez anos depois, faz o mesmo com o seu estagirio, que perdera a oportunidade de efetuar um protocolamento de pea processual qualquer. Eis o ciclo da sub-opresso. Num pequeno exemplo ficto, desrevestido de carter cientfico qualquer, vemos que em diversas oportunidades a falta de dedicao mtua, primeiramente, aos semelhantes, sem contar que so profissionais que atuam no mesmo ramo cientfico, que deveriam, ao menos, tratar-se educadamente, demonstrando respeito a cada qual. Ora, se o processo do ensino jurdico no Brasil atentasse, de fato, para o atendimento de valores ticos e humanos que j foram exaustivamente objeto de estudos por diversos filsofos, decerto nos encontraramos em melhor situao, at porque

isto que explica a ausncia de consideraes histrico-sociolgicas da Doutrina do Direito, pois seu objetivo, nesse estudo, fazer passar pelo crivo da crtica transcendental as normas jurdicas, no as aceitando como tais simplesmente porque foram promulgadas por um rgo dotado de fora, ou porque provieram de determinado contexto histrico, mas relacionando sua juridicidade ao fim ltimo que a salvaguarda da dignidade do homem e isto em termos satisfatrios para a razo e no como simples aspirao mais ou menos utpica15.
15

CAMPILONGO, Celso Fernandes et al. (orgs.). Direito, Cidadania e Justia. So Paulo: RT, 1995, p. 176.

Em ltima anlise, porventura remanesam dvidas acerca da consistncia da nossa exposio, devemos empreender, fomentar e crer na viabilidade de um novo paradigma para o ensino jurdico no Brasil, como parte de um processo maior de educao para as letras e para a vida, em homenagem a nossa to singular capacidade cognitiva, uma vez que contrariamente aos irracionais, somos os nicos entes no mundo capazes de amar, descobrir a verdade e criar beleza16. Portanto, a reformulao do ensino jurdico no Brasil pode contribuir para a modificao dessa situao. Basta empenho dos interessados no processo. necessrio, de uma vez por todas, ter a humildade de reconhecer nossas falhas, corrigindo-as, para que possamos, num futuro relativamente prximo, contribuir para a edificao de uma nova sociedade brasileira, na qual os operadores do Direito sero os protagonistas da grande mudana social que todos esperamos. Oportuno salientar, novamente, os ensinamentos do ilustre constitucionalista da Universidade de So Paulo:

A cidadania, considerada como objetivo da educao, o reflexo dos direitos fundamentais da pessoa humana, que tm merecido pouca ateno no ensino jurdico, para no dizer que no tm merecido qualquer ateno. E sem a plena conscincia da titularidade desses direitos ningum ser efetivo partcipe da cidadania. Mas as Faculdades de Direito podem e devem exercer um papel importante no preparo da cidadania, no apenas pela oferta do ensino regular. Podem faz-lo tambm pela prestao de servios comunidade17.

Entender que a educao um processo libertador, inclusivo, que pode modificar os quadros deficientes da histria social brasileira incentivar a construo de uma cidadania, calcada em valores e direitos indestacveis de todo e qualquer cidado, dos quais falamos muito bem, mas pouco temos feito para que eles se materializem. 6. CONCLUSO

16 17

COMPARATO, Fbio Konder. A Afirmao Histrica dos Direitos Humanos. So Paulo: Saraiva, 1999. Op. Cit.

A questo do ensino jurdico no Brasil sempre despertou muitas consideraes. Algumas voltadas essencialmente para o contedo ministrado das matrias nas salas de aula, outras a refutar a qualidade da doutrina jurdica brasileira, a abonar e exaltar a estrangeira e outras, ainda, formuladas em cidas crticas ao ensino em geral, numa espcie de industrializao do conhecimento, que minimizaria a qualidade do que nos tem sido apresentado. Oportuno salientar que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e o Conselho Nacional de Justia tem incentivado a reformulao do paradigma vigente, atravs da criao de novas regras procedimentais avaliao de pretensos advogados e magistrados. A iniciativa louvvel, mas tardia, porque avalia j o aluno formado. Embora todas essas crticas guardem certa margem de veracidade, no exaurem a fonte de tantos reclames e que perduram anos e anos a fio. Ao que nos parece, a formao essencialmente tcnica, dirigida ao ensino de disciplinas de natureza privatistas tambm contribuem para a consumao do estado que vivemos no ensino jurdico no Brasil. A proposta desta monografia foi analisar essas questes aludidas, conformando-as a um juzo de valor mnimo, de direitos e garantias fundamentais, de dignidade da pessoa humana e que ensejam a conhecidssima formulao do que seja a dignidade da pessoa humana. Quando ultrapassarmos o vigente paradigma do ensino jurdico no Brasil, substituindo-o por outro, mais adequado, que preza pelo respeito ao prximo e busca desenvolver em cada um dos acadmicos de Direito o sentido efetivo de cidadania, penso que muitos dos conceitos de disciplinas voltadas formao humanstica dos discentes comearo a fazer mais sentido e se transformaro num excelente instrumento para nos libertar, responsavelmente, e fazer que contribuamos para o deslinde da realidade social brasileira, para que, enfim, nossos discursos guardem consonncia ftica com os nossos atos.

BIBLIOGRAFIA

CAMPILONGO, Celso Fernandes et al. (orgs.). Direito, Cidadania e Justia. So Paulo: RT, 1995. COMPARATO, Fbio Konder. A Afirmao Histrica dos Direitos Humanos. So Paulo: Saraiva.

FREIRE, Paulo. Educao como prtica de liberdade. So Paulo: Paz e terra. ____________ Pedagogia do Oprimido. So Paulo: Paz e Terra, 2006. IHERING, Rudolf Von. A luta pelo direito. Traduo de Mrio de Mroe. So Paulo: Centauro, 2009. REALE, Miguel. Horizontes do Direito e da Histria. So Paulo, Saraiva, 1956. SILVA, Jos Afonso da. Poder Constituinte e Poder Popular. So Paulo: Malheiros Editores, 2007. VENNCIO FILHO, Alberto. Das arcadas ao bacharelismo: 150 anos de ensino jurdico no Brasil. So Paulo: Perspectiva, 1982. MARKY, Thomas. Curso Elementar de Direito Romano. So Paulo: Saraiva, 1987. WOLKMER, Antonio Carlos (org). Fundamentos de Histria do Direito. Belo Horizonte: Del Rey, 2001.

Acesso a sites (entre os dias 17 e 21 de maio de 2010): www.ibge.gov.br http://emec.mec.gov.br/ www.jus.uol.com.br www.planalto.gov.br

Potrebbero piacerti anche