Sei sulla pagina 1di 5

Matriz de atividade individual* Mdulo: 04 Frum Ttulo: Possibilidades de adoo de prticas de responsabilidade social

empresarial pelos negcios iniciantes, pelas pequenas e mdias empresas


Aluno: Mrcio Henrique Reis Santos (ReisMarcio) Disciplina: Administrao Empreendedora Turma: GREPEAD_T0035_0213 Introduo

Considerando as tendncias que mais ganharam corpo e relevncia, influenciando aspectos tericos e prticos da administrao contempornea podemos destacar a responsabilidade social e a preocupao do meio ambiente, temas que devem estar na pauta de qualquer empresa, independente de seu porte e rea de atual. Ainda, cabe observar que se empreendedor no levar tais prticas em considerao o consumidor levar, pois conforme observado por Chiavenato (1999, p. 447), (...) entre uma empresa que assume uma postura de integrao social e contribuio para a sociedade e outra voltada para si prpria e ignorando o resto, a tendncia do consumidor ficar com a primeira. Portanto, este breve estudo tem por objetivo analisar as possibilidades de adoo de prticas de responsabilidade social empresarial pelos negcios iniciantes, principalmente pelas pequenas e mdias empresas, bem como as limitaes enfrentadas por seus empreendedores.
Possibilidades de adoo de prticas de responsabilidade social empresarial por negcios iniciantes, principalmente pelas pequenas e mdias empresas

A partir da prerrogativa que toda empresa deve atuar de forma tica, respeitando a legislao e o meio ambiente, podemos recorrer as afirmaes Richard Daft (1999, p.88) define a responsabilidade social como sendo " (...) a obrigao da administrao de tomar decises e aes que iro contribuir para o bem-estar e os interesses da sociedade e da organizao ". Podemos afirmar que a adoo de prticas de responsabilidade social empresarial, no est associada ao tempo de vida do negcio e to pouco ao seu porte, na verdade est muito mais relacionada a disposio do empreendedor, investidor ou gerente em atuar de forma tica e responsvel, seja social ou ambientalmente, gerando valor para a sociedade, qualidade nos relacionamentos e interaes e principalmente perenidade. A afirmativa anterior fundamenta-se na definio de Oded Grajew (2001) ento presidente do Instituto Ethos, uma das maiores referncias para difuso e conceituao da responsabilidade social no Brasil, que conceituava o tema com a seguinte exposio: "(...) a atitude tica da empresa em todas as suas atividades. Diz respeito s interaes da empresa com funcionrios, fornecedores, clientes, acionistas, governo, concorrentes, meio ambiente e comunidade. Os preceitos da responsabilidade social podem balizar, inclusive, todas as atividades polticas empresariais." (GRAJEW, Instituto Ethos, 2001). Ficando claro que a questo no delimitada pelo porte mas sim pela atitude 1

do gestor da empresa.

Limitaes enfrentadas pelos empreendedores

Mesmo sendo amplamente difundido o tema ainda muito mistificado e associado a prticas que geram custos ou mudanas estruturais profundas. Soma-se a isto, que a ideia de responsabilidade social pressupe que a empresa tenha, alm das obrigaes legais, regulatrias e estatutrias, outras responsabilidades para com a sociedade que se estendem e ultrapassam esses limites convencionais, neste limite tnue que as praticas e procedimentos da empresa podem ser confundidas e implicarem em processos inviveis, mesmo para aqueles que simplesmente estejam bem intencionados. Outro fator que pode enfraquecer a ideia de responsabilidade social a adeso a movimentos e ondas da moda, que geram posicionamentos superficiais e vazios, discursos distantes da teoria e praticas no fundamentadas, confundidos com aes promocionais por vezes rotuladas como marketing social ou verde.
Principais prticas de RSE seguidas no Brasil ferramentas e metodologias

No Brasil, o tema ganhou destaque nos anos 60 quando criaram a Associao dos Dirigentes Cristo de Empresas (ADCE), que j incutia conceitos relacionados a funo social. O IBASE ( Instituto Brasileiro de Anlises Sociais e Econmicas) desde 1981 uma das grandes referencias para promoo do Balano Social, e tem em seu fundador um dos principais articuladores do tema, o socilogo Herbet de Souza, o Betinho. Posteriormente em 1984 outro marco foi a publicao do primeiro Balano Social por uma empresa nacional a Nitrofrtil. Em 1998, foi fundado o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, tendo como misso atual mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negcios de forma socialmente responsvel, tornando-as parceiras na construo de uma sociedade sustentvel e justa. Uma das principiais ferramentas do Instituto Ethos se refere incorporao de prticas de responsabilidade empresarial, so os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial passaram por duas etapas fundamentais, a primeira e a segunda gerao, que contriburam para ampla mobilizao setorial e a organizao das iniciativas do instituto. A segunda gerao tem como metodologia um questionrio estruturado e segmentado que foi implementado por um sistema on-line, que permite a interao da empresa como a sua cadeia de fornecedores e clientes, ampliando a abrangncia da gesto de boas prticas.

Por derradeiro cabe ressaltar a atuao da Fundao Getlio Vargas, que atravs do Centro de Excelncia em Varejo da EAESP, promove o Programa Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, que tem como misso mobilizar, capacitar, reconhecer, gerar e disseminar conhecimento sobre as prticas de responsabilidade social e sustentabilidade de empresas e entidades varejistas de todos os portes, setores e regies do Brasil. Uma de suas metodologias fundamentada no Prmio que realizado a cada dois anos e visa reconhecer e incentivar projetos desenvolvidos por empresas e entidades varejistas de todo o Brasil.
Exemplo de empresa que, declaradamente, adota a RSE

Recorrendo ao Banco de Praticas e Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, da FGV GVCEV, ainda alinhado com o objeto do estudo podemo identificar um microempresa, denominada AOUGUE CULTURAL T-BONE. Situada em Braslia, a pequena empresa saiu do lugar comum e alm de vender carnes, passou a oferecer uma biblioteca e eventos culturais para a comunidade. A histria da empresa se confunde com a vida do seu atual proprietrio, Luiz Amorim dos Santos, um baiano, que foi vigia, engraxate e analfabeto at os 16 anos que passou a valorizar a educao e a cultura depois que aprendeu a ler e escrever. Foi contratado aos 12 anos para trabalhar no aougue e aps alguns anos, em 1994, ele teve a oportunidade de comprar a empresa, e decidiu transform-la num aougue cultural, que surgiu da vontade do empresrio de contribuir com a sociedade. Sua primeira ao foi montar uma biblioteca, que comeou com dez livros.
Tamanho e setor de atuao dessa empresa

O Aougue Cultural T-Bone uma microempresa, atua no setor varejista de aougues e que investe entre 5% e 10% do seu lucro lquido para realizar estes eventos culturais e reforar a importncia das pequenas aes para melhorar a sociedade.
Posio dessa empresa no ranking de seu respectivo setor

Dos 147 projetos inscritos na primeira edio do Premio do Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, em 2003, promovido pela FVG-CEV, o Aougue T-Bone ficou entre os trs finalistas da categoria Pequenas Empresas.
Concluso

Podemos concluir que o compromisos social excede a simples conotao de filantropia ou algo distante e que engessa as empresas por gerarem dispendios financeiros e organizacionais. Que praticas conduzidas de forma adequada, com criatividade e foco pondem

e devem ser incomporadas a estratgia das empresas, independentemente, do porte ou setor de atuao. E cada vez mais os consumidores e clientes demandaro por aes sociaoambientamente sustentveis e que atualmente a obteno de lucros debe ser atingida considerando prticas eticas e pautadas na responsabilidade social e ambiental. Referncias bibliogrficas Aougue T-Bone - Disponvel em: <http://www.t-bone.org.br/index.php? option=com_content&view=article&id=12&Itemid=57 >. Acesso em: 20 mar. 2013 Banco de Praticas - Disponvel em: <http://www.fgv.br/cev/rsnovarejo/ >. Acesso em: 20 mar. 2013 CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizaes. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1999. DEZORZI, Marluce. Responsabilidade social empresarial: uma filosofia que autentica a gesto socialmente responsvel. Disponvel em: <http://www.responsabilidadesocial.com/article/article_view.php?id=744>. Acesso em: 27 mar. 2009. Finalistas 1 Prmio FGV-EAESP de Responsabilidade Social no Varejo Disponvel em: <http://ccsp.com.br/ultimas/14273/resultado-busca >. Acesso em: 20 mar. 2013 Indicadores Ethos - 2. Gerao (Verso 2012) - Disponvel em: < http://www3.ethos.org.br/conteudo/iniciativas/indicadores/indicadoresethos-de-2a-geracao/ >. Acesso em: 20 mar. 2013 Instituto Ethos. Disponvel em: <http://www.ethos.org.br>. Acesso em: 20 mar. 2013 Instituto Ethos Misso Disponvel em: < http://www3.ethos.org.br/conteudo/sobre-o-instituto/missao/ >. Acesso em: 20 mar. 2013 Linha do Tempo Ibase - Disponvel em: <http://www.ibase.br/pt/linha-do-tempo/ >. Acesso em: 20 mar. 2013 SILVEIRA, Maria do Carmo Aguiar da Cunha . O que responsabilidade social empresarial? Fortaleza, fev. 2003 Disponvel em: <http://www.sfiec.org.br/artigos/social/responsabilidade_social_empresarial.htm >. Acesso em: 27 mar. 2009. T-Bone Banco de Prticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo - Disponvel em: <http://www.fgv.br/cev/rsnovarejo/banco_busca.asp?

url_FuseAction=detalhe&Tipo=S&ID=59 >. Acesso em: 20 mar. 2013

*Esta matriz serve para a apresentao de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocnio: lgico-argumentativa ou lgico-matemtica.

Potrebbero piacerti anche