Sei sulla pagina 1di 15

Biologia Niveis de organizao celular 1 - UESC (2011) O reducionismo [em Biologia] em geral apresentado como certo tipo de fisicalismo

o que sustenta que todas as coisas vivas, por serem primeiramente coisas fsicas, podem ter sua explicao biolgica substituda pela explicao fsica, e que, dessa forma, a biologia poderia ser reduzida a essa rea. Essa posio no considerada a mais adequada, uma vez que se reconhece haver relaes e processos em biologia que no seriam explicitados ao se fornecer sua descrio fsica. H, portanto, um tipo de fisicalismo noreducionista para o qual preciso que as explicaes biolgicas sejam coerentes com as explicaes fsicas; porm, no seria necessrio, ao se formular uma explicao biolgica, recorrer-se fsica. CHEDIAK, Karla. Filosofia da Biologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. Ao se considerarem as propriedades inerentes vida e as possibilidades cientficas de descrio adequada dessas caractersticas biolgicas, correto afirmar: a) O fenmeno vida pode ser explicado plenamente pela fsica por serem os sistemas vivos uma parte constituinte do Universo. b) A soma das partes que constituem os seres vivos resulta na expresso do todo orgnico. c) A fsica quntica demonstrou que as explicaes biolgicas so suprfluas na caracterizao dos sistemas vivos atuais. d) Explicaes fsico-qumicas so capazes de explicitar os diversos nveis de organizao nos seres vivos, exceto os mais bsicos, como o nvel molecular/celular. e) Existem caractersticas nos seres vivos que emergem a cada nvel de organizao e devem ser melhor descritas por abordagens biolgicas. 4 - UNESP (2007) A sequncia indica os crescentes nveis de organizao biolgica: clula I II III populao IV V biosfera.

Os nveis I, III respectivamente,

IV

correspondem,

a) rgo, organismo e comunidade. b) tecido, organismo e comunidade. c) rgo, tecido e ecossistema. d) tecido, rgo e bioma. e) tecido, comunidade e ecossistema. Microscopia 1 - PUC-RIO (2004) Com relao ao tamanho dos seres microscpios, correto afirmar que: a) os vrus so menores que os protozorios. b) a maioria das bactrias maior que as leveduras. c) a maioria dos vrus maior que as bactrias. d) bactrias e protozorios tm o mesmo tamanho. e) protozorios so geralmente menores que as bactrias Com a evoluo da tecnologia, novos aparelhos passaram a ser empregados no estudo da clula. Hoje em dia so utilizados microscpios informatizados e com programas que permitem o processamento de imagens obtidas como as representadas nas figuras a seguir:

Na figura I, vrias organelas foram identificadas e evidenciadas por diferentes cores. Aps a remoo de todas as organelas delimitadas por membranas da figura I, restou a regio de cor azul (figura II). Assinale a alternativa que identifica a regio azul e duas estruturas celulares encontradas nessa regio. a) hialoplasma - microtbulo e cariomembrana b) citoplasma - centrolo e desmossomo c) citosol - ribossomo e microtbulo

III - parece que mesmo de um protozorio, tem movimento ativo. IV - suponho que seja de vegetal, aquilo deve ser mitocndrias. V - pode ser de uma clula animal, pois no vejo parede celulsica. Embora no tenham certeza sobre o organismo citado, se TODAS as hipteses estiverem com a justificativa correta, a clula observada ao microscpio poder ser de um(a): a) espermatozoide.

d) citoplasma - corpsculo basal e endossomo b) clula meristemtica. e) citosol - microtbulo e vacolo c) levedura. 4 - UFPE (2000) Muitos eventos e estruturas biolgicas so menores do que pode o olho humano enxergar, cujo poder de resoluo fica em torno de 100m. O microscpio ptico aumenta esse poder para cerca de 200nm (0.2m), limitado pelo comprimento da luz visvel (0.4-0.7m). O microscpio eletrnico pode aumentar esse poder para 2nm (0.002m) pela substituio do feixe de luz por um feixe de eltrons. Assinale a alternativa em que a estrutura biolgica pode ser visualizada pelo recurso indicado a seguir. a) Vrus, pelo microscpio ptico. b) Mitocndrias, pela vista desarmada. c) vulo animal, pela vista desarmada. d) Molcula eletrnico. de ATP, pelo microscpio c) Um vrus um organismo acelular, constitudo basicamente por um capsdio proteico e por molculas de DNA e RNA. d) Infeco viral consiste na penetrao do vrus no interior da clula hospedeira. e) Aps a adeso do vrus membrana plasmtica da clula hospedeira, pode haver a entrada de todo o vrus no interior celular ou apenas do seu material gentico. UEL (2011) Na tabela, a seguir, esto assinaladas a presena (+) ou a ausncia (-) de alguns componentes d) bactria. e) euglena. Organizao estrutural celular + UDESC (2011) Assinale a alternativa incorreta a respeito das caractersticas gerais dos vrus. a) Muitos vrus so especficos em relao ao hospedeiro; atacam apenas um tipo de clula ou poucos tipos. b) Os vrus so considerados parasitos intracelulares obrigatrios, pois so capazes de se multiplicar apenas no interior de clulas hospedeiras.

e) Estrias das clulas musculares esquelticas, pela vista desarmada. UFV-PASES (2000) Um grupo de calouros debatia sobre a qual organismo deveria pertencer a nica clula observada ao microscpio. As seguintes hipteses (I, II, III, IV e V) foram formuladas: I - deve ser de uma alga, considerando a presena de cloroplasto. II - eu acho que de uma bactria, olhem bem que unicelular.

encontrados em quatro diferentes tipos celulares (A, B, C e D). Tipos Celulares Componentes A B C D envoltrio nuclear + + ribossomos + + + + mitocndrias + + clorofila + + retculo endoplasmtico + + Os tipos celulares: A, B, C e D pertencem, respectivamente, a organismos a) procarioto hetertrofo, eucarioto hetertrofo, procarioto auttrofo e eucarioto auttrofo. b) procarioto auttrofo, eucarioto auttrofo, eucarioto hetertrofo e procarioto hetertrofo. c) eucarioto hetertrofo, procarioto hetertrofo, procarioto auttrofo e eucarioto auttrofo. d) eucarioto auttrofo, procarioto auttrofo, eucarioto hetertrofo e procarioto hetertrofo. e) eucarioto hetertrofo, procarioto auttrofo, eucarioto auttrofo e procarioto hetertrofo. 3 - UFPA (2011) Todos os organismos so compostos de clulas. Todas as clulas so originadas a partir de clulas preexistentes. Essas duas afirmativas constituem a Teoria Celular. Com base nessa teoria, constatou-se, com auxilio de microscpios, a existncia de dois tipos de clulas que constituem os seres vivos: as clulas eucariotas e as procariotas. Das estruturas ou organelas apresentadas abaixo, identifique aquelas que so encontradas somente em clulas eucariotas. a) Cromatina, mitocndrias e peptdioglicano; b) Carioteca, mitocndrias e lissosomos; c) Parede celular, mesossomas e cloroplastos; d) Cromossomos, fmbrias e lisossomos; e) Carioteca, plasmdeos e aparelho de Golgi. UESC (2011)

O cladograma ilustra a evoluo dos seres vivos a partir da classificao em Domnios proposta por Carl Woese. A partir da anlise da ilustrao e do conhecimento atual a respeito desse modelo de classificao biolgica, pode-se afirmar:

a) A comparao bioqumica do RNA ribossmico dos seres analisados foi o principal critrio utilizado pelo pesquisador para dividir os seres vivos em trs Domnios. b) Essa classificao contradiz conceitos darwinistas ao considerar uma origem independente entre os grupos representados. c) O Domnio Bactria se modificou intensamente ao longo da evoluo, o que o aproxima filogeneticamente dos seres mais complexos do Domnio Eukarya. d) Relaes de endossimbiose que favoreceram reaes bioenergticas ocorreram entre seres do Domnio Archaea e Eukarya. e) A proximidade filogentica considerada equivalente entre os trs grupos representados devido presena de um ancestral comum a todos os organismos na base do cladograma. UEL (2011) Uma infeco por HIV pode estar presente por vrios anos antes da manifestao dos primeiros sintomas, sem que o portador suspeite disso. Esse longo perodo de latncia frequentemente ocasiona a transmisso viral.

UESC (2011)

Com base na figura e nos conhecimentos sobre AIDS (sndrome da imunodeficincia adquirida), considere as afirmativas a seguir. I. No primeiro ano da infeco por HIV, o sistema imune produz anticorpos contra diversos componentes celulares, incluindo DNA e protenas nucleares. II. Aps o segundo ano, a concentrao de clulas T diminui gradativamente, a concentrao de HIV aumenta e a pessoa infectada pode apresentar sintomas como inflamao dos linfonodos e febre. III. A partir do terceiro ano, as clulas T diminuem e a concentrao de HIV aumenta, indicando que o indivduo se torna mais suscetvel a outras infeces que as clulas T normalmente eliminariam. IV. Aps o nono ano, a concentrao de HIV se estabiliza e um nvel adequado de clulas T possibilita o desenvolvimento de respostas imunes. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e III so corretas. b) Somente as afirmativas I e IV so corretas. c) Somente as afirmativas II e III so corretas. d) Somente as afirmativas I, II e IV so corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV so corretas.

Os fsseis mais antigos da vida, assim como seus mais velhos vestgios qumicos, aparecem no registro rochoso quase imediatamente depois de a Terra haver formado uma crosta slida, h cerca de 3,85 bilhes de anos. Esses remanescentes das mais antigas formas de vida so procariticos. Neles, o sexo difere fundamentalmente do sexo reprodutor dos animais e das plantas. Sendo verdadeiramente transgnico, o sexo procaritico sempre implica a movimentao de genes de uma fonte doadora para uma bactria receptora viva. Essa movimentao gentica, presente no alvorecer da vida, proporcionou um importante meio de sobrevivncia a todas as formas biolgicas posteriores. MARGULIS, Lynn; SAGAN, Dorion. O que o sexo? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. Considerando-se os padres de organizao existentes entre os seres vivos, pode-se afirmar como uma caracterstica exclusiva do padro procariotico a presena de a) uma membrana lipoproteica que delimita o material gentico no interior do ncleo. b) ribossomos aderidos ao RNA mensageiro na produo de cadeias polipeptdicas para uso da prpria clula. c) respirao celular em ambiente citoplasmtico especfico a partir da oxidao completa de compostos orgnicos. d) transcrio do material gentico simultaneamente com a traduo em protenas especficas, da mesma molcula de RNA transcrita. e) reduo qumica de molculas de gs carbnico em molculas orgnicas a partir de uma fonte energtica externa UECE (2010) Com relao aos vrus, assinale a alternativa correta.

a) So seres que possuem membrana plasmtica, envoltrio fundamental proteo do seu material gentico interno. b) So autossuficientes, uma vez que sintetizam cidos nucleicos e protenas indispensveis sua reproduo. c) Por apresentarem metabolismo prprio, so microrganismos bastante patognicos, capazes de causar epidemias que afetam diretamente espcie humana. d) Apresentam apenas um tipo de cido nucleico que, dependendo do vrus, pode ser o DNA ou o RNA. MACKENZIE (2010) O ser humano tem travado batalhas constantes contra os vrus. A mais recente contra o vrus H1N1, que causa a gripe suna. A respeito dos vrus, assinale a alternativa correta. a) So todos endoparasitas celulares. b) Os antibiticos s so eficazes contra alguns tipos. c) Todos eles possuem o DNA e o RNA como material gentico. d) Atualmente existem vacinas contra todos os tipos. e) Alguns deles possuem reproduo sexuada - UFPR (2010) Na dcada de 1990 foram descobertas, no genoma de aves e mamferos, inmeras sequncias de DNA que tinham grande similaridade com os retrovrus infecciosos e por isso foram denominadas retrovrus endgenos (RVEs). Sabemos hoje que esses estranhos elementos constituem 8% do genoma humano. (Fonte: Instituto Cincia Hoje coluna Deriva Gentica.) Sobre os retrovrus endgenos, considere as seguintes afirmativas:

1. Retrovrus endgenos surgem a partir da evoluo de genes mutantes do prprio organismo. 2. Para que esses elementos surjam, necessria a presena, em algum momento do processo, da enzima transcriptase reversa. 3. Os retrovrus endgenos so encontrados no citoplasma das clulas infectadas. 4. A origem de retrovrus endgeno pode se dar a partir da infeco de organismos por vrus que possuem RNA como material gentico. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 2 verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. 10 - UDESC (2010) Assinale a alternativa correta, a respeito dos retrovrus. a) So vrus que possuem DNA e RNA, isso explica sua maior virulncia; so os causadores da Gripe A. b) So vrus de RNA. Apresentam a enzima transcriptase reversa que catalisa a produo de molculas de DNA a partir do RNA da clula parasitada. c) So vrus de DNA. Apresentam a enzima transcriptase reversa que catalisa a produo de molculas de RNA a partir do DNA viral. d) So vrus de RNA. Apresentam a enzima transcriptase reversa que catalisa a produo de molculas de DNA a partir do RNA viral. e) So vrus de DNA. Apresentam a enzima transferase inversa que catalisa a produo de cadeias de DNA a partir do RNA da clula parasitada.

FUVEST (2010) Considere as seguintes caractersticas atribudas aos seres vivos: I. Os seres vivos so constitudos por uma ou mais clulas. II. Os seres vivos tm material interpretado por um cdigo universal. gentico

III. Quando considerados como populaes, os seres vivos se modificam ao longo do tempo. Admitindo que possuir todas essas caractersticas seja requisito obrigatrio para ser classificado como ser vivo, correto afirmar que a) os vrus e as bactrias so seres vivos, porque ambos preenchem os requisitos I, II e III. b) os vrus e as bactrias no so seres vivos, porque ambos no preenchem o requisito I. c) os vrus no so seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas no o requisito I. d) os vrus no so seres vivos, porque preenchem o requisito III, mas no os requisitos I e II. e) os vrus no so seres vivos, porque no preenchem os requisitos I, II e III. 13 - PUCRS (2010) A pesquisa 2 investigou qual a poro viral que infectava as bactrias. Para isso, uma quantidade de vrus bacterifagos teve seu capsdeo proteico marcado com fluorescncia vermelha, e seu DNA, com fluorescncia azul. As clulas foram ento infectadas por esses vrus e, aps, analisadas. O processo de infeco mostrou que ______ das bactrias havia ficado _________. a) o citoplasma vermelho b) o citoplasma azul c) o ncleo vermelho d) a parede celular azul e) a parede celular vermelha

14 - PUCRJ (2010) Os indivduos a seguir possuem diferentes caractersticas. Pare Envolt Indivd Mitocn Cloropl de rio Mesosso uos dria asto Celul Nuclea mos ar r prese present 1 presente presente ausente nte e ausen present 2 presente ausente ausente te e prese 3 ausente ausente ausente presente nte prese present 4 presente ausente ausente nte e Em relao s caractersticas dos indivduos apresentadas na tabela, CORRETO afirmar que: a) 1 e 2 so procariontes e pluricelulares. b) 2 e 3 so animais e fotossintticos. c) 1 e 2 so eucariontes e aerbios. d) 3 e 4 so procariontes e unicelulares. e) 1 e 4 so eucariontes e anaerbios. UFMG (2010) Observe estas figuras:

Considerando-se as informaes contidas nessas figuras e outros conhecimentos sobre o assunto, CORRETO afirmar que, a) em II, ocorre fixao de dixido de carbono. b) em III, a obteno de energia depende de mitocndrias.

c) em I e II, a transcrio e a traduo ocorrem no mesmo compartimento. d) em I e III, os tipos de bases nitrogenadas so diferentes. UEL (2009) Os vrus da imunodeficincia humana (HIV) infecta clulas do sistema imune e o agente etiolgico da AIDS. So caractersticas do vrus HIV: I - Genoma constitudo de RNA: presena de enzima transcriptase reversa. II - Presena de membrana citoplasmtica; genoma constitudo de DNA. III - Tropismo por clulas CD4; transmisso via sexual e via sangue contaminado. IV - Presena de ribossoma 80s; genoma constitudo de RNA e DNA. Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas I e III so corretas.

I. As bactrias possuem apenas um material gentico, DNA ou RNA. II. O cromossomo bacteriano est enovelado em torno de uma protena histona. III. As bactrias possuem apenas um cromossomo, que circular, e algumas apresentam um material gentico denominado plasmdeo, que est disperso no citoplasma. IV. Pelo processo de transduo, muitas bactrias trocam material gentico com outras bactrias. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II so verdadeiras. b) Somente a afirmativa III verdadeira. c) Somente as afirmativas I, III e IV so verdadeiras. d) Somente as afirmativas II e IV so verdadeiras. e) Todas as afirmativas so verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e IV so corretas. c) Somente as afirmativas II e IV so corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III so corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV so corretas. 17 - PUCPR (2009) Em algumas bactrias, ocorre transferncia de material gentico atravs de estruturas de pontes citoplasmticas. Esse tipo de reproduo denominado: a) Conjugao. O texto acima se refere s/aos b) Brotamento. a) bactrias. c) Transformao. b) micoplasmas. d) Transduo. c) leveduras. e) Esporulao. d) vrus. UDESC (2009) Leia e analise as afirmativas a seguir: 19 - UECE (2009) Leia atentamente a descrio a seguir: So organismos menores do que as bactrias; no possuem parede celular possuindo apenas uma membrana flexvel. Podem viver dentro de clulas, sem matar a clula hospedeira, mas tambm podem viver e crescer fora delas, nos fludos corporais. So responsveis por doenas como a artrite reumatoide, inflamaes alrgicas, pneumonia atpica e outras doenas. Estuda-se a possvel ligao entre estes organismos e certas doenas relacionadas com o sistema imunolgico, como a diabetes e a esclerose mltipla.

- UNIFESP (2009) Considere as trs afirmaes: I. Somos constitudos semelhantes s amebas unicelulares. por clulas do que s mais algas

Patgeno B organismo no filtrvel, que tem uma membrana lipoprotica revestida por uma parede rica em polissacardeos, que envolve um citoplasma onde se encontra seu material gentico constitudo por uma molcula circular de DNA. Esses organismos so, respectivamente:

II. Meiose um processo de diviso celular que s ocorre em clulas diploides. III. Procariontes possuem todas as organelas citoplasmticas de um eucarionte, porm no apresentam ncleo. Est correto o que se afirma em: a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III 21 - FUVEST (2008) Um argumento correto que pode ser usado para apoiar a ideia de que os vrus so seres vivos o de que eles a) no dependem do hospedeiro para a reproduo. b) possuem nmero de genes semelhante ao dos organismos multicelulares. c) utilizam o mesmo cdigo gentico das outras formas de vida. d) sintetizam carboidratos e independentemente do hospedeiro. lipdios,

a) uma bactria e um fungo. b) um protozorio e um fungo. c) um vrus e uma bactria. d) uma bactria e um vrus. 24 - UECE (2008) Analise as seguintes afirmativas sobre os nveis de organizao dos seres vivos: I. O nvel atmico surgiu no centro da terra com a formao de tomos, como o Hidrognio e o Enxofre, que se combinaram para formar H2S, fonte de energia para as Arqueobactrias, seres de origem mais primitiva dentre toda a diversidade de seres vivos. II. O esqueleto interno uma estrutura mais primitiva que o exoesqueleto, j que estava presente nos primeiros seres multicelulares. III. Os sistemas fotossintetizantes mais primitivos foram originados nas cianobactrias, organismos cuja origem remonta a cerca de 3,5 bilhes de anos e , possivelmente, evidenciada por fsseis denominados estromatlitos (fsseis de estruturas biossedimentares litificadas, secretadas pelas cianobactrias). Estas evidncias no so amplamente aceitas, sendo assunto considerado controvertido. Assinale o correto. a) Apenas a afirmao I verdadeira. b) Apenas a afirmao II verdadeira.

e) sintetizam suas protenas independentemente do hospedeiro. 22 - UFOP (2008) A anlise laboratorial de uma amostra de gua revelou a presena de dois patgenos (A e B) com as seguintes caractersticas: Patgeno A organismo filtrvel, parasita intracelular, constitudo por uma capa protica que envolve a molcula de cido nuclico.

c) Apenas a afirmao III verdadeira. d) As trs afirmaes so verdadeiras. 25 - UEL (2007) Leia o texto a seguir.

"Faz um sculo que a comunidade cientfica muda repetidamente de ideia sobre a natureza dos vrus. Vistos originalmente como venenos, depois como formas de vida e mais tarde como substncias qumicas biolgicas, considera-se hoje que os vrus estejam numa regio cinzenta entre o vivo e o no vivo. S conseguem se replicar com a ajuda de clulas vivas e podem afetar profundamente o comportamento delas. A categorizao dos vrus como seres sem vida durante a maior parte da histria da biologia moderna teve uma consequncia indesejada: levou os pesquisadores a ignor-los no estudo da evoluo. Finalmente, no entanto, os cientistas esto comeando a entendlo como peas fundamentais da histria da vida". Fonte: VILLARREAL, L.P. Ameaa Fantasma. "Scientific American Brasil". Ano 3, n0. 32, Janeiro de 2005. p. 61. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, correto afirmar. a) Nos vrus, a sntese de cidos nuclicos, protenas e outras atividades bioqumicas que possibilitem a sua multiplicao independem da clula hospedeira. b) Um vrus pode replicar-se para produzir milhares de partculas virais filhas e essa replicao se d por fisso binria e nas formas mais evoludas pela mitose. c) As encefalopatias espongiformes transmissveis, como por exemplo, a doena da "vaca louca", so causadas por um vrus que apresenta RNA. d) Os retrovrus, como por exemplo o causador da hepatite B, so assim chamados porque o DNA genmico transcrito em RNA. e) A enorme populao dos vrus, combinada com suas taxas aceleradas de replicao e mutao, faz deles uma das maiores fontes de variao gentica. 26 - PUCMG (2007) Observe as caractersticas listadas a seguir: - Possuem clulas sem ncleo organizado e com ausncia de organelas citoplasmticas;

- Realizam movimentos de locomoo de vrias formas diferentes: atravs de flagelos, vesculas de gs ou fibrilas internas; Possuem parede celular principalmente por polissacardeos; constituda

- Reproduzem assexuadamente, mas ocorre recombinao gnica. Essas caractersticas so de: a) Fungos. b) Protistas. c) Monera. d) Brifitas. 27 - UFRS (2007) O domnio 'Archaea' consiste principalmente de organismos procariticos que vivem em ambientes extremos, como fontes termais, vulces ou guas hipersalinas. Os 'Archaea' so encontrados tambm dentro do trato digestivo de alguns animais, onde produzem metano. Os organismos metanognicos so capazes de produzir energia segundo a seguinte reao: 4H2 + CO2CH4 + 2H2O Em relao ao seu metabolismo energtico, os 'Archaea' metanognicos podem ser caracterizados como a) hetertrofos por absoro e anaerbios. b) auttrofos e anaerbios. c) hetertrofos por ingesto e aerbios. d) auttrofos e aerbios. e) hetertrofos por absoro e aerbios. 28 - PUC-RIO (2007) Durante um exame de uma criana enferma, o mdico explica aos pais que o paciente tem uma doena causada por um organismo, unicelular, procarionte e que pode ser combatido com uso de medicamento conhecido genericamente como um antibitico. O mdico descreveu um organismo classificado como:

a) Fungi. b) Animal. c) Protista. d) Vrus. e) Monera. 29 - UEL (2007) Um estudante de Biologia, ao observar um microrganismo ao microscpio eletrnico, visualizou uma clula com material gentico disperso no citoplasma e ausncia de estruturas intracelulares, como mitocndria, retculo endoplasmtico e complexo de Golgi. Baseado no texto e nos conhecimentos sobre o tema, correto afirmar que se tratava de: a) Vrus b) Fungo c) Protozorio d) Bactria e) Alga PUCMG (2007) Um aluno, analisando o esquema de uma clula eucariota animal, fez algumas afirmaes

III. Protenas atuam no metabolismo das organelas 1 e 4, mas no atuam em 2 e 3. IV. Clulas vegetais no apresentam as organelas 3 e 4. V. Durante a diviso celular, as organelas 1, 2 e 4 se desintegram. Avaliando-se as afirmaes, pode-se dizer que esto CORRETAS: a) I, II, III, IV e V. b) I, II e IV apenas. c) I e II apenas. d) II e III apenas UFRS (2007) A multicelularidade caracteriza-se por uma associao de clulas com interdependncia estrutural e funcional. Considere as seguintes afirmaes sobre as vantagens da multicelularidade dos eumetazorios. I - Ela propicia uma grande diversificao de seres vivos adaptados a diferentes ambientes. II - Ela favorece uma maior independncia dos seres vivos em relao ao meio ambiente, mantendo as condies do seu meio interno. III - Ela fornece uma maior proteo s colnias de procariontes. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III.

I. cidos nuclicos so encontrados nas organelas 1, 2 e 4. II. Um produto da organela 4 utilizado em processos que ocorrem nas organelas 1 e 2.

e) I, II e III. 32 - PUC-RIO (2007) Em relao aos envoltrios celulares, podemos afirmar que:

a) todas as clulas dos seres vivos tm parede celular. b) somente as clulas vegetais tm membrana celular. c) somente as clulas animais tm parede celular. d) todas as clulas dos seres vivos tm membrana celular. e) os fungos e bactrias no tm parede celular. 34 - UFPE (2007) Em protozorios, fungos, algas, animais, plantas, bactrias e cianobactrias so encontrados. a) peroxissomos, lisossomos e mitocndrias. b) ribossomos, citoplasma. membrana plasmtica e

De acordo com o texto, correto afirmar: a) Os seres vivos so semelhantes em sua constituio fundamental, uma vez que so capazes de se reproduzir sexuadamente. b) Os seres vivos so semelhantes em muitos aspectos de sua constituio, uma vez que so formados por clulas iguais. c) A clula, como unidade do ser vivo, possui ncleo individualizado e divide-se por mitose. d) A clula, como unidade do ser vivo, forma-se espontaneamente a partir dos constituintes disponveis no meio ambiente. e) A clula a unidade morfolgica e fisiolgica do ser vivo, e a continuidade da vida depende da reproduo celular. UEL (2007) A resistncia s drogas antimicrobianas um problema srio no combate s infeces. A principal causa do aparecimento de organismos resistentes o uso excessivo e inapropriado dos antibiticos, o que resulta na seleo de cepas de bactrias resistentes. Alm disso, a resistncia aos antimicrobianos pode ser passada de uma bactria para outra por meio da transferncia de material gentico. Baseado no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta a estrutura que contm genes de resistncia a antimicrobianos: a) Pili b) Cpsula c) Plasmdeo d) Flagelo e) Membrana citoplasmtica UFPB (2007) A lista, a seguir, inclui termos ou expresses, identificados por nmeros, relativos s caractersticas gerais dos seres vivos. (1) Catabolismo (2) Neurnio

c) ncleo, retculo endoplasmtico rugoso e mitocndrias. d) retculo endoplasmtico rugoso, citoplasma e membrana plasmtica. e) membrana, citoplasma e mitocndria. 36 - UFPB (2007) Enquanto ainda se discutia a hiptese da clula como constituinte fundamental de todos os seres vivos, passou-se tambm a especular sobre a sua origem: as clulas formavam-se espontaneamente ou teriam origem a partir de clulas preexistentes? A resposta veio com os estudos de Walther Flemming, que descreveu, detalhadamente, o processo de diviso mittica. Esse e outros estudos levaram ao estabelecimento da Teoria Celular, uma das mais importantes generalizaes da histria da Biologia, que assim sintetizada: "Todos os seres vivos so constitudos por clulas e por estruturas que elas produzem. As atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem no interior das clulas, e novas clulas se formam pela diviso de clulas j existentes". Assim, a compreenso do fenmeno da vida passa, necessariamente, pelo conhecimento da clula. Adaptado de AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. "Biologia das clulas". 2. ed. So Paulo: Moderna, 2004.

(3) Fecundao Cruzada (4) Material Gentico (5) Clula Procarionte (6) Hereditariedade (7) Anabolismo (8) Evoluo Biolgica (9) Reproduo Assexuada (10) Clula Eucarionte (11) Seleo Natural (12) Variabilidade Gentica Utilize os nmeros que identificam cada um dos termos ou expresses dispostos na lista, associando-os, corretamente, s definies a seguir. ( ) Compartimento membranoso microscpico no qual ocorrem processos qumicos fundamentais vida e, em seu interior, no h outros compartimentos ou estruturas membranosas. ( ) Processo biolgico de sntese de substncias, como a formao de protenas a partir da unio de aminocidos. ( ) Fenmeno atravs do qual um organismo produz outro que, em geral, lhe idntico. ( ) Modificaes sofridas pelos seres vivos ao longo de sua existncia na Terra, que levam ao surgimento de novas espcies a partir de espcies ancestrais. ( ) Substncias qumicas que carregam consigo as regras que definem a organizao dos seres vivos. A sequncia correta : a) 10, 1, 3, 11, 6 b) 5, 7, 9, 8, 4 c) 2, 4, 9, 10, 7

d) 5, 7, 6, 11, 4 e) 10, 1, 3, 8, 4 41 - UNIFESP (2006) Um pesquisador pretende manter uma cultura de clulas e infect-las com determinado tipo de vrus, como experimento. Assinale a alternativa que contm a recomendao e a justificativa corretas a serem tomadas como procedimento experimental. a) importante garantir que haja partculas virais (vrus) completas. Uma partcula viral completa origina-se diretamente de outra partcula viral preexistente. b) Deve-se levar em conta a natureza da clula que ser infectada pelo vrus: clulas animais, vegetais ou bactrias. Protistas e fungos no so hospedeiros de vrus. c) Deve-se garantir o aporte de energia para as clulas da cultura na qual os vrus sero inseridos. Essa energia ser usada tanto pelas clulas quanto pelos vrus, j que estes no produzem ATP. d) Na anlise dos dados, preciso ateno para o cido nuclico em estudo. Um vrus pode conter mais de uma molcula de DNA: a sua prpria e a que codifica para a protena da cpsula. e) necessrio escolher clulas que tenham enzimas capazes de digerir a cpsula protica do vrus. A partir da digesto dessa cpsula, o cido nuclico viral liberado. Membrana celular + UESCUNESP (2011) Trs amostras de hemcias, A, B e C, foram isoladas do sangue de uma mesma pessoa e colocadas em solues com diferentes concentraes de sal. A figura apresenta as hemcias vistas ao microscpio quando colocadas nas diferentes solues. Na linha inferior, representao esquemtica das clulas da linha superior. As setas indicam a movimentao de gua atravs da membrana. (2011)

d) As protenas de membrana tm como uma de suas funes permitir o transporte de substncias de dentro para fora da clula e viceversa. e) As membranas plasmticas exercem a importante funo de reconhecimento celular, participando da integridade de tecidos biolgicos. UFG (2010) As membranas celulares so estruturas que delimitam todas as clulas vivas, estabelecendo uma interface entre os meios intra e extracelulares. No caso de pessoas portadoras de diabetes tardio, ou tipo II, as membranas de algumas clulas possuem poucos receptores para a insulina, diminuindo o transporte de glicose. Esses receptores tm caracterstica de a) fosfolipdeos b) glicoprotenas c) glicolipdeos d) esteroides e) carboidratos UNESP (2010) Devido sua composio qumica a membrana formada por lipdios e protenas ela permevel a muitas substncias de natureza semelhante. Alguns ons tambm entram e saem da membrana com facilidade, devido ao seu tamanho. ... No entanto, certas molculas grandes precisam de uma ajudinha extra para entrar na clula. Essa ajudinha envolve uma espcie de porteiro, que examina o que est fora e o ajuda a entrar. (Solange Soares de Camargo, in Biologia, Ensino Mdio. 2. srie, volume 1, SEE/SP, 2009.) No texto, e na ordem em que aparecem, a autora se refere a) ao modelo mosaico-fludo da membrana plasmtica, difuso e ao transporte ativo. b) ao modelo mosaico-fludo da membrana plasmtica, osmose e ao transporte passivo.

Pode-se afirmar que, depois de realizado o experimento, a) a concentrao osmtica no interior da clula A maior que a concentrao osmtica no interior da clula B. b) a concentrao osmtica no interior da clula C maior que a concentrao osmtica no interior da clula B. c) a concentrao osmtica no interior das trs clulas a mesma, assim como tambm o era antes de terem sido colocadas nas respectivas solues. d) a concentrao osmtica no interior das trs clulas no a mesma, assim como tambm no o era antes de terem sido colocadas nas respectivas solues. e) se as clulas A e B forem colocadas na soluo na qual foi colocada a clula C, as trs clulas apresentaro a mesma concentrao osmtica. - UDESC (2011) Assinale a alternativa incorreta em relao s membranas plasmticas. a) As mitocndrias, os lisossomos e o complexo golgiense so organelas citoplasmticas revestidas por membrana plasmtica. b) A estrutura bsica de uma membrana plasmtica consiste em uma bicamada de fosfolipdeos associada a protenas, carboidratos e esteris. c) A membrana plasmtica uma estrutura tpica das clulas animais, sendo substituda pela parede celular nas clulas vegetais.

c) permeabilidade seletiva da membrana plasmtica, ao transporte ativo e ao transporte passivo. d) aos poros da membrana plasmtica, osmose e difuso facilitada. e) aos poros da membrana plasmtica, difuso e permeabilidade seletiva da membrana. UFC (2009) A palytoxina uma substncia que tem a capacidade de causar a hemlise em clulas normais de mamferos. Essa substncia utiliza um receptor especfico na membrana celular externa: uma das subunidades da enzima sdio e potssio ATPase, responsvel tambm pela ligao do potssio que passar para o meio intracelular. A ouabana, substncia que utiliza o mesmo receptor especfico que a palytoxina e o potssio, um potente inibidor da enzima sdio e potssio ATPase, o qual, entretanto, no causa qualquer dano membrana. Preencha com V ou F os parnteses, conforme sejam verdadeiras ou falsas as assertivas a seguir. a) ( ) A incubao de hemcias em meio de cultura de clulas contendo ouabana no afeta a capacidade de regulao osmtica celular. b) ( ) A pr-incubao de hemcias em meio de cultura de clulas contendo ouabana dificulta a hemlise dessas clulas cultivadas posteriormente em meio contendo palytoxina. c) ( ) Se hemcias normais forem incubadas em um meio contendo palytoxina e, posteriormente, adicionar-se ouabana ao meio, espera-se que as clulas continuem ntegras. d) ( ) Ratos de laboratrio foram modificados geneticamente de modo que todas as subunidades da enzima sdio e potssio ATPase se tornassem defeituosas e a regulao osmtica se tornasse independente dessa enzima. Ao injetar-se intravenosamente uma determinada concentrao de palytoxina nesses animais, espera-se a sobrevivncia de 100% deles. e) ( ) Suponha dois grupos de animais de laboratrio: o grupo A foi modificado geneticamente de modo que todas as subunidades da enzima sdio e potssio ATPase perdessem sua atividade, e o grupo B apresenta

animais normais. Ao injetar-se intravenosamente uma determinada concentrao de ouabana nesses animais, espera-se que os animais dos grupos A e B comportem-se da mesma maneira em termos de regulao osmtica. PUCPR (2009) As microvilosidades do epitlio do intestino apresentam como principal funo: a) Evitar perda de gua. b) Aumentar a superfcie de absoro. c) Realizar os movimentos peristlticos. d) Facilitar a reteno dos alimentos. e) Realizar processos de trocas energticas. UECE (2008) Sabe-se que no transporte de substncias atravs da membrana plasmtica: 1) Certos ons so conservados com determinadas concentraes dentro e fora da clula, com gasto de energia. 2) Caso cesse a produo de energia, a tendncia de distriburem-se homogeneamente as concentraes destes ons. As frases 1 e 2 referem-se, respectivamente, aos seguintes tipos de transporte: a) difuso facilitada e osmose b) transporte ativo e difuso simples c) transporte ativo e osmose d) difuso facilitada e difuso simples

20 - UFSCAR (2008) O processo de salinizao pode ocorrer em solos intensamente irrigados. Sais presentes na gua de irrigao acumulam-se no solo quando a gua evapora. Em algumas situaes, plantas cultivadas podem passar a perder gua pelas razes, ao invs de absorv-la. Quando isso ocorre, pode-se dizer que

a) as clulas das razes perdem gua por osmose e tornam-se plasmolisadas. b) as concentraes de soluto dentro e fora das clulas se igualam por transporte ativo de sais e as clulas tornam-se trgidas. c) as clulas das razes perdem gua para o meio externo mais concentrado, por difuso facilitada, e tornam-se lisadas. d) as clulas das razes perdem gua para o meio externo menos concentrado, por osmose, e tornam-se lisadas. e) as concentraes dos solutos dentro e fora das clulas se igualam por difuso facilitada da gua e as clulas tornam-se plasmolisadas. 21 - PUC-RIO (2008) A salga, um antigo processo de conservao de alimentos, tem como princpio a: a) diminuio do metabolismo das clulas dos alimentos b) diferena de presso osmtica c) diminuio da temperatura d) diferena no pH do alimento e) diferena no contedo de gordura do alimento 24 - UFAL (2007) Algumas substncias, como a gua, podem entrar nas clulas passivamente, atravs da membrana plasmtica. Para o transporte passivo ocorrer necessrio a presena de a) meios de concentraes diferentes. b) protenas transportadoras especficas. c) clulas hipotnico. em meio isotnico ou

e) parede celular com poros.

d) energia em forma de ATP.

Potrebbero piacerti anche