Sei sulla pagina 1di 2

TEORIA DA REPRESENTAO DO GRUPO SIMTRICO

I. OBJECTIVOS
Neste curso estudaremos a teoria da representao do grupo simtrico, abordada de trs pontos de vista distintos. Comearemos, na primeira parte do curso, por aplicar os resultados gerais da teoria da representao de grupos finitos ao caso particular dos grupos simtricos. O conceito central nesta primeira parte o de mdulo de Specht; estes mdulos so os mdulos sobre o grupo simtrico que fornecem representaes irredutveis deste grupo, e que construiremos no curso com recurso a alguns conceitos combinatrios. Na segunda parte do curso abordaremos alguns assuntos de combinatria relevantes para a teoria da representao do grupo simtrico. A correspondncia de Robinson-Schensted ser utilizada para obter uma interpretao combinatria de alguns resultados sobre representaes do grupo simtrico. Sero tambm abordadas algumas frmulas combinatrias para a dimenso dos mdulos de Specht: a frmula de FrameRobinson-Thrall e a frmula determinantal de Frobenius-Young. Na terceira parte do curso a teoria das funes simtricas ser introduzida para, por um lado, traduzir alguns dos resultados anteriormente estudados e, por outro lado, para fornecer demonstraes das regras de Littlewood-Richardson e de Murnaghan-Nakayama. Nesta parte do curso, as funes de Schur desempenharo um papel central. Finalmente, caso haja tempo, sero leccionadas algumas aplicaes e complementos da teoria. Um dos possveis tpicos a teoria dos conjuntos parcialmente ordenados diferenciais, que permite, por exemplo, definir de forma alternativa a correspondncia de Robinson-Schensted. Pressupe-se como pr-requisito para este curso alguma familiaridade com a teoria da representao de grupos finitos.

II. PROGRAMA
0. Preliminares sobre Representaes de Grupos (*) Representaes, matrizes e mdulos. A lgebra de grupo. Redutibilidade e o teorema de Maschke. O lema de Schur. Caracteres de grupos. Produto interno de caracteres. Representaes induzidas e restringidas. 1. Representaes do Grupo Simtrico Subgrupos de Young. Ordem lexicogrfica e dominncia. Mdulos de Specht. O teorema do submdulo. Quadros standard e bases dos mdulos de Specht. Elementos de Garnir. A representao natural de Young. A regra da ramificao. Nmeros de Kostka. A regra de Young. 2. Combinatria e Algoritmos O algoritmo de Robinson-Schensted. Insero nas colunas. Subsequncias montonas. Relaes de Knuth. A construo geomtrica de Viennot. O Jeu de

Taquin de Schtzenberger. Equivalncia dual. Evacuao. A frmula de FrameRobinson-Thrall. A frmula determinantal de Frobenius-Young. 3. Funes Simtricas Funes geradoras. O algoritmo de Hillman-Grassl. O anel das funes simtricas. Funes de Schur. Os determinantes de Jacobi-Trudi. A aplicao caracterstica. O algoritmo de Knuth. A regra de Littlewood-Richardson. A regra de MurnaghanNakayama. 4. Complementos e Aplicaes (**) O reticulado de Young. Conjuntos parcialmente ordenados diferenciais. Crescimento e regras locais. Aces de grupos em conjuntos parcialmente ordenados. Unimodalidade. Funes simtricas cromticas. (*) Os contedos deste captulo sero leccionados de forma muito concisa e eventualmente distruibuda ao longo do curso. (**) Tpicos a leccionar se o tempo o permitir.

III. BIBLIOGRAFIA
SAGAN, B. The Symmetric Group: Representations, Combinatorial Algorithms and Symmetric Functions, 2nd ed. Springer-Verlag, 2001.
o O programa segue de perto este livro, com especial nfase nos captulos 2, 3 e 4.

JAMES, G.D. The Representation Theory of the Symmetric Groups. SpringerVerlag, 1978.

IV. HORRIO
Duas aulas de 90 minutos por semana, em horrio a definir.

Potrebbero piacerti anche